• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA REVISÃO 2. Prof. GROTH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GEOGRAFIA REVISÃO 2. Prof. GROTH"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA

REVISÃO 2

Prof. GROTH

(2)

(UEPG - PR) Sobre o período da Guerra Fria, assinale o que for correto.

01. A Doutrina Truman, criada pelo presidente estadunidense Harry Truman, previa que os EUA deveriam intervir perante ameaças comunistas no mundo, com apoio financeiro e militar.

02. Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria e

Polônia foram alguns dos países socialistas que

estavam localizados à leste da chamada "Cortina de

Ferro".

(3)

04. Construído por comando soviético, o Muro de

Berlim, que dividia a capital alemã em duas áreas (a

ocidental capitalista e a oriental socialista), tinha o

propósito de evitar a migração e o contato dos

socialistas com a área capitalista da cidade.

(4)

08. A corrida armamentista foi uma característica

importante deste período. Vários países tornaram-se

potências nucleares, como China, França, Reino

Unido, Alemanha e Japão, cada país defendendo

seu alinhamento político-econômico.

(5)

16. A contracultura foi um movimento iniciado no

período de Guerra Fria, caracterizado por um

descontentamento dos jovens ocidentais de países

mais desenvolvidos em busca de mais participação

na política e nos movimentos civis. Esse movimento se

espalhou, influenciando jovens de vários lugares da

Terra.

(6)

Com a eclosão de uma Nova Ordem Mundial no final do século XX algumas organizações surgiram, foram reorganizadas, desapareceram ou mantiveram suas estruturas intactas. A transição da ordem da Guerra Fria à ordem da Globalização foi responsável por essa dinâmica. Sobre as organizações e outros desdobramentos das ordens mundiais citadas é CORRETO afirmar.

01. O FMI (Fundo Monetário Internacional), o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução de Desenvolvimento) e o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) atual OMC, foram criados na Conferência de Bretton Woods, estabelecendo os princípios que nortearam a economia mundial capitalista após a 2ª Guerra Mundial.

02. A OMC (Organização Mundial de Comércio) criada como 1947 como GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) preserva os mesmos membros desde o fim da Guerra Fria, sem a presença de países do antigo bloco socialista.

(7)

04. Conselho de Segurança da ONU – mantém os membros permanentes do período da Guerra Fria: EUA, Rússia, Alemanha, Reino Unido e Japão.

08. Com o fim da Guerra Fria eclodiram muitos blocos econômicos como o Nafta e o Mercosul.

16. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte – compreende apenas países da Europa Ocidental, mantendo a oposição aos representantes do outro lado da antiga cortina de ferro europeia.

(8)

Prof. GROTH

VELHA ORDEM MUNDIAL Pág. 304

(9)

32. Durante a corrida armamentista nuclear da Guerra Fria foi estabelecido o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) em 1968, onde os únicos países detentores de arsenais nucleares eram EUA, URSS, China, França e Reino Unido.

Atualmente a Índia, o Paquistão, Israel e Coreia do Norte também detêm armas nucleares.

(10)

05. Em 2019 será comemorado os 50 anos da chegada do homem à Lua, a corrida espacial mudou muito nas últimas décadas, até porque, desde 1972 a NASA não enviou mais nenhum projeto ao satélite natural da Terra. Sobre o tema e o contexto geopolítico da Guerra Fria é correto afirmar.

01. O primeiro satélite foi lançado pela União Soviética em 1957, o Sputnik, já em 1961 Yuri Gagarin conquistava o espaço, ampliando os investimentos do governo dos Estados Unidos em sua Agência Espacial, a NASA, impulsionando a corrida aeroespacial entre as superpotências.

02. A divisão geopolítica marcada pela corrida espacial na Guerra Fria, refletiu também em inúmeros conflitos pelo mundo, como a Guerra do Vietnã, onde o Vietnã do Norte foi apoiado pelos Estados Unidos, contra o Vietnã do Sul apoiado pela União Soviética.

(11)

04. Com a derrocada soviética a Europa Ocidental ampliou sua presença econômica e política na Europa Oriental, a partir da expansão da União Europeia e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), sobretudo após adesão da Ucrânia nas respectivas organizações.

08. A Conferência de Bandung na Indonésia em 1955 marcou o cenário da Guerra Fria pelo não alinhamento as potências e resistência ao colonialismo por parte de alguns países africanos e asiáticos.

16. Apesar do fim da Cortina de Ferro dividindo a Europa Ocidental capitalista da Europa Oriental Socialista, algumas situações atuais remontam ao período da Guerra Fria, como a divisão das Coreias e a manutenção do embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba.

(12)

32. Como maneira de afrontar os governos socialistas que recebiam apoio soviético e estabeleciam ditaduras, o governo dos Estados Unidos estabeleceu como regra apoiar somente governos que preservassem os princípios democráticos amparados pela ONU.

64. Algumas conquistas da Guerra Fria deram impulso

a revolução técnico-científica, como a navegação

por satélite, tecnologia ainda sob domínio exclusivo

dos Estados Unidos.

(13)

Leia.

Texto 1

“Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.”

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

(14)

Texto 2

“Uma dessas fabulações é a tão repetida idéia de aldeia global. O fato de que a comunicação se tornou possível à escala do planeta, deixando saber instantaneamente o que se passa em qualquer lugar, permitiu que fosse cunhada essa expressão, quando, na verdade, ao contrário do que se dá nas verdadeiras aldeias é frequentemente mais fácil comunicar com quem está longe do que com o vizinho. (...)

Um outro mito é o do espaço e do tempo contraídos, graças, outra vez, aos prodígios da velocidade. Só que a velocidade apenas está ao alcance de um número limitado de pessoas, de tal forma que, segundo as possibilidades de cada um, as distâncias têm significações e efeitos diversos e o uso do mesmo relógio não permite igual economia do tempo.”

Santos, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000

(15)

De acordo com o texto e com o processo de globalização é CORRETO afirmar.

01. A crítica de Santos à aldeia global pode ser compreendida por aqueles não têm acesso à internet, como aproximadamente um terço dos brasileiros, ou por aqueles que não possuem a mesma visibilidade nos meios velozes de comunicação como os refugiados Rohingyas de Mianmar, sobretudo se comparados aos imigrantes que tentam chegar a Europa via mediterrâneo ou os que cruzam a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

02. A produção transnacional, exposta no texto 1, só é possível por elementos da técnica, como a velocidade dos transportes e comunicações, e da política, como a abertura econômica e a volatilidade do capital garantidas pela proposta neoliberal das últimas décadas.

Rohingyas – buscaram refúgio principalmente em Bangladesh nos últimos anos.

(16)

04. A atual divisão internacional do trabalho DIT permite identificar diferentes regionalizações: há os países centrais, tradicionalmente hegemônicos na produção tecnológica e sede de grandes corporações transnacionais; os países semiperiféricos ou subdesenvolvidos industrializados, como o Brasil, México e Argentina; e os periféricos, onde as exportações de commodities identificam sua participação na economia globalizada.

08. Com o processo de globalização os países fortaleceram sua soberania como estado-nação em âmbito econômico através de acordos internacionais multilaterais, evitando o contágio por crises em outros países e a volatilidade do capital.

16. No texto 2 Milton Santos expõe a diferente relação espaço- tempo para diferentes grupos, da maioria das nações da África Subsaariana ao Vale do Silício “as distâncias têm significações e efeito diversos”.

(17)

32. Na diplomacia internacional o princípio da reciprocidade permeia as relações internacionais, com a globalização as relações são cada vez mais intensas e complexas, por isso, em visita aos Estados Unidos recentemente, o Brasil solicitou imediata contrapartida em todas as concessões feitas pelo país.

(18)

A respeito do capitalismo informacional, analise as afirmações a seguir:

I. O grande símbolo do sistema capitalista informacional, a partir de sua constituição, é a bolsa de valores, pois é nela que o fluxo de capital, bem como as ações e títulos, é negociado.

II. No capitalismo informacional acontece a divisão do trabalho e a fabricação em série, que provocam um aumento da produtividade e da capacidade de produção, caracterizando a Terceira Revolução Industrial.

III. O capitalismo informacional tem como referência as empresas de tecnologia que se desenvolveram no Vale do Silício (Califórnia), a partir do final do século XX.

(19)

IV. O capitalismo informacional corresponde ao conjunto de transformações provocadas pela revolução

tecnológica sobre a dinâmica socioeconômica mundial.

V. No capitalismo informacional, as relações econômicas entre países são mediadas através do neoliberalismo.

Assinale a alternativa correta:

(20)

A. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

B. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

C. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

D. Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.

E. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.

(21)

No que tange ao processo de globalização, são feitas as

seguintes afirmações:

I. Esse processo permite que as pessoas conheçam o planeta extensivamente e profundamente.

II. Apesar do aumento da internacionalização da economia e das finanças mundiais, muitos países, regiões dentro de países e até áreas continentais não são alcançadas pelo movimento de globalização, a não ser sob a forma contraditória de sua própria marginalização.

III. Uma das estratégias da economia globalizada é a de adotar a prática empresarial do melhor resultado ao menor custo possível, instaurando uma reengenharia nas relações de trabalho que implica o aumento do emprego parcial, temporário, precário e subcontratado.

(22)

É correto o que se afirma em

A. I, II e III.

B. I e II apenas.

C. I e III apenas.

D. II e III apenas.

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Para que um condômino não tenha apenas a impressão de que sua segurança está garantida, é preciso pensar em um sistema de segurança que esteja integrado.... Sistema Integrado de

Piso: Placa cimentícia, Porcelanato, cerâmica, basaltite ou granito; Rodapé: Porcelanato, Poliestireno, canaleta de alumínio ou MDF; Parede: Textura cimentícia ou Pintura

Prédio do século XX com projeto aprovado, localizado no centro histórico do Porto, junto ao Jardim de São Lázaro, próximo da Praça dos Poveiros, Praça da Batalha, Faculdade

The purpose of this systematic review was to evaluate how statins carried by calcium phosphate affect the formation and regeneration of bone tissue in animal models when compared

A gaseificação não exige altas temperaturas, fazendo a biomassa resultar apenas em biogás, que ou é usado como energia mecânica que ativa um gerador ou em caldeiras para queima

Neste sentido, as festas italianas, os encontros de família e a elaboração de mapeamentos da italianidade, entre outras manifestações culturais registradas desde meados

ii. Os estudantes que realizaram exames finais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos das provas de ingresso fixadas pelo regime geral de acesso

uma atividade catalítica inferior ao eletrocatal- isador comercial PtRu/C E-TEK, enquanto que, os eletrocatalisadores PtSn/C e PtSnRh/C apresen- taram-se mais ativos em toda