• Nenhum resultado encontrado

DÊ AS BOAS-VINDAS AO CAOS O que fazer quando não há nada que você possa fazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DÊ AS BOAS-VINDAS AO CAOS O que fazer quando não há nada que você possa fazer"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

DÊ AS BOAS-VINDAS AO CAOS

O que fazer quando não há nada que você possa fazer

Quem Faz a Diferença

O que Deus pensa da religião

Contentamento

Quanto é preciso?

M U D E S U A V I D A . M U D E O M U N D O .

(2)

Volume 12, Número 8

CONTATO PESSOAL

Dizem que somos nós que fazemos a nossa feli- cidade. E o depoimento de Keith Phillips, editor da revista Activated (versão em inglês da Contato), mostra como isso é possível.

“Tenho um amigo que, até quatro anos atrás, era um empresário de sucesso. Certo dia, um de seus empregados teve uma crise nervosa e apareceu armado na empresa, com o propósito de matar tantas pessoas quanto conse- guisse. Ao tentar desarmá-lo, meu amigo foi ferido e acabou por perder uma das mãos e ficar cego de um olho. Quando deixou o hospital, descobriu que todas as suas economias haviam acabado. Minha esposa e eu o conhecemos quando começamos a trabalhar como voluntários no abrigo para sem-teto no qual vivia. Ele nos contou que sofria do mal de Parkinson e de um tipo fatal de câncer de pele. Mal consegue andar ou mesmo se levantar da cadeira sem ajuda, mas é uma das pessoas mais alegres e positivas que já encontrei.

Tempos depois de nos conhecermos, mudou-se para um apartamento, onde hoje vive com uma pequena pensão. Duas cirurgias conseguiram impedir que o câncer se espalhasse, e ele tem lidado com o parkinsonismo com a ajuda de medicamentos e terapia. Contudo, há certos dias em que precisa de ajuda para fazer praticamente qualquer coisa. Levá-lo para consultas médicas e para fazer compras tem me ensinado muito. Independentemente do que estivermos fazendo ou da sua dificuldade, ele tem uma determinação: não deixar ninguém sem um sorriso. E sempre consegue. Pergunta o nome das pessoas, repete-o ao se despedir delas e se lembra na próxima vez que as encontra. Busca e acha oportunidades de alegrar os outros e é generoso com seus elogios. Para fazer alguém sorrir, tenta de tudo, inclusive piadas bobas ou faz pouco de si mesmo.

No lugar dele, muita gente culparia Deus ou cederia à amargura. Mas não esse meu amigo. ‘Não dá para viver assim. E ainda tenho muito para viver’ — garantiu ao comentar sobre essa tendência de muitos.”

Nós é que fazemos a nossa felicidade.

Mário Sant’Ana Pela Contato

© 2011 Aurora Production AG.

www.auroraproduction.com

Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'Ana A menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:

www.contato.org ou www.lojacontato.com.br E-mail: revista@contato.org Ligue grátis: 0800-557772 Endereço postal:

Contato Cristão Caixa Postal 66345 São Paulo — SP CEP 05311-970

E

ditor

Mário Sant'Ana

d

Esign

Gentian Suçi

d

iagramação

Angela Hernandez

P

rodução

Samuel Keating

(3)

Ainda me lembro de quando aprendi o que podem fazer alguns minu- tos em meio à criação de Deus. Eu cursava o Ensino Fundamental e estava procurando feito louca um livro que precisaria para a aula do dia seguinte. Quanto mais buscava, mais confusa e irritada ficava. Já não aguentava mais quando minha mãe entrou no quarto e, vendo meu estado, sugeriu que eu desse uma volta lá fora para tomar um pouco de ar e sol. “Quem sabe renova sua energia e refresca seus pensamentos?”

Aos nove anos, esse conselho não fez nenhum sentido para mim.

Contudo, decidi tentar mesmo assim.

Deus é o artista supremo.

Observou Sua criação conforme a formou e viu que era boa. Ao terminar, concluiu que era “muito boa”. O Grande Artista estava evidentemente muito satisfeito com o Seu mundo, repleto de objetos, formas e movimentos maravilhosos. Um mundo abundante em cores, como as que vemos no arco-íris, na rosa;

na variedade de texturas como as encontradas na pele do castor e nas folhas de magnólia. Um mundo repleto de inebriantes fragrâncias como as que exalam o marmelo e a madressilva, envolvido em grande riqueza de sons como o estampido dos trovões e o burburinho dos igarapés e cheio de sabores provocantes, como o das melancias e do chocolate. — Clyde S. Kilby

Saí correndo pelo caminho que cruzava nosso jardim, inspirei pro- fundamente o fresco ar da primavera e me banhei ao sol morno da estação.

Detive-me para apreciar a fragrância das novas flores, sentei-me à beira do lago cercado de lírios, e observei o peixe-dourado nadar apressado de um lado para o outro, enquanto a água fazia cócegas nos meus pés. Ao voltar para dentro de casa, lembrei que havia deixado o livro entre as almofadas no sofá da sala, onde assistira à televisão na noite anterior. Sentia-me aliviada e renovada. Minha mãe tinha razão.

Em minha vida, diversas vezes apli- quei essa lição da infância. Quando me sinto abatida pelos desafios da

A L G U É M

MAIOR

D O Q U E E U

Eldora Sichrovsky

vida, quando a carga de trabalho parece demais e a pressão esmagadora, paro para apreciar a natureza. Sejam alguns vasos com plantas no parapeito da janela ou a vista de tirar o fôlego que posso ter do alto de uma monta- nha, existe algo na maravilhosa obra de Deus que renova minha mente e revigora meu espírito.

É maravilhosamente tranquili- zador lembrar que, como tudo que Suas mãos criaram, minha vida está sob os cuidados de alguém maior do que eu.

Eldora Sichrovsky é membro

da Família Internacional em

Taiwan.. ■

(4)

É possível exagerar na sobriedade e levar as coi- sas a sério demais, especialmente com respeito a nós mesmos! Saber rir de si mesmo é uma grande vantagem e ajuda a manter a humildade. Quem não consegue rir dos próprios erros e ver as falhas alheias com senso de humor é excessivamente orgulhoso ou leva as coisas a sério demais.

Deus não apenas nos concedeu a habilidade de desfrutar a vida, mas também os sentidos e o ambiente para isso. Na verdade, o principal propósito da nossa vida, como Martinho Lutero disse, é “amar Deus e desfrutá-lO para sempre”. 

Os cristãos devem ser, mais do que tudo, gente feliz.

1

Temos mais motivos para isso do que qualquer outra pessoa no mundo. Temos o feliz amor de Jesus que leva todas as nossas cargas, afasta todas as nossas preocupações e alivia nossas tristezas. Jesus diz que o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve.

2

Se tem achado seu jugo pesado demais, é possível que não esteja “lançando sobre Ele toda a sua ansiedade.”

3

Talvez esteja querendo carregar demais e se esforçando demais, em vez de deixar Deus fazer tudo pelo Seu poder, Seu amor, Sua graça e força. Ele diz: “Sem Mim nada podeis fazer.”

4

“Lança o teu fardo sobre o Senhor e Ele te susterá.”

5

Quando eu era jovem, um missionário que havia evangelizado

1. Salmo 146:5 2. Mateus 11:28–30 3. 1 Pedro 5:7

4. João 15:5 5. Salmo 55:22 6. Mateus 5:12

7. Do poema "Solitude", publicado pela primeira vez em 1883

relaxe e seja feliz!

David Brandt Berg

(5)

1. Salmo 144:15 2. Salmo 37:4 3. 2 Coríntios 3:17

SANTA FELICIDADE

Deus não é triste, mas feliz e quer que o sejamos também.

A Bíblia ensina: “Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!”

1

O propósito da salvação é justa- mente nos livrar do sofrimento, da dor e da morte. Deus não é um monstro tentando lhe negar tudo e o fazer infeliz. Ele ama a vida e a criou para seu prazer.

Fez este lindo mundo para você viver e desfrutar, e para isso lhe deu um corpo, uma mente e um coração maravilhosos. Ele até promete lhe conceder os desejos do seu coração, se você se deleitar nEle.

2

—David Brandt Berg Tenho uma religião feliz.

Acredito com todo meu coração que Jesus nos ama e deseja que sejamos felizes. E não só isso, mas quer que sejamos felizes e desfrutar a vida conosco.

“Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”

3

Sua verdade liberadora e a liberdade do Seu Espírito nos permite desfrutar com Ele muitos dos prazeres da vida. Não temos que escolher entre ser felizes e agradar o Senhor. Podemos fazer os dois!

—Maria Fontaine lavar o que tinha nas mãos, apoiou-

as sobre a pia, sorriu e disse com simplicidade: “Senso de humor! Saber rir quando tiver vontade de chorar.”

Devemos sempre tentar sorrir através das lágrimas. Um raio de sol é ainda mais lindo no meio da chuva.

Vamos ter um pouco mais de alegria e riso, e não tanta tristeza e desgraça! O mundo já conhece inferno que baste, vamos lhes mostrar um pouco mais do Céu! “Regozijai-vos e alegrai-vos, porque grande é o vosso galardão nos Céus.”

6

É como escreveu a americana Ella Wheeler Wilcox: “Ria, e o mundo rirá com você! Chore, e chorará sozinho. Este velho mundo triste toma emprestada sua alegria, mas é dono dos seus problemas.”

7

Por isso, sejamos felizes! Não seja melancólico e carrancudo, como a velha mula Matilde, da fazenda em que vivia o garoto Joãozinho. Depois de um domingo ouvindo “não” e “não faça isso” de seu avô — um homem muito rígido e religioso — o menino andava a esmo até que encontrou

Matilde, a quem disse dando-lhe uns tapinhas no focinho: “Você deve ser

muito religiosa, pois está sempre carrancuda, igualzinha ao vovô!”

Essa é a ideia que algumas pessoas fazem de religião! Por

favor, não permita que seja a sua! ■

em um país fechado ao cristianismo ficou hospedado em nossa casa. Certa noite, quando lavávamos a louça juntos, fiquei maravilhado com sua humildade, simpatia, alegria e ânimo. Aquele grande homem, responsável por uma grande obra para o Senhor, estava, humilde- mente, me ajudando a lavar os pratos.

Como eu também tinha planos de ser missionário, aproveitei para lhe fazer

uma pergunta, a qual o considerava a pessoa mais indicada para res- ponder: “Do que o senhor

acha que um missionário mais precisa?” À espera

de uma resposta solene e profunda com base

na sua superior sabedoria e grande

experiência,

surpreendi-me

quando parou de

(6)

Algumas denominações cristãs, assim como outras religiões, ensinam que o sofrimento e a tristeza são indicadores da espiritualidade e da religiosidade da pessoa. Entretanto, Deus não quer que as religiões sejam tristes nem foi o que Jesus praticou.

Não vejo como as pessoas possam ser felizes sem que suas necessidades mais profundas sejam atendidas. Mesmo que tenham todos os seus desejos materiais satisfeitos, precisam de algo que aplaque sua fome espiritual. Graças a Deus, Jesus faz isso!

Minha religião me faz feliz e o meu trabalho também, por- que sei que ajudam as pessoas. Quando adoeço ou sofro alguma perda ou me vejo à volta com algum problema sério, é possível que não me sinta bem por um tempo, mas nem mesmo isso é capaz de destruir minha felicidade geral. Minha condição física

ou minha atual circunstância pode deixar um pouco a desejar, mas, mesmo assim, ainda posso ser feliz em espírito.

Poucas coisas atrapalham minha felicidade. A única coisa que quero é que os outros sejam tão felizes quanto eu. O único verdadeiro anseio ou carência que tenho é que as pessoas enten- dam quanto Jesus tem a oferecer, para que também encontrem a felicidade. É por isso que aproveito cada oportunidade para lhes dizer que abram o coração e a vida para Ele, porque sei que serão tão felizes quanto eu. Se as pessoas infelizes virem que o sou, vão querer saber o que faz a diferença e querer o mesmo para suas vidas. E a diferença, obviamente, é Jesus.

David Brandt Berg (1919–1994) fundou a Família Internacional. “Quem Faz a Diferença” é uma adaptação de “Aleluia pela Felicidade”, texto publicado pela primeira vez em maio de 1975. ■

A ALEGRIA DO SENHOR

Ter a alegria do Senhor é parte do nosso exem- plo cristão, mas essa não é a única razão para a buscarmos. É algo que nós mesmos precisa- mos. “A alegria do Senhor é a vossa força.”

1

É o que encontramos ao passar tempo com Jesus

— “na Tua presença me encherás de alegria”

2

. É o que adquirimos pela leitura da Sua Palavra —

“Tenho-vos dito isto para que a Minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”

3

— e quando praticamos os Seus ensinamentos

— “Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.”

4

—Maria Fontaine

A ESTRADA QUE LEVA PARA AS ALTURAS

A satisfação verdadeira e duradoura não se encontra nas coisas que temos ou nas nossas circunstâncias, mas em permanecermos próximos de Deus e seguirmos Seus planos para nossas vidas. — Virginia Brandt Berg

faz a diferença quem

1. Neemias 8:10 2. Salmo 16:11

3. João 15:11 4. João 13:17

David Brandt Berg

(7)

Faz alguns dias, minha esposa e eu assistíamos de nossa varanda ao pôr do Sol, e ali permanecemos até as estrelas surgirem.

Como de costume, a estrela-d’alva foi a primeira a surgir. Cerca de uma hora mais tarde, ainda era a que mais brilhava naquela noite sem lua, e seu brilho contínuo superava facilmente o das demais.

Também conhecido como estrela da tarde, o astro tem uma vantagem nada justa sobre os demais, já que, na verdade, é Vênus, o planeta, que se disfarça de estrela. Como a Lua, não tem luz própria, mas apenas reflete a que recebe do Sol.

