• Nenhum resultado encontrado

EUTANÁSIA, DISTANÁSIA E ORTOTANÁSIA COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA TRATAMENTOS DE SAÚDE RELACIONADOS À PESSOA IDOSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EUTANÁSIA, DISTANÁSIA E ORTOTANÁSIA COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA TRATAMENTOS DE SAÚDE RELACIONADOS À PESSOA IDOSA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EUTANÁSIA, DISTANÁSIA E ORTOTANÁSIA COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA TRATAMENTOS DE SAÚDE RELACIONADOS À

PESSOA IDOSA

Autores: Joice França Carneiro1; Jomar Fernandes Nascimento Neto2

Orientadora: Lidyane Maria Ferreira de Sousa3

1 Curso de Direito (UFRN – Ceres); 2 Curso de Direito (UFRN – Ceres); 3 Departamento de Direito – Ceres.

Resumo: Este trabalho aborda as vias alternativas de tratamento de saúde direcionados à pessoa

idosa, especificamente em casos de descoberta de enfermidades degenerativas, sendo definidas pela eutanásia, distanásia e ortotanásia. Nesse contexto, serão abordadas questões referentes aos aspectos legais e bioéticos dos processos mencionados. O estudo dessas alternativas é relevante, pois contribui para a efetivação plena dos direitos da pessoa idosa. Desse modo, o presente estudo possui o objetivo de assegurar o direito de dignidade e de autonomia das pessoas de idade avançada, apresentando alternativas para o tratamento de sua saúde e suas respectivas consequências. A metodologia utilizada consiste em pesquisa pura, abordagem fenomenológica, método auxiliar por pesquisas bibliográficas e documental, objetivo explicativo e exploratório e propósito de avaliação formativa. Entende-se, por fim, ser necessária uma maior realização de estudos para a resolução dos impasses legais, que existem pelo desconhecimento de princípios bioéticos e também pela falta de especificidade de normas relacionadas ao tema exposto.

Palavras-chave: Direito do idoso; Bioética; Saúde; Legalidade.

Abstract: This paper approaches the alternative paths of health treatment related to older

people, specifically in cases of discovery of degenerative diseases, being defined by euthanasia, dysthanasia and orthathanasia. In this context, questions will be addressed regarding the legal and bioethical aspects of the mentioned processes. The study of these alternatives is relevant, because it contributes to the full realization of the rights of the elderly. Therefore, the present study aims to ensure the right of dignity and autonomy of people of advanced age, presenting alternatives for the treatment of their health and its consequences. The methodology used consists of pure research, phenomenological approach, bibliographic and documental research

(2)

as auxiliary method, explanatory and exploratory objective and purpose of formative evaluation. It is understood, lastly, to be necessary to carry out a larger amount of studies to achieve the resolution of legal impasses, which are due to the lack of knowledge of bioethical principles and also the lack of specificity of law related to the exposed subject.

Keywords: Right of the elderly; Bioethics; Health; Legality.

1. INTRODUÇÃO

As pessoas idosas possuem direitos específicos reconhecidos pelo ordenamento jurídico relacionados ao seu tratamento de saúde. Dentre eles, está presente no artigo 17 do Estatuto do Idoso o seguinte texto legal: “ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável”. Portanto, é assegurado ao idoso a liberdade para escolher tal tratamento, enquadrando, assim, sua autonomia (Estatuto do Idoso, art. 10, § 2o: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.”).

De acordo com diversos documentos, como a Proposta HelpAge e a Convenção Interamericana dos Direitos Humanos, é conferida e assegurada a dignidade da pessoa idosa, no curso progressivo de sua vida. Tais documentos argumentam a favor de um envelhecimento saudável e ativo, ou seja, que proporcione às pessoas de idade avançada a independência, assistência e dignidade como preceitos básicos oferecidos às mesmas.

Ademais, existem problemas específicos comuns da vida de alguns idosos quando recebem o diagnóstico que afirma possuírem uma doença degenerativa. Naturalmente, as doenças os afetam com mais gravidade1, por apresentarem uma saúde fragilizada. Como reconhecido pela Proposta, as pessoas idosas possuem direito2 à saúde (Política Nacional do Idoso, art. 10, II) e à morte digna – presente na seção de Direitos Humanos na Proposta HelpAge.

Este último direito envolve escolher onde morrer, recusar tratamento médico ou retirar consentimento, acesso igualitário a cuidados paliativos holísticos e ao fim dos cuidados pela vida, incluindo instruções antecipadas sobre o tipo de cuidados. Dessa forma, o trabalho em questão tem como objetivo tratar especificamente da Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia como

1 Dispositivo presente no Estatuto do Idoso: “Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por

intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.”. Este artigo evidencia o quanto a atenção especial à saúde do idoso é necessária.

2 O Estatuto do Idoso traz em seu artigo segundo: “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à

pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”

(3)

vias alternativas de tratamento de saúde, explicitando seu conteúdo e relacionando-o com o direito de escolha da pessoa idosa.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa realizada possui como método de abordagem o modo fenomenológico. Como procedimentos técnicos para coleta e análise de dados utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental. A natureza da pesquisa é pura e tem um objetivo explicativo e exploratório, com propósito de avaliação formativa.

3. RESULTADOS

Os documentos normativos citados fazem menção, de maneira superficial, ao modo pelo qual o fim do curso de vida do idoso pode ocorrer3. Há a proposta de garantir a morte digna à essas pessoas, em que deve ser assegurado ao paciente idoso o acesso universal à saúde e as instruções relativas aos procedimentos a serem realizados para viabilizar este objetivo. Há, ainda, a possibilidade da recusa do paciente ao tratamento médico.

