• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade de Comunicação e Artes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade de Comunicação e Artes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

Resolução dos Colegiados de Coordenação Didática do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas que dispõe sobre os Estágios dos Estudantes

Esta resolução regulamenta o estágio curricular não-obrigatório no âmbito do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – das unidades Coração Eucarístico, São Gabriel e Poços de Caldas, tendo em vista a Lei N° 11.788, de setembro de 2008, e a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas N° 02/2006, de abril de 2006.

Os Colegiados de Coordenação Didática da Faculdade de Comunicação e Artes RESOLVEM:

1 - Modalidade do estágio: Os estágios realizados pelos alunos do Curso de Comunicação Social têm caráter não-obrigatório e são amplamente recomendados. Entende-se o estágio como uma complementação da formação profissional, momento do encontro entre a teoria e a prática.

2 - Prontidão para o estágio: São considerados aptos a buscar estágios os alunos regulares matriculados a partir do terceiro período. Alunos irregulares e transferidos terão seu histórico escolar avaliado para o deferimento do estágio.

3 - Condições para o início: A atividade de estágio curricular não-obrigatório somente se

iniciará após o conhecimento e a chancela do Termo de Compromisso e Plano de Estágio, pela Coordenação de Estágio do Curso de Comunicação Social, nas referidas Unidades. A atividade de estágio que se iniciar sem observar essa condição não será reconhecida pela Universidade.

(2)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

4 - Carga horária: o aluno poderá cumprir em atividade de estágio no máximo até 30 (trinta)

horas semanais e em horários que não se sobreponham ao horário de estudo do aluno.

5 - Das instituições concedentes: O estágio curricular não obrigatório poderá ser exercido em

organizações de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos, organizações do terceiro setor, associações de classe, cooperativas ou junto a profissionais de Comunicação autônomos.

6 - Da supervisão: O estágio curricular não-obrigatório somente poderá ser supervisionado por

profissionais com diploma em Comunicação Social ou áreas afins, ou com experiência e atuação comprovadas na Comunicação. Quando for necessário comprovar a experiência profissional do supervisor, cabe ao aluno interessado providenciar e entregar à Coordenação de Estágio da sua unidade,a comprovação dessa experiência, antes de dar entrada no pedido ou quando solicitada. A Coordenação de Estágio do curso se reserva o direito de acatar ou não o pedido.

7- Das atividades do estágio: O estágio curricular não-obrigatório no curso de Comunicação

Social deve propiciar ao aluno as condições para desenvolver atividades dentro do campo da Comunicação Social e estar em consonância com o projeto pedagógico do curso. Considera-se que o aluno, no período de estágio, deva realizar atividades semelhantes às dos profissionais de Comunicação habilitados, mesmo que em menor nível de abrangência, complexidade e responsabilidade. Também é fundamental que o aluno tenha condições, no estágio, de exercitar uma visão abrangente da Comunicação, e não seja alocado em uma função operacional específica e repetitiva. Os alunos de Comunicação Social poderão acompanhar e/ou participar de qualquer das atividades descritas a seguir, mas não na direção solitária das mesmas:

 Registro de fatos jornalísticos, apurando, entrevistando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens.

(3)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

 Participação na formulação de pautas e em coberturas jornalísticas.  Acompanhamento dos processos de produção jornalística.

 Elaboração de estratégias e instrumentos de comunicação de massa e comunicação dirigida (Assessoria de Comunicação).

 Empreendedorismo em Comunicação (relacionamento com clientes, atuação como profissional autônomo, estruturação e montagem de empresa própria).

 Técnicas e processos de criação, produção, análise e desenvolvimento de projetos de comunicação e campanhas publicitárias.

 Participação na elaboração e realização de pesquisas de opinião e mercado, análise de resultados e sua transformação em subsídios para estratégias de comunicação.  Diagnóstico, pesquisa e planejamento em Comunicação Organizacional.

 Desenvolvimento de ações de responsabilidade social e comportamento ético como diferencial competitivo para fins de comunicação (Terceiro Setor e Responsabilidade Social).

 Novas tecnologias aplicadas à internet, intranet, e-commerce e uso de softwares que promovam e facilitem a gestão da comunicação bem como o relacionamento institucional e mercadológico com os públicos das organizações.

 Meios e linguagens (vídeo, rádio, fotografia, teatro e cinema).

 Participação em projetos de pesquisa científica em instituições acadêmicas.

8 - Das atividades vedadas: São vedadas aos alunos de Comunicação Social atividades que não

correspondam à formação do profissional ou que estejam em desacordo com o projeto pedagógico do curso, entre elas:

(4)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

 Atividades relacionadas ao comércio direto, representação e divulgação comercial de produtos e serviços, excetuando-se a comercialização de espaços publicitários em mídias eletrônicas e impressas e de eventos.

 Serviços de telemarketing ou quaisquer funções ligadas a atendimento telefônico.  Aplicação de questionários e atendimento ao cliente, excetuando-se o atendimento

a pessoas jurídicas.

 Serviços de auxiliar administrativo e de secretariado, inclusive dentro das empresas de Comunicação.

 Outras atividades que, no entendimento da FCA e da Coordenação de Estágios do Curso, não correspondam à formação do aluno.

