• Nenhum resultado encontrado

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS ACERCA DO SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Leila Maria Da Juda Bijos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS ACERCA DO SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Leila Maria Da Juda Bijos"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

XXV ENCONTRO NACIONAL DO

CONPEDI - BRASÍLIA/DF

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS

HUMANOS I

SÉBASTIEN KIWONGHI BIZAWU

(2)

Copyright © 2016 Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito Todos os direitos reservados e protegidos.

Nenhuma parte destes anais poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados sem prévia autorização dos editores.

Diretoria – CONPEDI

Presidente - Prof. Dr. Raymundo Juliano Feitosa – UNICAP Vice-presidente Sul - Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet – PUC - RS

Vice-presidente Sudeste - Prof. Dr. João Marcelo de Lima Assafim – UCAM Vice-presidente Nordeste - Profa. Dra. Maria dos Remédios Fontes Silva – UFRN Vice-presidente Norte/Centro - Profa. Dra. Julia Maurmann Ximenes – IDP Secretário Executivo - Prof. Dr. Orides Mezzaroba – UFSC

Secretário Adjunto - Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto – Mackenzie

Representante Discente –Doutoranda Vivian de Almeida Gregori Torres – USP

Conselho Fiscal:

Prof. Msc. Caio Augusto Souza Lara – ESDH

Prof. Dr. José Querino Tavares Neto – UFG/PUC PR

Profa. Dra. Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches – UNINOVE Prof. Dr. Lucas Gonçalves da Silva – UFS (suplente)

Prof. Dr. Fernando Antonio de Carvalho Dantas – UFG (suplente)

Secretarias:

Relações Institucionais – Ministro José Barroso Filho – IDP

Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho – UPF Educação Jurídica – Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues – IMED/ABEDi Eventos – Prof. Dr. Antônio Carlos Diniz Murta – FUMEC

Prof. Dr. Jose Luiz Quadros de Magalhaes – UFMG Profa. Dra. Monica Herman Salem Caggiano – USP Prof. Dr. Valter Moura do Carmo – UNIMAR

Profa. Dra. Viviane Coêlho de Séllos Knoerr – UNICURITIBA

D598

Direito internacional dos direitos humanos I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/UnB/UCB/IDP/ UDF;

Coordenadores: Rui Decio Martins, Sébastien Kiwonghi Bizawu – Florianópolis: CONPEDI, 2016. Inclui bibliografia

ISBN: 978-85-5505-166-1

Modo de acesso: www.conpedi.org.br em publicações

Tema: DIREITO E DESIGUALDADES: Diagnósticos e Perspectivas para um Brasil Justo.

1. Direito – Estudo e ensino (Pós-graduação) – Brasil – Encontros. 2. Direito Internacional. 3. Direitos Humanos. I. Encontro Nacional do CONPEDI (25. : 2016 : Brasília, DF).

CDU: 34 ________________________________________________________________________________________________

Florianópolis – Santa Catarina – SC www.conpedi.org.br

(3)

XXV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI - BRASÍLIA/DF

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS I

Apresentação

Brexit, fluxo migatório na União Europeia, Atentados cometidos pelo Estado Islâmico, tentativa de golpe militar na Turquia e prisões arbitrárias ou justificadas e resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação na Síria e no Sudão do Sul, prorrogação do Estado de urgência na França em detrimento de liberdades fundamentais em um Estado democrático de direito, são temas de atualidade que retratam os desafios do Direito Internacional dos direitos humanos em um mundo em transformação sujeito a violações sistemáticas de violações de direitos fundamentais que interpelam a consciência global.

O presente livro, tendo em vista os diversos artigos sobre direitos humanos, direitos dos refugiados, sistema interamericano de direitos humanos e e a inclusão das pessoas com deficiência, apresenta uma profunda reflexão sobre a efetividade dos direitos humanos e o reconhecimento da dignidade humana como principio basilar para a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária regida pelos princípios do direito internacional dos direitos humanos.

Sabe-se que o Direito internacional dos Direitos Humanos é o conjunto dos direitos internacionais contidos na Declaração Universal dos direitos humanos, bem como os tratados internacionais sobre os direitos humanos. Faz-se necessário apresentar, de maneira sucinta, as ideias essenciais de cada artigo, preservando-se a profundidade do conteúdo.

