• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

Relatório Final de Estágio

Profissionalizante

Mestrado Integrado em Medicina

Universidade Nova de Lisboa

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

João Tomás Mendes de Oliveira

N.º de aluno: 2012214 | Curso 2012-2018

(2)

2

Índice

I. Introdução ... 3

II. Objectivos Gerais ... 3

III. Descrição Sumária das Actividades ... 4

A. Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 4

B. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ... 5

C. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 6

D. Estágio Parcelar de Pediatria ... 6

E. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 7

F. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 8

G. Estágio Opcional de Anestesiologia ... 8

IV. Reflexão Crítica ... 9

V. Referências ... 11

(3)

3

I. Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina, tem como propósito capacitar o estudante, a “adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina”, como

definido em “O Licenciado Médico em Portugal”[1]. Assim, pretende-se que, com o

Estágio Profissionalizante (EP), o aluno tenha o maior contacto possível com as diferentes especialidades médicas, integrando a vivência hospitalar diária das mesmas, possibilitando um ganho progressivo de conhecimentos bem como da sua aplicabilidade na prática clínica, com o intuito de capacitar o estudante, futuro Médico, para o exercício da sua profissão.

No presente relatório faço alusão aos principais objectivos propostos do EP e descrevo, de forma sumária e cronológica, as actividades realizadas nos diferentes estágios parcelares. Finalizo com uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do EP e, em anexo, incluo a referência a algumas actividades que frequentei e dinamizei e que são complementares à formação profissionalizante.

II. Objectivos Gerais

No início do presente ano lectivo, de forma a tirar o máximo proveito de todos os estágios parcelares, defini como objectivos gerais e transversais a todo o EP: (1) Integrar-me da melhor maneira possível nas equipas dos diferentes estágios, de forma a poder vivenciar, assistir e praticar o máximo de actividades e procedimentos; (2) Desenvolver técnicas de comunicação, com o intuito de criar uma boa relação médico-doente e com os respectivos familiares; (3) Reconhecer e aplicar conhecimentos prévios na resolução de problemas médicos comuns; (4) Avaliar doentes de forma correcta, procurando gerir os seus problemas através de uma anamnese detalhada, formulação de hipóteses, pedido de exames

(4)

4

complementares de diagnóstico e proposta terapêutica; (5) Identificar lacunas na minha aprendizagem, procurando colmata-las; (6) Adquirir competências de diálogo e trabalho em equipa;

III. Descrição Sumária das Actividades A. Estágio Parcelar de Medicina Interna

Além dos objectivos comuns ao EP, estabeleci como metas adquirir e consolidar conhecimentos teóricos e competências na abordagem dos doentes com patologia médica (crónica, aguda e urgente), e adquirir conhecimentos para melhor avaliar situações clínicas de multimorbilidade no doente polimedicado, dando importância ao ajuste terapêutico nestes casos.

Considero que este estágio, que decorreu no Hospital de Santa Marta, foi fundamental uma vez que permitiu-me, através da completa integração na equipa da minha tutora, Dr.ª Patrícia Cachado, participar activamente na rotina da enfermaria, de forma autónoma mas supervisionada. Diariamente ficava responsável por 2 doentes, bem como pelas respectivas observações, diários clínicos, pedidos de ECD, havendo sempre uma discussão dos doentes em equipa a fim de se estabelecer uma estratégia terapêutica ou a necessidade de avaliação por outras

especialidades. Foi-me ainda possível frequentar o Serviço de Urgência (SU), onde

pude contactar com uma vasta gama de patologia aguda e praticar uma anamnese dirigida às queixas do doente.

De um ponto de vista teórico, assisti aos seminários que decorreram na FCM semanalmente e às Sessões Clínicas do Serviço. Apresentei, com as minhas colegas Maria Inês Prisco e Maria Ana Borges, um trabalho intitulado “Síndrome Cardio-Renal”.

(5)

5

B. Estágio Parcelar de Cirurgia

O estágio era composto por 1 semana de sessões teóricas e teórico-práticas, 4 semanas de Cirurgia Geral, 1 semana de SU e 2 semanas de opcional (Gastrenterologia). Como objectivos pessoais, procurei aprofundar os meus conhecimentos nas patologias cirúrgicas mais prevalentes, assim como nas várias abordagens cirúrgicas, nomeadamente na escolha entre uma abordagem conservadora versus invasiva, suas indicações, vantagens e riscos. Procurei, ainda, observar, auxiliar e realizar procedimentos cirúrgicos, sempre que me foi possível.

Na primeira semana, decorreram no Hospital Beatriz Ângelo sessões teóricas e teórico-práticas, que se revelaram muito proveitosas, uma vez que abordavam não só múltiplas questões transversais a múltiplas áreas da Medicina, como também questões relativas a abordagens cirúrgicas. As restantes semanas foram passadas no Hospital da Luz, onde pude acompanhar o meu tutor no Bloco Operatório, nas Consultas Externas e na Enfermaria. Tive a oportunidade de desinfectar-me e auxiliar, quer como 1º quer como 2º ajudante em diversas cirurgias. Pude também observar o seguimento pós-cirúrgico de alguns doentes internados e participei activamente na mudança de pensos cirúrgicos. Dado que as Consultas Externas do meu tutor foram maioritariamente de Proctologia, a minha participação nas mesmas foi, principalmente observacional.

No decorrer deste estágio, frequentei o “9º Curso de Antibioterapia”, que decorreu no Hospital da Luz nos dias 27 e 28 de Novembro (ANEXO). Além da Cirurgia Geral, estive no Serviço de Gastroenterologia durante 2 semanas, onde pude observar Consultas Externas e Técnicas.

No Mini-Congresso, apresentei, com os meus colegas José Duro, Fábio Simões e Alina Zhepko, um trabalho intitulado “História de uma Febre Hepática”, que incidia sobre um caso clínico que acompanhámos durante o estágio.

(6)

6

C. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

Realizei este estágio na Unidade de Saúde Familiar de Santo Condestável e, sendo o Médico de Família uma figura de extrema importância para o utente, privilegiei aprimorar a minha capacidade de comunicação, procurando estabelecer uma boa relação médico-doente. Procurei ainda consolidar conhecimentos sobre a abordagem de patologias mais frequentes na comunidade, adquirir fluidez na avaliação holística do doente, compreender a importância dos cuidados de saúde primários na educação para a saúde e diagnóstico precoce, bem como na identificação de casos que necessitem de referenciação.

Assisti e participei em consultas de Saúde do Adulto, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Consulta de Diabetes. Considero que o facto de ter tido a oportunidade de realizar consultas com autonomia parcial permitiu-me praticar alguns procedimentos básicos fundamentais à prática clínica, tais como a anamnese, o exame objectivo, medições biométricas, auscultação de foco fetal e exame ginecológico. Pude ainda assistir a consultas de Enfermagem bem como acompanhar a equipa em visitas domiciliárias semanalmente, o que se tornou uma mais-valia pois permitiu-me ter uma noção da abrangência do espectro de acção do Médico de Família na comunidade. Saliento ainda a realização de uma revisão da Norma nº016/2011, “Monitorização e tratamento para o controlo da asma na criança, no adolescente e no adulto”.

D. Estágio Parcelar de Pediatria

No estágio de Pediatria, defini como objectivos desenvolver a capacidade de comunicação com as crianças e adolescentes, compreender melhor o impacto que a doença no paciente pediátrico tem nas respectivas famílias, assim como treinar o exame objectivo e o reconhecimento das patologias pediátricas mais prevalentes dentro das diferentes faixas etárias.

(7)

7

O estágio, que decorreu no Serviço de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia, sob a tutela da Dr.ª Catarina Gouveia, permitiu-me integrar as rotinas do serviço, pois tive a oportunidade de observar e realizar registos clínicos de vários doentes diariamente, bem como realizar notas de entrada e notas de alta. Além da Enfermaria, frequentei a Consulta Externa de Infecciologia, o Serviço de Urgência e o Serviço de Cardiologia Pediátrica, locais estes que me permitiram contactar com um diversificado espectro de patologias.

De um ponto de vista mais teórico, assisti às sessões hospitalares e no seminário apresentei com os meus colegas, Nuno Lopes, Edgar Lopes e Maria Borges, um trabalho intitulado: “Doença de Kawasaki”.

E. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

Neste estágio procurei adquirir e consolidar conhecimentos sobre as patologias ginecológicas e obstétricas mais prevalentes, desenvolver autonomia para a tomada de decisões clínicas em ginecologia e obstetrícia e reconhecer situações de risco que mereçam referenciação para a área.

O estágio decorreu no Hospital São Francisco Xavier, onde pude observar e participar em várias actividades: Consulta de Ginecologia, Consulta de Obstetrícia, Consulta de Patologia do Colo, Puerpério, Enfermaria de Gravidez de Alto Risco e Consulta de Diagnóstico Pré-Natal, tendo tido oportunidade de observar e por vezes realizar algumas técnicas como colposcopias, colpocitologias e exame ginecológico; assisti a múltiplas ecografias endovaginais e obstétricas, amniocenteses, histeroscopias e a partos, quer eutócicos quer distócicos. Foi-me ainda possível ir ao Bloco Operatório observar cirurgia ginecológica, nomeadamente histerectomias e correcções de cistoceles e rectoceles.

(8)

8

Na última semana, apresentei com o meu colega João Chambino, um artigo intitulado “Inflamação citológica persistente: Haverá necessidade de referenciar?”.

F. Estágio Parcelar de Saúde Mental

Como objectivos para este estágio, procurei desenvolver conhecimentos e capacidades de diagnóstico e de abordagem aos problemas de saúde mental mais prevalentes, melhorar a abordagem clínica e humana na relação médico-doente, e reconhecer não só comportamentos de risco como também promover a sua prevenção.

O estágio decorreu no Centro de Saúde da Damaia, um serviço comunitário pertencente ao Hospital Fernando Fonseca. Diariamente assistia a Consultas de Psiquiatria programadas, onde pude observar as mais diversas patologias e, ainda, discutir com as tutoras cada doente individualmente. Frequentei o Serviço de Urgência, o que me permitiu contactar com situações agudas do foro psiquiátrico, quer por patologia aguda quer por descompensação de patologia de base. Tive ainda a oportunidade de assistir a Consultas de Enfermagem e de acompanhar a equipa em visitas domiciliárias. Estas últimas eram realizadas a doentes com patologia psiquiátrica crónica sem possibilidade de se deslocar ao Centro de Saúde e a doentes que deixavam de comparecer nas consultas.

G. Estágio Opcional de Anestesiologia

Optei por realizar um estágio de Anestesiologia, no Hospital da Luz, como estágio opcional. Esta escolha teve como principal propósito alargar os meus conhecimentos numa área em que tive pouco contacto prático ao longo de todo o curso. Foi muito profícuo pois permitiu-me fazer uma revisão teórica de conceitos fisiológicos e farmacológicos básicos bem como da sua aplicabilidade na prática clínica. Tive a oportunidade de contactar com diferentes modalidades anestésicas

(9)

9

bem como realizar diversas práticas, nomeadamente entubação orotraqueal, colocação de linha arterial e cateter venoso central, colocação de máscara laríngea e colocação de sonda nasogástrica. O estágio foi orientado pela Dr.ª Cristina Pestana, que se mostrou sempre disponível para transmitir conhecimentos e que tudo fez para que o estágio fosse o mais proveitoso possível.

IV. Reflexão crítica

Considero que neste ano profissionalizante, todo o trabalho desenvolvido foi de extrema importância não só no processo de aprendizagem e aumento das competências especializadas, como também no ganho progressivo de autonomia. A realização dos diferentes estágios parcelares permitiu uma articulação entre o conhecimento teórico e os procedimentos aprendidos ao longo da vida académica e a prática clínica.

Relativamente aos objectivos que defini no início do presente ano lectivo, considero que os cumpri na íntegra, tendo o ratio tutor-aluno 1:1-2 sido um factor preponderante na transmissão de conhecimentos e maior acessibilidade à realização orientada de procedimentos técnicos. Consciente que a Medicina é uma área que está em constante evolução mercê dos sucessivos avanços técnicos e descobertas científicas, cabe-me a responsabilidade e a vocação para uma contínua aprendizagem.

Tecendo algumas particularidades relativas aos diferentes estágios, começo por referir que o estágio que mais promoveu a minha autonomia foi Medicina Interna. Fui completamente integrado como membro mais novo da equipa. Foram-me atribuídos diariamente doentes pelos quais ficava responsável pela sua observação, requisição de ECD, bem como pelos seus registos clínicos. Tal integração permitiu-me melhorar o meu raciocínio clínico, ganhar confiança e desenvolver competências de trabalho em equipa. Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral, destaco as

(10)

10

oportunidades que tive em participar activamente em cirurgias. Por outro lado, não me foi possível frequentar o SU durante o estágio e, como tal, não pude praticar procedimentos de pequena cirurgia que considero fundamentais para a prática médica futura. O estágio de Medicina Geral e Familiar revelou-se extremamente proveitoso, uma vez que permitiu-me trabalhar a comunicação, a relação médico-doente e ter uma visão holística do médico-doente. O estágio de Pediatria, que decorreu no Serviço de Infecciologia, permitiu-me aprofundar conhecimentos e contactar não só com a patologia infecciosa mais prevalente em idade pediátrica, como também a patologia menos comum. No entanto, o meu contacto com a restante patologia pediátrica foi praticamente inexistente. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, apesar de maioritariamente observacional, revelou-se um estágio muito abrangente e muito educativo. No estágio de Saúde Mental, pude contactar com diversa patologia, quer em consulta quer em SU e, verifiquei o impacto que as circunstâncias psicossociais podem ter na história da doença mental. O Estágio Opcional de Anestesiologia permitiu-me conhecer melhor a especialidade, rever alguns conceitos e aplicar conhecimentos anteriormente adquiridos.

Conhecer diferentes realidades hospitalares, serviços e modos de trabalho, nos diversos locais que a rotatividade dos estágios permitiu/exigiu, constituiu uma mais-valia na minha formação.

Resta-me expressar o meu eterno agradecimento a esta casa, NOVA Medical School, bem como a todos os seus professores, tutores e orientadores, pelo ensino e acompanhamento de excelência, e pela transmissão de conhecimentos e valores que são fundamentais e que terei como referência ao longo de toda a minha vida.

(11)

11

V. Referências

[1] “O Licenciado Médico em Portugal” Core Graduates Learning Outcomes Project, Julho 2005 VII.

VI. Anexos

a. Distribuição dos estágios parcelares

Data Estágio Local Tutor

11 de Setembro a 03 de Novembro

Medicina Interna HSM-CHLC Dr.ª Patrícia

Cachado 06 de Novembro a

12 de Janeiro

Cirurgia Geral Hospital da Luz Dr. Damião

Ferreira 22 de Janeiro a 16 de Fevereiro Medicina Geral e Familiar USF Santo Condestável Dr.ª Salomé Coutinho 19 de Fevereiro a 16 de Março

Pediatria HDE-CHLC Dr.ª Catarina

Gouveia 19 de Março a 20

de Abril

Ginecologia e Obstetrícia

HSFX-CHLO Dr.ª Carla Nunes

23 de Abril a 18 de Maio

Saúde Mental Centro de Saúde

da Damaia-HFF

Dr.ª Alexandra Lourenço 21 de Maio a 1 de

Junho

Anestesiologia Hospital da Luz Dr.ª Cristina

Pestana

b. Actividades extracurriculares e respectivos certificados

1. Monitor do departamento universitário de Anatomia, da NOVA Medical School, no ano lectivo 2014-2015;

2. Certificado de CEMEF em Cirurgia Cardiotorácica;

3. Certificado Curso Rápido de Intervenções e Técnicas no Doente Crítico; 4. Certificado de participação no IMED 6.0 e respectivo workshop;

5. Certificado de colaboração no Curso Advanced Trauma Life Support; 6. Declaração Grémio Académico

7. Diploma por Distinção na área do desporto da NOVA; 8. Certificado Curso TEAM

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

(Niza, 2012, p.. Em MEM a estagiária identifica-se, particularmente, com a finalidade da iniciação a práticas democráticas, mais concretamente com a introdução de

Este modelo preconiza uma aprendizagem ativa das crianças onde o desenvolvimento da sua autonomia é fundamental, desta forma estas devem ter um papel ativo e

Nesse sentido, o educador deve recorrer a este processo para orientar a sua ação ao longo da prática educativa, procurando ”observar cada criança e o grupo para conhecer as

a reunião de avaliação reguladora. Após esta reflexão as formandas empenharam-se em diversificar os materiais/recursos que as crianças poderiam usar, quer em

of normal respiratory sounds, number of crackles and wheeze occupation rate were able to. detect significant differences in lung function immediately post-PR and

Para que o conhecimento alcance sua meta, expandindo constante- mente sua capacidade representativa, com o passar do tempo, mostra- mos que a semiose não se realiza no âmbito

JOSÉ CARLOS COSTA, MARIA DALILA ESPÍRITO SANTO & PEDRO ARSÉNIO Guia geobotânico da excursão ao Parque Natural da Serras de Aire e Candeeiros

familiares e sociais de acadêmicos do 3º e 4º ano da graduação em enfermagem da Faculdade Wenceslau Braz, identificar a percepção do acadêmico do 3º e 4º ano da graduação em