• Nenhum resultado encontrado

Termo de Referência Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019 UGP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Termo de Referência Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019 UGP"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Termo de Referência – Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

SELEÇÃO DE CONSULTORES

AVISO DE SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PROJETO RS BIODIVERSIDADE / GEF / BANCO MUNDIAL

SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL

O Estado do Rio Grande do Sul recebeu uma doação do GEF/Banco Mundial para financiar o Projeto RS BIODIVERSIDADE e pretende utilizar parte dessa verba para pagamentos de consultorias referentes à atuação do Componente 3 – Gerenciamento do Projeto, em conformidade com as normas de Seleção e Contratação de Consultores pelos Mutuários do Banco Mundial.

Os serviços compreendem a contratação de consultoria individual, que tenha condições de assumir a responsabilidade pela execução da atividade de elaboração dos materiais de divulgação para o Projeto RS Biodiversidade, conforme o Termo de Referência “RS BIODIVERSIDADE nº. 019/2012”.

O Projeto RS BIODIVERSIDADE, sob a coordenação da UGP/SEMA, convida consultores individuais qualificados que demonstrem interesse na prestação dos serviços requeridos. O consultor interessado deverá demonstrar que é qualificado para desempenhar os serviços, apresentando comprovação de capacidade técnica adquirida a partir da realização de trabalhos semelhantes que já tenha desenvolvido e indicando que possui as habilitações necessárias.

O consultor deverá ter o seguinte perfil: estar na categoria de consultor sênior (mais de 10 anos de experiência); ter formação acadêmica e registro profissional de jornalismo ou publicidade; atuar na área de comunicação social – jornalismo ou publicidade; ter conhecimento sobre os biomas do RS e sobre o funcionamento dos executores; comprovar experiência em consultoria, assessoria, edição e criação de publicações na área ambiental ou segmentos afins.

O consultor será selecionado de acordo com os procedimentos estabelecidos pelas Diretrizes do Banco Mundial para a Seleção e Contratação de Consultores pelos Mutuários do Banco, publicadas em maio de 2004 (revisadas em outubro de 2006). As Manifestações de Interesse deverão ser enviadas até dia 28/05/2012, por meio do correio eletrônico

projetorsbio@gmail.com, acompanhadas de Curriculum Vitae. A seleção do consultor será a partir da análise do Curriculum Vitae e entrevista, incluindo neste momento a exposição de motivos e comprovação de trabalhos realizados. Na data da entrevista o consultor deverá ter em mãos os certificados e comprovações de suas experiências e formação.

UGP – Projeto RS BIODIVERSIDADE, Secretaria do Meio Ambiente

Rua Carlos Chagas, 55, Sala 1005 – 10º andar Porto Alegre – RS, CEP 90030-020

Fone/Fax: (51) 3288-8172 E-mail: projetorsbio@gmail.com

(2)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL PARA ELABORAR MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO PARA O PROJETO RS BIODIVERSIDADE

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

O Projeto Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, assinado em maio de 2010 e com sua efetividade emitida em fevereiro de 2011, tem como objetivo principal a conservação da biodiversidade. O Projeto deve também integrar o setor produtivo com as ações de conservação e recuperação em Áreas Prioritárias, garantindo a função, a dinâmica e a evolução dos ecossistemas naturais. Espera-se ainda que ele fomente a conscientização sobre a biodiversidade e o desenvolvimento de instrumentos de gestão para o manejo eficiente e sustentável dos recursos naturais.

A instituição responsável pela coordenação do Projeto é a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e os órgãos executores são a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, a Fundação Zoobotânica do RS – FZB, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul – EMATER e o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil - TNC.

O Projeto possui três componentes: 1- Promoção da Biodiversidade em Propriedades Rurais, 2 - Apoio ao Gerenciamento da Biodiversidade e 3 – Gerenciamento do Projeto. As ações previstas para o Projeto RS Biodiversidade serão desenvolvidas em quatro áreas prioritárias do Estado: Área 1 – Quarta Colônia, Área 2 – Campos da Campanha, Área 3 – Escudo sul-rio-grandense e Área 4 – Litoral Médio.

2. JUSTIFICATIVA

O componente 2 - Gerenciamento da Biodiversidade - possui como subcomponente 2.3.4 - Divulgação da Biodiversidade, compreendendo o desenvolvimento de ações que permitam atenuar o problema da desinformação sobre a importância da conservação dos recursos bióticos e, ao mesmo tempo, empreender ações de disseminação dos conceitos

(3)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

envolvidos e de sua importância, para diferentes segmentos da sociedade. No âmbito deste subcomponente, o Projeto prevê a confecção de materiais de divulgação relativos a diversas ações em curso do Projeto RS Biodiversidade. Os materiais de divulgação tem como objetivo promover e disseminar as informações e conhecimentos obtidos no desenvolvimento do Projeto, além de funcionar como ferramenta de informação a fim de minimizar, pelo conhecimento de dados adquiridos e publicados, os impactos à biodiversidade do Estado

Portanto, a contratação dos serviços de consultoria da presente seleção visa contemplar a publicação e divulgação do Projeto. A necessidade da contratação de um consultor de comunicação para elaborar a publicação justifica-se face aos requisitos metodológicos dos produtos, fazendo que o mesmo requeira ser desenvolvido por um profissional habilitado na área de comunicação e com experiência prévia na produção de materiais de divulgação na temática ambiental, não disponível na Unidade de Gerenciamento do Projeto.

3. OBJETIVOS DA CONTRATAÇÃO DA CONSULTORIA

Contratação, por meio de Serviço de Consultoria Individual, de um profissional especialista em comunicação, para criar os textos e layouts dos materiais de divulgação do Projeto RS Biodiversidade.

4. AÇÕES PREVISTAS PARA CONSULTORIA

A seguir, são apresentadas e comentadas as ações do consultor. O consultor poderá acrescentar mais atividades se achar oportuno. Os produtos esperados estão especificados no item 6.

I. entrevistar representantes dos órgãos executores, instituição financiadora, consultoria e subcontratados, assim como editar artigos ou editoriais enviados por eles;

(4)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

II. interpretar e adaptar relatórios técnicos, planos, tabelas, processamentos de dados, mapas etc. para textos jornalísticos;

III. realizar o tratamento digital de fotos, mapas, ilustrações e outras imagens necessárias e complementares ao texto;

IV. redigir os textos que serão incluídos nos materiais de divulgação;

V. criação, redação, diagramação, edição, ilustração e produção do layout das peças de divulgação listadas nos produtos esperados.

VI. submeter à aprovação do Projeto RS Biodiversidade o Projeto Gráfico e Projeto Editorial da publicação;

VII. realizar as alterações sugeridas nos dois projetos;

VIII. apresentar e/ou enviar por meio eletrônico os textos editados finais para revisão dos dados técnicos pelo Projeto RS Biodiversidade;

IX. apresentar “boneco” da publicação para apreciação e sugestão de alterações; X. executar ou auxiliar a solicitação de orçamentos de impressão junto às gráficas e

outros fornecedores de serviços necessários à perfeita execução da publicação; XI. realizar os contatos com a gráfica contratada para acompanhamento das etapas de

impressão, do envio dos arquivos à revisão das provas;

XII. apresentar a prova final digital da publicação impressa para aprovação do Projeto RS Biodiversidade

XIII. disponibilizar e entregar para a coordenação da UGP, todos dados, informações e documentos obtidos e elaborados, em meios impresso e digital.

5. CONTEÚDO DOS MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO

A base conceitual deverá detalhar os objetivos, etapas, ações e resultados do Projeto, além de considerar conceitos, particularidades e estratificações do público-alvo que a publicação deverá atingir. Para tanto, é necessário que sejam observados os seguintes aspectos:

(5)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

a) pesquisar opções de formato, papel, cores, aplicações etc. para atingir este público; b) indicar, se solicitado, gráficas para impressão, distribuidores e outros fornecedores de serviços para a correta execução dos materiais de divulgação.

5.1 Levantamento da base de informações

Para a elaboração dos materiais de divulgação, deverão ser coletadas informações sobre o Projeto:

a) na Unidade de Gerenciamento do Projeto;

b) nos documentos produzidos e disponibilizados pela Unidade de Gerenciamento do Projeto;

c) nos órgãos executores; d) nos subcontratados;

e) nas instituições de pesquisa, em consultas a pesquisadores e especialistas no tema;

f) nas bibliografias especializadas; g) na web;

h) em outras fontes, instituições e organizações que forem solicitadas.

5.2 Dados a serem considerados

Para garantir o adequado uso de termos técnicos e uniformidade de texto nos materiais de divulgação, deverão ser obtidas informações sobre:

a) conceitos básicos sobre Mata Atlântica do Brasil e do RS, bioma Pampa, biodiversidade, controle ambiental, licenciamento ambiental, corredores ecológicos e manejo sustentável;

b) espécies ameaçadas, endêmicas, invasoras e nativas com potencial de utilização econômica nas quatro áreas prioritárias do Projeto;

c) perfil socioeconômico, populacional e cultural dos 33 municípios abrangidos pelo Projeto;

(6)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

d) conceitos básicos de legislação ambiental e cidadania;

e) outras julgadas necessárias pela consultoria e pelo Projeto RS Biodiversidade.

