• Nenhum resultado encontrado

TUTORIAL SISTEMA CONAMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TUTORIAL SISTEMA CONAMED"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TUTORIAL SISTEMA CONAMED

PASSO A PASSO PARA USAR O SISTEMA

PASSO 01: FAZER O LOGIN

Acessar o site www.conamed.com.br. >> Procurar o link INTRANET que vai direcionar o usuário para o link

www.sistema.conamed.com.br/auditomed/>> Vai aparecer a tela para fazer Login.

OBS: A data será sempre definida automaticamente pelo sistema.

PASSO 02: SELEÇÃO DO PLANO

Ao logar, na tela aparecerá uma janela pop-up solicitando a seleção do plano que deseja utilizar >> Clica em OK e em seguida você deve escolher o plano desejado.

(2)

PASSO 03: FUNÇÕES DO SISTEMA

1. Funções de Cadastro: Os usuários com senhas administrativas podem incluir/alterar estes campos, exceto quando autorizados. Exemplos: Diagnósticos, Procedimentos, Médicos e/ou Especialidades poderão ser incluídos pelos digitadores no momento dos lançamentos nos RAH’s.

2. Funções de Lançamentos: Os usuários farão a inclusão dos dados nos RAH’s conforme especificações do Plano que esteja desejado. Os mais utilizados são os RAH’s de Internação e de Pronto Atendimento.

3. Emissão de Relatórios: essas funções ficarão restritas ao setor da Conamed FSA. Os relatórios serão gerados a partir das contas lançados pelos digitadores externos.

(3)

PASSO 04: DIGITAÇÃO

1. Digitar Internações

Ao selecionar as Opções Lançamentos >> RAH - Internações, vai abrir uma tela listando as contas já digitadas. No campo abaixo da lista existe um campo de pesquisa com os critérios “Nº do RAH”, “Senha”, “Matrícula” e “Hospital”, além “Período de Inclusão” da conta, que facilita a restrição/abrangência da pesquisa. Para novas inclusões, clicar no botão “+”, conforme figura.

A próxima tela que vai abrir será a planilha de internamento

Os primeiros campos a digitar

(4)

a Senha gerada para o paciente em questão. Ao digitar a senha o sistema pula para os próximos campos digitados. O campo “Nº da conta” não precisa ser preenchido.

OBS: Ao digitar uma senha já registrada no programa, automaticamente os dados da última conta digitada são preenchidos; o digitador deve ficar atento ao período de cobrança bem como a data de admissão para que as contas parciais permaneçam com datas seqüenciais.

Os próximos campos a preencher correspondem aos dados do Hospital

Código: Todos os hospitais auditados pela Conamed já estão previamente cadastrados. A numeração deles difere de acordo com o plano selecionado. Por exemplo, o Hospital Aeroporto tem numeração 371815 para o Bradesco Saúde,

18 para Golden Cross, 8 para Medisservice, etc.

Caso não saiba a numeração correspondente, basta clicar no livreto ao lado do campo que dá acesso à lista de todos os hospitais cadastrados para o plano selecionado.

Ao selecionar o código desejado, o campo “hospital” é preenchido automaticamente e o cursor pula para o campo acomodação, onde você seleciona a opção de acordo com o registrado no plano do paciente: 1- Apartamento ou 2- Enfermaria.

(5)

O campo matrícula, quando digitado um número ainda não cadastrado abre uma janela pop-up com opção para incluir um novo cadastro. Existe ainda a possibilidade de pesquisar buscando no livreto ao lado do campo.

Os dados do plano devem seguir o seguinte padrão: Plano: 1- Empresarial; Rede: 1- Nacional; Situação: 1- Titular. O período de Cobrança compreende a data da conta parcial e/ou total.

Nos dados sobre a admissão deve-se atentar para o tipo de admissão (Urgência ou Eletiva); Se a conta é inicial (Sim ou Não); Se é Parcial ou Total. Por exemplo, preencher campo da seguinte maneira:

 Se é uma conta única: Inicial: 1- Sim; Conta: 1-Total.  Se é a primeira parcial: Inicial: 1-Sim; Conta: 2- Parcial  Se não é a primeira parcial: Inicial: 2-Não; Conta: 2- Parcial

OBS: O campo “Alta” só deve informar data quando a conta é Total ou Parcial Final; neste caso, deve se informar o

tipo de alta (Residência, Óbito, Transferência...). Para os outros casos, em que não há data de alta, selecionar tipo 4- Continua.

(6)

Os próximos campos a preencher correspondem ao diagnóstico e procedimentos. Ao digitar o CID, automaticamente aparecerá no campo ao lado a descrição do mesmo. Caso queira pesquisar, basta clicar no livreto, como indica a figura do lado esquerdo, que uma janela abrirá com a lista de CID’s cadastrados no sistema. Caso o CID inserido ainda não tenha sido cadastrado, é possível incluir um novo diagnóstico clicando em Novo, conforme figura do lado direito.

O mesmo ocorre para preencher os procedimentos.

O campo tratamento principal deve constar o tipo de tratamento segundo as opções. Os campos abaixo trazem informações

sobre o médico e a especialidade do procedimento. O livreto também dá acesso à pesquisa pelo número do CRM ou nome do médico, bem como da especialidade.

Caso o médico não esteja cadastrado, existe a opção de adicionar um novo cadastro na opção Novo. Deve-se

atentar para a especialidade cadastrada para o médico, esta deve corresponder ao seu cadastro no Portal Médico e/ou Hospital no qual presta serviços.

(7)

Os campos seguintes para preencher referem-se aos valores e o resumo da conta.

Ao lançar o valor informado e o valor glosado, automaticamente o sistema calcula o valor liberado. À medida que os valores são lançados nas diárias e no resumo da conta o cálculo automático vai preenchendo os valores. Quando os valores não coincidem com os lançados acima, não é possível salvar o RAH. É necessário rever os lançamentos até que esteja tudo ok.

Quando há uma glosa, o sistema automaticamente acusa que se deve inserir código da glosa. O cursor só pula pra outro campo quando devidamente preenchido.

Ao finalizar os lançamentos, os próximos campos a preencher correspondem aos dados da auditoria e classificação do RAH. Após devidamente preenchido, basta clicar no botão Salvar.

Algumas contas necessitam acrescentar informações, como por exemplo, as contas que são dispensadas de auditoria e/ou pacotes e sinistralidade. Neste caso, o usuário deve voltar às opções Lançamentos >> RAH - Internações e pesquisar o RAH desejado através os critérios disponíveis,

(8)

Ao encontrar o RAH desejado, o usuário deve se dirigir ao campo observações, onde abrirá uma janela para acrescentar as respectivas justificativas conforme mostra a figura.

Após preencher as justificativas clicar no botão salvar.

Casos Especiais – Recém-nascidos

 Para as contas em que o paciente é recém-nascido (RN), deve-se atentar ao preenchimento do campo de identificação do paciente. Quando trata-se de apenas um RN, o campo em destaque na figura abaixo deve ser preenchido com o número “1”. Caso trate-se de parto gemelar o campo deve ser preenchido com a identificação do RN correspondente (G1 – Gemelar 1 ou G2 – Gemelar 2).

 Quando existem contas parciais de um mesmo RN o sistema sempre sinalizará no momento de salvar a conta a identificação do mesmo, caso não tenha sido realizada ou tenha sido sinalizada de maneira diferente nas contas anteriores. Uma caixa de diálogo aparece informando que haverá alteração das contas com a mesma senha com a identificação devida. Neste momento convém verificar a informação nas contas anteriores antes de confirmar a operação.

Casos Especiais – Conta com Liminar Judicial

 O mesmo é válido para contas com liminar judicial; ao sinalizar uma determinada senha como sendo liminar, as demais contas com a mesma senha também receberão um alerta informando a alteração da conta.

(9)

PASSO 05: IMPRESSÃO

Ao finalizar a digitação na conta no sistema e salvá-la devidamente, deve-se imprimir a via que ficará no Hospital (em substituição ao RAH manual).

No fim da página digitada aparece a opção de impressão, conforme figura abaixo

Modelo de RAH para impressão

2. Digitar Pronto Atendimento

O procedimento para digitar pronto atendimento é semelhante ao de Internações. Ao selecionar as opções

Lançamentos >> RAH – Pronto Atendimento vai abrir uma tela listando as contas já digitadas. No campo abaixo

da lista existe um campo de pesquisa com os critérios “Nº do RAH”, “Senha”, “Matrícula” e “Hospital”, além “Período de Inclusão” da conta, que facilita a restrição/abrangência da pesquisa. Para novas inclusões, clicar no botão “+”. A próxima tela que vai abrir será a planilha de Pronto Atendimento.

(10)

Todos os campos (Entidade Hospitalar, Data, Paciente, Documento) são preenchidos de maneira semelhante às internações.

O tipo de atendimento e o destino devem ser sempre preenchidos conforme a figura: Atendimento: 2-Clínico; Destino: 1-Alta.

Os campos abaixo não precisam ser preenchidos: Médico Assistente, Diagnóstico, Especialidade e Classificação do RAH.

O campo Procedimentos Realizados deve ser sempre preenchido de acordo com a figura abaixo

O lançamento dos valores no resumo da conta devem ser lançados apenas no valor informado e glosado (se houver), conforme modelo abaixo. O valor liberado é preenchido automaticamente pelo sistema.

No campo “Outras informações” sempre inserir o número do lote. Após finalizar a digitação, clicar no botão salvar.

(11)

Para impressão da planilha de Pronto Atendimento

Deve-se escolher as seguintes opções: Relatórios>>Pronto Atendimento  No campo correspondente ao lote, digitar o respectivo número.

 Nos campos correspondentes ao período, as datas inicial e final devem ser as mesmas (o dia em que as contas foram digitadas).

 Deve-se selecionar o relatório 1618 (Relatório de Pronto Atendimento) Vide figura abaixo

Referências

Documentos relacionados

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

8 Pagamento: Uma vez finalizado o Leilão o Arrematante deverá (i) pagar o valor do lote arrematado (equivalente ao valor do Lance vencedor) ou, a importância equivalente ao

A presente época desportiva encerra um ciclo de trabalho orientado para a consolidação dos quadros competitivos regionais em Natação Pura, ao mesmo tempo que procura ser dinamizador

Entender a migração de votos entre os candidatos, assim como o perfil dos eleitores que mudaram seus votos entre os dois turnos, aju‑ dará a esclarecer por que um eleitor deixou

Ao digitar a senha e clicar no botão “Entrar no Sistema”, o usuário contará com as opções de consultar bilhetes de pagamento ou comprovantes de rendimentos, bem como optar

O desenvolvimento pedagógico para ele deveria ser embasado no trabalho como meio educativo, socializador e emancipador; o homem necessitaria produzir sua vida material