• Nenhum resultado encontrado

SOLUÇÕES INDUSTRIAIS. A Solução Ultrassônica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLUÇÕES INDUSTRIAIS. A Solução Ultrassônica"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A SDT fornece soluções de ultrassom que proporcionam aos seus clientes uma melhor compreensão do desempenho da sua fábrica. Ajudamos você a prever falhas, controlar os custos de energia, melhorar a qualidade dos produtos, mas acima de tudo contribuímos para melhorar a produtividade de seus produtos.

A Solução Ultrassônica

Medição de Ultrassom, Vibrações, RPM e Temperatura com um único instrumento

✓ 4 indicadores de condição para um diagnóstico mais completo: (RMS, máx. RMS, pico e fator de crista)

✓ Dois canais de entrada para sensores e acessórios

✓ Disponível em versão intrinsecamente segura para áreas classificadas

✓ Gravação clara, precisa e comparável dos arquivos com as formas de ondas ultrassônicas

✓ Firmware atualizável para um crescimento flexível em conjunto seu programa ✓ Suporte e treinamento remoto

✓ O instrumento e os sensores são calibrados para garantir um desempenho consistente e repetitivo

(2)

Monitoramento de Rolamentos

Sua produção depende de um equipamento rotativo saudável. Você pode monitorar a condição do seu maquinário com o SDT270. Faça tendências e analise o ultrassom, vibrações, temperatura e RPM. O SDT270 e o UAS (software) recebem um alerta quando as coisas mudam de bom para ruim.

Vazamentos de ar e vácuo

Ar comprimido é caro para desperdiçar de 35 a 40% em vazamentos. Com o SDT270 você pode encontrar todos os seus vazamentos de forma rápida e segura, para que você possa economizar dinheiro enquanto diminui sua emissão de carbono.

Lubrificação Acústica

A lubrificação incorreta dos rolamentos encurta sua vida útil. A chave para otimizar a lubrificação é saber quando lubrificar e a quantidade. Preveja os intervalos de lubrificação e adicione a quantidade certa, com as soluções SDT integradas para lubrificação ultrassônica.

(3)

Monitoramento de Válvulas

Processos eficientes dependem de válvulas que desempenhem suas funções adequadamente. Inspeção ultrassônica regular identifica rapidamente quais válvulas estão vazando e quais estão fechadas.

Teste de Estanqueidade

O teste de estanqueidade ultrassônica é executado, através de um transmissor ultrassônico inserido dentro do volume a ser verificado e, em seguida, varrendo o contorno das vedações com o detector SDT. Vazamentos são identificados e localizados por um aumento nos níveis de ultrassom no local do vazamento.

Sistemas de Vapor

Purgador de vapor de trabalho mantêm seu sistema de vapor puro, seguro e energeticamente eficiente. O SDT270 fornece dados de ultrassom e temperatura para que você possa identificar todas as suas armadilhas quando não consegue manter seu sistema de vapor produtivo e saudável.

(4)

Detecção de falhas elétricas A descarga parcial é um problema muito comum em painéis de alta tensão e este defeito produz ultrassom. A detecção antecipada de descargas parciais evita consequências muito graves para o operador, para os sistemas e produção. O SDT 270 detecta e localiza esses fenômenos antes de se

tornarem um problema. Funcionalidades do equipamento categorizam as falhas (intervalos, picos, repetições) para avaliar sua gravidade. Então o software para PC realiza um diagnóstico baseado no tempo e representações de frequência. Visando que a termografia, não pode detectar descargas parciais, uma vez que elas não emitem sinais infravermelhos dentro dos painéis elétricos, o ultrassom é o instrumento de inspeção ideal para detectar descargas parciais sem a necessidade de abrir os painéis.

(5)

Aplicações na área elétrica ✓ Transformadores ✓ Buchas e reles ✓ Subestações

✓ Transmissões aéreas e linhas de distribuição ✓ Capacitores

✓ Cabos terminais

✓ Caixas de junção e circuitos fechados ✓ Torres de energia

✓ Barramentos ✓ Isoladores

Espectro dos principais defeitos encontrados por ultrassom Descargas parciais

As descargas parciais são consequências de esforços elétricos locais nos isolamentos ou na sua superfície e geralmente aparecem como pulsos de curta duração – muito menor que 1 μs. Quando esse material é submetido a um campo elétrico, este se distribui pelo material,

submetendo a cavidade ou inclusão a um gradiente de tensão superior ao suportável pela mesma. Esse fenômeno quando contínuo dará origem a pequenas descargas disruptivas no interior da cavidade, acarretando um processo temporal de deterioração progressivo do material isolante, podendo levar eventualmente a perfuração completa do mesmo.

(6)

Corona

Efeito Corona é um fenômeno fotoquímico oriundo da ionização em torno de um campo elétrico por motivo geralmente ligado a mudança da geometria do material seja por motivo mecânico ou por acúmulo de outros materiais em sua superfície como sujeira e poeira por exemplo.

Um campo elétrico pode acelerar elétrons livres. Quando estes elétrons ficam carregados pela energia do campo começam a se chocar com átomos e formar novos elétrons. Isso é chamado de ionização por impacto. Esse impacto pode gerar luz, energia acústica e radiações eletromagnéticas lembrando que esse é um processo ainda sem centelhas, faíscas ou arcos voltaicos.

As Principais consequências do Efeito Corona são: ✓ Ácido Nítrico

✓ Trilhamento (tracking) ✓ Arco

Todas as consequências citadas acima são destrutivas aos isoladores e se não corrigidas podem causar danos aos isoladores e outros componentes da estrutura. Em alguns casos uma simples limpeza é suficiente, por isso é importante que seja identificada logo no princípio.

(7)

Trilhamento (Tracking)

Os processos naturais de umidificação, oxidação e contaminação das superfícies de isolantes elétricos empregados para uso externo (ao tempo) produzem uma elevada condução de corrente elétrica, com a diminuição da resistividade do material elétrico. A trilha é definida como um caminho condutor permanente formado na superfície do isolante. A circulação de corrente em superfícies com a condutividade aumentada, como por exemplo, pela umidade, leva a um aquecimento do local que causa a evaporação da água e, consequentemente, diminui a condutividade e cria regiões secas (dry band arcing) com valores elevados de temperatura. Durante a repetição dos processos de umidificação e secagem da superfície, pequenos arcos ocorrem entre pontos mais condutores, produzindo a carbonização do material isolante (trilhamento) ou a perda do material (erosão). Este fenômeno é, portanto, caracterizado pela formação de resíduos carbonosos acompanhados por cintilações luminosas, chamadas correntes de fuga, e leva à deterioração do material isolante com a formação de trilhas.

(8)

Arco elétrico

O arco elétrico ocorre quando há uma ruptura dielétrica na qual produz uma descarga elétrica. O termo arco elétrico é o mais comum, mas ele também pode ser chamado de arco voltaico ou curto-circuito como é popularmente chamado. Este fenômeno é tão forte que consegue romper a isolação feita pelo ar, conduzindo elétrons de um eletrodo ao outro através de um fluxo de corrente.

Tal fenômeno pode ocorrer durante a abertura de um painel podendo ser fatal para o operador, além de causar danos aos maquinários e painéis.

O ultrassom pode identificar facilmente a presença de um arco, sendo um poderoso aliado a outras inspeções.

ARCO

(9)

… Seja qual for o seu segmento…

O equipamento de ultrassom SDT é talvez a ferramenta mais versátil que você já encontrou. Projetado por e para profissionais de manutenção, o detector

ultrassônico SDT270 se adapta aos seus requisitos específicos.

Seja qual for o seu segmento, ele contribuirá para o sucesso de sua conservação de energia e programas de manutenção preditiva.

✓ Industria de mineração ✓ Produção de eletricidade,

combustível e gás

✓ Produção de água, tratamento e distribuição

✓ Refino, química, petroquímica ✓ Metalúrgica

✓ Produção de automóveis ✓ Papel e indústria têxtil

✓ Indústria marítima e transporte ✓ Setor aeronáutico e militar ✓ Cimento

✓ Indústria alimentícia ✓ Indústria farmacêutica

O SDT270, a maioria dos sensores e acessórios, está disponível em uma versão ATEX para uso em ambientes potencialmente explosivos. * Diretiva ATEX 94/9 / EG (II 1 G / Ex ia IIC T3 / T2 Ga).

O SDT270 é patenteado pelo WO2009 / 068052 devido sua combinação de medições ultrassônicas e de vibração em um único dispositivo, uma excelente solução de manutenção preditiva.

(10)

Ultranalysis® Suite

Software inteligente para gerenciar e analisar suas inspeções

O Ultranalysis® Suite (UAS) é o mais inteligente software de análises e gerenciamento de medição ultrassônica projetado para profissionais de manutenção. É uma verdadeira revolução para os responsáveis pela confiabilidade.

Somente o UAS permite que técnicos de manutenção ultrassônica mantenham seus sistemas criando seu banco de dados e coletando, gerenciando e analisar dados com tanta facilidade e confiabilidade.

O UAS não apenas gerencia suas medições de ultrassom, mas também de vibração, temperatura e velocidades de rotação.

✓ Estrutura em árvore de sete níveis para organizar e gerenciar suas informações de condição de ativos.

(11)

Alarmes, gráficos de tendência e análise de sinal

A eficácia do seu programa de manutenção preditiva programa requer a análise dos dados coletados. Ultranalysis® Suite permite você definir comparativos e alarmes que o notificarão caso haja mudanças nas condições de seus ativos, dando-lhe tempo para planejar sua estratégia de manutenção.

Você encontrará todos os recursos necessários para organizar programas de monitoramento e criar seus gráficos de tendência bem como realizar as análises de sinal mais avançadas.

Com níveis de alarme personalizados, você pode verifique o status de seus ativos.

✓ Os gráficos de tendência de medição estática permitem monitorar o status de máquinas.

✓ A análise dinâmica de dados é particularmente útil para identificar defeitos críticos em máquinas rotativas, válvulas, purgadores de vapor e sistemas elétricos.

(12)

Especificações técnicas SDT 270 Sensores

embutidos

Sensor ultrassônico

Sensor de temperatura (Opcional) Tacômetro (Opcional)

Canais de medição 2 canais para sensores externos via conectores Lemo de 7 pinos

Data Logger SDT270 SS e SD (vem com o software DataDump):

✓ 100 módulos de medição para uma capacidade total de 4.000 medições

SDT270 DD (vem com o software DataDump):

✓ 100 nós de medição para uma capacidade total de 4.000 medições ✓ medições dinâmicas: 6675 segundos com sensor US

(Taxa de amostragem de 8 kHz)

SDT270 SU com o software Ultranalysis Suite:

✓ mais de 10.000 módulos de medição com dados estáticos

SDT270 DU com o software Ultranalysis Suite:

✓ medições estáticas: mais de 10 000 módulos de medição ✓ medições dinâmicas: 6.675 segundos com sensor US

(Taxa de amostragem de 8 kHz)

✓ 13.350 segundos em acelerometria (10Hz - 1kHz) ou 1668 segundos em acelerometria (10Hz - 10kHz)

Comunicação Interface USB

Bateria Bateria recarregável: 8 elementos, 4,8 V, 4600 mAh, NiMH

Capacidade nominal: 4,6 Ah

Tempo de vida: 500 a 1 000 ciclos de carga e descarga Autonomia: 8 horas sem luz de fundo

Tempo de carregamento: 6 a 7 horas

Para um ótimo desempenho, esta bateria é equipada com um sistema de gestão (inclui número de série digital, capacidade e gerenciamento de temperatura)

Desligamento Desligamento automático após o tempo pré-definido

Carcaça Alumínio extrudado

Peso 830 g (com estojo de proteção)

Dimensões Dimensões 226 × 90 × 40 mm

Estojo de proteção Fluorosilicone resistente a hidrocarbonetos

Fones de ouvido Permite trabalhar com níveis de ruído próximos de até 130 dBA

SDT, líder em detecção acústica para manutenção industrial

Graças à sua expertise de mais de 40 anos, a SDT se tornou líder em tecnologia em sua área. A SDT projeta e produz instrumentos de medição para monitoramento de condições de ativos. Com um extenso conhecimento dos requisitos de manutenção industrial, SDT combina seus instrumentos inteligentes e progressivos com poderoso software de gerenciamento de banco de dados. O sucesso da empresa está no compromisso com fornecimento de soluções eficazes de acordo com os requisitos clientes, permitindo que os clientes melhorem as suas rentabilidades.

Referências

Documentos relacionados

Pela capacidade de ultrapassar suas próprias necessidades, os cuidados maternos são orientados pelas necessidades do bebê e não pelas necessidades da mãe, mesmo que se trate

Podemos nos perguntar onde foi encontrado esse es- queleto, qual sua importância para o conhecimento da Pré-História do Brasil, como aconteceu essa descoberta e como foi realizada

Curricular obrigatório por discente 0.12 Orientação do estágio curricular obrigatório da discente - Luiza Maria Pereira e Silva - Curso Técnico em Alimentos. 1 Orientação

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar