• Nenhum resultado encontrado

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO

TRIBUTÁRIA

(2)

A Recuperação de Créditos Tributários (RCT) é uma excelente oportunidade, tan- to para você, que é um profissional tributário e ganha honorários sobre os valo- res recuperados, quanto para os seus clientes, que podem injetar novos recur- sos em suas empresas e gerar economia futura.

Uma dúvida muito frequente é saber quais as oportunidades de RCT são apli- cáveis para cada cliente. Pensando nisso, trouxemos nesse e-book cinco dicas para você verificar as oportunidades de RCT em cada empresa visitada, amplian- do sua oferta de serviços.

Antes de tudo: Identifique o regime de tributação dos últimos 5 anos

Existem oportunidades de RCT para todos os regimes de tributação: Simples

Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Entretanto, para que você saiba exata- mente o que oferecer ao seu cliente, é necessário saber quais regimes de tribu- tação foram adotados nos últimos cinco anos.

Com esses dados em mãos, siga as dicas a seguir:

(3)

3

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

Muitas empresas optantes pelo Simples Nacional vêm recolhendo mais tributos do que deveriam, na medida em que não realizam a correta segregação das re- ceitas decorrentes da venda de produtos sujeitos à tributação Monofásica ou à

Substituição Tributária do PIS e da COFINS (bebidas frias, combustíveis, fármacos e perfumarias, veículos, máquinas e autopeças, motocicletas, máquinas agrícolas autopropulsadas ou cigarros e cigarrilhas).

Normalmente estes produtos são vendidos por Adegas, Lojas de Autopeças,

Bares, Restaurantes, Casas de Show, Centros Automotivos, Farmácias, Lojas de Conveniência, Mercados, Mercearias, Perfumarias, Pet Shops, entre outros.

Uma vez identificado que a empresa tem o perfil desejado (optante pelo Simples + revenda de produtos monofásicos), você já pode propor um serviço de levantamento de eventuais valores de PIS e COFINS recolhidos a maior.

SE A EMPRESA FOR OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL, VERIFIQUE SE EXISTE A REVENDA DE PRODUTOS MONOFÁSICOS

#1 DICA

(4)

4

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

O Plenário do Supremo Tribunal Federal, em 13/05/2021, finalizou o julgamento dos embargos de declaração opostos contra o acórdão do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR (tema nº 69 de Repercussão Geral), relativo à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Ficou decido que o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS, e o valor a ser excluído é o ICMS destacado na nota fiscal de venda. Os efeitos da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS devem se dar a partir de 16/03/2017, ressalvadas as ações judiciais e requerimentos administra- tivos protocoladas até (inclusive) 15/03/2017.

Após a decisão do STF, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, através do

DESPACHO Nº 246 - PGFN-ME, de 24 de maio de 2021, aprovou o PARECER SEI Nº 7698/2021/ME, que orientou, que, independentemente de ajuizamento de deman- das judiciais, a todo e qualquer contribuinte deve ser garantido o direito de reaver, na seara administrativa, os valores que foram recolhidos indevidamente.

Assim, se a empresa está enquadrada no Lucro Presumido ou Lucro Real e é con- tribuinte do ICMS, deve recolher o PIS e COFINS sobre uma base de cálculo que não inclua o valor do ICMS, podendo recuperar tudo o que foi indevidamente pago deste 16/03/2017.

SE A EMPRESA FOR DO LUCRO PRESUMIDO/REAL E TAMBÉM FOR CONTRIBUINTE DO ICMS, APURE A EXCLUSÃO DO

ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

#2 DICA

(5)

5

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

Muitas empresas prestadoras de serviço estão tendo um desembolso de tributos acima do devido, prejudicando sua lucratividade e sua capacidade de investimen- to. Com efeito, a legislação tributária atual considera para a base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS a incidência do ISSQN, e isso gera o pagamento de tribu- to sobre tributo, ou seja, os contribuintes acabam pagando PIS/Pasep e COFINS sobre o valor do ISSQN.

Motivados pela decisão do STF que pacificou, de forma definitiva e sob a sistemá- tica da repercussão geral, a tese de que “o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da COFINS”, vários contribuintes ingressaram em juízo pleiteando que os valores de ISSQN fossem excluídos da base de cálculo do PIS/

Pasep e da COFINS, pois se a conclusão do STF é válida para imposto estadual (RE 574.706 RG/PR), também deve ser aproveitada no caso do tributo municipal.

SE A EMPRESA FOR DO LUCRO PRESUMIDO/REAL E TAMBÉM FOR PRESTADORA DE SERVIÇOS, APURE A EXCLUSÃO DO

ISSQN DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

#3 DICA

(6)

6

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

De acordo com a legislação atual, as empresas são obrigadas a incluir na base de cálculo da Contribuição Previdenciária incidente sobre a folha de salários um conjunto de parcelas que não poderiam submeter-se à incidência, dada a sua na- tureza indenizatória.

De fato, a Contribuição Previdenciária Patronal – CPP – deve incidir sobre um con- junto de parcelas que correspondem ao conceito de “salário”, com o objetivo de re- munerar o trabalho. Entretanto, as chamadas “verbas indenizatórias” representam pagamentos feitos pelo empregador aos empregados, mas que, dada sua nature- za jurídica – de indenização –, não poderiam estar incluídas na base de cálculo da CPP. Inconformados, vários contribuintes ingressaram em juízo questionando este fato e pleiteando que CPP não incidisse sobre as verbas de natureza indenizatória (como auxílio-doença/acidente, auxílio-maternidade, auxílio-alimentação fornecido de forma onerosa e aviso prévio indenizado).

Desta forma, estas empresas podem recuperar os valores recolhidos indevidamente nos últimos 5 anos e passar a recolher o INSS somente sobre as parcelas de caráter remuneratório, assim entendidas como as que sirvam como contraprestação ao traba- lho efetivamente prestado ou ao tempo do trabalhador à disposição do empregador.

SE A EMPRESA FOR DO LUCRO PRESUMIDO/REAL,

VERIFIQUE SE HOUVE O RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PATRONAL SOBRE VERBAS DA FOLHA DE PAGAMENTO QUE TENHAM NATUREZA INDENIZATÓRIA

#4 DICA

(7)

7

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

Normalmente as empresas recolhem as Contribuições Parafiscais arrecadadas por conta de Terceiros (Salário-Educação, INCRA, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, DPC, Fundo Aeroviário, SENAR, SEST, SENAT, SESCOOP etc.) sobre o valor total da folha de pagamento.

Ocorre que a Lei n. 6.950/1981estabelecia, em seu Art. 4º, um limite na base de cál- culo da Contribuição Previdenciária e das Contribuições para Terceiros no valor cor- respondente a 20 salários-mínimos. Com o objetivo de revogar essa limitação, foi

editado o Decreto-Lei 2.318/86, determinando que a Contribuição Previdenciária não está sujeita ao teto de 20 salários-mínimos. O texto normativo, de fato, revogou o li- mite da base de cálculo da contribuição da empresa para a Previdência Social, mas não mencionou as Contribuições Parafiscais arrecadadas por conta de Terceiros.

Percebe-se que houve a revogação do limite da base de cálculo da Contribuição

Previdenciária, mas as Contribuições para Terceiros não se destinam à Previdência Social: elas são Contribuições Parafiscais. Se não são contribuições previdenciá- rias, a limitação da base de cálculo em 20 (vinte) salários-mínimos continua vigen- te em relação às Contribuições para Terceiros.

Se a empresa que você está atendendo tem uma folha superior ao valor de 20 (vin- te) salários-mínimos, pode corrigir os recolhimentos futuros e pleitear a recupera- ção do que foi indevidamente pago nos últimos cinco anos.

SE A EMPRESA FOR DO LUCRO PRESUMIDO/REAL, VERIFIQUE SE O

VALOR DA FOLHA DE PAGAMENTO É SUPERIOR A 20 SALÁRIOS-MÍNIMOS

#5 DICA

(8)

8

5 DICAS PARA IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE RECUPERAÇÃO TRIBUTÁRIA

Agora você pode verificar as possibilidades de RCT e estimar os valores dos crédi- tos de forma totalmente eletrônica, poupando seu tempo e garantindo que nenhu- ma oportunidade seja perdida.

O módulo de Diagnóstico de RCT, presente no e-Recuperador, coleta informações, identifica quais recuperações tributárias podem ser feitas em cada empresa e faz uma estimativa do montante a ser recuperado.

Sabendo dos valores passíveis de recuperação, os empresários ficam motivados a contratarem seus serviços e a fornecerem a documentação necessária para o le- vantamento oficial dos créditos. Com o módulo de Diagnóstico de RCT fechar con- tratos ficou muito mais fácil.

Conheça o módulo de Diagnóstico de RCT do e-Recuperador e conquiste mais clientes!

SÃO MUITAS OPÇÕES, NÃO É MESMO? SE FAZER UMA REUNIÃO COM O SEU POSSÍVEL CLIENTE DOMINANDO TODOS ESSES ARGUMENTOS JÁ É BOM, IMAGINA PODER APRESENTAR, JUNTAMENTE COM ESSAS

ALEGAÇÕES, UMA ESTIMATIVA DOS VALORES A SEREM RECUPERADOS?

(9)

DEIXE O ROBÔ TRABALHAR PARA VOCÊ

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São oito ferramentas integradas, onde o robô re- aliza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade inte- lectual e de valor reconhecido.

(10)

Auditoria Digital a favor da CONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mante- nha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensal- mente seus arquivos fiscais, contábeis e tra- balhistas com a solução da e-Auditoria.

Visite e-auditoria.com.br e saiba mais so-

bre a 3ª Geração de Auditoria Digital!

Referências

Documentos relacionados

DA APURAÇÃO ATÉ A RETIFICAÇÃO: UTILIZANDO O E-RECUPERADOR PARA A RECUPERAÇÃO ADMINISTRATIVA DA EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS.. PASSO

A base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) é o Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbi- trado, e a base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro

desta alíquota o valor correspon- dente ao ICMS; se a empresa está no lucro presumido ou lucro real, não se apura o ICMS; não existe mais o cálculo de crédito na entra- da e

ü A decisão beneficia os contribuintes que ingressaram em juízo para ter o direito de excluir o valor do tributo Estadual - ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, das

Acerca da intolerância com a homossexualidade, em uma obra retratando suas experiên- cias com LGBTI´s em viagens pelo continente africano, do Cabo ao Cairo, o pesquisador espa-

Diferentemente das apurações de impostos do Simples e Lucro Presumido, a apuração pelo Lucro Real, não possui como base de cálculo a receita bruta da empresa, e sim

Clientes que aceitaram realizar o processo de exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS conforme configuração na configuração Tributária (PAR113), não poderão mais realizar

Base de cálculo do ICMS Substituição Tributária: Informar a Base de cálculo do ICMS Substituição tributária contido na nota fiscal caso haja.. Valor do ICMS