5.3 Análise da base de informações

Após a coleta de dados, as informações obtidas deverão ser analisadas e avaliadas, de acordo com as prioridades de divulgação do Projeto, servindo como base para elaboração dos materiais de divulgação.

5.4 Detalhamento das publicações

Neste item, o consultor deverá indicar as especificações técnicas que integrarão o Projeto Gráfico dos materiais de divulgação:

a) opções de formato;

b) tipologia e gramatura do papel da capa e do miolo;

c) tipologia de fontes de títulos, textos, créditos, legendas etc.; d) cores;

e) aplicações e design gráfico.

Terá que sugerir ainda uma proposta de perfil editorial para cada material, que constituirá o Projeto Editorial de cada material de divulgação, com os seguintes itens:

a) número de páginas; b) tiragem;

c) distribuição;

d) linguagem a ser utilizada;

e) distribuição do conteúdo em editorias/cartolas; f) sugestão de títulos para a publicação e editorias; g) tamanho dos textos em cada editoria;

(7)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

6. PRODUTOS ESPERADOS

Os produtos finais esperados de cada material de divulgação são: a) Cronograma Físico;

b) Projeto Gráfico; c) Projeto Editorial; d) Boneco;

e) Prova Final Digital;

f) Responsabilidade pela edição (assinatura como editor, com o registro profissional exigido para este fim).

Os materiais de divulgação a serem produzidos são:

1) 01 Banner com o resumo geral do Projeto, formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: população das áreas prioritárias do Projeto e público participante em eventos do Projeto.

2) 01 modelo de banner com o tema "Área 1 - Quarta Colônia", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

3) 01 modelo de banner com o tema "Área 2 - Campos da Campanha", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

4) 01 modelo de banner com o tema "Área 3 - Escudo sul-rio-grandense", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

5) 01 modelo de banner com o tema "Área 4 - Litoral Médio", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

(8)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

6) 01 modelo de cartaz com o tema "As quatro áreas prioritárias e os 33 municípios do Projeto", formato: A2, cor 4x0, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado. 7) 01 modelo de flyer com o tema "As quatro áreas prioritárias e os 33 municípios do Projeto" formato: 10cmx15cm, cor 1x0, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

8) 01 modelo de folder com o tema "As quatro áreas prioritárias e os 33 municípios do Projeto", formato: 21cmx30cm, cor 4x4, público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

9) 01 modelo de adesivo para carro, formato: 7cmx15cm, cor: 2x0, público: aliados, associações profissionais e classistas, autoridades e instituições estrangeiras, governo, instituições de ensino, imprensa, público interno.

10) 01 modelo de adesivo para carro, formato: 40cmx60cm, cor: 4x0, público: interno.

11) 01 modelo de adesivo de peito, formato: 7cmx7cm, cor 4x0, público: interno. 12) 01 modelo de agenda ambiental do Projeto RS Biodiversidade: identidade

visual da logo, assinatura institucional, datas ambientais do RS, Brasil e mundo, páginas de abertura dos 12 meses com fotos e dados estatísticos e ambientais das 4 áreas prioritárias, sendo três páginas dedicadas ao RS e uma ao Brasil. Formato: 12cmx20cm; número de páginas: 380 (trezentos e oitenta); cor: 4x0 (capas, abertura dos 12 meses), 1x0 (miolo), público: aliados, associações profissionais e classistas, autoridades e instituições estrangeiras, governos, instituições de ensino, imprensa.

13) 01 modelo de bolsa, tamanho: 32cmx40cm, cor: 2, público: aliados e interno. 14) 01 modelo de boné, cor: 2, público: aliados e interno.

15) 01 modelo de calendário: identidade visual da logo; assinatura institucional; datas ambientais do RS, Brasil e mundo; fotos e dado estatísticos e ambientais das 4 área; em dois idiomas (português e inglês). Formato:

(9)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

38cmx14cm (base), 16cmx14cm (miolo); número de páginas: 28 (13 lâminas); cor: 4x4; público: aliados, associações profissionais e classistas, autoridades e instituições estrangeiras, governos, instituições de ensino, imprensa.

16) 01 modelo de arte para camiseta, cor: 2, público: aliados e interno. 17) 01 modelo de arte para cuia, público: aliados e interno.

18) 01 modelo de jornal mural: cartaz, em formato de jornal, com notícias, fotos e infográficos, destinado a familiarizar e conscientizar funcionário e outros colaboradores sobre as ações dos quatro componentes nas 4 áreas prioritária do Projeto. Formato: A2, cor 4x0, público: interno (órgãos ligados ao Governo do RS).

19) 01 modelo de outdoor, formato: 7m², cor: policromia total, público: todos.

20) 15 modelos de cartões postais, formato: 14,5cmx10,5xm, cor 4x0, público: geral.

21) 01 modelo de placa com o tema “Eu faço parte do Projeto RS Biodiversidade”, formato: 40cmx60cm, cor: 4x4, público: produtores rurais participantes de atividades do Projeto RS Biodiversidade.

22) 01 atualização do Glossário Ambiental.

23) 01 modelo de flyer com o tema "Educação Ambiental", formato: 10cmx15cm, cor 1x0, público: instituições de ensino e grupos específicos.

24) 01 modelo de banner com o tema "Educação Ambiental", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: instituições de ensino e grupos específicos. 25) 02 publicações impressas externas (jornal): identidade visual da logo; projetos

gráfico e editorial que destaquem gráficos, tabelas, fotos e títulos; editorias distribuídas por áreas-alvo e respectivas ações do Projeto, com entrevistas com atores locais de 6 mil caracteres, artigos científicos de 6 mil caracteres, palavras cruzadas, charge, agenda de eventos. Periodicidade: semestral; número de páginas: 8 (incluindo capa); acabamento: dobrado; formato: 26cmx36cm; cor: capas (4x4), miolo (1x1), público: todos.

(10)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

26) 01 guia da biodiversidade das 4(quatro) áreas prioritárias do Projeto; formato fechado: 11cmx16cm; acabamento: intercalação, dobrado, grampeado; cor: 4x0(capas), 1x1(miolo); público: prefeituras, escolas, ONGs, universidades, habitantes da área rural, população em geral do Estado.

27) 01 modelo de Jornal Mural direcionado para Educação Ambiental: formato de jornal, com notícias, fotos e infográficos sobre as ações nas quatro áreas prioritárias do Projeto. Formato: A2, cor 4x0, público: instituições de ensino e grupos específicos.

28) 01 modelo de banner com o tema "Integração setorial e uso sustentável: Uso e manejo racional do campo, outras UDs", formato: 90cmx130cm, cor: policromia, público: produtores rurais das áreas prioritárias do projeto, técnicos da EMATER, administradores e lideranças locais.

29) 01 modelo de cartaz com o tema "Integração setorial e uso sustentável: Uso e manejo racional do campo, outras UDs", formato: A2, cor 4x0, público: produtores rurais das áreas prioritárias do projeto, técnicos da EMATER, administradores e lideranças locais.

30) 02 modelos de folder com o tema "Integração setorial e uso sustentável: Uso e manejo racional do campo, outras UDs", formato: 21cmx30cm, cor 4x4, produtores rurais das áreas prioritárias do projeto, técnicos da EMATER, administradores e lideranças locais.

31) 01 Banner com o tema "Promoção dos serviços ambientais e valoração econômica", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: população da região.

32) 01 Banner com o tema "Corredor", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: população da região.

33) 01 Banner com o tema "Implantação de Zoneamento Ecológico Econômico", formato 90cm x 130cm, cor: policromia, público: população da região.

(11)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

34) 01 modelo de folder com o tema "Promoção dos serviços ambientais e valoração econômica", formato 21cm x 30cm, acabamento: duas dobras, cor: 4x4, público: população da região.

35) 01 modelo de publicação de caderno técnico com o tema "Promoção dos serviços ambientais e valoração econômica", formato aberto: 21cmx30cm, acabamento: dobrado grampeado, cor 4x4, número de páginas: 40 (quarenta), público: técnicos de nível superior.

36) 01 modelo de cartaz com o tema "Espécies Exóticas Invasoras", formato: A2, cor 4x0, público: população em geral.

37) 01 modelo de publicação de caderno técnico com o tema "Espécies Exóticas Invasoras", formato aberto: 21cmx30cm, acabamento: dobrado grampeado, cor 4x4, número de páginas: 40 (quarenta), público: população da região. 38) 01 modelo de folder com o tema "Instrumentos de Incentivo", formato:

21cmx30cm, acabamento: duas dobras, cor 4x4, público: população da região. 39) 01 modelo de publicação de caderno técnico sobre "Instrumentos de Incentivo", formato aberto: 21cmx30cm, acabamento: dobrado grampeado, cor 4x4, número de páginas: 40 (quarenta), público: técnicos e instituições envolvidos com o tema..

