• Nenhum resultado encontrado

Master TIG 400DC. Fonte para soldagem TIG e eletrodo revestido CÓDIGO : MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Master TIG 400DC. Fonte para soldagem TIG e eletrodo revestido CÓDIGO : MANUAL DO USUÁRIO / LISTA DE PARTES E PEÇAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Master TIG 400DC

Fonte para soldagem TIG

e eletrodo revestido

CÓDIGO : 0707929

(2)
(3)

I) INTRODUÇÃO ... 05

II) DESCRIÇÃO ... 05

III) TÉCNICAS DE OPERAÇÃO ... 07

IV) MEDIDAS DE SEGURANÇA ... 08

V) PROBLEMAS E SOLUÇÕES ... 09

VI) FATOR DE TRABALHO ... 10

VII) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ... 10

VIII) CONTROLES E COMPONENTES ... 11

IX) INSTALAÇÃO ... 13

X) MANUTENÇÃO... 14

XI) ESQUEMA ELÉTRICO ... 15

XII) PEÇAS DE REPOSIÇÃO (REFERÊNCIAS) ... 16

XIII) ACESSÓRIOS ... 21

Fonte para soldagem TIG

e eletrodo revestido

Master TIG 400DC

Índice

(4)
(5)

Possui amperímetro e voltímetro digital, para leitura da corrente e tensão de solda durante a soldagem. Quando utilizada para solda TIG, este mantém afixado em seu mostrador os valores da última soldagem. Na solda com eletrodo mostra a tensão em vazio. Possui proteção contra sobretemperatura que desliga a corrente de solda no caso da temperatura interna dos componentes ultrapassar os níveis seguros para operação, voltando ao funcionamento normal, assim que estes valores voltem ao normal.

O modo TIG possui duas opções de abertura do arco, com alta freqüência ou liftarc, ajuste de pós fluxo do gás de proteção e comutação do gatilho em 2 ou 4 tempos. Possui a função HOTSTART que aumenta a corrente no início da soldagem com o eletrodo revestido facilitando a abertura do arco.

O gabinete possui rodas e rodízios para fácil movimentação pelo local de trabalho e plataforma para cilindro de gás na parte traseira.

As tochas utilizadas com a MASTER TIG 400DC podem ser de resfriamento natural até a capacidade de 150 A e a água acima dessa capacidade. Operam tanto em corrente alternada como em corrente contínua.

Consulte a Eutectic + Castolin a respeito das tochas mais adequadas para o seu caso.

1) TOCHA I INTRODUÇÃO

O processo TIG - Tungstenio Inerte Gas - é um tipo de soldagem no qual o calor de fusão é gerado por um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não-consumível e um metal de base, na presença de um gás de proteção inerte, com ou sem emprego de metal de adição.

Figura 1 - O Processo TIG

A soldagem, assim obtida, é de alta qualidade, livre de escória (não há emprego de fluxo), de penetração controlada e realizável em todas as posições.

O Master TIG 400DC é uma fonte com característica de corrente constante destinada à soldagem pelo processo TIG e com eletrodos revestidos. Permite a soldagem de aços carbono e aços ligados, aços inoxidáveis, ferros fundidos, cobre e bronze.

A corrente de soldagem é ajustada de forma contínua e precisa por meio de potenciômetro localizado no painel frontal ou nos controles remotos (manual e pedal). Possui os recursos de ajuste de rampa, subida e descida, de modo que a corrente sobe lentamente no início da soldagem e desce lentamente no término da soldagem, propiciando ótimo acabamento da solda.

II DESCRIÇÃO

Característica Modelo

Diâmetro do Eletrodo de Tungstênio Ciclo de Trabalho AC/DC

Valores

TIG 150 V TIG 150 G TIG350

130 a @ 60% 130 a @ 60% 250 a @ 60%

1,0 a 2,4 mm 1,0 a 3,2 mm

Tabela 1 - Seleção de Tochas TOCHA TIG 350

Figura 2 - Modelos de tochas Eletrodo (Tungstenio) Gás de proteção (Argônio) Bocal Metal de adição (se necessário) Arco Cordão Metal base Gás de proteção

(6)

Figura 4 - Preparação da ponta do eletrodo

Para proteção do eletrodo e economia de gás, a ponta do eletrodo deve ficar a uma distância do bocal igual ao seu diâmetro (figura 5), porém, isto depende muito do tipo de soldagem a se efetuar.

Figura 5 - A ponta do eletrodo deve sobressair o mínimo possível do bocal

2) ELETRODOS

O material básico dos eletrodos é o tungstênio, devido ao seu alto ponto de fusão (3410 C), que o torna praticamente inconsumível, e a sua boa condutibilidade elétrica.

Os tipos de eletrodos de tungstênio mais comumente usados são dois: Tipo A: tungstênio puro (cor da ponta: verde) e Tipo B: tungstênio ligado com 1,7 a 2,2% de óxido de tório (cor da ponta: vermelha).

A escolha do tipo de eletrodo depende do metal de base, da sua espessura e do tipo de corrente.

Tipo A: O eletrodo de tungstênio puro proporciona uma boa estabilidade do arco em corrente alternada superposta com alta freqüência e, por ter boa resistência à contaminação e manter uma ponta esférica limpa, é indicado para a soldagem de alumínio e magnésio. A sua capacidade em ampéres é inferior aos outros eletrodos.

O óxido de tório tem a propriedade de aumentar a emissão de elétrons, facilitando a abertura e a estabilidade do arco e permitindo maiores correntes de solda. Os eletrodos com tório geralmente duram mais e apresentam maior imunidade às contaminações. São os mais indicados para a soldagem de aços inoxidáveis e cobre.

Tipo B: Este eletrodo é próprio para corrente contínua.

É importante utilizar as correntes apropriadas para maior durabilidade dos eletrodos e boa qualidade da solda. Correntes excessivas ou baixas são altamente prejudiciais.

A geometria da ponta do eletrodo de tungstênio tem as seguintes influências:

- maior ou menor capacidade de corrente; - controlar a penetração e a largura do cordão; - evitar a contaminação do tungstênio no cordão; - controlar o aquecimento do eletrodo.

Um eletrodo pontiagudo aumenta a concentração d o a r c o , a d e n s i d a d e d e c o r r e n t e e consequentemente o estabiliza.

Conforme o diâmetro e o tipo de corrente o eletrodo gasto ou contaminado é simplesmente quebrado para eliminar a parte danificada (figura 3).

o

Figura 3 - "Quebrando" a ponta do eletrodo.

Entretanto, o mais indicado é esmerilhar as pontas como mostra a figura 4.

Metais de elevada condutibilidade térmica como alumínio e o cobre requerem eletrodos pontiagudos, a não ser em espessuras finas.

MARTELO SUPERFÍCIE DURA ERRADO CERTO CORRENTE CONTÍNUA POLARIDADE DIRETA CORRENTE ALTERNADA PONTA EM ESFERA OBTIDA

ABRINDO ARCO EM UMA PLACA DE COBRE.

AO ESMERILHAR A PONTA FAÇA-O LONGITUDINALMENTE. O ACABAMENTO

DEVE SER POLIDO

CERTO ERRADO

(7)

Bronze-alumínio

Bronze-silício

Cobre desoxidado

Magnésio

Níquel e suas ligas

Titânio

MATERIAL

Aço carbono

Aço baixa liga

Aço inoxidável

GÁS DE PROTEÇÃO

Argônio de preferência. O hélio oferece maior penetração mas é mais difícil de manusear.

Processo manual : argônio é mais fácil de usar. Processo automático : hélio permite maiores velocidades de soldagem.

Chapas finas : argônio permite controle da penetração. Argônio: baixa penetração, geralmente usado para revestimento.

Argônio: reduz as tendências de fragilidade a quente do metal base.

Hélio de preferência: o arco mais quente compensa a alta condutibilidade térmica do cobre. Mistura de 75% de hélio e 25% de argônio - arco estável porém menos quente que o proporcionado pelo hélio puro.

Argônio: boa ação de limpeza em corrente alternada. Hélio: para soldagem automática em corrente contínua, polaridade direta.

Processo manual: argônio é mais fácil de usar. Processo automático: hélio permite maiores velocidades de soldagem.

Processo manual: argônio é mais fácil de usar. Processo automático: hélio permite maiores velocidades de soldagem.

3) GÁS DE PROTEÇÃO

Os seguintes gases podem ser utilizados como proteção: argônio, hélio, nitrogênio, argônio + hélio e argônio + hidrogênio. Dentre eles o argônio é o mais consumido, por ser o de menor custo (com exceção do nitrogênio) e, também, por ser adequado para quase todas as soldagens. Além disso, sendo o argônio mais pesado, ele permanece por mais tempo sobre a área soldada, ao contrário do hélio, que por ser leve tende a se elevar rapidamente da zona de soldagem, o que exige maiores vazões para superar este problema.

O hélio proporciona arco mais quente, maior penetração, maior velocidade de soldagem e menos empenho das peças, sendo adequado para soldagens automáticas, soldagem de peças maciças e de metais de alta condutibilidade térmica. É de suma importância que o gás de proteção seja livre de contaminações, assim como o regulador e as mangueiras.

A tabela 2 indica o gás de proteção adequado para cada tipo de material.

III TÉCNICAS DE OPERAÇÃO

1) PREPARAÇÃO DO METAL BASE

2) PREPARAÇÃO DAS JUNTAS

Na soldagem TIG é essencial que as superfícies a serem soldadas estejam completamente limpas, livres de óxidos, óleos, graxas e outras impurezas. A limpeza pode ser feita com qualquer solvente comercial. Nunca solde sobre superfícies que ainda contenham solventes; muitos deles, principalmente o tricloroetileno e o tetracloreto de carbono, tornam-se altamente tóxicos com o arco elétrico TIG. Os óxidos podem ser eliminados por esmerilhamento ou com uma escova metálica. Em peças de aço inoxidável ou ligas de níquel a escova deve ser de aço inoxidável.

As varetas de metal de adição, bem como o eletrodo de tungstênio e o bocal devem estar completamente limpos.

A preparação das juntas depende do tipo, tamanho e espessura do metal base. Em alguns casos, tais como juntas de topo de aços inoxidáveis, ligas de níquel e certas ligas de cobre, o lado oposto da junta deve ser protegido com gás para evitar contaminação atmosférica.

Figura 6 - tipos de juntas

Tabela 2 - Gases de proteção recomendados conforme o metal base e os processos utilizados.

JUNTA DE ARESTA ESPESSURA MENOR QUE 2mm

60º 75º

I - 2 mm

I - 2 mm

JUNTA DE TOPO COM CHANFRO EM V ESPESSURA ENTRE 3 e 8 mm.

JUNTA DE TOPO SEM CHANFRO ESPESSURA MENOR QUE 3 mm.

JUNTA DE TOPO COM CHANFRO EM X SIMÉTRICO. ESPESSURA ENTRE 8 e 25 mm

I - 2 mm

I - 2 mm 60º 85º

3) OPERAÇÃO

3.1) Solda com eletrodo revestido

1) Instalar o cabo porta-eletrodo e garra obra de acordo com a polaridade exigida pelo processo. 2) Posicionar a chave seletora do processo de soldagem p/ ELETRODO

3) Posicionar a chave seletora REMOTO/LOCAL para LOCAL se o ajuste da corrente será feito pelo potenciômetro do painel do Master TIG 400DC ou em remoto A, B, A+B, de acordo com o controle remoto que será utilizado e instalar os controles. 4) Posicionar a chave HOTSTART na posição 1 caso se deseja um aumento da corrente durante um curto período de tempo na abertura do arco elétrico.

(8)

IV MEDIDAS DE SEGURANÇA

1) PROTEÇÃO DOS OLHOS

Nunca inicie uma soldagem sem obedecer aos seguintes procedimentos :

Use sempre um capacete de solda com lentes apropriadas para proteger os olhos e o rosto (Tabela 3).

Corrente de solda (A) Lente N°

8 10 12 14 30 a 75 75 a 200 200 a 400 acima de 400

TABELA 3 - Proteção adequada dos olhos em função da corrente de solda.

Nunca abra o arco na presença de pessoas desprovidas de proteção. A exposição dos olhos à luminosidade do arco provoca sérios danos e, conforme a sua duração, podem ser permanentes.

2) PROTEÇÃO DO CORPO

Durante a soldagem use sempre luvas de couro. Em trabalhos complexos, que requeiram muita mobilidade e posicionamento preciso da tocha, utilize luvas de couro fino. Soldagens delicadas, com baixas intensidades de corrente, permitem a utilização de luvas de tecido.

Todo o corpo deve ser protegido contra a radiação ultravioleta do arco TIG.

3) VENTILAÇÃO

4) PRECAUÇÕES ELÉTRICAS

A soldagem nunca deve ser feita em ambientes completamente fechados e sem meios para exaurir gases e fumaças. Entretanto, a soldagem TIG não pode ser efetuada em locais com correnteza de ar sobre a tocha que afete a sua cortina de gás de proteção.

Ao manipular qualquer equipamento elétrico deve-se tomar um cuidado especial para não tocar em partes “vivas”, isto é, que estão sob tensão, sem a devida proteção.

Calce sapatos de sola de borracha e, mesmo assim, nunca pise em chão molhado quando estiver soldando.

Verifique o estado do porta eletrodo, o aperto do eletrodo de tungstênio e se os cabos estão em perfeitas condições, sem partes gastas, queimadas ou desfiadas.

Nunca abra o gabinete sem antes desligar completamente a unidade da rede de alimentação elétrica. Para proteção do soldador, a máquina deve ser sempre “aterrada”, através do fio terra que está junto com o cabo de alimentação.

5) Posicionar a chave LIGA/DESLIGA em 1

6) Regular a corrente através do potenciômetro do painel ou controle remoto

7) Iniciar a soldagem e reajustar a corrente se necessário

1) Instalar a unidade de refrigeração KOOL TEC em que for utilizar tocha refrigerada e ligar a alimentação na tomada localizada no painel traseiro.

2) Instalar a tocha TIG (cabo de corrente, gatilho, alimentação de gás no Master TIG 400DC e entrada e saída de água no KOOL TEC, caso esta seja refrigerada) e o cabo obra.

3) Ligar a mangueira do gás de proteção no niple localizado no painel traseiro.

4) Posicionar a chave seletora do processo de soldagem para TIG

5) Posicionar a chave seletora REMOTO / LOCAL para LOCAL se o ajuste da corrente será feito pelo potenciômetro do painel da fonte ou em remoto A, B, ou A+B, de acordo com o controle remoto que será utilizado e instalar os controles.

6) Posicionar a chave seletora do modo de abertura do arco em LIFTARC ou HF.

7) Posicionar a chave de modo do gatilho em 2T ou 4T.

8) Posicionar a chave HOTSTART em 0.

9) Regular os potenciômetros de subida e descida de rampa.

10) Regular o potenciômetro de pós vazão. 11) Posicionar a chave LIGA/DESLIGA em 1. 12) Regular a corrente através do potenciômetro do painel ou controle remoto.

13) Ligar a unidade de refrigeração caso esteja utilizando tocha refrigerada.

14) Iniciar a soldagem e reajustar a corrente e os

(9)

5) PRECAUÇÕES CONTRA FOGO

V) PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Papéis, palha, madeira, tecidos, estopa e qualquer outro material combustível devem ser removidos da área de solda. Ao soldar tanques, recipientes ou tubos para líquidos inflamáveis, certifique-se de que tenham sido completamente enxaguados com água ou outro solvente não inflamável e que estejam totalmente secos e livres de vapores residuais. Solventes clorados como o tetracloreto de carbono e o tricloroetileno, embora não inflamáveis, devem ser totalmente secos antes de proceder a soldagem, caso contrário, geram gases altamente tóxicos quando submetidos ao arco elétrico. Em caso de fogo ou curto-circuito,

. Desligue a fonte de energia e use um extintor de gás carbônico ou pó químico para apagar as chamas.

nunca jogue água sobre qualquer equipamento elétrico

Problema 1 - Desgaste Excessivo do Eletrodo de Tungstênio

Problema 2 - Arco Errático

: Gás de proteção insuficiente, provo-cando oxidação do eletrodo.

: Limpe o bocal; diminua a distância entre o bocal e a peça; aumente a vazão de gás.

: Soldagem em polaridade inversa. : Utilize eletrodo de diâmetro maior ou

mude a polaridade.

: Diâmetro inadequado do eletrodo para a corrente necessária.

: Utilize eletrodo de diâmetro maior. : Eletrodo contaminado.

: Elimine a contaminação no esmeril. : Oxidação do eletrodo durante o

resfriamento.

: Mantenha o gás fluindo após a extinção do arco pelo menos durante 10 segundos.

: Metal base contaminado com sujeira, graxa, óxidos.

: Limpe com um solvente adequado, escova de aço inoxidável ou abrasivo, etc.

: Junta do metal base muito apertada. : Abra o chanfro, aproxime mais o

eletrodo da peça, diminuindo a tensão do arco. Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa Solução Causa : Solução : Causa Solução Causa : Solução : Causa : Solução : Causa : Solução : Causa : Solução : Causa : Solução : Causa : Solução : : Eletrodo contaminado. : Elimine a parte contaminada.

: Eletrodo com diâmetro acima do necessário.

: Use um diâmetro menor - use o me-nor diâmetro possível corresponden-te à correncorresponden-te necessária com ponta adequada.

Arco muito longo.

Aproxime mais o eletrodo.

: Impurezas na linha de gás (hidrogê-nio, nitrogê(hidrogê-nio, ar, umidade).

: Purgue o ar de todas as linhas de gás antes de abrir o arco; remova a umidade das linhas com um gás inerte de pureza 99,995%.

Utilização de velhas mangueiras de acetileno.

Use somente mangueiras novas. Mangueiras de gás e água trocadas. Nunca troque as mangueiras. As conexões de fábrica não permitem a possibilidade de troca por serem de roscas opostas.

Superfície do metal base e/ou do metal de adição contaminada.

Faça uma boa limpeza.

Abertura do arco por contato.

Abra o arco através de uma corrente de alta freqüência. Não há neces-sidade de tocar o metal base com o eletrodo.

Fusão do eletrodo e consequente ligação com o depósito.

Diminua a intensidade da corrente. Se possível, utilize eletrodos toriados e de maior diâmetro.

Eletrodo trincado devido a choque térmico.

Verifique a ponta do eletrodo.

Problema 3 - Porosidade

Problema 4 - Contaminação do Cordão de solda com Tungstênio do Eletrodo

(10)

VI FATOR DE TRABALHO

VII CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Chama-se Fator de trabalho a razão entre o tempo durante o qual uma máquina de soldar pode fornecer uma determinada corrente máxima de soldagem (tempo de carga) e um tempo de referência; conforme normas internacionais, o tempo de referência é igual a 10 minutos.

O Fator de trabalho nominal de 40% significa que a máquina pode fornecer repetidamente a sua corrente de soldagem nominal durante períodos de 4 min. (carga), cada período devendo ser seguido de um período de descanso (a máquina não fornece corrente de soldagem) de 6 min. (4 + 6 = 10 min.), repetidamente, e sem que a temperatura dos seus componentes internos ultrapasse os limites previstos por projeto. O mesmo raciocínio se aplica para qualquer valor do Fator de trabalho.

Na Master TIG 400DC o Fator de trabalho permitido aumenta até 100% a medida que a corrente de soldagem utilizada diminui; inversamente, o Fator de trabalho permitido diminui a medida que a corrente de soldagem aumenta até o máximo da faixa.

EQUIPAMENTO Faixa de corrente (A) Tensão em vazio (A)

Fator de Trabalho (%) Corrente (V) Tensão em carga (V) Alimentação elétrica (V-Hz) Potência aparente nominal (KVA) Classe térmica (oC)

Dimensões sem acessórios ( l x c x a - mm ) Peso (Kg) ELETRODO 20 - 400 100 60 35 250 315 400 33 36 30 TIG 5 - 400 100 60 35 250 315 400 23 26 190 20 65 - 75 Corrente Nominal (A)

Cargas autorizadas:

315

220/300/440 - 50/60 21,3 H (180 C)o

Tempo de subida de rampa (seg) (sem valor quando em liftarc) Tempo de descida de rampa(seg)

0,1 - 15 0,1 - 15 ---Tempo de pós fluxo do gás --- 1,0 - 25 660 x 970 x 910

(11)

VIII CONTROLES E COMPONENTES 1) PAINEL FRONTAL Figura 8 Painel frontal 1 Chave Liga-Desliga 2 Lâmpada piloto

-3 Potenciômetro de regulagem da corrente de solda

4 Voltímetro/Amperímetro Digital

5 Potenciômetro de regulagem do tempo de subida de rampa

6 Potenciômetro pós fluxo

- para ligar e desligar a fonte quando acesa indica que a fonte está energizada

- permite a regulagem da corrente de solda de 5 a 400 Amperes.

- permite a leitura da corrente e tensão de solda durante a soldagem. Quando utilziada para solda TIG mantém os valores da última soldagem realizada. Quando utilizada para solda com eletrodos não mantém os valores, mostrando o valor da tensão em vazio.

- permite regular a tempo de subida da corrente no início da soldagem de 0,1 a 15 segundos. Não se aplica quando da abertura do arco pelo liftarc.

- permite a regulagem do tempo em que o gás de proteação glui pelo bocal da tocha após o término da soldagem

7 Potenciômetro de regulagem do tempo de descida de rampa

8 Chave Seletora do processo de soldagem

- permite regular o tempo de descida da corrente no fim da soldagem de 0,1 a 15 segundos.

- para selecionar o processo TIG ou Eletrodo revestido.

9 Chave seletora do modo de abertura do arco no processo TIG

Liftarc

Alta freqüência

- permite selcionar o modo de abertura do arco em:

- neste modo de abertura do arco elétrico é feita da seguinte maneira:

a) encosta-se o eletrodo de tungstênio na peça a ser soldada

b) pressiona-se o gatilho da tocha

c) levanta-se a tocha lentamente mantendo o gatilho da tocha pressionado e o arco é então estabelecido entre o eletrodo e a peça.

- neste modo a abertura do arco elétrico é feita da seguinte maneira:

a) aproxima-se o eletrodo de tungstênio da peça a ser soldada mantendo-se um gap de aproximadamente 3mm.

b)pressiona-se o gatilho da tocha, imediata-mente a unidade geradora de alta freqüência atua e é produzida uma centelha entre o eletrodo e a peça, desta forma o gás é ionizado e é estabelecido o arco entre o eletrodo e a peça. Quando o arco se estabiliza a unidade de alta frequencia desliga-se automaticamente. 1 10 18 4 8 6 15 20 7 5 3 16 9 11 12 17 14 2 19 21 23 22

(12)

10 Chave seletora de modo do gatilho

11 Chave função HOTSTART

12 Chave seletora remoto/local

13 Chave seletora do controle remoto

14 Chave de acionamento da Unidade de Refrigeração

15 Lâmpada piloto da unidade de refrigeração

16 Lâmpada indicadora de sobre temperatura

- permite a seleção do modo de comando do gatilho da tocha TIG em:

2 tempos - neste modo a soldagem é mantida contínua mantendo-se pressionado o gatilho da tocha.

4 tempos - a soldagem é iniciada e mantida contínua pressionando o gatilho e soltando, sem necessidade de mantê-lo pressionado. Para terminar a soldagem, pressiona-se novamente o gatilho. Obs: quando utilizado o recurso de rampa para terminar a soldagem deve-se manter pressionado. Para terminar a soldagem pressiona-se novamente o gatilho para que a corrente decresça lentamente até a extinção do arco.

- quando na posição 1 proporciona um aumento da corrente durante um curto período de tempo quando da abertura do arco, quando é utilizado para soldagem com eletrodos revestidos. Na soldagem TIG deve ser mantido na posição 0.

- de acordo com a posição selecionada permite a regulagem da corrente descida pelo potenciômetro do painel, pelo pedal ou outro controle remoto ou ambos.

- quando posicionada em A permite o controle da corrente pelo controle remoto manual ou pela unidade de pulsação. Quando posicionada em B permite o controle da corrente pelo pedal e quando posicionada em A+B permite o controle por ambos. Neste caso a corrente controla pelo pedal é proporcional a corrente regulada no controle remoto. Por exemplo, caso o controle remoto esteja ajustado para 200 ampéres a faixa de controle do pedal é de 5 a 200 ampéres.

- permite ligar ou desligar a unidade de refrigeração.

-quando acesa indica que a unidade de refrigeração está ligada.

-quando acesa indica que a MASTER TIG 400 DC

28 24 25 26 27 29

está sobreaquecida. Neste caso a fonte não fornece corrente de solda, o ventilador continua funcionado e a soldagem é interrompida. Quando utiliza a unidade de refrigeração KOOL TEC a lâmpada acende no caso do reservatório de água estar vazio, indicando que não há refrigeração na tocha TIG. Quando a fonte atinge novamente o nível de temperatura seguro para operação ou o reservatório do KOOL TEC está com nível de água indicado a lâmpada se apaga e a soldagem pode ser iniciada.

- para conexão de uma unidade de controle remoto da corrente de solda ou um controle de pulsação KIT PULSE MASTER TIG 400 DC.

- para conexão de uma unidade de controle remoto de tipo pedal.

- para conexão do cabo obra ou porta eletrodo de acordo com o processo utlizado.

- para conexão do cabo obra ou porta eletrodo de acordo com o processo utilizado.

- para conexão da tocha TIG.

-para alimentação do gás de proteção -para a tocha TIG.

- para conexão do gatilho da tocha TIG.

17 Tomada para conexão do controle remoto manual ou controle de pulso

18 Tomada para conexão do pedal

19 Conector negativo

20 Conector positivo

21 Conector para tocha TIG

22 Conector engate rápido do gás de proteção

(13)

2) PAINEL TRASEIRO

29 Cabo de alimentação

- para proteção dos circuitos de comando.

- para proteção da tomada de alimentação da KOOL TEC.

- para ligação da unidade de refrigeração KOOL TEC.

-para ligação da mangueira do gás de proteção.

-permite a conexão do pressostato da unidade de refrigeração KOOL TEC.

24 Disjuntor 10A

25 Disjuntor 10A

26 Tomada para alimentação da unidade de refrigeração

27 Conector de entrada do gás de proteção

28 Tomada para conexão do pressostato

IX INSTALAÇÃO 1) RECEBIMENTO

2) LOCAL DE TRABALHO

Ao receber uma Master TIG 400DC, retirar todo o material de embalagem em volta da unidade e verificar a existência de eventuais danos que possam ter ocorrido durante o transporte. Quaisquer reclamações relativas a danificação em trânsito devem ser dirigidas à Empresa transportadora. Remover cuidadosamente todo material que possa obstruir a passagem do ar de refrigeração.

Vários fatores devem ser considerados ao se determinar o local de trabalho de uma máquina de soldar, de maneira a proporcionar uma operação segura e eficiente. Uma ventilação adequada é necessária para a refrigeração do equipamento e a segurança do operador e a área deve ser mantida limpa.

É necessário deixar um corredor de circulação em torno da máquina com pelo menos 700 mm de largura tanto para a sua ventilação como para acesso de operação, manutenção preventiva e eventual manutenção corretiva.

A instalação de qualquer dispositivo de filtragem do ar ambiente restringe o volume de ar disponível para a refrigeração da máquina e leva a um sobreaquecimento dos seus componentes internos.

A tabela abaixo fornece orientação para o dimensionamento dos cabos e dos fusíveis de linha; eventualmente, consultar as normas vigentes.

A Master TIG 400DC é fornecida para ligação a uma rede de alimentação de 440V. Caso a tensão de alimentação seja diferente, as conexões primárias deverão ser modificadas como indicado no esquema abaixo. A remoção da lateral direita proporciona acesso direto à barra de terminais das conexões primárias. Tensão de alimentação 220 V 380 V 440 V Consumo (na carga máxima a F.t. 60%)

44 A 25 A 22 A Fusíveis Retardados (A) 60 35 30 Condutores (cobre-mm )2 10 10 10

Tabela 5 - Dimensionamento dos cabos e fusíveis

5 1 440V 8 4 1 5 7 2 380V 2 7 1 4 5 8 220V 4 7 8 2 9 MUDANÇA DE TENSÃO 6 9 3 9 6 3 6 3

A instalação de qualquer dispositivo de filtragem não autorizado pela Eutectic anula a garantia dada ao equipamento.

Os requisitos de tensão de alimentação elétrica são indicados na placa nominal. A Master TIG 400DC é projetada para operar em redes trifásicas de

ou em . Deve ser alimentada a

partir de uma linha elétrica independente e de capacidade adequada de maneira a se garantir o seu melhor desempenho e a se reduzir as falhas de soldagem.

Para alimentação elétrica o Usuário pode usar o cabo de entrada fornecido (4 condutores sendo 3 de alimentação e 1 de aterramento) ou um cabo próprio com a bitola correspondente ao comprimento desejado e com 4 condutores sendo 3 de alimentação e 1 de aterramento. Em todos os casos, a alimentação elétrica deve ser feita através de uma chave de parede exclusiva com fusíveis ou d i s j u n t o r e s d e p r o t e ç ã o a d e q u a d a m e n t e dimensionados.

3) ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA

220, 380 440V 50/60 Hz

(14)

X MANUTENÇÃO

1) GENERALIDADES

2 ) M A N U T E N Ç Ã O E R E G U L A G E M D O FAISCADOR

Antes de conduzir qualquer trabalho de manutenção na Master TIG 400DC desligar a máquina da rede de alimentação elétrica. Somente desligar a chave da máquina não elimina a presença de tensão no equipamento, desligar sempre a chave de parede ou disjuntor.

Limpe a poeira que se acumula sobre os componentes utilizando ar comprimido seco (sem água ou óleo) com baixa pressão. Não use ferramentas ou escova metálica. Cuidado quando aplicar ar comprimido sobre os circuitos eletrônicos, utilizar baixa pressão, e água ou óleo presentes neste danificam os circuitos.

Verifique se todas as conexões estão firmemente apertadas. Qualquer vazamento do circuito de refrigeração da tocha deve ser eliminado. Verifique o nível e o estado da água no reservatório.

O faiscador é um componente do sistema de geração de alta frequência. Normalmente é necessário reajustar o faiscador após um certo tempo de operação ou quando se percebe falhas na geração da alta frequência. O faiscador deve ser regulado conforme desenho abaixo.

3) PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Sempre informar o número de série da máquina que está indicado na placa de identificação no painel traseiro do equipamento.

Para assegurar uma operação correta e segura usar somente peças de reposição originais fornecidas por Eutectic do Brasil Ltda ou por ela aprovadas. O emprego de peças não originais ou não aprovadas leva ao cancelamento da garantia dada.

Consultar páginas 16, 17, 18, 19 e 20.

Importante:

N.B.: NÃO USAR O NEUTRO DA REDE PARA O ATERRAMENTO

o terminal de aterramento está ligado ao chassi. Ele deve estar ligado a um ponto eficiente de aterramento da instalação elétrica geral. NÃO ligar o condutor de aterramento do cabo de entrada a qualquer um dos bornes da chave Liga/Desliga, o que colocaria o chassi da máquina sob tensão elétrica.

Todas as conexões elétricas devem ser completamente apertadas de forma a não haver risco de faiscamento, sobre-aquecimento ou queda de tensão nos circuitos.

(15)

XI ESQUEMA ELÉTRICO 095 094 1 3 TM1 2 6 TM1 5 4 093 095 9 TM1 8 7 FU1 093 094 207 010 209 206 019 0 1 0 1 0 1 C16 110 308 307 114 202 317 108 C11 C10 C14 C12 110 112 114 111 116 CN1 220 XT5 311 312 305 Bob. Relé 24Vdc 114 42V ac 2 10 2 107 1 3 058 Potenc. 104 1 213 3 051 048 062 051 4R2/100W 1K/5W 062 105 XT7 070 3 Rampa de Descida (470K) 1 215 1 059 214 Potenciômetros CIRCUIT O ELETRÔNICO PRINCIP AL C15 C05 C01 C17 C02 C04 C13 C07 C08 C06 102 106 108 113 107 104 117 101 115 105 B04 B14 B13 B15 B12 B11 B07 B09 B06 B02 207 202 206 209 212 211 215 214 213 204 CN2 308 A07 B01 B16 B05 B03 B10 216 203 210 205 201 307 CN3 A02 A03 A13 A15 A14 A16 A11 A12 A17 A06 A05 A08 317 305 306 311 312 316 315 314 303 302 098 099 Shunt Controle C05 VO9 VO7 VO8 212 115 211 VO4 RC1 VO1 RC2 VO2 RC3 VO3 065 066 061 063 070 060 C17 C18 XT14 303 055 302 060 2 1 304 GF1 3 1 2 E1 048 057 056 4R7/50W C08 063 1 200R/50W C07 XS4 151 152 098 064 152 151 023 024 098 11 6 023 024 022 1 C05 XS5 CH6 106 027 316 314 315 072 1 CH5 201 5 Potenciômetro 027 073 047 4 6 2 1 3 C14 C13 047 CH1 CH4 205 2 210 2 3 057 102 216 3 1 4 6 071 3 058 1 083 3 072 028 2 11 7 2 081 5 061 CH2 2 5 1 3 4 6 083082 A18 A04 304 318 204 HL3 4 C12 C11 203 079 2 C10 021 3 025 076 073 C15 C16 026 028 5 075 080 025 6 074 7 077 079 021 022 029 077 B XS2 078 6 4 078 026 3 1 076 XT11 8 029 11 3 082 CH3 1 3 081 101 6 4 2 5 075 080 074 A Conector Controle remoto do Pedal Conector 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 XS1 204 PRETO PLACA DE LIGAÇÃO 5 1 440V 4 8 1 5 7 2 380V 2 7 1 4 5 8 220V 4 7 8 2 BRANCO MOT OR DO VENTILADOR 9 MUDANÇA DE TENSÃO 6 4 2 CHAVE LIG/DESL. 6 9 3 T 1 3 9 6 S R 3 K6 5 1 1 5 7 7 4 4 2 8 6 3 K28 PRINCIP AL TRANSFORMADOR 9 6 3 K 1 4 Ponte Principal Ponte Auxiliar Sincronismo Led Ligado Led T ermostato Bobina de Ignição Ve la 1 2 4 3 11 0 0 7 8 10 9 12 11 23 0 0 0 150 0 19 0 14 23 0 2 3 112 306 114 112 8 1 3 2 56 7 4 10 9 12 11 CN1 -+ 6 5 053 051 960 970 097 096 9 3 20 11 0 24 6 5 3 1 81 0 1 2 9 11 7 096 097 970 960 980 CIRC. ELETR. RETIFICADOR TRIFÁSICO 2 1 3 4 Tomada Acionamento da Tocha 010 VOLT./AMPERIMETRO 4 3 2 1 5 6 150 K80 017 201 016 Termostato 031 CH 7 A B 160 130 001 Bloco 4 v ias 0 Solen. Válv . A B 42V 9V Bloco de 4 vias 111 11 0 05 07 7 2 014 08 03 1 06 015 05 018 Bobina do Relé Unidade de Ref. 2 CH7 09 Conector Pressostato Led W ater To mada 110V ac 1 3 Contato N .A. da Ponte T ermostato d o Tr a fo Relé Unidade Refrigeração 313 018 062/1 13 101 Ref: 14201 CH 3 (Eletrodo/T ig) 058/083 210 CH 4 (Hot S tart) Ref: 14201 047 072 205 CH 5 (Painel/Remoto) Ref: 14201 076 076 028 CH 6 (A/B/A+B) Ref: 1421 1 09 015/018 031 030 CH 7 (W ater) Ref: 14201 CH 2 (2T/4T) 057 061 216 081 C H1( H .F./Lift Arc) Ref: 14201 082/083 Ref: 14201 11 7 102 081 073 201 071 072 078 026 VIST A FRONT AL DAS CHA VES TRANSFORMADOR AUXILIAR 030 0 de Corrente 076 313 08 09 03 Secundário Secundário Secundário Principal 1000uF/100Vdc 1uF/400V 200R/50W Bobina de Alta Frequência 10uF/450V 10uF/450V Indutor de Corrente (2K2) 071 10R/300W Rampa de Subida (470K) Pós-vazão (1M) 2 1

(16)

0707997

PUXADOR

XII PEÇAS DE REPOSIÇÃO

0707994 TAMPA 0707998 PAINEL TRASEIRO 0707996 LATERAL DIREITA 0707995 LATERAL ESQUERDA 0707999 PAINEL FRONTAL 0707993 PAINEL ADESIVO

(17)

0705701 CHAVE 2T/4T 0705962 SINALEIRO DE TEMPERATURA 0705700 CHAVE LIGA/DESLIGA 0707970 LÂMPADA PILOTO 0706615 LÂMPADA PILOTO KOOL TEC 0705701 CHAVE LIGA/DESLIGA KOOL TEC 0700869 ENGATE RÁPIDO 0705968 CONEXÃO GÁS 0705964 TOMADA DO GATILHO 0700869 ENGATE RÁPIDO 0705696 TOMADAS REMOTO 0705701 CHAVE HOTSTART 0705701

CHAVE ELETRODO / TIG

0705701 CHAVE HF / LIFTARC 0705701 CHAVE REMOTO/ LOCAL 0705799 VOLTÍMETRO/AMPERÍMETRO DIGITAL 0700508 VISOR 0707968 POTENCIÔMETRO CORRENTE 0705728 KNOB 0707991 CHAVE A + B 0707969 POTENCIÔMETRO SUBIDA RAMPA 0707969 POTENCIÔMETRO DESCIDA RAMPA 0704647 POTENCIÔMETRO PÓS-FLUXO

(18)

0706041 RELÉ 110V DO PRESSOSTATO 0705695 RESISTOR 10R X 300W 0707985 RESISTOR 4R2 X 100W 0707986 RESISTOR 200R X 50W (2X) 0705740 SHUNT 60 mV 0707988 SHUNT 120 mV 0707987 CAPACITOR 0709644 VÁLVULA SOLENÓIDE 0705957 MOTOR DO VENTILADOR 0707729 RODA 0707992 PONTE RETIFICADORA 0707989 BASE 0705892 INDUTOR 0705890 BOBINA DO INDUTOR (3X) 0707935 RODÍZIO

(19)

0707075 CIRCUITO DE CONTROLE 0700797 CIRCUITO DE FILTRO 0707971 CIRCUITO RETIFICADOR AUXILIAR 0707972 RESISTOR 1K 0707973 CAPACITOR 10 F 0700509 TRANSFORMADOR PARA INSTRUMENTO 0705787 RESISTOR 4R7 0707973 CAPACITOR 10 F 0707974 BOBINA 0707975 BOBINA HF 0707976 CENTELHADOR 0707977 CAPACITORES 0707978 BOBINA A 0707979 TRANSFORMADOR COMPLETO 0707980 BOBINA B 0707981 BOBINA C 0705694 BLOCO DE LIGAÇÃO 0707983 RELÉ 24 VDC 0707984 TRANSFORMADOR AUXILIAR

(20)

0705898 PRENSA CABO 0706056 OLHAL 0706114 CABO DE ALIMENTAÇÃO 0705699 HÉLICE 0705964 TOMADA DO PRESSOSTATO 0700677 DISJUNTOR 10A 0706013 TOMADA

(21)

Pedal Master TIG 400 DC

DESCRIÇÃO REFERÊNCIA

0707894 0707930

XIII ACESSÓRIOS

Kit Pulse Master TIG 400 DC

Cabo p/ controle remoto e pedal 5M

DESCRIÇÃO REFERÊNCIA 0707931 0707932 CABOS DE LIGAÇÃO 0707933 0706196 Cabo p/ controle remoto e pedal 10M

Cabo p/ controle remoto e pedal 15M Cabo p/ controle remoto e pedal 20M

(22)
(23)
(24)

EUTECTIC DO BRASIL

Rua Ferreira Viana, 146 CEP: 04761010 Tool Free : 0800 115655 Tel.: 0(XX)1156875655 FAX: 0(XX)1155210545

-Tel.: 0(XX)31-2191-4488 - FAX: 0(XX)31-2191-4491 • Tel.: 0(XX)41-323-3100 - FAX: 0(XX)41-223-9731 Tel.: 0(XX)51-3241-6070 - FAX: 0(XX)51-3241-6070 • Tel.: 0(XX)16-624-6486 - FAX: 0(XX)16-624-6116 Tel.: 0(XX)81-3441-6458 - FAX: 0(XX)81-3441-8956 Tel.: 0(XX)21-2589-4552 - FAX: 0(XX)21-2589-5252

Tel.: 0(XX)71-374-6691 - FAX: 0(XX)71-374-6703

• BELO HORIZONTE: CURITIBA:

• PORTO ALEGRE: RIBEIRÃO PRETO:

• RECIFE: • RIO DE JANEIRO:

• SALVADOR:

Internet: http://www.eutectic.com.br

Referências

Documentos relacionados

É neste cenário que se desenvolveu a pesquisa encomen- dada pela ANAPRE, cujo resultado apresenta a primeira radiografia do segmento de Revestimentos de Alto De- sempenho,

Compliance Fortalecimento da cultura ética Mapeamento de vulnerabilidades Regulamentação Mecanismos de controle anticorrupção Plano de Comunicação Atividades de

O presente estudo teve como objetivo definir quais e quantas espécies de peixes ocorrem nas microbacias dos riachos Paragem e Engano, bacia do rio Dourados, Alto rio

ISSN 2179-5568 – Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - 6ª Edição nº 006 Vol.01/2013 – dezembro/2013 FIGURA 2.3 - Aspectos ambientais de entrada e saída dos

Além da semente, uma outra adaptação presente nas gimnospermas para a vida terrestre é a presença do tubo polínico, que se desenvolve levando o gameta à oosfera e tornando

Para obter mais informações sobre onde deixar os resíduos industriais para reciclagem, entre em contato com a Arquimedes, ou o local onde comprou o produto para obter detalhes sobre

A velocidade de deslocamento do braço robótico vai depender em parte do tipo de motor que é utilizado, neste trabalho serão utilizados dois servos motores, Figura 5, e um motor

Correlacionando esses dados com os resultados do mapa de preferência externo (Figura 2), podemos observar que a maior dureza e go- mosidade apresentada pela