• Nenhum resultado encontrado

REENCON TRO DE S T R O M B U S COSTATUS GMELIN, 1791 (GASTROPODA, STROMBIDAE) NO LITO RAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REENCON TRO DE S T R O M B U S COSTATUS GMELIN, 1791 (GASTROPODA, STROMBIDAE) NO LITO RAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

R EEN C O N T R O DE S T R O M B U S C O S T A T U S GM ELIN, 1791 (GASTROPODA, STROM BIDAE) NO LIT O R A L DO ESTADO DE SÃO PAULO , BRASIL

O SM A R DOMANESCHI D e p a r t a m e n t o de Zoologia, Instituto de B i o c i ências, U n i v e r s i d a d e de São Paulo - C.P. 20.520 - 01498 - SP Brasil, (recebido em 3 0 . IX.1986)

R E S U M O - E s p é c i m e s viv o s de S t r o m b u s c o s t a t u s Gmelin, 1791 fo ram e n c o n t r a d o s no e x t r e m o norte da Ilha de São S e bastião (23°44'S), l i toral do E s t a d o de São Paulo, d e c o r r i d o s a p r o x i ­ m a d a m e n t e q u a r e n t a anos do r e g i s t r o feito por M o r r e t e s (1949) de um e x e m p l a r p r o v e n i e n t e da m e s m a ilha. Es s e autor não in - formou, e n tretanto, se o b t e v e o animal c o m p l e t o ou apenas a concha, d eixando, pa r a alguns, d ú v i d a s q u a n t o à real e x i s t ê n ­ cia da e s p é c i e na região. M a t t h e w s (1980) e Rios (1970, 1975, 1985) c o n s i d e r a r a m a Ilha da Trindade, na lati t u d e 20°30'S , como o e x t r e m o sul da d i s t r i b u i ç ã o de S. costatus, não reconhe cendo, p ortanto, o r e g i s t r o feito por Morretes. O presente tra b a l h o v e m c o m p r o v a r a e x i s t ê n c i a dessa es p é c i e no litoral do E s t a d o de São P a u l o e e s t e n d e r seu limite meridi o n a l de d istribuição. S. c o s t a t u s p e r m a n e c e conhe c i d a apenas de l o c a ­ lidades r e s t r i t a s d e n t r o dos limites c o n s i d e r a d o s por Balech (1951) e Ekman (1953) para a P r ovíncia Antilhana, e v i d e n c i a n ­ do ser e n d ê m i c a dessa região z o o g e o g r á f i c a .

A B S T R A C T - L i v i n g spec i m e n s of S t r o m b u s c o s t a t u s Gmelin , 1791 w e r e found at São S e b a s t i ã o Island (23°44'S), São Paulo State l ittoral, abo u t fourty years after the record by M o r ­ r etes (1949) of a s p ecimen from the same island. That author did not m e n t i o n w h e t h e r he had a whole animal or its shell o n ­ ly, c a u s i n g t h e r e f o r e doubts about the v a l i d i t y of his record M a t t h e w s (1980) and Rios (1970, 1975, 1985) co n s i d e r e d Trinda de I s land (20°30'S) as the s o u t h e r n m o s t limit of the occurren ce of th i s species, not r e c o g n i z i n g Morretes' record. The p r e s e n t p a per c o n f i r m s the pre s e n c e of S. c o s t a t u s in São Pau lo State lit t o r a l and extends its meridi o n a l limit of d i s t r i ­ bution. S. c o s t a t u s remains known only from l ocalities inside the b o u n d e r i e s c o n s i d e r e d by B a lech (1951) and Ekman (1953) for the A n t i l l e a n Province, eviden c i n g that it is endemic of this z o o g e o g r a p h i c region.

(2)

312 0. Domaneschi

IN T R O D U Ç Ã O

0 e n c o n t r o recente de uma p o p u l a ç ã o de Stro m b u s c o s t a - tus Gmelin, 1791, na Ilha de São Sebastião, litoral norte do E s t a d o de São Paulo, p o s s i b i l i t o u a r e v i s ã o da d i s t r i b u i ç ã o da esp é c i e em águas brasileiras, uma vez que os traba l h o s de Rios (1970, 1975, 1985) que p r o c u r a m a t u a l i z a r a cata l o g a ç ã o e d i s t r i b u i ç ã o dos m o l u s c o s do litoral brasileiro, ass i m como o de M a t t h e w s (1980) que reúne os c o n h e c i m e n t o s sobre espé cies b r a s i l e i r a s de Stro m b u s L i n n é , 1758, não m e n c i o n a m a ocor rência de S. c o s t a t u s no litoral paulista.

M o r r e t e s (1949) regi s t r o u o e n c o n t r o de um e x emplar de S. c o s t a t u s "apan h a d o na rede" na loc a l i d a d e do Sombrio, Baía dos C astelhanos, Ilha de São S e b a s t i ã o (SP) Contudo, não e s ­ c l a r e c e u se o b t e v e o e s pécime v i v o ou apenas a concha, deixan do, para alguns, dúvidas q u a n t o à real ex i s t ê n c i a da espécie na região. M a t t h e w s (1980) fez m e n ç ã o e x p l í c i t a ao registro de M o r r e t e s e Rios (1970, 1975, 1985) incluiu Mor r e t e s e r e s ­ pectiva obra em sua bibliografia; contudo, ambos c o n s i d e r a r a m a Ilha da Trindade, na latitude 20°30'S, c o m o o limite sul da d i s t r i b u i ç ã o de S. costatus, não r econhecendo, portanto, o en c o n t r o p u b l i c a d o por aquele autor

M a t t h e w s (op. cit. ) ao rever a b i b l i o g r a f i a que m e n e i o na a o c o r r ê n c i a de e s pécies de S t r o m b u s no Brasil v e rificou que S. c o s t a t u s foi registrada por: C l e n c h & A b b o t t (1941) pa ra a Bahia; M o r r e t e s (1949) para São Paulo; M e l o (1964) para o Rio G r a n d e do Norte; Fausto-Filho, M a t t h e w s & Li m a (1966) e M a t t h e w s & Rios (1967) para o Ceará; M a t t h e w s (1967) para o n o rdeste br a s i l e i r o (não e s p e c i f i c o u as localidades); Kempf & M a t t h e w s (1968) para o M a r a n h ã o e Rios (1970) para o M a r a ­ nhão, Ceará, R i o Gran d e do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ilha da Trindade. M a tthews (1980) c o n s i d e r o u F l órida (EUA) e Ilha da Trin d a d e (Brasil) como os p o ntos e x t r e m o s da distri^ b u i ç ã o da espécie; Rios (1985) a t u a l i z o u e s ses d a d o s a m p l i a n ­ do apenas o limite setentrional até a C a r o l i n a do Norte (EUA) e Bermuda e r e iterou a ocorrê n c i a da e s p é c i e no Brasil d o M a ­ ranhão à Ilha da Trindade.

M A T E R I A L E X AMINADO E SUA P R O C E D Ê N C I A

E s t a d o de São Paulo: e x t remo norte da Ilha de São Seba s t i ã o ( 2 3 °44'S e 45°17'W), p r o x i midade da Praia de Jabaquara, sobre fundo a reno-lodoso, a oito metros de profun d i d a d e ; B i ó l o g o G u i l h e r m e M e n d e s Furgler col. e leg., 05/86; três e s p é c i m e s : 1 9 (Foto 1) e 2 conchas vazias (o c o r p o dos an i m a i s foram re m o vidos e i n u t i lizados pelo coletor)

(3)

. i _ s t r o m b u s c o s t a t u s Gmelin, 1791. Espécime fêmea pro sdente do litoral norte da Ilha de São S e bastião (SP) Com- r i mento da concha: 18 cm.

(4)

314 0. Domaneschi

D I S C U S S Ã O E C O N C L U S Õ E S

0 e n c o n t r o de e s pécimes vivos de S t r o m b u s c o s t a t u s no i n f r a l i t o r a l da Ilha de São Sebastião, r e gião s u deste do B r a ­ sil (Fig. 1), p e r m i t i u a c o m p r o v a ç ã o da sua ex i s t ê n c i a no E s ­ t a d o de São Paulo, fato a p o n t a d o por M o r r e t e s (1949) e não c o n s i d e r a d o em obras de a u tores posteriores. Esse encontro e v i d e n c i a que a es p é c i e se es t e n d e a uma l a titude sul al é m da Ilha da T r i n d a d e (20°30'S) local i d a d e esta m e n c i o n a d a por Rios (1985) co m o o ext r e m o me r i d i o n a l da d i s t r i b u i ç ã o de S. c o s t a t u s .

No litoral paulista os e s p é c i m e s foram enc o n t r a d o s so­ bre fundo a r e n o - l o d o s o , em água cuja t e m p e r a t u r a e salinida - de, a dez m e t r o s de profundidade, oscilam, r e s p e c t i v a m e n t e ent r e 21-24°C e 34-35%, (Matsuura, 1986) A temp e r a t u r a da água na região pode sofrer v a riações maiores, parti c u l a r m e n t e no verão, p e r í o d o em que a p e n e t r a ç ã o e subida de águas frias, de o r i g e m subtropical, até próximo'à s u p e r f í c i e (Matsuura et al. 1985) o c a s i o n a m re s f r i a m e n t o s signi f i c a t i v o s .

No nordeste br a s i l e i r o S. c o s t a t u s é encont r a d a g e r a l ­ m e n t e em p r o f u n d i d a d e s maiores que q u a r e n t a metr o s e, se m e ­ lhante ao que foi o b s e r v a d o por A b bott (1960) para os espécji mes das Índias Ocidentais, em águas de c o n d i ç õ e s o c e â n i c a s , quentes, bem salinas e límpidas (Matthews, 1980) N a q uele a m ­ biente a e s p écie vive em s u b s t r a t o arenoso, ent r e as algas cal cárias (R h o d o p h y c e a e , Melobesiae); estas o c o r r e m desde os v i nte m e t r o s de p r o f u n d i d a d e até a quebra do talude continen- ta 1.

Na região sudeste, devido ao f e nômeno de r essurgência d e t e c t a d o por Mats u u r a et al. (op. cit.) S. c o s t a t u s deve o cupar apenas o substrato aquém dos v i n t e metros, onde as tem p era t u r a s da água são mais elevadas ao longo do ano.

S e gundo Stuardo (1964), S t r o m b u s está entre os gêneros de mol u s c o s mais importantes da fauna A n t i l h a n a ou Caribeana, a qual consi d e r a tip i c a m e n t e tropical. De a c o r d o com Carcelles (1944) a Província A ntilhana tem seu limite norte no Cabo Hatteras ( 3 5 ° 1 4 ’N) e inclui o Mar das A n t i l h a s e a costa do Brasil até o Cabo Santa Marta Gran d e (28°28' lat. S) Balech (1951) consi d e r a 23°-24°lat. S o limite m e r i d i o n a l dessa r e ­ gi ã o de águas quentes, com t emperatura média anual pouco vari ável, não inferior a 24°C e salinidade s u perior a 36%, ; Ekman (1953) c o m p a rtilha esse pon t o de vista ao limitar essa mes m a região à latitude do Rio de Jan e i r o (22°30'S) ou p o u c o mais ao sul

Entre os limites m e r i d i o n a i s c o n s i d e r a d o s pelos a u t o - res citados existe, segundo Stuardo (op. cit.), uma zona de t r a n s i ç ã o que separaria as Províncias A n t i l h a n a e A r g e n t i n a ou Patagônica e que representaria os limites pr i n c i p a i s de dispersão' para a fauna de molu s c o s de ambas as províncias.

0 e n c o n t r o de S. costatus no litoral paulista após um l a p ­ so de q u a s e quarenta anos do pri m e i r o r e g i s t r o pode ser a t r i ­ buído, em parte, à falta de coletas s i s t e m á t i c a s no infralito ral dessa região, mas é possível que ent r e outras razões ocor

(5)

F igu r a 1 - O c o r r ê n c i a de S t r o m b u s cos t a t u s Gmelin, 1791 no litoral brasileiro.

(6)

316 0. Domaneschi

uma d i s t r i b u i ç ã o mais ampla. A p esar da a m p l i a ç ã o de seu limite de d i s p e r s ã o até o Estado de São Paulo, p r ó x i m o dos 24° lat. S, todas as loca l i d a d e s de o corrência da es p é c i e pe r m a n e c e m restr i t a s à área proposta por Bale c h (op. cit. ) e Ekman (op. cit.) para a P r o v í n c i a Antilhana, e v i d e n c i a n d o que S. c o s t a - tus é endê m i c a dessa região z o o g e o g r á f i c a . Tal fato corrobora a idéia de Stu a r d o (op. cit. ) de que S t r o m b u s é t ipicamente tropical; nessa latitude a es p é c i e e s t aria m u i t o próxima de seu limite mais ext r e m o de d i s t r i b u i ç ã o no h e m i s f é r i o sul.

A G R A D E C I M E N T O S - Ao biólogo G u i l h e r m e Mend e s F u rgler que, ao soli c i t a r a id e n t i f i c a ç ã o do m a terial ao autor, soube c o m p r e ­ ender a importância de sua descob e r t a e doou os e s p é c i m e s que p o s s i b i l i t a r a m o presente trabalho; ao bi ó l o g o Fábio Mo- retzsohn de C a stro Jr pela e x e c u ç ã o da foto.

R E F E R Ê N C I A S

ABBOTT, R.T. 1960 The genus S t rombus in the I n d o - P a c i f i c . In- d o - P a c i f i c Mollusca, Philadelphia, 1(2):33-146.

BALECH, E. 1951 Division zoogeo g r á f i c a del litoral sudamerica no. Rev t a Biol.mar., Valparaiso, 4:184-95.

CARCELLES, A. 1944 Cat á l o g o de los m o l u s c o s m a r i n o s de Puerto Quequén. R e v t a Mus. La Plata, N.S., Z o o l ., La Plata, 3: 233-309.

EKMAN, S. 1953 zooge o g r a p h y of t h e sea. 417 p., Sidg w a c k and Jackson, London.

MATSUURA, Y. J.C. AMARAL; G. SATO & S.T.J. TAMÃSSIA. 1985 Ocorrê n c i a de peixes p e lágicos e a e s t r u t u r a o c e a n o g r á f i c a da região entre Cabo de São Tomé (RJ) e C a n a n é i a (SP) em

j a n .- f e v ./ 1 9 7 9 . PDP/SUDEPE, Doc.Téc. (33):3-70.

MATSUURA, Y 1986 C o n t r i b u i ç ã o ao e s t u d o da e s t r u t u r a o c eano- gráfica da região sudeste e n tre Ca b o Frio (RJ) e Cabo de Santa Marta Grande (SC) C iênc.Cult. S . Paulo, 3 8 ( 8 ) : 1 4 3 9 - 50.

MATTHEWS, H.R. 1980 M o l u s c o s b r a s i l e i r o s da família Strombi - dae (Gastropoda, P r o s o b r a n c h i a ) . C o l e ç ã o Mos s o r o e n s e v. 129, 141 p. Escola Superior de A gricultura, Mossoró.

MORRETES, F.L. 1949 Ensaio de C a t á l o g o de M o l u s c o s do Brasil. A r c h o s M u s.parana. Curitiba, 7:5-216.

RIOS, E.C. 1970 C o a stal B r a z i l i a n Seashells. 255 p., F u n d a ç ã o U n i v e r s i d a d e de Rio Grande, Rio Grande, RS.

RIOS, E.C. 197 5 B r azilian M a r i n e M o l l u s k s Iconography. 331

p.,

F u n d a ç ã o U n i v e r s i d a d e de Rio Grande, Rio Grande, RS.

RIOS, E.C. 1985 S e ashells of Brazil. 328 p., F u n d a ç ã o U n i v e r ­ s idade de R i o Grande, Rio Grande, RS.

STUARDO, B.J. 1964 D istribución de los m o l u s c o s m a r i n o s lito- rales en L a t i n o a m e r i c a . Boln I n s t . B i o l . m a r . , M a r del P l a ­ ta, 7:79-91.

Referências

Documentos relacionados

Aspectos bioecológicos do camarão-rosa Penaeus brasiliensis Latreille (Natantia, Penaeidae) da Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.. Estrutura

Here we test the effects of the east-west salinity gradient in the subtropical Paranaguá Bay Estuarine Complex (PEC) on the structure of shallow water fish fauna, determined

Com isso, espera-se conseguir uma parametrização do centro de pressões para aumentar a velocidade do cálculo do torque aerodinâmico além de implementar à rotina

Host species of Hypnea musciformis more commonly occurring in each microhabitat of the beaches Stella Maris (Salvador) and Itacimirim (Camaçari), Bahia,

A segunda etapa consiste na exploração do material: após a pré-análise dos dados e a decisão de operacionalizar a análise de conteúdo a partir da seleção dos termos

Da categoria-fonte de fazer (Vpredicador pleno) decorrem duas categorias semi-gramaticais, que, em certas predicações, se interligam e até se sobrepõem: (a) marcador causativo

Diagram of %IRI regarding fish species found in the stomachs of nine Atlantic spotted dolphins (Stenella frontalis) incidentally captured in gillnets in

Para caracterização da lesão foi realizada uma primeira RM da coluna vertebral que demonstrou a existência de imagens compatíveis com espondilodiscite, com atingimento do disco L1/L2