• Nenhum resultado encontrado

V1_ Política Anticorrupção Nosso jeito de fazer negócios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "V1_ Política Anticorrupção Nosso jeito de fazer negócios"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

V1_122016

Política Anticorrupção

Nosso jeito de fazer negócios

(2)

2

Objetivo da Política Anticorrupção

Esta política tem como objetivo assegurar que os colaboradores, representantes e parceiros do Grupo Positivo observem os requisitos das Leis Anticorrupção, de forma a garantir que sejam adotados os mais elevados padrões de integridade, legalidade e transparência durante a condução dos negócios.

Diretrizes

Nesta seção são estabelecidas todas as diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores, representantes e parceiros do Grupo Positivo. Quaisquer dúvidas relacionadas aos temas aqui abordados devem ser encaminhadas para a área de Compliance do Grupo Positivo (compliance@positivo.com.br).

1. Suborno

a) Todos os colaboradores, representantes e parceiros devem seguir os programas e Leis Anticorrupção contra a prática de suborno.

b) As Leis Anticorrupção não se aplicam somente ao indivíduo que paga o suborno, mas também aos indivíduos que agem de maneira a incentivar o pagamento, ou seja, se aplicam a qualquer indivíduo que:

• Aprovar o pagamento de suborno. • Fornecer ou aceitar faturas falsas.

• Retransmitir instruções para pagamento de suborno. • Encobrir o pagamento de suborno.

• Cooperar conscientemente com o pagamento de suborno.

c) Nenhum colaborador será penalizado devido a atraso ou perda de negócios resultantes de sua recusa em pagar suborno.

2. Hospitalidade

Hospitalidade consiste em refeições, entretenimentos modestos e benefícios de viagem que podem ser oferecidos às Autoridades Públicas e às pessoas físicas privadas, desde que a oferta de tais itens seja lícita e diretamente relacionada:

(3)

3 • Ao cumprimento de um contrato.

As decisões comerciais do Grupo Positivo e de seus parceiros devem ser tomadas de forma objetiva, sem influência de presentes ou favores. Independentemente do valor, o ato de dar ou receber um presente, uma refeição, um entretenimento ou outro benefício de hospitalidade não deve ser realizado com o objetivo de influenciar, de maneira inadequada, nenhuma Autoridade Pública ou nenhum outro parceiro comercial do Grupo Positivo.

Dessa forma, sob determinadas circunstâncias limitadas, o Grupo Positivo permite a oferta de presentes, refeições, entretenimento e outros itens de valor razoável, às Autoridades Públicas ou qualquer outro parceiro comercial.

Seguem abaixo os requisitos para o oferecimento de hospitalidade:

• Seguir a Diretriz Orçamentária de Viagens do Grupo Positivo. • É oferecida (ou recebida) esporadicamente – em no máximo 2 (duas)

oportunidades em um período de 12 (doze) meses. • Não inclui despesas para nenhum parente do beneficiado. • É oferecida de maneira aberta e transparente.

• Não é oferecida com o objetivo de influenciar o destinatário para a obtenção ou retenção de nenhuma vantagem comercial imprópria para o Grupo Positivo, para nenhuma outra pessoa física ou pessoa jurídica, nem como uma troca implícita ou explícita de favores ou benefícios, tampouco para nenhum outro propósito corrupto.

• Não é dada a nenhuma Autoridade Pública, pessoa jurídica ou pessoa física relacionada, quando algum contrato ou decisão regulatória do Grupo Positivo estiver pendente perante àquela autoridade, pessoa física ou pessoa jurídica.

• Não inclui dinheiro ou equivalente a dinheiro.

• Está plenamente documentada e amparada por recibos e documentos correspondentes.

• Está tempestiva e precisamente registrada nos livros e registros do Grupo Positivo.

O oferecimento de hospitalidades em um valor superior ao definido na Política de Despesas de Viagem e Hospitalidade deverá ser aprovado formalmente pela área de Compliance do Grupo Positivo. A formalização da aprovação deverá ser realizada por meio do Formulário de Solicitação de Hospitalidade ou Brinde.

Entre em contato com a área de Compliance se tiver qualquer dúvida antes de oferecer qualquer refeição, entretenimento ou outro benefício de hospitalidade (compliance@positivo.com.br).

(4)

4 3. Recebimento e Oferecimento de Brindes e Presentes

a) Somente será permitida a aceitação ou o oferecimento de brindes e presentes pelos colaboradores nas seguintes situações:

• Brindes e presentes de pequeno valor, ou seja, limitados a 20% (vinte por cento) de um salário mínimo vigente nacional.

• Não é permitida a aceitação brindes e presentes em um valor superior ao acima definido.

• Não é permitido o oferecimento de brindes e presentes com uma frequência superior a 2 eventos em 12 (doze) meses para a mesma autoridade ou órgão público.

• O oferecimento de brindes e presentes em um valor superior ao acima definido deverá ser aprovado formalmente pela área de Compliance do Grupo Positivo. A formalização da aprovação deverá ser realizada por meio do Formulário de Solicitação de Hospitalidade ou Brindes. • Qualquer convite, presente ou brinde que, por sua habitualidade,

características ou circunstâncias, possa ser interpretado como uma intenção de afetar o critério imparcial do recebedor, para favorecimento de negociações, por exemplo, deverá ser recusado e levado ao conhecimento da área de Compliance do Grupo Positivo. • Não é permitida a oferta ou aceitação de brindes e presentes por meio

de familiares ou terceiros relacionados aos colaboradores do Grupo Positivo.

b) Presentes em dinheiro não podem ser aceitos nem ofertados sob qualquer hipótese.

Entre em contato com a área de Compliance se tiver qualquer dúvida antes do recebimento e oferta de brinde ou presente, como (compliance@positivo.com.br).

4. Patrocínios

O Grupo Positivo apoia a realização de patrocínios relacionados a promoção de atividades educacionais, culturais e outras estritamente ligadas às suas atividades sociais, tendo como objetivo a divulgação e fortalecimento de sua marca.

O Grupo Positivo deve sempre tomar as providências razoáveis para confirmar que tal contribuição não seja um pagamento ilícito feito a uma Autoridade Pública em violação desta Política, do Código de Conduta do Grupo Positivo, da Política de Patrocínio e Doações e de quaisquer leis e regulamentações anticorrupção aplicáveis.

(5)

5 Quaisquer patrocínios devem observar rigorosamente a Política de Patrocínio e Doações.

.

A área de Auditoria Interna irá realizar a análise da documentação relacionada ao patrocínio, sendo eventuais desvios comunicados à área de Compliance.

5. Doações

É possível a realização de doação de acordo com as seguintes modalidades: (i) doação de bens e materiais inservíveis que componham o patrimônio das empresas do Grupo Positivo; (ii) doação de bens de consumo ou insumos adquiridos especificamente para tal finalidade; (iii) doação de serviços contratados especificamente para tal finalidade; (iv) doação de bens e serviços fornecidos e/ou executados pelo próprio Grupo Positivo; (v) doação de valores financeiros.

Não serão realizadas doações: (i) a associações desportivas, grêmios ou instituições similares; (ii) a pessoas físicas; (iii) a partidos políticos, candidatos a cargos eletivos, comitês de campanhas, coligações ou pessoas físicas ou jurídicas relacionadas, dentro ou fora de campanhas eleitorais; (iv) contrárias às disposições éticas, legais e constitucionais, principalmente aquelas que não estiverem alinhadas às diretrizes da Lei Anticorrupção Empresarial Brasileira.

Quaisquer solicitações de doações devem observar rigorosamente a Política de Patrocínio e Doações.

6. Relacionamento com Agentes Públicos

a) É vedado a todos os colaboradores, representantes e parceiros que atuam em nome do Grupo Positivo fazer oferta, promessa ou autorização de pagamento e/ou doação de qualquer soma em dinheiro ou item de valor a Agentes Públicos ou representantes de Instituições, Órgãos e Associações com o propósito de induzir que o beneficiário realize ou deixe de realizar qualquer ação em violação à sua obrigação legal.

b) Nenhum colaborador, representante ou parceiro que atue em nome do Grupo Positivo pode valer-se da oferta, promessa ou autorização de pagamento e/ou doação como instrumento de obtenção e/ou manutenção de negócios e/ou vantagens indevidas perante órgãos de Governo.

c) Os colaboradores, representantes e parceiros devem manter sempre uma atitude de respeito e colaboração com os representantes das autoridades no âmbito de suas competências e nos processos de investigação e fiscalização.

(6)

6 d) O relacionamento institucional com a Administração Pública deve ocorrer com maior nível de formalização e documentação interna das conversas, comunicações e reuniões. Sempre que possível, as seguintes precauções são incentivadas, pois permitem um maior controle desta interação:

• Requisitar formalmente a realização de reuniões com agentes públicos, utilizando-se dos canais ou procedimentos institucionais utilizados por cada órgão ou entidade da administração pública.

• Consideradas as particularidades econômicas e técnicas do exercício de sua atividade, não realizar ou participar de reuniões estrategicamente relevantes com agentes públicos desacompanhado de outro membro ou representante do Grupo Positivo.

• Elaborar atas internas das reuniões com agentes públicos, conforme o modelo adotado pelo Grupo Positivo, de maneira a manter o registro do que foi discutido. A prática deverá ponderar a necessidade de registro à luz dos imperativos de razoabilidade e eficiência, desprezando-se o formalismo exacerbado ou o registro de práticas corriqueiras e repetidas no relacionamento com os agentes públicos. • Formalizar o envio de quaisquer sugestões, dados ou informações a

agentes públicos e requerer um certificado de entrega de quaisquer contribuições feitas à Administração Pública, fazendo com que a comunicação realizada seja oficial e protocolada perante o órgão público.

• Manter o registro interno das etapas de relacionamento com agentes públicos, bem como das informações recebidas deles.

7. Procedimentos Competitivos e Contratos Públicos e Privados

a) Com relação às licitações realizadas pela Administração Pública, são inúmeras as interações com o Poder Público e daí a existência de diversas situações em que convém esclarecer os limites de atuação. Nesses termos, algumas condutas são expressamente vedadas e algumas cautelas devem ser adotadas:

• É proibida a realização de qualquer ajuste ou combinação entre agentes privados ou com agentes públicos para fraudar ou frustrar qualquer ato de uma licitação pública ou contrato dela decorrente. • É proibida a realização de qualquer ajuste ou combinação entre

agentes privados ou com agentes públicos para afastar qualquer licitante.

• É proibido influenciar autoridades públicas, ou delegadas, ou representantes do poder público, para obtenção de vantagem ou benefício indevido na alteração ou prorrogação de contrato público.

(7)

7 • É proibida a adulteração ou fraude de qualquer registro ou ata de reuniões ou contatos realizados entre colaboradores, representantes e parceiros do Grupo Positivo com agentes públicos.

• A fim de evitar a ocorrência de situações irregulares, as interações com agentes públicos durante procedimentos licitatórios devem:

- Observar as formas previstas nos editais, utilizando-se dos canais oficialmente fornecidos para a realização de comunicações ou solicitações.

- Observar as sugestões de formalização acima referidas, tais como a solicitação de audiência ou a elaboração de atas. b) Para o desenvolvimento de projetos, a Administração Pública muitas vezes

solicita o envio de estudos de viabilidade pela iniciativa privada, com base no art. 21 da Lei nº 8.987/1995. É legítimo colaborar com a elaboração de projetos que serão futuramente licitados, desde que respeitada a legislação pertinente. Assim, devem ser utilizados os canais específicos para a colaboração com a Administração Pública, observando-se as seguintes cautelas:

• Efetuar a entrega formal dos estudos ou projetos elaborados, mediante protocolo no órgão ou entidade pública que solicitou os estudos. • Disponibilizar no site do Grupo Positivo em arquivo não editável (ex.

pdf) as Especificações Técnicas do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Essa documentação não será, em hipótese alguma, customizada ou fracionada para envio à Administração Pública, pois consiste na especificação técnica padrão dos produtos e serviços do Grupo Positivo.

c) A execução dos contratos públicos ou privados envolve uma intensa interação com órgãos públicos e seus agentes. No fornecimento de produtos, a obtenção de autorizações e licenças são atividades cotidianas e que devem envolver a adoção de algumas cautelas:

• É proibida a realização de pagamentos não previstos na legislação para conseguir a emissão de documentos públicos como autorizações, licenças, certificações ou qualquer outro tipo de documentação. • É proibida a realização de pagamentos de facilitação, ou seja,

pagamentos que se voltem a acelerar procedimentos administrativos. • Na execução de contratos públicos e privados, é vedado obter vantagem ou benefício indevido de modificações ou prorrogações por meio fraudulento.

• Na execução dos contratos públicos e privados, é vedado manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

• Requisitar formalmente, sempre que possível, a realização de reuniões para negociações ou discussões a respeito de alterações ou aditivos de contratos públicos, utilizando-se do canal de comunicação indicado no contrato e indicando a finalidade da reunião.

(8)

8 • Realizar ata interna ou relatório das reuniões, indicando a pauta do que foi discutido, nos moldes do item 5. Relacionamento com Agentes Públicos.

• Nos pleitos endereçados para alteração contratual ou procedimentos de reequilíbrio, sempre que possível, incluir pareceres, opiniões técnicas ou econômicas de agentes independentes que justifiquem o aditivo e as alterações ao contrato.

8. Fiscalização do Poder Público

É vedado dificultar as atividades envolvidas em possível investigação ou fiscalização realizada por órgãos, entidades ou agentes públicos, ou intervir indevidamente em sua atuação.

A fiscalizações, das mais variadas formas, são situações encontradas no dia a dia da empresa e que colocam colaboradores ou terceiros contratados pelo Grupo Positivo em contato com agentes públicos. Dito isso, deve-se ter como diretrizes a acessibilidade de documentos e informações relativas às interações, contratações e prestação de serviços para órgãos ou entidades do Poder Público, além do cumprimento das seguintes cautelas:

• É proibido realizar atos para dificultar ou fraudar atividades de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, incluindo, mas não se limitando a, corrupção de fiscais, gerentes ou auditores para a realização de medições fraudulentas ou para o reconhecimento da propriedade de serviços mal entregues ou não entregues.

• Solicitar atas de vistorias realizadas, contendo data, agente público responsável e a síntese do que foi vistoriado.

• Manter registros internos sobre a realização de vistorias pelo Poder Público.

9. Contratação de Parceiros e Terceiros

Conforme mencionado no item 4. Patrocínios, a realização de patrocínios ocorrerá preferencialmente com a contratação de fornecedores e prestadores de serviço, a qual deverá ser feita diretamente pela área de Compras/Suprimentos do Grupo Positivo.

É prática do Grupo Positivo fazer negócios somente com terceiros íntegros, honestos e qualificados, e manter os procedimentos adequados para conduzir uma diligência sobre quaisquer parceiros comerciais, visando avaliar o risco de corrupção antes de realizar quaisquer negócios.

(9)

9 Desta forma:

• Não é admitida, em hipótese alguma, que nenhum terceiro agindo em nome do Grupo Positivo exerça qualquer tipo de influência imprópria sobre qualquer pessoa, seja ela funcionário público ou não.

• Não é admitida a contratação de terceiros que tenham sido definidos por funcionários ou agentes públicos.

• A partir da data de divulgação desta Política, em todos os contratos firmados com terceiros devem, obrigatoriamente, ser incluídas cláusulas, vide modelo no anexo desta Política, para assegurar o cumprimento da Lei Anticorrupção, visando mitigar o risco de pagamentos ilícitos e fornecer ao Grupo Positivo os meios para rescindir o relacionamento se houver violações.

• O Grupo Positivo não admite nenhuma prática de corrupção por parte de seus representantes comerciais e demais prestadores de serviço.

Pré-Contratação

• Sempre que possível ou cabível, previamente à contratação de terceiros, incluindo: palestrantes, despachantes, advogados e consultorias em geral, deve-se realizar um processo de due diligence para avaliar seus antecedentes, reputação, qualificações, controlador final, situação financeira, credibilidade e histórico de cumprimento das Leis Anticorrupção.

• As informações obtidas dos terceiros devem ser registradas no Formulário Questionário de Due Diligence de Fornecedores e assinadas pelo gestor responsável pela contratação e pelo terceiro antes de sua efetiva contratação.

• O Formulário Questionário de Due Diligence de Fornecedores assinado deve ser enviado a área de Compliance para revisão e aprovação, e atualizado sempre que necessário.

• São cautelas que devem ser observadas, sempre que possível, ou cabível:

- Realizar consultas ao Cadastro Nacional de Empresas Declaradas Inidôneas e Suspensas (CEIS) da Controladoria-Geral da União (CGU) e a cadastros que exerçam tal função em outros entes da federação ou em outros países, sempre que houver, com vistas a obter informações quanto ao estatuto das futuras consorciadas ou parceiras.

(10)

10 - As partes de um contrato ou de qualquer outra forma de parceria deverão declarar seu comprometimento com a observância das disposições das Leis nº 12.846/2013 e nº 12.813/2013, repudiando expressamente práticas de fraude e corrupção nas atividades envolvidas na execução do contrato, convênio ou acordo. A declaração poderá ser objeto de uma cláusula contratual, de um documento específico, ou de qualquer outro meio apto a efetuá-la.

- As partes deverão também se obrigar a comunicar imediatamente qualquer irregularidade identificada referente às disposições das Leis nº 12.846/2013 e nº 12.813/2013 na condução das atividades contempladas no âmbito do convênio, contrato ou acordo.

