• Nenhum resultado encontrado

CONVIVA SP. Boletim 04/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVIVA SP. Boletim 04/2021"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Boletim 04/2021

E.E. Valentim Gentil, em Itápolis.

Nome do Projeto: Levar aos alunos ao autoconhecimento

A Proposta foi trabalhar o autoconhecimento do aluno, em todas as séries.

Objetivo: Refletir sobre o quanto todos os sentimentos são válidos e importantes; incentivar os alunos a completar as atividades, registrá-la e refletir com eles, o quanto será importante revisitar esses registros futuramente, quando as condições estiverem diferentes das vivenciais durante a pandemia.

Ação: recomendado que a proposta com o aluno é a produção de um diário, os registros das atividades em cadernos, gravações, vídeos entre outros.

CONVIVA SP

Reflexão Inicial: https://youtu.be/TT5FUGN-ocU Aplicação de Atividade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBh851SNwnCelz6dmPfHEKGDDKGOApv9oySy 1LMse8AAAeaw/viewform?usp=sf_link

E.E Rizzieri Poletti, em Cândido Rodrigues.

Nome do Projeto: Busca ativa – Avaliações do sistema Caed e tarefas do CMSP. Professor Responsável: Lilian C. Alberganti, Rosana Ap. Molena Costa.

Objetivo: O foco principal da busca ativa é trazer o estudante para o ambiente escolar (de forma virtual /remota ou até mesmo presencial em casos de vulnerabilidade social), apoiando a equipe gestora e professores no acompanhamento desses estudantes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da busca ativa a escola obterá dados concretos que possibilitarão planejar e implementar estratégias que contribuam para garantia dos diretos e deveres desses adolescentes.

Ação: Todo processo é acompanhado pelo aplicativo do CMSP e pela Secretaria Escolar Digital que funciona como um grande banco de dados, que armazena dados importantes sobre cada caso e situação do aluno em questão, o que facilita a comunicação entre professores, equipe gestora, pais/responsáveis e alunos. Essas ferramentas (CMSP e SED) podem ser acessadas de qualquer dispositivo como: tablets, Smartphones, computadores, notebooks, entre outros. Através das aulas síncronas ofertadas pela unidade escolar todos os professores além de ministrarem seus conteúdos orientam os alunos a desenvolverem as tarefas ofertadas pelo CMSP e as avaliações da Plataforma Caed.

(2)

Aos alunos em vulnerabilidade social e sem acesso à internet foram ofertados chips do programa governamental, atividades e avaliações impressas pela escola, material didático como: livros e a apostila semestral – SP faz escola, material Aprender Sempre, entre outros.

Fotos/Link:

https://drive.google.com/file/d/1ZMJMdhUxVJR4IIbrJLy22e4ak33H7DWI/view?usp=sharing

(3)

E.E. Prof. Salvador Gogliano Júnior, em Vista Alegre do Alto Nome do Projeto: Programa Psicologia Viva

Objetivo: Trabalhar o acolhimento e integração dos participantes no momento “Fala e escuta”. Na Unidade Escolar o Projeto Psicólogos na Educação foi bem aceito por todos os envolvidos (Gestores, Professores, Alunos e Familiares).

Ação: Iniciamos com o acolhimento e integração A psicóloga Dr.ª Isabelle G. Paiva da Conceição, muito prestativa, realiza intervenções pontuais e coletivas quando necessário.

Após o feedback, será desenvolvido 04 projetos durante o decorrer do ano letivo sendo: • Saúde Mental dos Educadores;

• Educação Especial; • Cyberbullying;

• Orientação Profissional para o Ensino Médio.

Foto com equipe gestora, professores e a psicóloga.

E.E. Prof.ª Lucy Salina Fernandes Gaion – Ibitinga

Nome do Projeto: Tutorial para acesso às aulas e tarefas no CMSP

Objetivo: Após uma reunião sob a coordenação da Diretoria de Ensino, a aluna Sofia Lopes Tomas, do 4º ano A, que é a Coordenadora de Relações Sociais do CMSP e CONVIVA do Grêmio Estudantil, teve a iniciativa de fazer um tutorial para auxiliar os alunos a acessarem as aulas e tarefas do CMSP.

