• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A

FORMA DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GUIA DO CURSO

Endereço: Avenida Alberto Bins, 467

Centro Histórico

Cidade / UF: Porto Alegre – RS

CEP: 90030 – 140

Telefone: (051) 3211 2100

Fax: (051) 3227 0469

E-mail:

unificadoejaead@gmail.com

Site Institucional:

www.unificado.com.br

(2)

2

APRESENTAÇÃO

Prezado Aluno (a)

O objetivo deste guia é apresentar as informações necessárias para que você conheça a estrutura, o funcionamento e a metodologia utilizada na Educação de Jovens e Adultos sob a forma de Educação a Distância.

O Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, sob a forma de Educação a Distância, possui um desenho de conhecimento inovador e está projetado para favorecer o acesso de muitas pessoas à educação formal. Essa modalidade de ensino se inscreve em um movimento de renovação pedagógica que, na busca de uma educação emancipatória, democrática e inclusiva, direciona esforços à aprendizagem, atribuindo aos educandos o papel de sujeitos ativos em seu processo de formação. É através da interatividade entre colegas, professores e situações de ensino, que o aluno constrói seu conhecimento, percebendo o ensino como um processo capaz de promover intercâmbios e propor diferentes desafios para aprender a aprender.

Você está optando por um curso de educação a distância, em que a flexibilidade, a autonomia e a gestão do tempo e dos espaços disponíveis à aprendizagem são caracteristicas essenciais. Isso implica em ter disciplina intelectual para observar calendários, cumprir cronogramas e realizar atividades, tanto sob a forma presencial como aquelas solicitadas no ambiente virtual de aprendizagem. Portanto, responsabilidade, comprometimento são atitudes importantes para que você obtenha êxito nesse processo.

(3)

3

Este guia está estruturado de forma que facilite a busca de informações. Leia com atenção todos os itens, ele é a sua porta de entrada no colégio. Qualquer dúvida entre em contato com a Coordenação do Curso.

COLÉGIO UNIFICADO

1.

INSTITUCIONAL

O Grupo Unificado iniciou sua trajetória na educação, em 1977, quando, um

grupo de professores, preocupados com os rumos da educação, no Rio Grande do Sul, se propuseram a desenvolver um método de ensino inovador: criaram um curso preparatório para o vestibular, no qual a interação professor-aluno transformou-se em sinônimo de aprendizagem e de qualidade de ensino. A partir desse momento, a educação tornou-se uma preocupação constante para esses profissionais e outros investimentos surgiram: escolas de educação básica com projetos pedagógicos diferenciados; novas ênfases para o curso pré-vestibular; e, buscando atender uma parcela da sociedade que se viu lesada da educação formal, na idade própria, credenciou-se, em 1987, para ministrar a Educação de Jovens e Adultos, desenvolvendo uma ação pedagógica com vistas à formação de um homem pleno em seu potencial humanístico, científico e tecnológico, educando com equidade, qualidade e responsabilidade.

Ciente de que uma parcela da sociedade, carente de formação acadêmica, tem dificuldade de acesso à educação, face a diferentes fatores, o Colégio Unificado propõe um novo projeto pedagógico para a Educação de Jovens e Adultos, agora sob a forma de educação a distância, ampliando, assim a possibilidade de acesso à educação formal a um maior contingente de alunos. Essa modalidade de ensino significa, exatamente, a possibilidade de articular no trabalho pedagógico a realidade sócio-cultural de cada educandos, o desenvolvimento e os interesses específicos que eles manifestam, bem como estimular o acesso aos conhecimentos acumulados ao longo da história da humanidade. Desenvolver novas estratégias pedagógicas, através do emprego da tecnologia de informação e comunicação, servem para comprovar que a distância não é fator limitante à educação, pois, essas, viabilizam a aprendizagem sem a

(4)

4

necessidade de contiguidade espaço-temporal, incentivando a apropriação do conhecimento, de forma diferenciada, por sujeitos distintos.

.

2. REQUISITOS DE ACESSO

A matrícula é o ato pelo qual o aluno se vincula ao colégio e é realizada em qualquer época do ano, resguardando os dispositivos legais. O Colégio adota o regime de matrícula por componente curricular.

a. Documentação

No ato da matrícula o aluno deve apresentar os seguintes documentos: comprovar a idade de 18 (dezoito) anos

Certificado de conclusão do Ensino Fundamental RG e CPF

Certificado de Reservista Atestado de trabalho 02 fotos 3x4

Submeter-se à avaliação classificatória que permita o ingresso em módulos ou adiantamentos de acordo com sua trajetória escolar.

b. Observação

1) Nenhuma matrícula será efetivada sem que a documentação do aluno esteja completa, segundo as exigências legais, na Secretaria do Colégio.

2) O login e senha, que permitem acesso ao site da Educação de Jovens e Adultos – EAD, são gerados após a confirmação da matrícula do aluno

.

3. INTERATIVIDADE PROFESSOR-ALUNO

Para que o aluno possa acompanhar a modalidade de ensino a distância precisa dispor de:

(5)

5

Um micro computador com no mínimo 512 Mb de memória RAM,

com plugins JAVA E FLASH PLAYER instalados; Acesso a internet, através da banda larga;

Caso o aluno não disponha de computador, poderá fazer uso dos laboratórios disponibilizados pelo Colégio:

Laboratório Central: Colégio Unificado, na Avenida Alberto Bins, 467, Centro Laboratório Alfa: Rua Cabral 555, Bairro Rio Branco

Laboratório Beta: Avenida Icaraí, 1879, Cristal – Zona Sul

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, desenvolvido sob a forma de educação a distância está estruturado em três etapas, de acordo com a legislação vigente; da carga horária total do curso, 30% são destinadas à realização de atividades presenciais e avaliações. O currículo está formalizado nos Planos de Estudos, aprovados pela entidade Mantenedora, atendendo às disposições legais para essa modalidade de ensino.

5.

MATERIAIS UTILIZADOS PARA O CURSO

Os conteúdos, previstos para cada componente curricular, são apresentados em apostilas que o aluno recebe no ato da matrícula e/ou disponibiliza na WEB. No ambiente virtual, estão disponíveis, além das apostilas eletrônicas, específicas de cada módulo/etapa de ensino, aulas on line dos diferentes conteúdos, exercícios de reforço, provas simuladas, calendários, bibliografias, além de outras ferramentas como fórum de discussões, chat, notas, materiais de apoio pedagógico, em diversas mídias (textos e videos) que vão auxiliar o aprendizado dos respectivos conteúdos.

6. DURAÇÃO DO CURSO

O curso Educação de Jovens e Adultos sob a forma de Educação a Distância tem duração de três semestre, com uma carga horária de 1.740 horas, atendendo aos dispositivos legais da Resolução do CNE/CEB nº 3/2010, e Resolução do CEEd 313/2011. Porém, o tempo para a conclusão do mesmo depende da

(6)

6

situação particular de cada aluno e de sua trajetória escolar. O aluno estuda de acordo com o seu ritmo e a sua disponibilidade, e pode se matricular no módulo completo ou no número de disciplina que desejar.

O limite de tempo para a conclusão do curso é de três anos.

(7)

7

8.

METODOLOGIA

A oferta da Educação a Distância como uma metodologia de ensino-aprendizagem, mediada por suportes tecnológicos digitais e de rede, permite a

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SOB A FORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ENSINO MÉDIO

PLANO DE ESTUDOS

ÁREAS COMPONENTE CURRICULAR

ETAPAS

I II III TOTAL

HORA AULA PRES AD T PRES AD T PRES AD T

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PORTUGUÊS 24h 56h 80h 24h 56h 80h 24h 56h 80h 240h LITERATURA 12h 28h 40h 12h 28h 40h 12h 28h 40h 120h LINGUA ESTRANGEIRA INGLÊS / ESPANHOL* 12h 28h 40h 12h 28h 40h 12h 28h 40h 120h ARTES 6h 14h 20h 6h 14h 20h 6h 14h 20h 60h EDUCAÇÃO FÍSICA 6h 14h 20h 6h 14h 20h 6h 14h 20h 60h CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS BIOLOGIA 18h 42h 60h 18h 42h 60h 18h 42h 60h 180h FÍSICA 18h 42h 60h 18h 42h 60h 18h 42h 60h 180h QUÍMICA 18h 42h 60h 18h 42h 60h 18h 42h 60h 180h MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA 24h 56h 80h 24h 56h 80h 24h 56h 80h 240h CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS GEOGRAFIA 12h 28h 40h 12h 28h 40h 12h 28h 40h 120h HISTÓRIA 12h 28h 40h 12h 28h 40h 12h 28h 40h 120h FILOSOFIA 6h 14h 20h 6h 14h 20h 6h 14h 20h 60h SOCIOLOGIA 6h 14h 20h 6h 14h 20h 6h 14h 20h 60h CARGA HORÁRIA 174h 406h 580h 174h 406h 580h 174h 406h 580h 1740h

(8)

8

construção coletiva do conhecimento, tornando o sujeito autor e co-autor de seu processo de aprendizagem

.

A educação a distância possibilita uma estratégia de ensino baseado na WEB, onde interatividade e flexibilidade conseguem construir conhecimentos de forma dinâmica e sistemática. A expansão das informações, aliada à evolução das mídias interativas, colocou o computador, a internet e o video a serviço da educação. O ensino a distância utiliza, como instrumentos de socialização do conhecimento e orientação do processo de aprendizagem, materiais didáticos impressos e aulas on line, articulados com outras mídias.

a. Atividades Presenciais

As atividades presenciais são realizadas através de encontros semanais (aulas) para análise das experiências realizadas, proposição de novas situações de aprendizagem e avaliações dos respectivos componentes curriculares. Para auxiliar no aprendizado dos alunos, são oferecidos plantões para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução de problemas. Os plantões atendem ao aluno, individualmente ou em grupo, ocorrem por componente curricular e são, previamente, definidos no calendário escolar. Ao concluir as atividades relativas a cada componente curricular o aluno realização uma avaliação, de forma presencial, na unidade de ensino.

Aos alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades está assegurado a adaptação do espaço físico e a utilização de métodos, técnicas e recursos específicos, para que eles possam se apropriar do conhecimento de acordo com as suas aptidões, experiências e amadurecimento cronológico e psicológico

.

b. Atividades à Distância

Para realizar atividades à distância o Colégio disponibiliza em seu site:

www.unificado.com e unificadoejaead@unificado.com.br, um ambiente virtual, no

qual professores e alunos interagem no chat, no fórum e são disponibilizados materiais para ensino, simulados, exercícios de fixação e aulas on line. O acesso ao ambiente virtual é realizado através de login e senha que o aluno recebe no ato de matrícula. Para comunicação com os mediadores do ensino é colocada a disposição, também o telefone do Colégio, o e-mail: unificadoejaead@gmail.com, garantindo, assim, o uso dessas ferramentas em benefício de seu aprendizado.

9.

AVALIAÇÃO

A avaliação é uma prática pedagógica cuja função é analisar a qualidade e a significância das aprendizagens realizadas pelo aluno. É uma ação contínua,

(9)

9

enquanto acompanha a aprendizagem do aluno. É progressiva quando identifica as dificuldades do aluno e define meios para saná-las e é sistemática porque acompanha o desenvolvimento do aluno, considerando seu desempenho no decorrer desse processo, no qual os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos.

a. Instrumentos

A avaliação ocorrerá por meio de provas presenciais, realizadas na mesma data e horário para todos os alunos. A aplicação dessas avaliações é realizada pelos professores e/ou tutores presenciais. Das avaliações também fazem parte as atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem: tetes, provas simuladas (webquest), textos colaborativos (wiki), a participação e interação no chat´s, nos foruns e outras atividades disponíveis no ambiente virtual.

b. Expressão dos Resultados

O resultados da avaliação é expresso através de notas, numa escala decimal, de 0 (zero) a 10 (dez). A nota mínima para aprovação é 5,0 (cinco), resultante do somatório das notas obtidas nos diferentes instrumentos de avaliação, incluindo atividades a distância no valor de três pontos, Interação, um ponto e prova final no valor de seis pontos.

c. Aprovação

Está aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco), em cada componente curricular em que estiver matriculado.

d. Reprovação

Está reprovado o aluno que obtiver nota final inferior a 5,0 (cinco), após os estudos de recuperação e frequência inferior a 75% do total das horas de atividades letivas de cada componente curricular. Em caso de reprovação, o aluno pode requerer a realização de avaliação especial, em até 30 dias após o início do período subsequente.

e. Frequência

A frequência mínima para aprovação é de 75% do total de horas presenciais obrigatórias, de cada componente curricular. O aluno que exceder o limite de faltas, desde que com justificativas, realiza atividades compensatórias, através de

(10)

10

trabalhos, realizados no colégio, sob a supervisão do professor do respectivo componente curricular

. É c

onsiderado para o cálculo da freqüência a participação nas aulas presenciais, realização das atividades no ambiente virtual.

f. Estudos de Recuperação

Os estudos de recuperação são inseridos no processo de ensino-aprendizagem, mediante o acompanhamento do aproveitamento do aluno, oportunizando novas situações de ensino que o auxiliem a superar as dificuldades encontradas neste processo. Ao aluno que ainda apresentar dificuldades de aprendizagem, após avaliação final, é oferecida uma nova oportunidade de avaliação, através da revisão de conteúdos, exercícios de reforço para que possa retomar o ritmo de sua aprendizagem.

10.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

OPERACIONALIZAÇÃO

ATIVIDADES DE

ENSINO OBJETIVOS METODOLOGIA

AULAS PRESENCIAIS Introduzir conteúdos, esclarecer dúvidas e orientar alunos na resolução de problemas.

Obedecem cronograma definidos pela coordenação e divulgados no site, link:

Dinâmica do Curso - Cronograma de

Atividades Presenciais”

, e disponibilizados, secretaria do Curso.

PLANTÕES

Auxiliar nos estudos, esclarecendo dúvidas e realizando atividades de reforço. Atendimento individualmente ou em

grupo.

Definidos no calendário escolar, e divulgados no site, através do link: Dinâmica do Curso - Cronograma de Atividades Presenciais” e na secretaria do colégio.

PROVAS Avaliar os conhecimentos adquiridos, no processo de ensino-aprendizagem.

As provas são realizadas,

obrigatoriamente, no Colégio Unificado, conforme cronograma estabelecido pela Coordenação do Curso e divulgado no site, link

Dinâmica do Curso -

Mural.

11. ATIVIDADES A DISTÂNCIA

OPERACIONALIZAÇÃO

(11)

11

LOGIN:

SENHA:

ATIVIDADES DE

APRENDIZAGEM OBJETIVOS METODOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO

Dispor, na WEB, apostilas, atividades de reforço pedagógico e tarefas.

Realização de download do material de apoio para

auxiliar nos estudos.

AULAS ON LINE Auxiliar na construção do saber, através de práticas pedagógicas no ambiente virtual,

Acesso, INDIVIDUAL, através de login e senha.

FÓRUM Propor temas para discussão, permitindo a interatividade com os professores e colegas.

Postagem, no ambiente virtual, de temas assuntos, pertinentes aos conteúdos trabalhados.

CHAT

Discutir, esclarecer dúvidas e rever conceitos com o auxílio dos mediadores da educação a distância.

Sala de bate papo, com a participação de professores e alunos.

CORREIO ELETRÔNICO Esclarecer informações e orientação de dúvidas, buscar estudos.

E-mail para o endereço eletrônico do Colégio.

O login e senha, que permitem o acesso ao site do Colégio Unificado EJA – EAD, são gerados após a efetivação da matrícula do aluno

.

12. ORIENTAÇÕES GERAIS

a.

Deslocamento

O deslocamento para as atividades presenciais, na instituição de ensino, é responsabilidade do aluno

.

(12)

12

b.

Acesso a WEB

Para acessar o ambiente virtual o aluno precisa de um computador que tenha capacidade e suporte para as atividades on line. Caso não possua ou tenha dificuldade de acesso a um computador, o aluno pode fazer uso do laboratório de informática oferecido pela instituição de ensino, em seus três endereços:

Laboratório Central: Avenida Alberto Bins, 467, Centro Laboratório Alfa: Rua Cabral, 555, Rio Branco

Laboratório Beta: Avenida Icaraí, 1879, Cristal

c.

Formas de comunicação com o Colégio

A comunicação com a secretaria do Colégio, professores ou monitores é feita

através de telefone, fax, ou e-mail. Telefone: 051 3311 2100

Fax: 051 3227 0463

E-mail: unificadoejaead@gmail.com Sitel: unificadoejaead@unificado.com.br Site Institucional: www.unificado.com.br

d.

Ferramentas Síncronas

O Colégio disponibiliza sua equipe de profissionais, assegurando a

interatividade professor e alunos, em tempo real, em horários agendados para esclarecer as dúvidas e orientar realização de tarefas.

e.

Ferramentas Assíncronas

São atividades que o aluno realiza de forma independente da agenda

escolar, ou seja: tarefas, exercícios de fixação e os fóruns.

f.

Realização das Atividades Presenciais

O aluno deve portar documento de identificação original para participar das

atividades presenciais e da realização de provas.

g.

Condições para interromper os estudos

O aluno pode interromper seus estudos, protocolando, na secretaria do Colégio, seu pedido de cancelamento de matrícula. Se desejar, poderá dar continuidades aos seus estudos no semestre seguinte, tendo assegurado a sua vaga.

Referências

Documentos relacionados

O artigo tem por objetivos destacar a importância da Educação de Jovens e Adultos – EJA; o perfil dos estudantes dessa modalidade de ensino, que são: os

No escravismo, já se tinha o trabalho como fundante e, até hoje, a evolução da sociedade não vem fornecendo elementos de questionamentos convincentes para a superação dessa

Para isso é necessário que se tenha em mente que essa modalidade de ensino é um pouco mais complexa que as demais, pois os alunos da EJA são jovens e adultos trabalhadores ou

Paulo Freire (1996) nos elucida que para que haja a alfabetização do adulto, não só é necessário o domínio dos códigos linguísticos de codificar e decodificar. Mas, é

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

En – Não foi fácil, porque a essa divulgação a gente teve que ir até a “Argos”, em Jundiaí, o curso foi lá, para fazer a divulgação de um em, porque senão as

A Relação Pedagógica segundo Paulo Freire: Círculos de Cultura Já faz algum tempo que alguém afirmou que a educação básica formal conseguiria dar um salto de qualidade,

A Skopos Administradora de Recursos Ltda., com endereço à Alameda Tocantins, nº 75, 1º andar, sala 101 – Alphaville, Barueri, SP, CEP 06455-020, e a Skopos Invest Administradora