9 - Das competências da Coordenação de Estágio:

 Analisar e aprovar o plano de estágio, quando da entrega do Termo de Compromisso ou Termo de Aditamento;

 Orientar o aluno em estágio curricular não obrigatório, na sua formação acadêmico-profissional, integrante do processo de aprendizagem;

 Solicitar relatório(s) sobre as atividades desempenhadas pelo aluno em estágio curricular não obrigatório, sempre que julgar necessário;

 Interagir com o supervisor de estágio, na organização concedente, promovendo a articulação entre a teoria e a prática, para o desenvolvimento das competências do aluno, quando julgar necessário;

 Fazer diligências no campo de estágio, quando julgar pertinente;

 Solicitar ao Setor de Estágio de sua unidade a rescisão do Termo de Compromisso, quando julgar que as atividades descritas no Plano de Estágio estão em desacordo com as orientações do curso de Comunicação Social.

(5)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

10 - Das competências do Supervisor da atividade de estágio, na organização concedente:

 Elaborar e assinar, junto com o estagiário, o Plano de Estágio, antes do início das atividades;

 Orientar o estagiário sobre os aspectos de conduta funcional e normas disciplinares de trabalho;

 Acompanhar profissionalmente o estagiário, em relação às atividades desenvolvidas;

 Avaliar o desempenho do estagiário;

 Elaborar e assinar o relatório de estágio, sempre que solicitado pela Coordenação de Estágio ou pelo Setor de Estágio da Universidade;

 Elaborar Termo de Aditamento ou Rescisão e encaminhá-lo ao Setor de Estágio da unidade em que o aluno estuda.

11 - Das competências do estagiário:

 Elaborar, junto com o supervisor de estágio da organização concedente, o Plano de Atividades, antes do seu início;

 Solicitar a assinatura do Termo de Compromisso, no Sistema de Gestão Acadêmica – SGA, fazendo a impressão de uma via do Protocolo, três vias do Plano de Estágio e três vias do Termo de Compromisso, esse último quando a organização concedente de estágio não prover tal documento;

 Encaminhar a documentação para análise do Setor de Estágio de sua unidade – antes do início da atividade – e aprovação pela Coordenação de Estágio da mesma unidade.

(6)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

 Responsabilizar-se pela entrega da documentação, após análise da Universidade, à organização concedente de estágio;

 Exercer as atividades no campo de estágio com zelo, observando as normas de conduta informadas pelo supervisor;

 Submeter-se às orientações do professor Coordenador de Estágio, quando chamado para tal;

 Protocolar na Coordenação de Estágio da Unidade, os Termos de Aditamento ou Rescisão, quando do término do estágio.

12 - Dos relatórios: Será exigido do estagiário a apresentação periódica de Relatório de

Atividades, com indicação resumida das atividades desenvolvidas, do período e da avaliação de desempenho do aluno. Os relatórios sobre as atividades de estágio devem ser entregues, sob a responsabilidade do estagiário, eletronicamente, em prazo não superior a 6 (seis) meses. Este relatório será recebido pelo sistema informatizado da Universidade, avaliado e deferido pela Coordenação de Estágio da unidade que o aluno está matriculado. O modelo de relatório e o prazo de entrega serão definidos pela Coordenação de Estágio do Curso de Comunicação Social, seguindo as orientações da Coordenação de Estágio Integrado da PUC Minas. O não cumprimento, pelo estagiário, da elaboração do relatório implicará na rescisão do Termo de Compromisso, bem como o indeferimento de pedido de novo estágio.

Os alunos que fornecerem informações inverídicas sobre os estágios, seja no processo de solicitação de aprovação do Termo de Compromisso, no relatório de estágio ou durante qualquer momento, quando solicitado pela Coordenação de Estágio, está sujeito às punições previstas no Regimento da PUC Minas.

(7)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes

Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, na unidade em que o aluno estuda.

Esta Resolução entra em vigor na data da sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.

Belo Horizonte, 30 de Agosto de 2011.

Professora Maria Líbia Araújo Barbosa

Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática da Unidade Coração Eucarístico

Professora Alessandra Coelho Girard

Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática da Unidade São Gabriel

Professora Lívia Borges

Referências

Documentos relacionados

“Imóvel situado na Avenida Manoel José de Arruda (Avenida Beira Rio) no Bairro Jardim Europa nesta Capital com a área total de 19.218,71 m2;, CAMINHAMENTO: O MP1, esta localizado

Introdução - Contribuintes - Determinação da Base de Cálculo - Pensão Alimentícia - Rendimentos Recebidos do Exterior - Rendimentos Recebidos Por Garimpeiros -

FIAÇÃO DE ENERGIA FIAÇÃO DE CONTROLE FIAÇÃO FORNECIDA SOMENTE QUANDO A OPÇÃO ASSOCIADA É FORNECIDA. CIRCUITO DE CLASSE 1 KW G C F1 F2 C1 C2 W1 W2 G G L1 L2 L3

irritée après avoir utilisé l'appareil avec la tête de brosse pour peau normale, nous vous conseillons de choisir la tête de brosse pour peau sensible.. - Nous vous conseillons de

O estado do Rio Grande do Sul, que concentra produtores de calçados de couro, majoritariamente voltados à exportação de produtos com preços médios mais elevados, foi responsável

Autores como Kassarjian (1971), Mowen e Minor (2003) e Engel, Blackwell e Miniard,(1995) são enfáticos em dizer que a utilidade do estudo da personalidade no contexto do

Na clínica psicanalítica, podemos dizer que um tipo de pesquisa pela transferência já se faz presente por meio do analisando que realiza, a partir da transferência promovida

Equipamento de proteção: O uso de equipamento de proteção adequado (equipamento de proteção individual referido na secção 8) a fim de prevenir qualquer contaminação da pele,