• Nenhum resultado encontrado

Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrot´ecnica e de Computadores

Investigac

¸˜

ao Operacional

2011.11.30 2o Mini-teste Prova com consulta

Durac¸˜ao: 1h30min

Jogos Ol´ımpicos de Ver˜

ao - Londres 2012

O Comit´e Ol´ımpico de Portugal celebrou recentemente 100 anos de existˆencia. ´E o 13o comit´e ol´ımpico mais antigo no mundo e congrega o universo das estruturas desportivas portuguesas federadas e a generalidade das organiza¸c˜oes sectoriais. Tendo em vista o sucesso da participa¸c˜ao Portuguesa nos Jogos Ol´ımpicos de Londres 2012, foi criado o Projecto Londres 2012. Este projeto encontra-se no terceiro ano do Ciclo Ol´ımpico e conta com 108 atletas de 19 modalidades, uma das quais coletiva. Atletas de diferentes modalidades foram escolhidos segundo diversos crit´erios de integra¸c˜ao e encontram-se abrangidos por uma bolsa de apoio `a pre-para¸c˜ao. As modalidades apoioadas s˜ao: Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Esgrima, Gin´astica, Judo, Lutas Amadoras, Nata¸c˜ao, Remo, Taekwon-Do, T´enis, T´enis de Mesa, Tiro, Triatlo e Vela. O Comit´e far´a todos os poss´ıveis para uma representa¸c˜ao de excelˆencia nos pr´oximos Jogos.

(2)

1.

(50%) A sa´ude e a seguran¸ca de todos os atletas s˜ao pontos chave na organiza¸c˜ao dos Jogos Ol´ımpicos de 2012. De forma a apoiar os atletas que iniciam os seus treinos no pa´ıs anfitri˜ao, o Comit´e Ol´ımpico de Portugal (COP) disponibilizar´a equipas m´edicas e equipas de seguran¸ca em todos os centros de treino oficiais, at´e `a data do evento, no pr´oximo ver˜ao. Para o efeito, o COP contratou as empresas britˆanicas CareUs e ProtectUs, e necessita agora de definir o n´umero de equipas a mobilizar no primeiro trimestre do ano de 2012.

A equipa de investiga¸c˜ao operacional do COP (IOCOP) analisou todas as restri¸c˜oes e definiu j´a o modelo de Programa¸c˜ao Inteira para este problema, apresentado em seguida. Neste modelo, x1 e x2

s˜ao vari´aveis de decis˜ao e representam, respetivamente, o n´umero de equipas m´edicas e o n´umero de equipas de seguran¸ca a mobilizar.

M in Z = 14x1+ 10x2 suj. a: 20x1+ 6x2 ≤ 182 30x1+ 15x2 ≥ 250 x2 ≥ 7 x1, x2 ≥ 0 e inteiras

Definido o modelo, a IOCOP debru¸ca-se agora sobre a resolu¸c˜ao do mesmo, e vˆe duas alternativas poss´ıveis:

• Alternativa 1 - Resolver uma relaxa¸c˜ao linear do modelo pelo m´etodo gr´afico, e posteriormente arredondar as vari´aveis de forma a obter uma solu¸c˜ao inteira;

• Alternativa 2 - Resolver o problema original pelo m´etodo de “Branch-and-Bound”.

(a) Obtenha a solu¸c˜ao para o problema atrav´es da Alternativa 1. Deve apresentar um gr´afico claro de forma a ser poss´ıvel identificar:

i) Restri¸c˜oes do problema e regi˜ao admiss´ıvel; ii) Solu¸c˜ao ´otima;

iii) Isolinha da fun¸c˜ao objetivo na solu¸c˜ao ´otima.

(b) A IOCOP optou pela resolu¸c˜ao do problema pelo m´etodo de “Branch-and-Bound”, tendo obtido os resultados presentes na Tabela 1 para os v´arios sub-problemas que resolveu. Reconstrua a ´

arvore de sub-problemas, indicando em cada um dos ramos qual a restri¸c˜ao adicionada. Tabela 1: Sub-problemas resultantes do “Branch-and-Bound”

A B C D E F G

Z 143,2 143 149 137,2 SSA 146 140

x1 3,8 4 3 4,8 - 4 5

x2 9 8,7 10,7 7 - 9 7

(c) Suponha que em alternativa `a estrat´egia de ramifica¸c˜ao utilizada, a IOCOP tinha optado por uma estrat´egia de ramifica¸c˜ao em largura. Seria necess´aria a resolu¸c˜ao de um n´umero maior, menor ou igual de sub-problemas? Justifique detalhadamente.

(d) Indique qual das duas alternativas (Alternativa 1 ou Alternativa 2) ´e a mais adequada para a resolu¸c˜ao deste problema. Justifique detalhadamente a sua escolha, enumerando tamb´em uma vantagem e uma desvantagem da alternativa que apresentou.

2.

(50%) O Comit´e Ol´ımpico de Portugal (COP) espera obter nos Jogos Ol´ımpicos de Londres 2012 a melhor presta¸c˜ao de sempre. O COP est´a particularmente esperan¸cado que o atletismo traga muitas alegrias a Portugal. Nesse sentido, tem desenvolvido esfor¸cos sem precendentes para disponibilizar as

(3)

melhores condi¸c˜oes de treino poss´ıveis para estes atletas. Com efeito, pretende organizar um est´agio para o atletismo antes do in´ıcio dos jogos.

O atletismo encontra-se dividido em 4 equipas: Lan¸camentos, Saltos, Marcha e Corrida. Depois de uma exaustiva pesquisa e contactos formais, foram selecionadas 3 localiza¸c˜oes para acolherem as equipas: St. Albans, Barnet e Watford. A pr´oxima fase do planeamento do est´agio passa por determinar, de entre as op¸c˜oes identificadas anteriormente, onde ir´a cada equipa realizar o seu est´agio. O objetivo desta fase consiste na minimiza¸c˜ao dos custos associados, calculados pelo COP para cada alternativa e apresentados na Tabela 2.

Tabela 2: Custos associados a cada equipa nos diferentes centros de est´agio St. Albans (StA) Barnet (B) Watford (W)

Lan¸camentos (L) 30 35 25

Saltos (S) 40 35 35

Marcha (M) 25 40 35

Corrida (C) 40 45 25

Logicamente, cada uma das equipas deve ficar alocada a apenas uma das localiza¸c˜oes de forma a ser orientada pelo seu treinador. Por outro lado, raz˜oes operacionais ditam que St. Albans tem apenas disponibilidade para receber no m´aximo uma das equipas e Watford duas. Apesar de n˜ao haver limite m´aximo de equipas em Barnet, um pr´e-acordo com este centro de est´agio obriga a que pelo menos duas equipas estagiem naquela localiza¸c˜ao. Uma visita por parte dos treinadores das equipas verificou que o centro de est´agio de Barnet n˜ao tinha afinal todo o equipamento necess´ario para a equipa de Saltos. Por outro lado, o centro de est´agio de St. Albans era inadequado na opini˜ao do treinador da equipa de Marcha. O COP come¸ca a deseperar por uma solu¸c˜ao que permita organizar este est´agio...

(a) De forma a ajudar o COP, formule o problema descrito como um Problema de Afeta¸c˜ao.

(b) Forne¸ca ao COP a solu¸c˜ao ´otima do problema e o seu respetivo valor, resolvendo o problema pelo M´etodo H´ungaro.

(c) Um dos planeadores do COP, um curioso da Investiga¸c˜ao Operacional, acha que o problema pode ser formulado como um Problema de Transportes e pediu-lhe que o ajudasse. Formule agora o problema acima descrito como um Problema de Transportes.

(4)

Resolu¸

ao

1.

(a) Na figura 1 encontra-se a resolu¸c˜ao gr´afica da relaxa¸c˜ao linear do problema original. A regi˜ao das solu¸c˜oes admiss´ıveis encontra-se pintada de cinzento e est´a delimitada pelas retas das restri¸c˜oes. A solu¸c˜ao ´otima relaxada, indicada a vermelho, corresponde ao ponto x1 = 4, 8 e x2 = 7 sendo

o valor da fun¸c˜ao objetivo nesse ponto z = 137, 2. A isolinha da fun¸c˜ao objetivo que permitiu achar a solu¸c˜ao ´otima encontra-se a tracejado. (Se tiver dificuldades em determinar a solu¸c˜ao ´

otima, pode resolver o sistema de equa¸c˜oes formado pelas duas restri¸c˜oes que se intercetam no ponto que define a solu¸c˜ao ´otima).

´

E de notar que a COP n˜ao pode contratar um n´umero n˜ao inteiro de equipas, e o segundo passo da primeira alternativa ´e precisamente o arredondamento da solu¸c˜ao. Assim, a solu¸c˜ao para o problema ´e a contrata¸c˜ao de 5 equipas m´edicas `a empresa CareUs e a contrata¸c˜ao de 7 equipas de seguran¸ca `a empresa ProtectUs.

Figura 1: Resolu¸c˜ao gr´afica da relaxa¸c˜ao linear do problema original (b) Na figura 2 encontra-se a ´arvore do problema.

Nó D Z = 137,2 X1 = 4,8 X2 = 7 Nó B Z = 143 X1 = 4 X2 = 8,7 mX1 ≤ 4m Nó E SSA mX2 ≤ 8m Nó A Z = 143,2 X1 = 3,8 X2 = 9 mX2 ≥ 9m Nó C Z = 149 X1 = 3 X2 = 10,67 mX1 ≤ 3m Nó G Z = 140 X1 = 5 X2 = 7 mX1 ≥ 5m Nó F Z = 146 X1 = 4 X2 = 9 mX1 ≥ 4m

Figura 2: ´Arvore de “Brand-and-Bound”

(c) Caso a IOCOP tivesse optado por uma estrat´egia de ramifica¸c˜ao em largura, a ordem pela qual os n´os seriam resolvidos era: D - B - G - E - A - C - F. Aquando da resolu¸c˜ao do sub-problema

(5)

do N´o G, o limite inferior seria atualizado para 140, n˜ao sendo necess´aria a posterior ramifica¸c˜ao de B. A solu¸c˜ao ´otima seria ent˜ao conhecida apenas com os N´os D, B e G. Assim sendo, a escolha da ramifica¸c˜ao em largura teria levado `a resolu¸c˜ao de um n´umero menor de sub-problemas, n˜ao sendo resolvidos os sub-problemas E, A, C e F.

(d) Olhando para as solu¸c˜oes obtidas pelas duas alternativas, que s˜ao identicas, a op¸c˜ao que teria sido melhor era a primeira alternativa, uma vez que chegou ao mesmo resultado em menos tempo. No entanto, nem sempre ´e o caso de o arredondamento da solu¸c˜ao obtida pela relaxa¸c˜ao linear levar `a solu¸c˜ao ´otima e n˜ao existe qualquer forma de saber quando tal ocorre. Optar pela alternativa 2, apesar de aumentar o tempo de resolu¸c˜ao, garantiria que a solu¸c˜ao obtida era ´

otima. Existem problemas, nos quais as vari´aveis de decis˜ao assumem valores elevados, sendo que o arredondamento n˜ao tem um impacto significativo na solu¸c˜ao. No entanto, no caso em quest˜ao, contratar mais uma equipa poderia levar a custos elevados desnecess´arios. Assim sendo, outra op¸c˜ao seria jogar pelo seguro e optar pela segunda alternativa.

(6)

2.

(a) Formula¸c˜ao de um problema de afeta¸c˜ao. Este ´e um problema de afeta¸c˜ao de minimiza¸c˜ao.

StA B W

L 30 35 25

S 40 35 35

M 25 40 35

C 40 45 25

A visita dos treinadores mostrou que existem afeta¸c˜oes que n˜ao s˜ao poss´ıveis (Saltos - Barnet e Marcha - St. Albans). Assim, ´e necess´aria a altera¸c˜ao da matriz de custos para reflectir esta situa¸c˜ao atrav´es da modifica¸c˜ao dos respetivos custos para ∞.

StA B W

L 30 35 25

S 40 ∞ 35

M ∞ 40 35

C 40 45 25

Seguidamente, ´e necess´ario acrescentar uma coluna replicada para Watford, uma vez que este centro de est´agio pode receber at´e duas equipas. O mesmo acontece com Barnet que necessita de 3 replica¸c˜oes (equipa de Saltos n˜ao pode ser afetada a este centro de est´agio, assim o centro receber´a no m´aximo 3 equipas).

StA B1 B2 B3 W1 W2

L 30 35 35 35 25 25

S 40 ∞ ∞ ∞ 35 35

M ∞ 40 40 40 35 35

C 40 45 45 45 25 25

De forma a transformar a matriz numa matriz quadrada, duas equipas fict´ıcias devem ser adi-cionadas (E1∗, E2∗). Os ‘custos’ atribu´ıdos `as equipas fict´ıcias podem ser um qualquer n´umero positivo, desde que igual para cada equipa em todas as vagas nos centros de est´agio (optou-se pelo valor 0). StA B1 B2 B3 W1 W2 L 30 35 35 35 25 25 S 40 ∞ ∞ ∞ 35 35 M ∞ 40 40 40 35 35 C 40 45 45 45 25 25 E1∗ 0 0 0 0 0 0 E2∗ 0 0 0 0 0 0

Finalmente, para cumprir o pr´e-acordo com o centro de est´agio de Barnet, os custos das equipas fict´ıcias nas duas primeiras vagas deste centro devem ser alterados para ∞.

StA B1 B2 B3 W1 W2 L 30 35 35 35 25 25 S 40 ∞ ∞ ∞ 35 35 M ∞ 40 40 40 35 35 C 40 45 45 45 25 25 E1∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 E2∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 6

(7)

(b) Aplica¸c˜ao do M´etodo Hungaro. Subtrair em cada linha o menor elemento:

StA B1 B2 B3 W1 W2 L 5 10 10 10 0 0 S 5 ∞ ∞ ∞ 0 0 M ∞ 5 5 5 0 0 C 15 20 20 20 0 0 E1∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 E2∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0

Subtrair a cada coluna o menor elemento:

StA B1 B2 B3 W1 W2 L 5 5 5 10 0 0 S 5 ∞ ∞ ∞ 0 0 M ∞ 0 0 5 0 0 C 15 15 15 20 0 0 E1∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 E2∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 1a itera¸c˜ao ( 5 < 6 ): StA B1 B2 B3 W1 W2 L 5 5 5 10 0 0 S 5 ∞ ∞ ∞ 0 0 M ∞ 0 0 5 0 0 C 15 15 15 20 0 0 E1∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0 E2∗ 0 ∞ ∞ 0 0 0

Subtrair aos elementos n˜ao-riscados o menor elemento n˜ao-riscado e somar esse mesmo elemento aos elementos riscados duplamente:

StA B1 B2 B3 W1 W2 L 0 0 0 5 0 0 S 0 ∞ ∞ ∞ 0 0 M ∞ 0 0 5 5 5 C 10 10 10 15 0 0 E1∗ 0 ∞ ∞ 0 5 5 E2∗ 0 ∞ ∞ 0 5 5 Solu¸c˜ao ´otima ( 6 = 6 )

Existe mais do que uma solu¸c˜ao ´otima. Uma poss´ıvel solu¸c˜ao ´otima ´e a seguinte: • Lan¸camentos =⇒ Barnet

• Saltos =⇒ Watford • Marcha =⇒ Barnet • Corrida =⇒ Watford

(8)

(c) Formula¸c˜ao de um problema de transportes.

As diferentes equipas podem ser vistas como as origens e os centros de est´agio como destinos. Cada equipa representa uma capacidade de 1 e os centros de est´agio assumem procura igual ao m´aximo das suas disponibilidades para receber as equipas. Deve ser criada uma origem fict´ıcia com a diferen¸ca entre o n´umero de equipas a colocar e as vagas nos centros de est´agio. Adicionalmente, de forma a cumprir a restri¸c˜ao do n´umero m´ınimo de equipas a estagiar em Barnet, este centro de est´agio deve ser replicado. A primeira coluna correspode `as duas vagas que devem obrigatoriamente ser preenchidas (custo ∞ para as equipas fict´ıcias) e a segunda coluna corresponde `a vaga opcional (custo 0 para as equipas fict´ıcias).

StA B B∗ W L 30 35 35 25 1 S 40 ∞ ∞ 35 1 M ∞ 40 40 35 1 C 40 45 45 25 1 E∗ 0 ∞ 0 0 2 1 2 1 2 8

Referências

Documentos relacionados

Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o Fundo e para os Cotistas, não podendo a Cedente, a Administradora, a Gestora, o Custodiante,

AE.03|Pacto Territorial para a Empregabilidade e o Empreendedorismo Território Amigo do Investimento Território Empreendedor e Produtivo Território de Excelência Ambiental

Neste artigo, discutiremos como essas idéias educacionais chegaram ao estado do Ceará, a partir de uma pesquisa que buscou identificar os intelectuais, suas vidas e obras e

Considerando tais fatos, iniciamos estudos neuroimunológicos da doença de Chagas experimental, a partir de análises histomoleculares da medula espinal de camundongos imunocompetentes

Na avaliação e Controlo do Processo de Treino a equipa técnica definiu várias tarefas para a época 2017/2018, tais como, registar o volume de treino de cada atleta, o

Homem é como basculante: quando velho, não levanta mais.. Homem é como vassoura: sem o pau, não serve

Foram coletados 297 espécimes ao longo dos quatro períodos de decomposição da carcaça: Coloração (I) iniciou no momento da morte e foi até o terceiro dia, com