• Nenhum resultado encontrado

SACEE Open Day. Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios. Indíce. Agenda. Nota Editorial. Eventos. Final do ano lectivo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SACEE Open Day. Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios. Indíce. Agenda. Nota Editorial. Eventos. Final do ano lectivo!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Serviço de Apoio à Criação

de Emprego e estágios

Agosto de 2009

Agenda

EM DESTAQUE

Final do ano lectivo!

EVENTOS

SACEE Open Day

Indíce

Nota Editorial Eventos Estágios de Verão Na Primeira Pessoa Protocolos Contactos e Informações

(2)

Nota Editorial

Final do ano lectivo!

Chagámos ao final do ano lectivo 2008/2009. Para milhares de alunos do Grupo Lusófona que terminaram, pelo menos, uma fase do seu percurso académico, Muitos Parabéns, por conseguirem com esforço, dedicação e muito trabalho, alcançar este objectivo com sucesso!

Às instituições que connosco colaboraram neste ano lectivo o nosso muito obrigado por acompanharem o Projecto Educativo do Grupo Lusófona e recrutarem os nossos alunos e diplomados.

O SACEE continuará a apoiar todos os alunos e diplomados que pretendam abordar ou ingressar no mundo do de trabalho e complementar a sua formação através de estágios.

Foram muitas as actividades desenvolvidas ao longo do presente ano lectivo e muitas mais esperamos realizar no próximo ano. Como exemplo, relembramos as Jobshops e os Workshops CV e Entrevista de Emprego, realizados nas diferentes Instituições do Grupo Lusófona.

É tempo de fazer um ponto de situação, planear e organizar o futuro que se avizinha…bem próximo!

O SACEE estará ao dispor de todos, para adequadamente e em cada situação particular, ajudar cada aluno e diplomado no seu desenvolvimento profissional e na concretização deste objectivo.

Até breve!

Eventos

SACEE Open Day

No passado dia 4 de Junho, o SACEE organizou a I Edição do Open Day.

Através desta actividade, o SACEE “abriu as portas” e reuniu diversas instituições, que participaram num dia de acolhimento, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Com o objectivo de dar a conhecer às instituições que têm colaborado com o SACEE e a novas instituições parceiras, o trabalho realizado no ano lectivo 2008/2009 e o novo gabinete do SACEE, esta iniciativa contou com o seguinte programa:

 Acolhimento das Instituições participantes no Auditório

 Vídeo Institucional

(3)

 Apresentação das actividades desenvolvidas pelo SACEE no ano lectivo 2008/2009

 Preparação das actividades para o próximo ano lectivo, sugestões e propostas

 Visita ao Campus Universitário e às novas instalações do SACEE

Agradecemos a presença de todos e contamos com a vossa participação no próximo ano lectivo. Para mais informações por favor contacte o SACEE.

Estágios de Verão nos Tribunais

À semelhança do ocorrido nos anos lectivos anteriores o SACEE organizou o Programa de Estágios de Verão nos Tribunais. Este ano foram seleccionados 17 alunos dos Cursos de Direito e Solicitadoria que estão a realizar estágio nos Tribunais, por todo o país.

Almada, Cuba, Lisboa, Mafra, Oeiras, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Sertã, Tomar e Torres Vedras, foram as Cidades contempladas com a presença dos alunos dos referidos Cursos de 29 de Junho a 14 de Agosto. Na Primeira Pessoa

Perfil

Nome: Catarina Maurício Simões Idade: 23 anos

Formação Académica: Licenciatura em Direito Profissão: Advogada Estagiária

Instituição onde efectuou estagio: Varas Criminais de Lisboa E- mail: cmauricio.adv@gmail.com

O meu percurso académico sempre se pautou por actividades extra-curriculares complementares à formação teórica auferida na Faculdade. Na verdade, somente deste modo poderemos obter plena percepção do

exercício da nossa profissão, da realidade de mercado, das dificuldades e obstáculos com que nos deparamos inevitavelmente no quotidiano profissional. A relevância deste género de iniciativas é inquestionável e a mais-valia que dela advém manifesta-se irrefutável. Pese embora os conhecimentos doutrinais sejam extremamente importantes, a verdade é que a engrenagem do mercado de trabalho actual exige do jovem licenciado muito para além disso. Será necessário ao recém-formado possuir instrumentos de trabalho práticos adquiridos por iniciativa e experiência próprias. Os licenciados de hoje têm que preparar-se para a competitividade e

produtividade características de um mercado laboral tendencialmente globalizado. È nosso dever apostar na especialização, no aprofundamento das nossas capacidades intelectuais, no aproveitamento útil do nosso exponencial, acreditando que nunca se está suficientemente preparado, mas que cada dia trará uma nova aprendizagem.

Qual a importância que teve o estágio para si no âmbito do seu curso?

