• Nenhum resultado encontrado

XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) Natal RN, 25 a 28 de outubro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) Natal RN, 25 a 28 de outubro de 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IDENTIFICA ¸C ˜AO DE UM SECADOR DE GR ˜AOS UTILIZANDO MODELO DE WIENER E O M´ETODO DO REL´E

Mois´es Tavares da Silva∗, P´ericles Rezende Barros∗ ∗Departamento de Engenharia El´etrica

Programa de P´os-Gradua¸c˜ao em Engenharia El´etrica Universidade Federal de Campina Grande

Campina Grande, Para´ıba, Brasil

Emails: moises.silva@ee.ufcg.edu.br, prbarros@dee.ufcg.edu.br

Abstract— A grain drying system is used to control humidity and treatment of stored seeds. It is presented in this paper the identification of the inverse nonlinear static function Wiener model for a grain dryer in laboratory scale. It is applied the relay feedback under conditions of nonlinearity to the grain dryer in order to ensure a symmetrical relay feedback output and rejects the effects of static disturbance and nonlinearity effectively. The evaluation of the estimation quality is performed based on the estimated inverse nonlinear static function. From results it is apparent that methodology used is capable to characterize the nonlinear behavior of the grain drying system.

Keywords— Relay feedback, Grain Drying, Systems Identification.

Resumo— Um sistema de secagem de gr˜aos ´e utilizado para controle da umidade e no tratamento das sementes armazenadas. Neste artigo ´e realizada a identifica¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa do modelo de Wiener para um secador de gr˜aos em escala de laborat´orio. ´E aplicado o m´etodo do rel´e sob condi¸c˜oes de n˜ao linearidade ao secador de gr˜aos com objetivo de garantir uma sa´ıda sim´etrica do rel´e e rejeitar os efeitos das perturba¸c˜oes est´aticas e n˜ao linearidade de forma eficaz. A avalia¸c˜ao da qualidade da estimativa ´e realizada a partir da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa estimada. Atrav´es dos resultados verifica-se que a metodologia utilizada ´e capaz de caracterizar o comportamento n˜ao linear do sistema de secagem de gr˜aos.

Palavras-chave— Rel´e, Secador de Gr˜aos, Identifica¸c˜ao de Sistemas.

1 Introdu¸c˜ao

Quando a n˜ao linearidade nos processos ´e t˜ao acentuada que suas aproxima¸c˜oes lineares n˜ao s˜ao aceit´aveis, modelos n˜ao lineares devem ser consi-derados para descrever adequadamente suas dinˆ a-micas. Os modelos n˜ao lineares de Wiener, Ham-merstein e Wiener-HamHam-merstein podem descrever as dinˆamicas de muitos processos qu´ımicos, el´etri-cos e biol´ogiel´etri-cos (Park et al., 2006). Dentre os modelos n˜ao lineares, neste trabalho utiliza-se o modelo de Wiener que consiste em um subsistema dinˆamico linear conectado em s´erie com uma fun-¸c˜ao est´atica n˜ao linear.

Em (Sung e Lee, 2004) foi desenvolvido um m´etodo do rel´e para identificar processos n˜ao line-ares do tipo Wiener. O problema de identifica¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear e subsistema linear foi dividido. Assim, o procedimento de identifica-¸c˜ao foi simplificado de forma significativa. Devido a separa¸c˜ao, a sa´ıda n˜ao mensur´avel do subsistema dinˆamico linear pode ser obtida de uma maneira simples. Por´em tal m´etodo n˜ao ´e capaz de rejeitar perturba¸c˜oes est´aticas.

Um m´etodo do rel´e para obter um sinal de teste senoidal aproximado na frequˆencia cr´ıtica do processo foi proposto em (Sung e Lee, 2006). Atrav´es da aplica¸c˜ao deste m´etodo para proces-sos n˜ao lineares ´e garantida a sa´ıda sim´etrica do rel´e quando um estado estacion´ario c´ıclico ´e ob-tido, independentemente da perturba¸c˜ao est´atica,

enquanto o m´etodo do rel´e original (˚Astr¨om e H¨agglund, 1984) mostra uma sa´ıda assim´etrica em tais condi¸c˜oes.

Neste artigo, o m´etodo do rel´e sob condi-¸c˜oes de n˜ao linearidade proposto em (Sung e Lee, 2006) ´e aplicado a um processo t´ermico de secagem de gr˜aos em escala de laborat´orio. Um sistema de secagem de gr˜aos ´e utilizado para con-trole da umidade e no tratamento das sementes armazenadas. Seu funcionamento ´e baseado em um fluxo de ar quente que diminui a umidade das sementes em fun¸c˜ao da temperatura e da veloci-dade do fluxo de ar. A escolha do sistema de seca-gem de gr˜aos se deve ao seu comportamento n˜ao linear.

Como resultado da aplica¸c˜ao do m´etodo do rel´e sob condi¸c˜oes de n˜ao linearidade, a fun¸c˜ao es-t´atica n˜ao linear inversa da sa´ıda do modelo de Wiener ´e estimada. Al´em disso, a fim de avaliar a qualidade da estimativa, a fun¸c˜ao est´atica n˜ao li-near ´e utilizada para compensar a n˜ao linearidade do processo.

Este artigo est´a organizado como segue: o m´e-todo do rel´e sob condi¸c˜oes de n˜ao linearidade ´e descrito na Se¸c˜ao 2, a identifica¸c˜ao da fun¸c˜ao es-t´atica n˜ao linear inversa do modelo de Wiener ´e apresentada na Se¸c˜ao 3. Na Se¸c˜ao 4 ´e descrito o sistema de secagem de gr˜aos. Na Se¸c˜ao 5 os re-sultados obtidos s˜ao apresentados. Na Se¸c˜ao 6 os resultados s˜ao analisados. Por fim, na Se¸c˜ao 7, s˜ao apresentadas as conclus˜oes.

(2)

2 M´etodo do Rel´e sob Condi¸c˜oes de N˜ao Linearidade e Perturba¸c˜ao Est´atica O m´etodo do rel´e utilizado foi proposto por (Sung e Lee, 2006). Na Figura 1 ´e apresentado o di-agrama esquem´atico para o m´etodo do rel´e. De acordo com o diagrama u(t) e y(t) s˜ao a sa´ıda do rel´e e sa´ıda do processo, respectivamente. O sinal d representa a perturba¸c˜ao est´atica e Rin´e o valor

de referˆencia da entrada do rel´e.

Rin d y(t) u(t) Processo + + +

-Figura 1: Diagrama esquem´atico do M´etodo do Rel´e.

Na Figura 2, ´e apresentada a resposta di-nˆamica t´ıpica do m´etodo do rel´e original de um processo n˜ao linear simulado sob perturba¸c˜ao es-t´atica. A perturba¸c˜ao est´atica ocorre no tempo t = 20s com magnitude de 0, 5. Observa-se que o m´etodo do rel´e original fornece uma sa´ıda assim´e-trica.

Figura 2: Resposta dinˆamica do m´etodo do rel´e original com perturba¸c˜ao est´atica.

Na Figura 3 encontra-se a resposta dinˆamica t´ıpica do m´etodo do rel´e modificado para uma per-turba¸c˜ao est´atica. A perturba¸c˜ao est´atica (sinal d, Figura 1) ocorre no tempo t = 20s com magni-tude de 0, 5. Neste caso, observa-se que o m´etodo do rel´e proposto por (Sung e Lee, 2006) fornece uma sa´ıda sim´etrica do processo n˜ao linear, inde-pendentemente da perturba¸c˜ao est´atica, quando o estado estacion´ario c´ıclico ´e atingido.

O m´etodo do rel´e modificado realiza o se-guinte procedimento:

1. Obt´em um per´ıodo de oscila¸c˜ao da mesma forma que o m´etodo do rel´e tradicional pro-posto por (˚Astr¨om e H¨agglund, 1984);

2 3 1

Figura 3: Resposta dinˆamica do m´etodo do rel´e modificado com perturba¸c˜ao est´atica.

2. Entra o valor baixo do rel´e e aguarda por um tempo igual a metade do per´ıodo ante-rior. Isso for¸ca a simetria da sa´ıda do rel´e no estado estacion´ario c´ıclico. Al´em disso, ap´os o tempo igual a metade do per´ıodo anterior ´e estabelecido Rin= y. Isto for¸ca os dois

pon-tos cruzarem em um per´ıodo entre a sa´ıda do processo e o valor de referˆencia da entrada para convergir para o mesmo valor;

3. Entra o valor superior do rel´e e aguarda a sa´ıda do processo cruzar o valor da referˆencia de entrada (Rin);

4. Repete os passos 2 e 3 at´e obter um estado estacion´ario c´ıclico.

Destacam-se duas caracter´ısticas importan-tes do m´etodo do rel´e utilizado. A primeira, ´e que sempre ´e garantida a sa´ıda sim´etrica do rel´e quando o estado estacion´ario c´ıclico ´e obtido, pois o m´etodo define exatamente o comprimento de tempo do valor baixo do rel´e para metade do pe-r´ıodo anterior. Definir o tempo total do valor baixo do rel´e para a metade do per´ıodo garante uma sa´ıda sim´etrica do rel´e no estado estacion´ a-rio c´ıclico, porque o per´ıodo passado e o per´ıodo presente s˜ao os mesmos no estado estacion´ario c´ı-clico. O segundo ponto importante ´e que o m´etodo do rel´e modificado atualiza Rin, a fim de rejeitar

os efeitos da perturba¸c˜ao est´atica.

3 Identifica¸c˜ao da Fun¸c˜ao Est´atica N˜ao Linear Inversa do Modelo de Wiener Nesta se¸c˜ao ´e apresentada a metodologia para identifica¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa de um modelo do tipo Wiener. A metodologia utiliza o m´etodo do rel´e sob condi¸c˜oes de n˜ao li-nearidade. A vantagem da abordagem utilizada consiste em n˜ao resolver problemas de otimiza¸c˜ao n˜ao lineares iterativos.

(3)

O modelo de Wiener ´e composto por um sub-sistema linear em s´erie com uma fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear. Na Figura 4 ´e representado o diagrama de bloco deste modelo.

f(z(t))

G( . )

u(t) z(t) y(t)

Figura 4: Diagrama do Modelo de Wiener.

Para fins de identifica¸c˜ao considere o modelo de Wiener com uma ´unica entrada e uma ´unica sa´ıda (SISO). A Equa¸c˜ao (1) representa o subsis-tema dinˆamico linear e a Equa¸c˜ao (2) representa a fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear da sa´ıda. As vari´a-veis u(t) e y(t) s˜ao, respectivamente, a entrada e sa´ıda do modelo. A vari´avel intermedi´aria z(t) ´e a sa´ıda do subsistema dinˆamico linear e a vari´avel τd indica o atraso na entrada.

G(s) = Z(s) U (s) = b1sn−1+ b2sn−2+ ... + bn−1s + bn sn+ a 1sn−1+ ... + an−1s + an exp(−τds) (1) z(t) = f−1(y(t)) = q1y(t) + q2y2(t) + ... + qryr(t). (2) O sinal da sa´ıda do modelo de Wiener ´e ob-tido atrav´es do mapeamento do sinal intermedi´ a-rio, z(t), atrav´es da fun¸c˜ao f , ou seja:

y(t) = f (z(t)). (3) Como o sinal intermedi´ario n˜ao est´a dispon´ı-vel, pode-se estim´a-lo atrav´es da inversa da fun¸c˜ao f (Isermann e Munchhof, 2011). Assim,

z(t) = f−1(y(t)). (4) Portanto, a fun¸c˜ao f deve ser invers´ıvel para que um modelo de Wiener possa ser estimado uti-lizando o procedimento proposto.

A metodologia para identifica¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear do modelo de Wiener ´e dividida nos seguintes passos:

• Passo 1 - Obter o sinal intermedi´ario aproxi-mado G( . )

u

r

z

r

y

r +

-R

in f(z(t))

Figura 5: Diagrama esquem´atico do processo de Wiener excitado pelo rel´e.

O processo n˜ao linear do tipo Wiener ´e exci-tado pelo sinal do rel´e modificado, conforme re-presentado na Figura 5. O m´etodo do rel´e uti-lizado garante uma sa´ıda sim´etrica independente da perturba¸c˜ao est´atica. Logo, a sa´ıda do rel´e (Equa¸c˜ao (5)) e a sa´ıda do subsistema dinˆamico linear (Equa¸c˜ao (6)) podem ser descritas atrav´es da seguinte expans˜ao em s´erie de Fourier:

u(t) = 4ur π sen(ωct) + 4ur 3πsen(3ωct) +4ur 5πsen(5ωct)+ (5) z(t) = 4ur|G(jωc)| π sen(ωct +6 G(jωc)) + 4ur|G(j3ωc)| 3π sen(3ωct +6 G(j3ωc)) + 4ur|G(j5ωc)| 5π sen(5ωct +6 G(j5ωc)) +· · · , (6)

onde ur, ωc e G(jωc) representam,

respectiva-mente, a amplitude do rel´e, a frequˆencia cr´ıtica e a resposta em frequˆencia do subsistema dinˆamico linear.

Devido `as caracter´ısticas dinˆamicas do sis-tema de secagem de gr˜aos, os termos harmˆonicos de alta ordem do rel´e s˜ao relativamente pequenos em compara¸c˜ao ao termo fundamental, ou seja, a dinˆamica do secador de gr˜aos atenua muito mais os termos harmˆonicos de alta ordem. Portanto, a sa´ıda do rel´e pode ser representada atrav´es da harmˆonica fundamental da s´erie de Fourier:

u(t) 4ur

π sen(ωct). (7) Para identificar a fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear da sa´ıda, considera-se apenas os sinais no estado estacion´ario c´ıclico. Assim, o sinal da sa´ıda do subsistema dinˆamico linear pode ser aproximado pelo seguinte sinal senoidal:

ˆ

z(t)≈ d.G(0) −4ur|G(jωc)|

π sen(ωct), (8) onde G(0) e G(jωc) s˜ao, respectivamente, as

res-postas em frequˆencia do subsistema dinˆamico li-near na frequˆencia zero e na frequˆencia cr´ıtica. O sinal d representa a perturba¸c˜ao est´atica.

• Passo 2 - Obter o modelo inverso da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear

Uma vez definida uma aproxima¸c˜ao para o si-nal intermedi´ario z(t) o modelo inverso da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear ´e obtido a partir das Equa¸c˜oes (2) e (8). Assim, z(t) M2 = q1 M2 y + q2 M2 y2+ q3 M2 y3+ ... + qr M2 yr ≈ MM1 2− sen(ω ct), (9)

(4)

G( . )

u(t)

z(t)

y(t)

f(z(t)/ )

α

Figura 6: Diagrama do modelo de Wiener equiva-lente.

onde M1= d.G(0) e M2=4ur|G(jωπ c)|.

