• Nenhum resultado encontrado

Excipiente(s) com efeito conhecido: 0,75 mg de óleo de rícino hidrogenado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Excipiente(s) com efeito conhecido: 0,75 mg de óleo de rícino hidrogenado."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO Letter 0,1 mg comprimido

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Cada comprimido contém 0,1 mg de levotiroxina sódica

Excipiente(s) com efeito conhecido: 0,75 mg de óleo de rícino hidrogenado. Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

O Letter está indicado na terapêutica de substituição no hipotiroidismo resultante de deficiência hormonal, atrofia primitiva, ausência parcial ou total da tiroide ou como resultado de intervenção cirúrgica, irradiação ou medicação antitiroideia.

4.2 Posologia e modo de administração Posologia

A posologia de Letter deve ser individualizada de forma a corrigir a deficiência da função tiroideia do doente. Em geral, o tratamento inicia-se com uma dose baixa (25 µg ou 50 µg) que se aumenta por pequenos acréscimos, a intervalos regulares, até obtenção da resposta desejada. Letter é administrado numa dose diária única, de preferência antes do pequeno-almoço.

População pediátrica

A dose de manutenção é normalmente 100 a 150 microgramas por m2 de área de superfície corporal.

Para recém-nascidos e crianças com hipotiroidismo congénito, onde a substituição rápida é importante, a dose inicial recomendada é de 10 a 15 microgramas por Kg de peso corporal nos primeiros 3 meses. Após a dose deve ser ajustada individualmente de acordo com os resultados clínicos e os valores da hormona tiroideia e TSH.

(2)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED A dose diária total deve ser dada às crianças pelo menos meia hora antes da primeira refeição do dia.

Sempre que aplicável:

Os comprimidos devem ser desintegrados em alguma água (10 a 15 ml) e a suspensão resultante, que deve ser preparada na altura, deve ser administrada com algum líquido adicional (5 a 10 ml).

Idosos

Em doentes idosos com mais de 60 anos, aconselha-se iniciar o tratamento com a dose de substituição de forma gradual, começando com doses baixas, evitando o aparecimento de doenças cardíacas subjacentes, não diagnosticadas até esse momento.

No mixedema do adulto ou no hipotiroidismo com complicações cardíacas, a dose inicial deve ser de 25 microgramas que se aumenta a intervalos de 25 microgramas. 4.3 Contraindicações

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes mencionados na secção 6.1.

Hipertiroidismo não tratado.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização Advertências:

- Levotiroxina deve ser administrada com extrema precaução aos indivíduos que sofrem de doenças cardiovasculares, incluindo a angina de peito, insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio e hipertensão; quando necessário, devem ser feitos pequenos aumentos, intervalos prolongados entre os aumentos e uma redução da dose inicial.

- Doentes idosos com bócio com função tiroideia normal que tenham já sofrido de enfarte do miocárdio ou que se apresentem com angina de peito, insuficiência cardíaca ou arritmias com taquicardia.

- A terapia de substituição da tiroide pode precipitar uma crise supra-renal aguda em doentes com insuficiência suprarrenal ou insuficiência pituitária sem cobertura corticosteroide adequada.

- É necessário extrema precaução quando se inicia a levotiroxina em neonatos prematuros com pouco peso, porque pode ocorrer colapso da circulação devido a uma função adrenal imatura,.

Precauções:

- A levotiroxina deve ser introduzida muito gradualmente nos doentes idosos e naqueles com hipotiroidismo de longa duração, para evitar algum aumento súbito das necessidades metabólicas.

- As hormonas tiroideias não devem ser usadas na redução de peso. Em doentes eutiroideus, as doses normais são ineficazes na perda do peso; doses mais elevadas podem provocar graves problemas vitais, especialmente quando administradas com outros redutores de peso.

(3)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED A posologia deve ser adaptada de acordo com testes de função da tiroide (TSH+/-L-T4). A monitorização dos doentes deve ser feita de acordo com sintomas clínicos bem como pelos testes de função da tiroide.

É necessária monitorização em doentes a receber administração concomitante de levotiroxina e medicamentos (como a amiodarona, inibidores da tirosina quinase), salicilatos e furosemida em doses elevadas que podem afetar a função da tiroide (ver também a secção 4.5).

A terapêutica de levotiroxina em mulheres após menopausa, com risco aumentado de osteoporose, deve ser ajustada a doses de levotiroxina sódica o mais baixo possíveis (ver secção 4.8)..

Este medicamento contém óleo de rícino hidrogenado. Pode causar distúrbios no estômago e diarreia.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação 4.5.1. Efeitos do Letter noutros medicamentos

Anticoagulantes orais: as hormonas tiroideias aumentam os efeitos dos anticoagulantes orais. Doentes com terapia anticoagulante requerem uma monitorização cuidada quando o tratamento com medicamentos tiroideus é iniciado ou alterado porque a dose oral de anticoagulante necessita de ser reajustada (redução da dose).

4.5.2. Efeitos de outros medicamentos no Letter

Aplicável a medicamentos administrados em associação, qualquer que seja a via de administração:

- Medicamentos indutores de enzimas tais como a rifampicina, carbamazepina ou fenitoína, barbituratos aumentam o metabolismo das hormonas tiroideias resultando na redução das concentrações séricas das hormonas tiroideias. Consequentemente, doentes a fazer terapêutica de substituição da tiroide podem necessitar de um aumento na sua dose de hormona tiroideia, se estes fármacos forem administrados concomitantemente.

- A amiodarona inibe a conversão periférica da T4 (levotiroxina) a T3, resultando numa redução da concentração de T3 no sangue e um aumento dos níveis sanguíneos de TSH.

- Os glucocorticoides, propiltiouracilo e beta-simpaticolíticos (especialmente o propanolol) inibem a conversão periférica de levotiroxina (T4) a T3 e pode levar à redução da concentração sérica de T3.

- Inibidores da protease: foi notificada a perda do efeito terapêutico da levotiroxina quando usada em simultâneo com lopinavir / ritonavir. Consequentemente, os sintomas clínicos bem como os testes de função da tiroide devem ser cuidadosamente monitorizados nos doentes com terapêutica simultânea de levotiroxina e lopinavir / ritonavir.

(4)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED as funções da tiroide devem ser cuidadosamente monitorizadas em doentes que estejam a receber levotiroxina e um inibidor da tirosina quinase em associação. A dose de levotiroxina pode ter de ser ajustada.

Estrogénios: com contracetivos orais, o aumento da ligação à tiroxina pode conduzir a erros terapêuticos e de diagnóstico.

Salicilatos especialmente em doses superiores a 2g/dia, bem como doses elevadas de furosemida podem inibir a ligação das hormonas da tiroide às proteínas de transporte podendo levar a um aumento das hormonas da tiroide livres e consequentemente a uma diminuição dos níveis de hormonas da tiroide (ver secção 4.4).

Foram notificados casos pós-comercialização que indicam uma eventual interação entre medicamentos que contêm ritonavir e levotiroxina. A hormona estimuladora da tiróide (TSH) deve ser monitorizada nos doentes tratados com levotiroxina pelo menos durante o primeiro mês após o início e/ou interrupção do tratamento com ritonavir.

Antidiabéticos:

A levotiroxina pode reduzir o efeito hipoglicémico dos antidiabéticos orais, tais como, metformina, glimepirida glibenclamida e também da insulina. É necessário uma monitorização dos níveis de glucose no sangue, principalmente quando se vai iniciar ou suspender um tratamento com hormona da tiroide e se necessário um ajuste da dose da terapêutica antidiabética.

Medicamentos administrados oralmente que podem diminuir a absorção de levotiroxina (T4):

- Resinas de permuta iónica, como a colestiramina, sevelâmero ou poliestireno sulfonato de cálcio e sais de sódio: redução da absorção da levotiroxina ingerida através da ligação com hormonas da tiroide no trato gastrointestinal. Como tal, deve-se separar a administração das resinas de permuta iónica da administração de levotiroxina, tanto quanto possível.

- Sequestrador de ácidos biliares: o colesevelam liga-se à levotiroxina e reduz a absorção da levotiroxina no trato gastrointestinal. Não foi observada interação quando a levotiroxina foi administrada pelo menos 4 horas antes do colesevelam. Portanto a levotiroxina deve ser administrada pelo menos 4 horas antes de colesevelam.

- Medicamentos gastrointestinais tal como o sucralfato, antiácidos e carbonato de cálcio: reduzem a absorção de levotiroxina a partir do trato gastrointestinal. Assim, deve-se separar a administração dos medicamentos gastrointestinais e levotiroxina, tanto quanto possível.

(5)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED Soja: tem sido notificado um aumento no nível de TSH em crianças a fazer uma dieta com soja e tratamento para o hipotiroidismo congénito com levotiroxina. Podem ser necessárias doses anormalmente elevadas de levotiroxina para atingir níveis séricos normais de T4 e TSH. Durante e após uma dieta com soja é necessária uma monitorização cuidadosa dos níveis séricos de T4 e TSH, com possível ajuste de dose de levotiroxina.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez

As hormonas da tiroide não atravessam a barreira placentária e a experiência clínica não indicou qualquer efeito adverso no feto. Os níveis das hormonas tiroideias devem manter-se no intervalo normal na mulher grávida para assegurar a boa saúde da mãe e do feto. Neste sentido, o tratamento com levotiroxina deve ser continuado durante a gravidez; os níveis de TSH e da hormona tiroideia devem ser ambos monitorizados periodicamente e o tratamento reajustado se necessário.

Durante a gravidez a levotiroxina sódica esta contraindicada como adjuvante do tratamento do hipertiroidismo com medicamentos antitiroideus. A toma adicional de levotiroxina pode aumentar a quantidade de dose requerida de medicamento antitiroideu. Estes ao contrário da levotiroxina, atravessam a barreira placentária em doses eficazes e consequentemente provocam hipotiroidismo no feto. Assim, o hipertiroidismo durante a gravidez deve ser tratado com doses baixas de um único medicamento antitiroideu.

Amamentação

Uma vez que quantidades mínimas de hormona tiroideia são excretadas no leite humano, o aleitamento pode ser continuado durante a administração de levotiroxina. 4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Os efeitos de Letter sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos ou desprezáveis.

4.8 Efeitos indesejáveis

Foram notificadas as seguintes reações adversas na investigação clínica, listadas abaixo, pelo sistema de classe de orgãos e por ordem de incidência decrescente (muito frequentes: ≥1/10; frequentes: ≥1/100 a <1/10; pouco frequentes:≥1/1.000 a <1/100; raros≥1/10.000, a <1/1.000; muito raros: <1/10.000) e desconhecido (não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis)

Os efeitos indesejáveis da levotiroxina estão geralmente associados à sobredosagem terapêutica e correspondem a sintomas de hipertiroidismo.

Cardiopatias

Muito frequentes: palpitações Frequentes: taquicardia

(6)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

Desconhecido: urticária, rash, sudação Perturbações do foro psiquiátrico Muito frequentes: insónia

Frequentes: nervosismo Desconhecido: excitabilidade

Afeções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos

Desconhecido: fraqueza muscular e cãibras, osteoporose em doses supressivas de levotiroxina, especialmente em mulheres após menopausa quando tratadas por um longo periodo de tempo.

Vasculopatias

Desconhecido: rubor, colapso da circulação em neonatos prematuros com pouco peso (ver secção 4.4)

Doenças dos órgãos genitais e da mama Desconhecido: irregularidades menstruais Doenças gastrointestinais

Desconhecido: diarreia e vómitos Exames complementares de diagnóstico Desconhecido: perda de peso

Doenças do sistema nervoso Muito frequentes: cefaleias

Desconhecido: tremores, hipertensão intracraniana benigna especialmente nas crianças

Perturbações gerais e alterações no local de administração Desconhecido: intolerância ao calor, febre,

Doenças endócrinas

Frequentes: Hipertiroidismo

Estas reações adversas geralmente desaparecem após a redução da dose ou com a interrupção temporária do tratamento.

Notificação de suspeitas de reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

(7)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 4.9 Sobredosagem Sinais e sintomas:

Foi notificada tempestade tiroideia após intoxicação massiva ou crónica, tendo ocorrido convulsões, arritmias cardíacas, colapso cardíaco, coma e morte.

Tratamento:

Para a via de administração oral:

Em casos de sobredosagem aguda, a absorção gastrointestinal pode ser reduzida através de carvão ativado.

Para todas as outras vias de administração:

O tratamento é geralmente de suporte e sintomático: beta-bloqueadores podem ser usados no controlo de sintomas de hiperatividade simpática. Em casos de sobredosagem com doses muito elevadas, pode considerar-se a plasmaferese.

A sobredosagem de levotiroxina requer um acompanhamento persistente por um período longo porque os sintomas podem surgir até seis dias depois, devido à gradual conversão periférica da levotiroxina em tri-iodotironina.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo fármacoterapêutico: 8.3 – Hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas. Hormonas da Tiroide e antitiroideus, código ATC: H03AA01 As principais hormonas da tiroide são a L-tiroxina (T4) e a L-triiodotironina (T3). As quantidades de T4 e T3 libertadas na circulação a partir da glândula tiroideia em funcionamento normal são reguladas pela quantidade de tirotropina (TSH) secretada pela hipófise anterior. A secreção de TSH é por sua vez regulada pelos níveis de T4 e T3 em circulação e pela secreção do fator libertador da tirotropina (TRH) pelo hipotálamo.

O efeito principal das hormonas da tiroide é o aumento do metabolismo basal nos tecidos do organismo.

As hormonas da tiroide estão também relacionadas com o crescimento e a diferenciação dos tecidos. Em estados de deficiência no indivíduo jovem, existe atraso do crescimento e ausência de maturação do esqueleto e de outros sistemas do corpo, especialmente na ausência de ossificação das epífises e no crescimento e desenvolvimento cerebral.

(8)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Dependendo de outros fatores, a absorção varia de 48 a 79% da dose administrada. O jejum aumenta a absorção. Os síndromas de má absorção assim como certos fatores dietéticos causam uma excessiva eliminação fecal.

Mais de 99% das hormonas circulantes ligam-se às proteínas séricas.

A L-tiroxina exibe maior afinidade de ligação do que a L-triiodotironina, quer em circulação quer a nível celular, o que explica a sua maior duração de ação. A semivida da T4 no plasma normal é de 6-7 dias, enquanto a da T3 é de cerca de 1 dia. As semividas plasmáticas da T4 e T3 são mais curtas no hipertiroidismo e mais longas no hipotiroidismo.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados pré-clínicos disponíveis são bastante limitados no que diz respeito à segurança farmacológica, toxicidade de dose repetida, genotoxicidade, potencial carcinogénico e toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento, pelo que não fornecem dados de segurança relevantes

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Amido de milho

Amido de milho pré-gelificado Celulose microcristalina Carbonato de sódio anidro Tiossulfato de sódio Sílica coloidal anidra Óleo de rícino hidrogenado 6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

6.3 Prazo de validade 3 anos

6.4 Precauções especiais de conservação Conservar a temperatura inferior a 25ºC. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Comprimidos acondicionados em placas alveolares de PVC/Alu, com 10 comprimidos cada Embalagens de 20 e 60 comprimidos.

(9)

APROVADO EM 14-04-2018 INFARMED 6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento

Não existem requisitos especiais.

Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Sanofi – Produtos Farmacêuticos, Lda.

Empreendimento Lagoas Park Edifício 7 – 3º Piso

2740-244 Porto Salvo Portugal

8. NÚMEROS DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Nº de registo: 9434118 – 20 comprimidos, 0,1mg, blister PVC/Alu Nº de registo: 9434126 – 60 comprimidos, 0,1mg, blister PVC/Alu

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Data da primeira autorização: 19 novembro 1975

Referências

Documentos relacionados

Finalmente, perdeu a consciência e, quando voltou a si, es- tava no que parecia ser exatamente o mesmo outro mundo de que Gherkin falara, e havia uma garota de penugem verde

Conclusões: Constatou-se uma alta prevalência de anemia em internos do Hospital Universitário, sendo esta principalmente do tipo normocítica, ressaltando a importância da

A manutenção dos A manutenção dos serviços aqui contratados não serviços aqui contratados não incluem: incluem: - Os serviços adicionais aos mencionados neste contrato; -

Meg kell állapodni valamiben, ami visszatükrözi személyiségünket, hogy saját kertünkben jól érezzük magunkat, és hosszútávon is örömünket leljük benne. Nézzünk körül

19 Calço de Ajuste Interno do Pinhão 20 Cone do Rolamento Interno do Pinhão 21 Capa do Rolamento Interno do Pinhão 22 Conjunto Coroa e Pinhão.. 23 Conjunto da Caixa Diferencial

 Tratamento de ratamento de Efuentes Efuentes Utilidades Utilidades Recuperação de Recuperação de Calor Calor Separação e Separação e Reciclo Reciclo Reator Reator IIII..

Como não cogita reduzir o quadro de revendedoras nem enxugar a linha de produtos, fatores Como não cogita reduzir o quadro de revendedoras nem enxugar a linha de produtos, fatores

Dentre as dificuldades enfrentadas durante o processo estão a pouca disponibilidade e incompatibilidade de tempo, devido ao fato de a maior parte dos estudantes terem aula em