• Nenhum resultado encontrado

PROJETO INTEGRADOR: TALK, PASTE AND SHARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO INTEGRADOR: TALK, PASTE AND SHARE"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

PROJETO INTEGRADOR:

TALK, PASTE AND SHARE

Conexão com: LÍNGUA INGLESA, ARTE e LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo deste projeto integrador é envolver os alunos e professores de Língua Inglesa, Arte e Língua Portuguesa na produção de lambe-lambes com mensagens em forma de memes que possam ajudar outros adolescentes a lidar com os problemas pertinentes a essa faixa etária. Esta proposta permitirá aos alunos refletir sobre o papel da comunicação na superação de problemas e empregar a linguagem escrita e elementos das artes visuais para interagir com a comunidade. Além disso, o projeto visa desenvolver nos alunos inteligência emocional, permitindo a reflexão sobre eventos da própria vida e o desenvolvimento de empatia.

Justificativa

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a fase da adolescência é um período crítico de instabilidade emocional, uma vez que se trata de um período de transformações fisiológicas, construção de identidade e definição de relacionamentos afetivos fora do âmbito da família, entre outras mudanças. Em 2018, o tema central do Dia Mundial da Saúde Mental (celebrado em 10 de agosto) foi a saúde mental dos jovens. Nesse contexto, os alunos serão convidados a refletir sobre situações comuns aos adolescentes e que podem causar desconforto, irão empregar estratégias comunicativas para criar memes de suporte a situações conflituosas e produzir lambe-lambes para a divulgação de mensagens de suporte a adolescentes na região onde estudam.

Fontes de pesquisa: >; WORLD HEALTH ORGANIZATION. Child and Adolescent Mental and Behavioural Disorders. Disponível em: <http://www.who.int/mental_health/mhgap/cmh_slides.pdf>; WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coming of Age: Adolescent Health. Disponível em: <http://www.who.int/health-topics/adolescents/coming-of-age-adolescent-health>. Acessos em: 10 out. 2018.

Objetivos

 Refletir sobre problemas comuns na adolescência e elaborar possíveis soluções para eles.

 Empregar metáforas para tratar de assuntos referentes a problemas da adolescência.

 Empregar técnicas sustentáveis para a elaboração de pôsteres lambe-lambes.  Produzir um pôster lambe-lambe com memes sobre questões da adolescência

(2)

Competências e habilidades

Competências desenvolvidas

Competências Gerais

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao

entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir

conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com o

acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades relacionadas

Língua Portuguesa

 (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

 (EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc. – e cartazes, anúncios, propagandas,

(3)

spots, jinglês de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de

linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

 (EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

 (EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

Arte

 (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.  (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se

integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. Língua Inglesa

(4)

qualidade e a validade das informações veiculadas.

 (EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação

(produção e compreensão).

 (EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line,

fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

 (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens

instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.

 (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

O que será desenvolvido

Os alunos irão discutir temas relacionados à puberdade e empregar verbos modais para sugerir formas de lidar com as situações que se apresentam na adolescência. Junto com o trabalho de desenvolvimento de inteligência emocional, os alunos criarão pôsteres lambe-lambes usando linguagem adequada ao público-alvo na forma de memes. O desenvolvimento do projeto permitirá aos alunos a troca de experiências e, com a colaboração do professor de Língua Portuguesa, a leitura e a interpretação do gênero textual meme.

Materiais

 Cartolinas.

 Computador com acesso à internet.

 Imagens caricatas que possam representar situações vividas na adolescência.  Canetas coloridas.

Etapas do projeto

Cronograma

Tempo de produção do projeto: 6 semanas (1 aula por semana).

(5)

Aula 1: Apresentação do projeto

Iniciar a aula propondo uma enquete à turma. Reproduzir no quadro as perguntas que seguem e orientar os alunos a, de forma anônima, respondê-las em uma folha avulsa, indicando o número da pergunta e a alternativa escolhida.

1.

When you have a school problem, who do you go to for advice? a. ( ) A friend. b. ( ) My parents. c. ( ) A teacher.

2.

When you have a crush, who do you go to for advice?

a. ( ) A friend. b. ( ) My parents. c. ( ) A teacher.

3.

When you have a question about your future, who do you go to for advice? a. ( ) A friend. b. ( ) My parents. c. ( ) A teacher.

Pedir aos alunos que depositem suas respostas em uma caixa ou sacola para que você possa contabilizar as respostas. Para otimizar o tempo, você pode solicitar a ajuda de voluntários.

Enquanto as respostas são lidas, pedir a um aluno que registre as quantidades de cadaresposta dada a cada uma das perguntas. Ao final da contagem, avaliar os resultados com os alunos e questionar o motivo pelo qual recorrem a essas pessoas para conselhos. Levar os alunos a perceber que nos sentimos mais à vontade para falar de assuntos específicos com pessoas distintas, sendo o mais importante compartilharmos nossas angústias com alguém em quem confiamos e estarmos prontos para ouvir nossos colegas quando eles precisarem de apoio.

Se houver oportunidade, convidar os alunos a compartilharem suas impressões sobre o resultado da enquete e permitir que teçam comentários favoráveis e contrários à sua interpretação. Essa postura oferece aos alunos a chance de se posicionar criticamente e empregar recursos linguísticos para a defesa de ideias. De acordo com o perfil da turma, você pode conduzir essa discussão em língua inglesa ou em língua materna.

Para finalizar a aula, informar aos alunos que ao longo do projeto eles terão a oportunidade de conversar com os colegas e com a comunidade escolar sobre assuntos pertinentes à adolescência. Buscando desenvolver a inteligência emocional, informar aos alunos que eles irão usar o seu conhecimento de mundo para dar conselhos a outros adolescentes que compartilhem dos mesmos questionamentos que eles. Com os professores de Língua Portuguesa e de Arte, irão explorar meme e lambe-lambe como formas de expressão, propondo opções sustentáveis de produção e aplicação desses textos. O objetivo desta produção é oferecer aos alunos a abertura para o diálogo, permitindo que eles verbalizem suas dúvidas e queixas e proponham sugestões para enfrentar os desafios da faixa etária.

(6)

Iniciar a aula retomando o tema do projeto e pedir aos alunos que se organizem em grupos de três integrantes. Após a organização da turma, solicitar aos grupos que listem, no caderno, pelo menos dois espaços virtuais em que os adolescentes poderiam buscar informações em língua inglesa sobre problemas relacionados ao período da vida em que se encontram. Determinar um tempo para a tarefa e, ao término desse período, pedir a um dos integrantes de cada grupo que leia a lista produzida pela equipe.

Em seguida, informar aos alunos que eles irão ler sobre alguns problemas da adolescência relacionados às novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), descritos em portais da Europa e da Oceania, para que percebam como essa faixa etária passa por situações de conflito similares em diferentes partes do mundo. Providenciar cópias do texto a seguir, projetá-lo ou reproduzi-lo no quadro e pedir aos grupos que avaliem cada ponto e discutam como poderiam acolher colegas com os problemas descritos.

Young people and mental health in a changing world

As to the negative effects social media can have on mental health, a recent study called #StatusofMind carried out by the Royal Society for Public Health (RSPH) and the Young Health Movement pointed to the following:

Anxiety and depression – [...] It has been proven that social media feeds anxiety and fuels feelings of inadequacy.

Sleep deprivation – Many studies have shown that increased social media use goes together with poor sleep quality among teenagers. [...] Poor body image – [...] Studies have shown that women spending time on social media have more body image concerns than others. [...] Fear of missing out (FoMO) – FoMO is a form of social anxiety characterized by the constant fear of missing some important opportunity to interact socially. It is associated with lower mood and lower life satisfaction.

(7)

nelen/Shutterstock.com

These issues are intrinsically linked to social media. Yet, there are other threats to young people's online wellbeing, this time posed by risky behaviours on the internet.

BETTER INTERNET FOR KIDS. World Mental Health Day: Young People and Mental Health in a Changing World. Disponível em: <https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/practice/awareness/detail?articleId=3620390>. Acesso em: 14 nov. 2018. Dica: caso os grupos sintam dificuldades em entender o significado do texto, orientá-los a usar dicionários bilíngues para buscar palavras-chave. Outra possibilidade é identificar cognatos e palavras familiares que possam facilitar a leitura.

Ler os itens com a turma e pedir a voluntários que sinalizem o que cada um deles significa. Discutir a frase final, que se refere a riscos mais comuns para adolescentes expostos às redes sociais, identificados pelos European Safer Internet Centres (SICs): cyberbullying, sextortion e grooming.

Pedir aos alunos que busquem em dicionários bilíngues e na internet explicações para esses termos. Fazer depois uma lista no quadro com os significados encontrados.

Se os alunos se sentirem confortáveis, pedir que sinalizem se já passaram ou conhecem pessoas que passaram por alguma dessas situações e como lidaram com elas. Após a leitura, apresentar o vídeo da campanha #TogetherForRespect, lançada em 2017 durante o Safer Internet Forum (SIF), disponível em: <http://pnld.me/jiwmcc>. Acesso em: 14 nov. 2018.

Perguntar aos grupos se as situações narradas no vídeo são familiares a eles e se conseguem pensar em soluções para os problemas apresentados no texto. Informar aos alunos que, para algumas situações, como as que foram apresentadas, não existe resposta correta, mas que é realmente importante recorrer a alguém de confiança para encontrar um suporte.

(8)

Dica: você pode ampliar a discussão solicitando aos alunos que se posicionem acerca das situações descritas, avaliando se recorrer a irmãos ou amigos para buscar ajuda e conselhos pode ser útil ou é um bom recurso, já que a confiabilidade das respostas pode ser questionável. Perguntar aos alunos se eles conseguem elencar outras estratégias que poderiam ser empregadas para ajudar os adolescentes e que tipo de ajuda eles buscariam se estivessem no lugar dos adolescentes (aconselhamento profissional, por exemplo). Finalizar a aula levando os alunos a perceber que, ainda que em lugares e épocas distintos, a adolescência é uma fase de descobertas e questionamentos. Buscar esclarecer aos alunos que o diálogo permite a troca de experiências e contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional, deixando-os mais preparados para lidar com situações adversas. Como tarefa de casa, solicitar aos grupos que busquem imagens que representem sentimentos de adolescentes que passam pelos problemas descritos anteriormente. Eles podem usar emojis para ilustrar cada situação.

Aula 3: Na comunidade

Solicitar aos alunos que apresentem os resultados da pesquisa solicitada como tarefa de casa. As imagens não precisam ser impressas; podem ser reproduzidas no caderno. Providenciar cópias coloridas dos emojis a seguir para realizar a atividade.

pingebat/Shutterstock.com

Reproduzir no quadro os problemas descritos no texto e no vídeo trabalhados na aula anterior e entregar aos grupos cópias dos emojis, que irão representar as emoções dos adolescentes. Pedir aos grupos que retomem os significados de cada problema e apliquem com fita adesiva as imagens que melhor expressam os sentimentos dos adolescentes.

Issues Feelings Anxiety and depression

Sleep deprivation Poor body image

Fear of missing out (FoMO) Cyberbullying

Sextortion Grooming

Discutir com a turma a correspondência das imagens com os sentimentos que elas representam e pedir aos alunos que compartilhem outras situações que poderiam fazer que eles se sentissem da mesma maneira. Como alternativa, você pode solicitar aos alunos que se organizem em círculo para uma roda de conversa, deixando-os mais confortáveis para interagir uns com os outros.

(9)

Após a proposta de interação em grupo, solicitar a voluntários que registrem no quadro as situações típicas da adolescência relatadas pelos alunos. Enquanto os alunos registram essas situações, pedir aos demais que anotem no caderno sugestões simples de como lidar com cada uma delas. Para facilitar a tarefa, retomar com os alunos o emprego dos verbos modais e questioná-los sobre a função de cada um deles no discurso.

Dica: você pode reproduzir a tabela a seguir como suporte linguístico aos alunos.

MODAL VERB USE EXAMPLES

should suggestion Do you think we should tell their parents?

She should only inspect my room. must obligation All witnesses must be disclosed.

The older child must always be allowed to wake up on her own. have to need Do you have to use a uniform?

But you have to remember, this has been going on for many years.

Para finalizar a aula, instruir os alunos a buscar soluções para um dos problemas como tarefa de casa e trazerem para a aula seguinte.

Para facilitar a visualização da proposta, projetar o esquema a seguir ou disponibilizar cópias para eles.

(10)

Editoria de arte

Aula 4: Memes

Iniciar a aula organizando os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes de acordo com o problema para o qual buscaram soluções como tarefa de casa. Pedir aos grupos que conversem sobre as soluções que encontraram para os problemas dos adolescentes. Em seguida, solicitar a um representante de cada grupo que apresente as soluções levantadas para a turma e estimular a discussão da viabilidade das propostas. Retomar a enquete da Aula 1 desta sequência e conduzir os alunos a perceber que a experiência de outras pessoas pode ajudá-los a lidar com situações de conflito durante a adolescência.

Para expandir a proposta, propor aos alunos que respondam a outra enquete, em que terão que indicar formas de comunicação para cada um dos problemas apresentados. Reproduzir no quadro a enquete a seguir ou providencie cópias dela aos alunos.

Which form of communication would you rather use for each of the issues that follow? 1 Phone message.– Atribuição não comercial

2 In person.– Atribuição não comercial 3 Phone call.– Atribuição não comercial

( ) I had an argument with my parents. ( ) I got a bad grade in school.

( ) I fell in love.

( ) I am confused about girl’s/boy’s stuff. ( ) I broke up with my best friend.

(11)

( ) I feel depressed.

Depois que os alunos tiverem respondido à enquete, solicitar que compartilhem a forma de comunicação que mais usariam e a justificar suas respostas. Levar os alunos a perceber que, com a facilidade de uso de ferramentas digitais, a comunicação interpessoal sofreu mudanças e que é cada vez mais comum o contato por mensagens de texto. Muitos aplicativos, inclusive, permitem a interação por texto escrito, falado e imagético. Essa possibilidade de interação dá mais abertura para o diálogo e pode deixar os interlocutores mais à vontade para trocar experiências, já que o contato visual praticamente limitado pode inibir a timidez.

Apresentar aos alunos as imagens a seguir impressas ou projetadas e perguntar a eles se sabem de que gênero se trata. Em parceria com o professor de Língua Portuguesa, abordar o gênero textual meme explorando as suas características estruturais de composição. Reproduzir no quadro as afirmativas a seguir e pedir aos alunos que observem as imagens e indiquem quais afirmativas são verdadeiras em relação ao gênero textual meme.

(12)

Tatyana Soares/Shutterstock.com; Editoria de arte

motttive/Shutterstock.com ( X ) It has humor.

( X ) It can show picture and text. ( ) It states a fact.

( ) It has a fixed meaning. ( X ) It can be ironic.

(13)

Dica: caso não disponha de recurso para a reprodução dos memes, você pode perguntar aos alunos se eles conhecem o termo meme e se podem contribuir com alguns exemplos. Após essa discussão, pedir que indiquem as características verdadeiras em relação a esse gênero textual.

Corrigir a atividade com a ajuda da turma e perguntar aos alunos se eles já usaram esse tipo de texto em suas redes sociais ou o enviaram para alguém via mensagem de texto. Conduzir uma discussão com a turma sobre a função dos memes e levar os alunos a perceber que eles podem refletir a realidade das pessoas que se identificam com a imagem. A comicidade inerente ao gênero textual também é explorada como forma de fazer que o interlocutor fique mais receptivo a comentários e conselhos.

Fazer uma leitura coletiva do texto a seguir.

How digital natives use memes to cope with mental

struggle

[...]

For a meme to be shared by a lot of people, its meaning must be decodeable for a lot of people. For that reason, these day to day struggles are powerful topics to be depicted, however mundane or painful they really are. Memes regarding serious topics like mental disorders have an increased propensity to become viral, if they are humorous and absurd while referring to the shared experiences of their audience.

[...]

KRAWCZYK, K. How Digital Natives Use Memes to Cope with Mental Struggle. Disponível em: <https://medium.com/@krawc/how-digital-natives-use-memes-to-cope-with-mental-struggle-22c71063d6ff>. Acesso em: 14 nov. 2018. Com base no texto, verificar entre os alunos quais memes mais fizeram sucesso e por quê e que tipo de meme eles costumam curtir, compartilhar, comentar etc. É importante identificar se algum deles se refere a problemas típicos da adolescência e, nesse caso, se por esse motivo recebe mais ou menos curtidas ou tem mais ou menos compartilhamentos.

Por fim, informar à turma que, conforme discutido na Aula 1, o objetivo deste projeto é a criação de pôsteres com memes. A temática será “teen issues e os alunos, em grupos,” e os alunos, em grupos, deverão produzir um meme que possa confortar ou orientar adolescentes que enfrentam situações conflituosas.

(14)

Aula 5: Arte e sustentabilidade

Esta aula poderá ser conduzida em conjunto com o professor de Arte. Perguntar aos alunos se eles já identificaram pelas ruas da cidade ondem vivem desenhos e escrita ou apenas um ou outro produzidos em papéis colados em diferentes superfícies e lugares: postes, pontos de ônibus, muros etc.

Esclarecer que, em muitos casos, trata-se de publicidade transmitida por meio do que chamamos de lambe-lambe. Porém, também pode ser uma produção artística, como é possível ver na matéria disponível em: <http://pnld.me/y7ptzg> (acesso em: 22 nov. 2018), que apresenta uma entrevista com o criador do lambe-lambe conhecido como "Pelé beijoqueiro".

Perguntar aos alunos se eles conhecem esse tipo de arte e se já puderam observar as aplicações em sua comunidade ou cidade. Reproduzir a definição de lambe-lambe a seguir no quadro e pedir aos alunos que identifiquem esse tipo de cartaz na imagem.

Lambe-lambe

[...] cartaz, geralmente produzido de forma artesanal e com conteúdo político ou artístico, que é colado num espaço público

INFOPÉDIA DICIONÁRIOS PORTO EDITORA. Lambe-lambe. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/lambe-lambe>. Acesso em: 10 out. 2018. Estimule os alunos a posicionar-se a respeito dessa manifestação artística e conduza-os a perceber que os lambe-lambes são uma forma de arte e de representação de um grupo cultural. Esses pôsteres são de fácil produção e podem veicular mensagens políticas, sociais e culturais, dialogando com a comunidade. Informar aos alunos que, apesar de serem produções artísticas, é preciso ter consciência ambiental para que não sejam fonte de poluição (visual e ambiental).

Exibir para os alunos o vídeo "Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo", disponível em: <http://pnld.me/mdj9px> (acesso em: 14 nov. 2018). Discutir com eles sobre quais são as intenções de artistas ao optarem por se expressar por meio do lambe-lambe.

Pedir aos alunos que pesquisem outros artistas ou coletivos de artistas brasileiros contemporâneos que utilizam essa linguagem como meio de expressão. Caso eles tenham dificuldade para identificá-los, apresente exemplos como:

(15)

 Fefe Talavera;  Derlon de Almeida;  Coletivo Ocupe a Cidade;  Coletivo Contrafilé.

O professor de Arte poderá auxiliar os alunos no processo de leitura de imagens produzidas por esses ou outros artistas, por meio da apreciação e contextualização, o que será complementado na aula seguinte pela produção de um trabalho de arte.

Para isso, providenciar os materiais da lista abaixo e dispô-los à frente da sala. Perguntar aos alunos se eles conhecem a função desses materiais para a arte. Permitir que ofereçam alternativas de uso para cada um dos itens de forma livre, explorando as suas características.

 Frasco de detergente de louças  Cola branca  Tesoura  Rolo de papel-manteiga  Marcador permanente  Pincel  Jornal

Conte aos alunos que todos os materiais apresentados podem ser usados para a produção e aplicação de lambe-lambes. Se houver oportunidade, conduza os alunos ao laboratório de informática da escola e pedir que busquem na internet formas de produção de lambe-lambes. Essa atividade permitirá que já se familiarizem com a forma de produção dos pôsteres.

Solicitar aos alunos que busquem, em casa, outras formas de produção e aplicação de lambe-lambes e que, para a aula seguinte, levem o esquema de soluções desenvolvido como tarefa de casa para a Aula 4.

Aula 6: Campanha de conscientização

Iniciar a aula organizando os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e pedir a eles que providenciem os materiais solicitados na aula anterior. Pedir aos alunos que discutam em seus grupos quais das sugestões trazidas para os problemas dos adolescentes apresentados na Aula 2 poderiam ser transformadas em memes para uma campanha de conscientização, nos moldes da que eles viram anteriormente em forma de vídeo (#TogetherForRespect).

(16)

Retomar com os alunos as características do gênero textual meme e pedir que avaliem a comicidade da sugestão. Lembrar os alunos de que a frase deve ser curta para que o meme não fique muito poluído.

Em seguida, solicitar aos grupos que compartilhem as técnicas que pesquisaram sobre produção de memes. Caso os alunos não estejam munidos desse material, você pode estimular a turma a contribuir espontaneamente. Listar no quadro materiais para a produção (como papel de jornal, papel-manteiga e papel sulfite; marcadores permanentes e tinta à base de água etc.) e aplicação dos lambe-lambes em um mural (água e farinha de trigo; cola branca e água; cola branca, água e detergente de louça etc.).

Incentivar os grupos a escolher alternativas mais sustentáveis e menos poluentes para produzir os lambe-lambes. Retomar com a turma a discussão sobre poluição visual e solicitar sugestões de espaços em que os lambe-lambes poderiam ser aplicados sem poluir o ambiente.

Dica: informar aos alunos que algumas cidades têm regulamentação quanto à aplicação de lambe-lambes em locais públicos ou em propriedade privada. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o artigo 11º da Lei 13.525/03 discorre sobre essa prática. Se for oportuno, você pode trazer o trecho dessa lei que trata da aplicação de lambe-lambes para que os alunos tenham ciência e respeitem as normativas públicas.

É vedada a instalação de anúncio em [...] postes de iluminação pública ou de rede de telefonia, inclusive cabines e telefones públicos [...]; torres ou postes de transmissão de energia elétrica; quando colado ou pintado nas colunas, paredes, muros e demais partes externas de edificação [...].

JUSBRASIL. Lei nº 13.525 de 28 de fevereiro de 2003. Disponível em: <https://cm-sao-paulo.jusbrasil.com.br/legislacao/812152/lei-13525-03>. Acesso em: 6 nov. 2018. Ainda que os alunos não consigam finalizar a produção dos lambe-lambes nesta aula, permitir que iniciem a produção e acompanhar o desenvolvimento das propostas instruindo os grupos que sentirem necessidade. Incentivar os alunos a compartilhar os materiais de produção e a trabalhar de forma colaborativa.

Conversar com a equipe pedagógica da escola para disponibilizar um espaço para a aplicação da campanha de conscientização, de forma que os lambe-lambes fiquem visíveis e componham a identidade visual da escola.

Ao longo da produção, distribuir cópias com as perguntas a seguir ou reproduzi-las no quadro para estimular os grupos a refletirem sobre a função social dos textos.

(17)

Think about the meme and what it’s trying to say.

 What does the text of the meme say? Is it a pun or a joke about the person in the photo?

 Is it clear that the message is supposed to be funny, or could it be read as sarcastic or offensive? Does it encourage a stereotype?

 How would you feel if that was you in the photo?

 Would you want people to post it if the photo was of you?

Para finalizar, combinar com a turma um momento de aplicação dos lambe-lambes na escola, ou na comunidade, em espaços devidamente autorizados pelo proprietário. Dessa forma, espera-se que a campanha de conscientização atinja a comunidade escolar mais ampla.

Avaliação por aula

Aula Proposta de avaliação

1 Avaliar a participação dos alunos na discussão em sala e se entenderam o conceito do projeto e a proposta final, percebendo o objetivo intrínseco ao projeto.

2 Avaliar se os alunos conseguiram identificar assuntos relevantes à adolescência e propor alternativas para lidar com os problemas apresentados.

3 Avaliar se os alunos conhecem formas de linguagem não verbal para veicular informações, como emojis e se conseguiram relacionar os emojis aos sentimentos que eles representam. 4 Avaliar se os alunos conseguiram identificar as características do gênero textual meme e

reconhecer o seu uso para a comunicação de sentimentos.

5 Avaliar a participação dos alunos na discussão sobre a função social do lambe-lambe, defendendo seu posicionamento e buscando alternativas sustentáveis para a produção de lambe-lambes.

6 Avaliar se os alunos conseguiram converter as sugestões em memes e se buscaram alternativas sustentáveis para a produção e aplicação dos lambe-lambes.

Avaliação final

É possível avaliar o projeto a cada etapa desenvolvida, observando se os alunos atingiram os objetivos sintetizados nos títulos de cada aula proposta. A proposta de avaliação para a Aula 4 e para a Aula 6 pode compor ferramenta avaliativa formal, uma vez que é possível analisar o material elaborado pelos alunos.

Para melhorar as ferramentas usadas nas aulas, propor aos alunos que reflitam sobre os aprendizados a cada aula e pedir que compartilhem suas impressões, apontando as etapas

(18)

que lhes pareceram mais fáceis e as mais difíceis. Nesse caso, pedir que compartilhem sugestões para facilitar as tarefas propostas.

Além disso, providenciar cópias da ficha de autoavaliação a seguir ou reproduzi-la no quadro. Ela servirá de guia (em conjunto com as propostas avaliativas para cada aula) para que você possa traçar estratégias de ensino, de forma a auxiliar os alunos no desenvolvimento deles e valorizar o conhecimento acumulado.

Sim Não tenho certeza

Acho que preciso melhorar/de ajuda 1. Você contribuiu ativamente com as

discussões em seu grupo?

2. Você contribuiu para a divisão equilibrada das tarefas na elaboração do pôster lambe-lambe?

3. Você entendeu que existem diferentes alternativas para um mesmo problema? 4. Você conseguiu relacionar os emojis com os sentimentos que eles representam? 5. Você se envolveu na produção dos materiais necessários para a elaboração do pôster lambe-lambe?

Sugestões de materiais para

pesquisa dos alunos

HEADSPACE. Life Issues. Disponível em: <http://pnld.me/rz5c7w>. Acesso em: 14 nov. 2018.

TEEN ISSUES. Disponível em: <http://pnld.me/4d2tpj>. Acesso em: 14 nov. 2018. TEEN MENTAL HEALTH. Disponível em: <http://pnld.me/7i2k66>. Acesso em: 14 nov.

(19)

Referências

bibliográficas

complementares

FAMILY ONLINE SAFETY INSTITUTE. Internet Infamous: How Memes Affect Teens. Disponível em: <www.fosi.org/good-digital-parenting/internet-infamous-how-memes-affect-teens>. Acesso em: 14 nov. 2018.

UNITED NATIONS YOUTH. – Atribuição não comercial International Youth Day 2018. Disponível em:

<www.un.org/development/desa/youth/international-youth-day-2018.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.

MASSARUTO, Filippo Antonio; VALE, Lara Ferreira do; ALAIMO, Marcela Miquelon. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil, n. 83, jun. 2017. Disponível em:

<http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em: 14 nov. 2018.

Referências

Documentos relacionados

Sérgio Alexandre Carvalho da Costa, Paula Odete Fernandes 3º lugar: Análise de tensões em modelos biomecânicos osso-implante Cláudio Neves, Lucas Azevedo, Elza Fonseca.

[r]

Divididos em três tipos: produtos que não requerem fermentação dada a natureza da sua massa, produtos que já passaram pelo processo de fermentação e produtos congelados

Esse processo de cooficialização das línguas indígenas (Oliveira, 2015) possibilitou uma ampliação da visão sobre a inclusão cidadã através das línguas, abrindo espaço

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

b) O valor pago pelo devedor passado um ano. Os juros serão pagos trimestralmente, sendo o primeiro pagamento efectuado 3 meses após a data do contrato, à taxa de juro

Art. 22 ' ertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou' +?rios outros dispositivos da ei de Direitos Autorais comprovam a especial proteção que

Os jogos nos ajudam a definir o profissional mais adequado para o perfil do cargo, de forma mais rápida e eficaz, uma vez que, nos permite visualizar seu desempenho em