• Nenhum resultado encontrado

Ano 8 Nº 18 Período: Julho à Setembro de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano 8 Nº 18 Período: Julho à Setembro de 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNTA- Notícias

Luta contra a violência no local de trabalho envolve empenho de todos

O combate a violência e o assédio no local de trabalho envolve o empenho de todos, disse a coordenadora do departamento do género da Confederação Sindical Internacional (ITUC- África), Ghislaine Saizonou, em 30 de julho/018, em Luanda, na sede da Unta.

Segundo a fonte, que falava no seminário sobre

"Violência e assédio no local do trabalho", organizado pela Unta-CS, é necessário o

engajamento das forças sindicais para

se banir este mal que assola muitos (as) trabalhadores/as.

“A violência no mundo de trabalho é um facto e para isso a ITUC África e seus filiados vão se engajar a nível internacional para a criação de uma convenção e recomendação contra este mal”, considerou. Por seu turno, o secretário-geral da Unta-

Confederação Sindical, Manuel Viage, disse que a par do assédio sexual nos locais de trabalho hoje se assiste no país a violência económica com a suspensão de salários de 64 mil funcionários públicos há quatro meses.

De acordo com o sindicalista, este quadro agudizou a vida das famílias, estimando que mais de um milhão de pessoas ficaram privadas dos seus rendimentos para a satisfação das necessidades primordiais. Manuel Viage referiu que existe actualmente intimidação contra as forças sindicais devido as greves para reivindicação de seus direitos, considerando também violência que afecta psicologicamente os trabalhadores.

Ano 8 Nº 18 Período: Julho à Setembro de 2018

UNTA-Notícias

DESTAQUES Redução de acidentes de trabalho Pag-2

Seminários de capacitação pag- 3-4

Seminário sobre Combate a violência no local de trabalho

Uso exclusivo

(2)

UNTA- Notícias

O seminário sobre violência e assédio no local de trabalho foi uma realização do Comité da Mulher Sindicalizada e decorreu no âmbito da jornada do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana. Participaram do encontro coordenadoras dos núcleos de todo o

país, cujo objectivo foi aprofundar as discussões teóricas sobre vários aspectos da violência e fornecer elementos que possibilitam a identificação, denúncia, prevenção e a busca de soluções.

SiSinnddiiccaattooss ddeeffeennddeemm mmeellhhoorriiaass ppaarraa rreedduuççããoo ddee aacciiddeenntteess ddee ttrraabbaallhhoo

O reforço da educação e o controlo social foi apontado como um dos meios preventivos para a redução dos acidentes no trabalho, quer nas empresas públicas ou privadas.

Esta apreciação foi feita durante a cerimónia de abertura do seminário

“Procedimentos para reparação de danos resultantes da sinistralidade laboral” pelo Secretário-geral da Unta- CS, Manuel Augusto Viage.

O certame teve lugar na sala de reuniões da UNTA-CS, no dia 30 de Agosto do ano em curso.

O responsável frisou ser necessário reforçar o diálogo com os empregadores para que usem equipamento de proteção, de forma a reduzir a sinistralidade no trabalho. Acrescentou que as empresas devem trabalhar no sentido para que os acidentes e doenças laborais reduzam de forma a preservar a vida humana. Por sua vez, a secretária dos assuntos jurídicos laborais da Unta-CS, Filomena Soares,

disse que a falta de equipamentos de proteção e seguro preocupa os sindicalistas, pelo que é necessário que as empresas segurem os trabalhadores de forma a protege-los. Referiu que a maior parte das empresas não têm as comissões de acidentes de trabalho, por este facto é necessário que os empregadores e funcionários criem este desiderato para minimizar os acidentes.

Manuel Viage SG da Unta fala sobre a protecção contra acidentes de trabalho

2

(3)

UNTA- Notícias

“As empresas com maior número de acidentes são de construção e indústria (de plástico e detergente),” reforçou.

Mário Tavira, chefe do centro de pesquisa estatística, formação e informação do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho, fez saber que 766 acidentes de trabalho foram registados em empresas públicas e privadas do país, de Janeiro a Junho de 2018, contra 510 de 2017, pela Inspeção Geral do Trabalho (IGT).

Considerou o número de acidentes de trabalho assustadores, sendo necessário que se passe a informação aos empregadores para a prevenção. O seminário, abordou vários temas como "sistema de segurança e higiene no trabalho" e o "seguro de acidentes de trabalho e doenças profissionais em harmonia com a convenção número 155 da OIT".

Seminário de capacitação

O Comité Provincial da Mulher Sindicalizada realizou

o seminário de capacitação sindical

sobre a

PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA VIDA SINDICAL, no dia 18 de Julho do ano em curso, na sede da UNTA-CS.

O seminário, visou essencialmente elucidar as mulheres a terem uma participação activa no sentido de defenderem melhor os seus interesses,

como sejam o combate ao assédio sexual e moral nos locais de trabalho, assim como contribuir para a promoção do direito da mulher a nível das estruturas sindicais para o bem- estar social, justiça e progresso. O mesmo, teve a prelecção da Cda Filomena Soares, Secretária Geral da União dos Sindicatos de Luanda, e nele participaram os núcleos de mulheres sindicalizadas dos sindicatos provinciais de Luanda.

Audiência

A Secretária Geral adjunta da UNTA-Confederação Sindical, Maria Fernanda Carvalho Francisco, em representação do Secretário Geral, Manuel Viage, concedeu audiência ao especialista em economia política e desenvolvimento, do Centro de Investigação Social e Económico da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, Dr. Fernandes Dovale Wanda, e Dr. Carlos Oya, também especialista em economia política e desenvolvimento, da Universidade de Londres, na sede da UNTA, no dia 11 de Julho de 2018.

O encontro teve como objectivo, a divulgação de um projecto de pesquisa que o Centro de Investigação Social está a realizar nas empresas do sector da construção e indústria de materiais de construção.

Tomaram parte neste encontro, a Direcção da Federação da Construção, na pessoa do Secretário Geral adjunto, Manuel Sebastião.

Seminário de capacitação sindical p/mulheres

3

(4)

UNTA- Notícias

FFFooorrrmmamaadddooorrreeesss dddeeecccrrreeetttaaarrraaamm m gggrrreeevvveee

O Sindicato Nacional de Formadores de Angola reuniu no dia 5 de Setembro de 2018, na sede da

unta-

Confederação sindical, para analisar a situação do caderno

reivindicativo remetido ao empregador.

Da análise feita concluíram que por não haver o cumprimento do memorando de entendimento, assinado entre o Sindicato e o INEFOP- Instituto Nacional de Formação Profissional, no dia 8 de Junho de 2018, e porque as condições de

trabalho pelos quais estão expostos deixam a desejar, avançar com a greve a partir do dia 10 de Setembro de 2018.

A greve foi de âmbito nacional e abrangeu todos os Centros de Formação Profissional, Integrados e Tecnológicos, e Pavilhões de Artes e Ofícios tutelados pelo INEFOP.

A assembleia, foi dirigida pela direcção do Sindicato na pessoa do seu Presidente, Adelino Moreira, e contou com a participação do sr. António Agostinho Pereira, Director adjunto do INEFOP.

D

DIIRRIIGGEENNTTEESS SSIINNDDICICAAIISS CCAAPPAACCIITTAADDOOSS NNAA PPRROOVÍNNCCIAIA DDOO BBEENNGGOO A Unta-Cs realizou um seminário sob tema" TÉCNICAS DE SINDICALIZAÇÃO, E ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO.

O seminário teve lugar no dia 26 de Setembro de 2018, na cidade de Caxito- Província do Bengo, e visou capacitar os

Sindicatos nos vários domínios da vida social e económica.

Os participantes ao seminário, constataram a necessidade de revitalizar as bases, ou seja, reunir com os trabalhadores dos sectores público, privado e informal, para fazer-se um diagnóstico exaustivo da situação do movimento sindical na província do Bengo.

O Cda Divaldo Faria, membro do Secretariado Executivo da UNTA-CS, na sua intervenção criticou a debilidade de alguns sindicatos na representatividade,

Formadores pressionam o patronato com greve

Movimento sindical no Bengo sob diagnóstico

(5)

UNTA- Notícias

reivindicação e defesa dos interesses dos trabalhadores. “ Sabemos que os sindicatos têm a função de representar, reivindicar e defender os trabalhadores, há um tempo a esta parte, nós temos notado que a nossa acção nesse domínio tem estado muito débil, e isso não deixa a direcção da Unta se preocupar, porque o cerne da nossa actividade é representar, reivindicar e defender os trabalhadores, se nesse domínio escapam as nossas preocupações, lógico, que estamos a por em causa a função pelo qual os trabalhadores nos confiaram”.

Mais adiante disse que existem muitos problemas ligados a segurança, higiene e saúde no trabalho, onde os acidentes de

trabalho vão somando, e nem sempre os sindicatos são ágeis na defesa dos associados quando se encontram nestas circunstâncias.

Outro problema que o Cda Divaldo focalizou, foi o da inspeção geral do trabalho, que inúmeras vezes recebe denúncias de algumas empresas que não descontam a segurança social ao trabalhador, e mesmo aquelas que descontam mas não depositam, criando assim dificuldade no período da reforma do trabalhador, e não são instadas.

Participaram neste seminário, líderes das Federações e Sindicatos Nacionais assim como líderes dos sindicatos sediados na província do Bengo.

CAMPANHA DE FILIAÇÃO SINDICAL

No âmbito da divulgação do decreto nº 155/16-Regime jurídico do Trabalho Doméstico, a Unta-Confederação Sindical, através da secretaria de assuntos jurídicos Laborais e Sociais,

cda Filomena Soares em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, levaram a cabo uma campanha de sensibilização e filiação dos (as) trabalhadores (as) domésticos (as), no condomínio da Vida Pacífica, no município de Viana, no dia 9 de Julho de 2018.

A campanha visou sensibilizar e sindicalizar trabalhadores que prestam serviço naquela circunscrição, a fim de conhecerem melhor os seus direitos laborais e sociais, a luz do decreto.

Sindicalizar mais trabalhadoresdomésticos

(6)

UNTA- Notícias

FICHA TÉCNICA P

Prroopprriieeddaaddee:: UUNNTTAA--CCSS

CoCooorrddeennaçããoo:: MMaannuueell AAuugguussttoo VViiaaggee,, P

Prroodduçããoo:: SSIIPPRR.. CCoonnsseellhhoo ddee RReeddaçããoo:: DDiivvaallddoo JJoosé ddee FFaarriiaa,, VViirriiaattoo FFeerrnnaannddeess BBuummbbaa,, AAppoolliinárriioo ZZ..DD..Júlliioo PaPaggiinnaçããoo:: AAppoolliinárriioo Júlliioo

E

Ennddeerreçoo:: Av. Rainha Ginga nº 23- C. Postal: 28,Luanda –Fax 393590,Tel.334670/338502, E-mail untadis@netangola.com,www.unta- cs.com:

Galeria de Fotografias

Sindicalizar mais trabalhadoresdomésticos

Assembleia dos Formadores de Angola Movimento sindical no Bengo sob diagnóstico

Intervenção do SG da Unta sobre acidentes de trabalho

Combate a violência no género

Seminário de capacitação sindical p/mulheres sindicalizadas

6

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das