• Nenhum resultado encontrado

OTAVIO AUGUSTO BRIOSCHI SOARES MEDICINA VETERINÁRIA MILITAR. Biossegurança e defesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OTAVIO AUGUSTO BRIOSCHI SOARES MEDICINA VETERINÁRIA MILITAR. Biossegurança e defesa"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

OTAVIO AUGUSTO BRIOSCHI SOARES

MEDICINA

VETERINÁRIA

MILITAR

(2)
(3)

OTAVIO AUGUSTO BRIOSCHI SOARES

MEDICINA

VETERINÁRIA

MILITAR

Biossegurança e defesa

Primeira edição São Paulo 2013

(4)

Foto da capa: Valter Campanato/Agência Brasil. Direitos reservados sobre a licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0 BR). S675m Soares, Otavio Augusto Brioschi. 1982

Medicina Veterinária Militar – biossegurança e defesa / Otavio Augusto Brioschi Soares. - São Paulo: Editora PerSe, 2013.

210 p. il. ; 24cm. ISBN 978-85-8196-485-0

1. Medicina Veterinária. 2. Ciências militares. I. Título.

CDD B619.355/35 CDU 614.3.355

(5)

À memória de minha mãe e ao amor de minha família, mulher e amigos

(6)
(7)

- sumário -

INTRODUÇÃO.

Os conflitos modernos e a Medicina

Veterinária ... 9

CAPÍTULO 1.

A história da Medicina Veterinária Militar ... 15

A Medicina Veterinária Militar no Brasil ... 17

O Corpo Veterinário do Exército dos Estados Unidos da América . 23 O Corpo de Veterinários das Forças Armadas Francesas ... 28

O Corpo de Veterinária Militar espanhol ... 33

CAPÍTULO 2.

Proteção à água e aos alimentos ... 39

Exército Brasileiro... 41

Exército dos EUA ... 50

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ... 59

Forças Armadas Espanholas ... 61

Exército do Chile ... 65

CAPÍTULO 3.

Saúde pública e biossegurança ... 69

Exército Brasileiro... 73

Estados Unidos da América ... 77

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ... 83

Forças Armadas Espanholas ... 84

A terminologia de emprego ... 87

Inteligência em saúde ... 90

CAPÍTULO 4.

Saúde animal... 99

Brasil ... 101

Estados Unidos da América ... 111

CAPÍTULO 5.

Proteção ambiental ... 119

(8)

Organização das Nações Unidas ... 125

Exército do Chile ... 127

Conferência dos Exércitos Americanos ... 130

CAPÍTULO 6.

Defesa biológica ... 133

Exército Brasileiro... 136

Organização do Tratado do Atlântico Norte ... 139

Bioterrorismo pecuário... 144

CAPÍTULO 7.

Outras perspectivas de emprego ... 147

Pesquisa e inovação ... 149

Operações interagências ... 151

Desenvolvimento econômico, assistência humanitária e aproximação civil-militar ... 153

CAPÍTULO 8.

O futuro da Medicina Veterinária Militar brasileira... 159

O resgate da história da Medicina Veterinária Militar brasileira .. 161

A coordenação central ... 163

A inserção doutrinária ... 168

O foco doutrinário ... 170

A formação de pessoal ... 173

O intercâmbio doutrinário ... 176

A produção doutrinária e científica ... 179

A sistematização do emprego de cães militares de trabalho ... 181

O conceito de saúde única e a Medicina Veterinária Militar ... 182

A padronização de procedimentos nacionais e internacionais .... 183

A organização de unidades veterinárias ... 186

A captação de recursos internos e externos ao Exército ... 188

A otimização do emprego de médicos veterinários em operações militares ... 190

(9)

9

-INTRODUÇÃO

OS CONFLITOS MODERNOS E A MEDICINA

VETERINÁRIA

(10)

Introdução

10

-"Os quadros que nos vêm da guerra atestam a importância que toma em este momento o serviço de veterinária. É uma questão de alto interesse social e econômico. Entrelaçam-se nelas o futuro da riqueza de um país e as bases principais da sua defesa"

Tenente-Coronel Muniz de Aragão, discurso, 1917 Inauguração da sala de aula Muniz de Aragão, na Escola de Veterinária do Exército

(11)

Medicina Veterinária Militar: biossegurança e defesa

11

-s e-studo-s geopolítico-s recente-s, que -se debruçam -sobre as novas teorias do poder mundial, têm chamado atenção para um cenário, cada vez mais complexo e incerto, das relações entre agentes internacionais, estatais ou não, na procura da garantia de seus interesses políticos, econômicos, territoriais ou ideológicos.

Essas teorias de poder propõem a inclusão de várias dimensões de capacidades nacionais, além dos tradicionais poderios militar, econômico e diplomático, nas equações funcionais de explicação do poder imputado a cada agente internacional e ressaltam a interdependência existente entre as capacidades. Essas variam de autor para autor, sendo a administração, o território, os recursos naturais, a população, a cultura e religião e a ciência e educação (AGEEV; MENSCH; MATTHEWS; 2009) ou os recursos naturais, o comércio exterior, a ciência e tecnologia, o desenvolvimento social e a governança colocados à baila nesses últimos estudos.

Dentro desse novo entendimento, inserem-se as operações militares, cuja execução, por reflexo da complexidade anteriormente exposta, tem exigido doutrina cada vez mais dinâmica e abrangente das Forças Armadas em todo o mundo, visto que grande variação na natureza, intensidade, frequência, terreno, clima, entre outros, pode ocorrer, gerando variados cenários de inserção dessas operações. A prospecção desse amplo espectro de operações militares pode gerar variado cenário sanitário, que impacta os contingentes militares empregados e a população local. São esses cenários influenciados por diversos fatores, incluídos os inerentes à localidade do conflito, como relevo e regime pluviométrico do local, até fatores próprios do conflito, como intensidade e natureza. Os desafios encontrados nesses cenários são múltiplos, tornando-se, via de regra, de difícil resolução, devido a fatores agravantes, como

(12)

Introdução

12

-precárias cadeias logísticas de alimentação, sistemas de saúde e saneamento local e, por fim, tratando-se de militares desdobrados em solo estrangeiro, da dissimilaridade de agravos de saúde encontrados em outros países quando comparados àqueles com que os serviços de saúde das forças atuantes estão familiarizados (SMITH, 2007).

Nesse contexto, os serviços de saúde de Forças Armadas possuem hoje, em sua grande maioria, o entendimento da importância da aplicação dos conceitos inerentes à Medicina Veterinária para a proteção da saúde e garantia da operatividade das tropas nos cenários de emprego (FOGELMAN, 2003; US ARMY, 2004).

Médicos veterinários militares participam e influenciam operações militares há muitas décadas, sejam elas de guerra ou não guerra. Forcas Armadas com expressiva experiência em combate, como o Exército dos EUA e da França, constataram que, em determinadas situações, os agravos de saúde não ligados diretamente ao combate, especialmente as enfermidades tropicais, em sua maioria, passíveis de medidas preventivas baseadas na Medicina Veterinária, têm causado mais baixas em militares do que o combate propriamente dito (CIRILO, 2008).

Para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), os médicos veterinários devem ser inseridos em uma equipe de profissionais que visam executar ações de proteção em saúde, juntamente com outros especialistas em medicina preventiva e epidemiologia (NORTH ATLANTIC TREATY ORGANIZATION, 2011a). Dentro do Exército Brasileiro, a Medicina Veterinária Militar é definida como uma área da saúde militar que desempenha atividades bem delimitadas nas operações militares como a definida pelo seu Estado Maior (EXÉRCITO BRASILEIRO, 2010a):

(13)

Medicina Veterinária Militar: biossegurança e defesa

13

-A Veterinária Militar é, hodiernamente, uma especialidade estratégica no campo da Saúde, uma vez que é vocacionada para as ações de Defesa Biológica, Saúde Pública/Vigilância Sanitária e Gestão Ambiental.

Pelos motivos expostos acima, este livro tem por objetivo trazer ao leitor uma visão ampla das capacidades da Medicina Veterinária aplicadas às operações militares, doravante, chamada de Medicina Veterinária Militar.

O livro divide-se em capítulos e se baseia no estudo da doutrina, da história e da literatura acadêmica ligada ao tema. A matéria é exemplificada pela atuação de médicos veterinários ligados a várias Forças Armadas pelo mundo, predominantemente as brasileiras, as estadunidenses, as francesas, as espanholas e a alguns atores plurinacionais como a Organização do Tratado do Atlântico Norte e a Organização das Nações Unidas.

Para o início do entendimento do tema, o capítulo 1 traz um histórico da inserção dos médicos veterinários nas Forças Armadas de diversas nações, seu contexto histórico e os motivos que levaram a criação de quadros de pessoal, específicos para esses profissionais, além do desenvolvimento desses quadros até os dias de hoje.

O capítulo 2 relata a atuação desses profissionais no ramo da proteção à água e aos alimentos, porção do conhecimento científico que, apesar de, possivelmente, contrariar expectativas ordinárias, pela formação acadêmica, regulamentação e inserção profissional, é amplamente dominado por médicos veterinários no mundo.

O capítulo 3 apresenta passagens sobre a Medicina Veterinária ligada à saúde pública e à biossegurança, área que motivou a criação do quadro de médicos veterinários do Exército Brasileiro e que, ainda hoje, sofre grande contribuição desses profissionais. No fim deste

(14)

Introdução

14

-capítulo, ainda são feitas considerações sobre o emprego de terminologia adequada que defina essas atividades e acerca de inteligência em saúde, confluência das áreas de saúde pública e epidemiologia, que se torna imperativa para tomadas de decisões nos cenários de conflito moderno.

Juntado às questões anteriores pelo conceito de saúde única, o capítulo 4 coloca a aplicação da Medicina Veterinária na área de saúde animal, que, em exércitos antigos, era aplicada mais aos solípedes e, hoje, de maneira geral, volta seus olhos para os largamente empregados cães militares de trabalho.

Fechando o último canto do conceito de saúde única, o capítulo 5 levanta questões na área de proteção ambiental, trazendo as possibilidades de emprego da Medicina Veterinária Militar nesse contexto.

O capítulo 6, por sua vez, ressalta a aplicação estratégica dos conhecimentos da Medicina Veterinária nas áreas de defesa e proteção biológica, principalmente, pela sua grande familiaridade com os agentes possivelmente envolvidos com situações de contaminação proposital, acidental ou mesmo natural.

Outras aplicações da Medicina Veterinária Militar ainda podem ser vistas no capítulo 7, como o potencial de emprego em pesquisa e desenvolvimento e em ações de ajuda humanitária.

Por fim, o capítulo 8 traz reflexões sobre o futuro da Medicina Veterinária Militar brasileira, considerando sua inserção e foco doutrinário, dentre outros aspectos.

(15)

- 15 -

CAPÍTULO 1

A HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA

MILITAR

Referências

Documentos relacionados

6 — Os espaços não incluídos nos lotes a criar na área destinada a aldeamento turístico e moradias de segunda residência, nomea- damente os destinados à implantação da

Não se trata de mero dissabor, aborrecimento, mágoa, irritação ou sensibilidade exacerbada e que, no dizer de Sérgio Cavalieri Filho, "fazem parte da normalidade do

Identificou-se ainda, que dos alunos indígenas do curso de ciências biológicas da UEA que ingressaram pelas quotas étnicas, os percentuais de evasão, abandono

traços físicos da suposta sequestradora foram divulgados por seguidores da página. A lei também prevê situações em que o próprio veículo de imprensa faz alguma

Em relação á endocrinologia do macho púbere, marque a opção CORRETA, referente ao hormônio que atua diretamente, através de feedback positivo, sobre as células

Cursos que utilizam o laboratório: Medicina Veterinária, Zootecnia, Residência em Medicina Veterinária Preventiva, Mestrado e Doutorado em Ciência Animal. Quantidade

Com base nos trabalhos de Xavier (2014, 2016) sobre a variação no número de mãos em sinais das libras motivada pelo contexto fonético-fonológico em que são

Correlação entre sexo, raça e idade de equídeos acometidos de uveíte recorrente, atendidos no Setor de Clínica Médica de Grandes Animais do Hospital Veterinário (HV) do