• Nenhum resultado encontrado

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIII Nº DE JULHO DE Pastoral Milagre!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIII Nº DE JULHO DE Pastoral Milagre!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Milagre!

“Ele faz coisas tão grandiosas, que não se podem esquadrinhar; e tantos mi-lagres que não se podem contar” (Jó 5:9).

A

vida é permeada por uma sé-rie de expectativas que culmi-nam numa única espera cha-mada milagre. Todo cristão e não cristão sempre busca viver algo no-vo que compreenda um nível além do natural, algo maravilhoso, um prodígio. Isso é milagre!

A certeza que nós temos é de que Deus faz milagres. Em toda a histó-ria de Israel, vemos o agir de Deus por meio de prodígios e maravilhas. Isso aconteceu quando os hebreus atravessaram o Mar Vermelho em terra seca; no deserto, alimentaram-se do maná; as muralhas de Jericó caíram ao som das trombetas; Davi derrotou o gigante com apenas uma pedra; Jó foi restituído das suas perdas; Daniel saiu ileso da cova dos leões; Lázaro ressuscitou; ce-gos enxergaram; coxos andaram; e a culminação do agir de Deus na história se deu com a morte e ressurreição de Jesus, perdoando-nos de nossos pecados e nos dando livre acesso ao trono do Pai para alcançarmos a salvação eterna! Certamente Deus é o mesmo. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fi m, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1.8). E ainda é Deus que faz milagres. Mas o tempo tem passado e nem sem-pre nos atentamos aos sinais divinos em nossas vidas.

O mundo tem sido assolado por violência, enfermidades, prostituição, cor-rupção, mentiras, guerras, egoísmo, consumismo, egocentrismo e tantas mi-sérias que, se pararmos e atentarmos para seus efeitos, vamos nos sentir su-focados e sem expectativa de uma vida saudável e abundante. E então per-ceberemos que sobreviver em meio a esse caos é um milagre! É maravilhoso podermos encher os nossos corações de esperança pelo socorro, pela cura e provisão divina. Confi ar que Deus tem poder para nos ajudar e nos susten-tar em força em meio às afl ições é maravilhoso. Enchermo-nos de fé e orar-mos em busca da cura e da libertação de alguém é maravilhoso. Crerorar-mos que só Deus pode vir nos socorrer é maravilhoso.

Tudo que é contrário às leis da natureza, tudo que suscita vida e esperan-ça em meio ao caos é milagre. Diariamente vivemos o milagre da vida e pre-cisamos valorizar as maravilhas que o Espírito Santo nos permite expe-rimentar.

(2)

Claro que esperamos por grandes coisas, mas o nosso maior anseio deve ser a nossa salvação! Esse é o maior milagre que Deus pode nos ofertar, pois não somos merecedores e Ele nos dá de graça.

Enquanto esperamos pelo presente da salvação, podemos buscar por milagres diários em nossas vidas. Para atravessar o mar, precisamos primeiro colocar o pé na água, enfrentar com fé as circunstâncias e ter a certeza de que Deus está conosco e não falha!

Imaginemos que Moisés poderia ter atravessado o mar sem tocar as águas, até porque Deus poderia abri-lo sem nenhuma ação do homem. Mas o Senhor preferiu permitir-lhe o exercício da fé.

Que possamos exercitar a nossa fé crendo que os milagres já acontecem em nossas vidas a cada manhã, quando abrimos os olhos e nos sentimos protegi-dos da maldade mundana. E que, se buscarmos um pouco mais de fé e mo-lharmos nossos pés na água, como fez Moisés, Deus é fiel para cumprir com Sua palavra, que afirma que Ele faz milagres.

Sem. Michelly Ferreira

Se pudéssemos ver claramente o milagre de uma simples flor, toda a nossa vida mudaria.

Sidarta Gautama, fundador do budismo (c.563 a.C.-c.483 a.C.) Opinião

Rotule depois de ler!

O vício de comentar antes mesmo de completar a leitura.

Recentemente, postei em minha re-de social o texto re-de uma colunista famosa por ter achado interessan-te e abrangeninteressan-te. Como gosinteressan-tei muito do que foi escrito, comentei: “Aplau-sos!”. Uma pessoa então respondeu: “Essa colunista é esquerdista, então cansa. Nem merece tantos aplausos assim”. Aquilo me encasquetou (rs). Li o texto porque o título me interessou e a fonte era confiável. Passei adiante porque houve uma empatia com o conteúdo.

Comentários são comentários e viva a diversidade de pensamentos. Mas a certeza de que a pessoa não leu na íntegra o conteúdo diminui a credibilida-de do comentário. Isso me levou a refletir sobre o comportamento midiático pós-moderno e pontuar alguns fatores interessantes na mídia virtual que te-mos atualmente.

O vício de comentar antes mesmo de ler

A maioria das pessoas está tão viciada em comentar algo que, ao ler duas li-nhas de qualquer coisa, já dispara uma opinião pré-formada ou manipulada. Não se percebe isso tão latente no Twitter, Instagram ou WhatsApp, mas o Fa-cebook parece já ter um clima palpiteiro e de discórdia, que gera brigas sem fim, na política, na religião etc. Qualquer comentário sobre amenidades pode tornar-se um verdadeiro embate pessoal.

(3)

A imprensa ri desse mundo virtual tão fácil de manipular, onde temos sido ver-dadeiras marionetes que absorvem e replicam informações duvidosas sem checar sua veracidade. Esse mundo virtual tem aceitado um jornalismo de qualidade cada vez pior e ofensivo à língua portuguesa e ao intelecto do leitor. #FicaaDica 1. Perca o vício de comentar sobre tudo sem ler na íntegra. Se for comentar, leia todo o conteúdo para não pagar mico. Retenha o que é bom e jogue o resto fora. Verifique sempre a fonte da informação e evite sair por aí papagaiando notícias falsas.

A proximidade virtual e o “direito” que isso me dá de criticar o próximo As redes sociais proporcionam uma suposta proximidade entre as pessoas, principalmente entre celebridades e reles mortais como eu e você, que infeliz-mente tem gerado situações constrangedoras.

Nos EUA, há um programa de entrevistas que seleciona algumas celebridades para lerem comentários cruéis sobre elas no Twitter (há vídeos no Youtube dis-poníveis e legendados para conferir). Quando você vê a pessoa alvo da ofensa lendo aquilo, percebe que quem escreveu não tinha noção de que ela leria e fica-ria abalada. Há mesmo muita raiva sem motivo aparente propagada na internet. Darei um exemplo prático sobre alguém com grande exposição na mídia. Não curto o estilo do Silas Malafaia. A forma como ele se expressa me faz repudiá-lo em vez de me atrair para a sua linha de pensamento. Mas isso não me dá o direito de sair por aí denegrindo sua imagem ou ofendendo-o. Isso vale tam-bém para pessoas que gostam do estilo dele e não se identificam com prega-dores com os quais eu tenho afinidade.

Eu mesma já fui ofendida por pessoas que não gostaram de um ou outro artigo que publiquei. Se eu fosse considerar esse tipo de opinião, eu sentaria, chora-ria e nunca mais usachora-ria o dom que Deus me deu, que é o de escrever sobre o que observo ao meu redor. Prefiro ignorar as ofensas pessoais e estar sempre aberta a críticas construtivas e bem fundamentadas.

Criar um filtro antiofensa é essencial para prosseguir e saber que comentá-rios não definem quem somos e que curtidas são tão superficiais quanto fal-sos cumprimentos no elevador.

#Ficaadica 2. Mais amor, por favor, e menos dedinhos vorazes em destilar veneno. A palavra mansa acalma a ira e comentários sensatos, equilibrados e críticos, com o intuito de edificar, e não de humilhar ou ofender, são sem-pre bem-vindos.

Que tipo de leitores somos?

Estatísticas revelam que o brasileiro lê em média apenas um livro completo por ano; quase 10% da nossa nação são analfabetos ou iletrados; cerca de 80% são considerados analfabetos funcionais –retêm no máximo 50% do que le-em. Resumindo, sobram 10%, ou pouco mais de 20 milhões de brasileiros, que compreendem tudo o que lhes é exposto pela mídia, os quais, de acordo com sua formação educacional, social, religiosa, financeira e cultural, criam su-as interpretações e influenciam os outros 90%.

A tecnologia nos auxilia a ser mais informados, porém menos exigentes e tam-bém cada vez mais impacientes. Tenho um canal no Youtube chamado “Juntos

(4)

Mudando o Mundo”. Cada vídeo que faço dura cerca de 10 minutos. O próprio Youtube mostra quantas visualizações tem cada um, a origem delas, o perfil do público e o tempo médio da visualização, que é de 3 minutos e 40 segun-dos, menos de 50% da duração de cada vídeo. Isso me faz supor que alguns comentários sobre o que eu publico se baseiam mais no que a pessoa já pen-sava do que no que ela absorveu do vídeo.

#Ficaadica 3. Assistimos trilogias cinematográficas de longas horas, novelas e séries de pelo menos 30 minutos e queremos conteúdos informativos sobre a realidade mastigados e digeridos. Estamos cada vez mais dispersos e com uma retenção menor do que a de uma criança na segunda infância, que só consegue focar em algo por 15 a 30 minutos.

O apóstolo Paulo disse a Timóteo: “Pois vai chegar o tempo em que as pesso-as não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mpesso-as seguirão os seus pró-prios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a ver-dade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situ-ações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus” (2 Tm 4:3-5).

Podemos reverter esse quadro com hábitos como mais leitura, concentração, análise de texto, exercícios de leitura indutiva da palavra de Deus e oração.

Po-demos ler algo até rapidamente, mas concentrados no que está em nossas mãos, para não agirmos como porcos diante de pérolas. A palavra de Deus e sua expressão artística, cul-tural e espiritual são as maiores riquezas que temos e pode-mos usar para influenciar o mundo.

Por Carla Stracke, membro da I.M. em Itaberaba

Avisos

“7 Semanas Buscando o Senhorio de Cristo”

Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o pro-pósito de buscar o senhorio de Cristo em todas as áreas da nossa vida, base-ando-nos no texto de Filipenses 2:10-11. A cada sexta-feira, contaremos com um pregador diferente. Confira os convidados e os temas da campanha. 1ª semana: Jesus é Senhor

Pr. Tiago Valentin (IM em Itaberaba) – 7/8; 2ª semana: Senhor das finanças

Pr. Márcio Arbex (IM em Campo Belo) – 14/8; 3ª semana: Senhor da família/casamento Pr. Marcos Garcia (IM em Santo Amaro) – 21/8; 4ª semana: Senhor das emoções

Pr. Daniel Beltrão (Reviva) – 28/8; 5ª semana: Senhor do meu futuro Pr. Edson (Igreja Batista) – 4/9 6ª semana: Senhor do meu corpo

Lizete Fiorini (membro da Catedral Metodista de São Paulo) – 11/9 7ª semana: Senhor da igreja

(5)

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 3

Vem aí o Módulo 3 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada módulo dura oito horas e abrange três matérias. No Módulo 3, estudaremos a importância das tomadas de decisão, a direção de Deus para um líder e comunicação e rela-cionamento.

Quando: O Módulo 3 será no dia 22/8 (sábado), das 8h30 às 16h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Data do 4º e último módulo: 24/10; Valor por módulo: R$ 45,00;

Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 16/8 (domingo).

IX Festa de Inverno

Está chegando mais uma super-Festa de Inverno promovida pela nossa moci-dade. Será em 1º/8 (sábado que vem), a partir das 17h00.

Concílio Local

Estão convocados todos os membros da Igreja Metodista em Itaberaba para o Concílio Local que será no domingo que vem (2/8), após a Escola Dominical (10h30). Teremos um único assunto em pauta: a permanência de Lucas Go-mes como nosso seminarista.

Preparação para novos membros.

Quem deseja tornar-se membro da Igreja Metodista precisa preparar-se. Por isso, abrimos um curso para novos membros, que será ministrado nos domin-gos de adomin-gosto, setembro e outubro, a partir das 17h30. Os interessados de-vem procurar o Pr. Tiago.

Cesta do Amor

No próximo domingo (2/8), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro do-mingo do mês. Sua participação é fundamental!

Aniversariantes

27/7 Matheus de Siqueira Nunes;

28/7 Salete Lakatos;

31/7 Ruth Orelina Belloni.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, do Eduardo Limmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Claudio), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin

tivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentin

lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos; Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (26/7) PRÓX. DOMINGO (2/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé Fenner

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Tiago

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward/Salete

MINISTÉRIO INFANTIL Roberta/Laura/Silvana Angélica/Bia/Rosa

LOUVOR Vida Geração

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Silas Pra. Laura/Sem. Lucas

Referências

Documentos relacionados

de prática clínica; o uso de critério de redução clinicamente relevante de dois pontos em 48 horas após a internação em ambiente hospitalar; a comparação dos desfechos

Se, com base na avaliação efetuada nos termos do artigo 9.º, a Comissão concluir que não estão preenchidas as condições para a concessão de uma contribuição financeira

A missão da Igre- ja é “a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comunidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por

O socorro de Deus para todos os seus filhos se manifestou primeiramente em Cristo, quando Ele venceu toda a tentação, abrindo a porta para socor- rer todos os que são tentados

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Os principais fatores de risco associados a DCV são história familiar, idade, sexo, dieta, atividade física, exposição ao tabaco, pressão arterial, perfil

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção