• Nenhum resultado encontrado

O Segredo da Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Segredo da Saúde"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

O Segredo da Saúde

Sermão nº 1226

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mai/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

O segredo da saúde / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

38p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Salmos 42:11)

Outro verso neste salmo me atrai, que, embora não seja meu texto, não posso passá-lo sem aviso prévio. No quinto verso, o salmista diz: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.”, e então segue a expressão do texto, "que é a saúde de meu semblante e meu Deus". O semblante de Deus é nossa ajuda e Ele mesmo é a saúde do nosso semblante! A melhor ajuda que um homem pode ter em tempos de dificuldade é o semblante de Deus! Se ele sente que gosta do amor divino e que ele é aceitável ao Senhor, ele se torna, ao mesmo tempo, forte para suportar, ou ousar ou fazer.

Peça a presença de Deus para estar com você, filho de Deus, e você pode então descer até a cova de um leão, atravessar uma fornalha ardente ou passar pelas portas de ferro da morte! Um olhar do Senhor é vida e força para o Seu povo!

(4)

4

Agora, vamos tecer nosso texto com o quinto verso. Essa ajuda do semblante de Deus geralmente vem aos crentes ao obterem saúde por seu semblante. Pode não agradar a Deus diminuir o fardo, mas é a mesma coisa se Ele fortalece as costas. Ele pode não se lembrar do soldado da batalha, mas se Ele lhe der um estômago maior para a luta, e aumentar a força para seus esforços, pode ser melhor, ainda assim, para ele. “O espírito de um homem sustenta sua enfermidade, mas um espírito abatido quem pode suportar?” Dê a um homem saúde em seu semblante e ele ri daquilo que o teria esmagado se ele estivesse em outro estado de espírito. Há momentos em que o gafanhoto se torna um fardo, e há outras estações, quando, com destemido espírito, podemos dizer: “Quem és tu, ó grande montanha? Diante de Zorobabel você se tornará uma campina.” Tudo depende da condição pessoal do homem. Para os olhos doentes, a beleza não existe. Para o paladar desordenado, a doçura não é mais encontrada. E para um ouvido surdo, a harmonia é silenciosa.

Nossa felicidade depende mais da nossa condição pessoal do que do nosso entorno. A grande coisa a ser desejada por todos nós é que possamos, em espírito, alma e corpo, ser íntegros, isto é, ser santos, pois a santidade é, em verdade, totalidade de toda a nossa humanidade! O pecado é doença. Justiça é

(5)

5

saúde. Todos nós precisamos ser curados, ser saudáveis - receber a restauração divina, nossa natureza pode chegar à perfeição completa.

Através da queda e dos nossos próprios pecados, nós nos tornamos presa de múltiplas doenças e precisamos do exercício do poder divino para nos trazer de volta àquela sanidade sagrada da natureza na qual Deus primeiro criou o homem - quando Ele o fez à Sua própria imagem e viu sobre ele e o mundo em que Ele o colocara, que era muito bom. Da saúde de nossa humanidade completa, falarei esta manhã. E enquanto falo disso, que o Senhor se agrade em fazer com que todos nós vejamos que Ele é a saúde de nosso semblante e nosso Deus.

I. Nossa primeira observação é aquela que naturalmente cresce a partir do texto, embora possa parecer muito banal, a saber, que a PERFEITA SAÚDE É UMA GRANDE BÊNÇÃO.

Não me entenda mal, estreitando minhas palavras em sua aplicação. Não estou falando apenas da saúde do corpo, porque dizer que a saúde corporal é uma bênção é apenas afirmar o que ninguém contesta. O homem, no entanto, é algo mais que um corpo. Ele também é uma alma viva. Sim, mais - existe no homem regenerado, uma natureza tríplice, consistindo de corpo, alma e espírito. Mesmo em você, que não é regenerado, existe uma dupla natureza de

(6)

6

corpo e alma. Eu espero que você tenha nascido de novo e tenha alcançado a tríplice natureza, e possuído aquele princípio superior que é nascido de Deus, mas nem mesmo você é todo composto em mera carne. E quando falo da sua saúde, refiro-me à saúde de todo o seu ser. A saúde perfeita está na condição certa de espírito, alma e corpo. A saúde total no céu será nossa quando nosso corpo for ressuscitado dos mortos, incorruptível - nossa alma foi purificada de toda contaminação, nosso espírito recém- nascido chegou ao seu pleno desenvolvimento - toda a nossa humanidade será glorificada! Esta saúde universal de nossa humanidade é inestimável, pois foi isso que fez nosso primeiro Paraíso. O homem não era feliz no Éden simplesmente porque os frutos eram deliciosos, assim como os odores das flores que cresciam no jardim das delícias, mas porque nenhuma doença do pecado havia contaminado qualquer parte de sua natureza. Seus apetites corporais não haviam ganhado predomínio sobre suas faculdades mentais, nem ele tinha sofrido qualquer de seus poderes mentais para anular o resto, ou permitiu que o orgulho do conhecimento permanecesse no espírito infantil que adorava o grande Pai. Seu ser era bem equilibrado e todos os seus poderes estavam em perfeitas condições. Adão era em todos os aspectos como Deus gostaria que o

(7)

7

homem fosse, pois ele era como Deus realmente o havia feito. Como em uma máquina perfeita que vem fresca da mão do fabricante, toda roda age sobre o seu companheiro e o todo é obediente à mola central - e assim era a natureza de Adão em completa ordem. Infelizmente para nós, isso já se tornou diferente! Como saúde perfeita foi nossa primeira felicidade, então será nossa última e eterna felicidade, pois o céu não é meramente ruas de ouro e harpas de música melodiosa e criaturas aladas estranhamente brilhantes - é a perfeição realizada! O esfacelado da depravação se desfaz, a alma será ela mesma novamente, e da humanidade será dito: “Sua carne é mais fresca que uma criança, e ele retornou aos dias de sua juventude”. A saúde espiritual, então, era a primeiro Paraíso e nós nunca podemos alcançar o segundo exceto por sua recuperação. Nenhum perdão de pecado, nenhuma imputação de justiça, nenhuma justificação pela fé, se tal poderia ser separado de uma mudança interior - poderia fazer um homem feliz enquanto ele estivesse doente de alma. A saúde deve reinar dentro de nós, ou um trono no céu seria um escárnio!

Hoje, uma medida de saúde é essencial para nossa felicidade. Se algum homem aqui queima com a febre da luxúria, ele não pode ser um homem feliz. No calor ardente da paixão, ele

(8)

8

pode se considerar abençoado, mas não se atreve a negar que, naqueles intervalos de arrependimento que alternam com o calor da paixão, a dor e a angústia são sua porção! Raiva, inveja, vingança, cobiça, descontentamento, orgulho e vontade própria são doenças fatais para a felicidade. Talvez algum homem diante de mim seja completamente entregue ao mundanismo e a letargia se apoderou dele. E na letalidade dessa letargia ele não reclama de nenhuma dor, mas encontra uma felicidade na dormência da morte espiritual. Que Deus possa livrá-lo desta paz hedionda, esta horrível estupefação, pois não é a verdadeira felicidade, senão o arauto da morte eterna! Felicidade absoluta, aquilo que será examinado de perto - verdadeira alegria, paz, felicidade - nunca poderá chegar a um homem, enquanto uma parte de sua natureza trespassa a outra! Ele deve estar certo consigo mesmo. O pequeno universo de nossa natureza não pode cantar em harmonia até que seu sol central de fé, suas afeições planetárias e mesmo aquelas imaginações comparáveis aos cometas, estejam cada uma e todas em suas esferas e órbitas aptas.

Então, como todos eles, como os céus, declaram a glória de Deus, tudo ficará bem.

Devemos ser espiritualmente saudáveis ou não podemos ser felizes. A falta desta saúde é a causa

(9)

9

de mil males. Este mundo de que nos queixamos muitas vezes, mas já não seria a prisão da tristeza se deixasse de ser o teatro do pecado. Se o homem fosse homem, como Deus o fez, a terra logo recuperaria sua excelência, e seus desertos floresceriam como a rosa. Se os homens não fossem pecadores, também não seriam sofredores. Espinhos e cardos não seriam mais uma maldição, mas seriam contados entre as flores, se os homens não tivessem espinhos dentro de seus peitos e cardos em seus corações.

No caminho da santidade, nenhum leão ou fera voraz poderia subir, pois do homem perfeito está escrito: “Você será aliado às pedras do campo, e as bestas do campo estarão em paz com você.” Expulse o pecado e você expulsou a serpente cujo lodo tornou este mundo tão ruim.

Corte esta árvore e incontáveis tristezas e tormentos não mais cairão sobre a humanidade.

Podemos julgar o valor da saúde quando nos lembramos de que não pode ser comprada. Você não pode comprar libertação de doenças corporais. O que não daríamos se pudéssemos?

Procuraríamos, a qualquer custo, o médico cuja taxa é mais alta, e não recusaríamos encher as mãos dele com ouro, se ele nos desse tranquilidade. Mas não, quando Deus castiga, a vara não ficará quieta. Quanto à saúde da alma e

(10)

10

do espírito, as bolsas do avarento, se fossem esvaziadas, não poderiam comprá-lo por um momento! Não, o próprio fato de que ele esperava vencer seria, em si mesmo, uma doença, pois o que é confiança em riquezas e confiança na justiça própria, senão formas de orgulho, que é uma das mais mortais de nossas doenças? Você não pode comprar saúde para sua natureza! Suas lágrimas não podem obtê-lo!

Suas obras, seus arrependimentos, suas orações não podem encontrá-lo à parte de Deus! Ele é a saúde do seu semblante. Bendiga-o por Ele ser assim. Se não fosse por isso, toda a sua cabeça continuaria doente, e todo o seu coração desmaiaria. Não há bálsamo em Gileade, não há médico lá. Deus, sozinho, é o curador da alma e concede livremente o que a Índia, com suas gemas, e a Califórnia, com seu ouro, não podem obter.

Se estamos sem esta saúde, nada pode nos compensar pela perda dela. Você, que esteve doente, sabe que nada pode compensar a agonia da dor ou a miséria da incapacidade de mover seus membros. Essas noites cansadas e longos dias de angústia não podem ser recompensados pelo ouro e pela prata. Então, a menos que você se torne sadio em espírito e alma com seu Deus, nada poderá ajudá-lo. Você pode colocar a vestimenta da religião. Você pode aprender os

(11)

11

tons e maneirismos dos cristãos. Você pode cantar as canções dos santos. Você pode pensar que você poderia tocar a música dos anjos, mas,

"Você deve nascer de novo!" Você deve ser recuperado da doença mortal do pecado! Você deve ser purificado da lepra fétida do mal, pois está poluído e, até que se recupere, não pode entrar nas tendas do Senhor nem permanecer em lugar santo. Sem santidade, que é outra palavra para integridade ou saúde, nenhum homem pode ver o Senhor. Se esta nossa saúde não for encontrada, sejamos advertidos de que será o inferno eterno, pois o que é o inferno?

Não é pecado consumado? Quais são os grilhões dos condenados, senão suas próprias paixões tirânicas? Os fogos que queimam e ainda não consomem, não serão desejos não gratificados?

O verme que nunca morre, não será uma consciência atormentadora? O próprio homem é o seu próprio inferno! É verdade que pode haver, além disso, penalidades da mão do Senhor, pois o que somos nós que devemos fingir conhecer os segredos da terrível prisão?

Pode haver inflições positivas da mão divina, mas sem estas, há miséria suficiente em desespero e tormento abundante em remorso.

Se um homem fosse levado para o céu e estivesse cercado de todas as circunstâncias que ajudassem o bem-aventurado a expressar sua alegria, ainda assim ele queimaria e lá ele

(12)

12

rangeria os dentes, e lá ele choraria e uivaria, se ainda seu peito fosse acometido de inimizade por Deus e seu coração palpitasse com ferozes e fortes paixões. Dentro de nós mesmos deve sempre estar o céu essencial, ou o inferno real.

Aí está o negócio principal, senhor. Você está doente e deve ser curado, ou está condenado, pois sua doença é apenas o começo da condenação. Senhor, você nasceu com um câncer em seu seio, que um dia inundará toda a sua natureza com sua horrível repugnância! E então virá o tempo da sua miséria! Você deve ser curado, ou então uma desgraça espera por você que a linguagem não pode descrever. Com certeza, já disse o suficiente para mostrar que a saúde perfeita é a maior das bênçãos e prossigo para o próximo ponto.

II. Nosso texto afirma alegremente, em segundo lugar, que DEUS É NOSSA SAÚDE. "Que é a saúde de meu semblante e meu Deus." Deus é a nossa saúde! Ele é assim nestes sentidos, que, em primeiro lugar, Ele é o originador da saúde que uma vez foi apreciada pelo homem. Houve, nos dias primitivos, um homem perfeito - não, havia um par perfeito na face da terra. E estes possuíam uma sanidade total porque Deus, que é, Ele mesmo, santo, os tinha feito íntegros ou santos, e eles eram perfeitos em seus caminhos

(13)

13

desde o dia em que foram criados até que a iniquidade foi encontrada neles. Eles foram feitos um pouco menores do que os anjos, mas eles usavam uma glória e honra sobre eles, o que tornava todas as criaturas inferiores obedientes ao seu comando. Essa beleza da santidade foi obra de Deus que fez o homem reto e fez com que seu semblante transbordasse de saúde. Aquele que fez o primeiro homem puro deve nos tornar puros, ou nunca seremos puros.

Mas, novamente, Deus é a saúde de nosso semblante porque nossa relação com Ele é o teste de nossa saúde. Apenas o que você é para Deus - você realmente é! É bom estar bem com seus semelhantes. Amar o próximo como a si mesmo é certo e justo. Mas aquele que nos fez tem a primeira reivindicação sobre nós. Nosso Criador deve, em primeiro lugar, ter o amor e a lealdade de nossos corações. Se Ele não é o principal objeto de nossos pensamentos, dependa disso, estamos errados. Seja o que for que podemos ser em nossa relação com os outros, infelizmente estamos errados se estamos desarranjados em relação a Deus. Se você não ama a Deus, não ama aquele que é o mais santo, o mais puro e o melhor. Se você não ama a Deus, é certo que não ama a bondade, a verdade, a justiça e a pureza essenciais. Você se queixa de que o caráter de Deus está muito acima de você - então, quão baixo você deve ser?

(14)

14

Você afirma que não pode pensar nEle como seu Pai - mas gostaríamos que você se lembrasse de que, quando uma criança não consegue pensar em seu pai como seu pai, seu coração deve estar alienado, de fato.

Você já se julgou em relação a Deus? Os homens raramente o fazem e, quando usam expressões que dizem respeito a esse relacionamento, geralmente as maltratam. Eu observei neste lugar, antes, que se nós chamamos um homem, um pecador, ele não fica ofendido conosco, pois isso significa apenas que ele desobedece a lei de Deus. Mas se o chamamos de criminoso, ele fica indignado, porque isso significa que ele quebrou as leis do homem. Infelizmente, nossa relação com o homem deve parecer muito mais importante do que nossa conexão com Deus!

Colocar o homem diante de Deus é injusto e mostra a injustiça essencial dos corações não renovados, pois quando seus corações estão firmes, os homens achariam que antes ofenderiam mil vezes seus semelhantes do que ofenderiam o seu Deus, pelo que você pode julgar sua saúde espiritual por sua relação com Deus. Você o ama? Você confia nEle? Você fala com ele? Você ora a ele? Ele é seu amigo? Ele é o seu prazer? Ele é a sua vontade? Você sente prazer naquilo que lhe agrada? Sua vida corre paralela à vida de Deus? Está tudo bem para você

(15)

15

se as coisas são assim - está no caminho de estar bem com você se você deseja tê-las assim. Mas se, pelo contrário, a vontade de Deus traçar um caminho e você o outro, o Senhor não pode estar errado e você está claramente provado que está em um caso doente. O Senhor é santo. "Santo, santo, santo", dizem os anjos, e se você não é como Ele é, você é profano - isto é, você não é completo, não tem saúde espiritual - sua natureza é doente. Deus é nossa saúde, pois nossa relação com Ele é a prova disso. Lembre- se novamente que o Senhor é o próprio modelo de saúde. Todas as perfeições se encontram nele. Na natureza de Deus, nenhum único atributo jamais se intromete em outro. Você não pode encontrar no caráter de Deus qualquer ponto do qual possa dizer: “Ele é o único a exclamar ou ofuscar outras excelências”. Deus é amor, mas Deus também é um fogo consumidor. Deus é misericordioso, mas Deus é verdadeiro. Deus é grande, mas Deus é bom.

Todas as excelências estão nele em perfeição.

Veja se você é como Deus então, pois se você não é, você não é como o modelo de saúde. Se os sintomas de sua condição diferem das características de Deus, você não é saudável, pois Deus é o padrão da perfeita santidade. O texto pretende nos ensinar que Deus deve ser para cada um de nós o restaurador de nossa saúde espiritual. Se alguma vez recuperarmos a

(16)

16

saúde, Ele deve nos restaurar. O Sol da Justiça deve nos trazer a cura. O vento celestial do Espírito Santo deve afastar a pestilência do pecado. A água da vida deve trabalhar nossa cura, a planta de renome deve nos render bálsamo. A doença do homem exige um médico divino. Somente a sabedoria onipotente pode tornar um homem saudável ou mantê-lo assim.

Este nosso corpo é tão complexo e contém tantos ossos, células, músculos, nervos, tecidos e vasos sanguíneos que, talvez, seja o maior milagre da face da Terra em que vivemos, ou se houver um maior, deve ser que vivamos em toda a saúde. O Dr. Watts bem disse - “É estranho que uma harpa de mil cordas, deva se manter em sintonia por tanto tempo”.

Mas quando penso na alma, ela é muito mais misteriosa do que o corpo, que colocar uma alma em conformidade com Deus, e manter isto correto, pareceria ser uma maravilha maior do que qualquer coisa que possa ser descoberta pelo fisiologista na anatomia do corpo! Ó Deus, somente você fez o homem, e só você pode livrá- lo dos males que o assolaram, e trazê-lo de volta para ser o que você quer que ele seja. Nenhuma mão a não ser a sua deve se aventurar na tarefa.

Cometem erros aqueles que se gabam de se regenerar com água. Desordem? Não, eles

(17)

17

mentem! Deus, somente, pode regenerar uma alma, e Seu Espírito deve fazê-lo pelo mesmo poder que elevou o Redentor dos mortos! Nada menos do que a onipotência pode nos elevar de nossa doença natural para a saúde espiritual. A saúde espiritual é produzida pela vinda de Deus para nós, pois o único remédio para uma alma doente não é algo de Deus, mas o próprio Deus!

Ele não poderia nos curar até que Ele nos desse Seu Filho, e Seu Filho não poderia nos curar até que Ele nos desse a Si mesmo. Hoje, a comida da saúde espiritual é a carne e o sangue de Jesus, e nada nos impede de recair no pecado, senão a permanência do Espírito eterno!

Nossa saúde é nosso Deus, nosso Deus encarnado, nosso Deus habitando em nós, nosso Deus olhando do trono de glória e dizendo: “Eu habitarei neles e andarei neles, e serei seu Deus e eles serão o meu povo. Jeová Rafá, o Senhor que te cura, esse é o teu nome, ó Senhor, e com isso te adoramos!”

III. Mas devo passar para a terceira questão, a saber, que ESTA SAÚDE TEM SINAIS VISÍVEIS.

"Ele é a saúde do meu rosto." A saúde de um homem é julgada principalmente pelo seu rosto.

Realmente, você pode dizer algo sobre isso por seu andar, e cada membro do corpo, mais ou menos, evidencia sua condição - mas o

(18)

18

semblante é a janela da alma - o espelho que reflete a natureza. A verdadeira sanidade para com Deus, ou de qualquer forma, o começo dela na obra da graça, pode ser vista. Não é um segredo íntimo escondido da observação - ele se mostra! Há uma noção de que talvez um homem possa ser salvo e não o saiba. Ele pode estar vivo para Deus inconscientemente. Ele pode ser lavado no sangue de Jesus sem saber, para que ele possa viver sem descobrir sua própria salvação e só descobrir isso com a ajuda de um padre enquanto ele está morrendo. Não há nada assim na Palavra de Deus! Nada desse gênero!

Essa pode ser a versão do Vaticano, mas não é a versão da Nova Jerusalém. Leia as Escrituras e você encontrará homens falando sobre “nós que somos salvos”. Você os encontra declarando que, sendo justificados pela fé, eles têm paz com Deus através de Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Quando o Senhor Jesus Cristo leva um homem pela mão para curá-lo, Ele faz uma diferença em seu semblante, pelo qual, naturalmente, não quero dizer apenas o semblante do corpo, mas aquele semblante que Davi quis dizer, a parte da nossa natureza que é visível para os outros. O Senhor dá evidências externas de Sua obra interior! E que tipo de sinais são esses? Ele tira do semblante da nossa humanidade as manchas

(19)

19

do pecado. Eu olho para o rosto espiritual de um homem e descubro que ele é um bêbado, que ele é um homem de luxúria, que ele é um homem de raiva, que ele é um homem duro e cruel, um homem mesquinho e avarento – eles apresentam muitas manchas. E quando a graça de Deus entra no coração, tira essas desfigurações e embeleza o caráter! Quando o Senhor Jesus começa a nos curar, Ele remove do semblante o vazio do desespero. Você já viu isso? Eu já vi isso no rosto corporal e uma visão horrível que é! Mas oh, quando esses sinos encantadores são ouvidos para tocar, os sinos da

"graça livre e do amor divino", e o homem sabe que seu pecado é perdoado e que ele é aceito em Cristo Jesus, então o desespero voa para longe!

A sombra da asa do dragão é tirada do rosto e a pomba da paz passa e lança um brilho de prata sobre o semblante! Quando o grande médico cura os homens, Ele remove a palidez do medo, pois os homens ficam pálidos quando temem a ira vindoura! E tremem de medo, para que não morram em seus pecados. Uma vez perdoado, a palidez desapareceu e a rudeza da confiança voltou às bochechas! A melancolia da tristeza também parte do homem a quem Cristo torna completo –

“Por que eu deveria me entristecer mais?

(20)

20

Eu confio em um salvador morto, e salvo debaixo de Sua cruz abrigado, Imóvel permaneço”.

E quando o Senhor continua trabalhando as curas da graça, é maravilhoso como Ele remove do semblante as linhas e sulcos da necessidade.

As garras da fome são vistas em muitos que estão ansiando por Cristo e pela graça, e também não conseguem encontrar. Mas quando Cristo vem, Ele sacia a alma e faz engordar os ossos - e o semblante do coração é alegre. Deixe-me dizer-lhe, no entanto, temo que alguns cristãos não provem que o Senhor Jesus suaviza as rugas de cuidado das testas de seus pacientes. Quando os cristãos estão sob a influência da graça divina, eles não conhecem nenhum cuidado. Eles cuidam de quem cuida deles! Eles fazem o pouco que podem e deixam o resto com o seu Senhor, e tudo corre bem, e a vida deles é a paz. Ó homem feliz que foi assim curado.

“Bem”, diz alguém, “eu confio que estou curado do pecado, mas não estou tão curado assim.”

Irmão, o bom Médico está procedendo com Suas operações, e se você ainda não tem toda a cura, é sua culpa e não dele, pois está em seu

(21)

21

poder, se você confiar nele, para tirar a tristeza, medo, desespero, dúvida e até mesmo cuidado, de modo que você deve dizer como o nosso hino coloca:

"Tudo o que resta para mim é senão amar e cantar

E esperar até que os anjos venham Para me levar ao seu Rei”.

Não demorará muito para que eles venham se você estiver nessa condição! Somente os agricultores ruins deixam seu trigo no campo por muito tempo, mas meu Senhor nunca o fez ainda. Sempre que os feixes dele estiverem prontos para o celeiro, ele com certeza os colherá. Um homem perfeito está no limiar do céu. Quando você está espiritualmente saudável e passou por sua quarentena espiritual, e não há mais enfermidade em você, você acha que seu Senhor o manterá fora do céu? Não, Ele é muito desejoso de ter você com Ele onde Ele está!

A saúde que nosso Senhor Jesus opera em nós é vista no semblante espiritual de muitas maneiras. Primeiro, faz os olhos brilharem. Um homem cheio de dúvidas e medos, ou irritado com a ambição ou o amor ao mundo, não tem

(22)

22

esperanças brilhantes. Mas o homem que acredita em Jesus tem a esperança de que, quando dias e anos se passarem, ele estará no céu onde Jesus está. Devo confessar que às vezes, quando tento perceber essa esperança, meus olhos físicos se enfraquecem porque as lágrimas começam a fluir e quase me cegam.

Porventura verei o seu rosto e farei uma coroa a seus pés? Eu vou, eu sei que vou! Mas, oh, parece bom demais para ser verdade! Enquanto os olhos físicos são ofuscados, quão brilhantes os olhos espirituais se tornam com tal esperança para animá-los! A saúde espiritual transmite uma beleza a todo o rosto. Pense como a esposa descreve sua beleza em Cantares. Ela diz: "Eu sou negra" - ela não pôde deixar de dizer que, por estar queimada de sol com a exposição ao mundo - acrescenta: "Sou graciosa". O Senhor olhou para ela de tal maneira que sentiu que podia ver sua beleza embora ela não pudesse –

“Embora em nós mesmos negamos que somos, E as vestes negras de Kedar aparecem,

mas quando colocamos a tua beleza, somos justos como as cortes de Salomão.”

(23)

23

Não há objeto mais belo no mundo para Cristo do que a Sua própria igreja! Que passagem há na Canção, onde o rei exclama: "Você é todo justo, meu amor, não há falta em você". Ele vê com olhos de amor, de fato, quem vê tanta beleza. No entanto, justo além da concepção, a graça tornará o cristão! Completamente amável, a glória fará o cristão! Não teremos nem mancha nem ruga nem coisa semelhante, mas sem defeito diante do trono de Deus. Que diferença a graça faz ao semblante espiritual quando trabalha com poder. Por natureza, nossa testa é como bronze - dura, ousada, presunçosa - mas veja o que a graça faz dela. “As tuas têmporas são como um pedaço de romã nas tuas fechaduras.”

Agora, a romã, quando a abres, é vermelha e branca, e a testa do cristão está cheia dos rubores de uma vergonha sagrada. "Dentro de suas fechaduras", diz o Canto, como se estivesse oculto com o temor santo, mas o que você viu em sua testa era vermelho e branco, corando com a timidez e o santo amor na presença de seu Senhor. Eu oro para que todos vocês que são convertidos nestes dias possam saber o que significa a vergonha santa. A confiança em Cristo é admirável, mas não é forçada e autoconfiante. Eu tenho medo daquelas pessoas que estão tão certas, tão confiantes de repente, e nunca sentiram o fardo do pecado.

Envergonhe-se e confunda-se, enquanto você se

(24)

24

apega a Cristo, pois quanto mais ele faz por você, menos você deve pensar em si mesmo. Você pode medir com muita precisão a realidade de sua graça pela realidade de sua autoaversão.

O Noivo também descreve os lábios de Seu Amado: “Seus lábios são como um fio de escarlata e sua fala é graciosa.” Antes que sua saúde voltasse, seus lábios estavam lívidos.

Antes que ela recebesse conforto, eles estavam brancos de medo. Mas agora, eles usam uma vermelhidão saudável e são adoráveis para o seu Senhor. E os seus lábios, amados amigos? Eles são lábios que oram, lábios que cantam, lábios que confessam? Você fala bem do Redentor e se regozija sempre que você conta o que o Seu amor fez por você? Bem está conosco quando para nosso Senhor nossas “faces são graciosas como fileiras de joias, e nossos pescoços como correntes de ouro”, enquanto todo o nosso semblante brilha com santidade. Quando Deus é a nossa saúde, todo o nosso rosto se torna brilhante. De acordo com as palavras do Canto,

“Quem é aquela que olha como a manhã, bela como a lua, clara como o sol e terrível como um exército com estandartes”. O semblante do crente se torna brilhante com clareza, tanto quanto ele é salvo e ele sabe disso! Torna-se justo, no que diz respeito aos outros, porque eles veem a excelência de seu caráter e se espantam

(25)

25

com isso. E então se torna deslumbrante para seus adversários, enquanto o sol derrota os observadores precipitados por sua refulgência.

A santidade é para os opositores "terrível como um exército com estandartes". Eu desejo que aqueles de vocês que estiveram sob a mão do grande Médico ultimamente possam brilhar e proclamar o poder de Jesus. O seu amado clama:

“Deixa-me ver o teu rosto, porque o teu rosto é doce, e o teu semblante é gracioso.” Se Cristo te curou, por que ocultas a Sua obra? Sinto-me inclinado a fazer com você como os vigias fizeram com a esposa no Canto - “Eles me feriram e tiraram meu véu de mim”. Eu não o feriria severamente, mas eu alegremente removeria o véu de alguns de vocês - para que você seja visto, para que a igreja possa vê-lo - e os santos possam se alegrar com o que o Salvador fez por você.

Davi diz: "Ele é a saúde do meu semblante". Ele não diz: "a saúde do meu coração, apenas" - "a saúde do meu interior", embora isso seja verdade, mas "do meu semblante". Se o Senhor fez grandes coisas por você, proclame-o no exterior e faça as ruas de Jerusalém tocarem com uma canção agradecida!

IV. A última observação é essa. ESTA PASSAGEM AUTORIZA AS ALMAS MAIS

(26)

26

DOENTES QUE ENTRE NÓS ESPERAM. “Espero em Deus, porque ainda louvarei a quem é a saúde do meu semblante.” Veja a fonte da saúde espiritual. Se Davi tivesse dito: “Ainda me recuperarei, pois tenho uma esplêndida constituição. Minha resistência é tal que ela vai se livrar dessa doença.” Será que essa ostentação não o encorajaria? Porque no seu caso, toda a cabeça está doente e todo o coração fraco, como poderia? Você não tem resistência exceto pelo mal. A doença o feriu até o âmago e seu coração derreteu como cera. Então, bendiga a Deus que sua cura não dependa de qualquer força constitucional em você mesmo!

Em seguida, observe que Davi não espera a cura de nada que ele possa fazer. Ele não disse:

"Certas ações minhas ainda me recuperarão da minha doença". Não de todo. Se fosse assim, você, meu amigo, estaria em desespero, pois você não pode fazer nada! Que bom trabalho você pode fazer? Ora, você tem dedos sujos, e se você fosse tentar produzir um pedaço de linho branco justo, iria escurecê-lo na tecelagem dele! Você não pode alcançar a sua própria salvação, nem precisa que você faça isso. A saúde do semblante de Davi está onde a sua deve estar, não em suas obras ou méritos, mas na salvação de Deus! E marque, ele não fala de passar por um longo processo. “Eu ainda

(27)

27

louvarei a quem é a saúde do meu semblante”.

Aqui não há nada sobre esperar, permanecer, demorar-se e vagar, como alguns pregadores parecem entender. Não, Davi entendeu, como eu acredito que entendemos, a doutrina de:

“Olhe para mim e seja salvo, todos os confins da terra”. Todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo recebe, por esse olhar de fé, o princípio de saúde que começará imediatamente a funcionar - e acabará por expulsar todas as doenças espirituais. Bem-aventurado é saber que nossa esperança está em Deus e não em nós mesmos! Eu quero você, só por um momento, especialmente você que deseja ser curado, para pensar quem ele é, e o que há nele para o qual você tem que olhar como sua saúde espiritual. O pecado é a sua doença e aqui está a misericórdia sem limites para enfrentá-lo. Você fez o mal de todas as maneiras e o que é pior, sua própria natureza é má! Mas aqui está Deus que se deleita em perdoar, infinitamente gracioso, encontrando a felicidade de passar pela transgressão e pelo pecado - então, olhe para Ele! Aqui todos os seus pecados serão afogados, pois o amor de Deus em Cristo Jesus é um mar sem fundo. Aqui é assegurada a cura para a sua doença, pois a infinita misericórdia não pode ser confundida em seu desígnio. Novamente aqui também há expiação infinita. Deus não está apenas disposto a perdoar, mas pode fazê-lo

(28)

28

consistentemente com a justiça, pois Seu próprio e querido Filho sangrou e morreu.

Quando volto os olhos para o Filho de Deus, sangrando na cruz, é tão glorioso o Seu sacrifício aos meus olhos que concluo que, se houvesse dez mil, mil mundos cheios de pecadores, deve haver mérito suficiente na morte de Cristo para salvá-los todos, se Deus assim quisesse! Não podemos conceber qualquer limite ao mérito do Filho de Deus que morreu na cruz. Deidade encarnada sofreu sob o chicote da justiça, é perfurado até o coração, é morto, é colocado por três dias no túmulo! Ora, deve haver um esplendor de poder sobre esse sacrifício majestoso, ilimitado, inconcebível! Venha, alma, se esta é a sua cura, nenhuma doença pode resistir a ela! A misericórdia infinita armada com uma expiação infinita pode realizar todas as coisas! Ó Deus, Tu és, de fato, a saúde do meu semblante! Por Ti, eu sou trazido de volta da minha morte em pecado. Então, lembre-se de que a energia divina está pronta para operar nossa cura, e a onipotência trabalha todas as coisas. “Esses ossos secos podem viver?”, disse um dos antigos, mas eles vivem! Os mortos foram levantados e até mesmo a esta hora, coisas impossíveis com homens são possíveis com Deus! O Espírito Eterno espera trabalhar Seus milagres de amor agora mesmo. Nenhuma propensão da natureza depravada é forte

(29)

29

demais para o Todo-Poderoso. Homem, você tem um leão de raiva dentro de você? Este Sansão pode rasgar aquele leão como se fosse uma criança! Você tem uma série de más paixões dentro de você e teme os fortes como os midianitas do passado? Eis que esta torrente sagrada de amor divino, mais poderosa que o rio Quison do passado, pode varrê-los todos! O próprio Satanás entrou em você e trouxe uma legião de demônios com ele? O inferno vomitou todo o seu terror para manter um carnaval horrível em sua natureza? Houve um de quem Jesus expulsou sete demônios - não, outro de quem Ele expulsou uma legião! Venha a Jesus, homem, pois os demônios ainda tremem em Seu poder! Jesus pode afugentar o inimigo de você. Toda a energia de Deus espera para curar você. “Buscai Aquele que faz as sete estrelas e o Orion, e transforma a sombra da morte na manhã, que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome”, pois nada pode resistir ao poderoso braço de sua graça irresistível.

Para completar, devo acrescentar que existe em Deus quem é a saúde do nosso semblante, em amor imutável. Se Deus começar a curá-lo, Ele nunca desistirá do trabalho até que Ele o tenha alcançado. Não há registro na vida de Cristo de uma meia cura solitária. Não leio sobre

(30)

30

ninguém para quem voltaram os demônios depois que Jesus os expulsou, nem sobre quaisquer leprosos que tivessem a lepra de novo. Eu não tenho que pregar para você uma salvação que pode ser perdida e dependente do seu bom comportamento! Ora, eu prego um perdão para nunca ser revertido, aceitação no Amado para nunca ser cancelado, adoção que faz de você filho para sempre!

Entreguem-se a Jesus e Ele lhes dará vestes de misericórdia que nunca se desgastarão, tesouros de amor que nem traça nem ferrugem consumirão, e saúde que os introduzirão numa cidade em que o morador não mais dirá: “estou doente”, pois as pessoas que moram nela foram perdoadas de sua iniquidade. Cura pelo próprio Deus, apresenta um fundamento de esperança para o pior entre nós e abençoado seja Deus, muitos de nós temos percebido isso como Davi fez!

Agora, se nós, como homens honestos, dissermos que Deus em Cristo Jesus é a saúde do nosso semblante, confiamos em que você vai acreditar em nós e que buscará o Senhor por si mesmo. A cura que Deus dá em Jesus Cristo está disponível para toda alma doente de pecado.

Quem quer que você seja, se estiver doente, hoje, Deus é capaz e está disposto a curar você

(31)

31

através de Jesus Cristo, Seu Filho! Eu oro para que você não se demore por medo de sua capacidade ou vontade, mas venha e seja bem- vindo! Venha agora! Não adianta minha pregação sobre a cura para aqueles que não estão doentes. Jesus não veio para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.

Mas para aqueles que estão doentes esta será uma mensagem alegre! Eu gostaria de colocá-lo de uma forma tão inconfundível que eles devem compreendê-lo, o Espírito Santo os instruindo.

Você tem uma doença mortal em sua natureza, cada um de vocês. Em alguns de vocês, tomou uma forma muito hedionda, mas a doença está no coração de cada um de vocês, senhoras e senhores, o mesmo que se manifesta no seio da prostituta e do ladrão. É verdade que saiu de forma diferente neles. As circunstâncias ajudaram a trazê-lo para fora. Talvez se você estivesse em suas circunstâncias, poderia ter sido tão mal desenvolvido quanto neles. Agora, se hoje você sente os terríveis estragos desta doença, estou contente com isso, pois é um sinal esperançoso. Quando o sumo sacerdote examinava homens que eram suspeitos de serem leprosos, eu posso supor que alguém diria: “Eu tenho um ponto muito ruim na minha testa, mas há apenas perto do meu peito um pedaço de carne limpa onde não há escamas brancas. Estou bem no coração, embora esteja

(32)

32

ruim em outro lugar.” “Ah!” O sacerdote diria:

“Você é impuro e eu preciso colocá-lo afastado.”

Outro diria: “É verdade que tenho uma brancura em meus lábios, mas se você me examinar, você encontrará metade do meu corpo completamente livre da doença”. “Ah, eu tenho que tirar você do acampamento”, diria o sacerdote. Mas, por último, veio alguém que disse tremendo ao sacerdote: "Eu sou totalmente leproso, Não posso apontar para um ponto tão grande como a cabeça de um alfinete que esteja limpo. Eu sou um leproso das solas dos meus pés até o alto da cabeça”. O sacerdote colocava as mãos naquele homem e diria: “Você está limpo”. Como ele deve ficar surpreso! Seja você também espantado, ó alma desesperada!

Se você é um pecador e nada além de um pecador, condenado, perdido, arruinado - e você vai admitir isso e olhar para o Senhor Jesus Cristo para a salvação - você está completamente limpo! Sempre que somos levados a aperfeiçoar a pobreza da alma e a nossa absoluta falência de espírito para que nós reviremos nossas bolsas, e não possamos encontrar uma moeda enferrujada deixada, então Cristo e todos os tesouros de Sua graça são nossos! Oh, ser levado à mais baixa profundidade de autodesespero, pois essa é a porta da esperança! Enquanto seu cálice estiver meio cheio, Cristo não derramará Seu vinho

(33)

33

nele. Agora traga sua taça e diga: “Senhor, há um pouco de bem no fundo, isso não me recomenda?” Não, não, não! Ele nunca irá derramar o novo vinho do reino até que você seja virado para baixo e exterminado como um homem limpa um prato! Mas quando você está completamente esvaziado, então Ele irá derramar do fluxo de Seu amor até que ele abandone o vaso de sua natureza! O Senhor o faça sentir-se doente, até a morte, e então você encontrará Jesus como a ressurreição e a vida.

PARTE DA ESCRITURA LIDA ANTES DO SERMÃO - Salmo 42 e Jeremias 30: 4-17.

Salmos – 42

1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo;

quando irei e me verei perante a face de Deus?

3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente:

O teu Deus, onde está?

(34)

34

4 Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.

5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, que é a saúde de meu semblante e meu Deus.

6 Sinto abatida dentro de mim a minha alma;

lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.

7 Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.

8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.

9 Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?

10 Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?

(35)

35

11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Jeremias – 30

1 Palavra que do SENHOR veio a Jeremias, dizendo:

2 Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse.

3 Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o SENHOR; fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão.

4 São estas as palavras que disse o SENHOR acerca de Israel e de Judá:

5 Assim diz o SENHOR: Ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz.

6 Perguntai, pois, e vede se, acaso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como a que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos?

(36)

36

7 Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela.

8 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo,

9 que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.

10 Não temas, pois, servo meu, Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei das terras de longe e à tua descendência, da terra do exílio; Jacó voltará e ficará tranquilo e em sossego; e não haverá quem o atemorize.

11 Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para salvar-te; por isso, darei cabo de todas as nações entre as quais te espalhei; de ti, porém, não darei cabo, mas castigar-te-ei em justa medida e de todo não te inocentarei.

12 Porque assim diz o SENHOR: Teu mal é incurável, a tua chaga é dolorosa.

13 Não há quem defenda a tua causa; para a tua ferida não tens remédios nem emplasto.

(37)

37

14 Todos os teus amantes se esqueceram de ti, já não perguntam por ti; porque te feri com ferida de inimigo e com castigo de cruel, por causa da grandeza da tua maldade e da multidão de teus pecados.

15 Por que gritas por motivo da tua ferida? Tua dor é incurável. Por causa da grandeza de tua maldade e da multidão de teus pecados é que eu fiz estas coisas.

16 Por isso, todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários serão levados, cada um deles para o cativeiro; os que te despojam serão despojados, e entregarei ao saque todos os que te saqueiam.

17 Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; pois te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela.

18 Assim diz o SENHOR: Eis que restaurarei a sorte das tendas de Jacó e me compadecerei das suas moradas; a cidade será reedificada sobre o seu montão de ruínas, e o palácio será habitado como outrora.

19 Sairão deles ações de graças e o júbilo dos que se alegram. Multiplicá-los-ei, e não serão

(38)

38

diminuídos; glorificá-los-ei, e não serão apoucados.

20 Seus filhos serão como na antiguidade, e a sua congregação será firmada diante de mim, e castigarei todos os seus opressores.

21 O seu príncipe procederá deles, do meio deles sairá o que há de reinar; fá-lo-ei aproximar, e ele se chegará a mim; pois quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim? – diz o SENHOR.

22 Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus.

23 Eis a tempestade do SENHOR! O furor saiu, e um redemoinho tempestuou sobre a cabeça dos perversos.

24 Não voltará atrás o brasume da ira do SENHOR, até que tenha executado e cumprido os desígnios do seu coração. Nos últimos dias, entendereis isto.

Referências

Documentos relacionados

Universidade Estadual Paulista – IA/UNESP, São Paulo do Programa de Mestrado em Artes, na área de concentração em Artes Cênicas e na linha de pesquisa Teoria, Prática, História

Se a unidade de comando receber um sinal com falha ou nenhum sinal de ambos os sensores de rotações do motor, o motor não poderá ser ligado.. Se o motor estiver funcionando, ele

de cristal, 1 lustre elétrico para 19 lumes, 1 ovo em cristal lapidado elétrico para 1 lume, 1 dita para 4 lumes, 1 flambeau elétrico com escultura de criança e abat-jour de seda

A proposta é desenvolver um processo de Educação Ambiental através desses Clubes utilizando kits para o controle da qualidade da água que possibilitam o desenvolvimento de

As torrentes da iniqüidade são dos corações dos homens, mas não lhes é concedido cobrirem a terra; trancam-se nos canais da soberana indicação de Deus e os homens

José Policarpo Júnior (UFPE), Drª Jussara Almeida Midlej Silva (Uesb), Drª Kátia Siqueira de Freitas (Ufba), Drª Leila Pio Mororó (Uesb), Drª Lianna de Melo Torres (UFS),

Desclassificar a candidata RENATA MARIEN KNUPP MEDEIROS do processo seletivo PRODOUTORAL/CAPES 2016, por não atender aos requisitos previstos na Chamada Interna

Comitê Gestor da Internet no Brasil (2013). Os autores apresentam como exemplo uma matéria publicada no site Valor. 24) Conforme descrito no texto de Araújo, Pinho e