• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Período Letivo: 2020/2

Professor Responsável: PAULO ANTONIO ZAWISLAK Sigla: ADM01183 Créditos: 4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: 10h CH Coletiva: 40h CH Individual: 10h

SÚMULA

A disciplina é voltada ao estudo das relações que existem entre ciência, tecnologia e produção. Dentro deste contexto, considera-se primeiramente a abordagem institucional, centrando nas atividades tecno-científicas das universidades e instituições de pesquisa; para, em um segundo momento, estudar as atividades de inovação nas empresas. Serão analisados os mecanismos e as implicações da interação entre o setor tecno-científico e o setor empresarial.

CURRÍCULOS

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

ADMINISTRAÇÃO - DIURNO (ADM01137) PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E (ADM01156) RELAÇÕES DO TRABALHO E NEGOCIAÇÃO E (ECO02208) ANÁLISE MICROECONÔMICA II Eletiva ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO (ADM01137) PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E (ADM01156) RELAÇÕES DO TRABALHO E NEGOCIAÇÃO E (ECO02208) ANÁLISE MICROECONÔMICA II Eletiva ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 9 (ENG09014) SISTEMAS PRODUTIVOS II Obrigatória

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

OBJETIVOS

O termo inovação tornou-se um tema importante no discurso da sociedade moderna, saindo da academia para ser incorporada, definitivamente, por diversas corporações. Mas o que é inovação? O que a constitui? Como se dá seu processo? Qual a base nacional e institucional que permite que se tenham as condições mínimas necessárias para a inovação? Como implantar um sistema de gestão que esteja alinhado com os objetivos estratégicos?

De forma simples, inovação é algo novo que agregue valor social ou riqueza. Muito além de um novo produto, algo inovador pode estar por trás de novas tecnologias, novos processos operacionais, novas práticas mercadológicas, novas marcas, pequenas mudanças, adaptações, enfim, novidades que, de um modo ou de outro, geram um ganho extra para quem as pôs em prática.

Muito antes de ser o resultado concreto almejado em novos produtos, processos e até mesmo novos modelos de negócio, trata-se de processo sistemático e gerencial cuja organização deve estar deliberadamente alinhada aos objetivos estratégicos. Por trás da inovação há, então, um sistema de ciência, tecnologia e gestão estratégica.

O objetivo desta disciplina é, partindo de respostas a estas questões, discutir conceitos e ferramentas de política e gestão da inovação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Semana Título Conteúdo Datas

1 Aula 1 – Conteúdo on-line  Apresentação geral da

disciplina 25/01

2 Aula 2 – Conteúdo on-line  Teoria Econômica 08/02

3 Trabalho Individual 1  Entrega Até 19/02

4 Aula 3 – Conteúdo on-line  Economia da Empresa 22/02 5 Aula 4 – Conteúdo on-line  Firma e Inovação 01/03 6 Aula 5 – Conteúdo on-line  A Inovação e seu

Processo 08/03

Trabalho Individual 2 Entrega Até 12/03

7 Aula 6 – Conteúdo on-line

 Integrando Desenvolvimento, Operações, Gestão e Mercado  Capacidades de Inovação 15/03

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS 8 Aula 7 – Conteúdo on-line  Inovação e Revolução

Digital 22/03

9 Trabalho Individual 3 Entrega Até 26/03

10 Aula 8 – Conteúdo on-line  Arranjo das Capacidades  Caminhos da Inovação

29/03 11 Aula 9 – Conteúdo on-line

 Gestão e Estratégia de Inovação

 Projetos de Inovação 05/04

12 Aula 10 – Conteúdo on-line

 Ferramentas de gestão da Inovação  Desenvolvimento Integrado de Projetos de Inovação  Plano de Inovação 12/04 Trabalho Individual (recuperação)

Prazo limite para entrega de trabalhos individuais

faltantes 19/04

Plano de Inovação (trabalho em grupo)

Prazo limite para definição

dos grupos 26/04

13 Plano de Inovação (trabalho em grupo)

Atividades autônomas e

reuniões com grupos 03/05 14 Plano de Inovação (trabalho

em grupo)

Atividades autônomas e

reuniões com grupos 10/05 15 Plano de Inovação (trabalho

em grupo)

Atividades autônomas e

reuniões com grupos 17/05 Plano de Inovação (trabalho

em grupo) Entrega dos trabalhos finais Até 24/05

Final Entrega dos conceitos Até 29/05

Obs: (1) Não haverá encontro on-line nos dias 01/02 e 15/02; (2) A primeira versão do relatório do trabalho final deverá ser entregue (upload na plataforma Moodle) até às 12h do dia 24/05.

O cronograma poderá ser eventualmente alterado e redistribuído.

METODOLOGIA

Em função da necessidade de distanciamento social, imposto pela Covid-19, o procedimento operacional a ser adotado nesse semestre será o de aulas, seminários, reuniões com grupos e apresentações todos on-line – Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mesmo com o uso do ERE, todas os encontros referentes a apresentação de conteúdos serão realizados ao vivo, no horário previsto para a aula, e gravados para posterior

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

consulta no Moodle. Na eventualidade do retorno às atividades presenciais, poder-se-á adotar método híbrido ou pleno.

As plataformas tecnológicas utilizadas são:

 Zoom – para aulas on-line, compartilhamento de slides e demais necessidades didático-pedagógicas (e.g. gravação e disponibilização on-line de todas aulas, uso de “quadro-branco”, compartilhamento de páginas), bem como para reuniões e eventuais apresentações. É solicitado aos participantes que, sempre que possível, permaneçam com as câmeras ligadas

 Moodle – para disponibilização de todos os arquivos inerentes às aulas, aos encontros (e.g. slides, leituras, gravações; avaliações individuais e em grupo) e discussões das aulas (fórum).

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no §2º, do Art. 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no §1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde."

INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais. Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas. Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CARGA HORÁRIA

Teórica: 30 horas Prática: 30 horas

EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Mesmo com o uso do ERE, todas as aulas referentes conteúdos serão realizadas ao vivo, baseadas no posicionamento crítico dos alunos sobre os temas propostos, a partir de encontros expositivos, da realização de atividades em grupo, da apresentação de seminários, etc.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Serão considerados, para fins de avaliação, os seguintes elementos:

 Participação: 10% do conceito (referente ao uso da plataforma Moodle); para aqueles que participarem ativamente das aulas on-line, haverá bonificação de até mais 10% no conceito.

 Exercícios individuais: 40% do conceito (três exercícios a serem propostos conforme cronograma)

 Trabalho em grupo (grupos de 5 pessoas deverão ser formados até dia 12/04; cada grupo deverá escolher, dentre as empresas tratadas individualmente, uma para a realização do trabalho final): 50% do conceito (entrega parcial 10% + apresentação do trabalho 10% + relatório final 30%); os grupos deverão elaborar um “Plano de Inovação” em empresa a ser escolhida (realizar encontro com professor e/ou tutor; entregar relatório e gravar apresentação – upload de ambos no Moodle até a data informada no cronograma).

O conceito final será determinado a partir da média ponderada de pontos (de 0 a 3) nos itens “participação”, “exercícios individuais” e “trabalho em grupo”, seguindo os seguintes critérios:

 Conceito A: aprovado com, pelo menos, média 2,5;  Conceito B: aprovado com média entre 2 e 2,4;  Conceito C: aprovado com média entre 1,5 e 1,9;  Conceito D: reprovado com média abaixo de 1,5;

 Conceito NI: conceito aplicado aos alunos que deixaram de participar das atividades de ensino;

 Conceito FF: Excepcionalmente, durante o período em que perdurar o Ensino Remoto Emergencial na UFRGS, não haverá controle de frequência.

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PREVISTAS

Os alunos devendo exercícios individuais poderão realizar e entregar, até antes do início das atividades em grupo (19/04), os trabalhos pendentes.

Os alunos que não entregarem pelo menos dois dos exercícios individuais não poderão participar do exercício em grupo.

PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES

Os alunos deverão entregar, até às 12h de 24/05 apresentação (gravada e colocada no Moodle) e relatório (idem) referentes ao trabalho final. A entrega dos conceitos será realizada até 29/05.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BESSANT, J. & TIDD, J (2009). Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre, Bookman.

DAVILA, T.; EPSTAIN, M. J. & SHELTON, R. (2007). As Regras da Inovação. Porto Alegre, Bookman.

REICHERT, F. M., CAMBOIM, G. F., & ZAWISLAK, P. A. (2015). Capacidades e trajetórias de inovação de empresas brasileiras. Revista de Administração Mackenzie, 16(5).

TIDD, J.; BESSANT, J. & PAVITT, K. (2008).Gestão da Inovação. Porto Alegre, Bookman.

TROTT, P. (2012). Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Porto Alegre, Bookman.

Complementar

ALVES, A. C.; BARBIEUX, D.; GAMARRA, J. T.; REICHERT, F. M; ZAWISLAK, P. A. (2017). Innovation and Dynamic Capabilities of the Firm: Defining a Model. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 57, p. 232-244.

BARBIERI, J. C. (org) (2003). Organizações Inovadoras. Estudos e Casos Brasileiros. Rio de Janeiro, FGV.

CASSON, M. (2005). Entrepreneurship and the theory of the firm. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 58, n. 2, p. 327-348.

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

FIGUEIREDO, P. N. (2009). Gestão da Inovação. Conceitos, Métricas e Experiências em Empresas no Brasil. Rio de Janeiro, LTC.

SBRAGIA, R. et al (2006). Inovação. Como Vencer esse desafio empresarial. São Paulo, Clio.

TEECE, D. J. (1996). Firm organization, industrial structure, and technological innovation. Journal of Economic Behavior & Organization, 31(2), 193-224.

TIGRE, P. B. (1998). Inovação e teorias da firma em três paradigmas. Revista de Economia Contemporânea, 3, 67-111.

ZAWISLAK, P. A. (1995). “A relação entre conhecimento e desenvolvimento: essência do progresso técnico”. Análise, v.6, n.1, p.125-149.

ZAWISLAK, P. A.; ALVES, A. C. ; GAMARRA, J. T. ; BARBIEUX, D. ; REICHERT, F.M. (2012). “Innovation Capability: From Technology Development to Transaction Capability’. Journal of Technology Management and Innovation, v. 7, n. 2, p.14-27. ZAWISLAK, P. A. ; ALVES, A. C. ; GAMARRA, J. T. ; BARBIEUX, D. ; REICHERT,F. M. (2013). “Influences of the Internal Capabilities of Firms on their Innovation Performance: A Case Study Investigation in Brazil”. International Journal of Management, v. 30, p. 45-62, 2013.

ZAWISLAK, P. A.; GAMARRA, J. T.; ALVES, A. C.; BARBIEUX, D.; REICHERT, F.M. (2014) “The different innovation capabilities of the firm: further remarks upon the Brazilian experience”. Journal of Innovation Economics, v. 13, p. 129-150, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Insumos agrícolas semente tratada de repolhc tibam, latinhas de 100 c (fiscalizada pelo Ministério de Agricultura Pecuária e

Gestantes com escolaridade ≥8 anos de estudo tiveram maior chance de conhecimen- to adequado, assim como mães com um a dois filhos foi fator protetor para um inadequado conhecimento

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam