• Nenhum resultado encontrado

janaina lais toniazzo butuhy

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "janaina lais toniazzo butuhy"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Perfil e motivações da demanda turística em Fraiburgo, SC

Profile and motivations of tourist demand in Fraiburgo, SC

Janaina Lais Toniazzo Butuhy jana_butuhy@hotmail.com Orientador: Brenno Vitorino Costa

RESUMO: A tranquilidade, clima e as paisagens de cidades pequenas atraem turistas de todos os lugares, como é o caso de Fraiburgo-SC. A cidade dispõe de inúmeras atividades de lazer, esportivas, de aventura, passeios naturais, e uma confortável rede hoteleira; oferece uma “fuga” para aqueles que vivem em um cotidiano agitado. Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o turista que visita Fraiburgo e identificar suas motivações, para tanto, foram aplicados questionários com demanda reais. Os dados coletados foram analisados e apontaram - o perfil do turista, gostos, particularidades e pretensão para visitar outra vez Fraiburgo. Os dados também apontaram algumas falhas ou citaram opiniões, desagrados e qualidades importantes da cidade.

Palavras-chave: Turismo; demanda turística; motivações; Fraiburgo.

ABSTRACT: The tranquility, friendly atmosphere and sights of small towns attract tourists from everywhere. Fraiburgo in Santa Catarina is one of this city. The city/It offers numerous leisure activities, sports, adventure, nature walks, and a comfortable chain of hotels, Fraiburgo is an escaping from everyday life. This research has as objective to characterize the tourist visiting Fraiburgo and identify their motivations, therefore, questionnaires were filled with real demand. The collected data were analyzed and identified - the tourist profile, their tastes, characteristics and pretension to visit again Fraiburgo. The data also showed some flaws or quoted opinions, dislikes and qualities of the city.

(2)

Introdução

Entender o consumidor é fundamental para saber como satisfazê-lo; conhecer e compreender suas necessidades faz com que ele se sinta atraído e, assim, o conquiste. No mercado do turismo isto é cada vez mais necessário, porque muitos erros podem levar ao não entendimento da demanda e à criação de produtos e serviços equivocados.

A caracterização da demanda turística de uma determinada localidade é de extrema importância, tanto para a análise das atividades que estão sendo exercidas como para o planejamento do futuro. Conhecer as especificidades dos turistas é fundamental para adequar toda a organização do turismo receptivo.

Segundo Cooper et al (2007), o estudo da motivação é derivado de uma série de disciplinas que levaram a diversas abordagens do turismo, e essa diversidade vem de várias discussões entre autores sobre a influência da motivação no comportamento do turista.

Fraiburgo é uma cidade localizada no meio oeste do estado de Santa Catarina, a 384 km da capital Florianópolis. É uma cidade de colonização italiana e alemã, representada na arquitetura das residências e estabelecimentos comerciais, na língua falada entre as famílias (PREFEITURA…, 2011).

O turismo da cidade está despertando atenção, tendo concorrido a importante prêmio do Estado, o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo. Fraiburgo concorria ao prêmio pelo desenvolvimento turístico do município com relação à infraestrutura, eventos e envolvimento dos empresários para melhorar seus estabelecimentos (ROTA…, 2012). Nos últimos anos, percebe-se que a cidade busca cada vez mais melhorar o turismo oferecido e sua divulgação, a fim de manter o retorno de turistas e atrair a demanda potencial.

Este artigo teve como objetivo principal identificar o perfil e as motivações do turista que visita Fraiburgo, Santa Catarina.

A cidade foi escolhida por motivo pessoal da autora, que ali nasceu e residiu muitos anos e trabalhou no principal hotel da cidade. Assim percebeu a importância de relatar dados específicos desta demanda.

(3)

Para atingir os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas, com o intuito de levantar dados dos atrativos turísticos e embasar a história do município e da atividade turística em Fraiburgo. Além disso, realizou-se levantamento quantitativo junto aos hóspedes nos hotéis da cidade. Os participantes foram entrevistados individualmente, sendo utilizado para tal um questionário de 22 perguntas.

Além desta introdução, o artigo está estruturado em mais cinco outras seções, que incluem uma breve explicação sobre o mercado turístico, caracterização da oferta e do produto turístico, demanda turística, motivação em turismo, a cidade de Fraiburgo, a pesquisa e seus resultados e considerações finais.

1 Mercado Turístico

Segundo Ignarra (2003, p. 112) o “mercado turístico é constituído pelo conjunto de consumidores de turismo e pela totalidade de oferta de produtos turísticos”. Ou seja, o mercado depende da demanda e da oferta.

De acordo com Beni (2007), o mercado turístico se compõe de diversos produtos e eles se assemelham a uma concorrência imperfeita, pois cada empresa, cada hotel ou cada agência de viagem oferece produtos únicos se diferenciando entre eles. Cada hotel oferece um tipo de serviço ou conforto, assim como as agências de viagens oferecem diferentes pacotes.

Para garantir o desenvolvimento dos destinos turísticos, é necessário estudar os mercados, conhecer as características, gostos e preferências dos turistas, onde eles residem, como se locomovem ao destino, quanto estão propostos a gastar e quanto tempo pretendem ficar (PETROCCHI, 2009). Dessa forma, é possível adequar a oferta oferecida ao consumidor.

A melhor maneira de estudar o mercado é por meio da segmentação, técnica estatística que permite separar a população em grupos homogêneos e também a política de marketing que divide o mercado em partes homogêneas (BENI, 2007).

1.1 Oferta e produto turístico

Pode se definir oferta turística como o “conjunto de recursos naturais e culturais que são, em suma, os grandes responsáveis pelo deslocamento e permanência durante um determinado período de tempo, de um público visitante” (ROSE, 2002).

(4)

Para Beni (2007, p.177), a oferta se define pelo

[…] conjunto de equipamentos, bens e serviços de alojamento, de alimentação, de recreação e lazer, de caráter artístico, cultural, social ou outros tipos, capaz de atrair e assentar numa determinada região durante um período determinado tempo, um público visitante.

A atividade turística se difere de outros setores e produtos, pois é resultante de uma soma de várias outras atividades econômicas. Possui uma complexidade e um dimensionamento que torna impossível o estabelecimento da fronteira da atuação. (ROSE, 2002)

O produto de qualquer destinação turística é constituído por vários componentes, um conjunto de bens e serviços colocados no mercado para satisfação das necessidades dos turistas (ROSE, 2002). Sem esses elementos o produto não existiria. Ou seja, para haja uma oferta convidativa em relação aos turistas é necessário que todos os itens do conjunto estejam em boas condições.

Os bens e os serviços necessários para atender ao consumidor são a matéria-prima do produto e são compostos por: produtos alimentícios, produtos de uso nas instalações turísticas, materiais de limpeza, além de prestações de serviços, tais como receptivo e hospitalidade, a informação e o transporte, dentre outros (IGNARRA, 2003).

Os produtos possuem características individuais e peculiaridades que os diferenciam dos produtos industriais e comerciais. Krippendorf (1980) cita diversas singularidades:

 O produto turístico é um bem de consumo abstrato, imaterial, ou seja, o consumidor não pode ver antes de comprar, não se pode oferecer uma amostra do produto.  Acaso espacial ou temporal da venda e da prestação de serviço turístico com o

seu consumo. O serviço turístico é consumido no momento que é utilizado.

 Deslocamento do cliente até o local da produção: é necessário que o turista se desloque até o destino, hotel, dentre outros.

 Não há possibilidade de estocar o produto turístico.

 Irregularidade da produção: raramente se consegue uma produção homogênea.  A interdependência do produto necessita de um conjunto de vários serviços.

(5)

 Sazonalidade, ou seja, a concentração de atividades no tempo e no espaço. Provocada por diversos fatores, como férias escolares e questões climáticas. Por isso o produto turístico é sempre diferente de outros produtos, e mudam suas formas de vendê-lo e como o oferecer aos clientes. Isso requer um cuidado maior, pois mexe muitas vezes não apenas com uma necessidade do consumidor, mas também um sonho.

1.2 Demanda turística

Os conceitos de demanda podem variar de acordo com as áreas que a definem, e cada uma delas traz sua contribuição. Para os economistas, demanda é a relação da quantidade de qualquer produto ou serviço que as pessoas almejam e que elas podem adquirir, ou seja, ter condições de comprar pelo preço estipulado, em um conjunto de preços possíveis, durante um determinado período de tempo. Já os psicólogos a enxergam levando em conta sempre a motivação e o comportamento dos indivíduos (COOPER et al, 2007).

De acordo com Beni (2007, p. 211) demanda turística é composta pelas “pessoas que se deslocam temporariamente de sua residência habitual com propósito recreativo ou por outras necessidades e razões, demandam a prestação de alguns serviços básicos”.

Cooper et al (2007) dividem a demanda em: demanda real, demanda reprimida e não-demanda. A primeira corresponde ao

[...] número real de pessoas que participam do turismo ou que estão em viagem, ou seja, os turistas de fato. É o componente da demanda cuja medição é mais fácil e habitual. A maioria das estatísticas de turismo refere-se à demanda efetiva. (COOPER et al, 2007, p. 66)

Já a demanda reprimida é composta por aquela parte da população que não viaja, mesmo com o crescimento da demanda turística. Aqueles que querem viajar, mas não viajam por algum motivo. E por último, tem-se a não-demanda, que são aqueles que não têm pretensão de viajar ou não tem condições para tal.

Conhecer a demanda turística de um destino ou produto é importante para o processo sua formatação e para ações de promoção. Deve ser fundamental na visão de realização de um planejamento que vise o desenvolvimento desse território

(6)

(SPTURIS, 2008). Assim é necessário compreender a demanda turística de uma cidade visando melhorar a qualidade do turismo de um determinado local.

2 Motivação em turismo

Uma viagem tem sempre um motivo para que ela ocorra, e este motivo pode ser o trabalho, lazer, saúde e estudo, dentre outros. Segundo Brit (1976 apud BENI, 2007, p. 82) motivo “é uma experiência consciente ou um estado inconsciente que serve para criar o comportamento geral e a atuação social do indivíduo em uma determinada situação”.

Já a motivação pode ser considerada como: “o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação." (BOCK, 1998, p.106). Ou seja, é o que faz realmente alguém sair de sua casa para realizar seu desejo.

Deste modo, a motivação é um processo que relaciona desejo e necessidade, ambiente e objeto, o que faz com as pessoas busquem satisfazer seus desejos. Fica possível perceber que a motivação é um dos fatores principais para realizar a viagem e que é importante compreender as possíveis motivações em se deslocar a algum destino.

