• Nenhum resultado encontrado

O modelo de formação único oferecido, no âmbito do Programa MIT-Portugal é ainda valorizado por um conjunto de outras acções previstas, que incluem:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O modelo de formação único oferecido, no âmbito do Programa MIT-Portugal é ainda valorizado por um conjunto de outras acções previstas, que incluem:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 Descrição curso 1.1 Breve Introdução

O que torna único o Programa Doutoral SSE da UTL?

O modelo de formação integrada em engenharia e economia, oferecido por uma joint venture entre o Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), escolas da UTL líderes nacionais em engenharia e economia, distingue-se pela estimulação da formação de estudantes no sentido de criar novos líderes capazes de desenvolver e implementar estratégias inovadoras em situações reais de desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Energia.

O currículo do Programa Doutoral em SSE possibilita estas vantagens competitivas através de actividades curriculares e investigação rigorosas, delineadas por um corpo docente de nível internacional, incluindo a participação do Massachussets Institute of Technology (MIT) no âmbito do Programa MIT-Portugal, bem como pela introdução de métodos de aprendizagem inovadores, incluindo trabalho de equipa aplicado e experiências de liderança.

Este novo Programa Doutoral em SSE inclui um Diploma de Estudos Avançado – DEA (1 ano) e uma actividade de investigação (2-3 anos), resultando na elaboração de uma dissertação, conducente à obtenção do grau de Doutor em SSE.

O Diploma de Estudos Avançados aborda um conjunto único de áreas fulcrais multidisciplinares em sistemas de energia, incluindo ambas as perspectivas da engenharia e da economia.

O modelo de formação único oferecido, no âmbito do Programa MIT-Portugal é ainda valorizado por um conjunto de outras acções previstas, que incluem:

• recrutamento de oito a dez alunos por ano para participar nos projectos de investigação a desenvolver no âmbito do Programa MIT-Portugal. Neste caso será assegurada a atribuição de uma bolsa de doutoramento, bem como a orientação conjunta entre a UTL e o MIT e um ano de formação no MIT;

• actividades de vídeo-conferência e e-learning entre o MIT e os alunos do Programa Doutoral em SSE;

• seminários anuais em Sistemas Sustentáveis de Energia – elementos do MIT e das Universidades portuguesas irão promover a implementação de seminários anuais onde se discute o progresso do trabalho desenvolvido na área dos SSE.

1.2 Historial

A energia é um elemento fundamental para a continuidade e desenvolvimento da vida. È virtualmente impossível conceber qualquer actividade, social ou económica, que não tenha por base um consumo energético, directo ou indirecto. De facto, a dependência energética da

(2)

economia moderna pode ser observada em todos os seus sectores, dos transportes à indústria, do lazer ao sector doméstico.

No entanto, o consumo actual de energia, assente em fontes de energia não renováveis e ambientalmente lesivas, está a por em perigo a equilíbrio dos ecossistemas e da sociedade como os conhecemos. Resolver este dilema, através da promoção de sistemas sustentáveis de energia, representa um dos maiores desafios para a sociedade actual. Neste contexto, a segurança de abastecimento e gestão ambiental a longo prazo são apenas dois dos mais importantes desafios que o actual sistema energético enfrenta.

A abordagem a “Sistemas Sustentáveis de Energia” deverá ser realizada sob um complexo quadro caracterizado por diversas escalas espaciais e temporais, desde o nível internacional e global, até aos sub-níveis nacionais da procura e da oferta. A introdução destes sistemas no âmbito mais lato dos sistemas de energia a diversas escalas espaciais deverá ser encorajada por instrumentos e medidas de políticas públicas desenvolvidas com base em conhecimento sólido e multidisciplinar, incluindo áreas como a economia, sociologia, ambiente e tecnologia.

Os Sistemas Sustentáveis de Energia, bem como as abordagens prosseguidas, englobam-se no âmbito mais lato dos Sistemas de Engenharia, caracterizados por uma elevada complexidade sócio-tecnológica.

Criar e disseminar este conhecimento através de Programas Avançados de Educação e Formação em SSE requer um esforço dedicado de alto nível, o qual é o foco deste novo e inovador Programa de Doutoramento, desenvolvido em conjunto pelo MIT e Universidades Portuguesas, sob o enquadramento da área temática dos Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT-Portugal.

Este esforço é fruto do envolvimento das seguintes Universidades Portuguesas:

UTL – Universidade Técnica de Lisboa

ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão

IST – Instituto Superior Técnico

UP – Universidade do Porto

FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

UL – Universidade de Lisboa

FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

1.3 Objectivos

A nossa missão consiste em promover uma nova geração de líderes em sustentabilidade e economia dos sistemas de energia, bem como gerar e comunicar novos conhecimentos em áreas fundamentais dos sistemas de energia. O nosso foco está em combinar um esforço multidisciplinar, incluindo os domínios da engenharia e da economia, no âmbito da análise e projecto de sistemas de energia no contexto do desenvolvimento sustentável.

(3)

A formação de pós-graduação em SSE irá assim preparar estudantes para o desenvolvimento de investigação fundamental, a qual irá permitir:

1. criar conhecimento baseado no estado da arte em I&D em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias sob o enquadramento dos sistemas sustentáveis de energia, onde a procura de energia é satisfeita com o mínimo de recursos não renováveis, tendo em consideração diferentes cenários geográficos e sócio-económicos;

2. promover novas formas de interacção entre universidades e empresas, governo e sociedade, visando a identificação e implementação sustentável de novas políticas energéticas, de ciência e tecnologia e de inovação.

1.4 Destinatários

Tendo o Inglês como língua oficial do Programa, o Doutoramento em SSE está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram substanciar o seu interesse em desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de energia, através de acções de formação avançadas e de actividades inovadoras de I&D, com o intuito de promover o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias verso a sustentabilidade dos sistemas de energia, recorrendo à análise de interacção de sistemas complexos com a sociedade e a economia.

Os candidatos interessados na admissão ao programa devem ter uma formação académica/profissional em áreas afins aos principais temas em estudo. Uma formação adequada à participação no programa inclui a formação nas áreas da engenharia e/ou economia.

1.5 Saídas Profissionais

Obter o grau de Doutor em SSE abre uma porta para um amplo espaço de actividades profissionais em Portugal e no estrangeiro, desde uma carreira profissional de sucesso em empresas multinacionais, ao desenvolvimento de novas actividades de investigação ligadas ao mundo académico de referência. Para mais informação sobre futuras oportunidades visite o website do Programa MIT-Portugal.

1.6 Regime de Funcionamento

A componente escolar (DEA) decorrerá em dois semestres, estando as disciplinas organizadas em grupos (por forma a possibilitar a sua concentração no tempo e uma melhor integração com outros cursos/universidades).

Horário: Em breve disponível.

(4)

1.7 Propinas

As propinas do Programa Doutoral em SSE são de 3000 €/ano. No caso de inscrição em unidades curriculares isoladas, será acrescentada uma taxa de 85 €/ECTS.

1.8 Prazo de Calendário Escolar

O ano académico encontra-se dividido em dois semestres, o primeiro semestre tem início a 24 de Setembro e acaba no início de Fevereiro. O segundo semestre começa no final de Fevereiro e acaba no final de Julho. As datas especificas de início e fim das aulas podem variar ligeiramente de ano para ano. Para mais informação, visite o calendário escolar do IST.

1.9 Prazo de Candidaturas

O período de candidatura ao programa Doutoral em SSE começa a 18 de Junho e acaba a 17 de Agosto. No caso de ser necessário, os membros do Painel de Avaliação poderão contactar os candidatos, durante os dias da avaliação, por email ou por telefone, para marcação de entrevista. Se aplicável, as entrevistas serão realizadas de 3 a 7 de Setembro 2007.

O processo de candidatura é gerido centralmente pelos serviços do IST, no Núcleo de Pós- Graduação e Formação Contínua, ou pelos serviços do ISEG.

No processo de candidatura devem ser seguidos os seguintes passos preliminares:

1. Selecção de um orientador e desenvolvimento conjunto do plano de estudos;

2. Candidatura ao Programa Doutoral em SSE; e

3. Candidatura a uma bolsa de Doutoramento (não obrigatório).

Os Residentes fora do espaço da EU são encorajados a efectuar com antecedência o processo de candidatura, de forma acelerar o processo de requisição de visto. Os endereços postais para o envio das candidaturas são apresentados nos respectivos formulários de candidatura.

1.10 Prazo de Resultado da Selecção

Os resultados da selecção de candidatos estarão disponíveis a partir de 11 de Setembro.

A todos os candidatos admitidos ao Programa de Doutoramento em SSE será enviada previamente uma carta formal de admissão.

1.11 Prazo de Inscrições

O período de inscrição no Programa de Doutoramento em SSE começa a 12 de Setembro e acaba a 28 de Setembro 2007.

A inscrição é gerida centralmente pelos serviços do IST, no Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua, ou pelos serviços do ISEG.

1.12 Informação Adicional

Bibliografia e Equipamento Informático

A bibliografia necessária a cada cadeira do DEA pode ser consultada na webpage da respectiva cadeira. A maior parte do material de estudo será disponibilizado pelos serviços do

(5)

IST, onde podem ser adquiridos mediante o pagamento de uma quantia reduzida, ou disponibilizados na webpage das respectivas cadeiras. Em alguns casos serão recomendados, ou necessários, alguns manuais de estudo.

No âmbito do Programa MIT-Portugal, e no enquadramento do Open Course Ware (http://ocw.mit.edu/) do MIT, serão ainda desenvolvidos novos documentos de estudo, fazendo uso do enquadramento e mecanismos de protecção oferecidos pela iniciativa Creative Commons (http://creativecommons.org/).

A todos os alunos será fornecida uma conta de acesso ao sistema informático (incluindo email) da Universidade Técnica de Lisboa, assim como será garantido o acesso 24h aos laboratórios informáticos (impressoras e digitalizadoras também disponíveis). Todos os estudantes são encorajados a garantirem o acesso a um computador pessoal privado. A UTL tem uma extensa rede wireless, sendo possível aceder à Internet na maioria das zonas do Campus, através de computadores portáteis com placa de rede wireless.

Bolsas e Alojamento

Existem em Portugal vários programas de bolsas de Doutoramento, nomeadamente aqueles oferecidos por:

• MIT-Portugal Program

• Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

• Fundação Calouste Gulbenkian

• Cooperação Cultural dos PALOP

O IST poderá ainda oferecer bolsas adicionais no âmbito de financiamentos através de Projectos de I&D.

Estas bolsas deverão ser suficientes para cobrir as propinas do Programa de Doutoramento em SSE, assim como as despesa correntes em Portugal (e eventuais períodos de formação no MIT). O actual valor base de uma bolsa de Doutoramento em Portugal é de 980 €/mês.

Ainda, com um pequeno esforço de pesquisa na Internet, é possível encontrar outros programas de bolsas para financiar a tua participação no Programa Doutoral em SSE.

Sob pedido do aluno, o programa poderá apoiar a procura de alojamento. No entanto, no guia Foreign Student Guide do IST é possível encontrar informações detalhadas sobre as condições e contactos para o alojamento em Lisboa. Para preparar o teu futuro alojamento, aconselhamos-te a efectuar o download do guia aqui.

1.13 Links

MIT-Portugal http://www.mitportugal.org/

MIT http://web.mit.edu/

FEUP http://www.fe.up.pt/si_uk/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=PDSSE FCUL http://mit.fc.ul.pt/phd.htm

(6)

2 Regime de Acesso 2.1 Requisitos de Acesso

O ingresso no Programa Doutoral em SSE é condicionado pela homologação pelo Conselho Científico do IST e do ISEG da proposta de aceitação da candidatura apresentada ao coordenador do ciclo de estudos. Posteriormente o ingresso será formalizado através da inscrição nos serviços do IST (Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua).

A regulamentação dos Programas de Doutoramento e de 3º Ciclo pode ser consultada nos seguintes endereços: reg_dou_ist.pdf e reg_3ciclo_ist.pdf

No processo de candidatura ao Programa Doutoral em SSE, o Conselho Científico do IST e do ISEG têm de reconhecer os seguintes documentos, comprovativos da capacidade do candidato para realizar os requisitos do Programa:

1. Mestrado, ou Licenciatura de 5-anos (de preferência em Engenharia ou Economia, mas também serão consideradas outras áreas);

2. Currículo académico ou científico relevante;

3. Experiência académica, científica ou profissional relevante.

2.2 Documentos para candidatura

Os principais documentos e informações necessários ao processo de candidatura são:

a) Ficha de candidatura (impresso próprio, fornecido pelos serviços e disponível para preenchimento on-line);

b) Plano de estudos;

c) Curriculum vitae académico e profissional;

d) Certidão comprovativa do(s) grau(s) académico(s) com indicação da(s) média(s);

e) Bilhete de identidade ou passaporte;

f) Cartão de contribuinte;

g) Cartas de referência, justificando a adequação do perfil académico e/ou profissional do candidato para aceder ao curso a que se candidata (opcional);

h) Carta de motivação, onde o candidato explicita a sua motivação para frequentar o curso, quais são os seus objectivos e que benefícios espera retirar pela conclusão do curso a que se candidata (opcional).

(7)

3 Estatuto Profissional 3.1 Nível da Qualificação

A conclusão com sucesso do Curso de Estudos Avançados – DEA resulta na atribuição do Diploma de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia, emitido pelo Instituto Superior Técnico.

Após a obtenção do Diploma de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia, e decidido a prosseguir o Programa Doutoral em SSE, o estudante inicia então a sua actividade de investigação e dissertação. A conclusão com sucesso do Programa Doutoral, resulta na atribuição do grau de Doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia, emitido pela Universidade Técnica de Lisboa.

3.2 Reconhecimentos:

Apesar da atribuição do Diploma de Estudos Avançados não conferir qualquer grau académico, o DEA em Sistemas Sustentáveis de Energia foi organizado de acordo com o Sistema Europeu de Créditos (ECTS) e comprova nível de conhecimentos alargados e sólidos de base científica, necessário para a realização de trabalhos de investigação fundamental ou aplicada que possam contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento no domínio científico de estudo.

O Grau de Doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia, emitido pela Universidade Técnica de Lisboa é reconhecido internacionalmente.

4 Descrição Plano Curricular 4.1 Descrição

O Programa Doutoral em SSE, tem uma duração aproximada de 3,5 a 4 anos, correspondendo a um mínimo de 228 ECTS. O programa inclui no primeiro ano um Diploma de Estudos Avançados, ao qual corresponde um mínimo de 48 ECTS (e um máximo de 60 ECTS), seguido de uma dissertação à qual corresponde um máximo de 180 ECTS.

Diploma de Estudos Avançados

O plano de estudos do Diploma de Estudos Avançados em SSE pode ser personalizado mediante a escolha de um conjunto de unidades curriculares (disciplinas) que mais se adequam ao teu perfil. Enquanto escolhes as tuas cadeiras, pensa em ti mesmo como uma empresa em fase de projecto: sucesso futuro depende essencialmente de ter uma ideia clara dos objectivos a conquistar, e da flexibilidade e imaginação em tirar partido de novas e surpreendentes oportunidades ao longo do teu percurso. È a tua possibilidade de aproveitar ao máximo a tua experiência na UTL.

(8)

O Diploma de Estudos Avançados em SSE está organizado em cinco grupos de cadeiras, abrangendo as principais questões inerentes ao tema dos Sistemas Sustentáveis de Energia, incluindo um grupo de cadeiras introdutórias, projectadas para alunos com formação em engenharia ou economia. Entre as cadeiras disponíveis, o plano de estudos do DEA em SSE deve ser preparado tendo em consideração os seguintes requisitos mínimos, e posteriormente aprovado pelo Conselho de Coordenação Científica do Programa Doutoral em SSE:

• mínimo de 60% de créditos ECTS em unidades curriculares D*, podendo ainda incluir até um máximo de 30% dos créditos em unidades curriculares F e até um máximo de 30% em unidades curriculares M;

• mínimo número de créditos ECTS obtidos nos Grupos I a V (ver paragrafo seguinte);

• número de créditos no primeiro semestre entre 27 e 30 ECTS, e entre 21 e 30 ECTS no segundo semestre.

* O Diploma de Estudos Avançados em SSE é composto por cadeiras do tipo D – base científica; F – base tecnológica;

M – ao nível do Mestrado.

O Diploma de Estudos Avançados em SSE está organizado nos seguintes grupos:

• Grupo I (G I): Cadeiras introdutórias (mínimo 6 ECTS)*

• Grupo II (G II): Economia (mínimo 12 ECTS)

• Grupo III (G III): Ambiente (mínimo 6 ECTS, cadeira obrigatória – Energia, Ambiente e Sustentabilidade);

• Grupo IV (G IV): Sistemas de energia (mínimo 10,5 ECTS)

• Grupo V: Tecnologias energéticas (mínimo 4,5 ECTS)

* Os alunos com formação em engenharia têm de se inscrever na cadeira de Introdução à Economia, enquanto que os alunos com formação em economia têm de se inscrever na cadeira de Introdução à Engenharia.

Dissertação

Após a conclusão do DEA, são atribuídas as actividades de investigação aos estudantes, sobre as quais os alunos irão desenvolver a sua tese de doutoramento durante os três anos seguintes.

As actividades de investigação dos alunos de doutoramento serão orientadas de acordo com as regras da UTL, incluindo:

• Orientador – da UTL

• Co-orientador – da UTL ou outras universidades. No caso dos alunos envolvidos em projectos de investigação do Programa MIT-Portugal, a co-orientação será assegurada por um elemento do MIT, caso em está previsto a estadia no MIT por períodos prolongados.

(9)

4.2 Secção Corpo Docente

Aprende mais sobre o Corpo Docente e o trabalho por nós desenvolvido para solucionar os principais problemas da actualidade em engenharia e economia:

- Visita o directório do Corpo Docente do IST - Visita o directório do Corpo Docente do ISEG

Centros de Investigação

A definição dos conteúdos das cadeiras, as palestras, e as actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do Programa Doutoral em SSE, envolve a participação de diversos centros de investigação e laboratórios da UTL, do MIT e outras instituições, os quais contribuem activamente para melhorar e distinguir na arena internacional este programa inovador.

CEDE Centro de Estudos e Documentação Europeia

CEDIN - Centro de Estudos de Economia Europeia e Internacional (ISEG) CEGE Centro de Estudos de Gestão (ISEG)

CEMAPRE Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (ISEG) CESA Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (ISEG)

CIEF Centro de Investigação de Economia Financeira (ISEG) CIRIUS Centro de Investigação Regional e Urbana (ISEG)

CISEP Centro de Investigação sobre Economia Portuguesa (ISEG) GHES Gabinete de História Económica e Social (ISEG)

SOCIUS Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (ISEG) UECE Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia (ISEG)

CEEL Centro de Energia Eléctrica (IST)

CFTP Centro de Física Teórica de Partículas (IST)

ICIST Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (IST) IDMEC Instituto de Engenharia Mecânica, Lisboa (IST)

IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento (IST) ISR Instituto de Sistemas e Robótica, Lisboa (IST)

MARETEC Water Modelling Systems (IST) WEC Centro de Energia das Ondas (IST)

CEEETA Centro de Estudos em Economia da Energia, dos Transportes e do Ambiente BTP Building Technology Program (MIT)

CEEPR Center for Energy and Environmental Policy Research (Sloan School of Management)

LFEE Laboratory for Energy and the Environment (MIT)

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator