• Nenhum resultado encontrado

DESEMPENHODE SEMENTES DE FEIJÃO TRATADAS COM BIOATIVADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESEMPENHODE SEMENTES DE FEIJÃO TRATADAS COM BIOATIVADOR"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SEMENTES

DESEMPENHODE SEMENTES DE FEIJÃO TRATADAS COM

BIOATIVADOR

LARA SULAMITA MODESTO JACÓ DE CARVALHO

PELOTAS

RIO GRANDE DO SUL – BRASIL 2012

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SEMENTES

DESEMPENHODE SEMENTES DE FEIJÃO TRATADAS COM

BIOATIVADOR

LARA SULAMITA MODESTO JACÓ DE CARVALHO

Dissertação apresentada à Universidade Federal de Pelotas, sob a orientação do Engenheiro Agrônomo Géri Eduardo Meneghello, Dr., como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, para obtenção do título de Mestre Profissional.

PELOTAS

RIO GRANDE DO SUL – BRASIL 2012

(3)

Dados de catalogação na fonte:

(Marlene Cravo Castillo – CRB-10/744)

C331d Carvalho, Lara Sulamita Modesto Jacó de

Desempenho de sementes de feijão tratadas com biotivador / Lara Sulamita Modesto Jacó de Carvalho; orientador Géri Eduardo Meneghello, Pelotas, 2012. 26f.; il. - Dissertação (Mestrado Profissionalizante). Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012.

1.Phaseolus vulgaris; 2.Germinação; 3.Crescimento; 4. Matéria seca. I.Meneghello, Géri Eduardo (orientador); II .Título.

(4)

DESEMPENHO DE SEMENTES DE FEIJÃO TRATADAS COM

BIOATIVADOR

AUTOR: Laura Sulamita Modesto Jacó de Carvalho, Enga Agra ORIENTADOR: Eng. Agr. Geri Eduardo Meneghello, Dr.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________ Engo Agro Eduardo Meneghello, Dr.

___________________________________________________ Prof. Silmar Teichert Peske, Dr.

___________________________________________________ Prof. Francisco Amaral Villela, Dr.

___________________________________________________ Engo Agro Elton Hamer, Dr.

(5)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, a Deus pela saúde e disposição para estar presente no Mestrado.

Ao meu pai, Salomão Modesto Jacó, sempre incentivando aos estudos. Ao meu filho, Valdemberto Salomão Modesto Jacó Pereira Campos, que mesmo longe entende que conhecimento é uma joia de valor inestimável.

Ao Engo Agro Dr. Geri Eduardo Meneghello, sempre muito atencioso e responsável ao acompanhamento do trabalho de Mestrado.

A todos os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, da Universidade Federal de Pelotas, pela dedicação, devoção e boa vontade com que ministraram o curso, em especial aos da banca examinadora.

Ao IBG, por proporcionar Cursos e recursos para nós alunos que queremos ampliar conhecimentos.

À equipe do Laboratório AGROLAB, pela grande disposição em todos os momentos solicitados.

Ao grande amigo, Engº Agroº Jairo Lira, Dr., Diretor da Universidade de Cuiabá, Unidade, Primavera do Leste-MT, pela liberação de minhas atividades de Docência, para comparecer ao curso, apoiando e incentivando ao crescimento acadêmico.

(6)

LISTA DE FIGURAS

Página

Figura 1. Sequencia de evento provida por bioativadores ... 11 Figura 2. Tubetes contendo sementes de feijão para avaliação de altura de

plantas ... 14 Figura 3. Plântulas de feijão obtidas de sementes tratadas ou não com

bioativador ... 15 Figura 4. Plantas de feijão obtidas de sementes tratadas ou não com

bioativador ... 15 Figura 5. Altura de planta de feijão (mm), obtidas de semente tratadas com

e sem bioativador em quatro épocas de avaliação... 18 Figura 6. Peso seco de raizde plantas de feijão (gramas), obtidas de

sementes tratadas, com e sem bioativador, em quatro épocas de

avaliações. ... 20 Figura 7. Peso seco da parte aérea de plantas de feijão (gramas), avaliadas

em quatro épocas, com e sem bioativador ... 21 Figura 8. Peso seco total das plantas de feijão (gramas), avaliadas em

(7)

LISTA DE TABELA

Página

Tabela 1. Germinação acumulada no período de 72 a 96 horas, em sementes de feijão submetidas a tratamento com bioativador ... 17 Tabela 2. Altura total, peso de raiz, parte aérea e total de plantas de feijão

em função da utilização (CB) ou grão (SB) de bioativador no

(8)

RESUMO

CARVALHO, Lara Sulamita Modesto Jacó de. Desempenho de sementes de feijão tratadas com bioativador. 2012. 26f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de sementes. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS.

