• Nenhum resultado encontrado

6. Apresentação do Trabalho... 10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6. Apresentação do Trabalho... 10"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Elaboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou

Aprovação) Data aprovação Airana R. Canto Carla Rodrigues Silveira e Isabel

Neuvald 15/03/2013

Airana Ramalho do

Canto 27/03/2013 Página 1 de 14

SUMÁRIO

1.

Objetivo e campo de aplicação ... 3

2.

Referências ... 3

3.

Definições ... 3

4.

Condições para início do serviço ... 4

5.

Métodos e procedimentos de execução... 5

5.1 Estudos Preliminares ... 5

5.2 Projeto Básico ... 5

5.3 Dimensionamento Hidráulico ... 6

5.3.1 Estudo de Transientes Hidráulicos... 6

5.3.2 Especificação e Detalhamento de Materiais e Equipamentos ... 7

5.4 Projeto Executivo ... 8

5.4.1 Locação em Planta... 8

5.4.2 Perfil ... 8

5.4.3 Pontos de Deflexão Horizontal... 9

5.4.4 Pontos de Deflexão Vertical ... 9

5.4.5 Pontos de Derivação ou Interligação com Redes Existentes... 10

5.4.6 Pontos de Derivação ou Interligação ... 10

6.

Apresentação do Trabalho ... 10

6.1 Volume do Projeto Executivo ... 10

6.1.1 Resumo do Projeto... 10

6.1.2 Memorial Descritivo... 11

6.1.3 Especificações Técnicas do Projeto... 11

6.1.4 Orçamento... 11

6.1.5 Peças Gráficas ... 12

6.2 Volume do Licenciamento da Obra ... 12

6.3 Volume de Anexos ... 12

7.

Verificação ... 13

8.

Medição ... 13

9.

Observações ... 14

10.

Registros ... 14

11.

Histórico das Alterações ... 14

12.

Anexos ... 14

IMPRESSÃO

NÃO

(2)

Elaboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou

Aprovação) Data aprovação Airana R. Canto Carla Rodrigues Silveira e Isabel

Neuvald 15/03/2013 Airana Ramalho do Canto 27/03/2013 Página 2 de 14

IMPRESSÃO

NÃO

AUTORIZADA

(3)

Página 3 de 14

1. Objetivo e campo de aplicação

As Normas Técnicas DMAE para elaboração de Projetos têm o objetivo de fixar aspectos essenciais a serem abordados na execução de projetos e de definir a amplitude que deve ser dada aos diversos temas abordados. Fornecem ainda, pontos de referência para a definição dos elementos básicos de projeto e dos equipamentos constituintes dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, considerando as Normas Técnicas Brasileiras e padronizando os serviços a serem executados no âmbito do Departamento.

Esta Norma Técnica se destina a orientar os técnicos do Departamento assim como as Empresas contratadas pelo DMAE para execução total ou parcial de Projetos de Adutoras para Abastecimento de Água.

2. Referências

Além das Normas Técnicas DMAE para elaboração de projetos, de especificação de Materiais e de Serviços, devem ser atendidas as Normas da ABNT pertinentes, relacionadas a seguir, devendo, na ocasião da elaboração do projeto, ser utilizadas as edições mais recentes ou as normas que as venham substituir.

NBR 12211 – Estudos de concepção de sistemas públicos de abastecimento de água. NBR 12214 – Projeto de sistema de bombeamento de água para abastecimento público. NBR 12215 – Projeto de adutora de água para abastecimento público.

NBR 12217 – Projeto de reservatório de distribuição de água para abastecimento público.

NBR 12218 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. NBR 12586 – Cadastro de sistema de abastecimento de água.

NBR 7675 – Tubos e conexões de ferro dúctil e acessórios para sistemas de adução Distribuição de Água - Requisitos.

NBR 5667-1– Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1: Hidrantes de coluna.

NBR 15561 – Sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgoto sanitário sob pressão – Requisitos para tubos de polietileno PE 80 e PE100.

ISO 4427 - Transporte e distribuição de água e outros fluídos sob pressão.

3. Definições

REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA OU REDE DE DISTRIBUIÇÃO: Tubulação, ou malha de tubos, destinada à distribuição de água, de onde se faz a derivação para o ramal predial de água.

ADUTORA: Tubulação destinada a conduzir as águas de um manancial para uma estação de tratamento ou, de uma estação de tratamento para um reservatório de distribuição, uma unidade de bombeamento ou a uma tubulação de distribuição.

SETOR DE MANOBRA: Menor subdivisão da rede de distribuição cujo abastecimento pode ser isolado sem afetar o abastecimento do restante da rede.

PE (COMPOSTO DE POLIETILENO): Material fabricado com polímero base de polietileno contendo o pigmento e aditivos necessários à fabricação de tubos de polietileno.

PEAD (POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE): Polietileno com peso molecular elevado são especialmente indicados à fabricação de tubos, com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, apresentando ótima resistência ao tensofissuramento e ao creep, assegurando vida útil superior a 50 anos. Aditivado com negro-de-fumo garante resistência à fotodegradação, permitindo seu uso exposto ao tempo.

DIÂMETRO INTERNO MÉDIO (Dim): Diâmetro externo menos duas vezes a espessura de parede do tubo. É o diâmetro utilizado para os cálculos de dimensionamento.

IMPRESSÃO

NÃO

(4)

Página 4 de 14

DIÂMETRO EXTERNO MÉDIO (Dem): Razão entre o perímetro externo do tubo, em mm, pelo número 3,142, arredondado para o 0,1 mm mais próximo.

DIÂMETRO EXTERNO NOMINAL (DE): Simples número que serve para classificar em dimensões os elementos de tubulações (tubos, juntas, conexões e acessórios) e que corresponde aproximadamente ao diâmetro externo do tubo em milímetros. O diâmetro externo nominal não deve ser objeto de medição, nem ser utilizado para fins de cálculo.

DIÂMETRO NOMINAL (DN): Simples número que serve para classificar em dimensões os elementos de tubulações (tubos, juntas, conexões e acessórios) e que corresponde aproximadamente ao diâmetro interno do tubo em milímetros, não deve ser objeto de medição e tampouco para cálculos hidráulicos.

ESPESSURA MÍNIMA DE PAREDE DO TUBO (e): Menor valor da espessura de parede do tubo no perímetro, medida em mm, em uma seção qualquer.

MÁXIMA PRESSÃO DE OPERAÇÃO (MPO): Máxima pressão, especificada em MPa, que a tubulação deve suportar em serviço contínuo conduzindo água ou esgoto na temperatura de até 50°C.

PRESSÃO NOMINAL (PN): Máxima pressão de água, especificada em bar (ou kgf/cm²), que os tubos, conexões e respectivas juntas, podem ser submetidos em serviço contínuo, nas condições de temperatura de operação de até 25°C.

SDR: Simples número que serve para classificar, em dimensões, os elementos de tubulações (tubos, juntas, conexões e acessórios). Corresponde à relação entre diâmetro externo nominal (DE) e a espessura nominal (e).

SINGULARIDADE: Peça ou acessório colocada ao longo da tubulação principal, objetivando mudança de direção, controle de fluxo, etc..

EMPOLAMENTO: É o aumento do volume sofrido por um determinado material do seu Estado Natural para o Estado Solto ao ser transportado, ou seja, ocorre o aumento do Índice de vazios entre as partículas sólidas.

C-OBRAS:Coordenação de Obras. C-PROJ:Coordenação de Projetos.

EQ-DOCGEO:Equipe de Documentação Técnica e Geoprocessamento. EQ-LICAM:Equipe de Licenciamento Ambiental.

EQ-ORÇAMEN:Equipe de Orçamento.

GATE:Gerência de Gestão Ambiental e Tratamento de Esgoto. GEPO:Gerência de Projetos e Obras.

GPLA:Gerência de Planejamento. G-MAN:Gerência de Manutenção.

GTAG:Gerência de Tratamento de Água.

4. Condições para início do serviço

- Conhecer as Diretrizes Técnicas estabelecidas para o Projeto em questão;

- Efetuar visita ao local com acompanhamento da equipe técnica do DMAE designada para o projeto;

- Proposta e cronograma de execução do projeto, aprovados pelo DMAE; - Ordem de Início específica para o Projeto em questão emitida pelo DMAE;

- Equipe de profissionais da empresa contratada envolvida no projeto, formalmente responsabilizada através de emissão de ART’s (Anotação de Responsabilidade Técnica) que deverá ser emitida logo após a Ordem de Início do Serviço;

IMPRESSÃO

NÃO

(5)

Página 5 de 14

5. Métodos e procedimentos de execução

O projeto de Adutora deverá ser desenvolvido conforme as Diretrizes da Equipe Técnica do DMAE, e devem seguir a seguinte padronização de materiais:

DIÂMETRO NOMINAL

DIÂMETRO INTERNO

MATERIAL

DE 315 DE 268,20 mm PEAD

DN 300 a DN 700 DI 307 mm a DI 608 mm FERRO DÚCTIL

DN >= 800 >= 809 mm FERRO DÚCTIL OU AÇO

O Projeto deverá contemplar as seguintes etapas: - Estudos Preliminares;

- Projeto Básico;

- Dimensionamento Hidráulico; - Projeto Executivo;

5.1 Estudos Preliminares

- Deverá ser efetuada consulta ao PDA (Plano Diretor de Água) do DMAE em vigência;

- Desenvolver a concepção básica para a área em projeto, atendendo as diretrizes estabelecidas para o projeto em execução;

- Avaliação dos cadastros existentes de água, esgoto cloacal, drenagem pluvial, telefone, gás, fibra ótica e demais redes existentes no local;

- Consulta a projetos existentes tanto do DMAE, como de outros órgãos e de loteamentos e ou empreendimentos privados que estejam em fase de aprovação e/ou já aprovados na área de Influência do Projeto em execução;

- Consulta a previsão de alterações em vias públicas na área em estudo;

- Verificar a documentação necessária para inicio do processo de licenciamento ambiental; - Verificar demais licenças necessárias para a execução de intervenção na área de influência (DAER, Concepa, Prefeitura, etc.)

- Executar levantamento topográfico e estudos geotécnicos do traçado previsto para o projeto.

5.2 Projeto Básico

Para o pré -lançamento da rede adutora deverá ser considerado:

- O traçado da rede adutora não deverá estar inserido em áreas particulares, sendo que quando não houver outra alternativa possível poderá ser avaliada a possibilidade de desapropriação ou definição de faixa de servidão, com encaminhamento desta proposta no início do prazo de execução do projeto. Neste caso a contratada deverá proceder no levantamento desta área, constituindo memorial descritivo e croqui com os limites físicos da área a ser desapropriada, indicação de distâncias, curvas de nível, ângulos e orientações, além das informações dos proprietários e respectivos lindeiros;

- O lançamento das redes deverá ser previsto no terço médio do leito viário com recobrimento mínimo de 1,00 m;

- Com base nos levantamentos topográficos e de interferências, deverá ser lançado o perfil da adutora, considerando os pontos necessários para expulsão e admissão de ar nos pontos altos e dispositivos de descarga (expurgos) nos pontos baixos conforme determinado em Norma Técnica;

- São recomendados os traçados que apresentem trechos ascendentes longos com pequena declividade, seguidos de trechos descendentes curtos, com maior declividade;

- Identificação de trechos da rede adutora, posicionadas em acostamentos de rodovias, com detalhes específicos para fins de autorização junto aos órgãos competentes;

- Remanejamento – indicação e justificativa dos locais onde houver necessidade de remanejamento de redes ou interferências. O detalhamento do remanejamento, caso seja

IMPRESSÃO

NÃO

(6)

Página 6 de 14

necessário, deverá ser feito em conformidade com os critérios do órgão responsável pelas redes a serem remanejadas.

- Estudos ambientais, licenças e autorizações obtidas, para verificação das exigências ou diretrizes para a fase em desenvolvimento do projeto;

- As escavações para implantação das redes nas áreas já consagradas da cidade e onde não for possível escavar mecanicamente, deverá ser prevista e quantificada a escavação manual;

- Nos trechos de travessias de vias pavimentadas e de grande movimento, onde o desvio do tráfego seja inviável, deverá ser prevista a execução por método não destrutivo. A quantificação e especificação deste serviço deverão atender ao padronizado através da Norma Técnica DMAE para Escavação por método não destrutivo.

- Identificação das tubulações, conforme material empregado e classe de pressão, justificando o critério adotado.

- Detalhamento dos entroncamentos com as redes existentes, visando o menor tempo de paralisação.

5.3 Dimensionamento Hidráulico

O dimensionamento hidráulico deve compreender as vazões de projeto conforme o estudo de concepção, além da verificação hidráulica das partes do sub-sistema com influência ou influenciado pela área em projeto, incluindo estações de bombeamento e reservatórios.

A partir da definição das vazões e das características do bombeamento, ou dos níveis do reservatório, deverá ser feito o dimensionamento considerando os seguintes itens:

- Cálculo das perdas de carga – utilizando-se as fórmulas de Hazen Williams ou preferencialmente a Fórmula Universal;

- As perdas de carga singulares devem ser sempre consideradas no cálculo da perda de carga total;

- Estudo do material e do diâmetro mais econômico para a tubulação, considerando as Diretrizes emitidas pelo DMAE, deverá ser apresentada a opção que contemple a alternativa mais econômica;

- Materiais requeridos – prever os materiais e equipamentos necessários; - Altura Manométrica Total necessária para atendimento do projeto.

Utilizar software de simulação hidráulica, compatível com software e versão utilizada no DMAE, com utilização de arquivos georeferenciados e interação com arquivos em CAD.

5.3.1 Estudo de Transientes Hidráulicos

O estudo dos transientes hidráulicos deverá ser feito por engenheiro especialista e com a utilização de software compatível com o utilizado pelo DMAE, através do “método das características” que considera a equação da quantidade de movimento em regime variável e o princípio da conservação de massa, que aplicados a um volume de controle, levam à obtenção das equações diferenciais do movimento transitório.

Este estudo deverá considerar todas as situações normais e excepcionais de funcionamento da adutora, considerando os dados de bombeamento do sub-sistema em que a adutora estiver inserida, assim como as características dos materiais a serem utilizados.

A linha envoltória das pressões máximas e mínimas, calculadas para o escoamento variável, bem como as linhas piezométricas em regime permanente, devem ser registradas no desenho do perfil reduzido da linha, para que se possam definir as pressões de trabalho da tubulação, em cada trecho.

Deverão ser apresentados também os gráficos para os cenários estudados, e definidos os equipamentos de proteção necessários para a segurança contra os fenômenos transitórios que possam ocorrer conforme as situações simuladas, além do memorial descritivo de todos os cenários e situações simuladas e a conclusão com a simulação considerando os elementos de proteção projetados.

IMPRESSÃO

NÃO

(7)

Página 7 de 14

5.3.2 Especificação e Detalhamento de Materiais e Equipamentos

5.3.2.1 Espessura dos Tubos de Aço

Dada a grande influência deste fator no custo da obra, deve ser apresentado memorial de cálculo detalhado, mostrando todos os esforços sobre a tubulação, como pressões internas máxima e mínima (vácuo), e cargas externas fixas e móveis. Deve ser apresentada a especificação do aço a ser utilizado para diâmetro maior ou igual 500mm (20"). Devem ser apresentadas, ainda, as verificações de resistência à pressão interna, de limitação da deformação diametral e de resistência ao colapso estrutural no caso de diâmetro maior ou igual 500mm (20").

Deverá ser adotada a espessura comercial imediatamente superior à mínima calculada para atender aos requisitos citados, obedecendo a uma espessura mínima de ¼”.

5.3.2.2 Classe dos tubos e tipo de junta –aplicável a tubulações de outros

materiais

De acordo com as Normas em vigor, para tubos de outros materiais, deve ser indicada, em cada trecho, a classe do tubo correspondente à espessura adequada para resistir aos esforços oriundos da pressão interna, vácuo e cargas externas, bem como o tipo de junta.

Para as redes projetadas em Ferro Dúctil, deverá ser prevista a utilização de tubos classe K7, com a utilização de tubos K9 com juntas travadas em trechos com comprimentos adequados para permitir a montagem auto-ancorada de forma a absorver os esforços axiais e eliminar a construção de blocos de ancoragem em concreto.

5.3.2.3 Válvulas de Descarga

Os diâmetros das válvulas de descarga são padronizados: 100mm (4”), 150mm (6”), 200mm (8”), 250mm (10”) e 300mm (12”). O diâmetro deve ser escolhido, pela projetista, pressupondo um tempo máximo de 2 (duas) horas para drenagem do trecho, por gravidade.

Deverá ser avaliado as condições de atendimento da vazão pelo corpo receptor escolhido para o expurgo.

Os registros deverão seguir a Norma Técnica DMAE de Válvulas de Bloqueio e estarem inseridas em caixas (abrigos subterrâneos) conforme definidos e padronizados na Norma Técnica DMAE de Abrigos Subterrâneos.

5.3.2.4 Válvulas de Bloqueio

Deverá ser previsto no projeto, a instalação de válvulas de bloqueio no traçado da adutora, dividindo- a em trechos de aproximadamente 3 km de extensão de modo a facilitar o fechamento parcial da linha para operações de manutenção, assim como reduzir o tempo de esgotamento da mesma.

Os registros deverão seguir a Norma Técnica DMAE de Válvulas de Bloqueio e estarem inseridas em caixas (abrigos subterrâneos) conforme definidos e padronizados na Norma Técnica DMAE de Abrigos Subterrâneos.

5.3.2.5 Válvulas automáticas de admissão e expulsão do ar - Ventosas

As ventosas de tríplice função devem atender a três finalidades específicas: - expulsão do ar durante o enchimento e admissão de ar no esvaziamento;

- expulsão de pequenas quantidades de ar não arrastadas pelo fluxo; - admissão de ar na ocorrência de vácuo.

Nos pontos altos de cada trecho, onde ocorre inversão da declividade, é obrigatória a verificação da necessidade de instalação de ventosas.

IMPRESSÃO

NÃO

(8)

Página 8 de 14

Devem ser instaladas ventosas, ainda, nos pontos dos trechos descendentes onde houver a possibilidade de ocorrência de acumulo de ar, por não haver condições para o arraste do ar para jusante, em emulsão com o líquido.

As ventosas devem possuir sistema de admissão de ar através de tubulação própria, ligada ao poste de ventilação e serem dotadas de sistema de fechamento lento.

A padronização deste equipamento está na Norma Técnica DMAE – Válvulas Ventosas, a padronização das caixas (abrigos subterrâneos) na Norma Técnica de Especificação de Abrigos Subterrâneos.

Deverá ser apresentado em planta com numeração a posição destes equipamentos, além da justificativa da utilização do mesmo, citando também se a definição do equipamento foi para atender critério de equipamento de proteção quanto a transientes hidráulicos..

5.4 Projeto Executivo

Os Projetos de Adutoras do Sistema de Abastecimento de Água deverão ser em nível executivo e destinar–se-ão à inclusão nos Editais de licitação para a contratação de obras ou à formação de banco de projetos.

O Projeto executivo será detalhado após a aprovação pela Equipe do DMAE do Projeto Básico.

5.4.1 Locação em Planta

- planta da rede projetada, em escala 1:1000, detalhamento das redes existentes e projetadas com identificação de materiais, peças/equipamentos e relação com quantificação das mesmas, além da representação da largura da vala projetada;

- Traçado dos alinhamentos prediais e indicação do meio-fio, denominação dos logradouros, indicação de norte geográfico e curvas de nível indicadas de metro em metro e numeradas a cada 5 m e malha de coordenadas.

- Indicação dos subsistemas e representação da divisa dos mesmos indicação dos elementos ligados pela adutora (reservatórios, casa de bombas, etc).

- A tubulação projetada deverá ser desenhada em traço cheio, indicando o diâmetro e material do tubo, as redes existentes são representadas por linha pontilhada, conforme Norma DMAE de graficação de projetos;

- Detalhar as estacas inteiras do trecho projetado;

estacas e coordenadas das deflexões horizontais, indicando a deflexão em grau e minuto;

- Indicação em planta dos números de aeros e croquis (nós) contendo os detalhes a serem observadas para execução da obra;

- levantamento detalhado das repavimentações necessárias com quantificação por tipo de material e indicação em planta do tipo de escoramento definido por trecho (quando necessário); - planta geral da área de projeto com curvas de nível e articulação;

- detalhes de travessias com indicação de método construtivo;

- detalhes de assentamento de tubulação e peças especiais (registros, válvulas redutoras de pressão, descargas, ventosas, etc. e respectivos abrigos subterrâneos);

- detalhes de interligações com as redes existentes e de cruzamento com as interferências existentes;

- detalhamento para seqüência da execução da obra, com previsão dos pontos de lavagem, incluindo quantificação e descrição das peças caso sejam necessárias para entroncamento provisório da rede antes da liberação da mesma.

5.4.2 Perfil

Os perfis devem seguir o mesmo estaqueamento apresentado em planta. As escalas devem ser 1:1000 H e 1:100 V. Devem ser desenhados com duas linhas paralelas e conter as seguintes indicações: estacas, diâmetro, classe, tipo e material do tubo, cota da geratriz inferior interna, comprimento verdadeiro, declividades e cotas do terreno. As curvas horizontais devem

IMPRESSÃO

NÃO

(9)

Página 9 de 14

ser indicadas no perfil com sua respectiva estaca, não sendo necessário anotar seu valor. As curvas verticais devem mostrar estaca, cota da geratriz inferior interna, cota do terreno e seu valor em grau e minuto. Em ambos os desenhos, devem ser indicados os blocos de ancoragem que se façam necessários (nos casos em que não possa ser utilizado juntas travadas). Deve ser indicada a estaca, ainda, de toda e qualquer peça especial, assim como as linhas de mudanças de diâmetro, de espessura, de classe e de material do tubo.

As curvas, peças especiais e tubos devem ter o número de identificação para a correspondente lista de materiais, que, obrigatoriamente, deve fazer parte desse desenho.

A lista de materiais deve descrever cada item, devendo conter as seguintes informações: diâmetro, material, comprimento, espessura da chapa (no caso de peças e tubulação de aço), ou classe de pressão.

Todos os elementos projetados (ventosas, registros. medidores de vazão, caixas para pitometria, expurgos, etc.) devem ser mostrados no perfil, assim como devem ser indicadas as distâncias horizontais entre esses elementos e o início ou término das tubulações.

No quadro de informações tabelado junto ao perfil, devem conter os seguintes itens: - Estacas;

- Cota do Terreno;

- Ponto de Inflexão Vertical e Horizontal (PIV e PIH); - Distância Parcial;

- Distância Acumulada; - Cota da Geratriz Inferior; - Declividade (m/m);

- Características do tubo (Material, diâmetro, junta, comprimento total).

A tubulação a montante do medidor de vazão não deve ter nenhuma singularidade, dentro de uma extensão mínima de 10 diâmetros, ou 30 diâmetros quando estiver a jusante de unidade de bombeamento, conforme padronizado na Norma Técnica DMAE de Medidores de Vazão.

5.4.3 Pontos de Deflexão Horizontal

Devem ser identificados, em planta, com número seqüencial, estaca, coordenadas e deflexão em grau e minuto. Em perfil, com número seqüencial, estaca, cota do terreno e da geratriz inferior interna da tubulação, e a indicação PIH (Ponto de Inflexão Horizontal), sem mencionar o valor da deflexão.

No caso de conexões com junta de ponta e bolsa, deve ser locado o bloco de ancoragem e indicados a estaca e o número do desenho respectivo de formas e armação.

Para curvas de grande raio, feitas aproveitando as deflexões permitidas pelas bolsas, devem ser locados, em planta, os seguintes pontos:

- PC (ponto de início da curva): indicar a estaca; - PI (ponto de interseção): indicar a estaca; - PT (ponto final da curva): indicar a estaca. No ponto do centro da curva, indicar:

- ângulo central em grau e minuto na planta; - comprimento de arco (L) em metro;

5.4.4 Pontos de Deflexão Vertical

Devem ser identificados em perfil, com número seqüencial, estaca, cotas do terreno, cotas da geratriz inferior interna da tubulação e deflexão em grau e minuto. Em planta, deve ser anotado somente o registro da estaca com a indicação PIV (Ponto de Inflexão Vertical), sem mencionar o valor da deflexão. No caso de conexões com junta de ponta e bolsa, deve ser locado o bloco de ancoragem e indicados a estaca e o número do desenho de formas e armação.

