• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.10 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.10 número4"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

H E M I F A C I A L S P A S M . A C L I N I C A L A N D P A T H O P H Y S I O L O G I C A L S T U D Y . R . W A U T E N B E R G . Um volume com 86 páginas e 27 figuras, editado p o r Oxford University Press, New Y o r k , 1952.

O espasmo hemifacial pode ser criptogenético ou secundário quando ocorre após paralisia facial. Trata-se de afecção que atinge pacientes na idade adulta, que tem início insidioso ou raramente subagudo e que atinge exclusivamente os músculos inervados pelo facial, iniciando-se no orbicular das pálpebras e espa-lhando-se para os demais; o espasmo é irregular em ritmo, grau e sede e pode se manifestar em músculos incapazes de se contrair voluntàriamente; durante a movimentação voluntária ocorrem movimentos combinados anormais (a contração voluntária do orbicular das pálpebras determina elevação da comissura labial ho-molateral e v i c e - v e r s a ) ; o espasmo não p o d e ser voluntàriamente suprimido, per-siste durante o sono embora com menor intensidade e não é acompanhado de dôres.

Quanto à etiologia, W a r t e n b e r g afasta a possibilidade do espasmo ser cau-sado p o r um foco irritativo cortical, pois a epilepsia focal tem caracteres dife-rentes, sendo interessante observar que, em pacientes com espasmo hemifacial, êste persiste mesmo após a instalação de hemiplegia homolateral; experimental-mente, em cães, foi observado que o espasmo facial persiste após remoção de t o d o um hemisfério, só desaparecendo após a destruição do núcleo do facial na protuberância. A p ó s a epidemia de encefalite, alguns autores atribuíram o es-pasmo hemifacial à uma lesão dos núcleos cinzentos extrapiramidais; todavia, na maioria dos casos não há referências à encefalite, nem são observados outros distúrbios motores condizentes com lesões de tais estruturas. A s lesões do nú-cleo ou do tronco do facial têm sido responsabilizadas pelo espasmo em casos de tumores, abscessos, lesões vasculares, meningites, esclerose múltipla, herpes zós-ter do gânglio geniculado e afecções do ouvido médio. Para outros autores, a irritação reflexa d o núcleo do facial é de maior importância e o espasmo hemi-facial poderia ser causado p o r lesões de diversa natureza sediadas em pontos diversos do organismo. Embôra vários autores tenham atribuído o espasmo he-mifacial a uma irritação do mícleo do> nervo facial, a causa dessa irritação nunca

foi encontrada.

(2)

Assirm. o espasmo hemifacial, tanto pós-paralítico como criptogênico, apresenta os seguintes característicos em comum com as paraplegias e hemiplegias secun-dárias às lesões piramidais: paresia e contratura dos músculos afetados, hiperati-vidade dos reflexos profundos, sincinesias, desaparecimento da contratura pela secção do nervo facial e, passageiramente, pela ação de forte estímulo periférico doloroso. Portanto, o espasmo hemifacial seria um fenômeno de libertação de-vido a uma falta de inibição. O núcleo do facial possuiria dois sistemas: um sistema inferior responsável pela hipercinesia e, outro, superior e inibidor; quan-do o sistema superior é lesaquan-do, o sistema inferior é libertaquan-do e descargas anor-mais produzem o espasmo. N a paralisia facial ambos os sistemas são lesados: se não houver qualquer regeneração não haverá espasmo; se se regenerar apenas o sistema inferior, filogenèticamente o mais antigo, o espasmo aparece e, teorica-mente, quando o sistema superior se recupera, o espasmo desaparece. N o espas-mo facial criptogenético apenas o sistema superior do núcleo facial é lesado e, p o r isso, não há paralisia. Se o nervo facial é lesado, o núcleo pode ser afetado p o r uma reação à distância no seu sistema superior, que é o mais frágil, origi-nando o espasmo; se ambos os sistemas são afetados, a regeneração se dá primeiro no inferior, o que explica o espasmo facial secundário à paralisia p ó s -traumática dos ramos do tronco do facial.

Esta teoria do espasmo do facial como um fenômeno de libertação não é n o v a ; entretanto, antigamente a origem deste distúrbio era atribuída ao c o r p o esfriado. Também as mioclonias faringo-laringo-palatinas podem ser consideradas como fenômenos de libertação e, portanto, podem ser incluídas no mesmo g r u p o dos espasmos faciais. Assim o núcleo do nervo facial não é, meramente, um órgão executor semelhante aos cornos anteriores da medula, mas u n i órgão com-plexo com um mecanismo motor superior inibidor e um inferior análogo aos ele-mentos do sistema córtico-espinal-periférico.

W . B R O T T O

L I V R O S R E C E B I D O S

Nota da Redação — A n o t i f i c a ç ã o d o s l i v r o s r e c e n t e m e n t e r e c e b i d o s n ã o i m p l i c a

e m c o m p r o m i s s o da R e d a ç ã o da revista q u a n t o à p u b l i c a ç ã o ulterior de u m a a p r e c i a ç ã o .

T o d o s o s l i v r o s r e c e b i d o s s ã o a r q u i v a d o s na b i b l i o t e c a d o S e r v i ç o de N e u r o l o g i a da F a c u l d a d e de M e d i c i n a da U n i v e r s i d a d e de São P a u l o .

Psiquiatria e Psicanálise. D a r c y M. Uchôa. Um volume com 322 páginas, edi-tado p o r Vademecum Editôra, São Paulo, 1952.

Introdução à Medicina Psicológica. Iracy Doyle. Um volume com 398 páginas, editado pela Livraria-editôra da Casa do Estudante do Brasil, R i o de Ja-neiro, 1952.

Die Hirngeschwülste in biologischer und morphologischer Darstellung. K. J. Zülch. Um volume com 232 páginas e 83 figuras, editado p o r Johann Ambrosius Barth Verlag, Leipzig, 1951. P r e ç o : D M 24.60.

Übungsheft für das Autogene Training. J. H . Schultz. Um volume com 28 pá-ginas, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e ç o : D M 3.

Geschwülste des Ohres und des Kleinhirnbrückenwinkels. K. Graf. U m volume com 283 páginas e 132 figuras, editado p o r Georg Thieme Verlag, Stutt-gart, 1952. P r e ç o : D M 43.

(3)

Psychiatrie Heute. Kurt Schneider. Urn volume com 31 páginas, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e ç o : D M 2.85.

Problems of Consciouness. Transactions of the Second Conference, March 19-20, 1951, N e w Y o r k , N . Y . E d i t a d o p o r H a r o l d A . Abramson, M. D . , Josiah Macy, Jr. Foundation, 565 Park Avenue, N e w Y o r k 21, N . Y . P r e ç o : $3.25.

Les Nerfs Craniens ( A n a t o m i e Schématique de L ' A p p a r e i l N e r v e u x ) . R . M. D e Ribet. Um volume com 568 páginas e 271 figuras, editado p o r G. Doin et Cie., Paris, 1952. P r e ç o : 3.500 fr.

Über Den Wahn. Kurt Schneider. U m volume com 48 páginas, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e ç o : D M 3.90.

Die Nachkommen Geisteskranker Alternpaare. Günter Elsasser. Um volume com 340 páginas, editado p o r G e o r g Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e c o : D M 30.

Hemifacial Spasm. A Clinical and Pathophysiological Study. R . Wartenberg. Um volume com 86 páginas e 27 figuras, editado pela Oxford University Press, 1952. P r e ç o : $4.00.

Leucocyte Changes in Electroshock. H e n r y Sälde. Monografia com 131 páginas, 12 figuras e 24 quadros, editada p o r Almqvist & Wiksells Boktryckeri A B , Uppsala, 1952.

Die Untersuchung der Reflexe. R o b e r t Wartenberg. Um volume com 196 pá-ginas, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e ç o : D M 15.60.

Die V o r t r ä g e der 2. Lindauer Psychotherapiewoche. Ernst Speer. U m volume com 216 páginas, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1951. Pre-ç o : D M 15.

Adrenal Cortex, Elaine P. Ralli. Um volume com 204 páginas, 58 figuras e 24 tabelas, editado p o r Josiah Macy, Jr. Foundation, N e w Y o r k , 1952. P r e ç o : $3.25.

Epilepsy in Association With Intracranial Tumour. Mogens Lund. U m volume com 149 páginas. Suplemento nº 81 de A c t a Psychiatrica et Neurologica Scandinavica, editado por E j n a r Munksgaard, Copenhagen, 1952.

Die Zerebrale A n g i o g r a p h i c H . Krayenbuhl u. Hs. R . Richter. U m volume c o m 217 páginas e 100 figuras, editado p o r Georg Thieme V e r l a g , Stuttgart, 1952. P r e ç o : D M 59.70.

Mielosis Funicular y Difusa. A . Austregésilo e Olavo Nery. U m volume corn 87 páginas e 10 figuras, editado por Salvat Editores, S. A . , Barcelona-Ma-drid-Buenos Aires-México-Rio de Janeiro, 1952.

Psychanalyse de L'Antisémitisme. R . Loewenstein. Um volume corn 150 páginas, editado por Presses Universitaires de France, 1952.

Psychanalyse et Biologie M. Bonaparte. Urn volume com 190 páginas, editado por Presses Universitaires de France, 1952.

Referências

Documentos relacionados

Seus filhos não apenas deveriam ouvir, mas contar e recontar o que Deus tinha feito por eles, de modo que não se esquecessem.. Haveria melhor maneira de preservar o conhecimento do

A cabeça estava com muita pressa para chegar a casa e nem olhou para Antónia?. Ele acenou-lhe com o pano

No ambiente de trabalho em que se caracteriza a presente narração, era visível que Pedro mudara muito, estava mais pensativo, desconcentrado, ma is sensível,

Mas “a excitação pode ser excessiva e ser má” (E4P43), pois, tomando a mente por inteiro, impede que ela seja capaz de outros afetos: “a força de uma paixão ou de um afeto

Ao iniciar determinados exercícios o mais rapidamente possível, o paciente ativa o conjunto de suas funções ou apenas as regiões do cérebro em contato com as partes lesionadas..

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

ação interna que incentiva seus colaboradores a atenderem melhor os consumidores finais e, consequentemente, fazer um trabalho com maior qualidade.”... Quebra

Dali percorre quase 7 mil quilômetros até desembocar no Oceano Atlântico, onde, junto com o Tocantins e o Xingu, cria um estuário de 330 quilômetros de largura, no qual se