• Nenhum resultado encontrado

funcionais correspondentes. Essa definição corresponde a 01) quadro. 02) cargo público.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "funcionais correspondentes. Essa definição corresponde a 01) quadro. 02) cargo público."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prof. José Bueno

1

1º) CEFET-BA - 2006 - TJ-BA - Secretário – De

acordo com a Lei 6.677/04, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia,

a) a critério da Administração, poderá ser concedida licença ao servidor para tratar de interesse particular, pelo prazo de 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração, prorrogável uma única vez por igual período.

b) o servidor somente poderá participar de missão ou estudos no exterior, mediante expressa autorização do Chefe do Poder a que esteja vinculado, pelo período de 03 (três) anos, prorrogáveis por igual período.

c) o aposentado que contar com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, não poderá ser objeto de reversão.

d) a disponibilidade para o exercício de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical representativa do servidor público estadual limitar-se-á a 06 (seis) servidores.

e) o servidor não poderá ser relotado ou removido de ofício durante o exercício do mandato e até 12 (doze) meses após o término desse.

2º) CEFET-BA - 2006 - TJ-BA - Secretário – Com base na Lei Estadual 6.677/04, é correto afirmar: A nomeação poderá ocorrer em caráter vitalício. Reintegração e reversão são formas de provimento de cargo público.

A posse deverá verificar-se até trinta dias, contados da data da publicação do ato de nomeação, período esse improrrogável.

O candidato que residir há mais tempo no Estado da Bahia, em caso de empate em concursos públicos de provas ou de provas e títulos, terá preferência. a) V V F F b) F V V F c) V F V F d) F F V V e) V VVV

3º) Em conformidade com a Lei nº 6.677/94, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, considere a definição: ... é o conjunto de cargos ordenados segundo os diversos grupos ocupacionais e categorias

funcionais correspondentes. Essa definição corresponde a

01) quadro. 02) cargo público. 03) estrutura de cargos. 04) categoria profissional.

05) cargo de provimento permanente.

4º) Como previsto no Art. 10º da Lei nº 6677/94, não constitui forma de provimento de cargo público 01) aproveitamento. 02) readaptação. 03) recondução. 04) nomeação. 05) reversão.

5º) De acordo com a Lei nº 6677/94,

01) remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

02) vencimento é a retribuição do cargo, acrescido das vantagens pecuniárias, permanentes, estabelecidas em lei.

03) o servidor aposentado receberá, a título de vencimento, importância inferior ao salário mínimo, quando a aposentado por invalidez. 04) o vencimento do cargo observará sempre o princípio da isonomia, e acrescido das vantagens de caráter individual será mantido, ressalvadas as relativas ao ambiente organizacional.

05) nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores fixados como remuneração, em espécie, a qualquer título, para Secretário de Estado.

6º) Segundo a Lei nº 6677/94, o servidor terá direito a férias, após cada período de 12 (doze) meses de efetivo exercício, em proporções estabelecidas de

01) 6 (seis) dias corridos, quando houver tido acima de 32 (trinta e duas) faltas, ainda que justificadas.

02) 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 21 (vinte e uma) a 31 (trinta e uma) faltas injustificadas.

03) 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze)a 20 (vinte) faltas injustificadas. 04) 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis)a 14 (quatorze) faltas.

(2)

Prof. José Bueno

2

05) 28 (vinte e oito) dias corridos, quando houver

tido até 4 (quatro)faltas.

7º) Segundo disposição da Lei nº 6677/94, não se concederá licença-prêmio a servidor que, no período aquisitivo,

01) sofrer penalidade disciplinar de suspensão superior a 30(trinta) dias.

02) obtiver licença para tratamento de saúde em pessoa da família por período superior a 6 (seis) meses.

03) afastar-se do cargo em virtude de licença para tratar de interesse particular por mais de 6 (seis) meses.

04) faltar injustificadamente ao serviço por mais de 15 (quinze)dias por ano ou 45 (quarenta e cinco) por quinquênio.

05) afastar-se do cargo em virtude de licença para acompanhar cônjuge ou companheiro por período superior a 12 (doze)meses.

8º) Considerando a disposição da Lei nº 6677/94, é dever do servidor

01) representar, diretamente ao Ministério Público, contra ilegalidade ou abuso de poder.

02) atender com presteza às requisições para a defesa da Fazenda Pública e do Estado.

03) cumprir sempre as ordens superiores e, quando manifestamente ilegais, representar junto ao Conselho Superior do seu órgão.

04) atender com presteza ao público em geral, prestando informações quando requeridas, inclusive as protegidas por sigilo, em função do princípio da publicidade.

05) levar ao conhecimento do Conselho Superior do seu órgão as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo e solicitar proteção quando se sentir ameaçado.

9º) Na Lei nº 6677/94, as fases em que o processo disciplinar se desenvolve são

01) instauração/defesa/julgamento com aplicação da penalidade.

02) publicação do ato/citação/instrução e defesa/relatório e conclusão.

03) instauração, com publicação da portaria/citação, defesa inicial, instrução, defesa final e relatório/julgamento.

04) instauração com convite aos membros e ao indiciado/publicação da portaria no DOU/citação, instrução, defesa final/julgamento.

05) instauração com convite aos membros/publicação obrigatória da portaria no Diário Oficial da União/defesa inicial, instrução, defesa final, relatório/aplicação da penalidade.

10º) Acerca do direito de petição assegurado ao servidor público estadual pela Lei Estadual nº 6.677/94, é correto afirmar:

a) É franqueado ao servidor requerer, representar, pedir reconsideração ou recorrer administrativamente, sendo condição de admissibilidade do recurso a prova do depósito prévio em dinheiro.

b) Quando autoridade superior tiver conhecimento direto de uma falta cometida por um servidor, poderá aplicar penas leves, como a de repreensão, diferindo-se a defesa do servidor.

c) Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso interposto por servidor, os efeitos da decisão retroagirão à data da posse efetiva deste.

d) Quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou de disponibilidade, o direito de requerer é imprescritível.

e) A prescrição constitui matéria de ordem pública, não podendo ser relevada pela Administração. 11º) Nos termos da Lei Estadual nº 6.677/94, NÃO constitui dever do servidor:

a) representar contra ilegalidade ou abuso de poder.

b) cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

c) atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo.

d) levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo, exceto quando considerar que as mesmas são de pouca relevância.

e) ser assíduo e pontual ao serviço, inclusive comparecendo à repartição em horário extraordinário, quando convocado.

12º) Os cargos públicos do estado da Bahia podem ser providos por

a) nomeação ou reversão.

b) recondução, movimentação ou aproveitamento. c) exclusivamente por reintegração ou nomeação. d) substituição, alocação ou movimentação. 13º) A vacância dos cargos públicos do estado da Bahia decorrerá de

a) exoneração, demissão, aposentadoria e falecimento.

b) exoneração, aposentadoria, falecimento e transferência de domicilio.

(3)

Prof. José Bueno

3

c) exoneração, demissão, aposentadoria ou

transferência de domicilio.

d) exoneração, aposentadoria, licenças e falecimento.

14º) No que se refere às disposições previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, julgue o item abaixo.

I. Se, em processo administrativo disciplinar, for comprovada a ocorrência de acumulação proibida de cargos por parte do servidor público, este poderá optar por um dos cargos, se restar comprovada a sua boa-fé.

II. O servidor beneficiado por licença para estudos ou missão no exterior deverá permanecer em exercício por período igual ou superior ao do afastamento, exceto se ressarcir as despesas correspondentes ao seu afastamento.