40) 04 modelos de cartilhas de orientações de práticas sustentáveis com os temas (a) manejo de campo nativo; (b) sistemas agroflorestais; (3) abelhas nativas, (4) manejo de butiazal, formato 21cmx30cm, cor: 4x4, público: produtores rurais com produção ou manejo nas temáticas desenvolvidas nas cartilhas. 41) 01 modelo de publicação de caderno de resultados sobre as atividades do

Projeto, formato aberto: 21cmx30cm, acabamento: dobrado grampeado, cor 4x4, número de páginas: 30 (trinta), público: técnicos e instituições envolvidas com o Projeto.

(12)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

7. FORMA DE APRESENTAÇÃO

O Cronograma Físico, Projeto Editorial e textos editados deverão ser apresentados no programa Word, com fonte Arial, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5, justificado, com, no máximo, dois níveis de títulos.

O produto Projeto Gráfico deverá ser apresentado no programa PDF.

O consultor deverá apresentar o Boneco em PDF e a Prova Final Digital impressa em cores nas mesmas dimensões que terá a publicação.

Os materiais em sua versão final, aprovados pela Unidade de Gerenciamento do Projeto, deverão ser entregues em formato AI e PDF.

8. QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS DO CONSULTOR

O consultor responsável pela elaboração do layout das publicações e materiais de divulgação do Projeto RS Biodiversidade deverá ter as seguintes qualificações e experiência:

 estar na categoria de consultor sênior (mais de 10 anos de experiência);

 ter formação acadêmica e registro profissional de jornalismo ou publicidade;

 atuar na área de comunicação social – jornalismo ou publicidade;

 ter conhecimento sobre os biomas do RS e sobre o funcionamento dos executores;

 comprovar experiência em consultoria, assessoria, edição e criação de publicações na área ambiental ou segmentos afins.

(13)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

9. INSUMOS A SEREM FORNECIDOS PELA UGP/SEMA

Serão colocados à disposição do trabalho do consultor os processos, documentos, dados e informações necessários para a execução das atividades propostas, a saber:

 Projeto Conservação da Biodiversidade como Fato de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul;

 Acordo de Doação GEF TF 095979, de 25/05/2010;

 Apêndice VII do Projeto RS Biodiversidade, sobre “Divulgação da Biodiversidade”;  Glossário Ambiental;

 Espaço físico para reuniões e brieffings.

10. PRAZO DE EXECUÇÃO E CRONOGRAMA

O prazo estimado para esta contratação é o período de 18 (dezoito) meses, contado da data de Expedição da Ordem de Serviço, com ajustes de data a serem realizados no momento da negociação e assinatura do contrato.

Os materiais de divulgação com conteúdo genérico, dos produtos 1 (um) a 22 (vinte e dois), deverão ser executados nos primeiros 6 meses de consultoria, conforma cronograma proposto pelo consultor. Os materiais de divulgação que incluem conteúdo técnico, que abrangem os produtos 23 (vinte e três) a 41 (quarenta e um) serão produzidos conforme o cronograma das atividades técnicas, a partir dos resultados das consultorias técnicas e das atividades em campo dos órgãos executores do Projeto.

11. SUPERVISÃO

Os mecanismos de acompanhamento, avaliação e aprovação dos materiais da consultoria serão realizados pela equipe técnica da Unidade de Gerenciamento do Projeto – UGP.

(14)

Termo de Referência - Criação e Layout de materiais de divulgação Processo Seletivo RSBIO nº 019

UGP

________________________________________________________________________________________________

Dennis Nogarolli Marques Patrocínio

Coordenador Geral do Projeto RS Biodiversidade

Endereço: Rua Carlos Chagas, nº 55 – sala 1005 – 10º andar - Centro CEP: 90030-020 – Porto Alegre/RS

Tel/fax: (51) 3288-8172 ou 8173

12. SELEÇÃO

O currículo deverá ser encaminhado aos cuidados de Dennis Nogarolli Marques Patrocínio, para o Projeto RS Biodiversidade/SEMA até o dia 28/05/2012, para o e-mail

projetorsbio@gmail.com, ou no seguinte endereço:

Projeto RS Biodiversidade, Secretaria do Meio Ambiente – SEMA Endereço: Rua Carlos Chagas, nº 55 – sala 1005 – 10º andar - Centro CEP: 90030-020 – Porto Alegre/RS

A seleção será baseada em análise do currículo e entrevistas dos consultores com a equipe da UGP/SEMA, que serão previamente agendadas com os consultores.

Referências

Documentos relacionados

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se