• Nenhum resultado encontrado

proble'ma de 'i'magem corpórea e outros problemas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "proble'ma de 'i'magem corpórea e outros problemas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

proble'ma de 'i'magem corpórea

e outros problemas

ATHAYDE RIBEIRO DA SILVA

,

Paul Schilder, em seu "Imagem e aparência do corpo humano", trouxe uma contribuição muito importante ao problema do esquema corporal. Tão profunda é sua análise que o livro hoje constitui uma obra clássica sôbre o assunto.

Aquilo que Freud apenas aflorou, Schilder desenvolveu em dimensão vertical e horizontal. Hoje, o tema da imagem corpórea é hipervalorizado na Europa e, sobretudo, nos Estados Unidos.· A clí-nica do Dr. Kulper, em Amsterdã, e a do Dr. W. R. Johnson, em Maryland (U.S.A.), têm fornecido material apreciável aos estudio-sos, mormente aos que se dedicam à psicologia esportiva.

O presente caso nos fornece exemplo valioso de sentimento de inferioridade física decorrente de deturpação da imagem corpórea, embora outros eventos interfiram na problemática dessa adolêscente de 14 anos.

O pai da Orientanda, ao comparecer perante o psicólogo, disse que a filha não era boa estudante, tinha dificuldade de aprendiza-gem e preparava-se, pela segunda vez, para o exame de admissão. E apresentava um problema grave de postura corporal, acarretando muita preocupação aos pais: curvara a parte superior do tronco

(2)

pa-10M PROBLEMA DE IMAGEM CORPÓREA A.B.P/4

ra a fre!!te, a fim de esconder o busto, que a orientanda vivenda como excessivamente desenvolvido.

Também informou já ter sido feito um eletroencefalograma, de resultado normal.

Em nosso primeiro contacto com a Orientanda, esta disse igno-rar as razões de sua vinda ao ISOP; a impressão foi a de uma pré-adolescente com traços de beleza, muito tímida, inibida, reservada, de escassa capacidade verbal, sem mímica facial, verdadeiro rosto de inocência e pureza. Notamos a curvatura do tórax, muito pro-nunciada, pràticamente uma pessoa corcunda.

Fizemos o planejamento dos testes: além das entrevistas com os pais e com a Orientanda, aplicamos o Wechsler-Bellevue (forma de crianças e pré-adolescentes), PMK, TAT, Machover, três colunas de algarismos (Brosson), e Exame médico.

ENTREVISTA COM OS PAIS

Primeiramente fizemos a entrevista com o pai, por ser a

fi-gura realmente preocupada com o caso da filha e pela ansiedade que demonstrara em relatar o que vinha acontecendo.

Disse que a filha não demonstra interêsse em estudar, apren-de com dificuldaapren-de; é dócil, meiga, apren-de bom comportamento.

Come bem, dorme normalmente; não tem incentivo para fazer coisa alguma; fica deitada, ou então, passa o tempo a ler jornais e a ouvir música. Não sabe dançar, (contradizendo informação da fi-lha, como se verá adiante) .

A Orientanda tem professor particular de Português e Mate-mática, mas tal providência não acarretou qualquer progresso nos estudos. O pai disse não a ter levado à escola especializada; por falta de orientação; apenas procurou uma psicóloga, mas esta não condu-ziu os -exames até uma fase conclusiva.

Sôbre a espôsa informou ser pessoa que dava pouca atenção aos problemas dos filhos, deficiente no modo de conduzí-Ios, de estru-tura mental não muito forte, dada a crendices e, às vêzes, sujeita a crises nervosas;

A filha está-se desenvolvendo sem quem a domine, faz o que quer, o que torna o pai extremamente preocupado; êste teve que

(3)

A.B.P/4 PROBLEMA DE IMAGEM CORPÓREA 109 internar a orientanda, a fim de protegê-la e poder educá-la através de outrém, tudo devido a ausência materna, já referida. Acha a filha de pouca inteligência, embora não lhe pareça retardada.

Sôbre o problema da curvatura do tórax, o pai soube pelo médico que foi um recurso utilizado pela mocinha, a fim de evitar que o busto se tornasse muito saliente.

O informante relata que tem enormes despesas com a família, em conseqüência das dificuldades; não vive bem com a espôsa; há separação de corpos, apesar de residirem na mesma casa.

A Orientanda tem grande apêgo afetivo ao pai, e, quando em casa, (nas ausências do internato) dorme com êle, na mesma cama, situação que deverá ser modificada dentro de poucos dias.

A mãe, ao ser entrevistada, informou que a Orientanda é muito "desenxabida", não tem gôsto nem prazer para coisa alguma; não quer divertir-se; se as colegas chamam-na para passear, ela recusa. Não gosta de estudar nem de arrumar-se. A mãe não tem facilidade de comunicação com a filha, e, em conseqüência, ignora o que ela sente, pensa e deseja.

A informante critica o espôso por ter ligação com outra mulher. Todavia, elogia-o muito, vendo nêle grandes qualidades: muito bom, muito amigo dos filhos, faz tudo o que pode por êles; muito traba-lhador. Também muito nervoso e irritável.

