• Nenhum resultado encontrado

Rev. bras. ortop. vol.51 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. bras. ortop. vol.51 número3"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

rev bras ortop.2016;51(3):245

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

w w w . r b o . o r g . b r

Editorial

RBO

no

WhatsApp

RBO

on

WhatsApp

Ainformac¸ãoeadivulgac¸ãodoconhecimentotêm acompa-nhadoasdiversasmídiasdecomunicac¸ãodisponíveis.

A forma escrita é a mais duradoura e mudou o rumo dahumanidade,permitiu aperpetuac¸ãodeconhecimentos adquiridosaolongodahistória.Cercadaderegrasede precei-tosbásicos,acomunicac¸ãoescritaéabaseparaoutrasformas deinformac¸ão,poismesmoainformac¸ãofaladaéprecedida porumtextoaserlido.

Por mais inovac¸ões nas ilustrac¸ões e na qualidade de impressão,hápoucadiferenc¸aentreumjornalde1920eum jornalatual.Omesmoocorrecomoslivroseasrevistas,em especialascientíficas,queusamasmesmasregrasde100anos atrás.

A comunicac¸ão escrita tem qualidades excepcionais e superaemmuitoafalada,poispersiste,podeserrevisitada, podeser analisada previamente epodeser guardada, mas apresentaumúnicodefeito,otempoqueseparaainformac¸ão da publicac¸ão, representado pela editorac¸ão, impressão e distribuic¸ãodomaterialescrito.

Recentemente, provavelmente a partir dos anos 90 do século passado, houve uma revoluc¸ão na comunicac¸ão; os telefones, que até então possibilitavam uma comunicac¸ão falada instantânea, passaram a possibilitar a comunicac¸ão escrita instantânea e simultânea para diversaspessoas.

Noinícionãonosdemoscontadessabrutalmodificac¸ão, mascomopassardosanosobservamosumaevoluc¸ãoparaa qualnãoestamosaindapreparados.

Aagilidadedasredessociais,cominformac¸ãoinstantânea, atingetodas asformas de divulgac¸ãoe criouumagerac¸ão que não tem mais paciência para aguardar os passos da comunicac¸ãoescritaimpressacomtodasassuasregras.

Achamada gerac¸ão Y, aquela que ocorreuno ambiente da tecnologiaatual rápida eobjetiva a partir dosanos 90, mostra-sebasicamentedesinteressadapelasnossasformas deinformac¸ão.Ensiná-lostemsidoumatarefaárdua, educá--losmaisainda.Comoeducarsemlivros-textoouromances, comoeducarsemrevistasdeatualizac¸ão,comomotivá-losa escreversegundoregras?

Asnossasformasdeeducarsãodesinteressantes, demora-das,enfadonhasparaessagerac¸ão,queemsegundossereúne oudivulgainformac¸õesdeformaeficienteequasegratuita.

Essaformaágildeinformartemdefeitosbásicosgraves. O principal éairresponsabilidade,pois nãohá julgamento nemanálisepreviaparaqualquerinformac¸ão,umavez divul-gadoéverdade.

Nocasodeumarevistacientífica,nosdistanciamosmais ainda,poisatéqueoautorproduzaseutrabalho,queos edi-tores julguem, quese fac¸am asadequac¸ões, se enviepara publicac¸ãoesedistribua,passa-seàsvezesumano,tempo inimaginávelnestemundodagerac¸ãoY.

Como agirparaevitarodesinteressedessa gerac¸ão,que representa20%dapopulac¸ãourbanaequenestemomento estamosformando?

Ossociólogosadmitemqueesseéumfatocontraoqual nãoépossívelseinsurgirequedevemosnosadaptar.

Cadaumadasclassesterádeseposicionardiantedesse fato.Paranós,educadores,restaráatarefamaisárdua,pois caberáanósformá-los.

Nasaulasexpositivaspodemos“evoluir”eproduziraulas maisparticipativas,nasquaisoensinamentovempelofato, enãopeladisposic¸ãodidáticahabitual.Aofalardatíbia,por exemplo,comec¸amosporumcasoclínicodefraturae,a par-tir dessefato,discutimosaanatomia,avascularizac¸ãoeas formasdetratamento.

Afisiologia,aanatomiapatológica,abiomecânicavirãopor tabelanomeiodaorientac¸ãoparaotratamento.

Assim nos aconselham os modernos caminhos da pedagogia.

Na publicac¸ão científicapoderíamosresumir e apresen-tarapenasospontosbásicosdapesquisa,comumprejuízo enormeparaaprofundidadedainformac¸ão,poisadiscussão deumtrabalhoéumaricafontedeinformac¸ão.

Ceder,nomeupontodevista,serádestruir umacultura secular quedeucertoeenveredarporumcaminhonovoe desconhecidoparanós,odasuperficialidade.

SerámuitoestranhoveraRBOnoWhatsApp.

GilbertoLuisCamanho

RevistaBrasileiradeOrtopedia

Referências

Documentos relacionados

Exercício: Represente relacionamento de uma classe com uma associação , utilizando UML, considerando um sistema de gestão acadêmica. Introdução

Panavia F, Enforce, Ecolink, and Rely X were the most radiolucent, Unicem presented intermediary radiodensity values, and Multilink and Variolink were the most

Este trabalho pretende utilizar o concelho da Covilhã como exemplo de uma área integrante do Parque Natural Serra da Estrela e analisar de que forma os incêndios têm

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

Para avaliar a evolução da distribuição diamétrica ao longo do tempo e o efeito do mesmo nas curvas de distribuição diamétrica, estimadas pela função S B de Jonhson,

Quando se necessita de medula, basta remover a "casca" com um canivete e depois passar os pedaços sobre uma folha de lixa, para dar-lhes melhor aparência.. Usamcs pedaços

A região nordeste do DISJB, próxima à Zona Industrial do Porto do Açu (ZIPA), é considerada “Área Predominantemente Industrial” e, portanto, os ruídos não

Desde 1985, quando o Rotary implementou o programa Pólio Plus, “mais de dois bilhões de crianças receberam a vacina oral antipólio, como resultado dos esforços