• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA FINS DE INGRESSO NO

PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL -MESTRADO PROFISSIONAL – PPGSA

Edital 02/2021

1 Abertura

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul torna pública as condições que regem o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal (PPGSA) – Mestrado Profissional, a ser realizado na Cidade Universitária, Caxias do Sul, para ingresso no

em julho e agosto de 2021

.

2 Inscrições 2.1 Período e local

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário online de 30 de abril a 14 de maio de 2021, disponível na página do processo seletivo do Programa.

2.2 Taxa

O valor da taxa relativa à inscrição é R$ 150,00 (cento e trinta e cinco reais).

Os candidatos que são egressos da UCS terão um desconto de 30% sobre o valor da inscrição.

2.3 Documentação

a) Currículo Lattes ou Currículo Profissional/Científico documentado (os documentos deverão ser anexados por meio de upload no formulário online).

b) Cópia do diploma e histórico escolar de graduação (dispensados para egressos da UCS). Se o diploma e o histórico escolar foram obtidos no exterior deverão ser apostilados, no caso de sua origem ser de país signatário da Convenção de Haia, conforme Resolução CNJ no 228, de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (disponível em https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoesinternacionais/apostila-da-haia/atos-normativos-5/). Para países não-signatários, os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e autenticados por autoridade consular competente.

(2)

d) Cópia de certidão de nascimento, casamento ou divórcio. e) Uma foto 3x4.

A entrega da documentação exigida para participação no processo seletivo deverá ser feita por meio de upload no preenchimento do formulário online.

2.4 Linhas de pesquisa

No momento da inscrição, o aluno deverá escolher a qual linha de pesquisa atuar. Cada candidato apenas poderá selecionar uma linha de pesquisa.

Linhas de pesquisa disponíveis:

1.

Sanidade equina 2. Diagnóstico molecular

3.

Virologia veterinária 4. Micologia veterinária

3. Processo Seletivo

O processo de seleção será realizado e conduzido pela Comissão de Seleção, constituída de professores do Programa integrantes do Colegiado do PPGSA e professores coordenadores das linhas de pesquisa supralistadas. A seleção ocorrerá entre os dias 17 e 21 de maio de 2021.

A seleção dos candidatos será feita em 4 (quatro) etapas, conforme disposto a seguir:

1a etapa (de caráter eliminatório): Homologação da entrega dos documentos necessários para a inscrição, até o dia 14 de maio de 2021. O candidato será avisado por e-mail sobre a homologação de sua inscrição.

2a etapa: Consistirá na análise do Currículo Lattes/CNPq. Nessa análise, serão consideradas as publicações técnicas e científicas, a experiência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como a experiência profissional. Esta etapa irá corresponder a 30% da nota final (planilha de pontuação em Anexo).

3a etapa: Consistirá de entrevista que contemplará a apresentação da trajetória acadêmica do candidato e uma discussão referente a área de pesquisa. Será realizada entre os dias 18 e 19 de maio de 2021. Esta etapa ocorrerá de forma remota (síncrona – on-line, com link da reunião a ser enviada posteriormente). A nota conferida nesta etapa corresponderá a 40% da nota final.

4a etapa: Consistirá na elaboração de um texto dissertativo relacionado a um artigo da área de saúde animal. O candidato terá um período de três horas para a elaboração do texto, sendo o texto e demais instruções serão repassados no momento da avaliação. Esta etapa será realizada no dia 20 maio de 2021 e ocorrerá de forma remota (síncrona – on-line, com link da reunião a ser enviada posteriormente). Esse texto deverá ser elaborado em editor de texto padrão (MS Word ou similar e posteriormente convertido em formato PDF). Esta etapa irá corresponder a 30% da nota final.

(3)

4. Divulgação dos Resultados

A divulgação da lista dos candidatos selecionados será feita em até cinco dias úteis após o processo seletivo, por meio do e-mail do candidato ou página do PPGSA.

5. Matrícula

As matrículas deverão ser efetuadas na Central de Atendimento do Campus Sede, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 18h, em data a ser informada posteriormente pela secretaria do PPGSA.

6. Vagas

Serão oferecidas 12 (doze) vagas.

7. Restrições

Apenas candidatos graduados em medicina veterinária (ou concluintes) podem se candidatar a linha de pesquisa “Sanidade equina”.

8. Recurso

Todos os candidatos terão a possibilidade de interposição de recurso em face da decisão proferida pela comissão de seleção, os quais deverão ser apreciados e julgados por instância superior daquela que proferiu a decisão questionada.

Para interpor o recurso o candidato deverá fazê-lo em documento, redigido por ele próprio, onde constarão os motivos da solicitação.

O recurso ser enviado para o e-mail afstreck@ucs.br em até 02 (dois) dias após a divulgação da lista dos candidatos selecionados.

A resposta do recurso interposto acontecerá em até 07 (sete) dias.

9. Validade do Processo Seletivo

O processo seletivo do presente edital é apenas válido para ingresso até agosto do ano 2021.

10. Bolsas

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal – Mestrado Profissional dispõe de cinco bolsas integrais de acordo com o Edital 18/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação por meio de Parcerias Estratégicas nos Estados (PDPG) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) a serem distribuídas oportunamente entre as linhas de pesquisa, após a conclusão do presente processo seletivo, através de Edital a ser pu-blicado.

(4)

Prof. Dr. Juliano Rodrigues Gimenez Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(5)

ANEXO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL PLANILHA DE PONTUAÇÃO

1. AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

A pontuação da presente tabela é referente a segunda etapa de seleção. Esta etapa irá corresponder a 30% da nota final.

Pontuação Quantidade

limite

Pontos 1.1 Experiência profissional ou iniciação científica/serviço voluntário,

de no mínimo 1 ano, relacionada à Saúde Animal.

1 ponto / ano (até 4 anos)un

1.2 Resumo em evento de iniciação científica. 0,25 ponto / resumo

(se primeiro autor) 0,1 ponto/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.3 Resumo em evento científico. 0,50 ponto / resumo

(se primeiro autor) 0,2 pontos/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.4 Trabalho completo em evento científico. 0,75 ponto / trabalho

(se primeiro autor) 0,3 pontos/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.5 Publicação em periódico Qualis B2 em qualquer área da  CAPES.

2,5 pontos / unidade (se primeiro autor)

1 ponto/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.6 Depósito de patente ou patente concedida. 2,5 pontos / unidade (até cinco) 1.7 Publicação em periódico Qualis B3 e B4 em qualquer área da

CAPES.

Livro integral ou capítulo.

2 pontos/unidade (se primeiro autor) 0,8 pontos/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.8 Publicação em periódico Qualis B5 e C em qualquer área da CAPES.

1,5 ponto / unidade (se primeiro autor) 0,6 pontos/resumo (se colaborador)

(até cinco)

1.9 Cursos complementares em áreas relacionadas à do PPGSA. Obs: para este quesito serão concedidos, no máximo,3 pontos. Os cursos de extensão, devem valer 0,5 ponto ( devem ter acima de 18 horas)

0,5 ponto / curso de extensão

(até três cursos)

1.10 Cursos de especialização 3 pontos / curso de

especialização

(um curso)

Obs : ao candidato ao mestrado que obtiver a maior pontuação total será atribuída a nota 10, sendo as notas dos demais candidatos calculadas de forma proporcional.

Referências

Documentos relacionados

Esse estudo visa a utilização de um potencial energético disponível em uma rede de distribuição de água, com carga piezométrica potencial disponível, revelando assim uma queda

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Pós-Graduação 02 FINANCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS DE PEQUENO- PORTE PARA LABORATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

73 ATENDIMENTO TRIMESTRAL ATENDIMENTO SEMESTRAL 08/04/2010 2 300 151 sitUAção ProblemA Falta de Pediatras Ação Em Julho e Agosto/2011 o IABAS iniciou campanha de recuperação do

Culioli (1990), ao defender que a atividade de linguagem se manifesta na diversidade das línguas, observa uma relação de dependência entre esses dois domínios: de um

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

Anwendung und Auslegung von Recht in Portugal und Brasilien – Eine rechtsvergleichende Untersuchung aus genetischer, funktionaler und postmoderner Perspektive – Zugleich ein

Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto (1908-1988), autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem

Uma das conseqüências da reestruturação produtiva da agropecuária no Brasil é o processo acelerado de urbanização e crescimento urbano, promovidos, entre outros, pelas