• Nenhum resultado encontrado

Produto Financeiro Complexo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produto Financeiro Complexo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

PROSPECTO SIMPLIFICADO

Data da última actualização: 06-08-2012

Designação: INVEST SÉRIE III - NÃO NORMALIZADO

Instrumento de Captação de Aforro Estruturado / Contrato de Seguro ligado a Fundos de Investimento Data início de comercialização: 06-08-2012

Data fim de comercialização: 27-11-2012

Empresa de Seguros AXA Portugal, Companhia de Seguros de Vida, S.A. com sede social em: Edifício AXA, Av. do Mediterrâneo, Lote 1.01.1.2, Parque das Nações, 1990-156 Lisboa.

A AXA Portugal, Companhia de Seguros de Vida, S.A. encontra-se legalmente autorizada a exercer a actividade seguradora em território português.

Entidades Comercializadoras Qualquer espaço AXA ou mediadores autorizados.

Consulte a lista de mediadores da AXA no sítio da Internet www.axa.pt, em Rede Comercial AXA.

Para confirmar se o mediador se encontra autorizado a comercializar o presente produto ligue para a Linha de Apoio ao Cliente 707 281 281 (dias úteis das 08h30 às 19h00). Autoridades de supervisão Instituto de Seguros de Portugal (I.S.P.) – Supervisão Prudencial;

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (C.M.V.M.) – Supervisão Comportamental (Comercialização).

Reclamações Qualquer reclamação deverá ser apresentada ao departamento responsável pela gestão de reclamações do Segurador ou ao Provedor do Cliente.

Na circunstância de a solução não ser satisfatória ao reclamante, é possível fazer intervir o Instituto de Seguros de Portugal ou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, sem prejuízo do recurso ao Tribunal competente.

Duração do contrato O contrato termina a 03 de Dezembro de 2018 (6 anos). Risco de Perda do Capital

Investido

Existe a possibilidade de risco de perda dos montantes investidos, não havendo garantia do capital investido.

Principais Riscos do Produto Risco de Crédito

O presente contrato está exposto à capacidade creditícia das entidades AXA Bank Europe SA e Société Générale.

A deterioração da capacidade das entidades (AXA Bank Europe SA e Société Générale) poderá provocar perda do valor desse activo, que por sua vez, reflectir-se-á no valor das Unidades de Conta.

Risco de Capital

O capital investido depende da evolução do Índice Eurostoxx50, não havendo garantia de capital investido no vencimento nem em caso de resgate (total ou parcial) antecipado.

Risco de Rendimento

O rendimento do capital investido não é garantido, estando dependente, na data de vencimento, dacotação de fecho do Índice Eurostoxx50.

Risco de Conflito de Interesses

O emitente, AXA Belgium Finance (NL) B.V. é uma empresa subsidiária do AXA Bank Europe SA e a SG Option Europe é uma empresa subsidiária da Société Générale.

Risco de Taxa de Juro

O aumento das taxas de mercado comportará uma diminuição do preço da estrutura financeira durante a vigência do contrato, não comprometendo o capital e rendimento previstos para a maturidade do contrato.

Riscos de Alterações legais

Alterações no regime fiscal poderão ter implicações no rendimento do produto.

Garantias, Opções e Coberturas O Invest Série III - não normalizado, seguro ligado a um fundo de investimento (Unit Linked), consiste num ICAE – Instrumento de Captação de Aforro Estruturado, que se qualifica como um produto financeiro complexo.

A data início do contrato será às zero horas do dia da entrada da Apólice-Recibo no Segurador.

(2)

2

O montante investido, composto pelo prémio pago (montante entregue) no momento da subscrição, líquido dos encargos de subscrição (1,00%), deduzido de eventuais resgates parciais, e acrescido de juros pelo tempo decorrido (calculados à taxa Euribor 1 mês, em vigor, no dia útil anterior à data início do contrato), é convertido em Unidades de Conta no dia 3 de Dezembro de 2012.

O montante investido, entre o momento da subscrição e a data de conversão, estará assim numa conta corrente remunerado à referida taxa de juro.

O valor das Unidades de Conta, numa determinada data, será igual ao número de Unidades de Conta existentes (deduzidas das Unidades de Conta resgatadas) vezes o valor unitário das Unidades de Conta nessa data, sendo o valor unitário das Unidades de Conta calculado e disponibilizado no dia útil seguinte a essa determinada data.

O valor unitário das Unidades de Conta será apurado diariamente, podendo ser consultado, a todo o momento, junto de qualquer Balcão AXA e no sítio da Internet

www.axa.pt.

Garantias

Em caso de vida da Pessoa Segura, no vencimento do contrato, o Segurador pagará, ao(s) Beneficiário(s) designado(s), o valor total das Unidades de Conta existente à data do vencimento.

Em caso de morte da Pessoa Segura, antes da conversão, o Segurador pagará, ao(s) Beneficiário(s) designado(s):

a) O montante entregue no momento da subscrição, líquido dos encargos de subscrição (1,00%), deduzido de eventuais resgates parciais, e acrescido de juros pelo tempo decorrido (calculados à taxa Euribor 1 mês, em vigor, no dia útil anterior à data início do contrato);

b) se a idade actuarial da Pessoa Segura à data início do contrato for inferior ou igual a 69 anos, o capital seguro em caso de morte no valor de 5% do prémio único pago.

Em caso de morte da Pessoa Segura, depois da conversão, o Segurador pagará, ao(s) Beneficiário(s) designado(s):

a) o valor total das Unidades de Conta existentes à data da recepção de todos os documentos necessários para a liquidação, bem como; b) se a idade actuarial da Pessoa Segura à data início do contrato for

inferior ou igual a 69 anos, o capital seguro em caso de morte no valor de 5% do prémio único pago.

Ao capital seguro adicional em caso de morte atribuído pelo Segurador, descrito nas alíneas b), não será devido qualquer tipo de prémio.

A morte da Pessoa Segura deve ser comunicada ao Segurador pelo Tomador ou Beneficiário, no prazo máximo de 30 dias após o falecimento.

Exclusões

Sem prejuízo do referido no último parágrafo deste ponto “Exclusões”, considera-se excluída a garantia prevista nas alíneas b) dos parágrafo do ponto “Garantias”, ficando o Segurador desonerado do pagamento do respectivo rendimento, quando a morte da Pessoa Segura for consequência de:

a) suicídio, excepto se ocorrer após os 2 anos seguintes à data início do contrato;

b) acto intencional do Tomador do seguro ou dos Beneficiário(s), na qualidade de autores materiais, morais, cúmplices, instigadores ou encobridores, na forma de homicídio doloso da Pessoa Segura.

Nestas situações, o Segurador pagará aos Beneficiários em caso de morte, apenas o montante correspondente ao valor de resgate total da Apólice no dia da recepção

(3)

3

ou no dia útil seguinte à data de recepção de todos os documentos necessários à liquidação, consoante a recepção se verifique antes ou depois das 15 horas.

Os “documentos necessários para a liquidação” referidos no ponto Exclusões e Garantias estão especificados no n.º2 do Art.º 21.º das Condições Gerais.

Beneficiários

O Beneficiário em caso de vida da Pessoa Segura será o Tomador do seguro, salvo estipulação diferente nas Condições Particulares da apólice.

Os Beneficiários em caso de morte da Pessoa Segura, salvo estipulação diferente nas Condições Particulares da apólice, serão o cônjuge e descendentes da Pessoa Segura, em partes iguais; na falta de descendentes, o cônjuge e ascendentes da Pessoa Segura, em partes iguais; na sua falta, os irmãos da Pessoa Segura e seus ascendentes, em partes iguais; na sua falta, descendentes colaterais até ao 4º grau, em partes iguais.

Regime de Transmissão do contrato

O Tomador do seguro pode transmitir a sua posição contratual nas seguintes situações: a) à Pessoa Segura, se diferente do Tomador do seguro e sempre que haja acordo entre ambos;

b) a um terceiro, estando dependente do consentimento do Segurador.

O Tomador do seguro não poderá ceder ou onerar direitos sobre a Apólice, salvo se cumpridos cumulativamente os seguintes requisitos: a cláusula beneficiária não tiver carácter irrevogável e se existir autorização expressa do Segurador para essa cessão ou oneração de direitos sobre a Apólice.

Cenários de valorização no vencimento (historicamente com probabilidades de ocorrência diferentes)

Exemplos do rendimento do produto no vencimento:

Estas simulações são exemplos fictícios e não representam uma previsão do que pode acontecer. Os cenários apresentados podem não ter uma igual probabilidade de ocorrência. Estas simulações não têm em conta eventuais custos ou impostos.

Evolução Índice

Cenário Positivo Cenário Neutro Cenário Negativo Cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 Cupão Cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 Cupão Cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 Cupão Valor Inicial 2200 2200 2200 Valor Final 2750 1650 660 Valor Unitário 100% 100% 60% Cupão 27,0% 27,0% 27,0% TANB +4,064% +4,064% -2,2943% Vencimento 127,0% 127,0% 87,0%

Para efeitos de simulação, e sem prejuízo dos principais riscos do produto previamente identificados, considera-se a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 3 de Dezembro de 2012, o valor inicial de 2.200.

Cenário Positivo

Considere-se a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018, o valor final de 2.750 Ora,

125

%

2200

2750

Inicial

Valor

Final

Valor

=

=

, ou seja, o valor final do Índice é superior a 50% do valor inicial do Índice, pelo que o valor a reembolsar será de 100% do valor unitário à data de conversão (conforme referido na secção Garantias, Opções e Coberturas), deduzido de eventuais resgates parciais que tenham ocorrido, acrescido da

(4)

4

taxa de juro (27,00%).

Cenário Neutro

Considere-se a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018, o valor final de 1.650 Ora,

75

%

2200

1650

Inicial

Valor

Final

Valor

=

=

, ou seja, o valor final do Índice é superior a 50% do valor inicial do Índice, pelo que o valor a reembolsar será de 100% do valor unitário à data de conversão (conforme referido na secção Garantias, Opções e Coberturas), deduzido de eventuais resgates parciais que tenham ocorrido, acrescido da taxa de juro (27,00%).

Cenário Negativo

Considere-se a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018, o valor final de 660. Ora,

30

%

2200

660

Inicial

Valor

Final

Valor

=

=

, ou seja, o valor final do Índice é inferior a 50% do valor inicial do Índice, pelo que o valor a reembolsar será de

%

60

%

30

%

200

Inicial

Valor

Final

Valor

%

200

×

=

×

=

do valor unitário à data de

conversão (conforme referido na secção Garantias, Opções e Coberturas), deduzido de eventuais resgates parciais que tenham ocorrido, acrescido da taxa de juro (27,00%). Resgate e Resolução Livre Resolução

O Tomador do seguro pode resolver o contrato sem invocar justa causa nos 30 dias imediatos à data da recepção da Apólice.

O prazo previsto no parágrafo anterior conta-se a partir da data da celebração do contrato, desde que o Tomador do seguro, nessa data, disponha, em papel ou noutro suporte duradouro, de todas as informações relevantes sobre o seguro que tenham de constar da Apólice.

A resolução do contrato deve ser comunicada ao Segurador por escrito, em suporte de papel ou outro meio duradouro disponível e acessível ao Segurador.

O exercício deste direito determina a resolução deste contrato, extinguindo todas as obrigações dele decorrentes, com efeito desde a celebração do mesmo, havendo lugar à devolução do prémio eventualmente já pago (montantes eventualmente já entregues). A resolução tem efeito retroactivo, tendo o Segurador direito aos custos de desinvestimento que comprovadamente tenha suportado. Estes custos correspondem:

• ao mínimo entre os encargos de aquisição deste contrato e 50,00 euros, se o referido pedido for recepcionado antes da conversão em Unidades de Conta;

• à diferença, se a mesma for positiva, entre o prémio pago (montante entregue) e o valor total das Unidades de Conta no dia da recepção do pedido acima referido, caso a recepção se verifique após a conversão em Unidades e Conta e até às 15 horas, ou no primeiro dia útil seguinte àquela recepção, caso esta se verifique após as 15 horas.

O valor total das Unidades de Conta numa determinada data será calculado no dia útil seguinte a essa data e a devolução do prémio pago (montante entregue), deduzido dos eventuais custos de desinvestimento, será efectuada 5 dias úteis após a data do cálculo dos custos de desinvestimento.

Resgate

O Tomador do seguro poderá solicitar, em qualquer momento, o resgate total ou parcial do contrato, sendo considerada como data de cálculo:

• o dia da recepção do pedido, por escrito, pelo Segurador, caso a recepção se verifique até às 15 horas;

(5)

5

• o dia útil seguinte ao da recepção do pedido, por escrito, pelo Segurador, caso a recepção se verifique após as 15 horas.

Se o pedido de resgate ocorrer antes da conversão em Unidades de Conta, o valor de resgate:

• Total: será igual ao prémio pago no momento da subscrição (montante entregue), líquido dos encargos de aquisição e deduzido de eventuais resgates parciais que tenham ocorrido, acrescido de juros à taxa Euribor 1 mês em vigor no dia útil anterior ao da data inicio do contrato, pelo tempo decorrido até à data do resgate.

• Parcial: será igual ao montante de resgate parcial solicitado.

Se o pedido de resgate ocorrer após a conversão em Unidades de Conta, o valor de resgate total ou parcial será igual ao número de Unidades de Conta resgatadas vezes o valor unitário das Unidades de Conta, à data de cálculo.

Em caso de resgate parcial, o valor máximo a resgatar deverá ser inferior a 90% do valor do saldo à data de resgate, caso ocorra antes da conversão ou inferior a 90% do valor das Unidades de Conta, caso ocorra depois da conversão.

Em ambos as situações, o valor remanescente deverá ser, no mínimo, de 1.250,00 euros.

O valor das Unidades de Conta numa determinada data será calculado no dia útil seguinte a essa data.

O pagamento do resgate total ou parcial será efectuado 5 dias úteis após a data do cálculo do resgate.

Tabela de valores de resgate e de resolução

Não aplicável. Penalização em caso de resgate,

redução ou transferência do contrato

Penalização em caso de resgate: Não aplicável.

Não estão previstas contratualmente a redução e a transferência do contrato. Modalidades e períodos de

pagamento de prémios

O prémio (montante entregue) é único e é pago no momento da subscrição.

Consequências da falta de pagamento

A falta de cobrança do cheque equivale à falta de pagamento do prémio (montante entregue), determinando, como tal, a resolução automática do contrato a partir da data da sua celebração.

Prémios relativos a cada garantia principal ou complementar

O prémio único (montante entregue) é definido pelo Tomador do seguro, sendo que o prémio único mínimo é de 2.500,00 euros.

Não é devido qualquer prémio a título de risco relativo à garantia do capital seguro em caso de morte.

O prémio pago (montante entregue) no momento da subscrição, líquido de encargos de subscrição e deduzido de eventuais resgates parciais, é convertido em Unidades de Conta no dia 3 de Dezembro de 2012.

Fórmula de cálculo e atribuição da participação nos resultados

O Invest Série III- não normalizado não confere direito a participação nos resultados. Valorização da componente

financeira

O número de Unidades de Conta correspondente ao prémio único (montante entregue) será igual à divisão entre o prémio líquido de encargos de subscrição (1.00%) e deduzido de eventuais resgates parciais, acrescido de juros pelo tempo decorrido, e o valor unitário das Unidades de Contacujo valor, à data de conversão, será de 100,00 euros.

O valor das Unidades de Conta, em qualquer momento, será igual ao número de Unidades de Conta existentes (deduzidas das Unidades de Conta resgatadas) vezes o valor unitário das Unidades de Conta, nessa data, podendo ser superior ou inferior ao valor unitário das unidades de conta na data efeito da conversão.

O Invest Série III - não normalizado está ligado a uma estrutura financeira constituída por dois Euro Medium Term Note ‘The Note’, emitidos pela AXA Belgium Finance (NL) B.V. e pela Société Générale Option Europe, entidades subsidiárias do AXA Bank Europe SA e Société Générale, respectivamente.

Com efeito, se durante a vigência do presente contrato as referidas entidades não entrarem em incumprimento por razões de solvabilidade, estima-se no vencimento um

(6)

6

cupão fixo de 27,0%.

O valor unitário das Unidades de Conta, no vencimento do contrato, em 3 de Dezembro de 2018, prevê-se que seja igual a:

a) 100% do valor unitário à data de conversão, deduzido de eventuais resgates parciais, acrescido do cupão, caso a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018 (valor final do Índice) seja superior ou igual a 50% da cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 3 de Dezemmbro de 2012 (valor inicial do Índice) ou, b) índice do inicial valor índice do final valor %

200 × do valor unitário à data de conversão, deduzido de eventuais resgates parciais, acrescido do cupão, caso a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018 (valor final do Índice) seja inferior a 50% da cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 3 de Dezembro de 2012 (valor inicial do Índice).

Existe a possibilidade da perda dos montantes investidos, na eventualidade de:

a. o emitente da estrutura financeira associada ao presente contrato entrar em incumprimento, por razões de solvabilidade, podendo nesse caso, verificar-se uma diminuição significativa dos montantes acima descritos;

b. a cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 26 de Novembro de 2018 for inferior a 50% da cotação de fecho do Índice Eurostoxx50 em 3 de Dezembro de 2012.

Evolução Histórica do Índice Eurostoxx 50

O gráfico seguinte representa a evolução histórica do Índice Eurostoxx50 desde 1990 (Base 100, 01 de Janeiro de 1990): 0 100 200 300 400 500 600

Valor índice (Base 100)

Perfil do Tomador Destina-se a investidores com perfil de risco médio-baixo que procuram rentabilizar o investimento minimizando o risco.

O investidor poderá incorrer em eventuais perdas de capital, dado que o produto não tem capital garantido e, em limite, ficar com o capital imobilizado pelo período de 6 anos. Rendibilidade e Risco históricos Não aplicável. Produto com histórico inferior a um ano.

(7)

7

Tabela de Custos Custos directamente imputáveis ao

Tomador do seguro % da Comissão

Comissão de Subscrição 1,00%

Comissão de Transferência

-Comissão de Resgate

-Custos directamente imputáveis ao

Fundo % da Comissão Comissão de Gestão Componente Fixa Componente Variável -Comissão de Depósito -Taxa de Supervisão -Outros Custos

-Regime fiscal O rendimento associado a este produto, composto pela diferença positiva entre os montantes recebidos a título de resgate, ainda que parcial, adiantamento ou vencimento e respectivo prémio pago (montante entregue) ou importância investida, constitui um rendimento de capitais, sendo tributado por retenção na fonte a título definitivo à taxa de 25,0%, com opção pelo englobamento, de acordo com o regime fiscal actualmente em vigor para este tipo de produtos.

Haverá redução da tributação dos rendimentos auferidos no vencimento do contrato (3 de Dezembro de 2018), sendo o mesmo tributado à taxa definitiva de 20,0%.

Em caso de morte da Pessoa Segura, a transmissão gratuita de créditos provenientes de seguros de vida não está sujeita a imposto do selo.

O regime fiscal descrito corresponde à aplicação das normas fiscais actualmente em vigor em 23 de Julho de 2012 para residentes em Portugal. O Segurador não assume qualquer responsabilidade pelas eventuais alterações a este regime fiscal, as quais poderão implicar uma tributação diferente da anteriormente descrita no momento do recebimento dos benefícios.

O regime fiscal estará sempre actualizado no sítio da Internet www.axa.pt, podendo o Tomador do seguro em alternativa, se assim o entender, solicitar em qualquer momento a respectiva informação por escrito ao Segurador.

Política de Investimento O montante investido, composto pelo prémio pago (montante entregue) no momento da subscrição, líquido dos encargos de subscrição (1,00%), deduzido de eventuais resgates parciais, e acrescido de juros pelo tempo decorrido (calculados à taxa Euribor 1 mês, em vigor, no dia útil anterior à data início do contrato), é convertido em Unidades de Conta no dia 3 de Dezembro de 2012.

O Invest Série III- não normalizado é um produto estruturado em euros e está ligado a uma estrutura financeira constituída por dois Euro Medium Term Note ‘The Note’, emitidos pela AXA Belgium Finance (NL) B.V. e pela Société Générale Option Europe, entidades subsidiárias do AXA Bank Europe SA e Société Générale, respectivamente. Cada um tem a ponderação de 50%.

Cada Euro Medium Term Note ‘The Note’ é constituído por uma obrigação de cupão zero de 6 anos de maturidade e uma opção de venda com 6 anos de maturidade sobre o Índice Eurostoxx50.

A obrigação de cupão zero permitirá gerar o fluxo financeiro para eventual atribuição do capital investido na maturidade. As contrapartes são a AXA Belgium Finance (NL) B.V. e a Société Générale Option Europe.

A opção, que consiste num derivado, tem como activo subjacente o índice Eurostoxx 50 e constitui um mecanismo para incrementar o potencial do cupão na maturidade.

A estrutura financeira associada ao presente contrato, pela natureza do mesmo, comporta para o Tomador do seguro a aceitação de riscos financeiros próprios de um investimento obrigacionista de emitentes privados. Em particular, os elementos de risco de natureza financeira poderão estar principalmente relacionados com a deterioração da solvabilidade patrimonial dos garantes (risco de crédito dos garantes) que possa por em causa a

(8)

8

garantia do capital, bem como o risco associado à volatilidade dos preços resultantes da variação das taxas de mercado (risco da taxa de juro), sendo que um aumento das taxas de mercado comportará uma diminuição do preço da estrutura financeira.

O presente contrato dá lugar a investimento autónomo dos activos representativos das provisões técnicas, sendo afecta exclusivamente a este fundo a Estrutura Financeira acima descrita.

Ás empresas, AXA Bank Europe SA e Société Générale, é atribuído pela agência Standard and Poor’s, o rating “A+” e “A”, respectivamente. A escala de notações varia entre a melhor, representada por “AAA”, até à pior, representada por “D”.

Os agentes de cálculo para esta estrutura são o AXA Bank Europe SA e a Société Générale, encarregados de apurar diariamente o valor de mercado da estrutura financeira associada, divulgada na sua página na Bloomberg.

Esta Estrutura tem os códigos ISIN XS0810705805 e XS0679546530.

O presente contrato é considerado “Não Normalizado” de acordo com o n.º 3 do Artigo 6.º da Norma Regulamentar N.º 13/2003-R do ISP (com as alterações introduzidas pelas Normas Regulamentares n.º 11/2010-R, de 8 de Julho e n.º 3/2011-R, de 26 de Maio, do ISP), por não cumprir os princípios de dispersão prudenciais estabelecidos no n.º 1 do mesmo Artigo, uma vez que não cumpre os limites de investimento definidos nas alíneas a) e b) do n.º 1 do referido Artigo, nomeadamente por ter uma exposição superior a 10% num único activo.

O referencial máximo de exposição referido no parágrafo anterior pode ser ultrapassado, até ao limite de 60% numa contraparte, quando esta apresenta uma notação de risco de crédito atribuída por agências especializadas de notação de risco igual ou superior a “A-”. Locais de consulta de

documentação

Em qualquer Balcão AXA e no sítio da Internet www.axa.pt.

Contactos Linha de Apoio ao Cliente 707 281 281 (dias úteis das 08h30 às 19h00) ou mediadores autorizados.

Lei aplicável ao contrato Salvo convenção em contrário nas Condições Particulares, é aplicável a este contrato a Lei portuguesa.

O foro competente para dirimir qualquer litígio emergente deste contrato é o fixado na Lei Civil.

Referências

Documentos relacionados

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais, a saber, a lei nº 9.610, de 19 de

Caso se verifique que a dotação orçamental é superior ao valor previsional do apoio a conceder a todas as candidaturas submetidas ao abrigo de um determinado

O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, no exercício de suas atribuições legais dispostas no § 1º, art.. 2º PROMOVER à graduação de CABO PM, na Qualificação

Desde que contratada, garante uma indenização aos Beneficiários, caso ocorra a morte do Segurado em consequência de crime coberto pelo seguro, limitado ao capital

pagamento de uma Indenização correspondente ao valor do Capital Segu- rado estipulado na Proposta de Adesão e no Certificado de Seguro, caso ocorra a morte do Segurado por

A ousadia de Alice Guy-Blaché desperta bastante interesse dos cinéfilos e teóricos do cinema, por se tratar de uma mulher, de origem burguesa, capaz de conduzir uma carreira de

Anel trava em liga de cobre / Anillo traba en aleación de cobre.. Mola invertida em aço inoxidável / Resorte invertido en

c) Quando, na sequência de sinistro, a Tranquilidade fique obrigada ao pagamento da totalidade do capital seguro e não esteja prevista a reposição desse capital. No caso de