O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em todas as regiões do Brasil e caracterizando-se como uma importante fonte de proteína na alimentação, em especial para a população de baixa renda, servindo também como fonte de ferro, e carboidratos. Bioativadores são substâncias orgânicas complexas modificadoras do crescimento vegetal. Dentre os compostos que possuem efeito bioativador, o produtor comercial HX® ativa várias reações fisiológicas, como a expressão de proteínas. O objetivo neste trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de feijão tratadas com um bioativador. Foram utilizadas sementes de feijão cultivar Pérola. As sementes foram inicialmente desinfetadas para então serem tratadas com uma dose equivalente a 5 mL por kg. As sementes foram semeadas em tubetes com capacidade de 280 mL. E avaliados pelos seguintes testes: teste de germinação, altura, e peso de planta. Com base nos resultados é possível concluir que: o biativador HX® promove aumento na altura de plantas de feijão aos sete dias após a semeadura; a matéria seca da raiz, parte aérea e total em plantas de feijão entre 14 e 28 dias após a semeadura é maior quando as sementes são tratadas com bioativador HX®.

(9)

ABSTRACT

CARVALHO, Lara Sulamita Modesto Jacó de. Performance of bean seeds treated with bioactivator. 2012. 26f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de sementes. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS.

The bean (Phaseolus vulgaris L.) is grown in all regionsof Brazil andis characterized asanimportant sourceof protein in food, especially forlow-income population, also serving as a source of iron, and carbohydrates. Bioactivators are complex organic substances that can alter the plant growth. Among bioactivators, the commercial

producer HX® activates several physiological responses such as the expression of

proteins. The objective of this study was to evaluate the physiological quality of common bean seeds treated with a bioactivator. Seeds of bean cultivar Perola. The seeds were first disinfected and then be treated with an equivalent dose of 5 ml per kg seeds were sown in plastic pots with a capacity of 280 mL. And gauged by the following tests: germination, height, and weight ofthe plant.Based on these resultswe

conclude that: the biativador HX® promotes increase in the height of bean plants to

seven days after sowing, the dry matter of root, shoot and to tal be an plants is greatest between 14 and 28 days after sowing when the seeds are treated with bioactivator HX®.

(10)

SUMÁRIO

Página BANCA EXAMINADORA ... 2 AGRADECIMENTOS ... 3 LISTA DE FIGURAS ... 4 LISTA DE TABELA ... 5 RESUMO ... 6 ABSTRACT ... 7 1 INTRODUÇÃO ... 8 2 MATERIAL E MÉTODOS ... 13 2.1. LOCAL ... 13 2.2. TRATAMENTO ... 13 2.3. AVALIAÇÕES ... 14

2.4. DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E PROCEDIMENTO ESTATÍSTICO .. 16

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 17

4 CONCLUSÕES ... 24

(11)

1. INTRODUÇÃO

O cultivo do feijão (Phaseolus vulgaris L.) generalizou-se em grande parte do continente americano em várias outras regiões, graças sobretudo ao elevado valor nutritivo de seus grãos, ricas em proteínas e fibras, e de sua capacidade de adaptação a diferentes solos e condições agrícolas. No Brasil, o feijão é uma importante fonte de proteína na alimentação, em especial para a população de baixa renda, servindo também como fonte de ferro, e carboidratos. É uma planta leguminosa anual da família Papilionáceas (também chamada Fabacea), principalmente do gênero Phaseolus, cultivada desde a pré-história com fins alimentares. Sua ampla difusão em todo o mundo e a fecundação cruzada permitiram a criação de centenas de variedades, que, quanto ao porte, dividem-se em dois grupos: o das anãs, de caule curto e reto, e o das volúveis, de caule longo, alto, trepador, e que necessitam ser tutoradas (EMBRAPA ARRO E FEIJÃO, 2012).

Na maioria das regiões do Brasil, a exploração do feijoeiro é relevante para os pequenos produtores, geralmente com reduzido uso de insumos, obtendo-se baixa produtividade. Embora durante muito tempo se tenha acreditado que o feijão era originário da Índia ou mesmo da Ásia subtropical, gregos e romanos já utilizam na alimentação. Os escritores da época, porém, só o descreveram de forma ligeira e incompleta. Existem vários gêneros e dezenas de espécies de feijão, muitas delas nativas do sul do Brasil e outras regiões das Américas. Ao lado do milho, mandioca, fumo e amendoim, era cultivado pelos índios brasileiros (CONAB, 2010).

O feijão é um alimento básico para o brasileiro. A média atual de consumo de feijão é de 12,7kg por habitante/ano. A preferência do consumidor é regionalizada e diferenciada principalmente quanto à cor e ao tipo de grão. O feijão preto é preferido do pessoal do Rio de Janeiro, talvez uma herança dos tempos da antiga corte do Brasil Império. Feijão carioquinha é o mais consumido atualmente no Brasil. Seu tamanho médio e as listas de um marrom mais forte o grão são sua "marca registrada". Feijão branco, com grãos de tamanho grande, é ideal para o preparo de saladas ou pratos mais elaborados, como o Cassoulet (EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO, 2012).

(12)

9 O feijoeiro é cultivado ao longo do ano, na maioria dos estados brasileiros, proporcionando constante oferta do produto no mercado. É cultivado tanto por agricultores que praticam agricultura de subsistência, quanto em cultivos que utilizam alta tecnologia. A Região Sul ocupa lugar de destaque no cenário nacional, como a maior produtora, seguida pelas Regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, respectivamente (EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO, 2012).

A produção de feijão em algumas regiões do Brasil é altamente profissional, com utilização de elevado nível tecnológico e constante monitoramento de forma a minimizar as limitações de produção, atingindo produtividade e qualidade satisfatórias. Por outro lado, os agricultores de subsistência, utilizam baixo nível tecnológico, via de regra, utilizando sementes salvas, pouco ou nenhuma adubação, controle de pragas e doenças, consequentemente, atingindo baixas produtividades.

Mesmo para agricultores que cultivam pequenas áreas, a utilização de sementes de qualidade favorece a formação de um bom estande de lavoura e para alcançar produção satisfatória. Muitos fatores afetam a qualidade das sementes, destacando-se, a origem, condições climáticas na fase de maturação e colheita, condições de armazenamento, sanidade do campo de produção, entre outros. A produção de sementes de alta qualidade reflete-se diretamente no bom desenvolvimento da cultura, em termos de uniformidade, do alto vigor das plantas e da maior produtividade (POPINIGIS, 1985).

Sendo cultivado em média de 3,6 milhões de hectares, com produção de 3,3 milhões de toneladas, o Brasil é considerado hoje o maior produtor de feijão. Os dados históricos relativos às safras 1976/77 a 2009/2010, indicam que ocorreu uma diminuição na área cultivada e aumento na produção de grãos. O aumento na produtividade das lavouras ocorreu por conta do avanço tecnológico e uso de variedades melhoradas, sendo que a maioria das lavouras ainda é cultivada com uso do sistema convencional, e as grandes áreas utilizam maquinários, com semeadura direta e irrigação, localizando-se na região Centro Oeste (CONAB, 2010).

As plantas necessitam de macro e micronutrientes para desenvolvimento fisiológico, Caso haja deficiência destes nutrientes, a planta sofrerá sérios prejuízos e os nutrientes ausentes não permitirão completar o seu ciclo de desenvolvimento, causando sérios prejuízos à lavoura. Essas deficiências são devido a lixiviação

(13)

10 associada à elevada precipitação pluvial, que são comuns em regiões tropicais úmidas e temperada úmida. Com aumento do pH, um dos fatores que mais afeta a disponibilidade de nutrientes para as plantas, como ferro, cobre, manganês e zinco são reduzidas , enquanto que o molibdênio aumenta à medida que aumenta o pH do solo (FERREIRA e CRUZ, 1991; CAMPO et al., 2009).

Além do pH, a baixa fertilidade dos solos tem sido considerada fator preponderante para um baixo rendimento, principalmente no que se refere ao nitrogênio, macronutriente absorvido em maior quantidade pelo feijoeiro (GALLO e MIYASAKA, 1961). Relatando a freqüência relativa de deficiência de micronutrientes no Brasil por cultura e por elemento químico, Malavolta (1994) considerou o molibdênio o segundo elemento químico em número de ocorrências de deficiência na cultura da soja, sendo a seguinte ordem sugerida Zn>Mo>B>Cu=Mn>Fe. A inoculação de bactérias do grupo dos Rhizobios, capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e fornecê-lo à planta, é uma alternativa que pode substituir, ainda que parcialmente, a adubação nitrogenada, resultando em benefícios ao agricultor. Resultados indicam que a cultura do feijoeiro, em condições de campo, pode se beneficiar do processo da fixação biológica de nitrogênio (FBN), alcançando níveis de produtividade de até 2.500 kg.ha-1 (STRALIOTTO, 2003).

Alta produtividade do feijoeiro requer quantidades de nitrogênio (N) superiores a 100kg ha-1, que pode ser obtido a partir da fixação simbiótica do Nitrogênio atmosférico. No entanto, a eficiência desse processo biológico pode ser limitada por deficiências de micronutrientes, especialmente de Molibidênio (CAMPO et al.,). Sendo o micronutriente mais exigido pela cultura, sua deficiência pode prejudicar a sobrevivência do Bradyrhizobium e, consequentemente, sua nodulação e a fixação biológica do nitrogênio, diminuindo assim a produção (MORAES et al., 2008). O adequado suprimento de molibdênio pode influir positivamente na eficiência do Rhizobium no processo de fixação simbiótica do nitrogênio (ARAUJO et al., 1987).

A partir da idade fisiológica, ponto onde a semente se encontra com o vigor máximo, a qualidade da semente somente tende a decrescer, pois se encontra exposta a mudanças de temperatura e umidade, no campo (BRAGANTINI, 1996).

Como forma de melhorar a germinação de sementes e também promover o crescimento das plântulas, vários pesquisadores preconizam o uso de reguladores

(14)

11 vegetais (PRADO et al., 2007). Dentre outros fatores no processo germinativo, a presença de hormônios e o equilíbrio entre estes promotores e inibidores de crescimento exercem papel fundamental (MORAES et al., 2002). Além dos macro e micronutrientes essenciais, o uso de reguladores vegetais, bioestimulante, fitorreguladores e bioativadores, tem-se intensificado. O termo bioestimulante, segundo Castro e Vieira (2001), refere-se às substâncias sintetizadas que aplicadas exogenamente possuem ações similares aos grupos de hormônios vegetais.

O uso de bioestimulante na agricultura tem mostrado grande potencial no aumento da produtividade e resultados significativos em plantas bem nutridas, embora sua utilização ainda não seja uma prática rotineira em culturas que não atingiram alto nível tecnológico. Neste sentido, as combinações desses produtos têm sido pesquisados com a finalidade de melhorar qualitativa e quantitativamente a produção (CASTRO e VIEIRA, 2001). Os bioativadores são substâncias orgânicas capazes de atuar na expressão dos genes responsáveis pela síntese e ativação de enzimas metabólicas, relacionadas ao crescimento da planta, alterando a produção de aminoácidos precursores de hormônios vegetais (CASTRO, 2006). A sequência de eventos promovidos pelos bioativadores está apresentada na Figura 1.

(15)

12 No Brasil, o uso de bioativadores começa a ser explorado, e vários estudos têm demonstrado aumento quantitativo e qualitativo na produtividade (SERCILOTO, 2002). Essas substâncias, se aplicadas às plantas, modificam ou alteram vários processos metabólicos e fisiológicos específicos. Portanto, as buscas pelas inovações na agricultura para alcançar melhores produtividades e qualidade dos produtos são de grande importância.

Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito

(16)

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1. LOCAL

O experimento foi realizado em casa de vegetação, no Laboratório de Análise e Pesquisa Agrícola - Agrolab, situado em Primavera do Leste/MT, sob condições controladas de temperatura e umidade relativa do ar.

Para instalação do ensaio, foi adquirido, no comércio local, dois quilogramas de sementes fiscalizadas, cultivar Pérola, divididos em duas porções, de mesmo peso.

2.2. TRATAMENTOS

Comparou-se o desempenho fisiológico de sementes não tratadas,denominadas Sem Bioativador, e sementes tratadas Com Bioativador. Utilizou-se, para tanto, o bioativador HX®. Na dose de 5mL por kg de semente, orgânico-mineral, produto que contém substâncias quelantes: aminoácidos, extrato de algas, ácidos húmicos e fúlvico.

Antes de efetuar o tratamento, as sementes, foram submetidas à desinfecção, realizada mediante imersão em solução de hipoclorito de sódio a 5%, por um período de 10 minutos, seguido de lavagem com água esterilizada, e posterior manutenção em papel absorvente à sombra por 24 horas.

Ao término do período de desinfecção, as sementes acondicionadas em sacos plásticos transparentes com capacidade de 3,0kg e com o auxílio de uma pipeta graduada diretamente sobre as sementes, foram aplicados 5,0 mL por kg de semente. Para as sementes sem bioativador adicionou-se 2,5 mL de água destilada. Após efetuar os tratamentos, os sacos foram inflados com ar e agitados vigorosamente durante um minuto, visando uniformizar a distribuição do produto sobre as sementes. Em seguida, as sementes tratadas foram colocadas para secar à sombra durante uma hora, segundo metodologia de Castro e Vieira (2001).

(17)

14 2.3. AVALIAÇÕES

Germinação: Imediatamente após o período de secagem as sementes foram submetidas ao teste de germinação. Foram realizadas contagens com 72, 96, 120 e 144 dias após a semeadura.

Para tanto foram utilizadas quatro repetições de 50 sementes por tratamento, distribuídas em rolos de papel germiteste, umedecido 2,5 vezes o peso do papel seco, colocadas em um germinador regulado a temperatura de 25ºC. As avaliações foram efetuadas de acordo com os critérios estabelecidos pelas Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009), computando-se as porcentagens de plântulas normais para cada repetição.

Altura de Plântulas: Concomitantemente com o teste de germinação foi realizada semeadura em casa de vegetação para avaliação da altura de plantas/plântulas.

A semeadura foi realizada em tubetes de 280 ml, contendo substrato a mistura de areia de rio lavada e de solo de campo na proporção 1:1. Os tubetes foram previamente esterilizados com hipoclorito de sódio na concentração de 2,5% e o substrato umedecido com água destilada, utilizando uma semente por tubetes (Figura 2).

Figura 2 – Tubetes contendo sementes de feijão para avaliação de altura de plantas

Utilizou-se um furador construído para padronizar a profundidade de semeadura. As sementes foram depositadas em cada orifício numa profundidade uniforme de 2cm e cobertas com substrato.