Existem várias motivações que atuam sobre a livre decisão de o indivíduo viajar, motivações estas que dependem de um conjunto de possibilidades que o homem confere a muitas de suas capacidades e que se determina por um conjunto de variáveis (BARRIO, 1997 apud BENI, 2007).

McIntosh, Goeldner e Ritchie (1995, apud COOPER, 2007) apontam quatro categorias para a motivação:

 Motivadores físicos: refere-se ao descanso do corpo e da mente, ligado a saúde, ao esporte e ao lazer.

 Motivadores culturais: desejo de conhecer mais sobre outras culturas, saber sobre nativos, estilo de vida e arte, dentre outros.

 Motivadores interpessoais: vontade de conhecer outras pessoas, de visitar amigos ou parentes, busca de novas experiências, busca por novos relacionamentos além daqueles que envolvem o cotidiano.

(7)

 Motivadores de status e de prestígio: buscar desenvolvimento pessoal, elevação de seu ego e satisfação sensual, ter reconhecimento e atenção dos outros.

No mercado interno brasileiro, a maioria das viagens realiza-se por lazer, conforme pesquisa da Embratur-Fipe de 2006. Nesta, constatou-se que 87,5% as viagens no mercado interno brasileiro são motivadas pelo lazer e 12,5% tem origens em outras motivações (não lazer) (PETROCCHI, 2009).

Como se pode notar, as motivações para viagens são extremamente diversificadas, e levantá-las para cada destino turístico é um trabalho decisivo para a melhoria da oferta, e modestamente foi a intenção deste artigo no que diz respeito a Fraiburgo.

3 Fraiburgo

Fraiburgo nasceu da saga de seus empreendedores pioneiros, em terras antes contestadas entre as fazendas Liberata e Butiá Verde, no Planalto Serrano, meio oeste catarinense. Foi fundada em 1937 pelos irmãos Rene e Arnoldo Frey, dando início ao povoado (PREFEITURA…, 2012).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), a sua população em 2010 era de 34.553 habitantes ocupando uma área de 548km². O clima na maior parte do ano apresenta temperaturas baixas, podendo chegar a -5ºC no inverno, devido à altitude.

(8)

Em 1963 chegam as primeiras mudas de maçãs iniciando uma “fruticultura moderna de clima temperado no Brasil”. Sendo assim o marco inicial da implantação definitiva de pomicultura comercial e empresarial no Brasil, graças a iniciativa pioneira realizada em Fraiburgo. Assim nasce a “Terra da Maçã”. (ZIOLKOWSKI, 2011). O crescimento da fruticultura elevou Fraiburgo ao título de “Capital Brasileira da Maçã”, tendo mais tarde sido batizada como “Terra da Maçã” pois Fraiburgo é o maior produtor de maçã do Brasil no cenário atual. Quando essa produção aumentou, muitos investidores iniciaram as suas atividades comerciais na cidade, surgindo assim a necessidade da construção de um hotel (ECO VIAGEM, 2011). A área urbana de Fraiburgo é cercada por pomares que reúnem quase sete milhões de macieiras. O município produz 180 mil toneladas de maçãs por ano, 26% do total nacional (SANTUR, 2012). Pela cidade é possível encontrar detalhes baseados na fruta símbolo, como placas de sinalizações, telefones e lixeiras públicas, sabonetes dos hotéis, desenhos das calçadas, dentre outros que deixam a “capital da maçã” com características diferenciadas.

O ciclo da maçã é iniciado em outubro com a florada. É a fase, onde os pomares cobrem-se de flores. Em novembro é retirado manualmente o excesso de frutas dos cachos, e no mês seguinte a fruta está em pleno crescimento, fazendo-se assim a limpeza de ervas daninhas. Em janeiro os agricultores continuam o trabalho de limpeza e manutenção dos pomares. Em fevereiro e março acontece a colheita da maça tipo Gala. Em abril e maio inicia-se a colheita da Fuji. Em junho começa o ciclo de dormência onde, após as colheitas, são feitas limpezas nos pomares. Em julho e agosto é o período da poda, para eliminar galhos velhos e provocar novas brotações que darão origem a ramos que frutificarão nos anos seguintes. Em setembro são feitos tratos, visando o novo ciclo. (ABPM, 2012).

Na época da colheita da fruta, os produtores organizam visitas às plantações e possibilitam até a colher os frutos ainda no pé, caminhar pelos parreirais, participando também da classificação e seleção da maçã.

A inauguração do Hotel Renar, em 1981, é um marco na história do turismo na cidade. Inspirado no estilo alpino-germânico e inicialmente com 40 apartamentos, foi criado com intuito de desenvolver o potencial turístico de Fraiburgo, para gerar

(9)

negócios sustentáveis e empregos. Logo após sua inauguração, o município recebeu o primeiro ônibus com 40 turistas. (ZIOLKOWSKI, 2011).

Figura 2 – Vista do Hotel Renar Fonte: SOKAL, 2012

Ainda em 1981 havia todo um potencial a ser explorado como a florada das macieiras na primavera, os pomares repletos de frutos no tempo da colheita e uma infinidade de produtos derivados da maçã (ZIOLKOWSKI, 2011).

Em 2002 os municípios de Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Joaçaba, Piratuba, Treze Tílias e Fraiburgo criaram, desenvolveram e lançaram a “Rota da Amizade” para incrementar o turismo e as atividades da hotelaria da região. A Rota da Amizade tem a missão de “Promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável” (ROTA…, 2012) e visa sempre ser uma referência no turismo. No site da Rota da Amizade, são disponibilizados roteiros com as cidades participantes como, por exemplo: Excelência – cinco noites, Ecoturismo – três noites, Melhor Idade – cinco noites, e Aventura – três noites.

(10)

Figura 3 – Cidades da Rota da Amizade Fonte: ROTA…, 2012

Em Fraiburgo existem diversas atividades focadas no desenvolvimento do turismo regional, dentre elas a visita à mata nativa, a colheita da maçã nos pomares, a visita ao frigorífico da empresa Renar Maçãs e a aventura a bordo dos veículos Kaingang e Jagunço (jipes grandes parecidos com os utilizados em safáris na África), além do city

tour. A cidade também se destaca pela gastronomia, que faz uso da maçã e de seus

derivados, utilizadas em variadas receitas, além de ser uma grande produtora de mel. E na época de colheita, em determinados pomares, o turista pode colher a fruta e participar da classificação e seleção das maçãs. (ZIOLKOWSKI, 2011).

Figura 4 – Passeio de Kaingang Fonte: MELO, 2012

(11)

Até 2003, as diversas atividades focadas no desenvolvimento do turismo regional eram idealizadas e operacionalizadas pelo Hotel Renar. Em seguida, constitui-se a empresa Ecofrai Turismo e Lazer Ltda., que elevou a atividade turística local num novo patamar de profissionalismo, com diversos acréscimos como a construção de sua sede (a Casa do Turista), que facilitou uma melhor recepção dos turistas, a apresentação de vídeos sobre a floresta (mata nativa) e sobre a cultura da maçã, bem como palestras sobre ecologia. A Ecofrai também deixou um pomar exclusivo para os turistas, ampliou os roteiros de passeios. (ZIOLKOWSKI, 2011).

A cidade também conta com alguns eventos. Em março, ocorre a Expofrai – Exposição Agropecuária, Comércio e Indústria; em Julho, o Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (EVENTOS HOTÉIS, 2012). A pesquisadora pode presenciar o evento 9º Megamotorfest e a 3ª etapa do ano da Copa Militec de Arrancada, conhecido popularmente de “Arrancadão”, que acontecia na Pista Ulisses Gianello anexo ao Parque da Maçã.

Em 2011, ocorreu o 1º Festival de Gastronomia e Folclore, onde se reuniram turistas e investidores para conhecerem tradições austríacas que ainda são cultivadas entre as famílias do entorno, com traços na arquitetura, folclore e nas festas típicas. O objetivo é mostrar as cidades e pontos turísticos da região, assim como os pratos típicos e a cultura dos municípios que integram a associação, podendo degustar de especialidades de maçã (CLICRBS, 2011; HOTELIER NEWS, 2011).

4 Pesquisa

4.1 Aspectos metodológicos

Para obter as informações necessárias sobre a realidade estudada, foi utilizada a entrevista como instrumento de coleta de dados, orientada por um roteiro previamente estabelecido, com questões abertas e fechadas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista pessoal a turistas na cidade de Fraiburgo. A pesquisa foi realizada no Hotel Renar e em seu jardim, onde pessoas não hospedadas também podem apreciar a vista, no Hotel Biz (anexo ao Renar) e seus arredores (Lago e Castelinho) onde há muitos turistas hospedados e ainda outros passeando. Foram respondidos 88 questionários nos dias 24, 25, 30 e 31 de agosto de 2012.

(12)

Os dados estão apresentados, a seguir, em texto corrido, em tabelas e em gráficos (figuras). Quando não houver menção quanto à autoria, refere-se a dados elaborados pela autora deste artigo.

A ajuda dos funcionários e, principalmente, do gerente do hotel, o senhor Marcio Selau, foi imprescindível para que a pesquisa ocorresse de forma adequada.

Nos dias de pesquisa, havia duas excursões que se hospedavam no hotel e, embora grupos desse tipo sejam muito frequentes, eram os dois únicos que ali estavam. Assim, é fundamental ressaltar que a pesquisa reflete as características destes grupos e de alguns poucos turistas “avulsos”, e não da totalidade do turismo em Fraiburgo.

4.2 Resultados da pesquisa de campo

O principal município emissor, dentre os citados pelos entrevistados, é a cidade de Jaú/SP (25%) seguida por Blumenau (11%), Florianópolis/SC e Ibiam/SC com 7% cada, São Paulo-SP e Curitiba, ambas com 5%, Ibirama-SC e Balneário Camboriú-SC com 3% cada e outros (Guarulhos-SP, Itajaí-Camboriú-SC, Caxias do Sul-RJ, Joinville-Camboriú-SC, Lages-SC, Mafra-SC, Orleam-SC, Palhoça-SC, Rio do Sul-SC São Bernardo-SP e São Joaquim-SC, dentre outros) com 34%.

25% 11% 7% 7% 5% 5% 3% 3% 34% Jaú Blumenau Florianopolis Ibiam Curitiba São Paulo Ibirama Balneareo Camburiu Outros

Figura 5 – Procedência dos entrevistados

Constatou-se que os principais polos emissores são do próprio estado de Santa Catarina e, em seguida, o estado de São Paulo. Isso demonstra que Fraiburgo atrai turistas procedentes de localidades distantes e locais/regionais.

(13)

Verificou-se que o público que visitou a “Terra da Maçã”, dentre os entrevistados, foi de maioria masculina, com 60%. A maior parcela da demanda entrevistada está na faixa de 40 a 50 anos (41%), seguida pelas faixas de 50 a 60 anos ede 30 a 40, ambas com 21%. O gráfico abaixo apresenta estes resultados.

2% 21% 41% 21% 10% 5% Menos de 30 De 30 a 40 De 40 a 50 De 50 a 60 De 70 a 80 80 e mais

Figura 6 – Faixa Etária

Fraiburgo sempre teve um perfil de turistas com uma idade mais alta, pelo fato da cidade não possuir muitos atrativos que atraiam um público mais jovem; é uma cidade calma, com lugares arborizados, sem lugares “agitados” como baladas e bares cheios, dentre outros. São passeios e caminhadas voltados para um público mais familiar. Em visita foi possível ver recreação específica para crianças e pessoas idosas, como brincadeiras, apresentações e bailes de terceira idade.

A maioria dos entrevistados tem o ensino médio (53%), seguidos por 31% que tem superior completo; 15% de pós-graduados e apenas 1% com somente o ensino fundamental.

Com relação à renda pessoal dos entrevistados, 30% tem renda entre R$2.000,00 e R$ 4.000,00; 28,75% entre R$ 4.000,00 e R$6.000,00; 18,75% entre R$ 6.000,00 e R$ 8.000,00. Os grupos com renda entre R$ 8.000,00 e R$10.000,00 e mais de R$12.000,00 tem cada um 7,5%. Por fim, 6,25% têm renda entre R$ 10.000,00 a R$ 12.000,00.

(14)

1,25% 30,00% 28,75% 18,75% 7,50% 6,25% 7,50% Menos de 2000 De 2000 a 4000 De 4000 a 6000 De 6000 a 8000 De 8000 a 10000 De 10000 a 12000 12000 e mais

Figura 7 – Renda pessoal em Reais

Analisando a renda familiar foi possível perceber que 30% dos entrevistados ganham de R$ 9.000,00 a R$ 12.000,00, seguido por 25% entre R$ 6.000,000 e R$ 9.000,00; 15% entre R$ 12.000,00 e 15.000,00 (15%). Empatados com 12% dos entrevistados em cada faixa, ficaram aqueles que ganham entre R$ 3.000,00 e 6.000,00 e acima de R$ 18.000; os que ganham de R$15.000,00 a R$18.000,00 foram 5% dos respondentes e por último estão aqueles que ganham menos de R$3.000,00, com 1%. Em média, 3,2 pessoas são dependentes da renda mencionada.

1% 12% 25% 30% 15% 5% 12% Menos de 3000 De 3000 a 6000 De 6000 a 9000 De 9000 a 12000 De 12000 a 15000 De 15000 a 18000 18000 e mais

Figura 8 – Renda Familiar

Essas duas variáveis permitem observar que o turista que vai a Fraiburgo tem um perfil socioeconômico relativamente privilegiado. Considerando apenas a renda familiar, 87% dos entrevistados têm renda familiar superior a R$ 6.000,00.

A maioria dos entrevistados estava visitando a cidade pela primeira vez (60%). A média de visitas daqueles que já conheciam a cidade foi de 3,3.

Entre os elementos que mais chamaram atenção na cidade na visita feita no momento das entrevistas, estão:

(15)

Tabela 1 – Elementos que chamaram a atenção nesta visita a Fraiburgo

Motivo %

Maçã 11,11

Clima 11,11

Paisagem 9,09

Pacote com outras cidades 9,09

As pessoas 9,09 Calma 3,03 Cultura 3,03 Evento 3,03 Descendência Alemã 3,03 Torta de Maçã 3,03 Hotel 3,03 Paz 3,03 Outros1 29,29

A maçã é o que mais chama atenção na cidade, além das receitas que a incluem. O clima também chama atenção do público, que no inverno pode chegar a baixíssimas temperaturas.

Ao serem questionados sobre como ficaram sabendo de Fraiburgo, 33% atribuíram a amigos e parentes, 30% por uma agência de turismo, 17% pela internet, 1% por campanha publicitária, e 19% de outras formas, como por meio de eventos, trabalho e estudo de geografia.

É possível perceber que as que as indicações por terceiros são muito importantes, ou seja, alguém que já visitou Fraiburgo indica a cidade para algum amigo ou parente. O fator “boca-a-boca” é onde as pessoas mais conhecem a cidade. As agências de viagem também tem papel muito importante para a divulgação da cidade porque, além de uma porcentagem alta das pessoas ficarem sabendo e viajando até a cidade por intermédio da agência, 55% dos entrevistados fecharam um pacote turístico.

Dentre os principais atrativos turísticos da cidade, destacam-se o Parque Ecológico (também conhecido como Floresta René Frey), o Castelinho e a Casa da Cultura. O Lago das Araucárias, mais chamado apenas de “Lago”, é muito frequentado por turistas pela sua beleza e proximidade do hotel. É um lago artificial, além de academia ao ar livre e trajeto para caminhada.

1 Ponto entre as serras gaúchas, tranquilidade, a cidade como um todo, a vista do Hotel Renar,

(16)

Questionou-se se o turista viaja com frequência a lugares parecidos com Fraiburgo e verificou-se que 61,36% o fazem, contra os 34,64% que afirmaram não ter este costume. Muitos dos entrevistados não visitaram apenas Fraiburgo, mas também outras cidades. 77,27% visitaram ou visitariam outro lugar naquela viagem e 22,73% apenas a Cidade da Maçã. Entre as cidades visitadas antes ou depois, encontram-se Curitiba (34,8%), Frei Rogério (30,4%), Treze Tílias (5,9%), Videira (4,4%), Gramado (2,9%), Pinheiro Preto (2,9%), Tangara (2,9%), e Urubici (2,9%).

Verificou-se que praticamente todos entrevistados se hospedaram nos hotéis (Hotel Renar, Hotel Biz e Hotel Fraiburgo), e apenas um estava na casa de amigos e parentes. A média de pernoites dos entrevistados foi de 1,7, para aquela viagem que estavam fazendo.

Os dados apontam que 49% dos turistas que visitaram Fraiburgo no período pesquisado viajavam com casal sem filhos, 40% com amigos, 7% casais com filhos, e empatados com 2% aqueles que estavam sozinhos ou em grupo familiar.

2% 49% 7% 2% 40% 0% Sozinho Casal sem filhos Casal com filhos Grupo familiar Amigos Outros

Figura 9 – Acompanhantes na viagem

Dentre os principais motivos da viagem apontados pelos entrevistados, estão lazer ou turismo (71%), eventos (23%) e visitar amigos e parentes (6%).

Considerando os gastos médios efetuados pelos turistas na cidade durante o período de permanência têm-se os seguintes dados:

Tabela 2 – Gastos médios realizados pelos entrevistados

Tipo de Gasto Média Hospedagem R$ 370,65 Alimentação R$ 242,14 Transporte/táxis - Compras R$ 53,28 Atrativos e passeios R$ 31,82

(17)

Dentre outros tipos de gastos constatou-se que 55% das pessoas fecharam pacotes completos para a viagem.

Foram avaliados, ainda, vários aspectos da cidade, classificados como Muito Bom, Bom, Ruim, Muito Ruim e Não se Aplica (NSA), como mostra a tabela a seguir.

Tabela 3 – Avaliação de alguns aspectos da cidade

A pesquisadora, em campo, detectou informalmente que muitos dos entrevistados visitam e gostam de Fraiburgo devido à qualidade da prestação de serviço feita pelos hotéis da cidade, aliando “classe, estilo, conforto e aconchego”, reproduzindo algumas das palavras mencionadas por eles. Apesar de não possuir um número grande de meios de hospedagem, a cidade tem um ponto forte com estes estabelecimentos que fornecem comodidade, pratos típicos, lazer, roteiros, além da vista para a cidade.

Muitas pessoas não responderam à questão sobre diversão noturna pois, além da cidade não manter um programação variada e de não ter locais que ofereçam este tipo de serviço, a maioria significativa dos hóspedes não costuma sair à noite.

A gastronomia é sempre valorizada, pelo uso original da maçã em variados pratos desde doces como Appel Strudel, Maçã no Vinho, Torta de Maçã, e até em pratos salgados como Maionese de Maçã, Maçã à Milanesa, Risoto de Maçã e Lombo com Maçã, dentre outros.

Aspecto avaliado Muito Bom Bom Ruim Muito Ruim NSA Sem resposta Limpeza pública 2% 92% 5% - - 1% Segurança pública 3% 85% 2% - 5% 5% Transporte público e táxis - 9% 2% - 15% 77% Telefone / Internet - 33% 2% - 7% 58% Sinalização turística 2% 84% 10% - - 3% Rodovias 9% 74% 17% - - 1% Restaurante 36% 53% 6% - - 5% Hotel 65% 31% - - - 5% Diversão noturna - 8% 8% 5% 2% 77% Guias de turismo 5% 11% 1% - 3% 80% Informação turística 5% 57% 11% - 1% 26% Hospitalidade 14% 82% - - - 5% Gastronomia 15% 81% - - 1% 3% Preços em geral 3% 90% 1% - - 6%

(18)

Quando questionados sobre a intenção de volta à cidade, 97,6% das pessoas responderam que voltariam a Fraiburgo e apenas 2,4% não voltariam, demonstrando a satisfação ou mesmo a atratividade do município.

Por fim, solicitou-se aos entrevistados que indicassem comentários e/ou sugestões. Dentre as várias repostas, destacam-se:

Pontos Positivos:

 “Evolução, progresso tanto na cidade com no turismo”;

 “O Hotel é muito gostoso de hospedar-se a vista e o lugar onde ele se encontra é privilegiada”;

 “Belos enfeites na Cidade”;  “Bom atendimento”;

 “Cidade bem agradável, harmoniosa bem receptiva, com uma simplicidade porem encantadora”;

 “Maravilhoso este clima do sul”;  “Legal os passeios”.

A cidade está sempre em constante evolução e isso é perceptível também para aqueles turistas que gosta de vir a cidade sempre, os enfeites da cidade são sempre de acordos com as comemorações dos meses seja pela páscoa, natal, ou estações como primavera outono.

Pontos negativos

 “Cheiro da Fábrica de papel (celulose) muito ruim”;

 “Demora no atendimento/pagamento da Loja Barraquinha da Maçã”;  “Mais importância ao evento (Arrancadão)”;

 “Restaurantes fecham cedo de mais”;  “Deveria ter mais árvore na cidade”;

 “Investir mais em instrução e mão de obra qualificada, não que esteja ruim, mas pode melhorar”;

(19)

O cheiro da fábrica de papel é algo que incomoda não somente aos turistas, mas também a população da cidade acredita-se que isso não interfere muito no número de visitas da cidade. De fato que tudo se pode melhorar sempre mais e espera-se que a cidade melhore cada vez mais, e posso analisar melhor esses erros simples.

Considerações finais

Através da pesquisa foi possível identificar que os turistas que visitam Fraiburgo possuem um perfil socioeconômico alto (renda familiar acima de R$ 6.000,00 mensais), em sua maioria casais ou terceira idade, viajam em grupos e normalmente realizam diversas viagens ao longo de um ano, preferencialmente para cidades com um clima ameno e vida social menos intensa.

Desde o início da pesquisa sobe a evolução turística da cidade, foi possível perceber que o principal público é o de turismo em grupos e ainda hoje é o principal fluxo turístico, pois praticamente todos os finais de semanas os hotéis recebem estes grupos. Normalmente estes fecham pacotes rodoviários para conhecer Fraiburgo e cidades próximas, quase sempre em um raio de até 100 km.

O turismo da cidade foi fundamentado no tema Maçã. Depois, iniciou um processo de aproveitamento das suas atrações naturais (paisagem), e da sua cultura gastronômica diferenciada, baseada em uma mistura da cultura alemã e regional catarinense.

Pode-se observar também, que a cidade recebe uma demanda contínua e “quase fiel”, que considera a organização turística municipal de boa qualidade e que volta ao seu lar, satisfeita com a viagem que realizou e os serviços que usufruiu.

Entende-se que a cidade está em contínua melhoria e busca oferecer qualidade a todos, seja através da criação de novos empreendimentos turísticos, seja através da satisfação em receber um serviço de qualidade por um preço justo.

Sugere-se que a prefeitura dê mais ênfase a este setor econômico, para que assim possa haver um desenvolvimento planejado do turismo local, tendo como mola propulsora o governo municipal, pois a maioria das promoções vem dos hotéis da cidade. Também a cidade como um todo necessita melhorar suas opções gastronômicas, bem como estimular a criação ou ampliar possíveis outros negócios voltados a atender o turista, tais como turismo receptivo, ecoturismo, dentre outros.

(20)

A autora entende que Fraiburgo pode atrair mais turistas e que se o potencial turístico local for impulsionado e aproveitado de forma mais profissional, pode gerar melhorias consideráveis para a economia local e para os cidadãos.

(21)

Referências

ABPM. Associação Brasileira de Produtores de Maçã. Disponível em:

<http://www.abpm.org.br/> Acesso em: 21 mar. 2012.

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 13. Ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.

BOCK, Ana Mercedes Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/22535672/Ana-Merces-Bahia-Bock-Outros-Psicologias>. Acesso em: 18 ago. 2012.

CARVALHO, Vininha F. Florada da maçã já acontece em Fraiburgo. Revista Ecotour, 2010.

Disponível em:

<http://www.revistaecotour.com.br/novo/home/default.asp?tipo=noticia&id=2837>. Acesso em: 21 mar. 2012.

COOPER, Chris; FLETCHER, John; FYALL, Alan; GILBERT, David; WANHILL, Stephen. Turismo: Princípios e Práticas. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2007.

Clic RBS. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/meiooeste/2011/07/27/enfrute-reune-tecnologia-gastronomia-e-cultura-e-fraiburgo/> Acesso 04 abril. 2012.

ECO VIAGEM. Fraiburgo (SC) reúne história e tradição como a Terra da Maçã. Disponível em: <http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/gastronomia/fraiburgo-sc-reune-historia-e-tradicao-como-a-terra-da-maca-14258.asp> Acesso em: 28. dez. 2011. Eventos e Hotéis. Disponível em: <http://www.eventosehoteis.com.br/fraiburgo/>. Acesso em: 27 out. 2012.

Frutas no Brasil. Disponível em: <http://www.frutasnobrasil.com/cultivo_da_maca.html> Acesso 04 abr. 2012.

Governo do Estado de Santa Catarina. Disponível

em:<http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=48&Pag=3> Acesso em: 21 mar. 2012.

______. Disponível em:

<http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=48&Pag=4> Acesso em: 2. Jan. 2012.

Hôtelier News. Disponível em:

<http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=67 806&Midia=1> Acesso em: 04 abr. 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=420550> Acesso em: 04 abr. 2012

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Thompson, 2003.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. MELO Andréa. Santur: 2012 Disponível em: http://www.santur.sc.gov.br/destinos/vale-do-contestado/1309-fraiburgo.html Acesso 21 de Mar. 2012

PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2009.

PREFEITURA DE FRAIBURGO. Disponível em:

<http://www.fraiburgo.sc.gov.br/site/index.asp?nv=3&content=161> Acesso em: 28. Dez. 2011.

(22)

______. Disponível em: <http://www.fraiburgo.sc.gov.br/site/index.asp?nv=3&content=161>. Acesso em: 18 out. 2012.

______. Disponível:<http://www.fraiburgo.sc.gov.br/site/index.asp?nv=2&content=181#181> Acesso em: 15 de jun. 2013

ROSE, Alexandre Turatti de. Turismo: Planejamento e Marketing. Barueri: Manole, 2002. ROTA da Amizade. Disponível em: <http://www.rotadaamizade.com.br/noticias.php?id=17> Acesso em: 27 Out. 2012.

______. Disponível em: <http://www.rotadaamizade.com.br/institucional.php>. Acesso em: 27 out. 2012

______. Disponível em: http://rotadaamizade.wordpress.com/tag/ferias/. Acesso em 28 out. 2012

Santa Catarina Turismo. Disponível em: http://www.santur.sc.gov.br/destinos/vale-do-contestado/1309-fraiburgo.html Acesso em: 21 mar. 2012.

SOKAL Marcello. Santur: 2012. Disponível em: http://www.santur.sc.gov.br/destinos/vale-do-contestado/1309-fraiburgo.html Acesso 21 de Mar. 2012

ZIOLKOWSKI, Gerda Maria Frey. Fraiburgo: Marcos da História. Fraiburgo Santa Catarina: 2011.

(23)

APÊNDICE 1 – Questionário - Perfil e Motivação da Demanda Turística de Fraiburgo Entrevistador: ____________________________________________________________ Data:

1. Qual local de sua residência permanente? Cidade: _____________________ 2. Qual sua idade? __________________

3. Sexo

( ) 1.Masculino ( ) 2.Feminino 4. É a primeira vez que visita Fraiburgo?

( ) 1.Sim ( ) 2.Não

5. Quantas vezes já esteve aqui antes? ___________

6. O que mais te chamou atenção da cidade para vir a Fraiburgo neste Visita: ______________________________________ 7. Como ficou sabendo de Fraiburgo?

( )1. Amigos e parentes ( )2.Internet ( )3.Jornais e Revistas ( )4. Televisão e Rádio ( )5.Agência de Turismo ( )6. Folders e brochuras ( )7. Campanha publicitária ( )8.Outros: ___________________________________

8. Cite os 2 atrativos que mais gostou : ( )1.Praça da Chaminé

( )2.Castelinho ( )3.Casa da Cultura

( )4.Gruta do Monge João Maria ( )5.Parque Ecológico

( )6.Gruta Nossa Senhora de Lourdes ( )7.Praça Maria Frey

( )8.Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima ( )9.Museu do Contestado – Taquaruçu

( )10.Monumento Praça do Colono ( ) 11.Paróquia Imaculada Conceição

12. Outros _______________________________

9. Viagem com frequência a lugares semelhantes com Fraiburgo?

( ) 1.Sim ( ) 2.Não

10. Visitou ou vai visitar outros lugares nesta viagem? ( ) 1.Sim Qual? _______________________________ ( ) 2.Não

11. Quantas noites passou em Fraiburgo?

____________________

13. Qual o meio de hospedagem utilizado em Fraiburgo? ( ) 1.Hotel ou Flat

( )2. Pousada ( ) 3. Camping

( ) 4. Casa de amigos e parentes

( ) 5.Outros: _____________________________

14. Motivo da Viagem:

( )1. Lazer ( ) 2. Eventos ( ) 3. Negócios ( ) 4.Saúde ( )5. Estudos ( ) 6.outros

15. Quanto gastou ou pretende gastar durante a viagem em Fraiburgo? Valor Moeda Alojamento __________ __________ Alimentação __________ __________ Transporte interno __________ __________ Compras __________ __________ Atrativos e passeios __________ __________ Outros _______________ __________ __________ 16. De Fraiburgo, avalie:

Muito bom (MB) / Bom (B) / Ruim (R) / Muito Ruim (MR) / Não se aplica (ND)

(MB) ( B ) ( R ) (MR) (ND) Limpeza pública ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Segurança pública ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Transporte público e táxis ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Telefone / Internet ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Sinalização turística ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Rodovias ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Restaurante ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Alojamento ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Diversão noturna ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Guias de turismo ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Informação turística ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Hospitalidade ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Gastronomia ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Preços em geral ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 17. Qual seu grau de instrução?

( )1. Sem instrução / primeiro grau incompleto ( )2. Primeiro grau completo

( )3. Segundo grau completo ( )4. Universitário completo ( )5. Pós-Graduação completa

18. Qual sua renda?

Pessoal: _________________ Familiar: _________________

19. Quantas pessoas dependem desta renda familiar? ______________

20. Quem o acompanhou nesta viagem? ( )1.Sozinho

( )2. Casal sem filhos ( )3. Casal com filhos ( )4. Grupo Familiar ( )5. Amigos

( )6. Outros: ___________________________________ 21. Pretende retornar a Fraiburgo?

( ) Sim ( ) Não 22. Comentário e/ sugestão:

___________________________________________________ ___________________________________________________ ________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Como forma de compreender como os personagens foram construídos na série em relação à estrutura narrativa e a dramaturgia, dividimos eles em os ladrões, a polícia e os

However, in the present study, none of our pools yielded CHIKV or DENV, which may be related to the small number of immature stages tested associated to the fact that in 2015 and

Segue corn urn esboco geral do estado de arte das fontes alternativas de energia, no cena- rio national e international, e lanca urna reflexao sobre a viabilidade de se construir,

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Quando regozijamos no que NÓS estamos fazendo &#34;PARA&#34; Cristo e não em que Ele está fazendo para nós, estamos na carne e não no Espirito... Jesus e seus discípulos

Médico Veterinário Municipal de Boticas desde 1992 e Diretor Técnico do Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Boticas.. Geral da

Assim, são apresentados os elementos que melhor descrevem este período de estágio - 5 de março a 10 de junho de 2018 -, nomeadamente aqueles que concernem a

O Coral da ECA-USP é formado por alunos dos cursos de Graduação em Música e por estudantes de outros cursos, funcionários e professores da USP que tenham experiência coral prévia