• Nenhum resultado encontrado

Evolução Biológica Bio/Geo 11º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Evolução Biológica Bio/Geo 11º ano"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Evolução Biológica

Bio/Geo 11º ano 2016-2017 Susana Morais Página 1 de 7 1. Classifica como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações seguintes, relativas à origem da célula eucariótica e da multicelularidade. (A) Todas as plantas atuais são organismos procariontes. ____ (B) A multicelularidade originou uma diminuição da especialização. ____ (C) A hipótese autogénica procura explicar a origem dos procariontes. ____ (D) Segundo a teoria endossimbiótica as mitocôndrias tiveram origem em cloroplastos sem clorofila. ____ (E) As células eucarióticas resultam de simbioses estáveis e permanentes. ____ (F) Os seres multicelulares terão surgido a partir de seres unicelulares reunidos em colónias. ____ (G) A hipótese endossimbiótica procura explicar a origem dos eucariontes. ____ (H) A multicelularidade surge devido ao aumento da razão volume/área. ____ 2. A família das orquídeas conta com 35 mil espécies descritas, além das aproximadamente 65 mil formas híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. Existem orquídeas das mais variadas dimensões, desde pequenas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, até plantas que chegam a ter três metros de altura. Cada tipo de orquídea é atraente para um tipo de inseto, e as formas, tamanhos e cores das flores variam de acordo com a espécie que as poliniza. A espécie Ophrys ciliata produz flores com órgãos reprodutores semelhantes em forma e odor a uma vespa Campsoscolia ciliata fêmea, o que leva os machos desta espécie a tentar acasalar em várias flores, realizando polinização de forma muito eficiente e dirigida. Nas questões seguintes selecione a opção que permite completar de forma correta as afirmações. 2.1. Lineu descreveu pela primeira vez a orquídea Ophrys ciliata, classificando-a de “perfeito exemplo da capacidade divina de criação”. Esta visão revelava uma perspetiva: (A) Transformista. ____ (B) Fixista. ____ (C) Catastrofista. ____ (D) Evolucionista. ___ 2.2. Lamarck explicaria a evolução da orquídea Ophrys ciliata como o resultado de ____ seguido de ____. (A) Seleção do meio [...] uso e desuso. ____ (B) Esforço individual [...] transmissão das caraterísticas adquiridas. ____ (C) Mutação [...] transmissão das caraterísticas adquiridas.____ (D) Ação do meio [...] luta pela sobrevivência. ____

(2)

Susana Morais Página 2 de 7 2.3. As asas das vespas e as asas das aves são estruturas: (A) Homólogas pois têm origem embrionária diferente. ____ (B) Análogas pois desempenham funções diferentes. ____ (C) Homólogas pois revelam evolução convergente. ____ (D Análogas pois apresentam funções semelhantes. ____ 3. O conceito de ser mais apto é relativo e temporal. Justifique esta afirmação, referindo-se ao método reprodutor da orquídea Ophrys ciliata. 4. Das afirmações seguintes, assinale as que estão de acordo com as ideias de Lamarck. I – O ambiente das cavernas provoca modificações nas espécies que aí vivem. II – A falta de luz determina a cegueira nos peixes das cavernas. III – Nas cavernas são selecionados os peixes mais bem adaptados à escuridão. IV – Mutações génicas podem dar origem a peixes cegos. A) I e II. ____ B)I e III. ____ C) II e III. ____ D) II e IV. ____ E) III e IV. ____ (Assinale com um X a opção correta) 5. No estudo da evolução animal, os termos analogia e homologia são usados muito frequentemente. Assinale com um X a opção correta. A) “Homólogos” é o nome dado aos órgãos que têm uma função comum. ____ B) “Análogos” é o nome dado às estruturas que têm uma origem comum. ____

C) Diz-se que dois órgãos homólogos são também análogos quando, por terem a mesma função, têm, necessariamente, a mesma origem. ____ D) Todos os órgãos homólogos são análogos, mas nem todos os órgãos análogos são homólogos. ____ E) “Análogo” refere-se a um órgão com função semelhante, mas com origem diferente. ____ 6. O principal predador de uma espécie de caramujo é um pássaro turdídeo. Os caramujos da mata têm carapaças escuras, enquanto que os que vivem sobre a relva têm carapaças amarelas, menos visíveis contra o fundo mais claro. Baseados na Teoria Darwinista, podemos dizer que: A) os caramujos amarelos surgiram como defesa ao ataque dos turdídeos. ____ B) os caramujos amarelos facilitam a ação predadora dos turdídeos. ____ C) o ambiente claro da relva determina o aparecimento de caramujos amarelos. ____ D) as condições ambientais atuam favorecendo caramujos amarelos. ____ E) as variações do caramujo amarelo são “necessidades” impostas pelo ambiente. ____ (Assinale com um X a opção correta)

(3)

Susana Morais Página 3 de 7 7. As afirmações que se seguem dizem respeito à influência das alterações ambientais na biodiversidade ao longo da história da Terra, segundo uma perspetiva evolucionista. Selecione a alternativa que as avalia corretamente. 1. Alterações ambientais bruscas podem ser responsáveis pela sobrevivência de alguns indivíduos de uma população. 2. Populações de uma mesma espécie sujeitas a condições ambientais distintas tendem a acumular, ao longo do tempo, caraterísticas genéticas diferentes.

3. A homogeneidade genética de uma população aumenta a probabilidade de sobrevivência perante alterações bruscas do ambiente. (A) 1e 3 são verdadeiras; 2 é falsa. ____ (B) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. ____ 8. Desde há cerca de 80 anos que Neurospora crassa é um organismo-modelo dos mais importantes para a Biologia. A Figura 1 representa parte de uma árvore filogenética relativa ao género Neurospora, baseada em características de natureza evolutiva. Figura 1 – Filogenia de alguns grupos taxonómicos do género Neurospora. Nas questões de 8.1. a 8.2 seleciona a única opção correta. 8.1. A análise da árvore filogenética representada na figura 1 permite inferir que…

(A) Neurospora sitophila deverá apresentar maior número de estruturas homólogas comuns com Neurospora

intermedia do que com Neurospora tetrasperma.

(B) Neurospora discreta é a espécie de fungo mais recente, porque divergiu há mais tempo de um ancestral comum. (C) Neurospora crassa e Neurospora intermedia são espécies que apresentam grande proximidade filogenética. (D) Neurospora tetrasperma e Neurospora sitophila deverão apresentar elevado número de estruturas análogas comuns.

(4)

Susana Morais

Página 4 de 7

8.2. A indústria alimentar tem cada vez mais dificuldade em prevenir e erradicar a contaminação fúngica. Esta dificuldade tem levado progressivamente ao uso de fungicidas. No entanto, após anos de uso de fungicidas, constatou-se o aparecimento de fungos resistentes. Numa perspetiva darwinista, a alteração da resistência aos fungicidas poderia ser explicada como resultante… (A) da existência, nos fungos, de genes selecionados pela aplicação continuada de fungicidas. (B) do surgimento de fungos mutantes resistentes, após a aplicação continuada de fungicidas. (C) da necessidade de adaptação individual dos fungos, em resposta à aplicação continuada de fungicidas. (D) da sobrevivência diferencial dos fungos mais resistentes à aplicação continuada de fungicidas. 9. No início do século XX, com o objetivo de controlar uma praga em citrinos, foi utilizado um inseticida contendo cianeto. Posteriormente, estudos genéticos efetuados em insetos sobreviventes revelaram a presença de um gene que lhes possibilitava a decomposição do cianeto em compostos inofensivos. Pouco tempo depois, verificou-se que toda a população era resistente ao inseticida. Explica, de acordo com o Neodarwinismo, a evolução verificada na população de insetos, relativamente à resistência ao inseticida. 10. Nos eucariontes, o DNA genómico forma um complexo com proteínas nucleares – a cromatina. Para que um gene seja transcrito, a cromatina deve sofrer uma reorganização. Uma perturbação, ainda que transitória, pode repercutir-se no estado da cromatina, influenciando a expressão dos genes e, consequentemente, as características das células. Trabalhos recentes revelaram que a manipulação do metabolismo pode influenciar o decurso da diferenciação celular. Observou-se em ratos de laboratório que o regime alimentar do progenitor modifica o metabolismo dos lípidos, nomeadamente do colesterol, da sua descendência. A análise molecular revelou que as mudanças metabólicas eram acompanhadas de modificações da cromatina nas regiões genómicas onde estão localizados os genes reguladores da biossíntese dos lípidos. Estas observações apoiam a ideia de que o regime alimentar influencia o estado da cromatina e a expressão dos genes transmissíveis às gerações seguintes. Baseado em A. Páldi, «Épigénétique et métabolisme»,Dossier pour la Science, 81, outubro, 2013 10.1 Nos eucariontes, durante a transcrição, verifica-se (A) a descodificação da informação genética nos ribossomas. (B) a ligação entre bases complementares do mRNA e do rRNA. (C) a transferência da informação genética para o pré-mRNA. (D) a formação de moléculas de rRNA ao nível do citoplasma.

(5)

Susana Morais Página 5 de 7 10.2 De acordo com os dados apresentados, o regime alimentar dos progenitores condicionou o metabolismo dos lípidos na descendência, ao alterar (A) sequências nucleotídicas de genes nas células somáticas. (B) o estado da cromatina de células germinativas. (C) sequências nucleotídicas de genes nas células germinativas. (D) o estado da cromatina de células somáticas. 10.3 A diferenciação celular é um processo que (A) origina a alteração do genoma nas células especializadas. (B) ocorre independentemente da atuação de fatores do meio. (C) implica um conjunto de mutações génicas sequenciais. (D) envolve a regulação da transcrição de genes. 10.4 Num ciclo celular mitótico, a condensação máxima da cromatina ocorre na (A) metáfase. (C) anáfase. (B) prófase. (D) telófase. 10.5 A biossíntese dos lípidos ocorre em vias _______, com _______ de ATP. (A) catabólicas … produção (C) catabólicas … consumo (B) anabólicas … produção (D) anabólicas … consumo 10.6 Faça corresponder cada uma das descrições expressas na coluna A à respetiva designação, que consta da coluna B.Utilize cada letra e cada número apenas uma vez. 10.7 Explique em que medida as observações efetuadas em ratos de laboratório permitem uma nova abordagem da teoria lamarckista da evolução.

(6)

Susana Morais Página 6 de 7 Correção 1. Verdadeiras: E, F e G; Falsas: A, B, C, D e H 2.1. B 2.2. B 2.3. D 3. A reprodução desta espécie de orquídea está dependente da atração que a flor em forma de vespa e com perfume semelhante às feromonas exerce sobre os machos da espécie, que funcionam como agentes polinizadores; Se uma perturbação ambiental de qualquer tipo remover a espécie de vespa do habitat da orquídea, esta não terá forma de se reproduzir e extinguir-se-á. Assim, a orquídea está muito bem adaptada às condições atuais mas uma mudança ambiental poderá ser fatal. 4. A 5. E 6. D 7. C 8.1. C 8.2. D

9. De acordo com o Neodarwinismo, os insectos adquiriram resistência ao cianeto porque ocorreu uma mutação genética que conduziu à presença de um gene capaz de decompor essa substância em produtos inofensivos. Os indivíduos que sofreram esta mutação sobreviveram à aplicação do inseticida, os outros foram eliminados. Os sobreviventes transmitiram o gene à sua descendência. Como o inseticida foi usado continuamente os indivíduos não resistentes foram progressivamente eliminados, pelo que passado algum tempo só existiam insectos resistentes ao cianeto (ocorreu uma mudança no fundo genético da população). 10.1 - C 10.2 - B 10.3 - D 10.4 - A 10.5 - D 10.6 - (a) – (7); (b) – (5); (c) – (1); (d) – (6); (e) – (4) 10.7 Tópicos de resposta: •  relação entre o regime alimentar dos progenitores (ou condições ambientais) e a alteração do estado da cromatina; •  relação entre a alteração do estado da cromatina (ou da expressão dos genes) e a alteração no metabolismo dos lípidos (característica adquirida);

(7)

Susana Morais Página 7 de 7 •  relação entre a transmissão da característica adquirida à descendência e a possibilidade da conformidade deste facto com a teoria lamarckista.

Referências

Documentos relacionados

Eu escrevo no livro da vida minha mais nova realidade, para assegurar isto eu agora apelo aos meus mentores de luz para todas as forças e hierarquias da Luz Para que sejam

habitacionais, a percepção ambiental e o estudo das cores na policromia da cidade. O tema tratado tem seu enfoque na área de percepção e análise da imagem da cidade,

O texto se constitui essencialmente das seguintes partes: desaparecimento ou morte da infância; infância moderna clássica, moderna liberal e

Além disso, o estudo das exigências nutricionais poderia ser associ- ado à determinação do conteúdo de energia líquida para mantença e do ganho de peso da forrageira, em condição

No presente trabalho temos por objetivo relatar as alterações observadas nas T C s de pacientes com hidrocefalia obstrutiva por neurocisticercose, com- pará-las com os

O Instituto BR Arte, inscrito no ​Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob nº 26.757.702/0001-08 ​, organização responsável pela realização do Projeto ARTE URGENTE: A

Não se pode afirmar que todo fato típico é ilícito, pois na verdade, o tipo penal apenas apresenta indícios, tendências, de que determinada conduta seja ilícita e como

O presente dispositivo tem como objetivo apresentar as diretrizes de planejamento para crescimento, atualização e manutenção do acervo (Livros e Periódicos) da