(18)

15 Em cada época de avaliação, 7, 14, 21 e 28 dias foram coletadas 6 plantas por repetição para avaliação da altura de plantas/plântulas. As plantas foram retiradas cuidadosamente dos tubetes, lavadas em água corrente para limpar as raízes e avaliada a altura total, raiz mais parte aérea, com auxilio de uma régua graduada, sendo o resultado expresso em milímetros. Nas Figuras 3 e 4 são apresentados detalhes da emergência e do processo de avaliação da altura de plantas.

Com bioativador Sem bioativador

Figura 3. Plântulas de feijão obtidas de sementes tratadas ou não com bioativador

Com bioativador Sem bioativador

Figura 4. Plantas de feijão obtidas de sementes tratadas ou não com bioativador

Peso/Plantas: Para avaliação do peso de plantas, foi utilizado o mesmo material vegetal do teste de altura de plantas. As plantas foram divididas em sistema radicular e parte aérea, mediante corte na região do colo. Cada uma destas partes foi seca em estufa a 45°C por um período de 48 horas. Posteriormente foram

(19)

16 pesadas em balança com precisão de 0,01 grama. O peso total foi obtido pela soma dos pesos das partes aérea e radicular.

2.4. DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E PROCEDIMENTO ESTATÍSTICO

O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados com 4 repetições em fatorial de 2 x 4 (C/e / tratamento x época de avaliação), sendo avaliadas seis plantas em cada período. Os tratamentos foram atribuídos de forma aleatória dentro de cada bloco. Para cada uma das variáveis avaliadas no experimento, realizou-se análise de variância, conforme o modelo do experimento bloco casualizado. Posteriormente, ao ser feito significativo e realizada a devida comparação de médias pelo teste de Tukey para comparação em nível de 5% de probabilidade de erro e a regressão polinomial. Utilizou-se o programa estatístico Winstat.

(20)

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O resultado da germinação acumulada de sementes de feijão submetidas aos tratamentos com e sem bioativador está apresentado na Tabela 1. Visando identificar possíveis efeitos do bioativador na velocidade de germinação foram realizadas contagens no período entre o terceiro e sexto dias (72 e 144 horas, respectivamente). Além do bioativador promover um aumento de mais de 15 pontos percentuais ao final do teste, fica evidente que o biativador possui efeito potencializador capaz de acelerar o inicio do processo germinativo de sementes de feijão, uma vez que transcorridas 72 horas do inicio do teste de germinação, o tratamento com bioativador apresentou 69% das sementes germinadas, enquanto que as sementes não submetidas ao bioativador, embora também iniciado o processo germinativo, não era possível caracterizar plântulas normais, o que só foi possível após 96 horas (Tabela 1).

Observou-se que o início da germinação ocorreu entre 72 e 120 horas, após a semeadura para todos os dois tratamentos, sendo as maiores porcentagens de germinação observados até 96 horas após a semeadura, este período, ocorreram menores ausências até o sexto dias após a semeadura.

Avaliando o efeito da utilização de bioativadores na qualidade fisiológica de sementes de cenoura, Almeida et al. (2009) observaram que este produto provoca aumento na velocidade de germinação, independentemente da dose utilizada, o que foi no presente trabalho.

Tabela 1. Germinação (%) acumulada no período entre 72 a 96 horas, em sementes de feijão submetidas a tratamento com bioativador

Tratamento Tempo (h) Total

72 96 120 144

Com Bioativador 69 a 69 a 93 a 97 a 97

Sem Bioativador 0 b 48 b 78 b 80 b 80

.

Ao comparar a altura de plantas originadas do tratamento com bioativador, verifica-se que esta variável apresentou crescimento constante durante o período

(21)

18 avaliado, uma vez que houve um ajuste linear. Por outro lado, as plantas oriundas de sementes não tratadas o crescimento, a partir de vigésimo primeiro dia, inicia uma redução na intensidade de crescimento (Figura 5). Este comportamento demonstra que o bioativador possui efeito prolongado sobre a planta, não somente no período de germinação. A altura de plantas aos 7 dias após a semeadura apresentava uma diferença significativa e equivalente a 14 mm (Tabela 2).

y = 0.9286x + 106.63     R² = 0.82 y = ‐0.0931x2+ 4.4125x + 70.813    R² = 0.94 0 20 40 60 80 100 120 140 7 14 21 28 A lt u ra  d as  P la n ta (m m ) Idade (Dias) Com Bioativador Sem Bioativador

Figura 5. Altura de planta de feijão (mm), obtidas de semente tratadas com e sem bioativador em quatro épocas de avaliação

Os bioativadores provavelmente atuam na expressão dos genes responsáveis pela síntese e ativação de enzimas metabólicas relacionadas ao crescimento da planta, alterando a produção de aminoácidos e precursores de hormônios vegetais.

Existem poucos trabalhos com bioativador com o objetivo de verificar seus efeitos no metabolismo e desenvolvimento das plantas, mas os resultados ainda não são claros, evidenciando forte interação entre cultivares, épocas, condições de estresse e disponibilidade de nutrientes (ALMEIDA et al., 2010).

(22)

19 Assim, os resultados evidenciam que o bioativador utilizado neste trabalho promoveu maior germinação nas sementes de feijão, antecipou o inicio desta (Tabela 1) e propiciou maior vigor e desenvolvimento nas plantas (Tabela 2)

Tabela 2. Altura total, peso de raiz, parte aérea e total de plantas de feijão em função da utilização (CB) ou grão (SB) de bioativador no tratamento de sementes

Época Tratamento Altura da planta (mm) Peso raiz (g) Peso parte Aérea (g) Peso total (g) 7 Dias CB 110 a 0,87 a 0,49 a 1,35 a SB 96 b 0,70 a 0,43 a 1,13 a 14 Dias CB 125 a 2,12 a 1,13 a 3,25 a SB 118 a 1,46 b 0,91 b 2,37 b 21 Dias CB 127 a 2,40 a 1,30 a 2,47 a SB 119 a 1,80 b 0,92 b 2,73 a 28 Dias CB 130 a 2,42 a 1,33 a 2,50 a SB 123 a 1,87 b 0,97 b 2,84 b CV (%) 5,74 10,22 15,66 9,99

Médias seguidas de mesma letra na coluna, em cada época de avaliação, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Com relação aos pesos da raiz, parte aérea e peso total das plantas, verificou-se comportamento diferente do observado na altura de plantas. Aos sete dias nenhuma destas variáveis apresentavam diferenças entre os tratamentos (Tabela 2), no entanto, nas demais épocas a diferença tornou-se significativa com superioridade para o tratamento com bioativador. Provavelmente o produto atua inicialmente favorecendo o crescimento em altura (até 7 dias após a semeadura), e nas etapas subseqüentes, prevalece o acúmulo de matéria seca nas plantas. O acréscimo do vigor, com o uso de bioativador, observado na parte aérea de plantas de soja pode estar associado com maior volume das raízes, confecção (CASTRO et al., 2008). Portanto, com o maior peso seco das raízes, é esperado que estas sejam mais eficientes na absorção de água e nutrientes, refletindo em aumento também da parte aérea.

(23)

20 A aplicação de bioativador apresentou efeito na parte aérea e no sistema radicular das plantas,demonstrando que o produto tanto na parte aérea quanto nas raízes. Com relação à altura de plântulas, os tratamentos não variaram muito aos 7 dias. Já aos 14 dias, observou-se que com o bioativador, as plantas obtiveram maior peso.

O crescimento das plântulas, de acordo com Popinigis (1985) é um parâmetro muito variável e fortemente influenciado por fatores genéticos e ambientais. Entretanto,considerando que no presente trabalho foram utilizadas sementes provenientes de um mesmo lote, portanto as diferenças entre os tratamentos não podem ser atribuídas a fatores genéticos.

Como pode ser observado na Figura 6, a diferença entre peso de raiz das plantas sem bioativador e com biativador torna-se maior com o avanço do período de avaliação. O ajuste de uma equação de regressão quadrática demonstra acentuado aumento no peso das raízes no período entre 7 e 21 dias após a semeadura, na sequência, observa-se uma redução na intensidade de crescimento. No final do período de avaliação a diferença entre o peso das raízes das plantas do tratamento com e sem bioativador chega a 0,55 grama.

y = ‐0.0053x2+ 0.2637x ‐ 0.6781   R² = 0.97 y = ‐0.0035x2+ 0.1784x ‐ 0.3669    R² = 0.99 0 0.5 1 1.5 2 2.5 3 7 14 21 28 P e so  d R ai (g ) Idade (dias) Com Bioativador Sem Bioativador

Figura 6. Peso seco de raiz de plantas de feijão (gramas), obtidas de sementes tratadas, com e sem bioativador, em quatro épocas de avaliações

(24)

21 Os resultados são semelhantes aos encontrados por Almeida et al. (2011), que observaram maiores comprimentos nas plântulas de quatro cultivares de arroz, sementes originadas foram previamente tratadas com bioativador. Esse resultado demonstra que os bioativadores atuam de forma simular em distintas espécies. Além disso, observa-se que o produto atua tanto na parte aérea quanto radicular, uma vez que foi avaliada a altura total da planta, desde a raiz principal até o ápice.

Com relação ao peso da parte aérea das plantas, observou-se comportamento semelhante ao observado nas raízes, ou seja, com diferenças significativas entre os tratamentos com e sem bioativador a partir de 14 dias após a semeadura (Tabela 2 e Figura 7). Destaca-se que aos 14 e 21 dias sementes tratadas com bioativador apresenta plantas com diferença de peso de 0,4 grama em relação as não tratadas.

O bioativador exerce poder potencializador, permitindo a expressão do potencial germinativo das sementes, acelerando o crescimento das raízes e aumentando a absorção de nutrientes pela planta. Essas características do bioativador aliadas a sementes de alta qualidade genética e fisiológica potencializam a capacidade produtora da cultura (ALMEIDA et al. 2009).

y = ‐0.0032x2+ 0.15x ‐ 0.3925    R² = 0.98 y = ‐0.0035x2+ 0.1784x ‐ 0.3669  R² = 0.99 0 0.2 0.4 0.6 0.8 1 1.2 1.4 1.6 7 14 21 28 P e so  P ar te  A é re (g ) Idade (Dias) Com Bioativador Sem Bioativador

Figura 7. Peso seco da parte aérea de plantas de feijão (gramas), avaliadas em quatro épocas, com e sem bioativador

(25)

22 Resultados semelhantes foram obtidos no teste de peso total das plantas, conforme pode ser observado na Figura 8,em que houve diferença significativa entre sementes tratadas e não tratadas, apresentando maior velocidade de germinação, maior altura das plantas, maior peso na raiz, porém menor peso na parte aérea das plantas. y = ‐0.0095x2+ 0.4409x ‐ 1.2206    R² = 0.98 y = ‐0.0057x2+ 0.2792x ‐ 0.5112    R² = 0.99 0 0.5 1 1.5 2 2.5 3 3.5 4 4.5 7 14 21 28 P e so  d P la n ta  ( g) Idade (Dias) Com Bioativador Sem Bioativador

Figura 8. Peso seco total de plantas de feijão (gramas), avaliadas em quatro épocas, com e sem bioativador

Os efeitos prejudiciais na qualidade fisiológica das sementes geralmente são traduzidos pelo decréscimo na porcentagem de germinação, no aumento de plântulas anormais e por uma redução de vigor de plântulas (CARVALHO e NAKAGAWA, 2000). Para TOLEDO e MARCOS-FILHO (1977), a redução do poder germinativo e do vigor das sementes é a manifestação mais acentuada da deterioração das sementes.

Embora a maioria dos resultados divulgados até então confirmem o efeito benéfico da utilização de bioativadores sobre as culturas, Scarpellini, Cassanelli e Faria (2003), avaliando o efeito de bioativadores, em tratamentos de sementes de soja, não observaram diferença significativa no percentual de germinação das

(26)

23 sementes, comprimento das raízes, altura e massa das plantas e produtividade, apesar de verificarem aumento de 11,8% na produtividade nas sementes tratadas.

Considerando que ainda existem resultados contraditórios, merece ser enfatizado que os resultados encontrados servem para mostrar que o bioativador HX realmente favorece o crescimento inicial de plantas de feijão, podendo refletir em aumento de produtividade. Uma vez que plantas que possuem adequado crescimento inicial, mais rapidamente desenvolvem o sistema radicular, e este estando desenvolvido a absorção de água e nutrientes é intensificada, contribuindo para o crescimento da parte aérea.

Com a parte aérea bem desenvolvida, maximiza-se a fotossíntese e consequente o acúmulo de matéria seca na planta como um todo. A planta bem desenvolvida pode redistribuir maior quantidade de fotoassimilados para as sementes, podendo assim aumentar a produção.

(27)

4. CONCLUSÕES

Sementes de feijão tratadas com bioativador apresentam maior velocidade de germinação.

O produto HX® promove aumento na altura de plantas de feijão aos sete dias após a semeadura.

A matéria seca da raiz, parte aérea e total em plantas de feijão entre 14 e 28 dias após a semeadura é maior quando as sementes são tratadas com bioativador HX®.

(28)

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, A.S.; TILLMANN, M.A.A.; VILLELA, F.A.; PINHO, M.S. Bioativador no desempenho fisiológico de sementes de cenoura, Revista Brasileira de Sementes, Londrina. v. 31, n. 3. p.87-95, 2009.

ALMEIDA, A. da S.; LAUXEN, L.R.; DEUNER, C.; MENEGHELLO, G.E.; VILLELA, F.A. Bioativador no desempenho fisiológico de sementes de feijão, In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 7, 2010, Pelotas, Anais... Pelotas, UFPel. 2010. p 463-467. ALMEIDA, A.S., CARVALHO, I.; DEUNER, C.; TILLMANN, M.A.A., VILLELA, F.A. Bioativador no desempenho fisiológico de sementes de arroz. Revista Brasileira de Sementes, Londrina. v.33, n.3, pp. 501-510, 2011.

ARAÚJO, G.A.A.; L.A.N.; AMARAL, F.A.L.; CONDÊ, A.R. Influência do molibdênio e do nitrogênio sobre duas variedades de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Revista Ceres, Viçosa, v.34, n.2, p.333-339, 1987.

BRAGANTINI, C. Produção de sementes. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA PESQUISA DA POTASSA E DO FOSFATO. Cultura do feijoeiro comum no Brasil., 786p., 1996.

BRASIL, Ministério da Agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise de sementes. Brasília, SNDA/DNDU/CLAV, 2009.

CAMPO, R.J.; ARAUJO, R.S.; HUNGRIA, M. Molybdenum-enriched soybean seeds enhance N accumulation, seed yield, and seed protein content in Brazil. Field Crops Research, v.110, n. 3, 2009.

CAMPO, R.J.; ALBINO, U.B.; HUNGRIA, M. Métodos de aplicação de micronutrientes na nodulação e na fixação biológica do N2 em soja. EMBRAPA-CNPSo, Londrina, n.19, p. 1-7, 1999.

CARVALHO, N.M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4ed. Jaboticabal: FUNEP, 2000, 588p.

CASTRO, P.R.C.; VIEIRA, E.L. Aplicações de reguladores vegetais na agricultura tropical. Guaíba: Livraria e Editora Agropecuária, 2001. 132p.

CASTRO, P.R.C. Agroquimicos de controle hormonal na agricultura tropical. Boletim, n.32, Série Produtor Rural, Piracicaba: USP/ESALQ/DIBD, 2006, 46p.

CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira de grãos 2010/2011. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/fc9304890a88b451d5d99237

(29)

26 EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO. Agência de Informação Feijão. Disponível em http://www.cnpaf.embrapa.br. Acesso em 11 mar. 2012.

FERREIRA, M.E.; CRUZ, M.C.P. Micronutrientes na agricultura. Piracicaba: Potafós/CNPq, 734p. 1991.

GALLO, J.R.; MIYASAKA, S. Composição química do feijoeiro e absorção de elementos nutritivos do florescimento à maturação. Bragantia. Campinas, SP, v.20, p.867-884. 1961.

MALAVOLTA, E. Fertilizantes e seu impacto ambiental: micronutrientes emetais pesados, mitos, mistificação e fatos. São Paulo: Produquímica, 1994, 153p.

MORAES, C.R.A.; MODOLO, V.A.; CASTRO, P.R.C. Fisiologia da germinação e dominância apical. In: CASTRO, P.R.C.; SENA, J.O.A.; KLUGE, R.A. (Ed.). Introdução à fisiologia do desenvolvimento vegetal. Maringá: EDUEM, 2002. P. 159-178

MORAES, L.M.F.; LANA, R.M.Q.; MENDES, C.; MENDES, E.; MONTEIRO, A.; ALVES, J.F. Redistribuição de molibdênio aplicado via foliar em diferentes épocas na cultura da soja. Ciência Agrotecnologia, Lavras, v.32, n.5, p.1496-1502, 2008. NETO PRADO, M.; DANTAS, A.C.V.L.; ALMEIDA, V.O. Germinação de sementes de jenipapeiro submetidas à pré-embebição em regulador e estimulante vegetal. Ciência e Agrotecnologia, v.31, n.3, Lavras, p.693-698, 2007.

POPINIGIS, F. Fisiologia da semente. 2.ed. Brasília: AGIPLAN, 1985. 289p.

SERCILOTO, C.M. Mais produção: os bioativadores são capazes de aumentar a qualidade dos frutos. Cultivar HF, Pelotas, v.2, n.13, p.20-21, 2002.

SMIDERLE, O.J.; CÍCERO, S.M. Tratamento inseticida e qualidade de sementes de milho. Revista Brasileira de Sementes, v.20, n.2, p.462-469, 1998.

STRALIOTO, R.; TEIXEIRA, M.G; MERCANTE, F.M. Cultivo do feijoeiro comum: fixação biológica de nitrogênio. Versão eletrônica. Jan/2003. Disponível em: http://www.cnpaf.embrapa.br. Acessado em: 10/2010.

TOLEDO, F.F.; MARCOS-FILHO, J. Manual de sementes: tecnologia da produção. São Paulo: Agronômica Ceres, 1977.

VIEIRA, E.L.; CASTRO, P.R.C. Ação de bioestimulante na germinação de sementes, vigor das plântulas, crescimento radicular e produtividade de soja. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v.23, n.2, p.222-228, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Treze desembarques de pescados capturados no estuário da Lagoa dos Patos foram acompanhados e 130 peixes (65 inteiros e 65 limpos, prontos para a venda)

Newly planted areas showed better results than on the first ratoon field and both resulted in good correlation between manual and sensor methods of gaps measurement at

treinamento não utilizem a função COPY da caixas de diálogo devido a problemas gerados na “clonagem” de informações que devem ser na “clonagem” de informações que devem

Foram avaliadas as características de crescimento (altura de plantas, diâmetro do caule, matéria seca da parte aérea, matéria seca da raiz e diâmetro interno do

35 TABELA 6 – Produção de matéria seca da parte aérea, das raízes e matéria seca total em plantas de sorgo, feijão-de-corda e algodão, irrigadas com

sua conduta preencha comportamentos identificativos de um crime, que não admita à vítima beneficiar de medidas pontuais de segurança, previstas no artigo 20.º da

8.1. Estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo Específico o candidato que: a) Na Inscrição, não apresentar os documentos solicitados. b) Atrasar-se ou não comparecer

A Figura 83 apresenta o comportamento do fator de sensibilidade, gauge factor, para filmes finos de DLC dopados com 60% de nitrogênio, quando sujeitos à tensão mecânica, em função