III. O servidor em estágio probatório, preenchidos os requisitos legais, poderá ser promovido por merecimento.

Estão corretas as alternativa(s):

a) Somente a alternativa III é verdadeira

b) Somente as alternativas I e III são verdadeiras. c) Somente as alternativas I e II são verdadeiras d) Somente as alternativas II e III são verdadeiras 15º) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, são formas de provimento de cargo público, EXCETO

a) readaptação b) reversão c) reintegração d) recondução e) nomeação

16º) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, são requisitos básicos para ingresso no serviço público, EXCETO a) idade mínima de vinte e um anos.

b) nacionalidade brasileira ou equiparada. c) gozo dos direitos políticos.

d) quitação com as obrigações militares e eleitorais e) nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

17º) Em uma cidade do interior, um delegado de polícia e um agente de polícia cometem, em conjunto, um crime concussão, espécie de crime contra a Administração Pública, que consiste em “Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes

de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida”.

Diante do exposto, pode-se afirmar que, segundo o Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia, trata-se, após trâmites normais do Processo Administrativo Disciplinar, de penalidade a que cabe

a) aplicação de uma suspensão de 90 dias.

b) aplicação de demissão, conforme estabelece o artigo 192, inciso I, da Lei nº. 6677/94.

c) somente a perda do cargo em comissão, se for o caso.

d) somente a demissão, se houver a condenação penal.

e) aplicação da demissão aplicada pelo Secretário de Estado.

18º) No que se refere às disposições previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, julgue o item abaixo.

I. O servidor estável em exercício de mandato eletivo em diretoria sindical representativa da classe, durante o cumprimento de, no máximo, dois mandatos, terá direito à disponibilidade, sem prejuízo da remuneração do cargo permanente de que seja titular.

II. Ao tomar posse no cargo para o qual foi nomeado, o candidato apresentará obrigatoriamente declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio e prestará o compromisso de bem servir ao estado, razão pela qual não se admite a posse por procuração. III. O servidor aposentado por invalidez, que venha a adquirir a capacidade plena para o exercício da função, deverá retornar obrigatoriamente ao trabalho no prazo de trinta dias, exceto se contar setenta anos de idade. IV. O estado da Bahia responderá objetivamente por dano causado a terceiro, por ato omissivo ou comissivo de servidor público estadual no exercício do cargo ou função.

Estão corretas as alternativa(s): a) Somente a alternativa II é falsa

b) Somente as alternativas II e III são verdadeiras. c) Somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras d) Somente as alternativas III e IV são verdadeiras 19º) Nos termos da Lei Estadual nº 6.677, de 26 de setembro de 1994 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia – a advertência será aplicada:

A. Dentre outras hipóteses, em caso de reincidência em faltas punidas com repreensão.

(4)

Prof. José Bueno

4

B. Se o servidor, injustificadamente, se recusar a

ser submetido a exame médico determinado pela autoridade competente.

C. Nos casos de violação de proibição e inobservância de dever funcional, que não justifiquem imposição de penalidade mais grave. D. Nos casos de abandono de cargo e de acumulação ilegal de cargos, funções e empregos públicos, uma vez demonstrada a má-fé.

E. Na hipótese de ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outra pessoa.

20º) Nos termos da Lei Estadual nº 6.677, de 26 de setembro de 1994 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia – a autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar: A. Está sempre adstrita, em seu julgamento, ao parecer da Procuradoria Geral do Estado.

B. Está adstrita, em seu julgamento, ao relatório apresentado, não podendo decidir de forma diferente da solução sugerida pela Comissão Processante.

C. Poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

D. Ainda que verifique vício insanável, não poderá decretar nulidade parcial ou total do processo. E. Deverá enviar os autos suplementares ao Ministério Público, mesmo na hipótese em que a infração não esteja capitulada como crime

21º) De acordo com a Lei 6.677/04, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia,

A. a critério da Administração, poderá ser concedida licença ao servidor para tratar de interesse particular, pelo prazo de 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração, prorrogável uma única vez por igual período.

B. o servidor somente poderá participar de missão ou estudos no exterior, mediante expressa autorização do Chefe do Poder a que esteja vinculado, pelo período de 03 (três) anos, prorrogáveis por igual período.

C. o aposentado que contar com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, não poderá ser objeto de reversão.

D. a disponibilidade para o exercício de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical representativa do servidor público estadual limitar-se-á a 06 (seis) servidores.

E. o servidor não poderá ser relotado ou removido de ofício durante o exercício do mandato e até 12 (doze) meses após o término desse.

22º) Com base na Lei Estadual 6.677/04, é correto afirmar:

A nomeação poderá ocorrer em caráter vitalício. Reintegração e reversão são formas de provimento de cargo público.

A posse deverá verificar-se até trinta dias, contados da data da publicação do ato de nomeação, período esse improrrogável.

O candidato que residir há mais tempo no Estado da Bahia, em caso de empate em concursos públicos de provas ou de provas e títulos, terá preferência. A. V V F F B. F V V F C. V F V F D. F F V V E. V V V V 23º) Considere:

I. Dois cargos privativos de médico.

II. Um cargo de juiz com outro de professor. III. Dois cargos de professor.

IV. Um cargo de professor com outro técnico ou científico

V. Dois cargos privativos de advogado.

De acordo com o Decreto-Lei nº 220/75, é vedada a acumulação remunerada de cargos e funções públicos, exceto quando houver correlação de matérias e compatibilidade de horários nas hipóteses indicadas APENAS em

(A) I, III e IV. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I, II, III e IV. (E) II, III, IV e V. A sequência correta é:

a) Apenas a assertiva I está correta.

b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. c) Apenas assertivas II e IV estão corretas. d) Apenas assertivas I e III estão corretas. 24º) Sobre servidor público, é incorreto afirmar: A) O servidor concursado está sujeito a um período de observação e treino denominado estágio probatório, podendo, antes do término desse período, ser demitido, se ficar provado o

(5)

Prof. José Bueno

5

cometimento de falta disciplinar, mediante processo

regular punível com a pena de demissão.

B) O servidor concursado está sujeito a um período de observação e treino, denominado estágio probatório, podendo ser exonerado no final desse período, se, mediante processo regular, ficar provada a sua inadaptação às funções do cargo. C) Quando o funcionário público for processado por fato que constitui ilícito administrativo e, ao mesmo tempo, ilícito penal, a decisão do juiz criminal repercutirá na instância administrativa, quando concluir pela inexistência do fato ou negativa da autoria.

D) Ao servidor público é admitido descumprir a lei, quando esse houver identificado meio mais eficiente de atender ao interesse público.

E) Os servidores públicos que não são gestores não estão desobrigados a respeitar os princípios da Administração Pública.

25º) Sobre a responsabilidade extracontratual do Estado, é correto afirmar que o agente causador do dano

A) responde diretamente no caso de dolo.

B) responde regressivamente somente no caso de dolo.

C) responde subsidiariamente no caso de culpa ou dolo.

D) responde regressivamente somente no caso de culpa em sentido estrito.

E) apenas responde regressivamente pelo prejuízo causado no caso de ter agido com dolo ou culpa. 26º) Analise as seguintes assertivas e assinale a incorreta.

A) A sindicância pode ser instaurada sem acusados certos e determinados.

B) A defesa técnica é a promovida por advogado e a autodefesa, pelo acusado.

C) Na revisão promovida no processo administrativo, não se admite a reformatio in pejus. D) No processo administrativo disciplinar, persegue-se a verdade real, e a Administração não pode punir sem esse requisito.

E) Pode haver a segunda punição do servidor público, baseada no mesmo processo em que se fundou a primeira, quando se reavalia a maior gravidade do fato apurado.

27º) Entre os casos puníveis com a penalidade de demissão do servidor público estadual, regido pelo regime jurídico da Lei nº 6677, de 26/09/94, não se inclui o de

A) revelação de segredo apropriado em razão do cargo.

B) inassiduidade habitual.

C) reincidência em faltas punidas com advertência e recusa, injustificada, a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente. D) insubordinação grave no serviço.

E) incontinência pública e conduta escandalosa. 28º) São deveres do servidor público, regido pela Lei nº 6677, de 26/09/94, exceto:

A) Cumprir as ordens superiores, ainda quando manifestadamente ilegais, tendo, contudo, o direito de questioná-las imediatamente por escrito. B) Atender, com presteza, às requisições para defesa da Fazenda Pública e do Estado.

C) Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.

D) Representar contra abuso de poder. E) Ser leal às instituições a que servir.

29º) As pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, prestadoras de serviços públicos, responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos caso de dolo ou culpa.

Essa assertiva está A) correta.

B) incorreta, porque não cabe ação regressiva no caso de culpa.

C) incorreta, porque não cabe ação regressiva no caso de dolo.

D) incorreta, porque não cabe qualquer ação regressiva.

E) incorreta, porque as pessoas jurídicas de direito privado, prestadores de serviço público, respondem diretamente, não podendo exercer o direito de regresso contra agente público.

30º) Sobre o servidor público, pode-se afirmar: A) Relotação é a movimentação do servidor, com o respectivo cargo, com ou sem mudança de sede, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder e natureza jurídica, cujos planos de cargos e vencimentos sejam idênticos, de acordo com o interesse da administração.

B) O servidor público estável ficará em disponibilidade com remuneração integral, quando extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade. C) A avaliação especial de desempenho, requisito necessário para a aquisição da estabilidade, pode ser dispensada se o Edital do Concurso Público de que participou o servidor público assim dispuser.

(6)

Prof. José Bueno

6

D) Os servidores nomeados para cargo em

comissão são estáveis após três anos de efetivo exercício.

E) Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de Concurso Público são estáveis após dois anos de efetivo exercício.

31º) Constituem indenizações, que poderão ser concedidas ao servidor público civil do Estado da Bahia:

a) Ajuda de custo e diárias

b) Ajuda de custo e auxílio-moradia c) Diárias e auxílio-alimentação d) Diárias e auxílio-moradia e) Auxílio-alimentação e auxílio-moradia. Gabarito 1 – A 2 – D 3 – 03 4 – 02 5 – 05 6 – 04 7 – 04 8 – 02 9 – 03 10 – E: Art. 171 11 – D: Art. 175, VI 12 – A: Art. 10 13 – A: Art. 44 14 – C: I – V: Art. 193 // II – V: Art. 26, §§ 1º e 2º // III – F: Art. 31 15 – A: Art. 10 16 – A: Art. 8º, V 17 – B: Art. 192, I 18 – A: I – V: Art. 40, §3º // II – F: Art. 19, §3º // III – V: Art. 36 // IV – V 19 – C: Art. 189 20 – C: Art. 236 21 – D: Art. 40, §1º 22 – A 23 – A 24 – A 25 – E 26 – A 27 – C 28 – A 29 – A 30 – A 31 – A

Referências

Documentos relacionados

Resultado: Durante a realização do quis, os alunos do 6° ano do ensino fundamental, mostraram que de uma sala com 15 alunos apenas dois deles nunca haviam

(Note that in this case we need no restriction to chordal graphs. ) The value of the algorithm is underscored by the fact that it easily adapts to solve the

Como a determinação da fronteira entre árvores e os telhados é muito difícil considerando apenas a altura dos objetos, o primeiro passo foi salientar as fronteiras na imagem para

O centro da cidade de Almada acolhe mais uma animada edição da Festa Verde, uma grande celebração feita por milhares de crianças de Escolas, Jardins de Infância e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

para ingresso o domínio de conhecimentos que fujam dos currículos tradicionais tornam-se inviáveis para muitos. • Cursos

Optando pelo regime regressivo e por receber sua renda por prazo cer- to ou por percentual, o prazo de acumulação, para fins de definição da alíquota de tributação aplicável

Para que ocorra a aplicabilidade da Lei das Águas, é necessário que este processo seja participativo, descentralizado e integrado, por meio dos Comitês Gestores de