• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 7

Componente

Curricular: Biologia Professor: Daniela, Jorge, Romanni e Rubens

Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2ª série

Apresentação da disciplina

A disciplina de Biologia enfoca nesta série a classificação, a grande diversidade da vida em especial nos seus aspectos fisiológicos, reprodutivos e evolutivos. Contempla e oportuniza também ao aprendente a conscientização dos aspectos relativos á saúde humana e a importância e peculariedades das diferentes formas de vida.

Objetivos do trimestre

 Reconhecer as principais características dos protozoários, seus habitats, modo de vida e também diferenciando, caracterizando e exemplificando os principais filos.

 Descrever algumas das principais doenças causadas por protozoários.

 Conhecer as principais características dos fungos, seus habitats e modos de vida.  Diferenciar os principais filos de fungos.

 Compreender o ciclo de vida e a reprodução sexuada e assexuada de alguns fungos.  Associar os fungos ao papel ecológico e econômico que desempenham.

 Descrever os principais estágios do desenvolvimento embrionário animal.

 Identififcar , em esquemas e desenhos os estágios do desenvolvimento embrionário (mórula, blástula, gástrula e nêurula).

 Relacionar a embriogênese ao desenvolvimento inicial do embrião e à diferenciação de suas células em tecidos e órgãos especializados.

 Reconhecer algumas características gerais dos animais, utilizadas para sua classificação: tipos de folhetos germinativos, presença ou ausência de cavidade corporal, tipo de sistema digestório e destino do blastóporo.  Diferenciar as simetrias esférica, radial e bilateral dos animais.

 Conhecer as principais características morfológicas e fisiológicas dos poríferos e dos cnidários.

 Conhecer as principais características morfológicas e fisiológicas dos platelmintos e dos nematelmintos, identificando a crescente complexidade da estrutura dos animais em cada um dos filos.

 Identificar algumas das principais verminoses humanas, relacionando seu agente causador, as formas de transmissão, os principais sintomas, o tratamento e a prevenção.

 Conhecer as principais características morfológicas e fisiológicas dos moluscos e dos anelídeos, identificando a crescente complexidade da estrutura dos animais em cada um dos filos.

 Conhecer as principais caracteríticas morfológicas e fisiológicas dos artrópodes, estabelecendo comparações entre os seus subfilos.

 Descrever as características gerais dos equinodermos e destacar a relevância do sistema ambulacrário.  Diferenciar os três principais tecidos vegetais: dérmico, vascular e de preenchimento.

 Compreender a origem dos tecidos vegetais, desde a germinação da semente até a diferenciação de suas células.

 Relacionar os meristemas às células com grande capacidade de divisão mitótica dos vegetais.  Compreender as principais etapas de germinação das sementes.

 Relacionar as estruturas básicas dos tecidos vegetais, associando-as às respectivas funções.  Identificar as partes externas da raiz.

 Reconhecer e diferenciar os principais tipos de sistema radicular: pivotante e fasciculado.  Conhecer algumas das especializações das raízes.

 Reconhecer o padrão das estruturas anatômicas das raízes, tanto na primária quanto na secundária.  Identificar as principais partes externas de um caule típico.

(2)

Página 2 de 7

 Conhecer algumas das especializações dos caules.

 Reconhecer o padrão da anatomia do caule, relacionando-o às funções de sustentação e condução de seiva nos vegetais.

 Diferenciar a estrutura primária e secundária dos caules.

 Identificar as partes de uma folha completa: limbo, pecíolo, bainha e estípulas.  Entender o conceito de filotaxia e diferenciar algumas de suas formas.  Reconhecer alguns tipos de limbo e de estruturas foliares.

 Relacionar as estruturas internas da folha às suas respectivas funções.  Associar os estômatos às trocas gasosas dos vegetais.

Conteúdo programático

 Protozoários: caracterização, reprodução e doenças que causam.

 Fungos: principais grupos, importância, reprodução e doenças que causam.

 Desenvolvimento embrionário: tipos de ovo e de segmentação, formação da blátula e da gástrula, folhetos germinativos e nêurula.

 Embriogênese : estágios e esquemas.

 Características gerais dos animais: animais acelomados, pseudocelomados, celomados, tipos de sistema digestório nos animais, animais protostômios, animais deuterostômios e simetria corporal dos animais.

 Filo Porifera: organização corporal, sustentação esquelética, reprodução.

 Filo Cnidaria: organização corporal, pólipos e medusas, tecidos e tipos celulares, reprodução

 Filo Platyhelminthes: divisão das classes, organização corporal, sistema digestório, sistema excretor, sistema nervoso e sensorial, reprodução.

 Filo Nematelminthes: estrutura corporal, sistema digestório, revestimento corporal, sistema nervoso, sistema excretor, reprodução.

 Verminoses: esquistossomose, teníase e cisticercose, ascaridíase, ancilostomose, bicho-geográfico, filaríase, oxiurose

 Filo Mollusca: organização corporal, sistema digestório, sistema circulatório, sistema excretor, sistema nervoso e sensorial, reprodução.

 Classes dos moluscos: Bivalvia, Gastropoda, Cephalopoda. n Filo Annelida: Polychaeta, Oligochaeta, Hirudínea.  Organização corporal dos anelídeos: sistema digestório, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema

excretor, sistema nervoso e sensorial, reprodução.

 Filos Arthropoda e Echinodermata.: características gerais, classificação e organização corporal.

 Tecidos vegetais: tecidos de revestimento, tecidos de preenchimento, tecidos de sustentação e tecidos condutores.

 Morfologia da raiz: partes da raiz, especializações das raízes e anatomia da raiz.

 Morfologia do caule: partes do caule, tipos e especializações do caule e Anatomia do caule.  Morfologia da folha: partes das folhas, tipos de limbo e de estrutura foliar. Estrutura interna da folha.

Competências e habilidades (Anos Finais e Ensino Médio) C3 – H11, H12.

C4 – H13,H14, H15, H16. C5- H17 e H18

C8 – H28, H29 e H30.

(3)

Página 3 de 7

Recursos Ipads do professor e dos alunos, EvalStudent, Vídeos do YouTube.

Textos complementares

Site: Planeta Bio – Invertebrados No item “Zoologia” há dois links que abordam diversos temas relacionados a invertebrados, como a história evolutiva, a morfologia e a ecologia.

Site: MEC – Banco Internacional de Projetos Educacionais – morfologia vegetal Esse site interativo contém esquemas detalhados das principais estruturas de uma angiosperma típica e suas funções.

Articulação com outras disciplinas Filosofia: debate sobre

o uso de animais em laboratório e a ética.

Articulação com o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Anos Finais e Ensino Médio)

Competência de área 3 - H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. As habilidades aplicadas serão: H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. As habilidades aplicadas serão: H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Avaliações Conteúdos para AV1:

 Protozoários e fungos: característica gerais, os principais grupos , reprodução e doenças que causam.  Características e classificação embrionária dos animais.

Embriogênese: estágios e esquemas.

Filos Porífera e Cnidaria: características gerais e reprodução.

Tecidos vegetais: tecidos de revestimento, tecidos de preenchimento, tecidos de sustentação e tecidos condutores.

Morfologia da raiz: partes da raiz, especializações das raízes e anatomia da raiz. Morfologia do caule: partes, funções e anatomia.

(4)

Página 4 de 7

 Tecido animal: tecido conjuntivo propriamente dito e especiais.  Filo Platyhelminthes: características e reprodução.

 Filo Nematelminthes: características gerais e reprodução.  Verminoses causadas por platelmintose nematelmintos.  Filo Mollusca: carcterísticas gerais e reprodução.  Filo Annelida: características gerais e reprodução.  Filos Arthropoda- introdução.

Morfologia da folha: partes das folhas, tipos de limbo e de estrutura foliar. Estrutura interna da folha.

Período da AV2:23/08/2018 a 24/08/2018.

Composição da AV3:Teste no EvalStudent e avaliação formativa. Relatórios dos vídeos assistidos.

Prática laboratorial.

Composição da média trimestral - AV1 + AV2 + AV3 AV1- 4,0 pontos

AV2 - 4,0 pontos AV3 – 2,0 pontos *CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Semana Aula/Data Atividades

(01/05 -Feriado) 01/05 a 04/05

Feriado 01/05.

Características gerais dos protozoários e seus principais grupos- Aula expositiva com utilização de imagens e Sequência didática do UNO.

Reprodução dos protozoários. Aula expositiva.

Semana Aula/Data Atividades

07/05 a 11//05

Tecidos vegetais : revestimento e preenchimento- Aula expositiva com imagens

UNO Atividades

Doenças causadas por protozoários – Aula expositiva e vídeos do YouTube.

Doenças causadas por protozoários- Aula expositiva e Quadro consulta da página 18- Módulo 11.

Semana Aula/Data Atividades

14/05 a 18/05

Tecidos vegetais: sustentação e condução: Aula expositiva com imagens UNO Fungos- características gerais e principais grupos.

(5)

Página 5 de 7

Semana Aula/Data Atividades

21/05 a 25/05

Morfologia da raiz: partes, tipos e anatomia interna.

Embriogênese – Fecundação, cariogamia e mórula : Esquemas e animação da sequência didática do UNO.

Embriogênese: blástula e gástrula Esquemas e animação da sequência didática do UNO.

Semana Aula/Data Atividades

28/05 – 01/06

29/05

Morfologia do caule: partes, tipos e anatomia interna. Aula expositiva com

imagens UNO.

Feriado – Corpus Christi. Recesso – Corpus Christi.

Semana Aula/Data Atividades

04/06 a 08/06

Embriogênese – Nêurula: Esquemas e animação da sequência didática.

Embriogênese: Destino dos folhetos embrionários. Esquemas e construção da tabela. Embriogênese: Anexos embrionários: Esquemas e animação da sequência didática.

Semana Aula/Data Atividades

11/06 a 15/06

Raiz e caule – Revisão e Resolução das questões das páginas 32-36; 41-45 do Módulo 13.

Características e classificação embrionária dos animais. Aula expositiva e construção da tabela – resumo.

Filo Porífera- organização corporal e reprodução. Aula expositiva e roteiro de estudos. Filo Cnidaria- organização corporal, tecidos/tipos celulares e reprodução. Aula expositiva e Vídeo da Sequência didática.

Semana Aula/Data Atividades

18/06 a 22/06

(6)

Página 6 de 7

.

Semana Aula/Data Atividades

25/06 a 29/06

Morfologia da folha: partes da folha, tipos de limbo e estrutruras foliares. Aula expositiva com imagens do UNO e vídeo na sala 3D.

Filo Platyhelminthes – Organização geral e reprodução. Aula expositiva com imagens do UNO.

Verminoses causadas por platelmintos – Aula expositiva, vídeos do YouTube e estudos de casos (TBL).

Semana Aula/Data Atividades

02/07 a 06/07

Morfologia da folha:Filotaxia e Estrutura interna. Aula expositiva com imagens UNO. Semana GinPro.

Semana GinPro.

Semana Aula/Data Atividades

30/07 a 03/08

- Morfologia da folha: estruturas internas da folha. Aula expositiva com imagens UNO.

Filo Nemathelminthes (nematelmintos)- Aula expositiva com imagens UNO. Verminoses causadas por nematelmintos -Aula expositiva com imagens UNO.

Semana Aula/Data Atividades

06/08 a 10/08

07/08 Folha - Correção atividades- módulo 13- páginas: 41-45.

08/08 Revisão e Fixação: Platyhelminthes e Nematelminthes Correção atividades – módulo 15- páginas 26-31.

08/08 Filo Mollusca (moluscos)- Aula expositiva com imagens UNO.

Semana Aula/Data Atividades

12/08 a 17/08

Filo Mollusca – Aula expositiva e vídeo da Sequência didática. Elaboração da tabela comparativa entre as principais classes.

(7)

Página 7 de 7

-Filo Annelida (anelídeos)- Reprodução -Aula expositiva com imagens UNO.

Semana Aula/Data Atividades

20/08 a 24/08 27/08 a 31/08

Frente B- Atividade de revisão geral : Folhas. Resolução das atividades – Módulo 15- páginas 40-42. AV2 – 23 e 24/08.

29/08 Filo Arthropoda – Organização corporal e classificação. 31/08 Filo Arthropoda – Tabela comparativa.

Referências

Documentos relacionados

Para as pós-larvas alimentadas com larva forrageira em fotoperíodo 24L, o que pode também ter influenciado a atividade das pós-larvas de dourado em relação ao crescimento foi

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Antes de executar a manutenção no regulador, desligue a pressão de entrada e saída e remova a compressão de mola girando o botão de configuração completamente no sentido

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu torna público que, no período de 23 de Junho à 24 de Julho do corrente ano, estarão abertas as inscrições para a 4ª Turma do

Dentro da lingerie vamos discutir sobre o sutiã seu contexto histórico as evoluções que ocorreram ao longo da história e fazer um comparativo relacionado as

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

O processo começa a ter economicidade, por exemplo, a partir do uso da solução remanescente do processo hidrotérmico para a obtenção de uma outra zeólita de maior pureza