A Equa¸c˜ao (9) representa o modelo inverso da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear da sa´ıda normalizado pelo fator M2. Assume-se, sem perda de

genera-lidade, que (4ur|G(jωc)|)/π = 1 pois ´e poss´ıvel

compensar a suposi¸c˜ao multiplicando 1/α na fun-¸c˜ao est´atica n˜ao linear, tal como representado na Figura 6. Desta forma, a rela¸c˜ao entrada-sa´ıda permanece inalterada. A partir dessa suposi¸c˜ao e das Equa¸c˜oes (7) e (9) observa-se que a frequˆencia cr´ıtica ´e a frequˆencia do rel´e e a raz˜ao da ampli-tude ´e π/4ur, ou seja, a resposta em frequˆencia do

subsistema dinˆamico linear ´e dado por: ˆ

G(jωc) = (π/4ur) exp(−jπ). (10)

• Passo 3 - Estimar os parˆametros do modelo da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear

Os parˆametros do modelo na Equa¸c˜ao (9) s˜ao obtidos analiticamente aplicando o m´etodo dos m´ınimos quadrados (Ljung, 1999), desta forma ´e obtida a Equa¸c˜ao (11).

min ˆ q N X i=0 sen(ωcti) + ˆq0+ ˆq1yi+ ˆq2yi2+ ... + ˆqryir 2 . (11) A partir da Equa¸c˜ao (11), o vetor de parˆ ame-tros ˆθ ´e dado por:

ˆ θ = (ΨTΨ)ΨTY, (12) onde Y =      ˆ z(0) ˆ z(1) .. . ˆ z(N )      (13) e Ψ =      y(1)(0) y(2)(0) · · · y(n)(0) y(1)(1) y(2)(0) · · · y(n)(1) .. . ... . .. ... y(1)(N ) y(2)(N ) · · · y(n)(N )     . (14) Na Equa¸c˜ao (11) a vari´avel N ´e o n´umero de medi¸c˜oes no estado estacion´ario c´ıclico e os ter-mos ˆqi = 1, 2, 3, ..., s˜ao as estimativas

correspon-dentes a qi/M2, i = 1, 2, 3, ..., e ˆq0 corresponde a

−M1/M2. Portanto, o modelo estimado da

fun-¸c˜ao est´atica n˜ao linear da sa´ıda, correspondente a z(t)/M2´e dado por:

¯

z(t) = ˆq1y(t) + ˆq2y2(t) + ... + ˆqryr(t) (15)

4 Descri¸c˜ao do Sistema de Secagem de Gr˜aos

O sistema de secagem de gr˜aos ´e representado na Figura 7. Os gr˜aos s˜ao depositados sobre uma tela met´alica, conforme indicado na figura. O ar, `

a temperatura ambiente, ´e for¸cado para dentro da cˆamara principal pelo ventilador V 1, onde ´e aque-cido pela resistˆencia el´etrica R. O ventilador V 2 tamb´em for¸ca a entrada de ar `a temperatura am-biente na cˆamara principal, e ´e utilizado como en-trada de perturba¸c˜ao do sistema, para estudos de controle.

Figura 7: Sistema de secagem de gr˜aos.

A medi¸c˜ao de temperatura ´e feita pelo sensor S1. O tempo de resposta do sensor ´e bastante curto, quando comparado ao tempo de resposta do sistema, de modo que sua influˆencia pode ser desprezada.

A sa´ıda do sistema, P V (Process Variable), ´e a temperatura na tela met´alica medida atra-v´es do sensor LM 35 (S1). A aquisi¸c˜ao do dado de temperatura ´e realizado atrav´es de um m´odulo anal´ogico que disponibiliza esse dado para o Con-trolador L´ogico Program´avel (CLP) eZAP 901 da HI Tecnologia. O sinal de controle (MV - Ma-nipulate Variable) ´e aplicado atrav´es do atuador P W M no sistema de secagem de gr˜aos. A inter-face computacional utilizada para a realiza¸c˜ao dos experimentos foi o software MATLAB. Essa inter-face se comunica com o CLP atrav´es do padr˜ao OPC (OLE for Process Control ).

5 Resultados Experimentais

Considere o ponto de opera¸c˜ao do sistema utili-zado durante o experimento em 45, 2◦C. ´E

(5)

Figura 8: Curvas da resposta dinˆamica do m´etodo do rel´e - Secador de gr˜aos.

condi¸c˜oes de n˜ao linearidade, as caracter´ısticas do sinal s˜ao: amplitude do rel´e igual a 15%, histe-rese igual a ε− = −1 e ε+ = +1. O per´ıodo de

amostragem utilizado foi de 0, 1s.