Ação: O vídeo foi compartilhado com os alunos da escola através dos grupos de WhatsApp das turmas e da página do Facebook da Escola Lucy.

Foto ou link:

(4)

E.E. Vereador Antonio Comar, em Dobrada. Nome do Projeto: Busca Ativa

Objetivo: Em tempos de distanciamento social onde o ensino remoto se faz obrigatório, a grande preocupação é a de não deixar ninguém para trás.

Ação: Este intuito nossa escola tem sido pioneira em algumas ações de busca ativa que já tiveram início no ano passado com a busca incansável por telefone pelos Gestores, Agentes Escolares, Professores Coordenadores e Professores.

Ainda em 2020, quando a busca por telefone não lograva êxito, aqueles alunos e familiares que não tinham sido encontrados via telefone, recebiam a visita presencial de Agentes Escolares, Gestores e Professores.

Também expandimos nossas linhas de comunicação com a comunidade, tentando nos tornar cada vez mais multimídias, criamos um blog

Foto ou Link:

http://convivaspantoniocomar.blogspot.com/

E.E. Professora Josepha Maria de Oliveira Bersano, em Ibitinga Nome do Projeto: CONVIVA - Orientação sobre o Bullying.

Objetivo: Orientar os alunos sobre os prejuízos associados à prática do bullying nas Escolas.

Ação: Vídeo produzido pelo Psicólogo Caio Alexandre Pini, disponibilizado aos alunos nos grupos de WhatsApp, representando uma ação que contribui no combate e prevenção do Bullying.

(5)

E.E. Professora Felícia Aldevais Pagliuso, em Taquaritinga. Nome do Projeto: Campanha sou da paz e cyberbullying

Objetivo: Trabalhar ações especificas de cidadania, regras de convívio social, convívio cibernético, solidariedade e a função de cada um na construção de uma sociedade mais pacífica. Fazer a transformação individual dos alunos mediante a nossa realidade violenta, intolerante e preconceituosa tanto no ambiente real quanto no ambiente virtual.

Ação: Reflexões, leitura de textos jornalísticos referentes a violência virtual, reuniões via aplicativo meet, encontros com alunos presencialmente sobre o tema e expondo nos grupos escolares e plataformas digitais

Foto ou link:

E.E. Maestro Villa Lobos, em Pirangi-SP Nome do Projeto: Plataforma Psicologia Viva

Objetivo: Os encontros têm o caráter formativo e de ajuda para o desenvolvimento e melhoria do aprendizado dos alunos bem como auxílio aos professores em suas respectivas disciplinas e no ensino remoto que estamos realizando e preparatório para o retorno híbrido – presencial/on-line.

Ação: Realizamos on-line o primeiro encontro no dia 08 de junho de 2021 entre a Psicóloga Nayra de Paiva Oliveira e a Equipe Gestora e Administrativo da EE Maestro Villa Lobos onde foram levantados os principais dados da escola para uma socialização com novos encontros entre professores, pais e alunos que ocorrerão neste ano letivo de 2021.

(6)

E.E. Dr. Celso Barbieri, em Dobrada.

Nome do projeto: motivação para a participação nas aulas remotas.

Objetivo: atingir os estudantes que, mesmo tendo equipamentos tecnológicos disponíveis e internet, demonstram resistência na participação das aulas pelo centro de mídias.

Ação: engajamento dos estudantes do grêmio estudantil, juntamente com os representantes de sala de aula, coordenação pedagógica e profissional do projeto psicologia viva. Serão realizados encontros periódicos com a psicóloga, a coordenação e a responsável pelo grêmio, agente escolar Regiani. Jogos para estimular a participação dos estudantes nas aulas virtuais e rodas de conversa para escutar e discutir opiniões.

(7)

E.E. Professora Leonilda Lopes Biasotto, em Borborema Nome do Projeto: Combate ao Cyberbullying

Objetivo: - Estimular a empatia, respeito às diferenças e a solidariedade, visando uma cultura de paz.

- Reforçar a importância do respeito à diversidade e a responsabilidade por atos e palavras, além da ideia de que frustações e erros são inevitáveis, e que é preciso saber lidar com eles.

Ação: Alunos gremistas produziram textos e cartazes do tipo informativo, para conscientização da comunidade escolar, orientados pelos docentes e equipe gestora.

Foto ou link:

E.E. Dr. Antonio Moraes Barros, Itápolis Nome do Projeto: Faça Bonito

Objetivo: O projeto Faça Bonito teve por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade da prevenção ao abuso sexual bem como estratégias de identificação e denúncia.

Ação: através dos alunos gremistas orientados pela Equipe Gestora e a Professora Orientadora de Convivência Marciene Freitas Pavan, promovendo não só a cultura de paz, mas também um posicionamento crítico. Os alunos também fizeram a testagem de tráfego de informações pelas redes sociais atingindo mais de 3 mil visualizações com as publicações.

Foto ou link:

https://www.instagram.com/tv/CPBX0VXDZ5o/?utm_medium =share_sheet

(8)

E.E. Professora Maria de Lourdes Gentille Stéfano, em Itápolis Nome do Projeto: Arraia Junino

Objetivo: Desenvolver através da festa junina o resgate de valores culturais da nossa sociedade

Ação: Promover um clima de harmonia no espaço escolar, através da interação e socialização entre alunos e equipe escolar.

Foto ou link:

E.E. Professor Sebastião Francisco Ferraz de Arruda, em Itápolis Nome do Projeto: Refletir sobre a vida do estudante.

Objetivo: O acolhimento com seus sentimentos e através do diálogo, como é realizado sua rotina do dia a dia com seus hábitos de estudos.

Ação: Encontro com os alunos do 1⁰E.M. Sabendo ouvir e respeitar a opinião do outro. Foto ou link:

https://seesp-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/sandra_branco_educacao_sp_gov_br/ES1v8tTjAA9Hn2wnlHOQMhQBt UpyPohFVDv0Pj4yS8b75g?e=j5NQBx

(9)

E. E. Professora Iracema de Oliveira Carlos, em Ibitinga Nome do Projeto: Programa CONVIVA SP: Sessão Cinema

Objetivo: Propiciar aos estudantes uma reflexão nas competências socioemocionais;

Incentivar várias formas de expressão e sentimentos, bem como o auto-controle dos mesmos; Motivar a participação, o respeito consigo mesmo e o próximo;

Aumentar as variáveis: concentração, empatia e autoconfiança;

Ação: Sessão cinema organizada pelo Grêmio Geração Consciente, transmitida pelo meet, com formulário de presença e articulação do professor de projeto de vida.

Filmes: Divertidamente (Ensino Fundamental) e Soul (anos finais do Fundamenta e Ensino Médio) Foto ou Link:

(10)

E.E. Professor Dr. Ariovaldo da Fonseca - Ibitinga

Nome do Projeto: Busca Ativa Escolar através das Redes Sociais.

Objetivo: A Busca Ativa Escolar foi criada com o intuito de colaborar com o engajamento coletivo, a partir do uso de uma ferramenta tecnológica de apoio (redes sociais) no enfrentamento da exclusão escolar.

Ação: Vídeo motivacional realizado pelo aluno Renan dos Santos Vieira do 2º ano do Ensino Médio, para incentivar os alunos a participarem das aulas on-line, na realização das atividades CMSP, APP e demais atividades propostas.

Foto ou Link:

https://www.youtube.com/embed/I0X-yP8LZ4E?feature=oembed

E. E. Professor Francisco Silveira Coelho, em Taquaritinga Nome do Projeto: Busca Ativa Escolar

Objetivo: Diminuir o abandono e a defasagem escolar dos nossos alunos. Ação: ações realizadas até o momento:

- Envio de cartas pelo correio aos alunos que não conseguimos o contato.

-

Inúmeros telefonemas aos alunos

com pouca participação nas atividades escolares.

- Agendamentos dos alunos com os profs. do Proatec.

- Agendamentos de alguns alunos para as aulas presenciais.

Através da busca ativa, garantimos o direito da criança ao aprendizado. Foto ou link:

(11)

E.E. Professora Carmela Morano Previdelli, em Taquaritinga Nome do Projeto: Ação Grêmio – Cyberbullying “Sem Limites”

Objetivo: Mostrar as questões do cyberbullying, racismo, machismo e bullying como temas sensíveis de forma simples, levando os alunos a conhecerem e refletirem.

Ação: Elaboração quinzenal de vídeos com temas relacionados ao cyberbullying que são divulgados em canais de comunicação como Facebook, Instagram e WhatsApp.

(12)

E.E. Francisco Sales de Almeida Leite, em Fernando Prestes Nome do Projeto: Busca Ativa.

Objetivo: Aumentar a participação dos estudantes da unidade escolar nas aulas on-line e realização das Tarefas do Centro de Mídias, Avaliações, AAPs e Sequências Digitais;

Ação: Contato com todos os estudantes orientando-os como acessar o Centro de Mídias, Google Meet, Classroom e Secretaria Digital conscientizando-os da importância da participação de todos.

Foto ou link:

E.E. 9 De Julho, em Taquaritinga

Nome do Projeto: Campanha do Agasalho

Objetivos: Dialogar com os alunos, buscando a cooperação e fortalecimento das relações de convivência, buscando apoio para o envolvimento dos alunos na campanha de arrecadação dos agasalhos, entregas de atividades da escola e participação nos plantões.

Ações: Reunião com os gremistas para planejar as ações da campanha, criação de folder ilustrativo para engajamento e participação dos alunos, definição dos horários de arrecadação dos agasalhos, engajamento dos alunos nos grupos da unidade escolar, envolvimento de líderes de classes, acolhedores e participação dos alunos na campanha, entrega das doações arrecadas para instituições da cidade que necessitam e conclusão das ações e divulgação da quantidade dos agasalhos que foram arrecadados

(13)

Reunião com os gremistas pelo google meet para planejar as ações da campanha do agasalho.

Elaboração do folder ilustrativo para a participação e engajamento dos alunos na campanha

(14)

Diretoria de Ensino-Região de Taquaritinga, em Taquaritinga.

Nome do Projeto: O Programa foi intitulado por seus idealizadores como: “Projeto Pérola” com slogan: “Vidas são preciosas”.

Objetivo: O Programa tem por objetivo geral reduzir os índices de violência doméstica contra mulheres, crianças, jovens e idosas, a partir da implementação de ações inovadoras de promoção da equidade social e proteção dos direitos humanos.

Ação: O Projeto Pérola, portanto, tem por idealizadores a 75ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Taquaritinga, com parceria com a Diretoria de Ensino, através do Programa CONVIVA SP, junto aos municípios de Santa Ernestina, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues e Taquaritinga, com a realização de eventos nas Semanas “Justiça pela Paz em Casa”, com divulgação e esclarecimentos aos pais e alunos por meio de palestras, teatros, ou outras atividades pedagógicas. Nas reuniões de pais, também haverá a abordagem do tema.

No caso de suspeita de ocorrência de violência doméstica e familiar, haverá o encaminhamento do caso para o CREAS com vistas ao acompanhamento da família. Aulas sobre o tema, ministradas por advogado(a)s, representantes do Ministério Público e Poder Judiciário.

Foto ou link:

Integrantes do Projeto Pérola, Supervisora de Ensino e PCNP do Programa CONVIVA SP.

Site:

detaquaritinga.educacao.sp.gov.br

Telefone:

Referências

Documentos relacionados

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Esse traço, segundo o modelo auto-segmental (Clements and Hume, 1995), está preso à raiz e pode espraiar de forma autônoma. Temos então em 2, 3 e 4a fatos que ajudam a sustentar

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

Para recuperar o nióbio contido no rejeito de concentração de apatita da Anglo American Fosfato Brasil, foi construída, pela Anglo American Nióbio Brasil, uma

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

 O presente trabalho buscou mostrar o uso dos modalizadores e evidenciais no discurso da autoajuda em dois subtipos desse discurso, definidos pela escolha temática dos objetivos

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of