- Pesquisar notícias relacionadas aos fornecedores que possam denegrir a imagem do Grupo Positivo, no caso de contratação.

Pós-Contratação

• Após a contratação do terceiro, é dever do gestor responsável pela contratação acompanhar suas atividades, sempre atento a eventuais sinais de alerta ou questões relacionadas às Leis Anticorrupção.

10. Sinais de Alerta

Para garantir o cumprimento das Leis Anticorrupção, os colaboradores devem estar atentos para sinais de alerta que podem indicar que vantagens ou pagamentos indevidos podem estar ocorrendo. Os sinais de alerta não são, necessariamente, provas de corrupção, nem desqualificam, automaticamente, terceiros que representam o Grupo Positivo. Entretanto, levantam suspeitas que devem ser apuradas até que se esteja certo de que esses sinais não indiquem problemas.

Os procedimentos de monitoramento e demais controles internos serão reforçados quando algum dos seguintes sinais de alerta, referentes a qualquer operação em que o pagamento ou o benefício possa ser recebido por qualquer pessoa, seja ela funcionário ou agente público (incluindo seus familiares) ou não:

• A contraparte tem histórico de desvio de conduta ou prática de corrupção.

• A contraparte é controlada por um funcionário público ou tem relacionamento próximo com o governo.

(11)

11 • A contraparte é recomendada por um funcionário público.

• A contraparte se recusa a incluir referência formal a medidas anticorrupção no contrato firmado com o Grupo Positivo.

• A contraparte propõe um esquema financeiro incomum, como a solicitação de pagamento em conta bancária em país diferente daquele em que o serviço esteja sendo prestado ou como a solicitação de pagamento em mais de uma conta bancária.

• Percepção de que a doação para uma instituição de caridade a pedido de um funcionário público é uma troca para uma ação governamental.

11. Violações e Sanções Aplicáveis

• É responsabilidade de todos os colaboradores, representantes e parceiros do Grupo Positivo comunicar qualquer violação e suspeita de violação aos requisitos das Leis Anticorrupção.

• As comunicações de violação, identificadas ou anônimas, deverão ser feitas ao Canal de Denúncias do Grupo Positivo:

- Internet: www.canalabertopositivo.com.br.

- Telefone: 0800-7277016 (disponível 24 horas por dia).

• Quando da comunicação das violações, deverá ocorrer a pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas, cabendo a área de Compliance do Grupo Positivo a tempestiva tratativa e remediação dos danos gerados, sempre possível.

• Independentemente de as comunicações serem identificadas ou anônimas, o Grupo Positivo irá adotar medidas para proteger a confidencialidade de qualquer denúncia sujeita à lei aplicável, a regulamentação ou processo judicial.

• O Grupo Positivo não permitirá ou tolerará qualquer tipo de retaliação contra qualquer pessoa que apresente uma denúncia de boa-fé ou queixa de violação desta Política.

• As violações às Leis Anticorrupção podem resultar em severas penalidades civis e criminais para o Grupo Positivo e para seus colaboradores e/ou representantes envolvidos. As penalidades civis e criminais podem ser impostas tanto às pessoas físicas como às pessoas jurídicas.

(12)

12 • Qualquer colaborador flagrado em violação desta Política estará sujeito a medidas disciplinares, que poderão incluir demissão de acordo com as leis aplicáveis e as políticas do Grupo Positivo.

• Parceiros, agentes, consultores e outros terceiros intermediários que trabalhem para ou em conjunto com o Grupo Positivo e que forem flagrados em violação desta Política estarão sujeitos à extinção de sua relação comercial, bem como a quaisquer outras medidas reparadoras e jurídicas à disposição do Grupo Positivo, nos termos da legislação aplicável.

• A área de Compliance analisará os relatos e indicará as medidas a serem adotadas.

(13)

Página 13 de 14 ANEXO I - Modelo de Cláusula Anticorrupção

CLÁUSULA [ ] – DISPOSIÇÕES ANTICORRUPÇÃO

1.1. A CONTRATADA declara que está ciente, conhece, entende e cumpre integralmente, na condução de suas atividades empresariais, toda a legislação anticorrupção a ela aplicável, em especial, mas sem se limitar a Lei nº 12.846/2013 e o Decreto nº 8.420/2015, bem como a toda e qualquer outra legislação antissuborno ou anticorrupção aplicável à CONTRATADA, assim como as normas e exigências constantes das políticas internas da CONTRATANTE, abstendo-se a CONTRATADA de qualquer atividade que constitua uma violação a tais dispositivos.

1.2. A CONTRATADA declara, garante e aceita que, com relação a este Contrato, não praticará nem tentará praticar qualquer solicitação, não houve e não haverá nenhuma solicitação, exigência, cobrança ou obtenção para si e para outrem de vantagem indevida ou promessa de vantagem indevida, a pretexto de influir em ato praticado por agente público e/ou privado, restando expresso, ainda, que nenhum favorecimento, taxa, dinheiro ou qualquer outro objeto de valor foi ou será pago, oferecido, doado ou prometido pela CONTRATADA ou por qualquer de seus agentes ou empregados, direta ou indiretamente.

1.3. A CONTRATADA e cada um de seus agentes, conselheiros, sócios ou acionistas, empregados e subcontratados, consultores, representantes de qualquer modo e a qualquer título estejam, direta ou indiretamente, vinculados ao Contrato, também se obrigam a cumprir todas as Leis Anticorrupção aplicáveis e garante que não irá, em razão deste Contrato, ou de quaisquer outras transações comerciais envolvendo as Partes, transferir qualquer coisa de valor, direta ou indiretamente, a qualquer pessoa do setor privado ou funcionários do governo ou de empresas controladas pelo governo, a fim de obter ou manter qualquer outro benefício ou vantagem indevida. A CONTRATADA garante que nenhum dinheiro pago em virtude desse Contrato será utilizado a título de compensação ou de outra forma será usado para pagar qualquer vantagem ou benefício, em violação da lei aplicável.

1.4. A CONTRATADA declara e garante que não se encontra, assim como seus agentes, conselheiros, sócios ou acionistas, empregados e subcontratados, consultores, representantes de qualquer modo e a qualquer título, que trabalham direta ou indiretamente no Contrato, direta ou indiretamente (i) sob investigação em virtude de denúncias de suborno e/ou corrupção; (ii) no curso de um processo judicial e/ou administrativo ou foram condenados ou indiciados sob a acusação de corrupção ou suborno; (iii) listados em alguma entidade governamental, tampouco conhecidos ou suspeitos de práticas de terrorismo e/ou lavagem de dinheiro; (iv) sujeitos a restrições ou sanções econômicas e de negócios por qualquer entidade governamental; e (v) banidos ou impedidos, de acordo com qualquer lei que seja imposta ou fiscalizada por qualquer entidade governamental.

1.5. A CONTRATADA obriga-se a manter livros, contas, registros e faturas precisos e concorda que, a CONTRATANTE poderá, a seu critério, proceder auditorias nos livros, contas, registros, faturas e documentação de suporte, bem

(14)

Página 14 de 14 como realizar qualquer verificação junto à CONTRATADA e/ou seus subcontratados, inclusive entrevistas com funcionários, visando avaliar o cumprimento de todos os regulamentos, leis e legislação anticorrupção pela CONTRATADA, sem contudo, exonerar e/ou diminuir suas responsabilidades perante a CONTRATANTE, terceiros e/ou autoridades competentes, sendo que a CONTRATADA irá cooperar totalmente no curso de qualquer auditoria, obrigando-se a apresentar as informações e documentos eventualmente necessários, sempre que solicitado.

1.6. A CONTRATADA notificará prontamente, por escrito, a CONTRATANTE acerca do recebimento de qualquer notificação de qualquer entidade governamental – qualquer dos Poderes e administração pública direta ou indireta - relacionada a fatos ou investigações relativas a atos de corrupção, a respeito de qualquer suspeita ou violação do disposto nas Leis Anticorrupção, e ainda de participação em práticas de suborno ou corrupção, assim como o descumprimento de qualquer declaração prevista nesta Cláusula.

1.7. O não cumprimento de quaisquer regras anticorrupção aplicáveis, pela CONTRATADA ou seus subcontratados, ressalvadas as demais hipóteses de rescisão previstas em lei ou neste instrumento, será considerado uma infração grave e conferirá à CONTRATANTE o direito de rescindir de imediato o Contrato, ficando a CONTRATADA obrigada a eximir a CONTRATANTE de quaisquer ações, perdas e danos decorrentes de tal descumprimento. A CONTRATADA ficará responsável por indenizar a CONTRATANTE contra todo e qualquer dano que esta suporte em razão do descumprimento das obrigações e declarações estabelecidas nesta Cláusula.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

and generally occur associated with mafic mineral aggregates, where titanite forms continuous rims around ilmenite (Fig.. Table 1- Modal composition of the studied rocks