O estágio que levei a cabo proporcionou-me um contacto directo com a prática jurídica, contribuindo de forma muitíssimo positiva para a iniciação da minha carreira profissional. Tive o privilégio de contactar de perto com pessoas fantásticas e com uma realidade que desconhecia quase por absoluto. Considero que este estágio me

(4)

ajudou a amadurecer ideais e foi um enorme auxílio no esboço de novos e mais arrojados projectos que tenciono cumprir.

O estágio correspondeu às suas expectativas iniciais?

Considero que as minhas expectativas iniciais se demonstraram superadas com a realização deste estágio. O seu estágio obedeceu a algum plano instituído pela direcção de Curso?

A execução do estágio passou por planos de aprendizagem traçados junto do Secretário-Geral do Tribunal da Boa-Hora, co-adjuvado por variados oficiais de Justiça. Semanalmente eram elaborados determinados objectivos, na tentativa de me serem dadas a conhecer variadas matérias.

Os objectivos do estágio foram cumpridos na íntegra? Todos os objectivos de estágio foram alcançados com sucesso.

Sentiu que no decorrer do estágio os seus conhecimentos adquiridos eram aplicados?

Através desta iniciativa consegui colocar em prática alguns conhecimentos que possuía, testando a sua consistência e a minha preparação para a prática da Advocacia, acrescendo a cada dia conhecimentos vários adquiridos junto dos oficiais de Justiça, que prontamente me integraram nas suas tarefas.

Considera esta experiência enriquecedora?

Em abono da verdade, esta foi uma das experiências mais enriquecedoras e gratificantes em que alguma vez participei. Desde logo, pela particularidade de contactar com o Direito numa perspectiva diversa daquela para a qual me estava a formar. Não na perspectiva de futura Advogada, mas acompanhando a actividade

desenvolvida pelos Oficiais de Justiça.

Que contributos trouxe para a sua vida profissional a realização do estágio?

A realização desta experiência enalteceu alguns conhecimentos já adquiridos, colmatou variadas dúvidas e ordem prática que possuía e preparou-me num sentido absolutamente prático da actividade forense.

Acrescendo a estes o facto de ter ainda adquirido alguns conhecimentos acerca de matérias não versadas em sede de formação académica, mas de igual relevância.

De que forma o estágio foi importante para a entrada no mercado de trabalho?

Em sede de entrevistas na busca de colocação no mercado de trabalho, este foi um factor que, repetidamente, foi levado em consideração por parte daqueles que conduziam as entrevistas. Foi um assunto abordado em cada entrevista, pelo que considero ser um extra a favor do jovem licenciado.

Qual a importância para si, da existência de um serviço como o SACEE, numa Universidade?

A existência de organismos estruturados e direccionados ao auxílio na preparação e integração dos jovens no mercado de trabalho é da máxima relevância. É indispensável que se mobilizem todos os esforços possíveis no sentido de incentivar os alunos à sua formação académica e pessoal, pelo que a SACEE demonstra ser uma entidade necessária junto das Universidades.

Tem alguns conselhos para os nossos alunos que estão no início ou a finalizar o seu percurso académico?

Gostaria de deixar aos jovens-licenciados uma breve reflexão. O mercado de trabalho apresenta-se hoje com elevados índices de competitividade. Para que sejamos reconhecidos e tenhamos o mérito desejado, teremos que traçar objectivos, apostar num trabalho sério e na nossa constante formação.

(5)

Protocolos

• Aigle Azur - Transports Aeriens www.aigle-azur.pt

• Factor Ideia www.factorideia.pt

• Farmácia Vaz Carmona

• GFI Portugal www.gfiportugal.com

• Hoteis Tivoli SA www.tivolihotels.com

Hotel Eduardo VII www.hoteleduardovii.pt

• Hotel Lisboa www.hotellisboa.com.pt

• Hotel Palácio www.hotelhotelestorilpalacio.pt

• IEDP - Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional www.iedp.pt

• Marriot Lisboa Hotel http://www.marriott.com/hotels/travel/lispt-lisbon-marriott-hotel/

• Michael Page International Portugal www.pagepersonnel.pt

• Muitaventura, Animação Turistica www.muitaventura.com

• Neves de Almeida Alves e Monteiro, Lda. www.nevesdealmeida.pt

• West Icon , Lda www.westicon.pt

Contactos e Informações

http://emprego.grupolusofona.pt

Teresa do Rosário Damásio

Directora

DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo Tel: 217 515 565 Fax: 217 515 534

trdamasio@ulusofona.pt

Cristina Matos Lopes

Coordenadora

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2113 Fax: 217 515 534 cristina.matos@ulusofona.pt

Carmen Pereira

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534 carmen.pereira@ulusofona.pt

(6)

Pedro Manuel de Andrade

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534 pedro.andrade@ulusofona.pt

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

[r]