Mãe confirma que o busto da filha é muito "avantajado" levando-a, envergonhada, a se manter curvada, para diminuir a apa-rência, tudo com visível defeito na espinha.

A informante aborda o problema da desarmonia no lar, achando que as tensões entre ela e o espôso afetam os filhos, e, particular-mente, à Orientanda. Chegou mesmo a dizer que a casa está dividida em dois partidos: de um lado a Orientanda aliada ao pai; de outro ela, informante, e o filho a constituírem o outro polo de fôrças de-gladiantes no lar.

DADOS SOBRE A ORIENTANDA

A entrevista com a Orientanda foi um tanto pobre, em vista de sua inibição e pouca capacidade de expressão oral.

(4)

110 PROBLEMA DE IMAGEM CORPóREA A.B'p/4

Sôbre a vida escolar relatou ter iniciado jardim de infância aos cinco anos. Aos sete começou o primário; tendo sido reprovada duas vêzes na 3.a série, veio a terminar o primário (5.a série) aos 13 anos. Está fazendo o curso de admissão. Sua grande dificuldade ocorre em Matemática. Gosta de Português, Geografia e História.

Sôbre a constelação familiar, informa dar-se melhor com o pai porque a mãe trata o irmão com mais atenção. As brigas dos pais a angustiam muito. Descreve o pai como n,ormalmente calmo, !:'las muito exaltado quando briga; já a mãe é permanentemente nervosa.

Gosta de praia, cinema, vôlei, sabe dançar e gosta de festa, Puberdade aos 11 anos; estava preparada pela mãe.

O teste de inteligência (WISC) acusou o seguinte resultado: escore verbal, 80; escore de execução, 67; QI total 71, colocando-se pois, na zona limítrofe.

O PMK demonstrou forte ansiedade, tendências esquizotímicas e emotividade; agressividade acentuada, mas com capacidade de, con-trôle. Nível ideomotor deficitário.

No TAT, um tanto pobre de elaboração, apresentou sentimento de opressão, dependência da figura materna, mêdo, temores sem cama; insegurança acentuada; o sentimento de desarmonia entre os pais provoca-lhe ansiedade e estados depressivos.

O teste das três colunRs de algarismo (Brosson) revelou ruptu-ra do sentimento vital, emotividade, descontrôle, ataruptu-rantação, inse-gurança- e ansiedade.

No teste de Machover, caracterizado por acentuada imaturida-de, demonstrou dificuldade de contato com o ambiente, dependência, insegurança e traços regressivos.

Constata-se assim uma pré-adolescente em plena crise exis.., tencial: afetada em sua imagem corporal, expressa em insatisfação com o busto, inteligência deficitária, (embora o ignore, mas sentindo a angústia de seu atraso escolar), e a vivência de um lar desarmônico. Ademais, pela entrevista com os pais, nossa impressão foi de que a mãe caracteriza-se como figura bastante negativa, displicente, pouco atenta aos problemas da filha, pode-se dizer mesmo, indiferen-te. Sua única preocupação é reconquistar o marido, e, se não puder,

(5)

A.B . .P/4 PROBLEMA DE IMAGEM CORPóREA UI

agredi-lo. Seu nível de estudos limita-se ao curso primário, não de-monstrando qualquer qualidade mental, compensatória da falta de instrução.

'CL

Já o pai, de curso ginasial completo, dedica-se muito à Otien-tanda, dentro de suas disponibilidades de tempo, eis que, tendo emprêsa própria, a ela se dedica de 7 da manhã às 7 da noite. Aliás, demonstrou intenso interêsse e preocupação relativamente aos dois filhos, preenchendo, dentro do possível, a lacuna da mãe.

Todavia, como é óbvio, a uma mocinha de 14 anos, tão angus-tiada e desajustada, a assistência e empatia maternais são imprescin-díveis para sua socialização e amadurecimento.

Sôbre o sentimento de inferioridade física relacionado com o busto, convém registrar essa observação de Ada Abraham em "Le dessin d'une personne": "A personalidade não se desloca no vazio, mas pelo movimento, pela sensação e o pensamento de um corpo específico. O corpo, com suas tensões viscerais ou musculares, é o campo de trabalho onde se defrontam as necessidades e as pressões

(no conceito de Murray), a base do estudo da personalidade". Para nós, a crise existêncial de que falamos, no caso presente, prende-se muito mais ao problema do esquema corporal e ao da desarmonia no lar do que ao do retardo de inteligência, tanto mais que ignorado pelo adolescente.

O conselho foi: a) Psicoterapia;

b) Aumentar a socialização por todos os meios possíveis; c) Cooperação dos pais não só no sentido amplo de que a desarmonia entre êles não afete a Orientanda, como em campo mais restrito, que evitem, pelo menos, as discussões em frente da filha;

d) Orientação psico-pedagógica, devendo a Orientanda cursar uma escola especial.

Referências

Documentos relacionados

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Considerando que a maioria dos métodos publicados até os dias de hoje realizam a separação de um, ou no máximo dois metais de transição, e que a aplicabilidade

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração