• Nenhum resultado encontrado

A mais completa solução de bombeamento solar com suporte de energia híbrida SmartSolution

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A mais completa solução de bombeamento solar com suporte de energia híbrida SmartSolution"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PSk2

A mais completa solução de bombeamento solar

com suporte de energia híbrida SmartSolution

O PSk2 é um sistema de bombeamento solar incorporado para aplicações de grande porte.

Com o nosso novo SmartSolution, o PSk2 proporciona um excelente sistema de bombeamento híbrido capaz de combinar automaticamente a energia da rede de distribuição e do gerador com a fonte de energia solar principal.

Se você quiser reduzir custos operacionais, melhorar a segurança da água ou ser mais sustentável, o PSk2 é a solução certa.

(2)

A solução completa

Fonte de alimentação

A energia solar é sempre a fonte de energia principal do PSk2; sempre que as aplicações o exigem, o PSk2 se torna um sistema híbrido auto-matizado, aliando na perfeição a energia solar e da rede de distribui-ção ou do gerador.

O bombeamento de água exige uma quantidade significativa de energia. O sol é uma fonte de energia quase infinita que, aliada ao planejamento e ao equipamento certos, significa que podemos bombear água em qualquer lugar sem ter necessidade de infraestruturas de energia.

O PSk2 é um sistema de bombeamento solar avança-do. O sistema foi especificamente concebido para usar a energia do sol para mover água, eliminando assim a necessidade de usar energia da rede de distribuição ou diesel.

Uma vez que a energia solar não é constante ao longo do dia, o PSk2 altera constantemente os parâmetros da bomba para otimizar a quantidade de água dispo-nível.

Por ser concebido como um sistema de bombeamento solar fora da rede de distribuição, o PSk2 tem todas as entradas e saídas necessárias em um sistema integra-do de gestão autônoma.

Nas situações em que as necessidades hídricas não conseguem ser supridas apenas por energia solar, a SmartSolution PSk2 híbrida alia na perfeição as fontes de energia externas a pedido.

Vasta gama de bombas O PSk2 tem uma vasta gama de sistemas de bombas submersíveis e de superfície disponíveis para as suas necessidades hídricas. Existem bombas submersíveis disponíveis para bombear a partir de profundi-dades de 200 m (920 pés) e bom-bas de superfície disponíveis para fluxos de até 457 m3/h (2200 galões

Rede de distribuição

Os sistemas de bombeamento solar LORENTZ são usados para água potável, irrigação e aplicações industriais. Independentemente daquilo a que o sistema do PSk2 estiver conectado, o sistema vai otimizar o fornecimento de água dependendo da energia disponível e dos entradas de vários sensores. Funcionamento híbrido

O PSk2 pode usar a energia solar combinada com a da rede de dis-tribuição ou do gerador de forma a proporcionar um funcionamen-to de 24 horas. O sistema alia na perfeição a energia solar disponível com fontes de energia externas auto-maticamente.

Controlador PSk2

O controlador se encontra no coração do sistema, gerenciando operações do sistema e fontes de energia, e constantemente otimizan-do o sistema para a máxima vazão de água.

Monitoramento e gerenciamento

Todos os sistemas PSk2 incluem registro de dados incorporado e uma interface de gerenciamento simples. Todos os sistemas tam-bém podem ser monitorados e gerenciados remotamente através do nosso serviço pumpMANAGER, juntamente com outros sistemas Armazenamento de água

Realizar o armazenamento de água em um sistema de bombeamento solar permite a resposta a maiores exigências sazonais ou a disponibi-lidade de água sem um gerador ou energia da rede de distribuição.

(3)

Não é necessário instalar

infraestruturas

O uso de energia solar significa que você pode instalar um sistema de bombeamento em praticamente qualquer lugar, independentemente da disponibilidade da infra-estrutura de energia e dos custos associados. O PSk2 foi concebido para ambientes severos fora da rede de distribuição.

Tamanho adequado

Graças ao controle ilimitado e inteligente sobre o motor, o PSk2 não é agressivo com os motores da bomba, o que aumenta a vida útil do sistema e permite que os geradores incorporados no sistema sejam muito menores do que os sistemas de bombas convencionais.

Baixos custos operacionais

É possível poupar com custos energéticos porque o sistema não precisa de combustíveis fósseis, pode ser gerenciado remotamente e foi concebido para ter uma longa vida útil. O resultado são custos operacionais reduzidos ou mesmo inexistentes.

Benefícios que você pode obter

Menor risco do projeto

Uma vez que o PSk2 foi concebido para ser um sistema completo, ele tem todo o software e hardware que pre-cisa para o seu projeto hídrico. O resultado é a entrega dos seus projetos a tempo, dentro do orçamento e sem riscos técnicos.

(4)

Como os clientes estão

usando o PSk2

Irrigação

está melhorando a segurança alimen-tar e gerando um rendimento signifi-cativo para as comunidades.

Os sistemas PSk2 fornecem água para sistemas de irrigação em todo o mundo. Os métodos de irrigação por gotejamento, aspersão, pivô

ou inundação são totalmente compatíveis com este sistema. É possível atingir vazões e pressões muito altas, o que permite que praticamente todos os sistemas de irrigação existentes sejam convertidos para energia solar sem nenhuma substituição.

As bombas solares são o parceiro ideal da irrigação: mais sol equivale a mais água. O PSk2 está sendo usado para trans-formar terra não cultivada em áreas produtivas. Levar água para zonas que não dispõem de infraestruturas

Água potável

Indústria

Tanto a indústria dos países desenvol-vidos como dos países em desenvolvi-mento pode sofrer as consequências de uma rede de distribuição incerta ou de um pico de energia bastante alto, o que produz efeitos adversos na produtividade e competitividade. Para serviços – O PSk2 proporciona soluções bastante econômicas para a captação de água, aumento de pressão e aplicações de purificação da água.

Quando um processo industrial usa grandes quantidades de água, o PSk2 pode reduzir significativa-mente os custos de energia e pro-porcionar uma solução segura para as necessidades de água.

Para as comunidades – O PSk2 foi implementado como o principal mecanismo de fornecimento de água para comunidades de até 400000 pessoas. Ao usar o armazenamento de água, os sistemas solares diretos PSk2 fornecem água de forma confiá-vel 24 horas por dia.

As companhias de água são capazes de reduzir os custos operacionais ao converter os seus sistemas de bombeamento de energia diesel para energia solar ou para energia híbrida solar/diesel.

Com o sistema PSk2, as bombas funcionam unicamente através da energia solar durante o dia, com a possibilidade de um “suplemento” de energia a partir da rede de distri-buição ou de um gerador, quando é necessário cumprir requisitos proces-suais ou prazos.

(5)

Com a nossa SmartSolution, o PSk2 se transforma em um sistema híbrido. Híbrido é sinônimo de uma perfeita combinação de energia solar com a energia da rede de distribuição ou de um gerador.

O PSk2 se torna o centro do seu sistema hídrico procuran-do pela energia disponível, usanprocuran-do a energia solar onde é possível e iniciando o gerador ou colocando carga na rede de distribuição apenas quando não existe sol suficiente. Esta função não é um simples sistema de comutação; existe uma combinação ativa de fontes de energia, o que significa que o seu investimento em energia solar é total-mente usado e que o uso de energia não renovável dispen-diosa é minimizado.

A SmartSolution do PSk2 gerencia todos estes aspectos para você, incluindo a partida e a parada automática do gerador, partidas programadas e tomadas de decisão baseadas em volume. Esta flexibilidade significa que as soluções mais eficientes e efetivas podem ser estruturadas para satisfazer quaisquer necessidades hídricas.

O PSk2 foi concebido desde o início para ser um sistema de bombeamento solar.

O sistema foi concebido e construído por uma equipe de engenharia que se dedica apenas ao bombeamento solar. Esta experiência significa que os sistemas de design, de teste e de construção em ambientes difíceis e remotos apresentam um funcionamento normal.

O conjunto de características fantásticas é apenas uma parte de um bom sistema de bombeamento de água; o que realmente importa é a eficiência do sistema. A eficiência determina a quantidade de água que ele vai bombear. O PSk2 tem uma eficiência líder na sua classe e rastreamento de ponto de potência máxima para melhor desempenho quando as condições não são perfeitas. O sistema também dispõe de gerenciamento de energia ativo para garantir que a temperatura ambiente alta tenha um impacto mínimo sobre a vazão de água.

Concebido para

bombeamento solar

Energia híbrida

O PSk2 faz parte do sistema de software ecológico LORENTZ CONNECTED.

O sistema é configurado no local através do PumpScanner, um aplicativo baseado em Android™ usado pelo instalador. A configuração básica é concluída em apenas três cliques, existindo acesso total para configurar o comportamento do sistema com base em entradas de sensor adicionais.

O PSk2 registra constantemente dados de funcionamento e permite o acesso a informações detalhadas para clientes e técnicos.

O PSk2 pode estar igualmente conectado ao nosso serviço de gerenciamento pumpMANAGER. Trata-se de um serviço simples baseado na nuvem e pago mensalmente que eli-mina a complexidade do monitoramento e gerenciamento remoto. Uma tarifa reduzida significa que você pode ver exatamente o que o sistema está fazendo, realizar altera-ções nas configuraaltera-ções e receber alertas, independente-mente da localização.

O PSk2 foi concebido para ser um sistema de bombea-mento solar completo que inclui um controlador de bomba especializado e bombas cuidadosamente adaptadas.

O PSk2 dispõe de oito entradas de sensor que permitem a conexão de sensores analógicos e digitais. Essa combina-ção de sensores com os poderosos aplicativos de software incorporados permite um controle total da bomba e aplica-ções de água específicas.

O sistema dispõe igualmente de um sensor solar incorpo-rado que mede a irradiação disponível e depois decide o que fazer com base na energia disponível. O sensor solar pode igualmente evitar ciclos de partida e parada desne-cessários, diminuindo o desgaste da bomba.

O PSk2 é uma solução completa e inovadora que não exige a construção de painéis elétricos ou unidades PLC adicionais.

A solução completa

CONNECTED

O que faz o PSk2 melhor

para você?

O PSk2 faz o melhor uso da energia disponível para fornecer a maior quantidade de água possível.

Tudo o que você precisa para entregar os seus projetos com sucesso, oportunamente e com o mínimo de risco.

Monitoramento e gerenciamento avançados, mas simples para o seu sistema, local ou remotamente. Combinação automática de recursos de energia

(6)

SmartSolution – Energia híbrida

Existem aplicações e momentos em que a energia solar não é a solução mais prática ou econômica quando usada isoladamente. O SmartPSUk2 proporciona uma forma de uso completo do seu investimento solar, usando simultaneamente uma fonte de energia alternativa quando a energia solar não é suficiente.

SmartPSUk2

SmartStart

O SmartPSUk2 funciona no PSk2 como sistema de bombeamento híbrido.

Ao combinar a energia solar com uma fonte de energia alternativa, a Smart­ PSUk2 atua como um suplemento quando o sol não consegue satisfazer as necessidades hídricas. O PSk2 gerencia na perfeição a transição realizada no início e no final do dia de energia solar para energia da rede de distribuição ou para energia

de gerador, sem necessidade de intervenção de um operador.

O PSk2 lhe permite, juntamente com o SmartPSUk2, satisfazer as necessidades hídricas durante 24 horas e gerenciar o consumo sazonal de forma simples e econômica. gerador a diesel bomba Controlador PSk2 SmartStart Gerador FV

O SmartStart também é a interface de conexão de um gerador de partida automático. O sistema solicita o gerador sempre que necessário para responder às suas necessidades hídricas programadas relativamente ao fluxo, volume, pressão, nível de água ou hora.

O SmartStart se integra no PSk2 e no SmartPSUk2 para per-mitir o controle do gerador e energia autônoma.

Adicionar o SmartStart ao seu siste-ma significa que o PSk2 pode tosiste-mar decisões quando não existe energia solar disponível. Isso significa que o sistema está disponível para iniciar o bombeamento 24 horas por dia. SmartPSUk2

(7)

Um sistema completo

Bombas submersíveis PSk2 Componentes SmartSolution

Controlador PSk2 Acessórios

Um sistema de bombeamento solar eficaz é composto por mais do que um componente. Quando opta por um sistema LORENTZ, você obtém uma solução integrada concebida especificamente para bombeamento solar criada por uma empresa completamente focada nesta tecnologia.

Os controladores PSk2 estão disponí-veis entre 7 e 100 kW. O controlador inclui funções de um inversor digital altamente eficiente, um acionador de velocidade variável, todas as entradas necessárias, registro de dados e con-trole inteligente sobre todo o sistema, para lhe fornecer a maior quantidade de água possível.

Para complementar o seu sistema PSk2, a LORENTZ dispõe de uma vasta gama de sondas, sensores, equipa-mento de conexão a energia solar, suportes adicionais e módulos FV compatíveis. Assim, você tem à sua disposição uma única fonte de compo-nentes testados e prontos a integrar, que lhe permite dispor de uma solu-ção completa.

O PSk2 SmartSolution permite a combinação perfeita de energia solar com uma fonte de energia CA, a partir de uma rede de distribuição ou de um gerador. Saiba mais sobre o SmartPSUk2 e do SmartStart para aplicações de bombeamento híbrido na seção SmartSolution – Energia híbrida.

As bombas de superfície monocelu-lares ou multicelumonocelu-lares PSk2 apresen-tam um desempenho idêntico em projetos de irrigação e em aplicações de água potável numa área mais am-pla, onde cumprem de forma segura os requisitos mais exigentes. Todas as bombas LORENTZ são pré­configura-das no aplicativo PumpScanner, para uma configuração simples de 3 cliques As bombas submersíveis

multicelula-res PSk2 de 6” a 10” apmulticelula-resentam um desempenho idêntico em projetos de irrigação e em aplicações de água potável numa área mais ampla, onde cumprem de forma segura os requisi-tos mais exigentes. Todas as bombas LORENTZ são pré­configuradas no aplicativo PumpScanner com uma configuração simples de 3 cliques.

(8)

Características do PSk2

Rastreamento MPP Rastreamento de ponto de potência máximo altamente eficiente com algoritmos específicos do sistema da bomba.

Gestão ativa de energia para temperatura Gestão automática de energia para garantir que o sistema mantém o fun-cionamento mesmo em condições extremas de temperatura. Em tempera-turas ambientes até 50 °C (122 °F), o sistema funciona com a potência máxima e gerencia ativamente a potência acima dessa temperatura.

Entradas digitais Para a conexão da sonda de poço, tanque cheio, interruptores de pressão, interruptores remotos e auxiliares.

Entradas analógicas Para 2 sensores entre 4 e 20 mA. Estão incluídos apli-cativos para monitoramento de pressão e de níveis e controle da bomba.

Funcionamento do sensor solar

O módulo do sensor solar é fornecido para medição da irrigação e controle de bomba, com base na energia solar disponível.

Entrada do hidrômetro Entrada de hidrômetro por impulsos para uma coleta de dados de fluxo adequada.

Configuração simples Configuração do sistema e controle operacional simples a partir do apli-cativo para smartphones PumpScanner, para clientes e instaladores.

Registro de dados Registro automático de todos os dados da bomba em execução. O registro de frequência é configurá-vel, tendo capacidade para até 10 anos.

Tela do cliente Tela LED simples para indicação do estado do sistema.

Entrada do sensor de água

Para uso com “elétrodos úmidos” quando se detecta água nas tubulações.

Saída do sinal Para controle dos dispositivos conectados externamente.

Conexão SmartPSUk2 Para controlar automati-camente o funcionamento do SmartPSUk2 quando se encontra em modo de bombeamento híbrido. Entrada de baixa voltagem para configuração Entrada CC de baixa voltagem para permitir a configuração de bancada/ campo, quando a energia trifásica já não se encontra disponível.

Pressão e fluxo constante Aplicativos incorporados para limitar ou proporcio-nar o mínimo de pressão ou fluxo.

Controle da bomba sobre a pressão ou o fluxo O sistema de controle de bomba usa sensores de pressão para aplica-ções de controle remoto e processos dependentes de pressão.

Temporizadores do sistema

Temporizadores incorpo-rados para informações sobre a hora ou controle de intervalo de tempo.

I|O

Compatibilidade com aplicativos (incluída) Informações e configuração detalhadas através do apli-cativo para smartphones PumpScanner.

CONNECTED

Monitoramento e gerencia-mento local e remoto com a infraestrutura LORENTZ CONNECTED.

Monitoramento do nível de líquido

Existem aplicativos de software incluídos para uso dos sensores de pressão para monitoramento do nível de líquido e controle da bomba por nível.

Opção de controle de energia

Capacidade para dar prio-ridade ao fornecimento de água ou ao tipo de ener-gia (custo) em aplicações híbridas.

Saída de frequência variável

Saída de frequência variável para permitir o bombea-mento máximo de água com base na potência disponível.

Partida suave

Partida suave e controle ilimitado das velocidades do motor para uma longa vida útil duradoura e uma baixa carga sobre os geradores.

(9)

Características técnicas

Características técnicas do controlador

Características técnicas da bomba

Modelo PSk2-7 PSk2-9 PSk2-15 PSk2-21 PSk2-25 PSk2-40PSk2-100

Potência (máx.) 8 kW 10 kW 15 kW 21 kW 25 kW 37 kW 90 kW Voltagem de

entrada máx. 850 V

Corrente de

entrada 14 A 20 A 27 A 39 A 48 A 70 A 170 A Tensão à potência máxima ótima > 575 V Voltagem do motor 3 x 380/400/415 V 0 – 60 Hz Corrente do

motor máx. 3 x 13 A máx. 3 x 17 A máx. 3 x 24 A máx. 3 x 33 A máx. 3 x 40 A máx. 3 x 65 A max. 3 x 160 A Eficiência máx. 98 % Temperatura ambiente ­30 ... 50 °C (­22 ... 122 °F) ­10 ... 50 °C (14 ...122°F) Classe de

proteção IP 54 – Compartimento externo em aço inoxidável e pintura eletroestática

Bombas submersíveis

Tecnologia do motor Motor CA trifásico de 380 V e 6” altamente eficiente – funcionamento de 25 a 55 Hz

Velocidade De 1400 a 3080 rpm, dependendo da extremidade da bomba Extremidades

da bomba Centrífugas multicelulares – materiais de alta qualidade, aço inoxidável AISI 304

Bombas de superfície

Tecnologia do motor Motor CA trifásico de 380 V, altamente eficiente e refrigerado a ar – funcionamento de 25 a 55 Hz

Velocidade De 700 a 2905 rpm, dependendo da extremidade da bomba Extremidades

da bomba

Verticais centrífugas multicelulares, materiais de alta qualidade, aço inoxidável AISI 304

Centrífugas monocelulares com materiais de alta qualidade, estrutura em ferro fundido

(10)

Desempenho

fluxo [galões americanos/hora]

altura [m] altura [pés]

A tabela abaixo apresenta uma perspectiva indicativa do sistema necessário para fornecer um fluxo específico com uma determinada altura de bombeamento. Também é possível obter aplicações de água de alto fluxo; entre em contato com um parceiro LORENTZ para obter mais informações sobre as necessi-dades específicas do seu projeto.

Rede de parceiros

COMPASS

Escolher e planejar o

seu sistema

O PSk2 está disponível em parceiros LORENTZ autorizados em 130 países. Os nossos parceiros de venda e assistência dispõem de experiência local, de acesso às ferramentas adequadas e das informações para planejamento rigoroso de um sistema. Este nível alto de precisão e a experiência em situações reais eliminam os riscos do seu projeto.

O nosso software para planejamento de sistemas COMPASS apresenta uma simulação detalhada do fornecimento de água ao longo do ano, na sua localização exata. Este aplicativo de modelação detalhada lhe permite ter um alto grau de certeza de que o seu sistema vai funcionar conforme você pretende.

Para encontrar um parceiro perto de você, visite www.lorentz.de/partners

10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 ... 750 300 985 290 950 280 920 270 885 260 855 250 820 240 785 230 755 220 720 210 690 200 655 190 625 180 590 170 560 160 525 150 490 140 460 130 425 120 395 110 360 100 330 90 295 80 260 70 230 60 195 50 165 40 130 30 100 20 65 10 35 2,650 5,300 7,950 10,550 13,200 15,850 18,500 21,150 23,800 26,400 29,050 31,700 34,350 37,000 39,650 42,250 44,900 47,550 50,200 52,850 55,500 58,100 60,750 63,400 66,050 68,700 71,350 73,950 76,600 79,250 81,900 84,550 87,200 89,800 92,450 95,100 97,750 100,400 103,050 105,650 108,300 110,950 113,600 116,250 118,900 121,500 124,150 126,800 129,450 132,100 ... 198,150 fluxo [m³/hora]  PSk2­7  PSk2­9  PSk2­15  PSk2-21 PSk2­25 PSk2­40  PSk2-100

(11)

LORENTZ Germany Siebenstücken 24 24558 Henstedt­Ulzburg Alemanha LORENTZ US Corp 710 S HWY 84 Slaton, TX 79364 Estados Unidos

A LORENTZ é líder global do mercado em soluções de bombeamento solar. Fundada na Alemanha em 1993, a LORENTZ concebeu, inovou e se destacou no mercado de engenharia e produção de bombeamento solar. Atualmente, a LORENTZ exerce atividade em 130 países através de uma rede de parceiros profissionais e dedicados. A tecnologia LORENTZ usa a energia solar para o bombea-mento da água, assegurando a sustentabilidade e a melhoria do nível de vida de milhões de pessoas, gado e colheitas.

Simplesmente –

Sol. Água.

Vida.

Sobre a LORENTZ

LORENTZ India Pvt. Ltd. Netaji Subhash Place Pitampura110034 Nova Deli Índia LORENTZ China No 34 Jiuan Road Doudian Town Fangshan District 102433 Pequim China

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

SECRETARIA DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA -SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CI NCIA ETECNOLOGIA DO PARA -IFPA.. DIRETORIA DE GESTAO DE

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-