O primeiro trabalho da autoria de Jackson Passos Santos intitulado "A Lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência) e seus impactos na Lei Nº 7.853/89, analisa as alterações impostas pelo artigo 98 da Lei Brasileira de

Inclusão da Pessoa com Deficiência, direcionando à alteração dos artigos 3º e 8º da Lei 7.853 /89. Trata-se de uma série de reflexões sobre a proteção dos interesses das pessoas com deficiência a fim de evitar atos discriminatórios, assegurando-lhes "a proteção dos direitos metaindividuais, sendo possível a utilização de todas as medidas judiciais, dentre as quais destacam-se: ações civis públicas, ações

(4)

O segundo trabalho "A proteção à liberdade de expressão na Corte Interamericana de direitos humanos: uma análise a partir do Estado Chileno", de Flávia de Àvila e José Lucas Santos Carvalho, procura "estudar o tratamento dado à liberdade de expressão pelos principais documentos do Direito Internacional dos Direitos Humanos, especialmente no âmbito americano, e a compreensão sobre como a Corte Interamericana de Direitos Humanos pode contribuir para a evolução do direito humano à liberdade de expressão, tendo como delimitação temática o estudo dos julgamentos no Estado chileno", partindo de casos concretos tais quais, " A Última Tentação de Cristo” (Olmedo Bustos e outros vs. Chile), "Palamara Iribarne vs. Chile" e "Claude Reyes e outros vs. Chile".

Adriana Ferreira Serafim de Oliveira apresenta "A tutela dos direitos fundamentais dos povos islâmicos no sistema regional árabe de proteção dos direitos humanos" à luz da Carta Árabe dos Direitos Humanos e da Declaração do Cairo dos Direitos Humanos, reconhecendo, contudo, que ambos os textos acarretam "limitações, especialmente a ausência de referência às garantias individuais."

Felipe José Nunes Rocha , Monica Teresa Costa Sousa, em seu artigo, "As contribuições da teoria crítica dos direitos humanos de Herrera Flores para a compreensão dos obstáculos à eficácia do sistema interamericano de direitos humanos" incutem nos leitores a indagação sobre a a teoria crítica dos direitos humanos de Herrera Flores e, em que medida, ela pode contribuir para a compreensão dos empecilhos que comprometem a eficácia do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Quanto a Joyce Pacheco Santana , Izaura Rodrigues Nascimento, desenvolvendo "Os aspectos históricos internacionais e a concepção da infância", questionam "se, efetivamente, o conjunto de normas e medidas internacionais voltadas à proteção da criança são mecanismos hábeis quanto à conscientização da importância dessa etapa da vida do ser humano, já que, a ideia que se tem de infância é uma

construção social recente." Para os autores, faz-se necessário "analisar o resguardo dos direitos da criança, abordando aspectos históricos acerca da evolução da normativa internacional ligados à concepção da infância."

(5)

razões e argumentos elencados pelos participantes da ação, bem como trazer o conflito à luz do pensamento de Robert Alexy, sobretudo com relação à ponderação de princípios" sem, para tanto, se olvidar de abordar o assunto sob a ótica do Direito Internacional.

Thiago Giovani Romero e Ana Cristina Alves de Paula, a seu turno, em "Breves consideerações sobre a Direito dos Refugiados econômicos e o Instituto Internacional do asilo", partindo da Convenção de 1951 e do Protocolo de 1967, destacam a a existência de lacunas na legislação internacional e a necessidade de uma maior definição de regras para proteção e prestação de assistência a migrantes econômicos, considerados pessoas particularmente vulneráveis.

Leila Maria Da Juda Bijos discorre sobre as "Concepções acerca do sistema internacional de proteção dos direitos humanos", analisando o sistema internacional de proteção da pessoa humana mediante casos submetidos à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Natasha Karenina de Sousa Rego em "Considerações sobre o meio ambiente no sistema interamericano de direitos humanos", critica a inoperância dos mecanismos nacionais em reparar uma violação, suscetíveis de autorizar a procura do ofendido por alternativas de proteção internacional que permitam obrigar o Estado ao cumprimento de suas obrigações constitucionais e convencionais

assumidas por meio da ratificação de tratados internacionais. É nesse sentido que ela investiga sobre o recebimento do meio ambiente sadio no sistema interamericano de direitos humanos.

O tema de "Desigualdades e o direito internacional dos direitos humanos: a dignidade humana e os direitos humanos como processo na perspectiva da condição humana arendtiana", faz parte das preocupações de Carolina Ângelo Montolli , Carla Fernanda Da Cruz que se inspiraram na Condição Humana de Hannah Arendt e nos conceitos de dignidade humana e direitos humanos segundo Flávia Piovesan.

(6)

O trabalho de Mariana Lucena Sousa Santos e Cristina Figueiredo Terezo Ribeiro intitulado "Empresas e direitos humanos: a busca de parâmetros para a responsabilidade internacional de atores não estatais em casos de violações de direitos humanos", analisa, a partir da a responsabilização de empresas violadoras de direitos humanos, bem como os avanços e desafios da questão, especialmente em relação ao acesso das vítimas a formas eficazes e adequadas de reparação.

Matheus Fernando de Arruda e Silva e Rui Decio Martins, "Entre a razão e a emoção: abordagem acerca da conceituação sobre a legalidade do tribunal de nuremberg para a condenação dos nazistas e seus crimes contra a humanidade", numa linguagem de fácil compreensão, abordam a temática do Tribunal de Nuremberg para incutir nos leitores a necessidade de uma profunda reflexão sobre a "punição de crimes que a comunidade internacional considera intolerável, mesmo que para isso seja necessário um

tribunal de exceção", propiciando, para tanto, "uma base para que outras pesquisas possam ser realizadas, em caráter transdisciplinar" no intuito de "incentivar e valorizar a produção científica nacional".

Denunciando o trabalho infantil em "Exploração do trabalho doméstico infantil a vulnerabilidade da infância face á violação constitucional aos direitos humanos", Katia Cristina Santos Lelis, aborda a problemática questão da violação de direitos humanos, analisando a complexidade e a historicidade da infância, reconhecendo, todavia, que "o fenômeno da exploração do trabalho infantil das crianças e dos adolescentes decorre de vários fatores, socioeconômicos, estruturais e principalmente culturais, derivados de uma visão cultural que naturaliza a violência contra crianças e adolescente através da exploração da sua mão de obra, precoce e cruelmente."

A Hospitalidade e reconhecimento nos processos migratórios é o tema abordado por Márcia Letícia Gomes e Raquel Fabiana Lopes Sparemberger, destacando a questão dos migrantes econômicos (migrante bom ou ruim) e da abertura ou do fechamento das fronteiras.

(7)

Roberta Cerqueira Reis e Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva se destacam ao abordar o tema sobre "Memória e Reconstrução: uma breve reflexão sobre comissões da verdade e o caso brasileiro" , questionando, contudo, o papel das Comissões na superação do trauma político através de uma narrativa pautada nos testemunhos de vítimas, sem olvidar de comentar sobre a Comissão Verdade no Brasil após a entrega do relatório final.

"O Caso Sétimo Garibaldi e as contradições do sistema de justiça frente a decisões do sistema interamericano de direitos humanos" apresentado por Luciana Silva Garcia, aponta as contradições do Sistema de Justiça brasileiro quanto as posturas omissivas do Estado perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos no tocante a casos de violações de direitos humanos identificados e que se alastram no ordenamento juríridico pátrio.

Em seu artigo, "O desenvolvimento das “capacidades” como viés emancipatório às mulheres na proposta de martha nussbaum", Cleidiane Martins Pinto, provoca "a reflexão acerca das complexas relações sociais entre homens e mulheres e seus impactos na sociedade, especialmente no que tange aos interesses contrapostos a fim de revelar nesse âmbito a efetivação dos direitos humanos no plano fático", destacando, para tanto, as contradições na questão de gênero e que devem ser enfrentados mediante ação política estatal.

"O dever de investigar, julgar e punir graves violações de direitos humanos em situações pós-conflito: a justiça de transição na colômbia à luz do sistema interamericano de direitos humanos" desenvolvido por Thaís Guedes Alcoforado De Moraes, é o retrato de uma sociedade que busca analisar os parâmetros desenvolvidos pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) e a concessão de anistias e medidas similares de ‘perdão em casos de transição entre regimes autoritários e democráticos, ou seja, "em casos de transição entre períodos de conflito armado interno e paz".

Adelita Aparecida Podadera Bechelani Bragato e Maite Cecilia Fabbri Moro abordam o tema "O papel da ética empresarial (e da responsabilidade social) na promoção dos direitos humanos nas empresas" demonstrando que os direitos humanos são uma forma de promoção da ética empresarial e responsabilidade social, destacando "a existência do Fórum Anual de Empresas e Direitos Humanos que, possui como finalidade evitar violações aos direitos humanos dentro do ambiente corporativo."

(8)

promover o Controle de Convencionalidade e garantir aos cidadãos o gozo dos direitos humanos em níveis cada vez mais alargados."

Fernanda Holanda Fernandes apresenta "os mecanismos de efetivação da Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, indaga "se o caráter facultativo do protocolo que permite denúncias individuais ao Comitê e a ausência de indicação expressa de um mecanismo judicial são fatores que fragilizam a efetividade da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência."

Finalmente, Jorge Luis Mialhe e Karina Caetano Malheiro apresentam "Os Refugiados no Brasil e as Organizações Não Governamentais", frisando o papel pioneiro das ONGs de direitos humanos responsáveis por informar e apoiar os refugiados e, ao mesmo tempo, destacando a necessidade de o Brasil formular políticas públicas específicas para a inserção destes refugiados em seu território.

Prof. Dr. Sébastien Kiwonghi Bizawu (ESDHC)

(9)

1 Pós-Doutora Saint Mary’s University, Halifax/Canadá. Doutora Sociologia do Desenvolvimento/UnB. Especialista em Direitos Humanos IIDH, San José/Costa Rica, UN Genebra, IIDH, Strasbourg/França. Professora Mestrado Stricto Sensu em Direito Econômico Internacional, UCB.

1

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS ACERCA DO SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

PHILOSOPHICAL CONCEPTIONS ABOUT THE INTERNATIONAL PROTECTION SYSTEM OF HUMAN RIGHTS

Leila Maria Da Juda Bijos 1

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do sistema internacional de proteção da pessoa humana, assim como uma série de casos que foram submetidos à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A Corte Interamericana de Direitos Humanos mostrou-se mostrou-sensitiva aos padrões prevalecentes de justiça, e à moralidade, em relação a cada um dos casos de prisão, confinamento e tortura cometidos contra cidadãos estrangeiros.

Palavras-chave: Sistema internacional de proteção, Detenções extrajudiciais, Extradição,

Violação de direitos humanos

Abstract/Resumen/Résumé

The aim of this paper is to present an analysis of the international protection system a series of case studies that were submitted to the Inter-American Court of Human Rights for violation of human rights. The alleged violations are clearly specified in the American Convention of Human rights. The Inter-American Court of Human Rights has been sensitive to the prevailing standards of justice, but also to morality in relation to each of the cases of arrest, confinement and torture committed against foreign citizens.

Keywords/Palabras-claves/Mots-clés: International protection system, Detainment, Extra

juridical extradition, Human rights violation

1

(10)

! " #

# $ %

& '

& ( ) ' % * + &

+ ! , - ,

. '

& ( ) / 0 ' 1

! " ,

' & ( )

' 23345 "

+ 6 #

' 7

"

% , " "

" 6 #

& 7 ,

8

'

' "

/ "

9 :

" 1 $

(11)

(

' & (

) % ' ( )

% # , !" # $ 233;

% # ,

' & ( )

1

,

8

" . ,

<

=

8 , >6&&&

? & @

( 8 8

8 " <

# ' ( ) ?9

:@ $ 8

8 '

.

# ? 1%!(* 233A 24@

< "

, " ,

. %

9 :

, . " 8

" < " ,

) ) 8

(12)

' B ' B 9C

5 : ? (1 (</ 233D 2@ ,

& 7 E ,

?7%1-&! 234F GG GF@ H " +

) C " 8

C * C " I

?7%1-&! 234F 2J@

# .

$ "

? ! # @

/8 "

K #

L %

L "

! " ,

C M ,

/

, < , "

.

' , .

8 + !

*

L % # <

" .

# #

" , %

" . " /8

8 ! " ,

" . % L / *

(13)

. 1 #

, * " .

8

% ?'%1=N%&1 GO2J J@

< 9 8 : - % '8

) # . 7 # ?233O@2

$ #

' , B <

*

*

< #

'

'

. ,

E

B

' #

E B C #

B / $ B

8 #

# #

# ,

( " E

2

9- % : &C ;2 O;3 &C ;G D2F

C & 5 23F4 8

M # * ) < 9'8 ) :

C - / 7

< 8 % 7 # # "

. ) < '8 ) ? % 7 # @

JP + 8 K 6 # 234O

(14)

L

(

%"

#

< ( ( ) , #

" $

< ,

< %

#

# <

8 8

*

M Q ( # ?GO2G@

<

* ,

"

( ) & 2G2; ,

' C 0 / * %

+ F;O 2D43

( ) K 97

1 : 1

R 2A43 ' % N , ,

>6&&& <

( , >&>

( & 5 , ' ! N

;; <!NK

+ ( ,

) $ ) - - $ $

& $ )

(15)

% ( N ( ) 23F4

+ & ( % E / ' 233D

! (

) < # % (

( ( ) &> ' . 7

23F4 '

( ) + / 0 , ' 1

23D3 23A4

% '

( )

+

' & (

) .

% '

1

L ( ) 8

# ,

< E ' <% +

, , % / 2344

( / M C

+ / M C 1 #

< $

( & +$

% # ,

( +$

,

(

) " " ' C

<

(16)

, L

! ' ( )

' % , / ( )

- R 23;2 '

( ) 23A4 ?+&!)%&1< GOO2 ;D ;4@

% !

8 % C , >6&

, 8 ,

% # . ) / % 7 %

/ 8 #

% '

K

. ( 5

#

E $ ?/*1%'S5 7<-T ! GOOF 2G4@

8 / M C 7

/ # / ?GOO4 J@ # M R

(

.

<

# ,

8 < #

"

E

< (

L

(17)

# 1 "

? @

?

E @

< (

$

#

R

U. " ,

8 , ?<-&6%&1 01 233A@

" #

" .

! 8

8 ) # %

% + . #

+ V ?7&0</5 /&-6 GO2J

;4@ E < C, ! V

GO2OWGO22

+ V

! 1 0 % #

. #

" % * 7 &.

< 8 + V % !

V < C,

) C X C C

< C,

7 M + ( 1

"

(18)

! , 7

/ # / ?GOO4 J@ L

% , %

(

$ (

% ) Q X ?234F FO@ 9

% :

< % % ,

% " 8

(

#

% <

L

+ #

?23A4@ 9, % : <

% "

+ , ? @

, E 8

#

+ %

E 1 #

%

%

& # L

7

7

< % # "

$ , #

. 5

#

$

# ?7<77&< GO2J

;@

(19)

7 "

$ ! " %

#

# , " B

) 7 / # / ?GOO4 J FD@

L ! ?

@ %

? E @

%

# %

$

< , 234O

% ,

U

# . #

" 5 8

E M

#

# ,

#

) # # 9 :

( N ( )

8 8 ,

" 1

< 8

C ' ?GOO4 4@

1 & (

(20)

9 : ) ,

.

$

& ' X ? C ' GOO4 J@ #

9 , :

: < "

& #

<

9 : 9 : 9 , : ! 7

1 L 2D43 " 9( :

?C''1N((%! GOO4 D;A@ ! ( 1

U

?') /S -/<! GOOG 2J;@ ! V / "

( + ( 1 ) .

9

, 0 ?S1<%T

2334@ ! 9 : U

?1%/!&'S GOOJ@ "

" 8

?6 ' ( 1 N!*/ 23D2@

!

% L

9 :

$

L R

( ?1% -% 2334 224@ <

8 8 9 # :

! L

E ,

?- R%1 2334 224@ /

(21)

%

#

! #

$ /Y X ?233D 2J@

%

% ,

" %

'

U

# %

L %

#

$ ?M

6 % 6 @

8 8

8

"

$

,

! "

< 8

) L (

? 1%!(* 233A@ 9H

: ! # ?2334@ )

" Z

" # [

(22)

# #

, K /

% . B ' - ?2334 2GG 2GJ@

" .

# " .

% ) )

\ , !

- X ) #

\ % (

# # H ,

# % #

& < 8 % ,

< / ]Q ,

' \

+

) 9

, : C

?GOO;@ 9

<

<

, ,

8 % #

'

K ?2@

. $

. 5 ?G@

" ? @

" $

? @ ?'<11%& 233J ;F25 7 1&-% 234F@

(23)

' # %X X ?233J@

%

, "

( E

8

!

" ' R , #

% "

"

8 %

#

" + 0

# 1 ,

' R

C ?GOO;@ ' C R

' ,

'

K (

( /

( ?R1 !'< 23;4 6 & 244@

<

$ , %

<

' ? $ $

@ +

#

.

" 1 1 \

9*

^ ^ 8

(24)

" ,

8 . : ?'<%-)< 2342 24G@

%

.

. E #

8 ,

#

# ?+%_*1&M!%* 233D 2GD@

( 8

$

U.

. # #

$ , ,

+ Q ?233D@

9

: < 90 :

9 ) & : " L

#

,

< " L #

, ( N ( ) /

& + + ) ' M 23;2

' M

2` 23;2 % < + 23DA

'

( 8

' +

(25)

! V 23D3 < # N ?<N @

# ' 1 1

,

( ' 9 ,

"

$

" .

$ :

?<N 23D3@

& ' 1 1

"

V %

E / ,

23DO , 233O .

.

"

?7&0</ 2 7&/I 1< GO2J@

% L "

F4 V /

7 1 $ ( ' ?(1'@ - , 1 /

-/ / , $

, #

( ' "

,

%

( <

# L

(26)

R # 8

, ,

!

(1 (</ R 1 % && JA5 -&1&'</ M1&%M</5 6&& 6 ?* "

R 1 @ 7 K % C 23;D 2

1%!(* ) "#$%&'" ()*#* ? 1 1

' - @ 4P % 1 1 0 K R N 233A

7 1&-% + %+%,,% $-../(")" - .%0-+,1 2"#$*)-#,*.% 7 K & C 234F

7%1-&! & (33%*# 4%#5-+3?% 7Q ) Q ) Q S Q 7Q

S Q 1 ! Y _ X + 7 X 234F

7&0</ - 2 7&/I 1< 0 C X 4- ".- "2 -6%"#*.

#,-6+*,%"# %# "#2.%7, +-8-#,%"#9 *#*6-)-#,9 *#$ -3".(,%"# %# 2+%7*!

,4-7*3- "2 2+%7*# #%"# : ; 7 K RN! M GO2J

7&0</ - a /&-6 + 3 4

-5 & :6 ) 7( 6 / &8 ( (

& 9$ 1 '%0 7 K ' % 0 ' 0

R >6&& 0 W GO2J ` ;3 ;4 A2

7<77&< ! 3,*$"9 "8-+#"9 "7%-$*$-< ="+ ()* ,-"+%* 6-+*. $* =".>,%7*

1 0 K % + # * GOOJ

7<NT<! % < '8 ) ?

% 7 # @ JP + 8 K 6 # 234O

' !'&S ) b( Q C c b+ c / QK /

1 X ' ( < & 2O; 2OA S # S 23 G3

'%1=N%&1 R 6 6 : & : #* ; &

" 8

KWWYYY W " W d W W d d d W

d d W d d d W d2DAD ;4JFW G JW WOF

R +(R

') /S -/<! & 4 K S1%*TC%1

S-%&! 2JJ 4- "#7-=, "2 ()*# %6#%,? %# ()*# %64,3 %37"(+3- *

K C ' ) 1 * ) * ! K S Y - Y

& GOOG

'<%-)< R @6%7* A(+>$%7* - %#,-+=+-,*&'" $*3 .-%3 1 0 K

R 2342

'<11%& R %+-%," 7"#3,%,(7%"#*. ' K 233J

(<!!%--_ 0 X #%8-+3*. ()*# %64,3 %# 4-"+? *#$ +*7,%7- J %

' N Q + / ) & ! Y _ XK GO2J

%SC%S(0& ! C V +*,*$" $- $-+-74" 7"#3,%,(7%"#*. 7 K

( 233J

% && JA5 5 6&& 6 ?* " R 1

@ 7 K % C 23;D 2

R1 !'< C (+3" $- $%+-%," 7"#3,%,(7%"#*. 0+*3%.-%+" 1

0 K R 23;4

M% 1*_ ' (<NT&! / ' 4- *)0+%$6- ")=*#%"# ," ()*#

%64,3 *B ' K N Q + GO2G

*)(+*0% < '8 ) ? %

7 # @ JP + 8 K 6 # 234O

(27)

) _%S R *)%#4" $* -+8%$'" ? C '

0 , e / - C 1 @ 1 0 K & - W%

!8 234F

S1<%T & 0 ()*# %6#%,? %# "#3,%,(,%"#*. *B %# "(,4 2+%7*9 %# (+"=-*# "))%33%"# 2"+ -)"7+*7? 4+"(64 *B9 4- +%#7%=.- "2 -3=-7, 2"+ ()*#

%6#%,? ?+ N ( / C G D 0 Q 2334 2334

K KWWYYY W W2334W'(- /*(?2334@OGD @

- R%1 ' -7"#3,+(&'" $"3 %+-%,"3 ()*#"3! () $%1."6" 7") "

=-#3*)-#," $- *##*4 +-#$, AP / + K '

-2344

C '1N((%! ' ) ( Q 0 & )

1 <" K N Q <" -6*. -3-*+74 *=-+ -+%-3 + !

GFWGOO4 0 Q GOO4

C<1 %/ " %+-%,"3 ()*#"3 (#$*)-#,*%3! -"+%* -+*.9

")-#,1+%"3 *"3 *+,3 C * C $* "#3,%,(%&'" $* -=D0.%7* -$-+*,%8* $" E+*3%.9

"(,+%#* - F(+%3=+($G#7%* / + K % GOO;

!&%*/')% R 33%) 2*."( H*+*,(3,+*! () .%8+" =*+* ,"$"3 - =*+*

#%#6(I) ? C / @ 1 0 K 7 7 2334

<-&6%&1 01 0 , #"8" -) %+-%," - ".>,%7* + K

- 233A

+%_*1&M!%* M, / < # - # 8 :

< + K 3 +G3 J-+,-#,-3 $* +",-&'" #,-+#*7%"#*.

$"3 %+-%,"3 $* -33"* ()*#*9 %+-%,"3 ()*#"39 %+-%," ()*#%,1+%"9 %+-%,"

$"3 -2(6%*$"3 / 0 , ' 1 W7 K &&()W'&'6W '!N1 233D

+&!)%&1< ' %+-%," #,-+#*7%"#*. - %+-%,"3 (#$*)-#,*%3 / + K

% GOO2

+<N- !*T / ! ,*,-9 "B-+9 "7%*.%3)?Y Q / ) @

+ K + N R 23A4 - K !-7 23A4

1% -% C %+-%," #*,(+*.K$%+-%," ="3%,%8" / + K / 234F

1%/!&'S 0 a /NS 0 $$%#6 #3(., ," #A(+?! L(-3,%"#%#6 ,4- ".- "2 %6#%,? %# "#7-=,%"#3 "2 "8-+-%6#,?9;; / - Y 1 Y 23G2 ?GOOJ@

/ !*</ 7 / # # 4 - <

$ %#! 6(*.$*$-9 %2-+-#&* - %+-%,"3 ()*#"3$ / 1C%!*< ( 5

&S I +&<6%/ ! R ?' @ 1 0 K - 0 GOO4

/*1%'S - - # C<1 &/ 0 , - 7 # %G#7%* ".>,%7* - -"+%* -+*.

$" 3,*$" FP - % + K GOOF

/I&! 1/S& ' #,+"$(&'" *" %+-%," #,-+#*7%"#*. ()*#%,1+%"

' . & ' # 6 7 ?'&'6@ 7 K 233D

4- E%.. "2 %64,3? @ 2D43 ' && ?JD@ && & K C '1N((%! '

) ( Q 0 & ) 1 <" K N Q

<" -6*. -3-*+74 *=-+ -+%-3 * % 0 & - Y \

%0&- ?GOO4@ 6 23 ! F D;; \ AGF

J%-##* "#8-#,%"# "# %=.")*,%7 -.*,%"#3 23D2 ;OO N!*/ 3; GG G3

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho procurou observar como se processa a evolução da capacidade da memória operatória ao longo do desenvolvimento humano, comparando, entre si, os grupos

(Unesp 2013) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Sobre essa coleção,

verbais e sucessivos, pela ordem decrescente de classificação até a proclamação do vencedor. Não poderá haver desistência dos lances apresentados, sob pena de

Nas imagens europeias, há três elementos que juntos formam a imagem da Santíssima Trindade; são eles, Deus (Pai), Jesus Cristo (Filho), e a pomba do Espírito Santo. No desenho

O suicídio é um problema de saúde pública e exige um olhar diferenciado da equipe multiprofissional no tratamento e prevenção. Busca-se, a partir de vivências

As quantidades P, V e T são chamadas funções de estado ou variáveis de estado, pois servem para determinar o estado físico de qualquer sistema dado.. Há alguns casos

A partir do acesso à documentação do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), depositada no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, e de uma base teórica constituída

Ainda no âmbito das actividades programadas para saudar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, o Instituto Superior Politécnico da Huíla, Unidade Orgânica da