• Nenhum resultado encontrado

Cinco práticas recomendadas de business intelligence para dispositivos móveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cinco práticas recomendadas de business intelligence para dispositivos móveis"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cinco práticas

recomendadas de

business intelligence

para dispositivos

móveis

Autor: Ellie Fields, Diretora de marketing de produto da Tableau Software Junho de 2011

(2)

Ci n co p rá tica s re co m e n d a d a s d e b u si n e ss in te llige n ce p a ra d ispo sitivos m ó ve is

Cinco práticas

recomendadas de

business intelligence

para dispositivos móveis

Business intelligence para dispositivos móveis é fundamentalmente diferente de business intelligence tradicional. Os dispositivos são diferentes (tablets em vez de computadores), as necessidades são diferentes (obter detalhes para o cliente que está lá, não para todos os clientes) e o nível de atenção de seu público-alvo

é diferente (em trânsito, provavelmente distraído). Mas os benefícios em potencial são enormes. Um deles é que você pode parar de tomar decisões sem o benefício dos dados. Business intelligence para dispositivos móveis pode ser criada muito mais próximo a onde o trabalho está sendo feito: conversas nos corredores, reuniões rápidas, apresentações executivas e discussões com clientes e parceiros. Supor que todos estejam em suas mesas ou em frente ao computador quando precisam de dados é limitar o potencial de business intelligence.

Outro grande benefício é divulgar mais amplamente a business intelligence por toda a organização. Isso pode ajudar a criar uma cultura de tomada de decisões orientada a dados. Alguns números mostram que apenas 8% das pessoas na maioria das organizações usam business intelligence 1. Isso é uma falha enorme para iniciativas de business intelligence com a atribuição de fornecer informações para toda a organização.

Dispositivos móveis oferecem a possibilidade de finalmente espalhar a BI por toda a organização. Uma pesquisa recente da Howard Dresner confirmou a crescente adoção de business intelligence para dispositivos móveis. “A grande maioria (> 70%) dos entrevistados indicou que menos de 10% dos usuários atualmente têm acesso a recursos de BI para dispositivos móveis. No entanto, a perspectiva otimista para os próximos dois anos é impressionante. Mais de 30% sugere que o uso aumentará para 11-20% e mais de 30% indica uso acima de 21% no próximo ano.” Estudo de mercado de business intelligence para dispositivos móveis,

setembro de 2010, Dresner Advisory Services, LLC. www.mobile-bi.study.com

Para os que consideram BI para dispositivos móveis ou que já estão entrando no mercado de dispositivos móveis, há cinco práticas recomendadas para

a distribuição de informações pensando no público-alvo de dispositivos móveis.

 Evite a proliferação de painéis

 Escreva pensando no menor formato

 Considere o público-alvo em trânsito

 Leve em conta novos cenários para dispositivos

móveis

 Aproveite o processo natural de colaboração dos

dispositivos móveis

Evite a proliferação de

painéis.

BI para dispositivos móveis é mais do que jogar os mesmos painéis antigos em um tablet. O truque é adaptar e não recriar a roda. Na verdade, você quer usar vários dos mesmos painéis em trânsito e em sua mesa, de formas ligeiramente diferentes.

Evite a armadilha da proliferação de painéis. Não recrie cada um de seus painéis principais para cada dispositivo diferente. Em vez disso, use uma abordagem de “criação única, distribuição geral”: planeje a criação de seus painéis uma única vez, ou adapte os painéis existentes e os disponibilize para todos os dispositivos relevantes. Para adotar essa prática recomendada, procure uma solução de business intelligence que suporte os painéis de criação única, distribuição geral. Por exemplo, o software deve detectar diferentes dispositivos e fornecer otimização para toque para os dispositivos móveis. Se sua solução requer que você crie um novo painel para o uso de dispositivos móveis, você nunca poderá colher os benefícios da reutilização. Ao adaptar, em vez de recriar seus painéis, você pode economizar bastante tempo e dor de cabeça com manutenção.

(3)

Ci n co p rá tica s re co m e n d a d a s d e b u si n e ss in te llige n ce p a ra d ispo sitivos m ó ve is

Figura 1: Com uma solução de criação única, a interatividade é otimizada para o toque automaticamente. Você não precisa criar uma versão diferente de cada painel para uso em dispositivos móveis.

Escreva pensando no

menor formato.

O tamanho da tela dos tablets, apesar de mais

generoso do que de um telefone, é menor do que a que as pessoas têm em suas mesas. Essa diferença no formato tem um grande efeito em como as pessoas usam business intelligence.

É uma questão de usar bem o espaço. Há espaço suficiente para exibir painéis em uma tela menor. Veja algumas dicas para publicar conteúdo no espaço restrito de um tablet:

 Coloque a exibição mais importante na parte

superior esquerda. É lá que os olhos dos usuários naturalmente começam.

 Limite seu painel para 2 a 4 exibições principais. Sobrecarregar a tela tornará o painel muito menos útil em trânsito.

 Seja econômico com legendas e filtros. Mantenha

apenas os filtros mais necessários. E você realmente precisa de uma legenda da cor se suas cores estão rotuladas dentro da exibição?

Maior é melhor. Use marcas grandes para que as pessoas possam selecioná-las com os dedos. Use tamanhos de fonte grandes para que as pessoas possam ler as explicações e títulos.

Figura 2:

A versão original deste painel de vendas incluía

cinco exibições e cinco filtros.

Figura 3:

A versão para dispositivos móveis foi simplificada para

três exibições e três filtros. A exibição mais importante, vendas diárias, é grande e está na parte superior. As duas exibições removidas do painel foram incluídas como guias, para que a informação ainda esteja acessível.

Considere o público-alvo

em trânsito.

Outra grande diferença entre a publicação de análises para dispositivos móveis versus computadores é que você não pode supor que as pessoas tenham tempo para maiores detalhes. Seus usuários provavelmente estarão buscando informações de alto nível ou tentando encontrar uma informação específica.

(4)

Ci n co p rá tica s re co m e n d a d a s d e b u si n e ss in te llige n ce p a ra d ispo sitivos m ó ve

is Conforme você avalia seus painéis pensando em

usuários de dispositivos móveis, faça estas alterações pequenas, porém importantes:

 Permita o detalhamento: seus painéis devem ser

pontos de lançamento para obter dados mais específicos. Verifique se sua ferramenta fornece a capacidade de detalhar diferentes fatias de dados, para que as pessoas possam seguir sua linha de pensamento natural. Por exemplo, um relatório sobre produtividade e satisfação do cliente em todos os call centers deve permitir que você detalhe os turnos e funcionários em um determinado call center. Caso contrário, você não poderá diagnosticar os problemas quando estiver analisando os call centers.

 Ofereça filtros apropriados para os funcionários em trânsito: Criando uma exibição para uma pessoa de suporte que visitará os clientes? Adicione um filtro de pesquisa de clientes em vez de forçá-la a navegar por setor ou local para encontrar um cliente. Mas não exagere: fornecer exatamente o conjunto certo de filtros, nem mais nem menos, ajudará seus funcionários a fazer um melhor uso da BI para dispositivos móveis.

Figura 4: Onde estava mesmo o painel? A pesquisa rápida e eficaz é uma parte crítica da BI para dispositivos móveis. .

Forneça pesquisa por conteúdo: Obter as informações certas em um painel é importante, mas nada disso importa a menos que você possa primeiro encontrar o painel certo. A maioria das organizações tem dezenas, se não centenas, de relatórios. Facilite para que os usuários procurem diferentes conteúdos por projeto, publicador, data, nome e outras facetas. Por fim, verifique se outros usuários precisam de treinamento: se eles precisarem aprender um novo paradigma de interação para envolvimento com seu conteúdo para dispositivos móveis, você perceberá uma menor adoção e colherá menos benefícios dos dispositivos móveis.

Leve em conta novos

cenários para

dispositivos móveis.

Embora enfatizemos a abordagem de criação única, distribuição geral para business intelligence para dispositivos móveis, ocasionalmente valerá a pena a criação de novas exibições especificamente para o ambiente de dispositivos móveis. Quando estiver implantando sua estratégia para dispositivos móveis, pergunte: “Meus painéis existentes são suficientes? Eles fornecem as informações necessárias para alguém circulando e interagindo com colegas, clientes, parceiros e pacientes?”

Por exemplo, pense em criar um painel para as

pessoas de suporte, para uso no escritório com clientes, que tenha informações sobre a conta do cliente, disponibilidade de peças e programações, tudo em um painel. Ou crie um painel de linha de negócios que contenha todas as principais métricas. Isso facilita para que os executivos obtenham respostas rapidamente sobre as principais tendências de negócios no meio de longas sessões de planejamento.

Para descobrir uma nova forma potencialmente valiosa de apresentar informações aos seus clientes,

 Pergunte a eles qual é a parte mais difícil de seu trabalho.

 Pergunte a eles qual informação é a mais difícil de obter e quando ela é necessária.

 Siga uma pessoa por um dia e observe-a à medida

que realiza sua rotina normal. Anote as vezes que ela precisa das informações e veja quanto informação ela é capaz de obter.

(5)

Ci n co p rá tica s re co m e n d a d a s d e b u si n e ss in te llige n ce p a ra d ispo sitivos m ó ve is

Aproveite o processo

natural de colaboração

dos dispositivos móveis.

Os aplicativos para dispositivos móveis são

naturalmente sociais. Eles são usados em reuniões, no escritório do cliente e nos centros de operações. Os tablets são especialmente sociais: eles são convenientes para serem carregados, iniciam

instantaneamente e são fáceis de serem emprestados. Aproveite isso com seus aplicativos de business intelligence para dispositivos móveis.

 Forneça filtros interativos, classificação, panorâmica e ampliação/redução para que os usuários possam navegar pelos dados durante uma reunião.

 Permita comentários em exibições para que as

perguntas e observações não sejam perdidas.  Verifique se sua solução é rápida o suficiente para

acompanhar o ritmo de uma discussão. As pessoas seguirão sem as informações necessárias se o painel não for carregado rapidamente. Por fim, verifique se sua business intelligence para dispositivos móveis suporta todas suas autenticações e segurança de dados. Embora business intelligence para dispositivos móveis forneça grandes oportunidades de colaboração, ela também, potencialmente, permite violações de segurança se você não garantir que os protocolos sejam implantados.

Conclusão

Business intelligence para dispositivos móveis pode finalmente cumprir a promessa de 30 anos do setor: fornecer informações quando e onde forem necessárias. Mas, para tirar o máximo os dispositivos móveis, você precisará de uma estratégia que aproveite seus ativos de BI existentes enquanto os adapta para um ambiente de dispositivos móveis.

As práticas recomendadas incluem:

 Criação única, distribuição geral

 Escreva pensando no menor formato

 Conhecer seu público-alvo em trânsito

 Levar em conta os novos cenários ativados pela tecnologia

de dispositivos móveis

 Aproveitar a natureza colaborativa da tecnologia de

dispositivos móveis

Cada uma é essencial para o sucesso de um projeto de business intelligence. Juntas, essas práticas recomendadas ajudarão você entrar de forma bem-pensada na era de dispositivos móveis. Mas elas são apenas o início: colaboração, informações e segurança continuarão a evoluir à medida que liberamos a business intelligence da mesa.

(6)

Ci n co p rá tica s re co m e n d a d a s d e b u si n e ss int e llige n ce p a ra d ispo sitivos m ó ve is

Sobre a Tableau

A Tableau Software permite que as pessoas vejam e entendam os dados. Avaliada pela Gartner e pela IDC em 2011 como a empresa de business intelligence de crescimento mais rápido do mundo, a Tableau ajuda todos a analisarem, visualizarem e compartilharem informações de maneira rápida e fácil. Mais de 9.000 empresas obtêm rápidos resultados com o software Tableau no escritório e em trânsito. Milhares de pessoas usam o software Tableau Public para compartilhar dados em sites e blogs. Veja como a Tableau pode ajudá-lo. Baixe a versão de avaliação em www.tableausoftware.com/trial.

Observações finais

1

Referências

Documentos relacionados

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

A palavra software designa o conjunto de programas que um equipamento e, em especial, um sistema de computador é capaz de executar. Podemos conside- rar que um software é uma

o O comportamento organizacional é decorrente das estruturas, estratégias, sistemas e cultura da empresa, sendo expresso em função dos princípios, insights e

O Google informou que no relatório não foi analisado o Android 3.0 Honeycomb, por ser exclusivo para tablets, e que os dados referem-se a dispositivos ativados entre 27 de janeiro e

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Os estudantes do Curso de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas serão estimulados a desenvolver trabalhos de Iniciação Científica, concorrendo a bolsas

O ultrassom é utilizado em diferentes etapas do tratamento endodôntico, como no acesso ao canal radicular, na irrigação dos canais radiculares, na remoção de

Este trabalho visa apresentar uma ferramenta para a Geração de Interfaces Adaptativas (GIA) que partindo de um modelo genérico tem como objetivo a criação de interfaces