• Nenhum resultado encontrado

Aplicar uma aparência apropriada à sua apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Aplicar uma aparência apropriada à sua apresentação"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Conhecendo o espaço de trabalho do PowerPoint

Quando você inicia o PowerPoint, ele abre no modo de exibição chamado Normal, onde você cria e trabalha em slides.

1No painel Slide, você pode trabalhar em slides individuais.

2As bordas pontilhadas identificam os espaços reservados, onde você pode digitar texto ou inserir imagens, gráficos e outros objetos.

3 A guia Slides mostra uma versão em miniatura de cada slide inteiro mostrado no painel

Slide. Depois de adicionar outros slides, você pode clicar em uma miniatura na guia Slides para fazer com que o slide apareça no painel Slide. Ou você pode arrastar miniaturas para reorganizar os slides em sua apresentação. Você também pode adicionar ou excluir slides na guia Slides.

4 No painel Anotações, você pode digitar anotações sobre o slide atual. Você pode entregar suas anotações para a sua audiência ou fazer referência às suas anotações no modo de exibição Apresentador quando faz a sua apresentação.

OBSERVAÇÃO Por padrão, o Office PowerPoint 2007 aplica o modelo Apresentação em Branco, que aparece na ilustração anterior, a novas apresentações. A Apresentação em Branco é o mais simples e mais genérico dos modelos do Office PowerPoint 2007. A Apresentação em Branco é um bom modelo a ser usado quando você começa a trabalhar pela primeira vez com o PowerPoint, pois ela é direta e pode ser adaptada para muitos tipos de apresentação.

Nomear e salvar a sua apresentação

Como acontece com qualquer programa de software, recomenda-se nomear e salvar a sua apresentação imediatamente e, em seguida, salvar suas alterações frequentemente durante o seu trabalho:

1

2

3

(2)

1. Clique no Botão do Microsoft Office , aponte para Salvar como e siga um dos seguintes procedimentos:

 Para uma apresentação que só pode ser aberta no Office PowerPoint 2007, clique em Apresentação do PowerPoint.

 Para uma apresentação que pode ser aberta tanto no Office PowerPoint 2007 quanto em versões anteriores do PowerPoint, clique em Apresentação do PowerPoint 97-2003.

Se você escolher essa opção, não poderá usar nenhum dos novos recursos do Office PowerPoint 2007.

2. Na caixa de diálogo Salvar como, na lista Salvar em, selecione a pasta ou outro local em que você deseja salvar a sua apresentação.

3. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para a sua apresentação, ou não faça nada para aceitar o nome de arquivo padrão, e clique em Salvar.

De agora em diante, você pode pressionar CTRL+S ou clicar em Salvar próximo ao topo da tela para salvar a sua apresentação rapidamente, a qualquer momento.

Adicionar, reorganizar e excluir slides

O único slide que é fornecido automaticamente em sua apresentação possui dois espaços reservados, um formatado para um título e o outro formatado para um subtítulo. A organização dos espaços reservados em um slide chama-se layout. O Office PowerPoint 2007 também fornece outros tipos de espaços reservados, tais como os de imagens e elementos gráficos SmartArt.

Ao adicionar um slide à sua apresentação, você pode fazer o seguinte para escolher um layout para o novo slide ao mesmo tempo:

1. Na guia Slides, clique logo abaixo do único slide que já aparece lá. 2. Na guia Início, no grupo Slides, clique na seta ao lado de Novo Slide.

(3)

4. Clique no layout desejado para o novo slide.

O novo slide agora aparece na guia Slides, onde está realçado como o slide atual, e no painel Slide. Repita este procedimento para cada novo slide que você deseja adicionar.

Dica: Se você quiser que o novo slide tenha o mesmo layout que o slide precedente, basta clicar em Novo Slide em vez de clicar na seta ao lado dele.

Layouts padrão

Os layouts padrão disponíveis no Office PowerPoint 2007 são semelhantes aos disponíveis no PowerPoint 2003 e nas versões anteriores.

Ao abrir uma apresentação em branco no PowerPoint, o layout padrão denominado Slide de Título aparecerá, mas há ainda outros layouts padrão que podem ser aplicados e utilizados.

O layout padrão do PowerPoint: Slide de Título

Copiar um slide

Se você deseja criar dois slides que tenham conteúdo e layout semelhantes, salve o seu trabalho criando um slide que tenha toda a formatação e o conteúdo que será compartilhado por ambos os slides, fazendo uma cópia desse slide antes dos retoques finais em cada um deles.

1. Na guia Slides, clique com o botão direito do mouse no slide que você deseja copiar e, em seguida, clique em Copiar no menu de atalho.

2. Ainda na guia Slides, clique com o botão direito do mouse onde você deseja adicionar a nova cópia do slide e, em seguida, clique em Colar no menu de atalho.

Você também pode inserir uma cópia de um slide de uma apresentação na outra.

Reorganizar a ordem dos slides

Na guia Slides, clique no slide que você deseja mover e arraste-o para o local desejado. Para selecionar vários slides, clique em um slide que deseja mover, pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica em cada um dos outros slides que deseja mover.

Excluir um slide

Na guia Slides, clique com o botão direito do mouse no slide que você deseja excluir e clique em Excluir Slide no menu de atalho.

Aplicar uma aparência apropriada à sua apresentação

Até aqui, você focalizou a organização do conteúdo básico em seus slides. Agora, pense na aparência geral da sua apresentação. Que tom visual você deseja? Qual aparência e sensação tornam a apresentação clara e atraente para a audiência?

(4)

design que fornece uma aparência específica, unificada, para todos os seus documentos do Office, usando combinações específicas de cores, fontes e efeitos.

O Office PowerPoint 2007 aplica automaticamente o tema do Office às apresentações criadas por meio do modelo Apresentação em Branco, mas você pode facilmente alterar a aparência da sua apresentação a qualquer momento, aplicando um tema diferente.

Aplicar um tema diferente à sua apresentação

 Na guia Design, no grupo Temas, clique no tema do documento que você deseja aplicar.

OBSERVAÇÕES

 Para visualizar a aparência do slide atual com um tema específico aplicado, coloque o ponteiro sobre a miniatura desse tema.

 Para ver miniaturas de temas adicionais, clique nas setas ao lado da linha de miniaturas.

 Ao menos que haja especificação contrária, o Office PowerPoint 2007 aplica os temas à apresentação inteira. Para alterar a aparência apenas de slides selecionados, na guia

Slides, pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica em cada slide que deseja alterar. Quando todos os slides estiverem selecionados, clique com o botão direito do mouse no tema que deseja aplicar e, em seguida, clique em Aplicar aos Slides Selecionados no menu de atalho.

 Se você decidir mais tarde que deseja um tema diferente, clique no tema para aplicá-lo.

Formatação Personalizada do Plano de Fundo do Slide

Podemos formatar o Plano de Fundo clicando com o botão direito do mouse numa área vazia do slide.

Opções de preenchimento:

Preenchimento sólido Para adicionar cor e transparência a um plano de fundo de slide, clique nesta opção.

Preenchimento gradual Para adicionar um preenchimento gradual a um plano de fundo de slide, clique nesta opção.

Preenchimento com imagem ou com textura Para usar uma imagem como preenchimento de um plano de fundo de slide ou para adicionar textura a um plano de fundo de slide, clique nesta opção.

Aplicar a tudo Para fazer as alterações em todos os slides e não apenas nos slides selecionados, clique nesse botão.

(5)

Preenchimento sólido

Cor - Para escolher uma cor para o plano de fundo do slide, clique em Cor e, em seguida, clique na cor desejada. Para alterar para uma cor que não esteja nas cores do tema, clique em Mais Cores e clique na cor desejada na guia Padrão ou crie sua própria cor na guia

Personalizar. As cores personalizadas e as cores da guia Padrão não serão atualizadas se você alterar o tema do documento posteriormente.

Transparência - Para especificar o quanto você pode ver através de um plano de fundo de slide, mova o controle deslizante de Transparência, ou digite um número na caixa ao lado do controle deslizante. Você pode variar a porcentagem de transparência de 0 (totalmente opaco, a configuração padrão) até 100% (totalmente transparente).

Preenchimento Gradual

Cores predefinidas - Para escolher um preenchimento gradual interno, clique em Cores predefinidas e, em seguida, clique na opção desejada.

(6)

Direção - Para escolher uma progressão de cores e formas diferente, clique em Direção e, em seguida, clique na opção que deseja. As Direções disponíveis dependem do Tipo de gradiente que você escolher.

Ângulo - Para especificar o ângulo que o preenchimento gradiente gira dentro da forma, digite um valor de grau que deseja. Essa opção está disponível apenas quando você seleciona Linear

como Tipo.

Paradas de gradação

As paradas de gradação consistem de um valor de posição, cor e transparência. O valor de transparência se aplica à parada de gradação, não ao preenchimento geral. As paradas de gradação são usadas para criar gradientes não lineares. Por exemplo, se você quiser criar um gradiente que vai do vermelho para o verde e para o azul, será necessário adicionar três paradas de gradação — um para cada cor. Ou, se você quiser criar um gradiente que aparece apenas no canto de uma forma, será necessário usar paradas de gradação para torná-lo não linear.

Lista de parada - O preenchimento gradiente é composto de diversas paradas de gradação, mas você pode alterar apenas uma parada de gradação por vez. Quando você clica na parada de gradação que deseja editar na lista, as opções de posição, cor e transparência refletem as configurações atuais dessa parada de gradação.

Adicionar - Para adicionar uma parada de gradação, clique em Adicionar e, em seguida, defina a Posição daparada, a Cor e a Transparência que deseja.

Remover - Para excluir uma parada de gradação, clique na Paradanúmero que deseja excluir

na lista e, em seguida, clique em Remover.

Posição da parada - Para definir o local da alteração de cor e transparência no parada de gradação, mova o controle deslizante de Posição da parada ou digite um número na caixa ao lado do controle deslizante.

Cor - Para escolher a cor usada na parada de gradação, clique em Cor e, em seguida, clique na cor desejada. Para alterar para uma cor que não esteja nas cores do tema, clique em

Mais Cores e clique na cor desejada na guia Padrão ou crie sua própria cor na guia

Personalizar. As cores personalizadas e as cores da guia Padrão não serão atualizadas se você alterar o tema do documento posteriormente.

Transparência - Para especificar quanto você pode ver através do plano de fundo do slide na

Posição da parada especificada, mova o controle deslizante de Transparência ou digite um número na caixa ao lado do controle deslizante. Você pode variar a porcentagem da transparência de 0 (totalmente opaco, a configuração padrão) até 100% (totalmente transparente).

(7)

Ocultar objetos do plano de fundo Para facilitar a leitura dos folhetos de sua apresentação, oculte os objetos que não são espaços reservados, como formas, imagens, gráficos ou gráficos SmartArt, marcando essa caixa de seleção.

Textura - Para escolher uma textura interna, clique neste botão e clique na opção desejada.

Inserir de

Arquivo - Para inserir uma imagem de um arquivo, clique nesse botão e, em seguida, localize a imagem que deseja adicionar. Clique duas vezes na imagem para inseri-la.

Área de transferência - Para colar uma imagem da Área de transferência, clique nesse botão.

Clip-art - para inserir um clip-art, clique nesse botão e, em seguida, na caixa Pesquisar texto, digite uma palavra que descreve o clipe que deseja, ou digite uma parte ou todo o nome do arquivo do clipe. Para incluir um Clip-Art disponível no Office Online na sua pesquisa, marque a caixa de seleção Incluir conteúdo do Office Online, clique em Ir e, em seguida, clique no clipe para inseri-lo.

Colocar imagem lado a lado como textura - Um preenchimento com imagem pode ser alongado para se encaixar na(s) forma(s) selecionada(s) ou colocado lado a lado (repetido horizontalmente e verticalmente) para preencher a forma. Para usar diversas cópias da mesma imagem como uma textura para a forma, marque essa caixa de seleção.

Opções de lado a ladocomo textura

As opções abaixo determinam o fator de escala para o preenchimento com textura.

Deslocamento de X - Para deslocar toda a imagem para a esquerda (números negativos) ou para a direita (números positivos), digite um número na caixa.

Deslocamento de Y- Para deslocar toda a imagem para cima (números negativos) ou para baixo (números positivos), digite um número na caixa.

Escala de X - Para especificar uma porcentagem para a escala horizontal da imagem original, digite um número na caixa.

Escala de Y - Para especificar uma porcentagem para a escala vertical da imagem original, digite um número na caixa.

(8)

Tipo de espelhamento - Para especificar se as disposições lado a lado alternadas horizontal ou vertical exibem uma imagem espelhada ou invertida com qualquer outra disposição lado a lado, selecione uma opção na lista.

Transparência - Para especificar o quanto você pode ver através da imagem ou da textura, mova o controle deslizante de Transparência ou digite um número na caixa ao lado do controle deslizante. Você pode variar a porcentagem de transparência de 0 (totalmente opaco, a configuração padrão) até 100% (totalmente transparente).

Girar com a forma - Para girar a aplicação da imagem ou da textura com a rotação da forma, marque essa caixa de seleção.

Opções de alongamento

Deslocamentos

Os deslocamentos determinam quanto aumentar uma imagem para que ela se ajuste em uma forma com relação ao lado esquerdo, direito, superior e inferior da forma. Números positivos movem a borda da imagem em direção ao centro da forma, e números negativos movem a borda da imagem para longe da forma.

À Esquerda - Para especificar uma porcentagem para a imagem ou para a textura a partir da borda esquerda da forma, digite um número na caixa.

À Direita - Para especificar uma porcentagem para a imagem ou para a textura a partir da borda direita da forma, digite um número na caixa.

Superior - Para especificar uma porcentagem para a imagem ou para a textura a partir da borda superior da forma, digite um número na caixa.

Inferior - Para especificar uma porcentagem para a imagem ou para a textura a partir da borda inferior da forma, digite um número na caixa.

(9)

Você deseja criar a apresentação com os melhores efeitos visuais possíveis — e, frequentemente, uma série de slides que contêm somente listas com marcadores não é a opção mais dinâmica. A falta de variedade visual pode distrair a atenção da audiência. E muitos tipos de informações não são muito claramente expressos em um parágrafo ou em uma lista com marcadores.

Visão geral dos elementos gráficos SmartArt

Um elemento gráfico SmartArt é uma representação visual das suas informações e ideias. É possível criar elementos gráficos SmartArt escolhendo entre muitos layouts diferentes para comunicar sua mensagem de forma rápida, fácil e efetiva.

A maioria das pessoas cria conteúdo que contém apenas texto, embora as ilustrações e gráficos ajudem o público a entender com mais facilidade as informações do que o texto. Com os elementos gráficos SmartArt e outros recursos novos como temas, é possível criar ilustrações com qualidade de designer com apenas alguns cliques do seu mouse.

Como as apresentações do Office PowerPoint 2007 costumam conter slides com listas com marcadores, você pode rapidamente converter um texto de slide em um elemento gráfico SmartArt. Além disso, você pode adicionar animação a um elemento gráfico SmartArt em apresentações do Office PowerPoint 2007.

Ao criar um elemento gráfico SmartArt, você é solicitado a escolher um tipo como Processo,

Hierarquia, Ciclo ou Relação. Um tipo é parecido com uma categoria de elemento gráfico SmartArt e cada tipo contém diversos layouts diferentes.

Estilo, cor e efeitos para elementos gráficos SmartArt

Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, existem duas galerias para alterar rapidamente a aparência do seu elemento gráfico SmartArt —Estilos de SmartArt e Alterar Cores. Ao deixar o ponteiro do seu mouse sobre um miniatura em uma dessas galerias, é possível ver como um Estilo de SmartArt ou variação de cor afeta seu elemento gráfico SmartArt sem aplicá-lo de fato.

(10)

Ao inserir um elemento gráfico SmartArt no seu documento, ele corresponderá com o resto do conteúdo no seu documento. Se você alterar o tema do documento, a aparência do elemento gráfico SmartArt é atualizado automaticamente.

Visão geral da animação de textos e objetos

Você pode animar sons, hiperlinks, textos, elementos gráficos, diagramas, gráficos e objetos para focar em pontos importantes, controlar o fluxo de informações e tornar sua apresentação mais interessante.

Você pode aplicar animações personalizadas a itens em um slide, a um espaço reservado ou a um parágrafo, incluindo marcadores simples e itens de lista. Por exemplo, você pode aplicar uma animação surgir em um slide ou pode aplicar a animação a um único parágrafo em uma lista com marcadores. Use opções de entrada, ênfase ou saída além de predefinir ou personalizar caminhos da animação. Você também pode aplicar mais de uma animação a um item para poder fazer um item de marcador surgir e depois sair.

A maioria das opções de animação inclui efeitos associados que podem ser escolhidos. Os efeitos associados incluem opções para executar um som com uma animação e animações de texto que podem ser aplicadas a uma letra, palavra ou parágrafo (como ter um título surgir em uma palavra de cada vez no lugar de em uma única vez).

Você pode visualizar a animação de textos e objetos para um slide ou para a apresentação inteira.

Painel de tarefas Personalizar animação

Para controlar como e quando você deseja que um item apareça durante a apresentação — por exemplo, para surgir da esquerda quando você clica no mouse — use o painel de tarefasPersonalizar Animação. Para acioná-lo, clique na guia Animações e em seguida clique em Animação Personalizada.

O painel de tarefas Personalizar

Animação permite ver informações

(11)

1. Os ícones indicam o intervalo do efeito de animação em relação aos outros eventos no slide. As opções incluem o seguinte:

Iniciar ao Clicar (ícone do mouse, mostrado aqui): O efeito de animação começa quando você clica no slide.

Iniciar com o Anterior (sem ícone): O efeito de animação começa ao mesmo tempo em que é iniciada a execução do efeito anterior (ou seja, um clique executa dois ou mais efeitos de animação).

Iniciar Após o Anterior (ícone de relógio): O efeito de animação começa imediatamente após o término da execução do efeito anterior na lista (ou seja, não é necessário um clique adicional para fazer o próximo efeito de animação ser iniciado). 2. Selecione um item na lista para ver o ícone do menu (triângulo) e, em seguida, clique no

ícone para revelar o menu.

3. Os números indicam a ordem na qual os efeitos de animação são executados e correspondem aos rótulos associados com os itens animados no modo de exibição Normal, com o painel de tarefas Personalizar Animação exibido.

4. Os ícones representam o tipo de efeito de animação. Por exemplo, estrela amarela representa um efeito Ênfase.

Os itens animados são anotados no slide por uma marca numerada de não impressão. Essa marca corresponde aos efeitos na lista Personalizar Animação e é exibida ao lado do texto ou objeto. A marca aparece apenas no modo de exibição Normal com o painel de tarefas Personalizar Animação exibido.

Aplicar um efeito de animação padrão a um texto ou objeto

1. Clique no texto ou objeto que deseja animar.

2. Na guia Animações, no grupo Animações, selecione o efeito de animação desejado na lista

Animar.

Criar e aplicar um efeito de animação personalizado a um texto ou objeto

1. Clique no texto ou objeto que deseja animar.

2. Na guia Animações, no grupo Animações, clique em Animação Personalizada.

3. No painel de tarefas Personalizar Animação, clique em Adicionar Efeito e siga um ou mais dos procedimentos a seguir:

 Para que o texto ou objeto seja inserido com um efeito, aponte para Entrada

e, em seguida, clique em um efeito.

 Para adicionar um efeito a um texto ou objeto que já está visível no slide, como um efeito de rotação, aponte para Ênfase e, em seguida, clique em um efeito.

 Para adicionar um efeito a um texto ou objeto que faz o item sair do em algum ponto, aponte para Sair e, em seguida, clique em um efeito.

(12)

4. Para especificar como o efeito é aplicado ao texto ou objeto, clique com o botão direito do mouse no efeito de animação personalizado na lista Personalizar Animação

e, em seguida, clique em Opções de Efeitos.

5. Siga um destes procedimentos:

 Para especificar as configurações para o texto, nas guias Efeito, Intervalo e

Animação de Texto, clique nas opções que você deseja usar para animar o texto.

 Para especificar as configurações para um objeto, nas guias Efeito e Intervalo, clique nas opções que deseja usar para animar o objeto.

OBSERVAÇÃO Os efeitos aparecem na lista Personalizar Animação na ordem em que foram adicionados.

Adicionar uma transição de slides

As transições de slides são efeitos semelhantes a animações que ocorrem quando você se move de um slide para o próximo. O Office PowerPoint 2007 fornece muitos tipos de transições de slides, incluindo fade, dissoluções, recortes e revelações, assim como transições incomuns como rodas e tabuleiros de xadrez.

Na guia Animações, no grupo Transição para este Slide, clique na transição desejada.

OBSERVAÇÕES

Para visualizar a aparência do slide atual com uma transição específica aplicada, coloque o ponteiro sobre a miniatura dessa transição.

Para ver miniaturas de transições adicionais, clique nas setas ao lado da linha de miniaturas.

Se você decidir mais tarde que deseja uma transição diferente, clique na transição para aplicá-la.

Você pode escolher outras opções no grupo Transição para este Slide para controlar a velocidade da transição, para adicionar um som e aplicar a mesma transição a todos os slides da apresentação.

Adicionar hiperlinks

Você pode usar hiperlinks para mover-se de um slide para outro, para um local de rede ou da Internet, ou mesmo para outro arquivo ou programa.

1. Selecione o texto em que você deseja clicar para ativar o hiperlink.

Como alternativa, você pode selecionar um objeto (um clip-art, por exemplo, ou um elemento gráfico SmartArt).

2. Na guia Inserir, no grupo Vínculos, clique em Hiperlink.

(13)

Para ir para outro slide em sua apresentação, por exemplo, clique em Colocar neste Documento.

4. Localize e clique no local de destino, faça quaisquer alterações desejadas nas caixas Texto para exibição e Endereço, e clique em OK.

Visualizar a sua apresentação em uma apresentação de slides

Para visualizar a sua apresentação na tela do seu computador da forma que você deseja apresentá-la para a sua audiência, faça o seguinte:

1. Na guia Apresentação de Slides, no grupo Iniciar Apresentação de Slides, faça o seguinte:

 Para começar com o primeiro slide da apresentação, clique em Do Começo.

 Para começar com o slide que está aparecendo no momento no painel Slide, clique em

Do Slide Atual.

A apresentação aparece no modo de exibição Apresentação de Slides.

2. Clique para ir para o próximo slide.

DICA Outra forma de visualizar uma apresentação é pressionar a tecla de função F5. Para retornar ao modo de exibição Normal a qualquer momento, pressione ESC.

Obviamente, você também pode visualizar a sua apresentação a qualquer momento enquanto a está criando.

Dicas para criação de uma apresentação no Power Point

1º PASSO - Layout

Ao criarmos uma apresentação no Power Point o primeiro passo é a escolha do Layout. O Power Point é iniciado com um Layout que apresenta duas caixas de texto, conforme a figura.

2º PASSO – Plano de Fundo

(14)

O próximo passo é a escolha do Plano de Fundo, onde o padrão é a cor branca. Para alterarmos o padrão precisamos clicar com o botão direito do mouse sobre o slide e escolhermos a opção Formatar Plano de Fundo.

O Plano de Fundo poderá ser formatado com:

 Preenchimento sólido - cores sólidas, que são cores sem mistura, únicas. Basta clicar na caixa de Cor para efetuar a escolha.

 Preenchimento gradual – cores predefinidas, onde poderão ser efetuadas variações de tipo, direção, ângulo, de acordo com a criatividade do usuário.

(15)

Obs.: Ao escolher o Plano de Fundo devemos clicar no botão Fechar. Se quisermos que todos os slides tenham o mesmo Plano de Fundo devemos clicar no botão Aplicar a tudo.

3º PASSO – Objetos

O passo seguinte é a inserção dos objetos, de acordo com a guia Inserir.

4º PASSO – Animações

Podemos aplicar efeitos de Transição para o Slide. O efeito ocorre na passagem, transição, de um slide para o outro. Ao escolher a transição, podemos aplicar alterações na velocidade que a transição ocorre. Podemos optar se a transição ocorrerá manualmente, ao clicar o mouse, ou automaticamente, onde definimos o tempo, em segundos, que o slide permanecerá na tela. A transição poderá ser diferente para cada slide, para que a transição seja a mesma para todos os slides é só clicar em Aplicar a Todos.

(16)

Criando uma apresentação com Imagens e Música

As imagens e músicas devem estar armazenadas no computador.

O Plano de fundo do slide deve ser preenchido com imagem do Arquivo, localizando a imagem desejada no computador.

Inserindo música na apresentação

Clicar no primeiro Slide.

Clicar na guia Inserir e em seguida clicar no ícone som.

Os efeitos ocorrem quando o slide é exibido. Dependendo da configuração pode ocorrer automaticamente ou manualmente.

Entrada –O objeto “entra” no slide efetuando o efeito escolhido.

Ênfase – O objeto já está no slide na exibição e logo em seguida ocorre o efeito.

Saída - O objeto já está no slide na exibição, o efeito ocorre e o objeto sai do slide.

(17)

Será aberta uma caixa de diálogo para localizarmos a música.

Após selecionar a música desejada aparecerá a seguinte mensagem:

Podemos escolher se a música será iniciada automaticamente, ou quando clicarmos no ícone de som. Fica a critério do desenvolvedor da apresentação.

Para que a música seja executada durante toda a apresentação devemos executar os seguintes passos:

Clicar no ícone de som no slide

Em seguida clicar em Ferramentas de Som. Selecionar a caixa de Tocar Som e clicar na opção Executar entre slides. Nesta opção a música será executada em toda a apresentação.

Gravação de Narração (Windows XP) (É necessário o uso do microfone)

(18)

O tempo máximo de gravação é de 1 minuto. Para gravar basta clicar no botão REC (bolinha vermelha). Para parar a gravação basta clicar no botão STOP (quadrado). Para verificar a qualidade da gravação basta clicar no botão PLAY (seta para direita).

Grave as narrações numa pasta a partir de Meus Documentos - Arquivo/Salvar. Dê um nome significativo ao arquivo.

(19)

Exercício 1 Lembretes:

Todos os slides deverão ter Layout: Em Branco.

Todos os Planos de Fundo deverão utilizar Efeitos de Preenchimento. Todos os efeitos de animação deverão ter início: Após o anterior. Crie uma apresentação com 3 slides seguindo as instruções abaixo: SLIDE 1

Plano de Fundo – Preenchimento Gradual- Cores Predefinidas: Mogno / Tipo: Caminho Insira no slide os objetos Formas e WordArt conforme modelo abaixo:

Formate as Formas com Preenchimento: vermelho, Contorno: branco, Efeito: Brilho (qualquer).

Transição de Slides: Círculo / Velocidade: Lenta / Automático após 6 segundos. SLIDE 2

Plano de Fundo – Textura: Mármore Marrom

Insira no slide os objetos Formas e WordArt, adicionando os textos conforme abaixo:

Efeitos de animação:

Texto Explicativo seta p/ baixo – Entrada: Flutuar / Ênfase: Onda Cilindro – Entrada: Aumentar e virar / Ênfase: Flash

Seta entalhada para direita – Entrada: Cata-vento / Ênfase: Oscilação Estrela de 5 pontas – Entrada: Silvo

WordArt: Entrada: Zoom/ Ênfase: Ventania

Formate as Formas com Preenchimento-Textura: Papel de Seda Rosa, Contorno: branco e cor da fonte dos textos: branco.

Transição de Slides: Corte Vertical para Fora / Velocidade: Lenta / Automático após 8 segundos.

SLIDE 3

Plano de Fundo – Imagem (do arquivo): Selecione uma figura na pasta Figuras. Insira no slide uma caixa de texto digitando: Eu sou um vencedor!!