Com o regime permanente atingido, o expe-rimento ´e iniciado e os dados da entrada e sa´ıda do sistema s˜ao coletados. Ap´os a coleta, o experi-mento ´e finalizado.

Na Figura 8 ´e apresentada a resposta dinˆ a-mica do sistema de secagem de gr˜aos para o expe-rimento do rel´e sob condi¸c˜oes de n˜ao linearidade. O ponto de frequˆencia em que a fase ´e−180

obtido a partir do per´ıodo de oscila¸c˜ao resultante do experimento do rel´e ´e 2, 98rad/s. A identi-fica¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear da sa´ıda ´e realizada conforme descrito na se¸c˜ao 3. A fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa estimada ´e dada por:

ˆ

z(t) = f−1(y(t)) = 0, 0411y3(t)− 1, 7227y2(t)

+25, 2290y(t) (16) A ordem do polinˆomio que representa a fun¸c˜ao inversa n˜ao linear foi determinada empiricamente.

6 An´alise dos Resultados

Devido a indisponibilidade do sinal intermedi´ario do sistema de secagem de gr˜aos real, n˜ao ´e pos-s´ıvel validar a fun¸c˜ao n˜ao linear inversa estimada diretamente com o sistema real. Portanto, para avaliar a fun¸c˜ao n˜ao linear inversa estimada em (16) utiliza-se o seguinte procedimento: em um primeiro experimento a fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa ´e usada para compensar a n˜ao linearidade do secador de gr˜aos, conforme diagrama esquem´ a-tico apresentado na Figura 9. Ent˜ao um conjunto de degraus de igual amplitude ´e aplicado ao sis-tema. Em um segundo experimento, ´e aplicado no sistema um conjunto de degraus, mesma am-plitude do caso anterior, sem compensar a n˜ao li-nearidade.

f(.)

G(s) z f--1(.) y

u

Secador de Grãos

Figura 9: Diagrama esquem´atico do sistema de Secagem de Gr˜aos com n˜ao linearidade compen-sada.

Atrav´es deste procedimento, tem-se por ob-jetivo avaliar a compensa¸c˜ao da n˜ao linearidade est´atica para diferentes pontos de opera¸c˜ao do sis-tema atrav´es da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa. No caso ideal, os ganhos dos modelos identificados para os degraus devem ser iguais, assim a n˜ao li-nearidade seria totalmente compensada.

Na Figura 10 ´e apresentado o resultado da aplica¸c˜ao dos degraus ao sistema sem compensar a n˜ao linearidade. Na Figura 11 ´e apresentado o resultado da aplica¸c˜ao dos degraus com a n˜ao linearidade compensada.

Na Tabela 1 s˜ao apresentados os modelos identificados para cada um dos degraus aplica-dos ao secador de gr˜aos. Os modelos s˜ao estima-dos utilizando o m´etodo estima-dos m´ınimos quadraestima-dos (Ljung, 1999).

Tabela 1: Modelos identificados para o Secador de Gr˜aos com e sem n˜ao linearidade compensada.

Sem compensa¸c˜ao Com compensa¸c˜ao ˆ G1= 85,07s+11,3277 e−2,74s Gˆ4=46,88s+13,9058 e−2,43s ˆ G2= 110,63s+11,6721 e−0s Gˆ5= 97,73s+13,1835 e−0s ˆ G3= 109,11s+15,6649 e−0s Gˆ6= 61,67s+13,1485 e−0s

A partir dos modelos identificados, verifica-se que os ganhos estimados para o caso sem a n˜ao linearidade compensada s˜ao divergentes, o ganho do modelo ˆG1 ´e cerca de 4, 6 vezes menor que o

ganho do modelo ˆG3. A variˆancia dos ganhos dos

modelos ˆG1, ˆG2 e ˆG3´e de 5, 8675.

Para o caso com a n˜ao linearidade compen-sada, o modelo de maior ganho ( ˆG4) ´e 1, 24 vezes

maior que o ganho do modelo de menor ganho ( ˆG6). Os ganhos dos modelos ˆG4, ˆG5 e ˆG6

apre-sentam uma variˆancia de 0, 1827.

Portanto, o objetivo de caracterizar a n˜ao li-nearidade est´atica ´e alcan¸cado e o procedimento de identifica¸c˜ao apresentado ´e v´alido para estimar a fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa do secador de gr˜aos.

7 Conclus˜oes

O m´etodo do rel´e modificado, que garante uma sa´ıda sim´etrica do rel´e quando um estado estaci-on´ario c´ıclico ´e atingido, foi utilizado para iden-tificar a fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa de um sistema de secagem de gr˜aos.

(6)

Figura 10: Curvas da resposta dinˆamica do Pro-cesso sem compensar n˜ao linearidade.

Figura 11: Curvas da resposta dinˆamica do Pro-cesso com a n˜ao linearidade compensada.

A partir dos resultados experimentais, a me-todologia utilizada se mostrou eficiente para ca-racterizar o comportamento est´atico n˜ao linear do sistema de secagem de gr˜aos. Uma das vantagens da utiliza¸c˜ao da fun¸c˜ao est´atica n˜ao linear inversa para compensar a n˜ao linearidade ´e a possibilidade de utilizar t´ecnicas de sintonia para processos li-neares e assim alcan¸car melhores desempenhos.

8 Agradecimentos

Os autores gostariam de agradecer o apoio finan-ceiro da Coordena¸c˜ao de Aperfei¸coamento de Pes-soal do N´ıvel Superior (CAPES), que tornou pos-s´ıvel o desenvolvimento deste trabalho.

Referˆencias

Isermann, R. e Munchhof, M. (2011). Identifica-tion of Dynamic Systems: An IntroducIdentifica-tion with Applications, 2 edn, Springer, Germany.

Ljung, L. (1999). System Identification: Theory for the User, 2ed edn, Prentice Hall, Upper Saddle River.

Park, C. H., Sung, W. S. e Lee, J. (2006). Mo-deling of hammerstein-wiener processes with special test signals, Ind. Eng. Chem. Res. 45: 1029–1038.

˚

Astr¨om, K. e H¨agglund, T. (1984). Automatic tuning of simple regulators with specifications on phase and amplitude margins, 20:645 edn, Automatica.

Sung, S. e Lee, J. (2006). Relay Feedback Method under Nonlinearity and Static Disturbance Conditions, 45 edn, Ind. Eng. Chem. Res. Sung, S. W. e Lee, J. (2004). Modeling and

con-trol of wiener-type processes, Chem. Res. Sci. 59: 1515.

Referências

Documentos relacionados

Sugere-se, assim, a ampliação do acesso aos serviços de saúde mental extra-hospitalar na atenção primária, a exemplo dos que são oferecidos pela Estratégia Saúde da Família

Factores Culturais Factores Culturais Factores Sociais Factores Sociais Factores Pessoais Factores Pessoais Cultura Cultura Subcultura Subcultura Classes Sociais Classes Sociais

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação;

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira consolidada do FUNBEP -

Nós iremos usar o comando as-put-scaling-policy para criar duas politicas de escalonamento que irão acrescentar 1 servidor em eventos que escalem para cima e retirar 1 servidor

40.1 Em havendo necessidade de substituição de empregado, afastado por gozo de férias ou por incapacidade laboral doença ou acidente do trabalho, gestação e parto, por

Empregados admitidos após 01.05.2011 - Para o reajuste do salário do trabalhador admitido na empresa após 01.05.2011, será observado o salário atribuído ao cargo ou função ocupado

Entretanto, quando o ato for prejudicial (ex.: confissão), não poderá afetar os demais litisconsortes, visto que ninguém pode ser prejudicado por ato que não praticou. No