• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: EXISTE CORRELAÇÃO ENTRE DÉFICIT DE CONVERGÊNCIA OCULAR EM PACIENTES COM DTM: ESTUDO PILOTO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Fisioterapia SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): VANESSA APARECIDA DA SILVA DE CASTRO, ANTONIA AGLIA GONÇALVES RODRIGUES, FELIPE FERREIRA DE SOUSA, AMANDA DOMINGUES DOS SANTOS SOUZA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DANIELA APARECIDA BIASOTTO-GONZALEZ, LUDMILA MENEZES ALVES DE AZEVEDO, DOUGLAS MEIRA DOS SANTOS

(2)

RESUMO

Objetivo: Avaliar se há correlação entre alteração da convergência ocular e Disfunção temporomandibular. Metodologia: Serão avaliados 20 indivíduos, sendo 10 saudáveis e 10 com disfunção temporomandibular, que serão triados por meio do Índice Anamnésico de Fonseca. A coleta aconteceu no laboratório NAPAM da Universidade Nove de Julho. Para avaliar e diagnosticar o grau de déficit da convergência ocular será utilizado o Teste de Convergência (TC). Resultados parciais: Até o momento foram avaliados 5 indivíduos, 2 apresentaram Disfunção Temporomandibular leve, 2 apresentaram Disfunção Temporomandibular moderada e 1 apresentou Disfunção Temporomandibular grave. Foi possível observar que o grupo de indivíduos com Disfunção Temporomandibular demonstrou um déficit de convergência ocular de 100% e até o momento o grupo de indivíduos saudáveis demonstrou um déficit de convergência ocular de 80%.

PALAVRAS CHAVE: Disfunção Temporomandibular, Transtornos da Motilidade Ocular,deficiência de Convergência,Índice Anamnésico de Fonseca, Teste de Convergência.

INTRODUÇÃO

A disfunção temporomandibular (DTM) corresponde a um conjunto de condições articulares e musculares na região crânio - mandibular que pode desencadear sinais e sintomas como dores na região da ATM, cefaléia, dor nos músculos da mastigação, otalgia, dor facial,limitação funcional, dor cervical, cansaço, limitação de abertura de boca, dor durante a mastigação, zumbido, dor na mandíbula, dentre outros ( IASP, 2009). Estima-se que 50-70% da população apresenta sinais da disfunção em algum estágio durante a vida, enquanto que 20-25% da população tem sintomas de DTM (OLIVEIRA, 2006).

O Índice Anamnésico de Fonseca é composto por 10 questões que de fácil compreensão, com apenas 3 opções de respostas (sim, não ou às vezes) atribuídas as

(3)

pontuações 10, 0 e 5 respectivamente. Os participantes serão orientados a assinalar somente uma resposta para cada pergunta e o preenchimento foi realizado individualmente em um ambiente adequado, iluminado e sem tempo determinado.

Existe na literatura muitas formas de avaliar o grau de convergência ocular, com a finalidade de diagnosticar a insuficiência de convergência, bem como de estimar o equilíbrio da musculatura extrínseca do olho, no entanto, segundo Goss et al. (1995) o teste de convergência ocular é o mais indicado para identificar se a convergência dos olhos é simétrica e simultânea, classificando como convergência normal, suficiente ou insuficiente.

OBJETIVOS

Avaliar se há correlação entre alteração da convergência ocular e Disfunção Temporomandibular.

METODOLOGIA

As avaliações estão sendo realizadas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Análise de Movimento (NAPAM) da Universidade Nove de Julho, localizado na Rua Professora Maria José Barone, no 300, 1o andar, Vila Maria, São Paulo-SP. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Nove de Julho, seguindo as normas que regulamentam pesquisa em seres humanos contida na resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (sob número 54021816.9.0000.551). A todos os participantes está sendo solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento para Participação em Pesquisa após o completo esclarecimento dos objetivos do trabalho.

DESENHO DO ESTUDO

Trata-se de um estudo transversal, desenhado para estudar a correlação da convergência ocular em pacientes com disfunção temporomandibular. As avaliações estão sendo realizadas utilizando: Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) e o Teste de Convergência (TC) descritas individualmente no item Avaliaçōes. Desfecho Primário:

(4)

Convergência ocular.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO • Idade entre 18 e 45 anos;

• Portador de Disfunção Temporomandibular moderado e severo • Indivíduos saudáveis

AVALIAÇÕES

ÍNDICE ANAMNÉSICO DE FONSECA (IAF)

Apenas os indivíduos com diagnóstico de DTM conforme o RDC/TMD (Ia, Ib, IIa e/ou IIb), irão responder ao IAF, que será utilizado para classificar a disfunção de acordo com a gravidade. As 10 questões que compõem o índice são de fácil compreensão, com apenas 3 opções de respostas (sim, não ou às vezes) atribuídas as pontuações 10, 0 e 5 respectivamente. Os participantes serão orientados a assinalar somente uma resposta para cada pergunta e o preenchimento foi realizado individualmente em um ambiente adequado, iluminado e sem tempo determinado.

A pontuação atribuída a cada resposta foi somada permitindo a classificação da gravidade dos sinais e sintomas da DTM em: Sem DTM (0-15 pontos), DTM leve (20-40 pontos), DTM moderada (45-65 pontos), DTM grave (70-100 pontos). Apenas os participantes com pontuação acima de 45 serão incluídos no estudo (DTM moderada ou grave). Recentemente, o melhor ponto de corte para identificação de DTM miogênica foi determinado em 47,50 por Berni et al. (2014) sugerindo portanto, que pontuações de 50 a 100 seriam capazes de identificar os sujeitos com esta desordem.

O IAF será utilizado neste estudo para garantir que apenas pacientes com DTM moderada ou grave sejam incluídos.

TESTE DE CONVERGÊNCIA (TC)

O teste de convergência será usado como método principal de diagnosticar a insuficiência de convergência e estimar o equilíbrio da musculatura extrínseca do olho. O operador move um bastão em direção ao nariz na altura dos olhos. Normalmente, a

(5)

convergência dos olhos é simétrica e simultânea. Convergência é medida com uma régua apoiada no margem orbital temporal, permitindo uma estimativa da distância pela qual os dois olhos divergiram; 3 a 4 cm foi considerado normal, 5 a 7 cm foi suficiente e mais de 7 foi insuficiente (CUCCIA & CARADONNA, 2008).

ANÁLISE ESTATÍSTICA

O teste de Shapiro-Wilk será usado para testar os dados no que diz respeito à distribuição de Gauss. Os dados serão expressos como valores médios e desvio padrão, e submetidos a teste de correlação Spearman. O nível de significância adotado será de 5% em todas as comparações e análises estatísticas, sendo utilizado o programa SPSS, versão 13.0 (Chicago, IL, EUA).

RESULTADOS PRELIMINARES:

Até o momento foram coletados 5 indivíduos de cada grupo, onde o grupo de indivíduos com disfunção Temporomandibular demonstrou um déficit de convergência ocular de 100% e o grupo de indivíduos saudáveis demonstrou um déficit de convergência ocular de 80%.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.BERNI, K.,C., dos S., DIBAI-FILHO, A.V., RODRIGUES-BIGATON, D.Accuracy of Fonseca anamnestic index in the identification of myogenous temporomandibular disorder in female community cases.Journal of Bodywork & Movement Therapies. 2014; 19(3):404-409.

2.Cuccia, A.,M., CARADONNA, C. Binocular motility system and temporomandibular joint internal derangement: A study in adults. (Am J Orthod Dentofacial Orthop 2008;133:640.e15-640.e20)

3. DE LUCENA, L.B.S., KOSMINSKY, M., DA COSTA, L.J., GÓES, P.S.A. Validation of the Portuguese version of the RDC/TMD Axis II questionnaire. Brazilian Oral Research. 2006; 20:312-317.

(6)

clinical analysis, 2nd edn, Butterworth-Heinemann, Boston, MA, USA, pp. 11±2. 1995 5.​INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE STUDY OF PAIN. Temporomandibular

disorder pain. 2009. Disponível em:

<http://www.iasppain.org/AM/AMTemplate.cfm?Section=Home&CONTENTID=9294&TEMP LATE=/CM/ContentDisplay.cfm&SECTION=Home>. Acesso em: 14 de Outubro de 2012. 6.MONACO et al. Convergence defects in patients with temporomandibular disorders.

JOURNAL OF CRANIOMANDIBULAR PRACTICE. 2003

doi.org/10.1080/08869634.2003.11746250.

7.​OLIVEIRA AS, Dias EM, Contato RG, Berzin F. Prevalence study of signs and symptoms of temporomandibular disorders in Brazilian college students. Braz Oral Res. 2006;20:3-7

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação