• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO DE PROJETOS. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO DE PROJETOS. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

1

SELEÇÃO DE PROJETOS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, torna público este Edital, contendo normas para o processo seletivo de projetos visando à realização de Eventos de Extensão Acadêmica no âmbito do IFPI.

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 O Subprograma Promoção de Eventos de Extensão Acadêmica integra o Programa Institucional de Apoio à Extensão - ProAEx e faz parte da política para o desenvolvimento da Extensão no Instituto Federal do Piauí.

1.2 Este edital tem como objetivo divulgar as condições de participação dos servidores do Instituto Federal do Piauí, no processo de seleção.

1.3 Os projetos de Eventos de Extensão Acadêmica deverão obrigatoriamente prever a participação de discentes e estar vinculados aos cursos ofertados pelo campus de realização.

1.4 A operacionalização e o acompanhamento do processo seletivo de que trata este Edital ocorrerão em parceria da PROEX com os campi. Para isso, é necessário que os campi viabilizem a formação de uma comissão de extensão local a qual ficará responsável pela divulgação, orientação e fiscalização do cumprimento deste Edital.

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

2

2. DAS DEFINIÇÕES

2.1 Extensão Acadêmica é o processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que, articulado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos, visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local, regional e nacional.

2.2 Evento: ação que implica apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Instituição de Ensino.

2.3 Os eventos de Extensão Acadêmica podem ser caracterizados como: campanhas em geral, campeonatos, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, concurso, debate, encontro, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa-redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio e torneio, que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos.

2.4 Classificação dos tipos de eventos e suas definições:

CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO

Congresso e Seminário

Evento de âmbito local, regional, nacional ou internacional, em geral com duração de até 7 (sete) dias, que reúne participantes de uma comunidade acadêmica, científica, tecnológica ou profissional ampla.

O congresso é realizado como um conjunto de atividades (mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops). Os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas, devem, também, ser registrados e certificados como cursos. Incluem-se, nessa classificação, eventos como conferência nacional, reunião

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

3 anual, seminário, encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, etc.

Ciclo de debates Encontros sequenciais que visam à discussão de temas específicos. Inclui: ciclo, circuito, semana.

Exposição Exibição pública e promoção de obras de arte, produtos, serviços, etc., tais como: feira, salão, mostra, lançamento, vernissage. Espetáculo Demonstração pública de eventos artísticos e culturais, tais como:

recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, musicais e interpretação musical.

Evento esportivo Inclui: campeonato, jogos, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.

Festival Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.

Campanha Ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido.

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Piauí dispõe de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para custeio de bolsas do Subprograma Promoção de Eventos de Extensão Acadêmica, que selecionará 20 (vinte) projetos cujo valor está discriminado no Quadro I abaixo.

Quadro I

Eventos de Extensão Acadêmica – detalhamento orçamentário por projeto

Item Discriminação das Despesas Qtd. Valor Total (R$)

01 Bolsa Coordenador 01 5.000,00

Total Geral (20 projetos x 5.000,00) 100.000,00 3.2 Os recursos serão descentralizados pela PROEX aos campi, em parcela única, para a execução dos projetos aprovados.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

4

3.2.1 As bolsas custearão as despesas previstas na execução dos projetos selecionados.

3.2.2 O coordenador será responsável pelo uso adequado da bolsa, assegurando a execução do projeto.

3.3 Caso o coordenador, por alguma circunstância, NÃO desenvolva o projeto selecionado, obrigatoriamente deverá devolver o valor recebido através de Guia de Recolhimento da União – GRU até, no máximo, 30 (trinta) dias após a data de realização prevista.

3.4 Serão contemplados os projetos que obtiverem maior pontuação, conforme os critérios constantes na Tabela 02 deste Edital.

3.5 Os projetos/eventos poderão ter carga horária mínima de 8h (oito horas) e máxima de 40h (quarenta horas).

3.6 É obrigatória a inclusão de discentes na equipe de organização e realização dos projetos/eventos.

