• Nenhum resultado encontrado

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2011/2012

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/internet/mediador. NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RJ000335/2012

DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/03/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR006266/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46215.006939/2012-13 DATA DO PROTOCOLO: 05/03/2012

SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 31.249.428/0001-04, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ELLES CARNEIRO PEREIRA;

E

SOCIEDADE PROPAGADORA DAS BELAS ARTES, CNPJ n. 33.183.682/0001-74, neste ato representado(a) por seu Vice - Presidente, Sr(a). MYRIAM FREIRE DIAS COSTA;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 1º de março de 2011 a 29 de fevereiro de 2012 e a data-base da categoria em 1º de março.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) dos Auxiliares de Administração Escolar, com abrangência territorial em RJ.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

PISO SALARIAL

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL

Fica estabelecido que o piso salarial, a partir de 1º de março de 2011, deverá respeitar a Lei nº. 5950 de 13 de abril de 2011 que versa sobre os pisos salariais do Estado do Rio de Janeiro respeitando-se as funções e valores ali especificados, para uma jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

(2)

CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Fica estabelecido reajuste salarial, a partir de 1º de março de 2011 de 6,75 (seis vírgula setenta e cinco por cento) sobre os salários de fevereiro de 2011 já devidamente corrigidos pelo acordo coletivo anterior.

PAGAMENTO DE SALÁRIO – FORMAS E PRAZOS CLÁUSULA QUINTA - EMPREGADO SUBSTITUTO

Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído.

REMUNERAÇÃO DSR CLÁUSULA SEXTA - ATRASO

Assegura-se o repouso remunerado do empregado que chegar atrasado, quando permitido o ingresso pelo empregador e, este atraso, for compensado no final da jornada do dia ou em outro dia da mesma semana, bastando para tanto que o funcionário expresse este desejo junto ao empregador por escrito.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

CLÁUSULA SÉTIMA - ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

Adicional por tempo de serviço sob a forma de anuênios na base de 0,5% (meio por cento) da remuneração do empregado por ano de efetivo exercício.

Parágrafo Único – O valor máximo a ser pago sobre o salário a título de anuênios, a partir de 01 de março de 2003 não poderá ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitando-se os direitos adquiridos pelos empregados, que anteriormente a esta data já percebiam percentuais superiores.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO CLÁUSULA OITAVA - AUXÍLIO EDUCAÇÃO

Garantia de gratuidade de matrícula e ensino nos cursos e graus para os empregados, dependentes, cônjuges e/ou união estável a partir de um ano de

(3)

serviço prestado ao empregador, durante a vigência do acordo coletivo, limitando-se a dois o número de dependentes. O presente direito fica preservado até o final do ano letivo, tratando-se do Colégio e Período letivo tratando-se da Faculdade, em caso de dispensa do funcionário.

Parágrafo Primeiro – O empregado, dependente, cônjuge e/ou união estável obtendo uma reprovação no decorrer dos seus estudos, perderá 60% (sessenta por cento) do direito à gratuidade e em sendo reincidente, deixará de fazer jus aos direitos constantes no Caput da presente cláusula.

Parágrafo Segundo – O valor referente à taxa de informática até então cobrado pela SPBA deixará de ser cobrado a partir de primeiro de setembro de 2008, reconhecendo o sindicato que a mesma era lícita.

EMPRÉSTIMOS CLÁUSULA NONA - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

A SBPA obriga-se a efetuar o desconto em folha de pagamento dos auxiliares de administração escolar que são ou vierem a ser associados à Cooperativa de Economia e Crédito Multuo dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, compreendendo tal desconto os valores referentes ao capital e empréstimo, desde que autorizado pelo empregado.

CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES

DESLIGAMENTO/DEMISSÃO

CLÁUSULA DÉCIMA - AVISO PRÉVIO

O empregado despedido fica dispensado do cumprimento do aviso prévio quando comprovar a obtenção de novo emprego, desonerando a empresa do pagamento dos dias não trabalhados.

RELAÇÕES DE TRABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE

PESSOAL E ESTABILIDADES

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - EQUIPARAÇÃO SALARIAL

(4)

Equiparação salarial dos funcionários que desempenham a função de Segurança nos termos do Artigo 461 e seus Parágrafos da CLT.

ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO/DESVIO DE FUNÇÃO CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO (VIGIA)

A SPBA prestará assistência jurídica a seus empregados na função de vigia, sempre que, no exercício de suas funções e em defesa dos legítimos interesses da SPBA, em que trabalhem incidirem na prática de ato, que os leve a responder a qualquer ação penal.

ESTABILIDADE PORTADORES DOENÇA NÃO PROFISSIONAL CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - ESTABILIDADE PROVISÓRIA POR DOENÇA

Estabilidade provisória no emprego de 60 (sessenta) dias ao empregado que retornar de licença médica superior a 60 (sessenta) dias, desde que, não esteja cumprindo aviso prévio antes do evento causador da doença.

ESTABILIDADE APOSENTADORIA CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - ESTABILIDADE

Fica garantido o emprego, durante os 24 (vinte e quatro) meses que antecedem a data em que o empregado adquire o direito a aposentadoria voluntária, desde que este trabalhe na empresa há pelo menos 5 (cinco) anos. Adquirido o direito, extingue-se a garantia.

Parágrafo Único – O empregado deverá notificar, por escrito, a empresa da época em que adquiriu as condições estabelecidas no caput da presente cláusula, seja pôr idade ou tempo de serviço, sob pena de não o fazendo, tornar-se inaplicável o dispositivo acima acordado.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE,

FALTAS

COMPENSAÇÃO DE JORNADA

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - COMPENSAÇÃO DE JORNADA PARA OS SÁBADOS

(5)

o sistema de compensação da jornada de trabalho objetivando evitar a prestação de serviço aos sábados.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - COMPENSAÇÃO DE JORNADA

A jornada em horário extra terá uma remuneração adicional de 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da hora normal.

FALTAS CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - FALTA JUSTIFICADA

Fica instituído o dia 15 de outubro como data consagrada ao administrador escolar, sendo vedado o serviço de administração escolar neste dia.

JORNADAS ESPECIAIS (MULHERES, MENORES, ESTUDANTES) CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - JORNADAS ESPECIAIS (ESTUDANTES)

Os empregados que estejam estudando em Estabelecimentos de Ensino reconhecidos oficialmente, nos dias de suas provas, ficarão dispensados do trabalho, sem prejuízo de seus direitos e vantagens, desde que tragam comunicação oficial 72 (setenta e duas) horas antes da realização das mesmas. A dispensa, a fim de evitar o colapso na administração, caso ocorra à coincidência de vários empregados fazendo provas no mesmo dia, se limita a 20% (vinte por cento) do total dos empregados tutelados no presente artigo, fixando uma escala de rodízios para atender à totalidade dos empregados que estejam estudando.

FÉRIAS E LICENÇAS

DURAÇÃO E CONCESSÃO DE FÉRIAS CLÁUSULA DÉCIMA NONA - CONCESSÃO DE FÉRIAS

O início das férias coletivas ou individuais, não poderá coincidir com o dia de sábado, domingo, feriado ou dia destinado à compensação do repouso semanal, salvo no caso em que o estabelecimento funcione no dia de sábado como dia útil, quando, então, as férias poderão iniciar neste dia.

REMUNERAÇÃO DE FÉRIAS CLÁUSULA VIGÉSIMA - ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO

(6)

Desde que haja manifestação dos empregados nos 60 (sessenta) dias contados da assinatura do presente acordo, por ocasião das férias haverá adiantamento do 13º salário a ser pago junto com a remuneração das mesmas.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

UNIFORME

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - FORNECIMENTO GRATUÍTO DE UNIFORME

Uniforme de trabalho, quando de uso obrigatório ou exigido, será fornecido gratuitamente, fixando-se o limite de três por ano.

ACEITAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - ACEITAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS

Assegura-se eficácia aos atestados médicos e odontológicos fornecidos por profissionais do sindicato dos trabalhadores ou que pertencem a convênios realizados pelo sindicato, para o fim de abono de faltas ao serviço relativamente ao empregado sindicalizado, quanto aos demais será observado a gradação legal.

RELAÇÕES SINDICAIS

ACESSO DO SINDICATO AO LOCAL DE TRABALHO CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - QUADRO DE AVISO

Será permitido a colocação de quadro de aviso nas dependências da SPBA, destinados a publicações de interesse da categoria profissional, desde que previamente cientificados e notificados os respectivos diretores da instituição, vedada à divulgação de matéria político-partidária ou ofensiva a quem quer que seja.

REPRESENTANTE SINDICAL

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE SINDICAL

É assegurada a eleição direta de um empregado auxiliar de administração escolar com a participação do sindicato, com as garantias do artigo 543 e seus parágrafos da Consolidação das Leis do Trabalho cujo mandato será de um ano podendo ser renovado por igual período.

(7)

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - FREQUENCIA DE DIRIGENTE SINDICAL

Assegura-se a freqüência livre dos dirigentes sindicais para participarem de assembléias sindicais devidamente convocadas e comprovadas.

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - COMPROVANTE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Obriga-se a SBPA a remeter ao sindicato profissional em até 10(dez) dias a partir da assinatura do presente acordo comprovante do pagamento da Contribuição Sindical ano base 2011 com a relação dos empregados auxiliares de administração escolar contribuintes e respectivos valores de contribuição.

DIREITO DE OPOSIÇÃO AO DESCONTO DE CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - DESCONTO NEGOCIAL

Fica determinado que a SPBA se obriga a efetuar em folha de pagamento de seus empregados, auxiliares de administração escolar, associados ou não ao SAAE-RJ, desconto no valor correspondente a 2% (dois por cento) sobre os salários do mês de fevereiro de 2011, devidamente reajustados por este instrumento, a título de Contribuição Negocial, autorizado que foi pela Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 16 de dezembro de 2010, devendo os valores apurados serem recolhidos à tesouraria do SAAE-RJ, em sua Sede sito a Rua dos Andradas, nº 96, grupos 802/803, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.051-002, ou a sua ordem, até o dia 12 de março de 2012.

Parágrafo 1º - Integram os salários para efeito desta cláusula, não só a parte fixa, como também as comissões, gratificações, percentagens, abonos, anuênios, horas extras, diárias, enfim, todas as vantagens salariais obtidas pelo trabalhador nos meses respectivos dos descontos conforme artigo 457 da CLT.

Parágrafo 2º - O recolhimento será comprovado pela SPBA junto ao SAAE-RJ em até 5 (cinco) dias após seu vencimento, acompanhado de relatório onde conste o nome do contribuinte, sua remuneração no mês da incidência do desconto e valor

descontado.

Parágrafo 3º - Assegura-se ao auxiliar de administração escolar o direito de exercer a prévia oposição negativa ao desconto a que alude o caput desta cláusula, devendo para fazê-lo, comparecer na sede do SAAE/RJ, sito a Rua dos Andradas, nº 96 Grupos 802/803 – Centro - RJ e manifestar-se de forma individual, direta e pessoal

(8)

em até 10 (dez) dias contados da data da assinatura deste instrumento normativo.

Parágrafo 4º - Findo o prazo previsto no parágrafo anterior, em 72 (setenta e duas) horas, obriga-se o SAAE-RJ a informar a SPBA se houve optante(s) nos moldes do parágrafo anterior, fornecendo a identificação dos mesmos. A partir do conhecimento, a SPBA estará impedida de efetuar o desconto nos salários deste(s) optante(s).

Parágrafo 5º - Ocorrendo discordância manifesta do que trata o parágrafo 3º, será de inteira responsabilidade do SAAE-RJ a devolução de valores, desde que estes tenham sido efetivamente recolhidos à tesouraria do SAAE-RJ e comprovados na forma estabelecida no parágrafo 2º desta cláusula. Ao contrário, a obrigação e cominações legais, serão de total responsabilidade da SPBA inadimplente da obrigação de fazer.

DISPOSIÇÕES GERAIS

APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO COLETIVO CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - COMISSÃO PARITÁRIA

Fica constituída uma comissão paritária integrada de no máximo 4 (quatro) representantes designados pelos acordantes, com os seguintes objetivos:

orientar e fazer cumprir o presente acordo coletivo de trabalho;

reunir e procurar solucionar os problemas oriundos da aplicação do mesmo;

estudar e propor medidas de interesse das categorias convenentes, para melhorar e

aperfeiçoar as relações contratuais coletivas, admitindo-se até a realização de termos aditivos ao presente acordo;

analisar e apresentar subsídios às autoridades na elaboração de Leis, Decretos e

Portarias do âmbito Federal, Estadual ou Municipal dentro do interesse social dos acordantes;

a Comissão Paritária reunir-se-á sempre que houver solicitação de uma das partes.

DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO

Impõe-se multa, por descumprimento das obrigações de fazer, no valor equivalente a 10% (dez por cento) do salário básico, em favor do empregado prejudicado.

(9)

OUTRAS DISPOSIÇÕES CLÁUSULA TRIGÉSIMA - COMPROVANTES DE PAGAMENTO

Deve a SPBA fornecer aos seus empregados, os comprovantes contendo os elementos que integram o pagamento da remuneração mensal, com especificação dos valores dos vencimentos e dos descontos legais autorizados.

ELLES CARNEIRO PEREIRA PRESIDENTE

SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MYRIAM FREIRE DIAS COSTA VICE - PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

essa é uma planta que muito ajuda nas crises neuróticas e, portanto pode ser definida como “A Planta que nos remete a experiências visionárias”.. Muito usado nos estados de

Na hipótese dos autos, em que se encontra pendente de julgamento recurso de apelação interposto na ação de consignação em pagamento ajuizada pelo agravado, de

Apoio ao dia-a-dia dos comerciais Contactos e visitas Telemarketing Propostas e gestão de perspectivas Gestão de Eventos Campanhas de Marketing Departamento comercial de

A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

A Comissão de Avaliação levará em consideração: 1. O somatório final de todos os itens será no máximo de 10. A nota da prova, até 10, resulta da média das questões.. b)

O resultado da análise curricular será divulgado no site da Estácio (www.estacio.br/docentes) ou através de comunicado direto até 16 de janeiro de 2018, quando serão

previamente por e-mail. Na eventualidade de empate na nota final, o primeiro critério de desempate será a nota média na Entrevista, o segundo, a nota média da

Para o conhecimento da higiene bucal e dos diagnósticos das manifestações orais a grande maioria dos médicos hospitalares, não indicam a escovação dos