Desse modo, são apresentadas no presente trabalho três maneiras distintas de tratamentos alternativos relacionados ao fim da vida, objetivando a aplicação dos mesmos às pessoas de idade avançada, corroborando com sua possibilidade de escolha e de morte digna.

3.1 Eutanásia

A eutanásia ocorre quando há a antecipação do fim da vida, geralmente por razões humanísticas, na tentativa de eximir o paciente de um sofrimento progressivo prolongado. O Código Penal não traz uma tipificação explícita denominada “Eutanásia”, porém percebe-se claramente que ela não é permitida no Brasil. Este procedimento pode ser visto por três perspectivas4:

3.1.1 Terceiro realiza a Eutanásia (com ou sem consentimento do paciente):

enquadra-se em crime de homicídio, artigo 121 do Código Penal, tendo o caso de diminuição da pena em seu parágrafo primeiro5;

3 Como exemplo, pode-se trazer uma parte do art. 2 da Convenção Interamericana de Direitos Humanos que trata

da definição de ‘cuidados paliativos’: “Afirmam a vida e consideram a morte como um processo normal; não a aceleram nem a retardam.” Sendo, portanto, a ortotanásia, que será abordada mais adiante.

4 Cabe ressaltar que cada uma delas possui atenuantes e agravantes os quais devem ser observados no caso

concreto.

5 Código Penal, art. 121, “§ 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral,

ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.”

(4)

3.1.2 Terceiro auxilia o doente a cometer suicídio, provendo instrumentos e possibilidades para tanto: tipificado no artigo 122 do citado Código, envolvendo induzimento,

instigação ou auxílio a suicídio6;

3.1.3 O enfermo comete suicídio sozinho, sem o auxílio de terceiros: não possui

penalização (princípio da alteridade penal).

3.2 Distanásia

Em oposição ao meio anterior, sendo o procedimento que é mais comumente adotado, constitui em tentar estender o período de vida da pessoa por meios médicos e artificiais. Todavia, percebe-se em diversos casos que seu objetivo pode tornar-se falho, prejudicando a qualidade de vida e prolongando um tormento físico e psicológico de alguém que já se encontra em uma avançada idade. Como já foi citado por Maria Helena Diniz (2001) apud Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes: "Trata-se do prolongamento exagerado da morte de um paciente terminal ou tratamento inútil. Não visa prolongar a vida, mas sim o processo de morte".

3.3 Ortotanásia

Quando não há nenhum tipo de intervenção médica capaz de retardar o processo de falecimento. É um processo natural e somente é permitido através de indicação médica. “Desta forma, diante de dores intensas sofridas pelo paciente terminal, consideradas por este como intoleráveis e inúteis, o médico deve agir para amenizá-las, mesmo que a consequência venha a ser, indiretamente, a morte do paciente.” (VIEIRA, 1999 apud Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes).

Tal técnica não é prevista pelo Código Penal, consistindo em quando é percebido que não há a provocação de morte de nenhuma maneira, de modo que tal processo já está em curso. Além das questões legais e penais, há também um problema relacionado à falta de informação do tema, que prejudica os pacientes, especialmente os idosos, que deveriam possuir uma prioridade nessa questão por serem o público mais afetado. A falta de conhecimento dos profissionais da área da saúde foram percebidas em uma pesquisa realizada por Chaiane Amorim Biondo, Maria Júlia Paes da Silva e Lígia Maria Dal Secco e publicada pela Revista Latino-americana de Enfermagem, no ano de 2009. Foi constatado, através de entrevistas com enfermeiros, realizadas porque apenas 14,81% deles tinham um conhecimento sobre os princípios bioéticos que visam a manutenção da autonomia humana (presentes no documento Relatório Belmont, relacionado a bioética) e o fornecimento das informações necessárias para que o indivíduo – em foco, o idoso – possa ter seus riscos de vida minimizados e se beneficiar da melhor maneira.

(5)

4. CONCLUSÕES

Tendo em vista o que foi apresentado, constata-se que os direitos da pessoa idosa são invioláveis e dentre eles está o de morte digna, o que envolve a escolha de como deverá ocorrer esse processo. As dificuldades em relação ao tema advém da falta de especificidade de alguns aspectos legais e também o desconhecimento por parte do meio médico em relação aos procedimentos estudados. Das alternativas apresentadas, uma deles é proibida no Brasil (Eutanásia), e as outras duas não são tipificados na lei penal (Distanásia e Ortotanásia), existindo a necessidade de mais estudos para a resolução dessas questões práticas.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Belmont Report: Ethical Principles and Guidelines for the Protection of Human Subjects of

Research. Department of Health, Education, and Welfare: Washington, DC. 1974.

BIONDO, Chaiane Amorim; SILVA, Maria Júlia Paes da; SECCO, Lígia Maria Dal. Distanásia, Eutanásia e Ortotanásia: Percepções dos enfermeiros de unidades de terapia intensiva e implicações na assistência. Revista Latino-americana de Enfermagem, set./out. 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2814/281421911003/>. Acesso em: 28 abr. 2018.

BRASIL. Estatuto do Idoso, Lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. DOU de 03/10/2003. Brasília, DF.

BRASIL. Lei federal nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. DOU de 05/01/1994. Brasília, DF.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Convenção interamericana sobre a proteção dos direitos humanos dos idosos, 2015.

HelpAge International. A new convention on the rights of older people: a concrete proposal. Março, 2015.

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes. Qual a diferença entre eutanásia, distanásia e

ortotanásia? Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma