• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO I – OBJETO

Art. 1º – O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento da Diretoria Executiva da BB Gestão de Recursos DTVM S.A. (BB DTVM), observadas as disposições do Estatuto Social e da legislação em vigor.

CAPÍTULO II – CONCEITUAÇÃO, COMPOSIÇÂO E COMPETÊNCIAS

Art. 2º – A Diretoria Executiva é o órgão colegiado responsável pela administração da BB DTVM, sendo constituído por 4 (quatro) membros:

I. 1 (um) Diretor-Presidente; e II. 3 (três) Diretores Executivos.

§ 1º Todos os membros da Diretoria Executiva serão escolhidos dentre os empregados do Banco do Brasil S.A., em atividade no próprio Banco ou em alguma sociedade na qual o Banco participe direta ou indiretamente.

§ 2º Os eleitos para a Diretoria Executiva terão prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos, sendo permitidas até 3 (três) reconduções consecutivas, observado, o disposto na legislação e demais normas aplicáveis, em especial que:

I. não é considerada recondução a eleição de Diretor Executivo para atuar em outra Diretoria;

II. uma vez realizada a eleição, o prazo de gestão estender-se-á até a investidura dos novos membros.

Art. 3º – Compete à Diretoria Executiva as atribuições definidas no Estatuto Social e demais normas aplicáveis.

CAPÍTULO III – ATRIBUIÇÕES INDIVIDUAIS

Art. 4º – Os membros da Diretoria Executiva são investidos das atribuições e poderes legais necessários ao funcionamento da BB DTVM e à realização de seu objeto social, cabendo, em especial:

I. a todos os Diretores, individualmente, observando as boas práticas de governança corporativa, e o disposto na legislação em vigor:

a) representar a BB DTVM, as Carteiras, Clubes e Fundos de Investimento, ativa ou passivamente, em Juízo e fora dele, podendo para tal fim constituir

(2)

procuradores ou designar prepostos, observado o artigo do Estatuto Social que trata da constituição de mandatários;

b) exercer as funções que lhes forem atribuídas pelo Conselho de Administração;

c) cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, as decisões do Conselho de Administração, da Assembleia Geral, as decisões colegiadas da Diretoria Executiva e as disposições legais e regulamentares aplicáveis à BB DTVM; e d) dirigir e orientar o desenvolvimento das atividades das áreas a ele vinculadas;

II. ao Diretor-Presidente: a) dirigir a BB DTVM;

b) convocar e instalar as Assembleias Gerais e presidir as reuniões da Diretoria Executiva;

c) decidir, ad referendum, sobre matérias que exijam solução urgente;

d) apresentar à Assembleia Geral o relatório da administração e as contas da Diretoria Executiva e propostas para sua deliberação; e

e) nomear, remover, promover, comissionar e descomissionar empregados, podendo para tal fim constituir procuradores ou designar prepostos.

III. a cada Diretor Executivo:

a) assistir o Diretor-Presidente na direção dos negócios da BB DTVM;

b) administrar, supervisionar e coordenar as áreas que lhe forem atribuídas pelo Conselho de Administração;

c) prestar assessoria aos trabalhos da Diretoria Executiva, no âmbito das respectivas atribuições; e

d) executar outras tarefas que lhe forem atribuídas pelo Diretor-Presidente. CAPÍTULO IV – SEGREGAÇÃO DE ATIVIDADES

Art. 5º – O Diretor-Presidente responde pela área de integridade, gestão de riscos e compliance perante a Comissão de Valores Mobiliários, deve exercer suas funções com independência e a ele não poderão ser atribuídas atividades relacionadas à administração de carteiras de valores mobiliários ou à distribuição.

Art. 6º – O Diretor Executivo responsável pela administração fiduciária deve exercer atividades exclusivas dessa função.

(3)

§ 1º É admitido o acúmulo com atividades fora do âmbito do mercado de capitais e que não deem causa a conflito de interesses com o exercício da administração fiduciária.

Art. 7º – Ao Diretor Executivo responsável pela distribuição de cotas de fundos de investimento não poderão ser atribuídas atividades relacionadas à gestão de recursos e/ou à administração fiduciária.

Art. 8º – Ao Diretor Executivo responsável pela gestão de recursos de terceiros não podem ser atribuídas a administração, a supervisão ou a coordenação das áreas responsáveis por:

I. atividades e operações da BB DTVM a que se refere o inciso II do art. 2.º do Estatuto Social; e

II. serviços relativos à liquidação e custódia dos ativos de terceiros. CAPÍTULO V – SUBSTITUIÇÕES E VACÂNCIA

Art. 9º – As atribuições individuais do Diretor-Presidente serão exercidas, durante seus afastamentos e demais licenças:

I. de até 30 (trinta) dias consecutivos, por um Diretor Executivo por ele indicado; e

II. superiores a 30 (trinta) dias consecutivos, por quem for nomeado interinamente pelo Conselho de Administração.

§ 1º No caso de vacância, o cargo de Diretor-Presidente será ocupado, até a posse do seu sucessor, por quem for nomeado interinamente pelo Presidente do Conselho de Administração.

§ 2º Na hipótese prevista no inciso I deste artigo, o Diretor Executivo acumulará suas funções com as do Diretor-Presidente, sem acréscimo de remuneração. CAPÍTULO VI – REUNIÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA

Art. 10 – A Diretoria Executiva reunir-se-á semanalmente ou sempre que convocada pelo Diretor-Presidente, sendo necessária a presença de, no mínimo, a maioria dos seus membros, dentre os quais o Diretor-Presidente, efetivo ou substituto no exercício do cargo.

§ 1º As deliberações exigem, no mínimo, a aprovação da maioria dos membros presentes à reunião. Em caso de empate, prevalecerá o voto do Diretor-Presidente.

(4)

§ 2º Os votos dissidentes e as abstenções serão registrados em ata.

§ 3º A critério do Diretor-Presidente, poderá ser adiada a deliberação sobre qualquer assunto e, até mesmo, determinada a sua retirada de pauta.

§ 4º O Diretor-Presidente, após consulta ao Colegiado, pode autorizar a presença nas reuniões de pessoas que, por si ou por áreas que representem, possam prestar esclarecimentos pertinentes à matéria em pauta.

Art. 11 – Nas reuniões, compete aos membros da Diretoria Executiva: I – relatar os assuntos afetos às suas respectivas áreas; e

II – discutir e votar as matérias.

CAPÍTULO VII – PAUTAS E ATAS DAS REUNIÕES

Art. 12 – A pauta das reuniões será elaborada pela Divisão de Governança e Planejamento, aprovada pelo Diretor-Presidente e distribuída aos participantes com antecedência mínima de dois dias úteis, acompanhada de todos os documentos indispensáveis à apreciação dos assuntos nela incluídos.

Parágrafo Único: Os assuntos a serem incluídos na pauta e respectivos

documentos serão entregues na Divisão de Governança e Planejamento em via

original, com antecedência mínima de três dias úteis da data da reunião.

Art. 13 – Serão admitidos como extrapauta assuntos considerados urgentes e autorizados pelo Diretor-Presidente ou por seu substituto.

Art. 14 – As deliberações serão documentadas em ata e lavradas no livro próprio, observadas as prescrições legais.

Parágrafo Único: As matérias de natureza confidencial que forem apreciadas pela Diretoria serão mantidas sob sigilo por parte dos Diretores e demais participantes da reunião.

CAPÍTULO VIII – SECRETARIA E ASSESSORAMENTO À DIRETORIA EXECUTIVA Art. 15 – A Diretoria Executiva será secretariada pela Gerência de Governança e Regulação da BB DTVM, a quem competirá:

I. organizar a pauta dos assuntos a serem tratados em cada reunião, reunindo os documentos necessários;

(5)

III. adotar as providências necessárias para atendimento das demandas formuladas pela Diretoria Executiva;

IV. lavrar as atas das reuniões, que serão registradas em livro próprio; V. providenciar a guarda da documentação pertinente à Diretoria Executiva; VI. proceder a todos os demais atos necessários ao funcionamento do colegiado.

CAPÍTULO IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16 – As omissões e dúvidas de interpretação serão resolvidas pelo Conselho de Administração.

Referências

Documentos relacionados

Imóvel: Trata-se de terreno, com frente para a Praça Palmares e dimensões adequadas para a implantação do empreendimento residencial, onde foi edificada o

Para assegurar que todos os funcionários compreendem que na qualidade de funcionários têm a capacidade, e a obrigação, de comunicar qualquer conduta não ética que possa

{\}newline 3o Semestre: 3 UC’s obrigat´ orias num total de 21 ECTS e 1 UC optativa a escolher de entre as indicadas no{\}newline quadro n.o 9 num total de 3 ECTS e UC optativa Livre

entre as pessoas jurídicas de direito público interno, detentoras do poder de instituir e cobrar tributos, caracteriza a) a imunidade recíproca e se aplica às autarquias

brasileiras infanto-juvenil, juvenil e adulta masculinas de voleibol entre os anos de 2004 e 2013. As Figuras 18 e 19 comparam os percentis de estatura bem como a massa corporal

2 | O desenvolvimento infantil e a maturação biológica Outro aspecto muito importante parece não ser percebido nos programas de Iniciação Esportiva: o fenômeno do crescimento

Ganhos preditos considerando seleção direta para CE, seleção direta para produção e seleção simultânea com uso de índices, para os caracteres altura de planta (AP, m), altura

(2005) avaliaram o efeito de três ciclos de SRR sobre as médias, as variâncias  genéticas  e  as  correlações  de  várias  características.  Para