• Nenhum resultado encontrado

Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Excel Avançado

Autor:

(2)

APOSTILA DE EXCEL

- AVANÇADO -

Relacional Consultoria Ltda Rua da Candelária, 60 – 7º andar Tel: (0xx21) 219-5161 Fax: (0xx21) 219-5155 e-mail: claudiad@relacional.com.br

(3)
(4)

Í N D I C E

INTRODUÇÃO ...1

CRIANDO MACROS...2

iniciando uma macro ...2

EXECUTANDO MACRO...3

PROGRAMANDO OBJETOS EM MACROS...5

Sintaxe de comandos...6

INSERINDO OBJETOS EM UM PLANILHA...8

CRIANDO MENUS PERSONALIZADOS...9

EXERCÍCIOS DE MACRO ...10

CRIANDO MÓDULOS...11

PROGRAMANDO MÓDULOS...11

EXERCÍCIO DE MÓDULO...12

TABELA DINÂMICA ...13

MENU TABELA DINÂMICA...17

ALTERANDO UMA TABELA DINÂMICA...20

EXERCÍCIOS DE TABELA DINÂMICA...23

APÊNDICE ...24

programando teclas...24

(5)

INTRODUÇÃO

O Excel 97 possui uma Linguagem de programação chamada de Visual Basic para Aplicações (VBA). Com ela você poderá automatizar seus trabalhos e ganhar rendimento os recursos existentes em suas planilhas.

No Excel podemos também automatizar tarefa repetidas. A este recurso chamamos de Macros. As macros são rotinas que utilizam o Visual Basic e que podem ser criadas sem o conhecimento de programação mas, utilizam lógica.

Além disso um dos melhores, talvez o melhor, recurso que o MS-Excel apresenta para os seus usuários é a Tabela Dinâmica, que permite a apresentação dos dados de diversas formas, a partir de uma mesma base de informação.

Uma Tabela Dinâmica (ou Pivot Table Report na versão do MS-Excel 97 em inglês), é uma tabela interativa de planilha, utilizada para resumir e analisar dados de uma lista ou tabela já existente.

Colunas ou linhas de sumarização ou dados, podem ser invertidos, automaticamente, pelo usuário, criando novas versões de relatório em fração de segundo. Um exemplo prático deste tipo de funcionalidade é estruturar um relatório de vendas por Vendedor e por Produto. Caso queira visualizar os dados por Produto e por Vendedor (ou Cliente), será necessário a elaboração de um outro relatório, código adicional, etc. Com a Tabela Dinâmica do MS-Excel basta inverter, com o auxilio do mouse, a posição destas duas colunas, e pronto, o resultado está disponível para consulta.

(6)

CRIANDO MACROS

A partir de agora iremos demonstrar como funciona o gravador de macro de Excel. Se você já utilizou o gravador de macro do Word, por exemplo, verá que este não é muito diferente. Para iniciar a gravação o usuário aciona o gravador e, em seguida, executa as tarefas na planilha. Neste momento o gravador estará gravando todas as ações executadas na planilha(Click de mouse, digitação etc), certas ou erradas e, depois, finalizar o gravador.

Ao término deste processo, foi criada uma Macro(Módulo) que, contém uma série de linhas de comandos(Códigos, Instruções) sobre as ações executadas.

INICIANDO UMA MACRO

Você pode criar uma macro sempre que você achar que uma determinada tarefa é muito repetitiva. Com isso, utilizando a execução de uma macro, esta tarefa que possui uma série de passos é executada automaticamente.

Exemplo:

A planilha abaixo tem o objetivo de calcular a projeção mensal de gastos através da Receita do mês anterior e o % de Crescimento

EMPRESA BRASILEIRA DE SERVI€ OS S.ª

Taxas Abril Maio Junho

Receita 5.000,00 6.250,00 7.062,50 % Crescimento 22% 25% 13% Despesas Gerais 8% Materiais 400 500 565 5% Sal rios 250 312,5 353,13 3% Benefícios Adicionais 7,5 9,38 10,59 7% Outros 350 437,5 494,38 % Crescimento Mês: 20%

Taxas deverá estar na célula – A4 Fórmulas:

Célula Fórmula Copiar para

D5 C5*(1+D6) E5

C9 C5*$A$9 D9 e E9

C10 C5*$A$10 D10 e E10

C11 C10*$A$11 D11 e E11

(7)

Iremos agora automatizar esta planilha criando a macro. Abaixo a sequência dos passos a serem seguidos.

1. Ative o gravador de Macros da Barra de Menu Ferramentas, Macro, Gravar nova Macro...;

2. Digite Crescimento na Caixa Texto Nome da Macro. O nome não poderá possuir espaços em branco;

3. Digite m na Caixa Texto Tecla de Atalho;

4. Pressione OK. A partir de agora suas ações estarão sendo gravadas; 5. Selecione a região da planilha D4:D12;

6. Utilize o Comando Editar; Copiar; 7. Selecione a célula C4;

8. Utilize o Comando Editar, Colar Especial, Valores; 9. Selecione a região E4:E12;

10. Utilize o Comando Editar; Copiar;

11. Selecione a célula D4 e pressione <Enter>;

12. Selecione a região da planilha E4:E12 e pressione <Enter>; 13. Selecione a região D4:E12;

14. Utilize o Comando Editar, Preencher, Sequência; 15. Selecione AutoPreenchimento;

16. Selecione a célula C16;

17. Selecione a célula E6 e pressione <Enter>; 18. Selecione a célula C16 e pressione a tecla DEL;

19. Termine a gravação da macro pressionando no Parar Macro.

EXECUTANDO MACRO

Existem várias maneiras de executar uma macro. Uma delas é através da Barra de Menu, Ferramentas, Macro. Outra opção é utilizar as teclas de atalho Alt↔F8.

(8)

Para executarmos a Macro criada seguiremos os seguintes passos: 1. Selecione na planilha a célula C16 e entre com o valor de 10%;

2. Selecione na Barra de Menu o comando Ferramentas, Macro, Macros...; Será exibida a tela abaixo:

3. Selecione a nome da macro Crescimento e em seguida pressione o botão Executar

Perceba que a macro executa todas as tarefas gravadas anteriormente. Desta forma, toda vez que o usuário desta planilha tiver que verificar o crescimento do próximo mês, basta apenas digitar o valor de Crescimento e executar a macro.

(9)

PROGRAMANDO OBJETOS EM MACROS

Um objeto é um controle do Visual Basic. Através dele poderemos definir que função terá em nossa planilha. Cada objeto possui características que o tornam útil ao usuário e podem ser configurados individualmente. Essas características são chamadas de propriedades que, controlam a aparência ou comportamento de um objeto. Além das propriedades, os objetos possuem também métodos ou eventos que, são ações que os objetos podem executar.

No Excel avançado você poderá utilizar códigos de programação para automação do seu trabalho. Abaixo alguns exemplos:

• Pasta de Trabalho → Workbooks

• Planilhas → Worksheets

• Intervalos → Ranges

• Gráficos → Charts

• Botões → Buttons

NOTA:

Quando programamos objetos em Visual Basic no Excel, temos que, obrigatóriamente, escrever os comandos em inglês, diferentemente de quando escrevemos fórmulas.

Os objetos no Microsoft Excel possuem propriedades. A seguir, como exemplo, listamos resumidamente algumas propriedades do objeto intervalo:

Propriedade Descrição

Columns Retorna a primeira coluna da primeira área do Intervalo

Fórmula Retorna a fórmula do intervalo, em notação de estilo A1

Height Retorna a altura de um intervalo em

pontos(1/72 de polegadas)

Retorno Automático de texto Determina se o texto deve retornar automaticamente dentro do intervalo

(10)

SINTAXE DE COMANDOS

Quando nos referimos a uma propriedade, o objeto cuja propriedade desejamos definir ou retornar valor vém na frente do comando, seguido de um ponto e, depois, do nome da propriedade.

Exemplos:

Cell.Columns.Heighs = 16

MsgBox(“Mensagem a ser Exibida”, Tipo)

O objeto é separado da propriedade por um ponto. Ao utilizar propriedade no Visual Basic, você realiza uma das seguintes ações.

- Definir o valor de um propriedade Objeto.Propriedade = expressão - Retornar o valor de uma propriedade

Variável = objeto.propriedade

É importante sabermos a diferença entre propriedades de um objeto e o método de um objeto. A diferença é que as propriedades possuem valores que são definidos ou retornados, enquanto os métodos são ações que você deseja que um objeto execute. Além disso, a maioria das propriedades recebe um único valor, enquanto os métodos podem receber um ou mais argumentos.

Vamos ver agora como identificamos e criamos uma variável. A Instrução Dim declara(cria) uma variável no Visual Basic Exemplo:

Dim NOME DA VARIÁVEL as TIPO DA VARIÁVEL Abaixo alguns dos Tipos que as variáveis podem ser:

Tipo Tamanho(Memória utilizada)

Boolean 2 Bytes

Byte 1 Byte

Currency 8 Bytes

Date 8 Bytes

Double 8 Bytes (ponto flutuante, dupla precisão)

Integer 2 Bytes

Long 4 Bytes

(11)

NOTA:

É importante de, sempre que criarmos uma variável ou uma funcionalidade(regra de negócio) descrever um comentário ou uma observação para que, não caia no esquecimento e facilite a qualquer pessoa que for efetuar alterações ou melhorias na Aplicação.

Para inserir uma ou mais linhas de comentário em uma programação no Visual Basic devemos iniciar a linha com o caracter “PLIC”

Exemplo: Sub Exemplo() '

' Exemplo Macro ‘

' Macro gravada em 25/01/2001 por Relacional Consultaria Ltda ‘

' Esta rotina copia e cola uma área selecionada na Planilha Vendas, ‘ Pasta Executa Macro

If C4 > 100 then Range("C8:D15").Select Selection.Copy Range("G8:H15").Select ActiveSheet.Paste Range("J8").Select ActiveSheet.Paste Application.CutCopyMode = False Endif End Sub

Desta forma, o Visual Basic, irá ignorar as linha que iniciam com o caracter PLIC( ‘ ) executando somente as demais linhas

(12)

INSERINDO OBJETOS EM UM PLANILHA

Para melhorar a utilização de seus aplicativos, o Excel oferece o recurso de controles e caixas de diálogos personalizadas que podem melhorar a apresentação e a forma como os dados são incluídos em suas planilhas.

As Caixas de Diálogos imitam o que já estamos acostumados a utilizar no nosso dia-a-dia, quando abrimos ou gravamos um arquivo, quando pedimos para definir as características de impressão, quando utilizamos o item opções do menu Ferramentas e assim por diante.

Quando criamos Objetos(controles) ou Caixas de Diálogos, podemos através do Visual Basic, definir como controlá-los através de procedimentos programáveis ou condições de execução. Por exemplo, podemos fazer com que uma macro seja executada dependendo do valor digitado em uma Célula ou Caixa de Edição.

A figura abaixo lista alguns dos Objetos que podem ser criados no Excel e são exibidos na Barra de Ferramentas:

Caixa Texto

Caixa de Listagem Caixa de Combinação

Botão

Botão Alternar

Botão de Opção

Botão de Rotação

Barra de Rolagem Rótulo

Imagem Modo Estrutura Exibir Código Propriedades Caixa de Seleção Mais Controles

(13)

CRIANDO MENUS PERSONALIZADOS

Normalmente as Aplicações possuem funcionalidades específicas. Para atender essa especificidade, no Excel podemos programar a exibição de um Menu com as opções atendam às necessidades.

A seguir veremos um exemplo de criação de um Menu para uma determinada aplicação.

Iremos criar um Menu com as Seguintes Opções:

Iremos então realizar os seguintes passos:

1. Selecione na Barra de Menu, Exibir, Barra de Ferramentas, Personalizar...; 2. Na Pasta Barra de Ferramentas pressione o botão Novo;

3. Na Caixa Texto Nova Barra digite: Emissão de 2ª Via. Pressione OK. Irá aparecer na Tela uma pequena Barra de Ferramentas com o novo nome; 4. Pressione na Pasta Comandos. Na Caixa de Listagem Categorias,

selecione o item Novo Menu;

5. Na Caixa de Listagem Comandos, pressione o mouse sobre o item Novo Menu e arraste para dentro do novo Menu criado.

6. Altere a opção do Menu Novo Menu para Cadastro. Para isso, pressione o botão direito do mouse sobre a opção e no item Nome digite: Ca&dastro. O caracter ‘&’ é uma instrução do VB e indica a Tecla de Atalho que será utilizada.

7. Na Caixa de Listagem Categorias, selecione o item Macros;

8. Na Caixa de Listagem Comandos, Pressione sobre o item Personalizar item de Menu e arraste para baixo da opção Cadastro na nova Barra de Menu;

9. Pressione com o botão direito do mouse sobre o sub-item de Cadastro entitulado Personalizar item de Menu e, altere o nome para A&lteração; 10. Repita os itens 8 e 9 para os sub-itens Exclusão e Inclusão.

(14)

EXERCÍCIOS DE MACRO

1. Crie uma macro obedecendo o seguinte pseudo-código abaixo: Início Função

Se mensagem – Sair do Sistema GRAVANDO as alterações – igual a foco em Menu então

Salve a Planilha Feche a aplicação Fim se

Fim Função

2. Crie uma macro obedecendo o seguinte pseudo-código abaixo: Início Função

Se mensagem – Sair do Sistema ABANDONANDO as Alterações – igual a foco em Menu então

Não exibe mensagem de confirmação de gravação Feche aplicação

Fim Se Fim Função

3. Crie uma Barra de Menu como no exemplo abaixo: Cadastro Impressão Cancelar Sair Alteração Relatório

Consulta Exclusão Inclusão

Associe a Macro do Exercício 1 ao item de Menu Sair. Associe a Macro do Exercício 2 ao item de Menu Cancelar.

4. Baseado na planilha Aprovação crie:

- Uma Macro que coloque em vermelho as palavras REPROVADO; - Crie um botão entitulado final que execute a Macro criada.

(15)

CRIANDO MÓDULOS

Semelhante à Macro, o recurso de Módulo possui as mesmas funcionalidade de e recursos de uma programação de Macros. Então, a diferença básica é por conta do modo de execução.

A Macro executamos pela Barra de Menus ou, então, associando-a a um Botão de Controle que inserimos em uma Planilha.

O Módulo executamos através da própria célula do Excel e, se desejarmos, poderemos executar passo-a-passo as linhas programadas do código para identificarmos um eventual erro, ou então, verificar se as variáveis criadas estão armazenando os valores corretos.

PROGRAMANDO MÓDULOS

Iremos agora criar um Módulo que Calcula os dias úteis trabalhos para efeito de Horas Extras.

1. Na Barra de Menu Ferramentas, Macro, Editor Visual Basic;

2. No modo programável do VB, selecione na Barra de Menu Inserir, Módulo; 3. Na janela de Módulo digite o código conforme figura abaixo:

4. Utilizando a Planilha Dias Úteis, digite na célula H7 a função como fórmula digitando as colunas de Dia Início e Dia Fim para ver o resultado.

(16)

EXERCÍCIO DE MÓDULO

1. Baseado na figura abaixo crie um módulo que calcule o percentual de gastos em uma administração residencial. A base de cálculo será o salário.

2. Inclua uma coluna ao lado de percentual e utilize como base de cálculo o Total Geral.

(17)

TABELA DINÂMICA

Na introdução vimos as vantagens de utilizar uma Tabela Dinâmica. Com interatividade podemos resolver problemas utilizando o Assistente numa sequência de 04 (quatro) caixas de diálogo interativas que nos guia pelas etapas de localização e recuperação dos dados que desejamos analisar. O Assistente de Tabela Dinâmica também permite que possamos definir como desejamos organizar uma Tabela Dinâmica utilizando rótulos de linha e de coluna, e como desejamos apresentar os dados nos campos.

Podemos criar uma Tabela Dinâmica a partir de dados fonte que residam em: · Uma lista ou um banco de dados do MS-Excel.

· Um banco de dados externo, como uma tabela ou arquivo criado em um aplicativo, ou sistema de gerenciamento de banco de dados externo ao MS-Excel, como por exemplo, MS-SQL Server, MS-Access, Oracle, Sybase etc.

· Vários intervalos de consolidação de dados em planilhas do MS-Excel. · Outra Tabela Dinâmica na mesma pasta de trabalho.

Uma vez criada a Tabela Dinâmica, você pode organizar, reorganizar e analisar os dados arrastando e soltando os campos na Tabela Dinâmica. Também é possível incluir subtotais, modificar a função de resumo de um campo, alterando a função de soma pela média, valor máximo, mínimo, ou selecionar cálculos personalizados para a Tabela Dinâmica.

Observação:

Se você deseja criar uma Tabela Dinâmica utilizando dados externos, utilize o Microsoft Query e os controladores da conectividade de banco de dados (ODBC - Open Database Connectivity) adequados e defina as fontes de dados que deseja utilizar. Neste artigo estaremos apresentando uma conexão com uma base de dados em MS-Access.

A partir de agora iremos iniciar a confecção de uma Tabela Dinâmica. 1. Abra uma planilha nova no Excel;

(18)

3. Selecione a área de toda a planilha;

4. Selecione na Barra de Menu, Dados, Relatório da Tabela Dinâmica... . Será exibida a Tela Abaixo;

5. Iremos selecionar a opção Banco de dados ou Lista do Excel. Pressionar em Avançar;

6. Será exibida a Tela de confirmação de área selecionada conforme figura abaixo. Se necessário poderemos alterar a seleção. Em Intervalo digite o nome da Planilha e/ou intervalo de células ou selecione o intervalo na Planilha. Se a tabela de origem estiver em outra Pasta de trabalho, digite o nome da Pasta de Trabalho usando a seguinte sintaxe:

[Pasta de Trabalho]nome da planilha!intervalo

Se você selecionar uma célula na tabela antes de iniciar o comando

Relatório da tabela dinâmica, o MS-Excel inserirá o intervalo automaticamente. No botão Procurar…, o MS-Excel exibe a caixa de diálogo Procurar para que você possa selecionar a Pasta de Trabalho que contém a tabela desejada.

(19)

7. Será exibida a Tela abaixo onde iremos montar o Lay-out do Relatório da Tabela Dinâmica através da movimentação dos Campos listados para a área da Tabela;

A seleção dos campos listados à direita da caixa de diálogo é de grande importância para que a Tabela Dinâmica exiba os dados de forma coerente.

A figura na caixa de diálogo representa a área dinâmica, com seções para os campos de Linha, campos de Coluna e campos de Página assim como uma área de dados para os dados resumidos Dados.

Na parte superior da caixa de diálogo temos um pequeno descritivo do significado de cada área da Tabela Dinâmica.

Portanto, sempre que for montar o Lay-out de uma Tabela tenha a preocupação de selecionar os campos corretamente assim como de já Ter uma idéia prévia de como deseja a exibição dos dados.

NOTA:

Quando você selecionar a opção Vários intervalos de consolidação na primeira etapa, os nomes de campo apresentados nesta etapa serão genéricos.

(20)

8. Arraste os campos relacionados no lado direito da tela para as posições indicadas conforme a Figura abaixo. Deste modo teremos criada a estrutura de Tabela Dinâmica. Feito isso pressione o botão Avançar;

9. A geração da Tabela Dinâmica poderá ser feita na mesma planilha que a origem de dados ou, então, ser gerada em nova planilha conforme Tela abaixo. Iremos selecionar a opção Nova Planilha na Caixa de Diálogo e pressionar o botão Concluir.

(21)

10. Definidos os padrões solicitados na tela anterior e pressionar o botão Concluir você verá o resultado apresentado como na figura abaixo:

Você poderá redefinir a distribuição dos campos pela Tabela Dinâmica simplesmente arrastando o botão cinza indicativo do campo para o local desejado, invertendo posições de botões de campo de coluna com linha ou então de página.

Deste modo podemos obter resultados diferentes com a mesma Tabela Dinâmica.

A posição padrão de apresentação das informações dos campos de Dados da Tabela Dinâmica é na posição vertical, ou seja, um abaixo do outro.

MENU TABELA DINÂMICA

Iremos agora conhecer a funcionalidade das Ferramentas do Menu:

Tabela Dinâmica:

Possui resumidamente as Ferramentas da Barra de Menu

Assistente da Tabela Dinâmica:

(22)

Campo da Tabela Dinâmica:

Define as funções de resumo usadas para calcular os valores no campo de dados selecionado. Você também pode criar um cálculo personalizado, ou alterar o nome do campo de dados. Insere um subtotal para um campo de linha ou um campo de coluna em uma Tabela dinâmica existente. Você também pode ocultar itens para que eles não sejam exibidos na Tabela dinâmica, renomear o campo, ou alterar a orientação do campo (de linha para coluna, por exemplo).

Mostrar páginas:

Copia cada página de um campo de página para uma nova planilha da pasta de trabalho atual. Você pode então passar para uma planilha diferente para imprimir ou para aprofundar a análise dos dados.

Desagrupar:

Separa um conjunto de itens agrupados. Cada ocorrência do grupo será substituída pelos itens nele contidos.

Agrupar:

Agrupa itens em uma Tabela dinâmica por categoria para criar um item único a partir de múltiplos itens. Este recurso poderá ser útil, por exemplo, quando você quiser agrupar meses em trimestres para fins de análise, elaboração de gráficos ou impressão.

Ocultar detalhe:

Oculta os dados de detalhe retraindo um item externo de um campo de linha ou de coluna em uma Tabela dinâmica. Este recurso poderá ser útil quando você quiser isolar segmentos de dados para análise, impressão ou elaboração de gráficos.

Mostrar detalhe:

Exibe os dados de detalhe que foram ocultados com o subcomando Ocultar detalhe, expandindo um campo de linha ou um campo de coluna em uma Tabela dinâmica. Este comando é equivalente a um clique duplo sobre um item cujo detalhe foi ocultado.

(23)

Atualizar dados:

Atualiza os dados de uma Tabela dinâmica depois que os dados fonte forem alterados. O MS-Excel extrai o intervalo de dados fonte especificado originalmente e depois substitui os dados da Tabela dinâmica. Use este comando se os dados na tabela ou no arquivo de banco de dados de origem forem alterados e você quiser refletir as alterações no conjunto de resultados atual.

Selecionar rótulo:

Seleciona a área de rótulo da linha selecionada.

Selecionar dados:

Seleciona a área de dados da linha selecionada.

Selecionar rótulo e dados:

(24)

ALTERANDO UMA TABELA DINÂMICA

Como vimos no exemplo anterior montamos uma Tabela Dinâmica com apenas dois campos. Agora, iremos adicionar mais um campo na Tabela.

Para melhor visualizar os dados na Tabela, iremos fazer a seguinte mudança. Iremos posicionar o cursor dentro da área da tabela conforme figura abaixo.

Estando o Menu de Tabela Dinâmica visível, iremos pressionar sobre a ferramenta Assistente de Tabela Dinâmica.

(25)

Após isso será exibida a Tela de Lay-out da Tabela Dinâmica conforme figura abaixo:

Nossa modificação consistirá em colocar o Campo Nome do Produto no Lay-Out da Tabela Dinâmica na área de Linha conforme figura abaixo:

(26)

Efetivada a alteração na Tabela pressione o Botão Avançar. A Tabela Dinâmica passará a Ter a nova visualização conforme figura abaixo:

Podemos reparar que agora a visualização da Tabela ficou mais completa pois, incluímos o Campo Nome do Produto. Além disso, a Tabela apresenta quebra por Nome do Cliente, facilitando a visualização de todos os pedidos feitos.

(27)

EXERCÍCIOS DE TABELA DINÂMICA

1. Baseado na Planilha montada do exemplo anterior, crie uma Tabela Dinâmica com uma Caixa de Listagem do campo Data.

2. Baseado na Planilha montada do exemplo anterior, crie uma Tabela Dinâmica com Caixa de Listagem dos Campos Data e Vendedor. Faça uma seleção de leitura por Colunas e perceba o novo Lay-Out aplicado.

3. Baseado na Planilha Tabela_Access monte uma Tabela Dinâmica que liste todas as ocorrências Motivo com quebra por Número de Loja. A Tabela deverá fazer o somatório de ocorrências por Loja.

(28)

APÊNDICE

Com o objetivo de facilitar o entendimento de programar em Visual Basic, abaixo visualizamos a sintaxe de alguns comandos:

PROGRAMANDO TECLAS

Tecla Código

BACKSPACE “{BACKSPACE}” ou “{BS}”

BREAK “{BREAK}”

CAPS LOCK “{CAPSLOCK}”

CLEAR “{LIMPAR}”

DELETE ou DEL “{DELETE}” ou “{DEL}”

SETA PARA BAIXO “{DOWN}”

END “{END}”

ENTER(Teclado numérico) “{ENTER}”

ENTER “~”

ESC “{ESCAPE}” ou “{ESC}”

HOME “{HOME}”

INSERT “{INSERT}”

SETA PARA A ESQUERDA “{LEFT}”

NUM LOCK “{NUMLOCK}”

PAGE DOWN “{PGDN}”

PAGE UP “{PGUP}”

SETA PARA A DIREITA “{RIGHT}”

TAB “{TAB}”

SETA PARA CIMA “{UP}”

LOOPS E CONDIÇÕES

Exemplo de Sintaxe para Loop: Do While Condição Comandos Loop Do Loop Condição Comandos While Do Until Condição Comandos Loop For Condição Comandos Next

For Each Condição Comandos Next

(29)

Exemplo de Sintaxe Condicional: If Condição Then Comando End If If Condição Then Comando

ElseIf Condição Then Comando

End If

MAIS EXEMPLOS DE CÓDIGO

Funcionalidade Código

Selecionar área Range(“Inicio”:”Fim”)

Exibir Mensagem MsgBox(“Texto”)

Texto escrito em Vermelho Selection.Font.ColorIndex = 3

Copiar área selecionada Selection.Copy

Referências

Documentos relacionados

Para suprir a necessidade econômica quanto ao pagamento de pessoal contratado para desenvolver tais ações, o Ministro da Saúde Adib Jatene lançou a Contribuição

Permite que os dados da ordem de serviço sejam exportados para uma planilha Excel, depois o operador pode utilizar essa planilha em qualquer dispositivo móvel (celulares,

Três trechos distintos foram objeto de análise: Trecho Sul (não duplicado e predominantemente rural); Trecho da Grande Florianópolis (duplicado e urbanizado) e

O tema central deste estudo, assim, constitui o modelo de soberania definido por Jean Bodin e sua relação com os tipos de governo reconhecidos pelo Filósofo,

Aqui iremos mostrar uma sequência que tem origem num método de extração da raiz quadrada e como pode ser utilizada essa sequência incorporada ao software de planilha eletrônica.

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

Para impedir que outros usuários alterem, movam ou excluam dados acidentalmente ou deliberadamente em uma planilha, você pode bloquear as células na planilha do Excel e proteger

desejadas, rolar até o final da página e selecionar “Criar nova regra” para confirmar a criação da mesma. Conforme tela abaixo. b.5) Inclusão dos dados dos representantes –