• Nenhum resultado encontrado

PRINCÍPIOS COMERCIAIS DE HSEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRINCÍPIOS COMERCIAIS DE HSEC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRINCÍPIOS

COMERCIAIS DE HSEC

CONDUZINDO E EXPANDINDO NOSSOS NEGÓCIOSDE UMA MANEIRA RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL

(2)

INTRODUCAO

SOBRE NÓS

A Trafigura é líder no mercado global de commodities. Suprimos, armazenamos, combinamos e entregamos petróleo e matérias-primas importantes a clientes do mundo todo.

Comercializamos petróleo bruto e derivados de petróleo, concentrados não ferrosos, metais refinados e commodities a granel, como carvão mineral e minério de ferro. Estabelecemos uma carteira considerável de ativos e investimentos que complementam e acentuam nossas atividades comerciais. Nossa rede mundial de ativos industriais inclui armazéns de metais, minas, unidades de armazenamento de petróleo e postos de combustíveis.

Realizamos uma tarefa simples. Identificamos e atuamos nos desequilíbrios entre fornecimento e demanda. Conseguimos isso levando commodities físicas dos lugares em que são abundantes para os lugares em que são necessárias. Como fazemos isso é o que define nosso papel de liderança.

SOBRE ESTE DOCUMENTO

Nossos Princípios Comerciais de HSEC (Health, Safety, Environment and Community - saúde, segurança, meio ambiente e comunidade) devem ser lidos juntamente com nossa Política de HSEC. Ambos os documentos se aplicam a todas as empresas e operações do Grupo Trafigura sobre as quais a Trafigura Beheer B.V. tem controle direto ou indireto sobre a maioria dos direitos a voto. Este documento, bem como nossa Política de HSEC, deve ser amplamente comunicado internamente no Grupo Trafigura e será emitido para as principais partes interessadas conforme for apropriado ou mediante solicitação. Ambos os documentos estarão publicamente disponíveis no site da Trafigura.

Os Princípios Comerciais de HSEC comunicam as expectativas do Conselho Administrativo da Trafigura em relação à operação e ao comportamento do Grupo e de suas divisões operacionais e subsidiárias. As expectativas estão alinhadas com os compromissos apresentados em nossa Política de HSEC. Os Princípios Comerciais de HSEC e a Política de HSEC constituem elementos fundamentais da conduta geral da Trafigura em relação à governança de HSEC.

COMPROMISSO DA TRAFIGURA EM HSEC

Na Trafigura temos como compromisso conduzir e expandir nossos negócios de uma maneira responsável e sustentável. Nosso objetivo é conduzir as atividades de uma maneira que seja segura e que proteja nossos funcionários, o meio ambiente e as comunidades onde operamos. Para isso, temos como norteador os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Estes Princípios Comerciais de HSEC (Health, Safety, Environment and Community - saúde, segurança, meio ambiente e comunidade) descrevem os padrões que aplicamos e os princípios que defendemos. Eles devem ser seguidos por todas as divisões e empresas do Grupo Trafigura*.

Cada gerente da empresa é responsável por orientar e promover a boa prática de HSEC, fornecendo recursos e treinamento aos seus colaboradores. Eles também devem avaliar e relatar o desempenho em HSEC regularmente.

Cada empresa do Grupo Trafigura deve complementar os Princípios Comerciais de HSEC com padrões relevantes específicos do setor, bem como com políticas e procedimentos que apoiem as respectivas operações diárias. Além disso, o Código de Conduta Comercial da Trafigura fornece a todos os funcionários os procedimentos relativos às práticas comerciais éticas.

Também encorajamos aqueles com os quais temos negócios a aplicar padrões, princípios e políticas semelhantes, abrangentes e complementares.

Claude Dauphin, Presidente Por e em nome do Conselho de Diretores da Trafigura. Andrew Gowers, Presidente Adjunto do Comitê Executivo HSEC Líder Global de Assuntos Corporativos.

Andrew Vickerman,

Presidente Adjunto do Comitê Executivo HSEC Por e em nome do Conselho Supervisor da Trafigura.

*Os termos “Trafigura”, “Grupo Trafigura”, “Grupo”, “nós” e “nosso” refere-se à Trafigura Beheer B.V. e a qualquer empresa sobre a qual a Trafigura Beheer B.V. tem controle direto ou indireto da maioria dos direitos a voto.

(3)

EMPRESAS E OPERAÇÕES DO GRUPO TRAFIGURA

A Trafigura está constantemente se adaptando para atender e, em condições ideais, exceder às expectativas em constante mudança da sociedade em relação às práticas comerciais responsáveis e sustentáveis. Nossos colaboradores trabalham arduamente para promover isso, não somente em nossas operações, mas também junto a fornecedores, clientes, parceiros e em nosso setor. Os Princípios Comerciais de HSEC da Trafigura estabelecem nossa conduta na implementação da Política de HSEC e no cumprimento geral das metas de HSEC. Adotamos os Princípios Comerciais de HSEC em quatro áreas centrais, que descrevem nossa filosofia e os padrões que defendemos:

• saúde e segurança; • meio ambiente;

• direitos humanos e práticas trabalhistas; • relações com a comunidade.

Esses Princípios Comerciais de HSEC aplicam-se a todas as empresas do Grupo e, sendo assim, as empresas e operações devem adotar e seguir esses princípios. Os Princípios Comerciais de HSEC não substituem as leis e regulamentações nacionais. Embora os princípios possam ir além do exigido pela lei, eles não devem colocar uma empresa do Grupo Trafigura em situações em que enfrente exigências conflitantes. Em caso de dúvida, o padrão mais rigoroso deve ser aplicado.

A Trafigura tem como aspiração desempenhar um papel ativo na promoção do bom desempenho em HSEC no mundo todo. Nossos Princípios e Política de HSEC

devem ser comunicados a todos os funcionários, parceiros de negócios e disponibilizados ao público em nosso site.

A Trafigura procurará garantir a conformidade com os Princípios Comerciais de HSEC e avaliará o nível de eficiência com que estão sendo implementados. Os resultados dessa ação serão avaliados pelo Grupo de Coordenação de HSEC da Trafigura. O departamento de Assuntos Corporativos da Trafigura será responsável pela supervisão da comunicação de constatações significativas e de quaisquer ações associadas às partes interessadas internas e externas. FORNECEDORES E TERCEIROS

Reforçaremos nossas expectativas de HSEC por meio da divulgação de nossos Princípios Comerciais de HSEC para aqueles com quem temos negócios. A Trafigura espera que todos os parceiros de negócios apliquem padrões, princípios e políticas semelhantes, abrangentes e complementares. ÉTICA COMERCIAL

Todos os nossos funcionários devem agir com integridade e de acordo com nosso Código de Conduta Comercial. A Trafigura tem como compromisso fazer negócios de acordo com os mais altos padrões de ética e integridade. Nosso Código de Conduta Comercial descreve nossa política sobre ética comercial e os procedimentos para gestão dos riscos relacionados. Consulte o Código de Conduta Comercial da Trafigura para obter todo o conjunto de políticas e procedimentos sobre Ética Comercial.

ORIENTAÇÃO PARA

(4)

SAÚDE E

SEGURANÇA

Levamos a sério a segurança de nossos funcionários, fornecedores, prestadores

de serviços e parceiros. Nossos colaboradores operam maquinário pesado e

transportam materiais inflamáveis e tóxicos. Precisamos ter a certeza de que os

riscos são mantidos em um nível mínimo.

NOSSOS PRINCÍPIOS COMERCIAIS

Um ambiente de trabalho seguro e saudável é um direito humano básico reconhecido por leis nacionais e internacionais, incluindo as convenções da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Trafigura tem como compromisso o cumprimento operacional pleno das leis de saúde e segurança nacionais e internacionais relevantes.

1. Forneceremos um local de trabalho seguro e saudável a todos os funcionários, prestadores de serviços e visitantes.

2. Identificaremos perigos, riscos e comportamentos inseguros e, onde não for possível eliminá-los, serão devidamente mitigados.

3. Manteremos sistemas apropriados de gestão de saúde e segurança que: a. Identifiquem e avaliem o risco de fatalidade, lesões ou doença associadas ao

nosso trabalho e operações.

b. Implementem controles que garantam que esses riscos sejam reduzidos até o menor nível praticável.

c. Exijam a comunicação e a investigação de acidentes, incidentes, doenças e quase-acidentes relacionados ao trabalho, mantendo registros,

estabelecendo a causa e tomando medidas corretivas que impeçam a reincidência.

d. Definam metas e indicadores para permitir a administração e a comunicação robustas do desempenho da gestão de saúde e segurança. e. Exijam que o planejamento, o projeto e a operação de todas as unidades ou

operações abordem e incluam explicitamente padrões, procedimentos e processos de saúde e segurança.

f. Garantam que os colaboradores tenham as qualificações, o conhecimento, o treinamento e os recursos necessários para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

g. Deleguem a todos os colaboradores autonomia para interromper o trabalho ou qualquer operação se considerarem inaceitáveis os riscos ou perigos à saúde e à segurança.

h. Forneçam a funcionários e visitantes equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e sem custo e garantam o treinamento dos usuários para a utilização de tais EPIs.

i. Disponibilizem água potável, instalações sanitárias e unidades de primeiros-socorros nos locais de trabalho em que for viável. j. Forneçam medidas eficazes para preparação e resposta a crises,

emergências e acidentes.

k. Incluam um ciclo de feedback/ auditoria e um foco na melhoria constante do desempenho.

(5)

MEIO

AMBIENTE

Nosso compromisso é reduzir o impacto de nossas atividades sobre o meio

ambiente. Apoiamos políticas que abordam as mudanças climáticas sem

comprometer a capacidade da sociedade de atender à demanda crescente

de energia segura e a preço acessível, bem como de recursos naturais vitais.

NOSSOS PRINCÍPIOS COMERCIAIS

Nosso compromisso é reduzir o impacto de nossas operações comerciais sobre o meio ambiente natural, incluindo o cumprimento pleno de todas as leis ambientais nacionais e internacionais.

1.Manteremos sistemas apropriados de gestão ambiental que:

a. Identifiquem e, em seguida, reduzam os riscos de nosso trabalho e operações para o meio ambiente natural até o menor nível praticável.

b. Exijam a comunicação e a investigação de acidentes, incidentes e quase-acidentes ambientais relacionados ao trabalho, mantendo registros, estabelecendo a causa e tomando medidas corretivas que impeçam a reincidência.

c. Definam metas e indicadores para permitir a administração e a comunicação robustas dos impactos ambientais, das medidas de melhoria e do desempenho alcançado.

d. Exijam que o planejamento, o projeto e a operação de todas as unidades ou operações abordem e incluam explicitamente padrões, procedimentos e processos ambientais.

e. Garantam que os colaboradores tenham as qualificações, o conhecimento e os recursos necessários para evitar, mitigar ou reduzir os danos ao meio ambiente natural.

f. Deleguem a todos os colaboradores autoridade para interromper o trabalho ou qualquer operação se considerarem inaceitáveis os riscos ou perigos ao meio ambiente.

g. Incluam um ciclo de feedback/ auditoria e um foco na melhoria constante do desempenho.

2. Empenharemo-nos para utilizar tecnologias ecologicamente corretas durante nossas operações.

3. Implementaremos progressivamente medidas para melhorar o desempenho ambiental de nossas operações, incluindo:

a. Melhorando a eficiência energética e o uso eficiente dos recursos naturais. b. Reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e colaborando

com outras instituições para a proteção do clima. c. Reduzindo o uso da água.

d. Reduzindo a geração de resíduos e aumentando a reutilização e a reciclagem. e. Reduzindo as emissões ao ar, na água e no solo.

4. Empenharemo-nos para reduzir a geração de materiais residuais perigosos e não perigosos.

5. Evitaremos a descarte de poluentes ou, quando não for tecnicamente possível evitar, reduziremos a descarte e atenuaremos o possível impacto tanto quanto necessário e possível.

6. Avaliaremos nossos impactos sobre a biodiversidade e os serviços ambientais e nos empenharemos para evitar prejuízos líquidos e reduzir impactos. 7. Teremos procedimentos de emergência em vigor para lidar com incidentes

ambientais.

8. De acordo com os padrões internacionais, realizaremos avaliações de impacto para projetos ou atividades que possam causar impacto sobre o meio ambiente e afetar as comunidades, incluindo, sem se limitar aos Padrões de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation, IFC). 9. Comunicaremo-nos com as partes interessadas para garantir que estejam

(6)

DIREITOS HUMANOS

E PRÁTICAS

TRABALHISTAS

Nossa capacidade de rede e logística de nível internacional nos permitem

desempenhar um papel econômico vital. Estamos contribuindo para

o desenvolvimento econômico nos mercados em que atuamos. Oferecemos

empregos e infraestrutura de qualidade elevada. Reconhecemos nossa

responsabilidade de resguardar a dignidade humana e defender os direitos

inalienáveis dos indivíduos.

NOSSOS PRINCÍPIOS COMERCIAIS

Direitos humanos básicos, incluindo os direitos trabalhistas, são compreendidos como os direitos descritos na Carta Internacional dos Direitos Humanos e na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho.

O respeito aos direitos humanos protege a dignidade humana e é uma exigência universal, indivisível, interdependente e inter-relacionada. A Trafigura apoia e respeita os direitos humanos internacionalmente proclamados e acolhe positivamente o modelo “Respeitar, proteger e remediar” da ONU, que estabelece as expectativas básicas de todas as empresas com respeito à gestão dos impactos sobre os direitos humanos.

1. Procuraremos contribuir para o desenvolvimento positivo dos direitos humanos em nossa área de influência, incluindo o efeito positivo que resulta da criação de empregos, do uso de cidadãos do país e do fornecimento de treinamento e desenvolvimento.

2. Avaliaremos os impactos reais e potenciais sobre os direitos humanos para identificar, impedir e mitigar práticas adversas aos direitos humanos.

3. Procuraremos evitar ser cúmplices em casos de abusos dos direitos humanos. 4. Garantiremos que nossos colaboradores e gerentes estejam devidamente

treinados e preparados para respeitar e apoiar a proteção dos direitos humanos em nossas operações.

5. Estabeleceremos ou participaremos de mecanismos eficazes de reclamação para as pessoas que venham a ser afetadas negativamente por nossas operações e procuraremos garantir o acesso delas às ações corretivas. 6. Comunicaremos regularmente nossos esforços em apoio e respeito aos

direitos humanos.

7. Garantiremos o cumprimento operacional pleno das leis e regulamentações trabalhistas aplicáveis e dos padrões e exigências associados da empresa. 8. Valorizamos o respeito, a lealdade, a não discriminação, as oportunidades

iguais, o treinamento e desenvolvimento e a diversidade em nosso local de trabalho.

9. Vamos manter e apoiar os direitos de nossos funcionários de negociarem coletivamente e a liberdade de associação.

(7)

RELAÇÕES

COM A

COMUNIDADE

Contamos com o apoio ativo das comunidades próximas. Manter uma presença

viável de longo prazo nos locais em que temos ativos estratégicos só é possível graças

à boa vontade contínua dessas comunidades. Recrutamos localmente. Trabalhamos

junto aos líderes comunitários e nos envolvemos na vida local.

NOSSOS PRINCÍPIOS COMERCIAIS

Procuramos ser cidadãos corporativos bons e respeitosos e nos engajamos respeitosamente com as comunidades em que trabalhamos. Respeitaremos os direitos humanos e contribuiremos para o desenvolvimento social e econômico de longo prazo das comunidades locais afetadas por nossas operações e a elas associadas.

1. Procuraremos aumentar os impactos positivos sobre as comunidades, trabalhando para evitar a possibilidade dos impactos sociais, ambientais e econômicos negativos sobre as comunidades, da seguinte maneira: a. Realizando avaliações de risco social, ambiental e econômico, quando

for apropriado.

b. Realizando avaliações de impacto sobre os direitos humanos, quando for apropriado.

c. Gerenciando de maneira apropriada os perigos,

os riscos e os possíveis impactos de nossas atividades sobre a comunidade. d. Promovendo aquisição, recrutamento, gastos e cooperação locais. 2. Identificaremos, consultaremos e nos envolveremos ativamente no diálogo

com comunidades afetadas ou potencialmente afetadas e com as principais partes interessadas de uma maneira transparente

e culturamente apropriada.

3. Estabeleceremos e participaremos de mecanismos eficazes de reclamação para aquelas comunidades que possam experimentar impactos negativos de nossas operações ou de nossos projetos. Permitiremos que as comunidades locais e as partes interessadas levantem preocupações em relação às nossas atividades comerciais e vamos analisá-las e respondê-las apropriadamente. 4. Comunicaremos regularmente nossos esforços de proteção e apoio às

comunidades em que trabalhamos.

Nossas Políticas de Meio Ambiente e Direitos Humanos e Práticas Trabalhistas também articulam nossa abordagem para apoiar os padrões apropriados de relações com a comunidade.

(8)

Trafigura Beheer B.V.

Gustav Mahlerplein 102

1082 MA Amsterdam

The Netherlands

Email: enquiries@trafigura.com

www.trafigura.com

TC/0025.2p

Última atualização: October 27, 2014

Trafigura Beheer B.V. e as empresas em que possui investimentos diretos ou indiretos são entidades separadas e distintas. Nesta publicação, as expressões “Trafigura”, “Grupo Trafigura”, “a empresa” e “o Grupo” coletivamente podem ser usadas por conveniência como referência geral a tais empresas. Da mesma maneira, as palavras “nós”, “nosso” e “conosco” são usadas em alguns lugares para se referir às empresas do Grupo Trafigura em geral. Essas expressões também são usadas onde não há necessidade de identificar qualquer empresa específica.

Referências

Documentos relacionados

Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre os três grupos de sobremordida horizontal (reduzida: >0 mm e <2 mm; normal-reduzida: ≥2 mm

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

A harmonização comunitária das Directivas de Segunda Geração iniciou-se, tal como nas de Primeira Geração, pelo ramo não vida com a Directiva 88/357/CEE, de 22 de Junho de 1988,

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Com o auxílio das fotografias, as crianças eram entrevistadas quanto à autocategorização e categorização raciais, preferência racial (quanto à escolha, dentre as fotografias,

Esta desconfiança pode ser resultado de uma experiência passada com os genéricos, na qual o utente experimentou alguma reação adversa (possivelmente devida a algum

Este sistema, resultante da colaboração entre a Glintt e o sector farmacêutico, permite não só realizar todos os processos inerentes ao normal funcionamento da farmácia,

Para além da quantificação da captação de formaldeído do ar interior, todas as tintas foram sujeitas a testes e ensaios de caracterização simplificados e nas tintas