• Nenhum resultado encontrado

QUIZ Edição Joca 131 Versão professor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUIZ Edição Joca 131 Versão professor"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

QUIZ

(2)

Matriz de referência – BNCC

Quiz – edição 131 – Joca

(EF07LP12) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Nível: Difícil Anos: 6º e 7º

1. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Carro é criado em homenagem a Ayrton Senna

Em 1° de maio de 2019, a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna completou 25 anos. Como forma de homenagear a vida e a carreira dele, a McLaren, empresa que produz automóveis, desenvolveu um supercarro chamado Senna, com 800 cavalos de potência — um automóvel comum tem cerca de 100 cavalos e os carros usados em corridas, menos de 600.

Apenas 500 unidades foram fabricadas pela McLaren e todas já estão vendidas — seis foram adquiridas por brasileiros. Apenas um pouco maior do que um automóvel comum, o Senna tem como principais diferenciais: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos (o Nissan GT-R, carro mais rápido nesse sentido, atinge a velocidade em 2,7 segundos) e chega a 335 km/h.

No Brasil, o modelo custa em torno de 9 milhões de reais. Todo o lucro das vendas será doado para o Instituto Ayrton Senna, organização que tem como objetivo ampliar a educação de crianças e jovens. Por meio da assessoria de imprensa, o instituto informou ao Joca que parte do valor arrecadado será destinado a projetos educacionais implantados pela organização em diversos estados e municípios do Brasil, em soluções que vão desde a alfabetização até o ensino médio.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019.

No trecho, “todas já estão vendidas”, a palavra destacada refere-se A) às 500 unidades.

B) às vendas do supercarro Senna.

C) às seis unidades adquiridas por brasileiros.

D) à fabricação e à venda do carro Senna pela McLaren.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. Aqui, analisa-se se o estudante consegue reconhecer a função dos elementos que dão coesão ao texto. Dessa forma, ele deve identificar quais palavras estão sendo substituídas e/ou

(3)

repetidas para facilitar a continuidade textual, de modo a garantir a compreensão do sentido do que foi lido (isso ocorre por meio do estabelecimento das relações entre as partes do texto). É esperado, portanto, que o estudante seja capaz de notar o encadeamento e a legibilidade textual por intermédio do uso dos articuladores textuais, os quais foram empregados adequadamente ao gênero e ao registro linguístico do texto ─ uma notícia ─ pela coesão referencial. Desse modo, ao fazer uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante identifique que a palavra destacada no trecho se refere às 500 unidades do supercarro Senna, fabricadas pela McLaren. Ao marcar essa resposta, o aluno demonstra que consegue acompanhar a progressão textual, reconhecendo que o termo em destaque retoma a ideia (referência anafórica) presente no período em que ele foi empregado (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se entender que a palavra destacada se refere às vendas do supercarro Senna. Ao marcar essa resposta, ele demonstra que possivelmente não consegue acompanhar a progressão textual (alternativa B). Ele ainda comete equívoco se compreender que a palavra destacada se refere às seis unidades adquiridas por brasileiros. Aquele que marcou essa resposta indica que provavelmente tem dificuldades de estabelecer relações entre partes de um texto, pois remeteu o termo em negrito a algo posterior, realizando uma referência catafórica (alternativa C). Por fim, o estudante equivoca-se ao considerar que a palavra destacada se refere à fabricação e à venda do carro Senna pela McLaren. Ao marcar essa resposta, ele indica que possivelmente crê ser algo complexo a tarefa de identificar a coesão referencial nos textos, o que pode tê-lo levado ao não reconhecimento do encadeamento e da legibilidade das relações entre as partes do texto (alternativa D).

(4)

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

Nível: Difícil Anos: 6º e 7º

2. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Lego lança kit para ajudar crianças cegas a aprender a ler e escrever

Por Joanna Cataldo

A Lego anunciou, em 24 de abril, o lançamento de uma linha de bloquinhos para ensinar crianças cegas a aprender a ler e escrever, o chamado Lego Braille Bricks (em português, blocos de braile Lego). A ideia é que a pessoa passe a mão em cima da peça e sinta as bolinhas em relevo que formam uma letra, número ou sinal matemático, seguindo os padrões do sistema braile (método de comunicação para pessoas com deficiência visual).

“O que uma criança mais gosta de fazer? Brincar. Então, juntamos o sistema braile com um brinquedo”, diz Ika Fleury, presidente do Comitê Braille Bricks da Fundação Dorina Nowill, instituição brasileira que há 70 anos investe em ações para pessoas com deficiência visual.

A entidade teve papel importante no processo de desenvolvimento das peças. Em 2017, membros da fundação entraram em contato com a Lego sugerindo a criação dos bloquinhos especializados. A ideia, que também tinha sido proposta por uma associação dinamarquesa, foi aceita pela empresa, que começou a fabricar as peças. Desde então, kits com os blocos foram enviados para escolas de vários países para serem testados em sala de aula.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019 (trecho).

A opinião expressa no texto está em

A) “O que uma criança mais gosta de fazer? Brincar.”

B) ”A ideia é que a pessoa passe a mão em cima da peça e sinta as bolinhas em relevo que formam uma letra.”

C) “Desde então, kits com os blocos foram enviados para escolas de vários países para serem testados em sala de aula.”

D) “A Lego anunciou o lançamento de uma linha de bloquinhos para ensinar crianças cegas a aprender a ler e escrever.”

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato. Aqui, é analisado se o estudante percebe a diferença entre o que é fato e a opinião sobre ele. Desse modo, ao fazer uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante identifique que a opinião está expressa em “O que uma

(5)

criança mais gosta de fazer? Brincar.” Note que este trecho está localizando entre aspas na notícia, em discurso direto, seguido ao final de um verbo dicendi, como o dizer (“[...], diz Ika Fleury [...]”), o qual é empregado para reproduzir textualmente a maneira pela qual alguém se expressou, recurso esse muito utilizado em textos jornalísticos, como a notícia lida (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se entender que a opinião expressa no texto está em “A ideia é que a pessoa passe a mão em cima da peça e sinta as bolinhas em relevo que formam uma letra.” Ao marcar essa resposta, o estudante indica que possivelmente está numa fase insatisfatória do processo de ensino-aprendizagem, o que não o permite identificar o que foi solicitado na habilidade avaliada, pois elegeu um trecho que apresenta apenas fatos (alternativa B). Ele também se engana ao acreditar que a opinião expressa no texto está em “Desde então, kits com os blocos foram enviados para escolas de vários países para serem testados em sala de aula.” Talvez uma leitura superficial do texto tenha levado o aluno a não identificar o trecho em que há uma opinião expressa (alternativa C). Por fim, o estudante comete equívoco se entender que a opinião expressa no texto está em “A Lego anunciou o lançamento de uma linha de bloquinhos para ensinar crianças cegas a aprender a ler e escrever.” Possivelmente a finalidade do lançamento do kit lançado pela Lego tenha leva o aluno a confundir fato com a opinião relativa a ele, mesmo que o trecho opinativo esteja indicado entre aspas na notícia (alternativa D).

(6)

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Nível: Médio Anos: 5º ao 7º

3. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Vilarejo japonês tem mais espantalhos do que pessoas

O vilarejo de Nagoro, no Japão, encontrou uma forma inusitada de deixar a cidade mais cheia: usar espantalhos. Atualmente, existem dez bonecos para cada um dos 26 habitantes do local. Eles ocupam escolas, casas e outros espaços de Nagoro.

A história começou quando um agricultor chamado Ayano, cansado de ter suas sementes devoradas por pássaros, decidiu colocar um espantalho vestido com as roupas do pai para afastar as aves. A maluquice tomou outros rumos quando um dos funcionários achou que o boneco era realmente o pai do agricultor. Ayano, achando graça da situação, decidiu continuar fazendo bonecos e não parou mais de povoar a cidade dessa maneira.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019.

No texto, o uso de palavras como vilarejo e espantalhos são típicas da linguagem A) formal. B) caipira. C) técnica. D) coloquial. Gabarito: A Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. Aqui, a análise é feita quanto à competência do estudante em reconhecer quem fala no texto e a quem este se destina, o que ocorre, essencialmente, por meio da presença de marcas linguísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.). Desse modo, após uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante identifique que as palavras destacadas são típicas da linguagem formal. Ao marcar essa resposta ele reconhece que, por ser uma notícia, a linguagem empregada nesse tipo de texto é a formal/culta, o que evidencia que ele reconhece a especificidade do registro linguístico em textos de diferentes esferas (alternativa A, CORRETA). O estudante erra se entender que o uso de palavras como vilarejo e espantalhos são típicas da linguagem caipira. Ao marcar essa resposta, ele índica que possivelmente pode ter avaliado o texto de forma global, considerando que por se tratar de um fato que ocorre numa área rural do Japão, a escolha dos termos destacados seriam típicas desse ambiente, por considerar a temática da notícia (alternativa B). Ele também comete equívoco se compreender que os termos destacados são típicos da linguagem técnica. Talvez o fato de a notícia ter surgido a partir de uma insatisfação de um agricultor cansado de ter suas sementes devoradas por pássaros, pode ter levado o aluno a acreditar que as palavras em negrito estejam

(7)

relacionadas a algo específico, técnico da área rural (alternativa C). Por fim, o aluno engana-se ao compreender que as palavras em destaque no comando do item são típicas da linguagem coloquial. Ao marcar essa resposta, ele demonstra que provavelmente tem dificuldade de reconhecer as marcas linguísticas presentes no texto, não reconhecendo a especificidade do registro linguístico usado da notícia, um texto jornalístico (alternativa D).

(8)

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. Nível: Médio

Anos: 5º ao 7º

4. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Homem nada por 54 dias seguidos em lago infestado por crocodilos

O sul-africano Martin Hobbs, de 45 anos, passou 54 dias seguidos no Lago Malawi (que fica entre Malaui, Tanzânia e Moçambique) para atravessá-lo. O desafio não estava só no percurso: por conta de um tornado, ondas muito altas atingiram o lago, que também é infestado por crocodilos.

Hobbs terminou o trajeto de 580 quilômetros — equivalente à distância entre São Paulo e Belo Horizonte (MG) — no fim de abril. Com a aventura, ele quebrou dois recordes mundiais: primeira pessoa a nadar ao longo do Lago Malawi e maior distância percorrida a nado em um lago.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019.

A leitura da notícia permite concluir que o homem A) é louco.

B) queria quebrar um perigoso recorde. C) pretendia enfrentar um lago com tornado.

D) queria quebrar o recorde de nado entre dois estados brasileiros.

Gabarito: B

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de inferir informações implícitas nos textos lidos. Aqui, é avaliado se o estudante infere algo que não está evidente no texto, mas que é possível perceber a partir das pistas textuais, seja uma inferência local (a partir do texto), seja uma inferência global (por meio do conhecimento prévio de um assunto). Desse modo, ao realizar uma leitura atenta da notícia, espera-se que o estudante conclua que o homem queria quebrar um perigoso recorde. Note que quando ele decidiu enfrentar o desafio de atravessar o Lago Malawi, o sul-africano já sabia da presença de crocodilos no local, o que ele não talvez não contasse era ter de também encarar um tornado, que criou ondas muito altas que atingiram o lago (alternativa B, CORRETA). O estudante erra se deduzir que o homem é louco. Talvez o fato de o sul-africano ter nadado em um local tão perigoso, com crocodilos e, ainda, com a presença de um tornado, pode ter levado o estudante a inferir que o homem é louco pela coragem de enfrentar tal situação, mas isso é uma opinião pessoal do docente, a qual não conta com suporte textual para comprovar tal errônea dedução (alternativa A). Ele também se equivoca ao deduzir que o homem pretendia enfrentar um lago com tornado, pois este último não é algo programado para acontecer, já que depende das condições climáticas da região para aparecer. Perceba que por mais que o sul-africano já soubesse com antecedência de tal acontecimento meteorológico, de qualquer forma, não há pistas textuais que ratifiquem essa informação. Talvez uma leitura superficial do trecho: “O desafio não estava só no percurso: por conta de um tornado, ondas muito altas atingiram o

(9)

lago, que também é infestado por crocodilos.” pode ter levado o estudante a tal falha inferência (alternativa C). Por fim, o aluno comete engano ao acreditar que o homem queria quebrar o recorde de nado entre dois estados brasileiros. Observe que essa distância é a que o Joca, um jornal brasileiro, informa para que os leitores dele entendam, dando como exemplo os parâmetros nacionais, a quilometragem percorrida a nado pelo sul-africano. Possivelmente uma dificuldade de inferir algo que não está na superfície do texto levou o estudante a buscar uma informação explícita, como a exemplificação da distância percorrida a nado por Martin Hobbs (alternativa D).

(10)

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. Nível: Fácil

Anos: 2º ao 7º

5. Leia o texto e depois responda ao que é pedido.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019 (trecho).

De acordo com a notícia, a felicidade A) independe de riqueza.

B) é mais presente nos Estados Unidos, um país rico.

C) significa qualidade de vida boa, como casa, comida, emprego, entre outros. D) dos norte-americanos está relacionada à crescente economia dos Estados Unidos.

Gabarito: A

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de localizar informações explícitas em textos. Aqui, é analisado se o estudante, ao considerar a finalidade da leitura, localiza uma informação solicitada, esteja ela expressa literalmente no texto ou por meio de uma paráfrase, isto é, escrita de forma distinta (com outras palavras) daquela que está na notícia, porém mantendo seu sentido original. De fácil percepção, não se espera que o aluno tenha dificuldade de entender que a felicidade independe de riqueza. É exatamente isso que é evidenciado ao longo da notícia, sobretudo quando ela afirma que as pessoas que moram em países ricos não necessariamente encaram a vida de forma leve e positiva, ou seja, feliz (alternativa A, CORRETA). Ele também comete equívoco se entender que a felicidade é mais presente nos Estados Unidos, um país rico, pois isso é justamente o contrário do que afirma o texto. Talvez uma leitura superficial da alternativa tenha levado o estudante a marcar essa resposta (alternativa B). O estudante também erra se achar que a felicidade significa qualidade de vida boa, como casa, comida, emprego, entre outros, visto que isso se refere à riqueza, como exemplificado na notícia. Possivelmente uma

(11)

leitura pouco atenta da notícia o induziu à essa resposta (alternativa C). Por fim, o aluno equivoca-se ao compreender que a felicidade dos norte-americanos está relacionada à crescente economia dos Estados Unidos, pois novamente isso é o contrário do que afirma o texto. Provavelmente uma dificuldade de concentração do estudante para localizar o que foi solicitado, levou-o a marcar essa resposta (alternativa D).

(12)

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Nível: Fácil Anos: 2º ao 7º

6. Leia o texto abaixo e depois responda ao que é pedido.

Botos-cor-de-rosa se comunicam usando 237 sons diferentes

Um estudo feito por cientistas brasileiros e publicado na revista científica britânica PeerJ em 19 de abril revelou que botos-cor-de-rosa usam 237 sons diferentes para se comunicar. Até então, acreditava-se que esses animais, habitantes de rios da região amazônica, comunicavam-se usando menos recursos por viver em grupos pequenos.

A pesquisa, realizada com botos do gênero Inia que aparecem em águas perto do mercado de peixe do município de Mocajuba, no Pará, mostrou que, na verdade, eles interagem bastante uns com os outros. Para chegar a essa conclusão, o estudo usou câmeras e microfones subaquáticos, que fizeram mais de 20 horas de gravação, além de amostras de DNA coletadas dos animais.

Jornal Joca. Edição 131, 2ª quinzena maio/2019 (trecho).

O texto foi escrito para A) opinar sobre a notícia. B) narrar um fato ao leitor.

C) informar o leitor sobre uma descoberta científica.

D) instruir o leitor como identificar os sons transmitidos pelos botos cor-de-rosa.

Gabarito: C

Comentário do item:

Este item avalia a habilidade de planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Aqui, é analisado se o estudante reconhece o gênero ao qual se refere o texto-base, consequentemente identificando o objetivo dele, seja informar, explicar, opinar, recomendar etc., e considerando a finalidade específica de cada texto lido. De fácil percepção, não se espera que o aluno tenha dificuldade de identificar que o texto foi escrito parainformar o leitor sobre uma descoberta científica, como

(13)

está evidenciado no título (“Botos-cor-de-rosa se comunicam usando 237 sons diferentes”) e no primeiro parágrafo da notícia, cuja finalidade principal, por se tratar de um texto jornalístico, é sempre informar algo ao leitor (alternativa C, CORRETA). O aluno erra se acreditar que o texto foi escrito para opinar sobre a notícia, já que não se trata de um texto opinativo, como um artigo de opinião. Talvez o fato de haver a informação de que se acreditava que esses animais, habitantes de rios da região amazônica, comunicavam-se usando menos recursos por viver em grupos pequenos, tenha feito o estudante entender isso como uma opinião, não como um fato (alternativa A). Ele também se equivoca se achar que o texto foi escrito para narrar um fato ao leitor, pois não se trata de uma narração, mas sim de uma notícia, cujo objetivo essencial é informar algo ao público-alvo dela, ou seja, o leitor. Possivelmente uma dificuldade do estudante em reconhecer o gênero ao qual se refere o texto lido, levou-o à incorreção da resposta do item, já que a finalidade do texto-base está relacionada ao gênero ao qual este pertence (alternativa B). Por fim, o estudante se engana se acreditar que o texto foi escrito para instruir o leitor como identificar os sons transmitidos pelos botos cor-de-rosa, uma vez que não se trata de um texto instrucional, como os guias, manuais, bulas etc. Provavelmente uma leitura superficial da alternativa tenha conduzido o aluno ao insucesso do reconhecimento da finalidade do texto (alternativa D).

Referências

Documentos relacionados

Assessments were made of the anesthetic parameters of respiratory frequency, heartbeat, righting reflex, cloacal relaxation, palpebral and pupilar reflexes, easy handling,

De modo a não comprometer a confiabilidade do sistema e contribuir para o atendimento da crescente demanda do mercado de energia do Estado do Amapá, recomenda-se que os serviços

Considero, também, de outra parte, que a não aceitação, pela noiva, do matrimônio sem as celebrações festivas de costume, afigura-se atitude tão despropositada

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

O atendimento da pessoa deve ser realizado considerando-a como um todo integrado (e não apenas como um órgão enfermo), e deve haver ações de saúde voltadas para

Entrelaçando teoria da socialização e sociologia da educação, a reflexão obje- tiva apurar até que ponto contextos não- -institucionalizados de formação, mediados

(d) Refere-se ao PIS Semestralidade. impetrou Mandado de Segurança para reconhecer o direito de apurar o PIS no período de janeiro/89 a setembro/95, pela aplicação da alíquota