• Nenhum resultado encontrado

Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 11/05//2014 GIDEÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 11/05//2014 GIDEÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Momento com Deus – Crianças de 09 a 11 anos

NOME:______________________________________________________________DATA: 11/05//2014

GIDEÃO

Versículos para Decorar:

1- Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: o Senhor está com você, poderoso guerreiro. Juízes 6:12

2- Respondeu Gideão: como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família. Juízes 6.15

3-" Eu estarei com você, respondeu o Senhor, e você derrotará todos os medianitas como se fossem um só homem." Juízes 6.16

SEGUNDA-FEIRA – O povo de Israel sofre nas mãos dos midianitas

Entendendo a História

1. O ciclo continuou e mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor REPROVA.Então durante 7 anos, Deus os entregou nas mãos dos seus inimigos, os midianitas. Vamos entender essa história? Complete as frases com as palavras que estão faltando. Cada resultado da sua conta é igual a uma palavra.

a) Os midianitas eram um povo muito numeroso. (7x7= 49).

b) Eram como um enxame de ______________ (5+7=___) impossível de contá-los, como um exército de gente montada em _______________(8x5=___).

c) Eles habitavam no _______________ (28-11=___) e tiveram vários conflitos com os ________ ________ (9x3=___).

d) Com medo os israelitas se esconderam nas montanhas e em ____________(5x7=___). e) Os midianitas devastavam suas _______________ (6+15=___) e animais.

f) Isso empobreceu tanto os israelitas que eles ________________ (9x9=___) a clamar por socorro a Deus.

2. Do que será que o povo de Gideão estava com medo? Preencha os espaços pintando de acordo com as letras:

Tirando a lição

3. Os israelitas fizeram o que Deus reprova e sofreram as consequências de suas escolhas. Eles lembravam de Deus só quando a circunstância era bastante ruim. Você faz isso? Reescreva a frase abaixo de trás para frente e veja a lição de hoje.

.prioridade ser que tem ele, contrário pelo, recurso último seu o ser pode não Deus.

Deus _______________________________________________________________________________.

A= Branco B=Laranja C=Amarelo D= Marrom E= Azul

Escreva o que você vê na imagem.

_________________________________________

_________________________________________

______

40 camelos 49 numeroso 17 deserto 12 gafanhotos 27 israelitas 35 cavernas 81 passaram 21 plantações

(2)

Compartilhando com Deus

Diga a Deus que você não quer esquecer dele, nem nos momentos bons, nem nos momentos ruins.

TERÇA-FEIRA – Deus levanta um novo juiz – Gideão

Entendendo a História

1. Ontem vimos que o povo de Israel estava apavorado. Tudo o que eles produziam era destruído pelos midianitas. Mesmo assim, quando o povo pediu a ajuda de Deus, ele enviou um profeta para dizer ao povo porque aquilo tudo estava acontecendo.

O enigma abaixo mostra uma passagem da Bíblia. Decifre o enigma, leia a passagem e responda.

- Ca 3ª vogal

-RAI +ZES 12-6

5 x 3 + 4 - 9

Como os israelitas desobedeceram a Deus? _____________________________________________ ________________________________________________________________

2. Deus escolheu mais um juiz para o seu povo. Leia os versículos e relacione as colunas de acordo com as respostas.

a) Como se chamava o novo juiz de Israel? (Jz 6.11) ( ) Malhando o trigo.

b) O que Gideão estava fazendo quando o Anjo do Senhor veio falar com ele? (Jz 6.11)( ) Gideão.

c) O Anjo do Senhor chamou Gideão de.... (Jz 6.12) ( ) Eu estarei com você.

d) Gideão sentiu medo. O que Deus disse para encorajar Gideão?(Jz 6.14-16) ( ) Corajoso.

Tirando a lição

3. Gideão achava que Deus havia abandonado o seu povo, mas na verdade o povo foi quem não deu ouvidos a Deus. Decifre o criptograma e responda: Qual o segredo para andar sempre ao lado de Deus?

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 7 23 5 8 3 20 2 6 10 19 17 4 12 11 13 21 14 26 16 22 9 24 18 15 25 ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

11 7 8 5 8 23 8 14 Aplicando em minha vida

LEIA EM VOZ ALTA: Assim como o povo de Israel, posso escolher obedecer ou não a Deus. Não adianta eu escolher ignorar o que Deus quer e depois imaginar que foi ele que se afastou de mim. Deus não muda. Eu que decido se vou ficar perto ou longe dele.

Compartilhando com Deus ( ) Eu conversei com Deus.

QUARTA-FEIRA - A dúvida, o medo e a coragem de Gideão

Entendendo a História

1. Você alguma vez já sentiu que não conseguiria fazer algo? Circule abaixo as coisas que você às vezes acha que não conseguirá fazer.

2. Gideão achava que não iria conseguir fazer o que Deus mandou. Então pediu um sinal para vencer seu medo. Hoje os sinais são desnecessários pois temos uma vantagem para sabermos qual é a vontade de Deus. Risque as letras K, X e F, deslize as letras do quadro abaixo e descubra esta vantagem.

(3)

3. Detetive bíblico! Essa é a sua chance! Todas as afirmações abaixo possuem algum erro. Circule o erro. Siga o exemplo. Dica: Leia Juízes 6.27-32

a) Gideão teve medo de sua família e dos homens da cidade. Por isso, destruiu os altares de dia. b) Os homens da cidade investigaram e descobriram que foi Joás que destruiu os altares.

c) Joás respondeu: Que Baal mesmo se defenda. O altar dele é que foi levantado.”

d) Por isso as pessoas da cidade deram a Gideão o nome de Jerubaal, porque ele fugiu de Baal. 4. A Bíblia diz que o Espírito do Senhor se apoderou de Gideão e ele convocou os israelitas para atacar os midianitas. Apesar disso, ele ainda teve dúvida e pediu que o Senhor desse a ele mais dois sinais. Leia Juízes 6.36-38 e enumere as imagens abaixo na ordem dos sinais que foram dados a Gideão.

5. No início Gideão deixava o medo mandar nele. Mas Deus pacientemente ensinou uma coisa muito importante para ele: coragem!

Compartilhando com Deus Escreva aqui sua oração:

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

QUINTA-FEIRA – Preparando o exército para lutar contra os midianitas.

Entendendo a história

1. Depois de Gideão ter escolhido obedecer, ele partiu com seu exército de trinta e dois mil homens para atacar os midianitas, mas chegando lá Deus deu algumas ordens. Leia Juízes 7.1–7 e coloque C para certo e E para errado:

( ) Gideão era obediente e seguiu todas as instruções de Deus. ( ) Gideão lutou contra os midianitas com 32 mil homens.

( ) Deus mandou que os homens que estivesse com medo deveriam ir embora.

( ) Os homens que foram escolhidos tomaram água com um copo que eles tinham em suas bolsas. ( ) Somente trezentos homens foram escolhidos para a batalha.

2. Observe as figuras abaixo e descubra 7 diferenças.

K F X X X X M K S X X K I K K F A X F M X X F F F X K C K T F F X X F A X X X L K X C K X P X E K A F O K F K E K A K U K K K B X X K K O K F K X X K V X F E X K F X X X X B F F F I F F X F K L F T X V Se você precisa de orientação, não peça sinais, estude a Bíblia! O que é co-ragem?

Simples! Coragem é fazer o que tem que ser feito, mesmo se vo-cê estiver com medo!

(4)

Tirando lição

3. Tão poucos homens para lutar contra muitos soldados (Jz 7.12). Gideão iria para a batalha com ape-nas 300 homens! Contra o enorme exército inimigo, Gideão teria que depender completamente de Deus! Marque um X nas lições que podemos aprender com o exercício de hoje.

( ) Não devemos ser auto–suficientes, ou seja, não querer depender de nada e ninguém. ( ) Deus mostrou que a vitória da batalha viria d’Ele, e não da força de muitos homens. Diga a Deus que você quer obedecê-lo mesmo quando estiver com medo. ( ) Orei.

SEXTA-FEIRA - A batalha contra os midianitas

Entendendo a História

1. Antes de atacar os midianitas, Gideão recebeu o último sinal que decretava a vitória de Israel sobre o inimigo. Gideão foi ao acampamento inimigo e ouviu o que estavam falando. Decifre o código e escreva o que ele ouviu. Use a primeira letra do nome de cada figura para formar a frase. Dica: Leia Juízes 7:13-14.

2. Após ouvir a conversa entre os dois midianitas, Gideão adorou a Deus. Saiu gritando no acampamento encorajando o povo. Os soldados usaram três “armas” meio estranhas para esta batalha. Leia Juízes 7.19-21 e circule as armas utilizadas pelo exército:

Agora complete a frase abaixo colocando os objetos circulados na posição correta e termine de preencher o grito do exército israelita (Jz 7.19-20):

3. Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor deu a vitória sobre os midianitas. Leia Juízes 7.22-24 e coloque as imagens abaixo na ordem correta de 1 a 3:

Os três grupos tocaram as __________________ e quebraram os ____________.

Eles seguravam a _____________ na mão esquerda e a corneta na direita e

grita-vam: “Uma _________________ pelo S

ENHOR

e por Gideão!”

(5)

Aplicando em minha vida

Apesar de ter medo, Gideão obedeceu ao Senhor. Deus lhe deu coragem. Ele foi citado na lista dos he-róis da fé em Hebreus 11. Qual é uma área na sua vida que você precisa de coragem para obedecer? Coloque um X nas situações que você se identifica:

___ Será que Deus quer que você se afaste de colegas que influenciam você para o mal, mesmo que fique sozinho?

___ Será que Deus quer que você defenda uma pessoa vítima de “bully” quando você prefere ficar na sua?

___ Será que Deus quer que você fale que a Bíblia é verdade para algum adulto que não creia assim? ___ Outra situação sua: ________________________________________________________________ Diga a Deus que na próxima oportunidade você vai tomar coragem e obedecer, mesmo que tenha medo. ( ) Falei e farei!

Referências

Documentos relacionados

A Corte resolveu, por unanimidade, que o Estado brasileiro deve, entre outras medidas: conduzir a investigação penal dos fatos, procurando esclarecê-los e determinar

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS..

Cada parte desse retângulo será repre- sentada pela fração um meio ou um sobre dois, ou seja, vamos dividir a barra pela metade.. No problema anterior, ao retirar da barra de

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Por fim, indicaremos como a radica- lização política em meio ao primeiro governo Dilma após junho de 2013 - e o consequente rompimento do lulismo - coincide com a rea-

3. O CLT deve conferir a informação contida no extrato, reclamando junto da IC ou da SFS de qualquer desconformidade nos termos indicados no Acordo. O CLT fica constituído em mora

c) os atos objetivando a obtenção de certidões perante os Órgãos do Poder Judiciário. O setor de cartografia, quando necessário, diligenciará perante os órgãos estaduais de