4. DAS ÁREAS E LINHAS TEMÁTICAS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

4.1 Os projetos de eventos de extensão acadêmica deverão estar relacionados a uma das áreas temáticas da extensão abaixo listadas:

4.1.1 Comunicação: comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; e rádio universitária;

4.1.2 Cultura: Desenvolvimento cultural; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense;

4.1.3 Direitos Humanos e Justiça: Direitos Humanos e Justiça em todas as suas modalidades, como, por exemplo: assistência jurídica; direitos de grupos sociais; organizações populares; questões agrárias e outras áreas afins;

4.1.4 Educação: educação básica em todos os níveis e modalidades, educação indígena e educação superior; incentivo à leitura; educação quilombola; educação para o esporte;

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

5

4.1.5 Meio Ambiente: preservação ambiental; meio ambiente e sociedade; aspectos do meio ambiente do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de riquezas naturais e sistemas integrados para bacias hidrográficas; educação para convivência com os ecossistemas;

4.1.6 Saúde: promoção à saúde e à qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas; saúde para as populações negra e indígena.

4.1.7 Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo coletivo e individual; empresas juniores; inovação tecnológica; polos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes; tecnologias sociais apropriadas ao desenvolvimento comunitário.

4.1.8 Trabalho: reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.

4.2 Após a definição da área temática, o coordenador/proponente deverá indicar, dentre as linhas de extensão abaixo, em qual o projeto/evento se insere:

4.2.1 Alfabetização, leitura e escrita.

4.2.2 Artes cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance). 4.2.3 Direitos individuais e coletivos.

4.2.4 Educação ambiental. 4.2.5 Esporte e lazer.

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

6

4.2.7 Gestão pública.

4.2.8 Grupos sociais vulneráveis. 4.2.9 Infância e adolescência. 4.2.10 Jovens e adultos.

4.2.11 Língua, literatura e cultura.

4.2.12 Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem. 4.2.13 Música.

4.2.14 Patrimônio cultural, histórico, natural e material. 4.2.15 Saúde animal.

4.2.16 Saúde da família. 4.2.17 Saúde humana.

4.2.18 Tecnologia da informação. 4.2.19 Terceira idade.

4.2.20 Turismo e desenvolvimento sustentável. 4.2.21 Uso de drogas e dependência química.

5. DOS REQUISITOS DOS PROPONENTES DOS PROJETOS/EVENTOS 5.1 Do Bolsista Coordenador

5.1.1 São condições para a participação do servidor como coordenador do projeto/evento de extensão:

a) Ser servidor do quadro ativo e permanente do IFPI ou docente substituto que comprove que o período de tempo para o encerramento do seu contrato é igual ou superior ao período de execução do projeto/evento;

b) Não estar afastado das atividades acadêmicas (docentes) ou administrativas (servidores técnico-administrativos em educação - TAEs) da Instituição;

c) Inscrever apenas 01 projeto/evento no processo seletivo de que trata este Edital;

d) Informar quantos discentes participarão do projeto/evento e quais serão suas atribuições; e) Caso o Coordenador tenha sido contemplado pelos Editais PROAEX 2013 e 2014, deverá estar em condições de adimplência acadêmica e orçamentária junto à PROEX;

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

7 f) Não serão considerados homologáveis os projetos/eventos de servidores em afastamento, licença ou qualquer interrupção de suas atividades num período superior a 30 (trinta) dias ou no período de desenvolvimento do projeto, caso aprovado.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições deverão ser realizadas no período previsto no cronograma deste Edital. 6.2 Documentos necessários para inscrição

6.2.1 Para realizar a inscrição, o proponente deverá enviar, para o e-mail disposto na Tabela 01 abaixo, 02(dois) arquivos no formato PDF, assim compostos:

Arquivo 01 (Título: NOME DO CAMPUS + NOME DO EVENTO + NOME DO PROPONENTE. EX: OEIRAS – INFOEIRAS – JOÃO MARTINS) contendo:

a) Ficha de Inscrição (Anexo I);

b) Documentos de identificação: documento oficial com foto e CPF; c) Documentos que comprovem os requisitos constantes no item 5.1.1;

d) Projeto de evento de extensão acadêmica, conforme modelo especificado no (Anexo II). Arquivo 02 (Título: NOME DO CAMPUS + NOME DO EVENTO) contendo:

a) Projeto de evento de extensão acadêmica, conforme modelo especificado no Anexo II (sem identificação de dados do proponente).

TABELA 01

CAMPUS E-MAIL PARA INSCRIÇÃO

Angical eventoea.caang@ifpi.edu.br

Campo Maior extacadinst.cacam@ifpi.edu.br

Cocal eventos.proaex2015.cacoc@ifpi.edu.br

Corrente editaleventos.cacor@ifpi.edu.br Floriano eventos.flo@ifpi.edu.br

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

8 Parnaíba coex.capar+eventos2015@ifpi.edu.br Paulistana eventos.proaex2015.capau@ifpi.edu.br Pedro II eventos2015.capedii@ifpi.edu.br Picos eventos.capic@ifpi.edu.br Piripiri eventos.capir@ifpi.edu.br

S. João do Piauí eventos.casjp@ifpi.edu.br São Raimundo Nonato eventos.casrn@ifpi.edu.br Teresina Central catce-evento@ifpi.edu.br Teresina Zona Sul eventos.catzs@ifpi.edu.br

Uruçuí eventos.cauru@ifpi.edu.br Valença eventos.caval@ifpi.edu.br Campus avançado Dirceu

avancado.dirceu@ifpi.edu.br Campus avançado José de Freitas

avancado.josedefreitas@ifpi.edu.br Campus avançado Pio IX

avancado.pioix@ifpi.edu.br

7. DA HOMOLOGAÇÃO

7.1 A homologação ficará a cargo da Comissão de Extensão do campus. Serão homologados apenas os projetos que cumprirem as exigências previstas no item 6.2.

7.2 A Comissão de Extensão deverá divulgar em mídia as inscrições homologadas e enviar à PROEX um memorando com o resultado da homologação de suas inscrições.

7.3 Os “‘Arquivos 02” deverão ser encaminhados pela Comissão de Extensão de cada

campus para o e-mail eventos@ifpi.edu.br, para que possam ser enviados ao Banco de Avaliadores.

7.4 Os “Arquivos 02” só serão encaminhados pela PROEX ao Banco de Avaliadores, se estiverem em conformidade com o disposto acima.

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

9

8. DA AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

8.1 A análise e o julgamento dos projetos serão realizados pelo Banco de Avaliadores da PROEX/IFPI.

8.2 Os avaliadores tomarão, como base para análise e julgamento dos projetos, as orientações dispostas neste edital e os critérios constantes na Tabela 02 deste edital.

8.3 A classificação dos projetos será definida por ordem decrescente da somatória da pontuação atribuída a cada um.

8.4 O resultado final da avaliação dos projetos será publicado pela PROEX e divulgado no portal do IFPI.

9. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

9.1 Serão levados em consideração, na avaliação dos projetos, os critérios especificados na Tabela 02 abaixo:

TABELA 02 – CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS

CRITÉRIOS MÁXIMO

DE PONTOS 1 O projeto condiz com a área temática principal/ linha de

extensão a que se propõe.

Até 10,0

2 O projeto contempla a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Até 10,0

3 Há perspectiva interdisciplinar. Até 10,0

4 Oferece impacto na formação acadêmica do discente. Até 10,0 5 O projeto aborda a relevância do evento para a comunidade a

que se destina, bem como a importância para a área de conhecimento de que trata o evento.

Até 10,0

6 O projeto mostra claramente o detalhamento da participação dos membros da equipe de execução (servidores e discentes).

Até 10,0

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

10 projeto estão condizentes com o tipo de evento.

8 É patente a contribuição do projeto para a divulgação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido no IFPI.

Até 10,0

9 Há coerência entre os objetivos e a metodologia do projeto. Até 10,0 10 O projeto apresenta originalidade, consistência, qualidade e

viabilidade técnica.

Até 10,0

TOTAL 100,0

9.2 Em caso de empate, após a classificação dos projetos/eventos de extensão, serão usados, sequencialmente, os seguintes critérios:

1º - Maior idade do coordenador/proponente (Lei Federal nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso);

2º - Maior pontuação obtida no critério 09 da Tabela 02; 3º - Maior pontuação obtida no critério 04 da Tabela 02; 4º - Maior pontuação obtida no critério 05 da Tabela 02; 5º - Maior pontuação obtida no critério 03 da Tabela 02.

10. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR

10.1 O resultado da avaliação de cada projeto/evento será encaminhado pelos avaliadores à PROEX para a classificação e divulgação do resultado preliminar no portal do IFPI.

11. DOS RECURSOS

11.1 Os proponentes poderão interpor recurso contra o resultado preliminar no prazo de até 24 horas após a divulgação no portal do IFPI. (Conforme modelo disponível no anexo IV deste edital).

(11)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

11

12. DO RESULTADO FINAL

12.1 O resultado final pós-recurso será publicado pela PROEX, no portal do IFPI, no período previsto no cronograma deste Edital.

13. PROCEDIMENTOS PÓS-SELEÇÃO

13.1 Os proponentes dos projetos selecionados deverão assinar termo de compromisso na Diretoria/Coordenação de Extensão do Campus antes de iniciar a execução do projeto/evento (Conforme modelo disponível no anexo V deste edital).

13.2 O coordenador deverá procurar setor competente no campus para abertura de processo para o recebimento da bolsa referente ao projeto contemplado.

14. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO 14.1 O desempenho do bolsista coordenador será acompanhado pela Comissão de Extensão do campus, que irá validar e atestar o relatório de execução do evento.

14.2 Os relatórios de execução deverão ser enviados para o e-mail da Comissão de extensão do campus para análise. (Conforme modelo disponível no anexo III deste edital).

14.3 Caberá à Comissão de Extensão do campus o envio do Relatório de Execução do evento à PROEX, para o e-mail eventos@ifpi.edu.br, em formato digital, em um único arquivo por projeto/evento, em PDF, até a data prevista no cronograma.

15. DO PRODUTO FINAL DA EXECUÇÃO DO EVENTO DE EXTENSÃO ACADÊMICA

15.1 Após o término do evento, o coordenador deverá publicar o resultado da execução em uma ou mais formas descritas a seguir:

a) No Seminário de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI;

b) Na Revista SOMMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI;

(12)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

12 c) No Encontro de Iniciação Científica (ENCIPRO/IFPI);

d) No Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI);

e) Em evento científico de pesquisa ou extensão externo ao IFPI;

f) Em outra forma que julgar interessante, desde que atenda ao objetivo deste Edital.

15.2 É obrigatória a apresentação do resultado do evento no Seminário de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI.

16. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

16.1 Para efeito de prestação de contas, o coordenador de cada projeto/evento executado deverá enviar para o campus o relatório de execução do evento, juntamente com comprovação de ter apresentado os resultados alcançados em uma das formas previstas no item 15.

16.2 O campus deverá enviar para a PROEX um documento oficial atestando o recebimento da prestação de contas de cada projeto/evento contemplado no processo seletivo de que trata este Edital.

16.3 A PROEX só permitirá a participação, nos próximos processos seletivos de fomento, dos coordenadores que executaram projetos de extensão relacionados a este edital se constarem no documento citado no item 16.2.

17. DA CERTIFICAÇÃO

17.1 Os bolsistas terão direito a certificação, que ficará a cargo do campus, através da Direção/Coordenação de Extensão, após análise favorável da Comissão de Extensão do campus do relatório final especificado no item 14.2.

(13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

13

18. CRONOGRAMA

ETAPAS DATA

Publicação do Edital 15/10/2015

Inscrição dos Projetos 15/10/2015 a 18/11/2015

Homologação das Inscrições 25/11/2015

Avaliação dos Projetos pelo Banco de Avaliadores da

PROEX 26/11/2015 a 11/12/2015

Divulgação dos Resultados Preliminares pela PROEX 14/12/2015

Recurso 15/12/2015

Resultado Final pela PROEX 18/12/2015

Período de Execução dos Projetos no Campus 21/12/2015 a 15/04/2016

Prestação de Contas do Coordenador ao Campus 22/04/2016

Prestação de Contas do Campus à PROEX Até 26/04/2016

19. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

19.1 Os casos omissos serão resolvidos pelo campus juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão/ Diretoria de Extensão Acadêmica e Eventos.

Teresina (PI) 14 de outubro de 2015.

Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima Prof. Teresinha Vilani Vasconcelos de Lima Reitor do IFPI Pró-Reitora de Extensão, em exercício

(14)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

14

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO DADOS PESSOAIS

NOME DO PROPONENTE: TÍTULO DO PROJETO:

IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR: CPF:

NACIONALIDADE: NATURALIDADE:

ENDEREÇO DO CURRÍCULO LATTES:

DADOS FUNCIONAIS SIAPE: FUNÇÃO/CARGO: DOCENTE ( ) DISCIPLINA/ÁREA*: TÉCNICO ( ) DADOS BANCÁRIOS

BANCO AGÊNCIA OPERAÇÃO CONTA

---, ---/---/---

__________________________________ Assinatura do Proponente

(15)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

15

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO II – MODELO DE PROJETO

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE EVENTO DE EXTENSÃO ACADÊMICA

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO/EVENTO 1 - NOME DO EVENTO:

2 - CATEGORIA DO EVENTO: ( ) Novo

( ) Já realizado anteriormente

( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa 3 - ÁREA TEMÁTICA

3.1 - ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL: ( ) 1. Comunicação

( ) 2. Cultura

( ) 3. Direitos Humanos e Justiça ( ) 4. Educação ( ) 5. Meio ambiente ( ) 6. Saúde ( ) 7. Tecnologia ( ) 8. Trabalho ( ) 9. Economia e Administração ( ) 10. Outros

3.2 - LINHA DE EXTENSÃO (APENAS UMA).

( ) 1. Alfabetização, leitura e escrita ( ) 2. Artes cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance)

( ) 3. Direitos individuais e coletivos ( ) 4. Educação ambiental

( ) 5. Esporte e lazer

( ) 6. Fármacos e medicamentos ( ) 7. Gestão pública

( ) 8. Grupos sociais vulneráveis ( ) 9. Infância e adolescência ( ) 10. Jovens e adultos

( ) 11. Língua, literatura e cultura ( ) 12. Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

( ) 13. Música

( ) 14. Patrimônio cultural, histórico, natural e material

(16)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

16 ( ) 15. Saúde animal ( ) 16. Saúde da família ( ) 17. Saúde Humana ( ) 18. Tecnologia da informação ( ) 19. Terceira idade

( ) 20. Turismo e desenvolvimento sustentável ( ) 21. Uso de drogas e dependência química ( ) 22. Outros

4 - LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: 5 - CARGA HORÁRIA DO EVENTO:

6 - DATA PREVISTA DE REALIZAÇÃO:

7 – TIPO DE EVENTO: DEFINIÇÃO:

( ) Congresso

Evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla.

Observação: realizado como um conjunto de atividades, como mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops.

( ) Seminário

Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (algumas horas a 1 ou 2 dias), quanto de número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados.

Incluem-se, nessa classificação, eventos de médio porte, como encontro, simpósio,

(17)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

17 jornada, colóquio, fórum, reunião, mesa-redonda, etc.

( ) Ciclo de debates

Encontros sequenciais que visam à discussão de um tema específico.

Inclui: Ciclo, circuito, semana.

( ) Exposição

Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Em geral é utilizada para promoção e venda de produtos e serviços. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento.

( ) Espetáculo

Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.

( ) Evento esportivo

Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.

( ) Festival

Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.

(18)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

18

8 – PÚBLICO-ALVO: (PODE MARCAR MAIS DE UMA OPÇÃO): ( ) Discentes

( ) Professores

( ) Servidores técnico-administrativos ( ) Discentes de outro IF ou IES

( ) Comunidade (especificar) ( ) Outros (especificar)

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

9 – NÚMERO DE PARTICIPANTES PREVISTOS: 10 - EQUIPE TÉCNICA: NOME VÍNCULO COM O IFPI * / ** FUNÇÃO NA EXECUÇÃO DO PROJETO/EVENTO CARGA HORÁRIA DEDICADA AO EVENTO

* Professor; servidor técnico-administrativo; discente; sem vínculo (professor ou discente colaborador de outra IES).

(19)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

19

10.1 - DETALHAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS DA EQUIPE DE EXECUÇÃO (SERVIDORES E DISCENTES).

11 – JUSTIFICATIVA: (Apontar a natureza extensionista. Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Perspectiva interdisciplinar. A relação dialógica entre o IFPI e a comunidade alvo. Contribuição do projeto para a divulgação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido no IFPI. Por que este projeto se faz necessário? Quais as contribuições para a comunidade/alunos/instituição?)

12 - OBJETIVOS:

(20)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

20

14 - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO EVENTO: Fases do evento em que a comunidade participa

(poderá ser marcada mais de uma opção):

( ) Na concepção ( ) No desenvolvimento/execução da proposta ( ) Na avaliação ( ) No financiamento ( ) Não participa ( ) Espectador

14.1 DESCRIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE:

15 – PARCERIAS

15.1 - Existem parceiros externos ao IFPI? ( ) Não ( ) Sim

15.2 - Quais? 15.3 - Identificação da Instituição parceira

Tipo Forma de inserção

( ) Instituição religiosa/assistencial ( ) Instituição pública ( ) Instituição privada ( ) ONG ( ) Outras ( ) Participa da concepção ( ) Gera demanda ( ) Participa do desenvolvimento ( ) Recebe estudantes ( ) Apoio logístico ( ) Participa do financiamento

(21)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

21

16 - AVALIAÇÃO (Quais instrumentos serão utilizados para que o projeto seja avaliado pelos integrantes e pela comunidade acadêmica ou outra?).

17 - RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO/EVENTO

DISCRIMINAÇÃO UNIDADE QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

TOTAL 18 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ATIVIDADE (Ver articulação com os

objetivos específicos). Mês Mês Mês

19 - DATA E ASSINATURA DO COORDENADOR PROPONENTE

____/____ /______

(22)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

22

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO III

MODELO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE PROJETO/EVENTO

PERÍODO DE REFERÊNCIA MÊS: ANO: DADOS DO EVENTO 01. TÍTULO: 02. CAMPUS:

03. ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL / LINHA DE EXTENSÃO : ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL:

LINHA DE EXTENSÃO: 04. EQUIPE TÉCNICA

NOME (Caso seja preciso, abrevie). VÍNCULO COM O IFPI * FUNÇÃO NA EXECUÇÃO DO PROJETO/EVENTO**

* Servidor; Discente; Sem Vínculo.

(23)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

23

05. RESUMO DO PROJETO/EVENTO (OBJETIVOS, DESENVOLVIMENTO E PARCERIAS ESTABELECIDAS COM PESSOAS E/OU INSTITUIÇÕES).

06. RESULTADOS OBTIDOS:

07. IMPACTOS (SOCIOECONÔMICOS, AMBIENTAIS E OUTROS) ALCANÇADOS OU QUE PODERÃO SER ALCANÇADOS COM OS RESULTADOS DO PROJETO, COMENTANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL:

08. OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS a) TOTALMENTE ( )

b) PARCIALMENTE ( )

c) NÃO FORAM ATINGIDOS ( ) COMENTE A OPÇÃO ESCOLHIDA:

09. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO/EVENTO (ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NA EXECUÇÃO DO PROJETO, ATIVIDADES REALIZADAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS).

(24)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

24

10. CARGA HORÁRIA E CRONOGRAMA: CARGA HORÁRIA DO

PROJETO/EVENTO DATA DE INÍCIO DATA DE CONCLUSÃO

11. QUANTO À ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO/EVENTO:

11.1 OS RECURSOS PREVISTOS FORAM SUFICIENTES?

11.2 CASO TENHAM SIDO ADQUIRIDOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO, RELACIONE-OS ABAIXO:

12. MUDANÇAS OCORRIDAS EM RELAÇÃO AO PROJETO ORIGINAL (Caso tenham ocorrido, descreva-as com a respectiva justificativa).

13. ANEXOS (vídeos, fotos, gravuras, folders, cartazes, formulários e outros instrumentos utilizados na execução do projeto).

14. DATA E ASSINATURA DO COORDENADOR

____/____/_______

(25)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

25

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO IV INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Projeto: ___________________________________________________________________________ Proponente: ___________________________________________________________________________ Campus: ___________________________________________________________________________

Através deste instrumento, interponho recurso contra o resultado da avaliação dos projetos do Subprograma Promoção de Eventos de Extensão Acadêmica.

Fundamentação: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Em _______/ ________/ _________ _________________________________________ Assinatura do Proponente

(26)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA E EVENTOS

26

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA PROMOÇÃO DE EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA

EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI

ANEXO V

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO DO (A) BOLSISTA COORDENADOR

Eu,________________________________________________________________________ SIAPE_______________, AGÊNCIA __________ CONTA BANCÁRIA ______________ BANCO____________ selecionado para o Subprograma Promoção de Eventos de Extensão Acadêmica – 2015 que integra o Programa Institucional de Apoio à Extensão - ProAEx,

comprometo-me a participar das atividades inerentes ao Evento:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ no período de ____________________________recebendo a importância R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Estou ciente de que a bolsa se constitui num instrumento de apoio à execução do evento, conforme descrito no projeto.

Como coordenador, comprometo-me a:

 Seguir todas as normas previstas no EDITAL EVENTOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA Nº 67/2015 – PROEX/IFPI;

 Participar efetivamente na execução do Projeto/Evento;

 Comunicar, imediatamente, à Coordenação de Extensão do Campus, qualquer alteração relativa ao Evento;

 Em caso da não execução do projeto/evento, devolver através de GRU o valor total do recurso (bolsa coordenador) em um prazo de até 30 dias.

________________,_____ de _____________________ de ______________. ______________________________________

Referências

Documentos relacionados

(1976), na região amazônica há grande abundância de rochas lateríticas e, ainda segundo este autor, nos estados do Acre e Amapá, devido à carência de brita e seixo rolado,

Você não vai carregar, exibir ou fornecer de outra forma, no ou através do Serviço, nenhum conteúdo que: seja difamatório, difamatório, abusivo, ameaçador, assediante,

Por exemplo, você não pode (e tampouco pode autorizar a terceiros) a (i) associar a marca da nossa Empresa a nenhuma outra, ou (ii) fazer um frame deste site em outro

• A base deve estar plana e não apresentar desvios de prumo de acordo com a ABNT NBR 13749 curada e não apresentar pontos de som cavo;.. • A inclinação do substrato das

módulo que monitora todo o funcionamento do Estágio Propulsivo Líquido SamF o sistema de alimentação do motor-foguete é composto por um tanque de oxigênio líquido (LoX), um

Este crescente consumo da internet pela terceira idade, entendida por Prensky (2010) como imigrantes digitais, uma vez que integram a geração que adotou a tecnologia em suas

 Avaliação do desempenho dos ésteres poliméricos obtidos como aditivos redutores do ponto de névoa e de fluidez de biodiesel etílico de soja, metílico de

Dada a relevância histórica que o Pronaf assume no financiamento da produção para os agricultores familiares do Rio Grande do Sul e seu papel central na produção de