Altere a fonte para: Comic Sans MS / Negrito / Tamanho: 40 / Cor da fonte: branca Efeitos de animação da caixa de texto: Entrada: Aumentar e virar

Transição de Slides: Sinal de Mais / Velocidade: Lenta / Automático após 7 segundos. Salve o arquivo na sua pasta com o nome Apresentação Show

Efeitos de animação:

WordArt: Entrada: Flutuar / Ênfase: Rotação

Seta em curva p/ baixo – Entrada: Descer / Ênfase: Transparência Seta em curva p/ cima – Entrada: Subir / Ênfase: Transparência

BRAIN

(20)

Exercício 2

Crie uma apresentação composta por 3 slides, seguindo as configurações conforme abaixo: SLIDE 1

Plano de fundo: Preenchimento gradual- cores predefinidas: Arco-Íris II / Direção: Linear diagonal Insira no Slide os seguintes objetos:

Wordart - texto: Inclusão Digital.

Efeitos de animação do Wordart - entrada: cata-vento, ênfase: Flash.

Clip-Art – pesquise o texto computador, escolha uma das figuras pesquisadas. Efeitos de animação do Clip-Art - entrada: flutuar, ênfase: aumentar/diminuir. Transição de slides: corte horizontal para fora / Velocidade da transição: lenta. Avanço de slide automático após 8 segundos.

SLIDE 2

Plano de fundo: Preenchimento sólido- cor: verde

Insira uma caixa de texto com o seguinte texto: Os computadores estão presentes no nosso dia-a-dia e todos, sem distinção, temos o direito de aprender a usá-lo. Parabéns por ultrapassarem mais esta etapa!

Formate a fonte do texto:

Fonte: Bookman Old Style / Tamanho: 40 / Estilo: Negrito / Cor: Branca / Alinhamento: Centralizar

Efeitos de animação da caixa de texto - entrada: girar gradativamente.

Transição de slides: barras aleatórias verticais / Velocidade da transição: lenta. Avanço de slide automático após 9 segundos.

SLIDE 3

Plano de fundo: Preenchimento com imagem(do arquivo): escolha uma Figura, na pasta Figuras, que não seja muito colorida.

Insira 5imagens da Pasta GIF, posicionando-as da seguinte maneira: uma em cada ponta do slide e uma no meio. Ajustando-as para que fiquem, mais ou menos, com o mesmo tamanho. Aplique efeitos de animação para cada figura, utilizando efeitos somente para entrada (livre escolha).

Transição de slides: noticiário / Velocidade da transição: média. Avanço de slide automático após 10 segundos

(21)

Exercício 3

Crie uma apresentação composta por 3 slides, seguindo as configurações conforme abaixo. Todos os slides deverão ter Layout em Branco.

SLIDE 1

Formatar Plano de fundo: Preenchimento com Textura: Buquê Insira no Slide os seguintes objetos:

Wordart – texto: Felicidade

Animação Personalizada do Wordart – Início: Após o anterior – Velocidade: Média Entrada: desdobrar - Ênfase: rotação.

Formas – Insira 4 estrelas de cinco pontas, uma em cada ponta do slide. Formate a forma para Preenchimento Gradual/Cores Predefinidas: Pavão – Tipo: Caminho. Altere a cor do contorno de todas as estrelas para branco.

Animação Personalizada dasestrelas (Faça 1° todas as entradas e depois todas as ênfases) entrada: bumerangue -Início: Com o anterior – Velocidade: Média

ênfase: Flash- Início: após o anterior – Velocidade: Média

Transição de slides: Girar em sentido horário, 8 raios / Velocidade da transição: lenta. Avanço de slide automático após 6 segundos.

SLIDE 2

Formatar Plano de fundo: Preenchimento Gradual-Cores predefinidas: água calma / Tipo: Radial

Insira uma caixa de texto escrevendo sobre o que é felicidade para você. Formate a fonte do texto:

Fonte: Snap ITC / Tamanho: 40 / Estilo: Negrito / Cor: Branca

Efeitos de animação- entrada: Aumentar e virar – início: após o anterior – velocidade: Média Insira uma imagem da pasta \Figuras\GIF, não é necessário adicionar efeito.

Transição de slides: disolver / Velocidade da transição: lenta. Avanço de slide automático após 7 segundos.

SLIDE 3

Formatar Plano de fundo: Preenchimento com imagem do arquivo. Escolha qualquer imagem. Insira um Wordart escrevendo o seu nome.

Efeitos de animação do Wordart – Início: Após o anterior – Velocidade: Média entrada: Elástico, ênfase: Piscar com Negrito, saída: Silvo.

Transição de slides: Quadriculado na horizontal / Velocidade da transição: Média. Avanço de slide automático após 8 segundos

(22)

Exercício 4

Crie uma apresentação composta por 3 slides, seguindo as configurações conforme abaixo. Todos os slides deverão ter Layout em Branco.

SLIDE 1

Formatar Plano de fundo: Preenchimento Gradual-Cores Predefinidas: Safira / Tipo: Radial Inserir no Slide os seguintes objetos:

WordArt – texto: Animais de estimação - Animação Personalizada: Entrada: Elástico – Início: Após o anterior - Velocidade: Lenta Ênfase: Onda – Início: Após o anterior - Velocidade: Rápida

Clip-Art – Procure por Animais de estimação - Animação Personalizada: Entrada: Controle Giratório -Início: Após o anterior – Velocidade: Média Transição de slides: Pente Horizontal / Velocidade da transição: lenta. Avanço de slide automático após 5 segundos.

SLIDE 2

Formatar Plano de fundo: Preenchimento com Textura: Tela

Inserir uma caixa de texto com o seguinte texto: Animais de estimação necessitam de carinho e atenção.

Formate a fonte do texto:

Fonte: Cooper Black / Tamanho: 36 / Cor: Verde / Alinhamento: Centralizado Efeitos de animação- entrada: Chicote – início: após o anterior – velocidade: Média Inserir cinco imagens da pasta \Figuras\Animais, que se refiram a animais de estimação, ajuste-as para que fiquem com tamanhos parecidos.

Aplique efeitos diferentes de entrada para cada uma delas, sempre com início Após o anterior. Transição de slides: Losango / Velocidade da transição: lenta.

Avanço de slide automático após 8 segundos. SLIDE 3

Formatar Plano de fundo: Preenchimento Gradual-Cores Predefinidas: Cromado Inserir Formas: Rosto Feliz – Formatar com qualquer estilo de forma

Animação Personalizada - Ênfase: Oscilação– Início: Após o anterior – Velocidade: Média Inserir Formas: Texto Explicativo em forma de nuvem – Formatar com qualquer estilo de forma Editar o seguinte Texto: Foi muito bom conhecer vocês!

Animação Personalizada - Entrada: Curva para cima– Início: Após o anterior – Velocidade: Média

Saída: Inverter– Início: Após o anterior – Velocidade: Média

Transição de slides: Quadro Abrir / Velocidade da transição: Média. Avanço de slide automático após 7 segundos

(23)

Exercício de Revisão Power Point

Crie uma apresentação de 3 Slides – layout em Branco

Slide 1 – Plano de Fundo – Preenchimento Gradual – Cores Predefinidas – Pôr do Sol – Tipo Radial – Direção – Do centro

Insira no Slide – WordArt – Texto: A vida – Imagem – Insira uma Imagem e posicione abaixo do WordArt.

Transição de Slides – Quadro Abrir, Velocidade Lenta, Automático – 6 segundos.

Efeitos de Animação – WordArt – Entrada: Bumerangue, Ênfase: Rotação. Imagem – Entrada: Arremessar, Ênfase: Realce Vertical.

Slide 2 – Plano de Fundo – Preenchimento com Textura – papel de seda Azul. Insira no Slide – Caixa de Texto –

Texto: Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Insira 3 Imagens

Transição de Slides – Dissolver, Velocidade Lenta, Automático – 10 segundos.

Efeitos de Animação – WordArt – Entrada: Bumerangue, Ênfase: Rotação. Imagens – Entrada: Livre Ênfase: Livre

Slide 3 – Plano de Fundo – Preenchimento com Imagem – Arquivo. Insira no Slide – Caixa de Texto –

Texto: Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Insira 1 forma – preencha a forma como desejar. Insira um WordArt – Digite seu nome

Transição de Slides - Livre escolha, Velocidade Lenta, Automático – 10 segundos.

Referências

Documentos relacionados

• Tratamento de reposição de GH difere entre as crianças e adultos: em crianças, qualquer deficiência deve ser tratada, enquanto que na vida adulta, somente as formas mais

Não obstante o inconformismo que a França e o Reino Unido têm mostrado para com a situação, com insistentes recomendações à necessidade de intervir, não se espera qualquer

Esse processo culminou na elaboração de uma proposta de política pública de financiamento e incentivo rural, de base socioambiental, denominada Programa de

Tendo por base a necessidade, não só, de situar as respostas hoje desenvolvidas, mas também, de caracterizar mecanismos de avaliação e intervenção orientados

Contribuiu para esse processo o conhecimento herdado da família sobre a produção de sementes, o manejo de adubos verdes e a tradição da produção de batata orgâni- ca para

Para conduzir essa análise, nos primeiros trabalhos apresentados, selecionaram-se alguns eventos que podem ser tomados como marcos do processo de transição da

Exemplo 1: com o desenvolvimento do modo de produção capitalista (produção para o mercado com o objetivo do lucro + propriedade privado dos MP), as relações de produção

A promoção da qualidade de vida aponta para a importância da plena participação da pessoa com necessidades especiais, nomeadamente no que se refere ao seu direito a tomar decisões