IMPRESSÃO

NÃO

(10)

Página 10 de 14

5.4.5 Pontos de Derivação ou Interligação com Redes Existentes

Devem ser identificados, em planta, informando a que se destina, com a estaca da linha de centro da conexão de derivação, as coordenadas, o diâmetro e os números dos desenhos de referência. Em perfil, a tubulação deve ser mantida na horizontal, registrando a estaca da linha de centro da conexão de derivação, cota do terreno e cota da geratriz inferior externa da tubulação principal.

5.4.6

Pontos de Derivação ou Interligação

Os pontos inicial e final de cada folha de desenho devem ser identificados em planta, pela estaca, devendo ser mencionados os números dos desenhos que dão seqüência ao projeto, a montante e a jusante. Em perfil, devem ser identificados pelas estacas e pelas cotas do terreno e da geratriz inferior interna da tubulação. Para maior clareza, não devem ser colocadas deflexões nesses pontos.

6. Apresentação do Trabalho

Os documentos que constituem o projeto devem ser apresentados conforme padrões do DMAE.

A entrega inicial dos projetos deverá contemplar a encadernação dos seguintes volumes: - Projeto Executivo (Resumo do Projeto, Memorial Descritivo, Especificações Técnicas, Orçamento e Peças Gráficas);

- Volume de Licenciamento da Obra, contendo laudo de cobertura vegetal e outros documentos relativos ao licenciamento junto a outros órgãos e os que se fizerem necessários conforme descritos na Norma Técnica DMAE de Licenciamento Ambiental;

- Volume de anexos contendo o detalhamento do dimensionamento hidráulico, estudo de alternativas, estudo de transientes hidráulicos, memória de cálculo e documentos de orçamento (proposta dos fornecedores referente os insumos e serviços cotados para a execução do orçamento);

Em cada um dos volumes deverá ser apresentado o índice de todos os documentos incluídos em cada volume, além da informação da existência dos demais volumes que incluem o conjunto.

Para a primeira entrega poderá ser encaminhado o Projeto Básico, a ser aprovado pela Equipe Técnica, para posteriormente ser elaborado o projeto executivo. Após a aprovação da Equipe Técnica do DMAE, o projeto completo deverá ser entregue em 2 vias encadernadas e mais uma via do conjunto de peças gráficas impressas em papel vegetal. Além das vias impressas devem ainda ser entregues textos, planilhas, desenhos e arquivos de simulações hidráulicas em meio digital, gerados por software atualizado e compatível com os softwares utilizados pelo DMAE no início dos trabalhos.

A forma de apresentação dos arquivos elaborados em meio digital deve ser previamente aprovada pelo DMAE.

6.1 Volume do Projeto Executivo

Neste volume devem estar inseridos todos os elementos que possibilitem o acompanhamento e fiscalização da obra pela equipe de Técnicos do DMAE a ser designada na etapa de execução e devem incluir os seguintes itens:

6.1.1 Resumo do Projeto

No resumo do projeto devem ser apresentados, de forma clara e objetiva, os seguintes itens:

- objetivo do projeto e origem da demanda;

IMPRESSÃO

NÃO

(11)

Página 11 de 14

- relação de obras que compõem o projeto, indicando as principais características, população beneficiada de imediato e no prazo de alcance do projeto, área de abrangência e bairros beneficiados;

- perfil hidráulico do subsistema e sistema da área em projeto, contemplando as alterações, se houverem, e com apresentação conforme padrão do PDA em vigência.

- relação das peças gráficas que compõem o projeto;

- vazão do projeto e extensão da rede por diâmetro e material;

- cronograma físico financeiro das obras, contemplando fases de implantação caso o projeto englobe mais de uma fase;

- detalhamento dos entroncamentos (com cópias de cadastros – aeros e nós), informação dos registros a serem manobrados para a execução de cada entroncamento e a seqüência prevista para a execução com definição dos pontos para lavagem da rede;

6.1.2 Memorial Descritivo

O Memorial Descritivo deverá contemplar a descrição sintética do cálculo de dimensionamento hidráulico, descrevendo algumas particularidades que sejam importantes para uma perfeita compreensão do detalhamento do projeto.

Resumo do Estudo de Transientes, informando e detalhando os equipamento que foram projetados para proteção da Adutora no regime transitório.

Deverá ser apresentado o levantamento fotográfico da área em projeto, como forma de detalhar particularidades do local. Deverão estar localizados em planta as referências fotográficas.

Deverá ser apresentado a especificação e quantificação de todos os materiais, equipamentos e peças a serem utilizados na execução da obra.

Deverão ser apresentadas as planilhas de quantitativos de materiais que não estiverem detalhadas por item no orçamento.

6.1.3 Especificações Técnicas do Projeto

Neste item devem estar listadas as Normas Técnicas DMAE de Serviços que deverão ser seguidas para a etapa de execução da obra, além das informações complementares que se fizerem necessárias para a perfeita execução da obra.

Estas especificações devem estar de acordo com o padrão utilizado pelo DMAE e farão parte da Documentação a ser usada no Edital de Licitação.

6.1.4 Orçamento

A planilha de orçamento a ser apresentada deverá ser elaborada utilizando-se o software PLEO em versão atualizada e compatível com a utilizada pelo DMAE, apresentando-se a planilha com o preço orçado (atualizado pelo mês da execução do projeto) e o preço máximo admitido, conforme BDI aceito pelo DMAE (20 %).

O orçamento deverá seguir o padrão utilizado pelo DMAE, considerando as composições e insumos constantes no banco de dados e deverá conter o detalhamento de serviços, das peças e equipamentos a serem pagos para a execução da obra.

Todas as peças e equipamentos especificados no Projeto deverão estar listados no Orçamento.

As caixas projetadas para instalação dos equipamentos (registros, ventosas, expurgos, sistemas redutor de pressão e ebat’s em line) serão orçadas por unidade e constarão de item específico na planilha de orçamento.

Os cálculos referente ao método de escavação, reaterro e escoramento deverão ser apresentados e justificados pelos resultados de sondagens e informações dos tipos de solos existentes no trecho do projeto.

Para a quantificação dos serviços de escavação e reaterro deverá ser utilizada a unidade em metros, que deverá coincidir com a metragem total de rede a ser assentada.

IMPRESSÃO

NÃO

(12)

Página 12 de 14

Para os trechos em que a escavação da vala não coincidir com o tamanho da vala padrão, o cálculo deverá ser apresentado, e o volume correspondente deverá ter o seu custo apropriado por unidade de m linear de escavação/reaterro que deverá coincidir com a metragem da rede assentada.

A quantificação do volume da escavação a ser removido, ou seja, o que não será reaproveitado nos serviços de reaterro deverá considerar um acréscimo de 30% referente ao empolamento. Para casos específicos deverão ser apresentados memória de cálculo com justificativa.

Todos os serviços e ou insumos que não façam parte do banco de dados do DMAE, deverão ser quantificados e orçados, com apresentação da composição a que se referem, além das cotações que deverão ser efetuadas para cada item a ser incluído.

Em caso de escolha de alternativas de traçado, de equipamentos ou materiais, deverá ser apresentado o estudo econômico justificando a definição.

Caso a obra contemple mais de uma etapa, os orçamentos devem ser apresentados por etapa, incluindo uma planilha resumo contemplando o somatório dos itens previstos em cada etapa.

6.1.5 Peças Gráficas

Todas as peças gráficas necessárias para o completo detalhamento do Projeto Executivo, contemplando todos os itens de detalhamento necessários, deverão ser executadas conforme Especificadas na Norma Técnica DMAE de Graficação de Projetos e listadas no resumo do projeto (item 6.1.1).

6.2 Volume do Licenciamento da Obra

Neste volume devem ser apresentados todos os documentos relativos ao Licenciamento da Obra, contendo laudo de cobertura vegetal, licenciamento junto a outros órgãos e outros documentos que se fizerem necessários conforme descritos na Norma Técnica DMAE de Licenciamento Ambiental;

Também constarão neste volume as peças gráficas contendo o detalhamento das espécies vegetais existentes na área de influência do projeto (conforme escala definida pelo órgão ambiental responsável), a ART do responsável técnico pela avaliação, e documentação fotográfica pertinente.

6.3 Volume de Anexos

Neste volume serão apresentados memorial de detalhamento do dimensionamento hidráulico, estudo de alternativas, boletins e descrição das sondagens executadas e descrição dos métodos utilizados para cálculo de escavação e reaterro e escoramento com apresentação das planilhas pertinentes.

Todos os cálculos de estudo de transientes e blocos de ancoragens deverão ser apresentados.

Também deverão ser apresentados neste volume os documentos de orçamento (proposta dos fornecedores referente os insumos e serviços cotados para a execução do orçamento);

IMPRESSÃO

NÃO

(13)

Página 13 de 14

7. Verificação

Para o recebimento do Projeto serão verificados os seguintes itens:

Item Método Critério Responsável

Atendimento às Diretrizes

de Projeto Análise Diretrizes para a Execução GEPO-C-PROJ

Lançamento das Redes Check List Atendimento item 5.2 desta Norma GEPO-C-PROJ

Dimensionamento

Hidráulico Simulação

Atendimento as NBR’s e critérios desta Norma

GEPO-C-PROJ

Estudo de Transientes Verificação e análise dos resultados

Atendimento as NBR’s e critérios desta Norma

GEPO-C-PROJ

Detalhamento do Projeto Check list e análise dos

métodos de execução Atendimento item 5.4 desta Norma

GEPO-C-PROJ

Memorial Descritivo e Especificações Técnicas

Análise do Projeto e Check list

Atendimento as NBR’s e critérios desta Norma GEPO,GTAG , G-MAN Seqüência da Execução e definição pontos de lavagem Análise da proposta apresentada

Detalhamento adequado, clareza nas graficações e previsão de serviços

necessários

GEPO,C-OBRAS,GTAG

Detalhamento das Interligações com as redes

existentes e previsão dos Cortes

Análise do projeto com base nos cadastros e informações

da área operacional

Detalhamento conforme previsto nesta Norma e atendendo à área operacional;

100% cortes previstos GEPO GTAG Orçamento Análise Planilha, composições e documentos de cotações de preço

Atendimento às Diretrizes, utilização dos padrões de composição, verificação custos conforme curva ABC de insumos

GEPO – EQ-ORÇAMEN

Volume Ref. Licenciamento

Análise dos documentos e Peças Gráficas apresentadas e encaminhamento à SMAM

ou órgão responsável;

Atendimento a Norma de Licenciamento Ambiental e às definições específicas

para o Projeto em questão.

GATE – EQ-LICAM

Peças Gráficas Análise Visual e verificação em software CAD

Atendimento aos itens desta Norma e a

Norma de Graficação de Projetos GPLA – EQ-DOCGEO Todos os itens desta verificação serão registrados na Ficha de Acompanhamento do Projeto;

Gerências envolvidas na Verificação do Projeto:

GATE:Gerência de Gestão Ambiental e Tratamento de Esgoto,responsável pelo licenciamento ambiental.

GEPO:Gerência de Projetos e Obras,responsável pelos projetos , orçamento e fiscalização das obras.

GPLA:Gerência de Planejamento,responsável pela documentação técnica e geoprocessamento. G-MAN:Gerência de Manutenção,responsável pela manutenção.

GTAG:Gerência de Tratamento de Água-área operacional. ;

8. Medição

As adutoras serão pagas por metro de extensão, quando corresponderem a uma metragem de no máximo 4.000 m. Para as adutoras com extensão maiores de 4.000 m, o pagamento será por unidade de projeto.

As medições para efeito de liberação de faturas serão efetuadas no recebimento inicial (projeto básico) correspondendo a 30 % do valor do projeto e será liberada mediante aprovação da concepção do projeto básico. A segunda parcela corresponderá à segunda entrega que deverá contemplar o Projeto Executivo (completo) e corresponderá a 40 % do valor do projeto, desde que não ocorram inconformidades em mais de 3 itens da verificação. A terceira parcela correspondendo a 30 % do valor total será liberada depois de concluídas todas as revisões solicitadas e corrigidas as inconformidades apontadas, assim como a entrega de todos os documentos que compõem o projeto conforme detalhados no item 6 desta Norma (Recebimento Final do Projeto).

IMPRESSÃO

NÃO

(14)

Página 14 de 14

Para o caso de ocorrência de inconformidades em mais de 3 itens da tabela de verificação na segunda medição, a mesma não será autorizada, sendo determinado pela supervisão o prazo para próxima entrega, sem prejuízo ao prazo final estipulado para a conclusão do projeto.

Medições parciais serão aceitas caso estejam previstas no cronograma inicial do projeto. O DMAE poderá contratar apenas serviços complementares aos projetos de adutoras. Estes serviços poderão incluir levantamentos topográficos, levantamentos de pavimentos, graficação de plantas, detalhamentos, entre outros serviços que complementarão os projetos concebidos, dimensionados e desenvolvidos pelos técnicos do DMAE. Este serviço será pago por metro linear de rede adutora projetada, correspondendo valor específico para esta contratação, que não inclui dimensionamento.

9. Observações

Não aplicável.

10. Registros

 Ficha de Acompanhamento do Projeto de Adutoras – Modelo 8.24.

11. Histórico das Alterações

00 Criação do documento. 01 Revisão geral do documento

02 Revisão item 5, conforme definido em Reunião entre SD e SO – padronização de materiais da tubulação.

03 Atualização de layout e validação

04-Atualização de acordo com nova estrutura e alteração nos itens 3 e 7 .

12. Anexos

Não aplicável

IMPRESSÃO

NÃO

Referências

Documentos relacionados

Na realidade, a escatologia é idêntica à doutrina da esperança cristã, que abrange tanto aquilo que se espera como o ato de esperar, suscitado por esse objeto. O escatológico não

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Acho que o ativo que ficou nessa aproximação é muito importante para que a gente tenha relação diante da independência pregada pela bancada, pelo partido, a gente ter esse

Desta forma com uma conjectura (hipóteses) pode-se chegar a diferentes conclusões. Na realização de uma investigação matemática há quatro momentos fundamentais,

CONSTITUCIONAL. TRIBUNAL DE CONTAS. TOMADA DE CONTAS: ADVOGADO. - Advogado de empresa estatal que, chamado a opinar, oferece parecer sugerindo contratação direta, sem

Título: Utilização de jogos matemáticos no ensino das operações de adição e subtração de números inteiros.. Palavra-chave: Matemática, números inteiros, ensino

[r]

Assim, partindo do pressuposto de que o uso do recurso metafórico, no processo de nomeação, não se configura como um fenômeno meramente linguístico, mas também cognitivo, que,