• Nenhum resultado encontrado

O início de minha vida...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O início de minha vida..."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Relato 1

Memórias de minha vida

Juliana Pedroso1

O início de minha vida...

Perceber com clareza é o mesmo que ter a visão iluminada pela Luz da Alma. Podemos ficar livres da ignorância e ver corretamente quem somos.

Sem omitir nada, sem reter nada, simplesmente fluiremos com a impermanência de cada momento, transformando-nos em testemunhas atentas desse dinamismo. Ver "aquilo que é", com os olhos da Alma, é estar livre da ignorância e ir ao encontro das alegrias da vida, na certeza de que não se perdeu nada. 2

Ao iniciar a escrita desse memorial, me veio a seguinte pergunta: Como começar escrever sobre mim mesma? Bom, nasci na cidade de Brusque – SC em uma tarde de outono extremamente chuvosa, brinco que seja por isso o fato de eu ter a pele tão branquinha, mas se tivesse nascido de 09 meses talvez tivesse sol neste dia, mas nasci dois meses antes então, essa é uma comparação particular minha. Na época meus pais não tinham carro e ele perdeu o ônibus para chegar à maternidade, era domingo então, passava ônibus de horas em horas. Meu pai conta que foi caminhando com meu padrinho naquela chuva, do bairro que morávamos até o centro da cidade, para o hospital, aproximadamente uns 13 km de distância.

Penso que desde dentro da barriga da minha mãe que lutou tanto pra conseguir vencer minha gravidez, eu já esperava ansiosa para sair e explorar o mundo aqui fora, por isso essa minha vontade de investigar e questionar o porquê dos acontecimentos e querer uma mudança significativa e positiva para tudo, buscando melhorar os ambientes em que me insiro. Eu também adoro fazer surpresas para as pessoas que eu amo, por isso quando eu nasci minha mãe não sabia que seria uma menina, eu escondia meu sexo na ultrassonografia para o médico não ver, mas ela conta que sonhava que seria uma menina.

Acredito que o importante é valorizar as coisas simples da vida, quem está ao seu lado e o que você tem. A propósito isso me fez lembrar uma frase que minha Madrinha Rose me disse desde menina, quando ela olhava meus cadernos e que minha mãe também repetia: ”Isso mesmo querida, estuda bastante, porque podem tirar tudo de você, mas a única coisa que ninguém poderá tirar é o seu conhecimento”. É o que faço

1 Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

2 Escritos de um amigo muito querido, Iguaran Aurélio Costa que irão aparecer no decorrer do

(2)

e vou continuar fazendo, pois quanto mais estudo, mais sei que tenho que estudar e descobrir coisas novas, para aprimorar minha formação que sempre deve ser continua.

Escolhi ser professora pela vontade de fazer um mundo melhor, pois tudo começa pela educação e eu acredito que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, e ela deve começar por cada um de nós, por nossos exemplos e pelas nossas atitudes.

A decisão de ser professora...

Até mesmo os numerosos bilhões de batimentos cardíacos, para você, é um pouco mais do que um piscar de olhos. É por isso que, neste momento, no intervalo de

um segundo,

Gostaria de atravessar as linhas do mundo e proteger o seu sorriso.

Quando penso na minha infância, lembro-me das brincadeiras que eu e o Danilo, o meu irmão fazíamos, brincávamos de casinha, jogávamos bola, nas tardes quentes de verão tínhamos uma piscina na qual nos divertíamos muito, e adorávamos brincar de escolinha. Lembro-me que quando eu ia no 1º ano do ensino fundamental ele ia à Pré-escola, então eu ensinava pra ele as vogais, perguntava o alfabeto, fazíamos contas de adição e subtração, era uma verdadeira aula, na qual eu me sentia muito feliz em ver que ele estava aprendendo e eu o ensinando, na verdade eu também aprendia muito com ele.

Hoje cursando Pedagogia na Unifebe sei que era uma verdadeira interação aluno-professor. Sempre tive muita vontade de ler, o contato com os livros ocorreu desde muito cedo, desde o Jardim de Infância, e minha mãe contribuiu muito para isso, pois sempre me estimulou com a leitura e tínhamos muitos livros em casa, ela lia histórias antes de eu dormir e quando estava no 1º ano eu fui alfabetizada, e lia para meus pais e meu irmão, que hoje está seguindo a carreira de professor, cursando Educação Física. Esses dias ele ainda me falou: É Juli, desde criança gostávamos de planejar aula, sim porque além de brincar de escolinha, nós brincávamos de montar gincana e cronometrávamos para ver quem ganhava a prova.

Estudei até o 7º ano em uma escola no bairro em que morava em que cresci em que vivi minha infância, depois nos mudamos, meus pais compraram outra casa e terminei o Ensino Fundamental e conclui o Médio em outra escola, na qual fiz novas amizades e tive a oportunidade de conhecer professores brilhantes, que trago como exemplo até hoje, na verdade durante meu percurso escolar tive muitos bons professores, hoje com o conhecimento que o Curso de Pedagogia vem me proporcionando sei que convivi com professores que ainda vivem com a concepção de currículo técnico linear e outros que trazem uma concepção mais atual de um currículo critico e emancipatório, o que me possibilitava uma formação mais critica e uma maior interação, com aulas mais dinâmicas e uma relação aluno-professor dialógica.

(3)

E então decidi qual o caminho...

Uma luz no horizonte mostra a direção a ser seguida, pois muita coisa nessa vida pode estar predestinada. Com fé e determinação, dou tudo de mim para o esforço compensar, e sigo caminhando, em busca de um sonho...

A decisão de qual profissional eu queria ser, qual curso seguir, não foi assim tão fácil, eu sabia que gostava de ensinar, de dialogar, de estar frente a frente com as pessoas, e que queria ser professora, mas eu poderia fazer outro curso e lecionar, foi então que em meio a duvidas eu cursei até o inicio do 3º semestre Biomedicina em uma instituição de ensino em Blumenau, a área da saúde também me atraía muito.

Mas dúvidas insistiam em permanecer, pois eu pensava em atuar nessa área, mas como professora, seguir a docência, foi então que tudo se encaixou, meu caminho não é Biomedicina, é Pedagogia! Curso que quase me inscrevi assim que terminei o Ensino Médio, mas sem arrependimentos, pois tudo foi conhecimento! Agora sei que nasci pra seguir essa carreira, me realizo com o curso que escolhi, adoro estar na sala de aula com as crianças, sou apaixonada pela educação. Atualmente sou Professora Auxiliar de Educação Infantil ou como denominam aqui na minha cidade Monitora II, em 2012 também trabalhei com a Educação Infantil e estou adorando, mas anseio por trabalhar com o Ensino Fundamental e conhecer a Educação Especial, nas quais não tive a oportunidade até o momento.

No 2º semestre do curso de Pedagogia veio a noticia de que os cursos de licenciatura da Unifebe, Pedagogia e Educação Física iriam ter agora O Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID foi então que a professora Claudia coordenadora do projeto Institucional foi até nossa sala informar e nos orientar sobre o que é o PIBID, eu imediatamente fiquei muito feliz e me inscrevi no processo seletivo, era o que eu mais queria naquele momento, conseguir a bolsa de estudos do PIBID que é financiado pela Capes. Foi então que eu escrevi uma carta sobre o que eu esperava desse programa e de que maneira iria contribuir para minha formação e atuação na rede publica de ensino. Fiz a carta, a entrevista com os coordenadores do projeto e fui classificada. Desde então já faz quase um ano que estou atuando como bolsista, junto com mais 09 colegas, e com a professora Cintia e o mesmo está contribuindo significativamente para minha formação docente.

Nesta bolsa estou conseguindo fazer o que tanto queria unir a sala de aula à pesquisa. Trabalho algumas vezes por mês, com as crianças da Educação Infantil em uma creche pública. Lembrando que não trabalho sozinha, pois tenho minhas colegas “pibidianas,” como somos chamadas, e trabalhamos em grupo, fazemos os planejamentos dos encontros e os aplicamos juntos.

(4)

A experiência do Pibid transcende os espaços da sala de aula, pois temos formação com professores, coordenadoras que fazem parte do projeto, com as colegas e com os convidados para participar seja com formação ou contribuindo conosco com palestras ilustres, que contribuem para nossa atuação, sempre pensando em uma maior qualificação do nosso trabalho. Estudamos a importância do Brincar e como a interação do adulto contribui para a brincadeira, pensando no desenvolvimento da criança, criando um ambiente propicio para brincar, trabalhamos com cestos de objetos diversificados, visando à estimulação dos sentidos das crianças pequenas, e desenvolvemos vários momentos com contação de histórias, com a finalidade de estimular o gosto pela leitura desde criança, para formar grandes leitores no futuro.

Considerações e Objetivos Futuros...

As cores se misturavam

enquanto o brilho do arco - íris chegava até as nuvens, tinha tudo o que precisava e você estava lá quando tudo mudou, a luz do sol veio para mostrar o novo caminho que chegou...

Ainda não tem um ano de PIBID e já percebo o quanto tem contribuído para minha constituição de professora, trabalhamos em grupo, colaborando uma com a outra, e isso é fundamental para uma educação de qualidade, trabalhar em equipe, ter autonomia e poder desenvolver isso nos alunos. É importante que haja uma união entre os professores para que a educação alavanque cada dia mais, construindo e ampliando novos horizontes.

Tenho aprendido muito também no CEI em que trabalho no PIBID, através da observação das práticas pedagógicas das docentes, na qual ocorre uma relação de troca e aprendizagem, através do trabalho da coordenadora Jeisiane que é a bolsista supervisora do CEI que nos orienta e contribui para que nossas atividades ocorram dentro do planejado, mediando nosso trabalho com as professoras, funcionários e pais das crianças, pois também realizamos ação com os familiares.

Reflito que um memorial não tem fim, pois a vida está em constante movimento. Hoje não resido mais na casa em que cresci, nem com meu pai e meu irmão, pois meus pais se separarão a uns dois anos atrás, e eu ganhei um padrasto por quem tenho um carinho enorme, digo que tenho dois pais agora, e voltei a morar no bairro em que nasci em que vivi minha infância.

Tudo muda se transforma e se renova a cada dia, pois todo dia é dia de fazer algo novo, de contribuir para a sociedade, ajudando a formar cidadãos críticos e comprometidos em mudar a realidade atual que como se pode ver nem sempre é tão animadora, e esse é o

(5)

desafio da educação, e é por isso que eu escolhi esse caminho, para contribuir com a jornada de quem passar junto comigo pela sala de aula, mostrando que fazer a diferença na humanidade começa por cada um de nós, nas ações do dia-a-dia, e nas marcas que deixamos nas pessoas.

Meus objetivos para o futuro é estar constantemente em formação, penso em seguir a vida acadêmica, a docência no Ensino Superior, pesquisando e refletindo sobre o contexto escolar, sobre as necessidades das crianças, de nossos educandos e o meio em que vivem para fazer da realidade local um lugar mais humano e acolhedor.

Quero finalizar escrevendo que certamente irei levar muito conhecimento para minha vida, pois todas as aulas, as leituras, os diálogos com os professores e colegas, contribuem para todo o aprendizado que tive até o momento desde o egresso no curso de Pedagogia, ensinando e aprendendo, vou constituindo-me como professora e pesquisadora.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Respondendo diretamente à questão submetida a consulta: o registo da declaração de insolvência de quem exerça as funções de cabeça de casal, efetuado por

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.. DIRETORIA DE MATERIAL

Para realizar esse software primeiramente foi necessário realizar estudos para uma melhor compreensão a respeito da recuperação de poços de petróleo MEOR, como

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise