• Nenhum resultado encontrado

Projeto filhos prediletos / Project favorite children

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Projeto filhos prediletos / Project favorite children"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Projeto filhos prediletos

Project favorite children

DOI:10.34117/bjdv6n9-742

Recebimento dos originais: 26/09/2020 Aceitação para publicação: 01/10/2020

Christian Giampietro Brandão

Doutor em Endodontia FOB/USP UNIOESTE/Campus de Cascavel

Endereço: Rua Universitária 2069 - B. Faculdade - Cascavel/PR e-mail: christiangb@uol.com.br

Ricardo Augusto Conci

Doutor em Ctbmf- PUC RS

Professor de Odontologia e da Residência em Ctbmf da Unioeste Endereço: Rua Rio de Janeiro 956 ap 901. Cep 85801030

e-mail: ricardo.conci@hotmail.com

Silvia Dal’Maso Taha

Mestres em Odontologia - UNIOESTE/Cascavel

Endereço: Rua Universitária 2069 - B. Faculdade - Cascavel/PR e-mail: silviamaso@sestsenat.org.br

Elen Mariane Dal Bosco Klein

Mestres em Odontologia - UNIOESTE/Cascavel

Endereço: Rua Universitária 2069 - B. Faculdade - Cascavel/PR e-mail: elenbosco@hotmail.com

Natália Gomes do Vale

Graduada em odontologia- UNIOESTE/Cascavel Endereço: Avenida Carlos Gomes, 521, Cascavel-PR

e-mail: natalia_gvw@hotmail.com

Bárbara Brusco

Graduanda em odontologia - UNIOESTE/Cascavel Endereço: Rua Economia, 644, apto 10, Cascavel-PR

e-mail: babrusco@hotmail.com

Alexandre Almeida Webber

Doutor em Estomatopatologia - FOP Unicamp Unioeste

Endereço: Rua Universitária, 1819 Jardim Universitário Cascavel - PR Brasil / 85819- 110 e-mail: alexandrewebber@yahoo.com.br

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761

RESUMO

O ‘’Projeto Filhos Prediletos” tem o principal objetivo colaborar na recuperação da autoestima de indivíduos em processo terapêutico de recuperação de dependências químicas, da “Fraternidade O Caminho", bem como voluntários, familiares e demais envolvidos. Durante o atendimento na Clínica Odontológica da UNIOESTE – Campus de Cascavel - com orientação de higiene bucal e procedimentos restauradores, curativos e reabilitadores, pretende ajudar da reinserção dos mesmos na sociedade.

Palavras-chave: Dependência química, odontologia, reabilitação. ABSTRACT

The ''Favourite Sons Project'' has the main objective of collaborating in the recovery of self-esteem of individuals in the therapeutic process of recovering from chemical dependencies, of the ''Fraternity The Way'', as well as volunteers, family members and others involved. During the attendance at the Dental Clinic of UNIOESTE - Cascavel Campus - with orientation of oral hygiene and restoring, curative and rehabilitating procedures, it intends to help their reinsertion in society.

Keywords: Chemical dependence, dentistry, rehabilitation. 1 INTRODUÇÃO

O projeto “Filhos Prediletos” oportuniza a seus participantes (acadêmicos dos diversos anos) a prática de atividades clínicas supervisionadas, desenvolvendo uma visão global de planejamentos e tratamentos integrados, diagnosticando e executando procedimentos odontológicos multidisciplinares, sempre sob orientação de docentes e mestrandos do Curso de Odontologia. Para promover a saúde bucal aos pacientes, são desenvolvidas atividades curativas e de orientação quanto à prevenção de patologias buco-dentárias, abrangendo as diferentes especialidades da odontologia: odontologia preventiva, estomatologia, dentística, endodontia, periodontia, prótese, cirurgia e implantodontia. Portanto, com caráter transformador e curativo, o projeto justifica-se como coadjuvante no processo de recuperação desses cidadãos.

Atualmente, tem sido priorizada a Odontologia Preventiva, com o objetivo de diminuir a incidência de patologias bucais, bem como a necessidade de tratamentos curativos mais complexos e invasivos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), droga pode ser conceituada como “qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afeta sua estrutura ou função”.

Adicionalmente, informa que a pessoa com menor probabilidade de consumir drogas é aquela que é bem informada, bem integrada na família e sociedade, como à saúde, qualidade de vida satisfatória e com difícil acesso às mesmas (COSTA et al). O consumo de álcool e outras drogas também é citado quando se refere à causa de pessoas irem para situação de rua (ESCOREL, 1999 apud SILVA, 2020). Uma larga variedade de fatores pode influenciar na progressão de

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761 determinadas alterações patológicas na mucosa bucal, como características individuais, fatores sociais e comportamentais, fatores sistêmicos, fatores genéticos e composição da microbiota bucal. O consumo de drogas pode ser incluído nos fatores sociais e é considerado prejudicial à saúde bucal (COSTA et al).

Segundo PEDREIRA, ET AL (2013), constatou-se que a dependência química se mostrou associada a ocorrência de xerostomia, cárie de superfícies lisas e cervicais, inflamação gengival, retardo do processo de reparo, além de estomatites, polidipsia, infecções endodônticas e periapicais e outros quadros infecciosos. Concluiu-se que a necessidade de tratamento restaurador e cirúrgico entre os pacientes dependentes é maior, em comparação com demais pacientes. Cada substância tem seu poder devastador sobre os tecidos bucais. Na literatura por exemplo o álcool, além de causar doenças gastrointestinais, distúrbios vasculares e desordens no sistema nervoso central, facilita a penetração de carcinógenos na mucosa bucal (LÍBER,1993). Outro aspecto levantado é a maior permeabilidade de mucosa não queratinizada, como o bordo lateral da língua e da mucosa jugal, comparada a tecidos queratinizados existentes nas mucosas de revestimento do palato e da gengiva (WIGHT,1998). A Odontologia, além de aliviar a dor, pode contribuir para a reabilitação desses pacientes, auxiliando no desenvolvimento da autoestima e ampliando a interação social, já que a recuperação implica o resgatar do ser humano em todos os aspectos, eliminando o significado psicológico das drogas.

A comunidade Fraternidade Missionária “O Caminho” está presente em nove estados do Brasil - São Paulo, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Paraná, Amazonas e Minas Gerais, com participação de 300 membros entre religiosos e leigos. No Paraná, Campo Mourão foi a primeira cidade a receber a Fraternidade “O Caminho”. Em seguida, vieram Corbélia onde existem 2 casas, Cascavel e Foz do Iguaçu. A chácara da Fraternidade acolhe mulheres dependentes químicas, para tratamento reabilitador. O tratamento consiste em orações, diálogos, trabalhos e dinâmicas em grupo, sendo que nenhum medicamento é usado durante o tratamento das pacientes.

Tendo em vista a necessidade de tratamento odontológico das internas, surgiu o Projeto de Extensão Filhos Prediletos, visando o tratamento adequado e humanizado. O Projeto conta atualmente com 31 graduandos, 4 mestrandos e 2 docentes colaboradores, que em conjunto atendem as pacientes uma vez por semana, após correta anamnese e exame físico detalhado, levando a elas o tratamento adequado.

O projeto oportuniza a seus participantes (acadêmicos dos diversos anos) a prática de atividades clínicas supervisionadas, desenvolvendo uma visão global de planejamentos e

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761 tratamentos integrados, diagnosticando e executando procedimentos odontológicos multidisciplinares, sempre sob orientação de docentes e mestrandos do Curso de Odontologia. Para promover a saúde bucal aos pacientes, são desenvolvidas atividades curativas e de orientação quanto à prevenção de patologias buco-dentárias, abrangendo as diferentes especialidades da odontologia: odontologia preventiva, estomatologia, dentística, endodontia, periodontia, prótese, cirurgia e implantodontia. Portanto, com caráter transformador e curativo, o projeto justifica-se como coadjuvante no processo de recuperação desses cidadãos.

2 PROCEDIMENTOS ADOTADOS

O projeto tem como metodologia o atendimento de pacientes em processo terapêutico de recuperação de dependências químicas, da “Fraternidade O Caminho", bem como voluntários, familiares e demais envolvidos. São realizados procedimentos preventivos e reabilitadores, por meio de alunos e mestrandos, orientados por professores de diversas áreas. Dentro da odontologia preventiva, são realizados procedimentos de instrução de higiene oral com macromodelos odontológicos (técnica de escovação adequada para cada paciente, uso do fio dental, tipo de escova adequada, dentifrício ideal) e profilaxias, buscando a prevenção das doenças bucais/dentais. Dentro da cirurgia (figura 1) são realizados procedimentos de extração de raízes residuais, terceiros molares e elementos dentais condenados, bem como regularização de rebordo alveolar com finalidade protética, dentre outros (necessários a cada paciente). Na estomatologia são realizados procedimentos de diagnóstico, biópsias, excisão de lesões (quando se aplica) e tratamento das mesmas, visando à saúde bucal de cada paciente. Na dentística restauradora (figura 2) são realizados os procedimentos restauradores (remoção de tecido carioso e restauração da cavidade com resina composta ou amálgama) buscando reestabelecer a função e estética dos elementos dentais. A especialidade de prótese dental (figura 3) busca reestabelecer a função e estética dos dentes por meio de próteses totais, parciais e unitárias, fixas ou móveis. Dentro da endodontia são realizados os tratamentos de canal. Na periodontia (figura 4) são realizadas raspagem de tártaro dental subgengival e supragengival, assim como cirurgias de aumento de coroa. Por fim, a implantodontia, onde são realizados implantes dentais a fim de devolver função e estética.

São realizadas consultas com os pacientes na clinica de odontologia da UNIOESTE, do horário das 19h às 22h, todas as terças-feiras em período letivo, desde o ano de 2016 até o presente momento. As consultas são realizadas de forma individualizada, buscando atender com respeito e compreensão as necessidades de cada paciente.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 1: Procedimento Cirúrgico Figura 2: Dentística Restauradora

Figura 3: Moldagem para confecção de Prótese Figura 4: Tratamento Periodontal Básico

3 RESULTADOS

‘Este projeto está em andamento desde o ano de 2016 e até presente momento vem conquistando a satisfação de contribuir na reabilitação bucal de pacientes em processo terapêutico de tratamento da dependência química, devolvendo sua autoestima e confiança com o reestabelecimento da função e estética dental/bucal.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente projeto possibilitou auxiliar na recuperação de dependentes químicos proporcionando uma oportunidade de reestabelecimento da saúde bucal, assim como autoestima. Além disso, possibilitou a interação de alunos de diferentes anos, mestrandos e professores de diversas áreas e proporcionou a troca de experiência dentre os envolvidos no projeto.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 73948-73953 sep. 2020. ISSN 2525-8761

Forma(s) de contato com a ação

Chácara Terapêutica Nossa Senhora Auxiliadora. Contato: (45) 3326-6582 / 9 9822-0109. Endereço: BR467, KM 104, Jardim Canadá.

Número da Correspondência Registrada (CR)

47036/2016

REFERÊNCIAS

1. COSTA, S. K. P. da et al. Fatores sociodemográficos e condições de saúde bucal em droga dependentes. Pesquisa brasileira em odontopediatria e clinica integrada, João pessoa, v. 11, p. 99-104, mar. 2011.

2. LÍBER, C.S. Herman award lecture: a personel perspective on alcohol, nutrition and

the liver. Am J Clin Nutr. 1993;58:430-42.

3. PEDREIRA, R.H.S., REMENENCIUS, L., NAVARRO, M.F.L., TOMITA,N.E.,

Condições de saúde bucal de drogaditos em recuperação. Rev Odontol Univ São Paulo.

1999;13(4):395-9.

4. WIGHT,A.J., OGDEN,G.R. Possible mechanisms by which alcohol may influence the

development of oral cancer – a review. Oral Oncology. 1998;34:442-7.

5. SILVA, J.R., PRADO, E.R.A.,RODRIGUES, N.M.S. PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO

EM SAÚDE: O empoderamento das pessoas em situação de rua na perspectiva do cuidado à saúde. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.3, p.11608 – 11620, mar, 2020.

Imagem

Figura 1: Procedimento Cirúrgico                       Figura 2: Dentística Restauradora

Referências

Documentos relacionados

V. Enviar relatório de atividades e avaliação do monitor ao Coordenador de Monitoria, até o final de cada bimestre para acompanhamento das atividades desenvolvidas. 28 - O monitor

NOME DO CURSO: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA ORGANIZAÇÃO/OFERTA: Coordenação NEAD/UAB/UNICENTRO e Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia –

CBC CBC Code Corredor Ride Equipe Team Pontos Point 1ª Meta Volante.. 1 519 BRENDO MORAES SANTOS UCI

O objetivo do presente trabalho é reunir e discutir informações sobre os principais resíduos e contaminantes de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal

cultura material de Pernambuco, uma vez que suas sociedades e valores foram destruídos pelos europeus. b) O choque entre culturas distintas a partir do ano de 1500

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Teorias discursivas, formais, pragmáticas, enunciativas, funcionalistas, cognitivistas, enfim, muitos tentam explicar o funcionamento do objeto misterioso língua

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,