Fiquei pensando que se a Lua e Vênus podem brilhar com tanta inten- sidade, apesar de suas superfícies foscas e de não contarem com luminosidade própria, não devo me preocupar sobre a qualidade da minha refletividade espi- ritual, ou seja, meu grau de bondade ou pureza, segundo minha percepção e dos demais. Tudo que realmente

Esta Minha Luzinha

David Bolick

CONTINUE BRILHANDO

A luz só pode ser vista conforme é refletida pelos objetos, mas até mesmo um grão de poeira, minúsculo como é, pode brilhar como um diamante, quando exposto ao sol. Se não fosse pela poeira, não se poderia ver a luz.

Sem a luz, a poeira não seria vista.

Ambas são necessárias. O Criador é visto no Seu reflexo em Suas criações.

2

Assim “resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

3

— David Brandt Berg

1. 1 Coríntios 13:12 2. Romanos 1:20 3. Mateus 5:16

tenho de fazer é refletir a luz de Deus quando esta incidir sobre mim. Essa compreensão não me autoriza a relaxar e me descuidar espiritualmente, mas é liberador saber que não tenho de tentar parecer algo que não sou.

Essa experiência deu novo sentido a uma frase de um conhecido versículo bíblico: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro.”

1

Eu já havia aplicado o conceito à minha compreensão de Deus e das realidades espirituais, mas agora vejo que também se relaciona a como os outros veem Deus refletido em mim.

Por mais que eu tente, não posso mudar minha própria natureza, a exemplo da Lua ou um dos planetas, que não podem se transformar em estrelas. Essa é uma transformação que Deus realiza quando faz Sua luz brilhar em mim. Talvez minha capacidade de reflexão não seja tão grande, mas Seu brilho basta para fazer de mim um de Seus astros.

David Bolick é membro da

Família Internacional no

México. ■

(8)

1. Filipenses 4:6–7 2. Salmo 46:10

3. Jesus Calling (Thomas Nelson, 2004), xii 4. Isaías 26:3

S O B P R E S S Ã O ?

Maria Fontaine

medidas para combater esse sentimento é provavelmente um dos hábitos de trabalho mais importantes que podemos adquirir.

E a melhor maneira de conseguir isso é recorrendo a Deus.

Primeiramente, precisamos Lhe pedir que nos ajude a identificar os sinais de advertência. Em segundo, temos de aprender a Lhe entregar as nossas preocupações, ansiedades e confiar que Ele fará o trabalho por nosso intermédio, a Seu modo e a Seu tempo. “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.

1

Cada coisa a seu tempo

A pressão é o inimigo! Por sermos cristãos, quando nos encon- tramos nessa condição, a primeira coisa que costuma ser descartada na agenda é justamente o que mais precisamos: passar tempo com Deus.

Quando parece que o volume de trabalho não cabe no tempo dis- ponível, é fácil se sentir sob pressão. Pensamos que não estamos realizando o suficiente ou no prazo em que deveríamos e, por isso, nos forçamos a fazer mais.

Mas o fato é que, de um modo geral, isso nos deixa menos efetivos e menos produtivos. Uma ação inicialmente positiva e motivadora se transforma em estresse.

O estresse nos prejudica de várias maneiras. Aumenta o desgaste do sistema nervoso, o que diminui nossa capacidade mental. Ao tentar fazer tudo às pressas somos menos cuidadosos e atentos do que deveríamos e, consequentemente, mais propensos a erros. Com isso, perdemos motivação, ficamos irritadiços e ásperos com as pessoas. Além de nos roubar a alegria de viver, o estresse é contraproducente em todos os sentidos.

Pressão ou paz?

Aprender a reconhecer quando

estamos sob pressão e tomar

(9)

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”

2

Aquietar-se pode significar relaxar, não se preocupar, parar de tentar. Trata-se de um convite provocativo que Deus nos faz para deixarmos de lado nossos cuidados e buscarmos Sua presença. Acredito que Ele anseia por esses momentos de quietude conosco mais do que nós.—Sarah Young

3

Desconecte-se de suas atividades e preocupações concentrando-se em Deus e no Seu infalível amor e cuidado. Uma vez que seu espírito esteja centrado no Senhor, o resto será consequência.

—Maria Fontaine

Deus pode resolver todos os seus problemas com apenas um olhar, refrescar seu espírito com um simples alento, esclarecer seus pensamentos com apenas um acorde da sua música celeste, eliminar seus temores e secar suas lágrimas com apenas um momento de descanso naquela perfeita paz que Ele concede quando seus pensamentos se concentram em Deus e apenas nEle, porque você confia nEle.

4

— David Brandt Berg Ao manter seu espírito forte e

saudável lendo a Palavra de Deus, dedicando tempo para amá-lO e ser amado por Ele, você ganha acesso a um dos melhores elimina- dores do estresse: a fé. É o que lhe permite ver as pessoas e as situa- ções como Ele as vê. Produz a paz de saber que Ele está em controle.

Recorrer à ajuda de Deus é como abrir uma válvula de alívio para o seu espírito. Entretanto, se continuarmos fazendo tudo por conta própria, a pressão sobre nós crescerá.

Deus Se importa com você e sua felicidade. Ele quer fazer parte da sua vida e o ajudará tanto quanto você Lhe permitir. Ele aliviará sua carga de uma forma maravilhosa se apenas Lhe pedir. Além disso, lhe envolverá com paz e tranquilidade, e lhe mostrará o que fazer.

Deus tem todas as respostas Sem dúvida, é ainda melhor eliminar as causas de estresse, antes de ele se manifestar. Para tanto, é importante orar e pedir ao Senhor para ajudá-lo a organizar o seu tra- balho. Ore no início do dia, cada

vez que surgirem novos fatores e Deus o inspirará com ideias que abrirão o seu caminho, para que você não fique sob pressão.

Você ficará maravilhado ao ver como Ele pode ser específico em Suas instruções para lhe mostrar a melhor forma de administrar o seu tempo e realizar o seu trabalho.

Ele lhe indicará as prioridades e lhe dará dicas de como colocá-las em prática da maneira mais eficaz.

Ele o ajudará a evitar muitos problemas que o fazem desperdiçar tempo e o colocam sob pressão, pois pode trazer à sua lembrança coisas que você teria esquecido, e alertá-lo para outras que passariam despercebidas. Ele estará ao seu lado nos momentos bons e nas dificuldades. Ele trará contenta- mento mais profundo e alegria nas horas felizes, e dará orientação e força para transformar até os infortúnios em triunfos.

Maria Fontaine e seu

marido, Peter Amsterdam,

são diretores da Família

Internacional, uma

comunidade de fé cristã. ■

(10)

Dulcinea Fox

Para muitos, a vida é cheia de incertezas. É o meu caso. Outro dia, lamentava esse fato para uma amiga que me disse: “Por que não aceita o caos?”

Aceitar o caos? Falar é bem mais fácil.

Não gosto de confusão. Na verdade, acho que a maioria das pessoas não gosta. Mas isso me fez pensar.

Dias depois, eu estava correndo havia meia hora mais ou menos, quando come- çou a chover depois de alguns trovões repentinos. Lá estava eu, no meio de uma chuvarada. Sem onde me abrigar, a alterna- tiva era correr até em casa. Pois bem: respirei fundo e saí em disparada.

Depois de cinco minutos na minha quase desabalada carreira, fui acometida por uma repentina sequência de pensamentos. Por que estou correndo? Do que estou correndo?

Estou encharcada. Minhas roupas haviam atingido ponto de saturação hídrica, ou seja, mais molhada eu não ia ficar. De repente, a preocupação com ficar molhada pareceu

burrice. Avaliei minhas opções. Aceitar o caos!

Parei de me “debater” e simplesmente me resignei!

Comecei a desfrutar os trovões, os relâmpagos, as águas torrenciais, a enxur- rada e o córrego no qual se transformara a antiga trilha.

Foi emocionante!

Até então eu estava me queixando e lastimando o fato de estar encharcada. Era desconfortável andar com a roupa molhada grudando no corpo. O cabelo grudando na testa e no pescoço também me incomodavam, sem falar nos sapatos cheios de água fazendo um barulho muito esquisito a cada passo que eu dava. Mas tão logo aceitei

não haver alternativa, cedi ao capricho dos elementos, relaxei e até desfrutei minha caminhada até em casa.

Existem coisas na vida contra as quais não dá para lutar. É o caso de um pouco de caos. A vida, às vezes, nos encurrala para termos que enfrentar situações. Mas se pudermos parar de lutar contra o que não podemos mudar e aceitarmos a situação como ela é, colocamo-nos numa situação melhor para aproveitá-la ao máximo.

Dulcinea Fox é

membro da Família

Internacional no

México. ■

(11)

Andrew Mateyak

Contentamento

“Tendo, porém, sustento (comida) e com que nos cobrirmos (roupa), esteja- mos com isso contentes.”

1

Essas palavras passaram pela minha cabeça enquanto eu lavava a louça do café da manhã. Será que isso é realmente possível? Eu não tinha tanta certeza de que ter comida e roupas seria o bastante para me satisfazer. O apóstolo Paulo certa vez disse: “Aprendi a contentar-me com o que tenho.”

2

Descobri que, muitas vezes, é mais fácil falar do que fazer. Houve momentos em que eu gostaria de ter alguns extras como as outras pessoas tinham. Eu nem sempre tenho me sentido satisfeito.

Como eu poderia ficar satisfeito apenas com comida e roupas? Perguntei-me enquanto terminava a louça.

Como se em resposta à minha pergunta, minha atenção se voltou à minha sobrinha de sete meses, Kylie, que naquela hora brincava tranquila e, toda satisfeita, mordia com as gengivas, uma fatia de maçã. Ela sim parecia contente, o retrato perfeito de paz e tranquilidade. Mas o que é que ela tinha? Uma fralda e uma pequena fatia de maçã, contudo estava perfeitamente contente.

COMO ENCONTRAR O CONTENTAMENTO

Não estrague o que você tem, desejando o que não tem.

— Epicurus (341–270 a.C.) Se quiser sentir contentamento, pense quão feliz estaria se perdesse tudo que tem agora mesmo e, então, recuperasse tudo.

— Autor anônimo

O contentamento é uma pérola preciosa e quem a adquirir em troca de dez mil desejos, terá feito uma compra sábia e feliz.

— John Balguy (1686–1748)

1. 1 Timóteo 6:8 2. Filipenses 4:11

Recebi minha resposta. A

inocência de Kylie tinha me ensinado algo. Ela não estava preocupada se teria comida no dia seguinte ou se suas fraldas acabariam.

Ela tinha comida, tinha roupa e estava perfeitamente contente, confiando que sua mãe cuidaria dela e lhe daria exatamente o que precisava, quando precisasse.

Eu deveria ser assim, pensei, feliz e satisfeito com o

que Deus me dá — feliz por estar vivo e confiante em Deus de que Ele cuidará de mim e me dará as coisas que verdadeiramente preciso. E agora estou. Não só tenho o que comer, o que vestir e outros confortos materiais, mas também o que muitos milhões de outras pessoas no mundo não têm. Tenho Jesus e Seu presente de salvação. Tenho minha família, minha saúde, amigos.

Tenho a pequena Kylie que me ama independentemente de qualquer coisa.

Na verdade, tenho tudo que preciso.

Estou verdadeiramente contente!

Andrew Mateyak é membro

da Família Internacional nas

Filipinas. ■

(12)

P&R

RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS

Recupere a alegria

P: Sinto-me menos feliz hoje do que quando era mais jovem.

Como posso reaver parte da alegria de viver?

As coisas amadas pela criança permanecem no domínio do coração mesmo na velhice.

— Khalil Gibran (1883–1931) R: É comum os adultos olharem para uma criança brincando

despreocupadamente e desejarem que pudessem voltar no tempo. As crianças brincando parecem felizes, livres de preocupações e fascinadas com a vida. Riem muito, são facil- mente entretidas e se maravilham com as coisas mais simples.

Também têm seus problemas e sofrimentos, mas são resilien- tes. Os pequenos vivem o momento e, em geral, passam mais tempo felizes que os adultos. Estas são algumas coisas que você pode fazer para recapturar parte da mágica da infância.

Redescubra o mundo ao seu redor. Observe com mais atenção as coisas que servem de pano de fundo para suas atividades diárias, tais como, brotos na árvore pela qual você passa a caminho do carro, os raios de sol matinais que invadem a cozinha pela janela, as nuvens brancas sob o céu anil, a teia de aranha na saída da calha.

Saboreie sua comida. Não apenas coma e corra. Vá mais devagar — o suficiente para pensar no que está comendo e desfrutá-lo. Qual foi a primeira vez que comeu esse prato? O que você gosta de comer hoje que não gostava quando criança?

Aprenda algo. As crianças não têm tempo para rotinas porque estão descobrindo a vida. Comece um hobby ou outra atividade. Viaje, mesmo que somente pelas imagens encontradas no guia de viagem.

Premie-se. Defina uma meta para a semana e escolha um prêmio para você mesmo se a alcançar. A expectativa é um dos melhores incentivos e funciona com pessoas de todas as idades.

Converse com uma criança. Se quiser obter um olhar fresco sobre a vida, converse com uma criança sobre qualquer

coisa. Inteligência, sabedoria, imaginação, esperança, emoção são qualidades que não lhes faltam.

Não se surpreenda se lhe ocorrerem alguns dos seus próprios pensamentos de infância.

Dê uma parada. O mundo não vai desmoronar se você parar o que estiver fazendo por alguns minutos. Relaxe.

Pense em coisas felizes.

Solte a imaginação.

Esteja grato pelas coisas pequenas.

Uma criança pode

ficar maravilhada com

um presente barato,

uma chance de sair para

o quintal, um pouquinho

de atenção, uns minutos no

balanço do parque. Pense

nas pequenas coisas que você

desfruta e agradeça por elas.■

(13)

Sabia que um dos nomes de Deus é “Feliz”? No versículo Salmo 43:4, Ele é chamado em hebraico (aqui transliterado) de El Simchah Giyl, que significa “Deus muitíssimo alegre.” Deus nos criou à Sua imagem e, portanto, deseja que também sejamos felizes.

A criação transborda de felicidade em louvor ao seu Criador.

Os campos cobrem-se de reba- nhos, e os vales vestem-se de espigas;

regozijam-se e cantam. — Salmo 65:13

Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; ruja o mar e a sua plenitude.

Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque. — Salmo 96:11–12

Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos! — Isaías 49:13

A mais profunda felicidade encontramos ao nos conectar pessoalmente com Deus.

Tu me farás ver a vereda da vida;

na Tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à Tua direita. — Salmo 16:11

Folguem e alegrem-se em Ti os que Te buscam. — Salmo 40:16

Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor! — Salmo 144:15

“Eu [Jesus] estou dizendo isso para que a Minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.”

— João 15:11

A fé na bondade de Deus gera felicidade.

Bem-aventurado aquele … cuja esperança está no Senhor seu Deus.

— Salmo 146:5

Embora não O tendes visto, O amais; e embora não O vedes agora, credes nEle e exultais com gozo inefá- vel e cheio de glória. — 1 Pedro 1:8

Mesmo nos momentos difíceis, Deus pode nos dar alegria.

No favor de [Deus] está a vida;

o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

— Salmo 30:5

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam

exterminadas, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. — Habacuque 3:17–18 Sempre podemos ser felizes pela salvação.

Eu me regozijo muito no Senhor;

a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação. — Isaías 61:10 ■

Se quiser, você pode vivenciar a felicidade profunda e duradoura da qual a Bíblia fala. O primeiro passo é receber Jesus como Salvador. Para isso, basta fazer uma oração como esta:

Jesus, acredito em Você e quero a felicidade que Você e Seu Pai prometem. Por favor, entre na minha vida. Amém.

LEITURA QUE ALIMENTA

A felicidade é sua. É só pegar.

(14)

Somos nós que nos fazemos felizes ou infelizes. Dá o mesmo trabalho. — Carlos Castaneda (1925–1998)

Decida permanecer feliz e sua alegria formará um exército invencível contra as dificuldades.

— Helen Keller (1880–1968) As pessoas gostam de contar seus problemas, mas não suas alegrias.

Se o fizessem veriam que toda situação tem embutida em si uma dose suficiente de alegria.

— Fyodor Dostoevsky (1821–1881) A felicidade não está nas

nossas circunstâncias, mas em nós mesmos. Não é algo que possamos ver, como um arco-íris, ou sentir, como o calor do fogo. A felicidade é algo que somos.

— John B. Sheerin (1906–1992) Comecei, há muito tempo, a aprender que as pessoas mais felizes são as que mais fazem pelos outros. — Booker T. Washington (1856–1915)

PARA PENSAR

FELICIDADE

feita em casa

A felicidade é uma borboleta que, quando perseguida, escapa do nosso alcance, mas se sentarmos quietos, pousa sobre nós.

— Nathaniel Hawthorne (1804–

1864)

A felicidade genuína consiste das qualidades espirituais do amor, compaixão, paciência, tolerância, perdão e assim por diante. Pois são essas coisas que geram felicidade tanto em nossas vidas quanto na vida dos outros.

— O 14º Dalai Lama (1935 — ) A felicidade não depende das coisas exteriores, mas da maneira como as vemos. — Leo Tolstoy (1828–1910) É apenas possível viver feliz para sempre um dia de cada vez.

— Margaret Bonnano (b. 1950) Se tentarmos levar a felicidade para os outros, inevitavelmente seremos felizes. Para ter alegria, devemos distribuí-la; para preservá-la, devemos espalhá-la.

— John Templeton (1912–2008)

A arte de ser feliz repousa no poder de extrair felicidade das coi- sas comuns. — Henry Ward Beecher (1813–1887)

Se parássemos de tentar ser felizes, nos divertiríamos muito. — Edith Wharton (1862–1937)

Procure fazer o bem e descobrirá que a felicidade correrá atrás de você. — James Freeman Clarke (1810–1888)

Deus Se agrada quando nos regozijamos e rimos do fundo de nossos corações. — Martinho Lutero (1483–1546)

Ser verdadeiramente feliz não é o resultado da busca pessoal por prazeres egoístas e pela auto- satisfação, mas de encontrar Deus e compartilhar a Sua vida com os outros, trazendo-lhes felicidade.

Então, a felicidade o perseguirá, o

alcançará e o dominará, sem que

você tenha que buscá-la. — David

Brandt Berg (1919–1994)

(15)

A Bíblia tem muito a dizer sobre camin- har. Somos aconselhados a caminhar com Deus,

1

a trilhar o caminho dos bons,

2

a andar no Espírito,

3

honestamente,

4

em amor,

5

em sabedoria,

6

na verdade,

7

, e dignamente diante do Senhor

8

.

Mas e naquelas horas em que você não sabe por onde seguir? O caminho está escuro e encoberto por uma espessa neblina. Com passo incerto, você simplesmente não sabe para que lado ir. Essa é a hora para andar por fé.

9

Podemos avançar guiados pela fé, sem saber exata- mente onde estamos ou o que nos aguarda no próximo passo, porque não andamos sós. Quando invocamos o Senhor, Eles caminha conosco

10

e guia nosso caminho.

11

Jesus prometeu “Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

12

Este exercício é para nos lembrar desse importante princípio. Imagine que você esteja caminhando pelas ruas de uma cidade a qual não conhece bem ou por uma trilha que não se vê no mapa. A noite se aproxima

quando você se vê diante de uma encruzilhada que lhe dá três opções de caminho a seguir. Deve ir para a esquerda, virar para a direita, ou seguir em frente?

Agora, imagine Jesus chegando ao seu lado:

“Faze-me saber o caminho que devo seguir”

13

. Ele leva consigo uma lanterna, a qual usará para ilu- minar a estrada na qual você deve seguir e segue ao seu lado. Sua presença faz com que suas apreensões desapareçam. Você está no caminho certo.

Agora pense em uma decisão ou problema que está enfrentando, mas para o qual ainda não tem a resposta.

Siga o mesmo processo. Clame o Senhor, pedindo- lhe para lhe mostrar aonde ir ou o que fazer a seguir.

Deixe-o fazer Sua luz brilhar no seu caminho. Isso pode acontecer por meio de um versículo bíblico ou talvez pelas palavras que Ele fala ao seu coração ou à convic- ção pessoal que Ele lhe dá. Enquanto você avançar na direção que Ele o orientou a seguir, confiar que Ele o guiará e que está com você, não há o que temer. ■

2

Vinde, ó casa de Jacó, andemos na luz do Senhor. — Isaías 2:5

Você jamais caminhará só se tiver Jesus no seu coração e sua mão na dEle. — David Brandt Berg

1. Deuteronômio 10:12 2. Provérbios 2:20 3. Gálatas 5:16 4. Romanos 13:13 5. Efésios 5:2 6. Colossences 4:5 7. 3 João 4

8. Colossenses 1:10 9. 2 Coríntios 5:7 10. Levítico 26:12 11. Isaías 30:21 12. João 8:12 13. Salmo 143:8

Um Exercício Espiritual

O CAMINHO DA FÉ

(16)

Algumas pessoas pensam que não podem ser felizes a menos que vivam sem nenhum problema. Estão bem, desde que tudo aconteça como acham que deve, mas no minuto em que algo negativo acontece, aquele efêmero sentimento de felicidade se desvanece. Por deixarem as circunstâncias ditarem seu nível de felicidade, estão sempre tendo de lidar com decepções e nunca relaxam o suficiente para se divertir e desfrutarem a vida. Com isso, acabam não sendo felizes como gostariam.

A felicidade que ofereço não depende das circunstâncias, que podem mudar como o clima. Em vez disso, é determinada pela Minha presença e Minhas promessas, as quais jamais mudam. As circunstâncias não mudam realidades eternas.

“Disse-vos estas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.”

1

Não há como evitar todos os problemas da vida, mas é possível se tornar maior que eles. Você ainda não pode ter tudo que lhe prometi e planejei para você, mas pode ter um antegosto dessas coisas a qualquer momento e em qualquer lugar. Posso elevar seu espírito da dimensão terrena, onde a feli- cidade é frágil, para a esfera celeste, onde é forte como a rocha. Quanto mais tempo você passar Comigo e com as Minhas palavras, absorvendo Meu amor e recebendo Minha perspectiva sobre a vida, mais você estará preparado para os inevitáveis altos e baixos, e mais feliz será.

COM AMOR, JESUS

Aqui está a felicidade

1. João 16:33

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Então, em geral, quando elas vão para o quarto, elas estão a fim de ter uma boa experiência, mas isso não significa que elas estejam cheias de disposição e energia para o sexo..

• Outra forma de escolher o que fazer é analisando os materiais que você tem em casa para desenvolver as

Idades: dos 3 anos em diante Material: o próprio corpo Como fazer:.. Este jogo implica a participação de todos os de lá

Encarregado de Dados (DPO – Data Protection Officer): pessoa indicada pelo Controlador e Operador para atuar como canal de comunicação entre o Controlador, os Titulares

Aproveite as novas tecnologias que serão lançadas nos próximos anos para aumentar o tempo de produção e a disponibilidade global do equipamento (OEE, na sigla em inglês), reduzir